Histórico de atualizações
  • Conhecidos que estão os lugares em falta — Messi foi 2.º e Griezmann o 3.º neste “antecâmara” do prémio FIFA em janeiro –, digo-lhe que nada mais há a acrescentar. Obrigado por nos ter seguido. Até mais!

  • 3.º - Griezmann; 2.º - Messi


  • 5.º- Neymar; 4.º - Suárez


  • Marcelo felicita Cristiano Ronaldo pela Bola de Ouro. É "merecidíssimo"

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o futebolista português Cristiano Ronaldo pela conquista da quarta Bola de Ouro, e considerou que é um “merecidíssimo prémio” após “mais uma época excecional”.

    O jogador do Real Madrid e capitão da seleção portuguesa de futebol, de 31 anos, conquistou pela quarta vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football ao melhor futebolista do ano.

    “Felicito Cristiano Ronaldo pela conquista da sua quarta Bola de Ouro. Este merecidíssimo prémio é um justo reconhecimento de mais uma época excecional, ao mais alto nível”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem divulgada na página da Presidência da República na Internet.

    Na mesma mensagem, o chefe de Estado destaca o título de campeão europeu conquistado por Cristiano Ronaldo ao serviço da seleção nacional, “que tanta alegria trouxe ao povo português”, acrescentando: “Muitos parabéns!”.

    Cristiano Ronaldo, que em 2016 conquistou o Campeonato Europeu ao serviço de Portugal e a Liga dos Campeões pelo Real Madrid, isolou-se no segundo lugar do ‘ranking’ dos jogadores premiados com a Bola de Ouro, apenas atrás do argentino Lionel Messi, vencedor de cinco troféus.

    O jogador português formado no Sporting Clube de Portugal já tinha recebido a Bola de Ouro em 2008, 2013 e 2014. Nas duas últimas ocasiões, o prémio foi entregue conjuntamente pelo France Football e pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

    Agência Lusa

  • Ronaldo: "É preciso fazer sacrifícios para ganhar a Bola de Ouro"

    Cristiano Ronaldo, e depois de saber que era dele a Bola de Ouro, falou aos jornalista, em Madrid, na sala de troféus do Real. Nem ele, Ronaldo, esperaria conquistar a quarta. Mas fez de tudo para a conseguir. Ronaldo é um homem feliz. “As emoções são como na primeira vez. É um sonho realizado. Nunca pensei ganhar a Bola de Ouro quatro vezes. Estou muito feliz, é sempre muito especial. Mas é preciso fazer sacrifícios [para ganhar]. Às vezes posso não expressar o que sinto, mas por dentro estou feliz. Estou satisfeito. Há pessoas que confiam em mim, os meus colegas e a minha família. Não é fácil manter este nível”, lembrou.

  • Então e o Messi, o Suárez, o Griezmann e o Neymar? Que é como diz: todos os lugares após o 6.º de Gareth Bale? Não sabemos a quem calharam. Depois do galês, a France Football anunciaria Ronaldo e nem sinal dos restantes a concurso. No site da revista lê-se que só vão ser anunciados às 19h55.

    Assim sendo, é esta a classificação final da Bola de Ouro:

    1. Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

    (…)

    6. Gareth Bale (Real Madrid)
    7. Riyad Mahrez (Leicester)
    8. Jamie Vardy (Leicester)
    9. Gianluigi Buffon (Juventus) e Pepe (Real Madrid)
    11. Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund)
    12. Rui Patricio (Sporting)
    13. Zlatan Ibrahimovic (Manchester United)
    14. Paul Pogba (Manchester United) e Arturo Vidal (Bayern Munich)
    16. Robert Lewandowski (Bayern Munich)
    17. Toni Kroos (Real Madrid), Luka Modric (Real Madrid) e Dimitri Payet (West Ham)

  • O Rui Miguel Tovar tirou (aqui) a pinta ao vencedor, à época deste e ao prémio que acabou de ganhar. A mais um prémio.

    “Julho. Dois jogos, duas vitórias. Uma com Ronaldo, outra sem. Calma, vamos por parte. Na meia-final, 2-0 vs Gales com direito a golo de cabeça (outro com uma elevação do outro mundo) e assistência para Nani. Com um lugar na final, Portugal joga com a anfitrião França, em Saint-Denis. É um momento glorioso para todos nós, Ronaldo incluído. Só que o sonho do capitão acaba cedo. Bem cedo. Aos oito minutos, é vítima de uma entrada de Payet. A dor agudiza-se até mais não. Substitui-o Quaresma aos 26 minutos, e Ronaldo sai entre lágrimas e uma traça poética na maçã do rosto. Só voltaria ao relvado para ser o adjunto de Santos durante o prolongamento. O golo de Éder eleva-o como nunca: bicampeão europeu no mesmo ano (Liga dos Campeões pelo Real e Euro por Portugal). Não é para todos, é só para um.”

  • E venceu... Cristiano Ronaldo!

    Sem surpresa. Ronaldo (que venceu o Euro 2016 e a Champions) leva mais uma Bola de Ouro para casa, a quarta desde 2008.

  • 6.º - Bale

    Ronaldo é Ronaldo, ponto. Mas haverá sempre quem veja em Gareth Bale o mais influente (talvez a par de Ramos, que decide jogos e finais nos últimos minutos) do Real Madrid. Verdade ou não, está fora do pódio, Bale.

  • 7.º - Mahrez

    Há muito defesa da Premier League com os rins feitos em 2015/16 num oito por causa dele: Riyad Mahrez. Porquê? É ver aqui.

  • 8.º - Vardy

    Foi muito à custa dos seus golos (24 em 36 jogos) e da fantasia de Riyad Mahrez que o Leicester venceu pela primeira vez a Premier League. Ei-lo, Jamie Vardy — que há uns anos jogava na quarta ou quinta divisão, trabalhava numa fábrica e chegou a equipar com uma pulseira eletrónica no tornozelo –, o 8.º melhor do mundo para a France Football.

  • 9.º - Pepe

    Ex aequo com Buffon no 9.º lugar surge outro português: Pepe. Foi o melhor jogador de Portugal no último mundial e voltaria, para muitos, a ser o melhor no Euro2016. No Real Madrid voltou a erguer a Liga dos Campeões, a segunda em três épocas. A época não lhe está a correr bem no Real, Zidane prefere Varane e Ramos — às vezes até prefere Nacho a Pepe –, mas a distinção da France Football ninguém lhe tira.

  • 9.º - Buffon

    Chegámos, enfim, aos últimos dez lugares da Bola de Ouro. E chegamos com outro guarda-redes, depois de Patrício. Mas não é um qualquer: é Gianluigi Buffon Masocco — ou “Gigi” entre os tiffosi —, aquele que é para muitos (pela qualidade entre e fora de postes, pelos títulos que ergueu, pela classe no relvado e para lá dele) o melhor de todos os tempos. Aos 38 anos (fará 39 no começo de janeiro) é, pelo menos, um dos melhores da atualidade.

  • 11.º - Aubameyang

    E pensar que o AC Milan, tão carente que anda de pontas-de-lança desde que Shevchenko ou Ibrahimovic deixaram os Rossoneri, dispensou Pierre-Emerick Aubameyang. Hoje, no Dortmund, é um dos melhores da atualidade na posição, felino na hora do golo, veloz como poucos — diz Aubameyang que “limpa” Usain Bolt numa corrida de 30 metros –, e o Benfica (depois do Sporting na fase de grupos) terá de o enfrentar na Champions. Coragem, Lindelof!

  • 12.º - Patrício

    O rapazinho dos Marrazes (que só foi à baliza porque outro amuou) cresceu, fez-se titular no Sporting, depois na Seleção, seria eleito o melhor entre os melhores à baliza no Euro 2016, e agora é eleito o 12.º melhor do mundo para a France Football — à frente de “Pogbas” ou de “Ibras”.

  • 13.º - Ibrahimovic

    Velhos são os trapos. Depois de vencer tudo em todos os clubes por onde jogou (do Ajax à Juventus, do Inter ao Barça e ao PSG), Zlatan Ibrahimović mudou-se para Manchester no verão a pedido de José Mourinho. E aos 35 anos, mesmo não estando o United a ter a melhor das épocas, é um dos melhores e mais influentes pontas-de-lança da Premier League: oito golos em 14 jogos. E muita magia (e potência) naquelas botas.

  • Nunca é demais recordar-lhe que às 19h00 ficaremos a saber se Cristiano Ronaldo vence ou não a quarta Bola de Ouro.

    Desta vez, o prémio é apenas atribuído pela France Football, ao contrário do que vinha acontecendo desde 2010, quando esta associou o seu prémio ao da FIFA. Esse, o de melhor jogador do mundo da FIFA, e como era habitual, será atribuído em janeiro, e tem como candidatos Ronaldo, Messi e Griezmann.

    A France Football elege desde 1994 o melhor jogador da época — antes, e desde 1956, elegia o melhor entre europeus a atuar no velho continente. E quem vota para o eleger são jornalistas desportivos de todo o mundo. Quanto ao prémio da FIFA, quem elege o vencedor são os selecionadores e capitães de seleções de todo o mundo.

  • 14.º - Vidal

    Em 2015/16, Guardiola pediu ao patrões do Bayern um médio todo-o-terreno. Podia escolher qualquer um. Escolheu Arturo Erasmo Vidal Pardo. Mas Vidal (que voltaria a vencer a Copa América em 2016 e a ser campeão na Alemanha) é mais do que um “desabnegado” a quem só falta comer a relva na ânsia de recuperar a bola a um adversário; Vidal é um geómetra, que coloca a bola onde quer, quando quer, em quem quer.

  • 14.º - Pogba

    Ei-lo, o futebolista mais caro de sempre. Neste verão, o Manchester United pagou 105 milhões de euros à Juventus por Paul Pogba. Sim, é muito. Mas Pogba, pelo que joga ou pelo que renderá em receitas de markting, vale cada cêntimo nele investido. Campeão (como de costume) em Itália, finalista do Euro2016, tardou a fazer-se ver no verão, na final esteve para lá de apagado, mas quando acelera, na sua passada de gazela, é imparável — isto para não falar técnica, na visão de jogo ou no portentoso remate.

  • 16.º - Lewandowski

    É provavelmente o melhor ponta-de-lança da atualidade. Mas não se pense dele que é só um matulão de área, que joga dentro de uma “cabine telefónica” e só está lá para encostar. É tão fino de pés como o mais fino dos finos. E faro como Robert Lewandowski tem, poucos (talvez só Ronaldo, Messi e Luis Suárez ou Alexis Sánchez) têm.

1 de 2