Os Estados Unidos têm a academia mais inovadora do mundo, de acordo com a lista das 100 universidades mais inovadoras, divulgada esta semana pela Reuters. Com 46 universidades na lista, os Estados Unidos são os claros vencedores em termos de inovação, seguidos à distância pelo Japão, com nove instituições no top. França e Coreia do Sul ocupam a terceira posição, com oito universidades na lista.
Veja as fotos do “top 10” do ranking.
O top 10 é dominado pelos Estados Unidos, com oito universidades. A Universidade de Stanford é considerada a instituição mais inovadora do mundo, seguida pelo MIT e pela Universidade de Harvard. A lista das dez melhores conta apenas com uma presença europeia: a Universidade de Leuven, na Bélgica. Já Portugal não conseguiu colocar nenhuma instituição de ensino superior na lista.
Veja a lista completa:
Mas como avaliar o grau de inovação de uma instituição? A Reuters baseou-se exclusivamente em dados objetivos. Começou por identificar cerca de 600 instituições que publicaram o maior número de artigos em revistas científicas entre 2009 e 2014. Depois, cruzaram essa lista com o número de patentes registadas por cada instituição no mesmo período, e a lista foi reduzida apenas às instituições que tivessem registado pelo menos 70 patentes.
Depois de obtida essa lista, cada instituição foi avaliada tendo em conta alguns fatores como a frequência com que as patentes são aprovadas, o número de vezes que os artigos foram citados ou o número de projetos que tiveram um coautor na área da indústria. A Reuters explica detalhadamente o método de elaboração da lista aqui.