Dois cientistas da Universidade de Harvard conseguiram finalmente transformar hidrogénio em metal, descoberta que pode vir a revolucionar o mundo.

Há cerca de 100 anos que cientistas de todo o mundo tentam transformar hidrogénio em metal mas foram Isaac Silvera e Ranga Dias, de Harvard, que conseguiram alcançar a proeza, obtendo uma pequena quantidade daquele que é, provavelmente, o material mais raro e valioso do planeta. Os cientistas chamam-lhe o “Santo Graal da física de alta-pressão”.

É que o metal obtido a partir do hidrogénio pode revolucionar a tecnologia ao possibilitar a criação de computadores super-rápidos, comboios de alta velocidade ou carros ultra-eficientes. Até pode permitir explorar o universo como nunca antes.

É a primeira amostra de metal de hidrogénio na Terra. Quando olhas para isto estás a olhar para algo que nunca existiu antes”, explicaram os cientistas ao The Independent.

Para já, a pequena peça de metal só pode ser vista através de dois diamantes utilizados para “esmagar” o líquido de hidrogénio a uma temperatura abaixo do congelamento. A sua “pequenez” não é problema mas há um risco: perceber se o metal é estável sob pressão e a temperaturas normais. Até agora, a quantidade de pressão necessária para a transformação é gigante — mais do que a encontrada no centro da Terra — e os cientistas ambicionam baixa-la.

Se tirares a pressão, continua a ser metal, similar à forma como os diamantes se formam a partir de grafite sob intenso calor e pressão, mas permanecem diamantes quando o calor e a pressão são removidos.

Além disso, é necessária uma grande quantidade de energia para produzir metal a partir de hidrogénio. Contudo, apenas 15% da energia é perdida durante a transformação. “Por isso, se pudesses criar fios a partir desse material e usa-los na rede de eletricidade, isso podia mudar a história”, garante Silvera.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR