Um dos mais populares filmes de animação sobre as aventuras de Asterix e Obelix, Os XII Trabalhos de Astérix, comemora este outono 40 anos. Para assinalar a ocasião, a editora francesa Hachette decidiu publicar uma nova edição da adaptação a livro do argumento criado por René Goscinny em 1976, que contará com 40 novas ilustrações assinadas por Albert Uderzo. Em Portugal, a obra será editada pela ASA a 19 de outubro.

Capa_XII_Trabalhos_logo

“Os XII Trabalhos de Astérix” será publicado em Portugal pela ASA. O livro terá um custo de 12,90 euros

Com uma capa desenhada propositadamente para esta edição comemorativa, o livro terá uma nova paginação preparada por Uderzo, criador original do universo Astérix, juntamente com Goscinny. Partindo de mais de mil esquissos e de model sheets originais, desenvolvidos para Os XII Trabalhos de Astérix, o ilustrador supervisionou todo o trabalho de restauro do álbum, apresentado na quinta-feira em Paris.

Além das 40 novas ilustrações, passadas a tinta e coloridas a aguarela e apresentadas em grande formato, o livro inclui outras 20 imagens criadas por Uderzo. O texto é de Gosciny, autor do argumento de Os XII Trabalhos de Astérix e dos livros da coleção Astérix.

A série de banda desenhada sobre as aventuras de Asterix e do seu inseparável companheiro Obelix foi criada em 1959, em França, pelo ilustrador Albert Uderzo e pelo argumentista René Goscinny. Depois da morte de Goscinny, em 1977, Uderzo prosseguiu o trabalho sozinho. Desde então, foram lançados 36 álbuns e oito filmes de animação. A série foi ainda adaptada quatro vezes ao cinema. Em 2013, depois de Uderzo se ter reformado, foi lançado o primeiro livro escrito por outros autores — Astérix entre os Pictos, publicado em Portugal também pela ASA, editora exclusiva de Astérix no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR