No dia em que a primeira amostra dos Jindo Burel chegou ao escritório da marca Berg Outdoor, houve imediatamente noção do impacto que podiam ter. Feitos em cortiça e burel — um tecido artesanal português de lã –, com o forro em pele e a sola em borracha e cortiça, os ténis são 100% nacionais e, acima de tudo, 100% recicláveis.

“Já há lista de espera para receber um par”, contam ao Observador Diogo Ribeiro e Pedro Moutinho, gestor de produto e designer da marca, respetivamente. A dupla inspirou-se nos pastores, nas paisagens montanhosas e na Serra da Estrela para a conceção dos ténis e acaba de trazer um prémio de Munique. Em janeiro de 2017, naquela que é a maior feira internacional dedicada ao desporto, a ISPO, os Jindo Burel receberam o Prémio de Inovação na categoria footwear lifestyle pela “funcionalidade, estilo e características ecológicas”, nas palavras do júri.

Feitos em Guimarães com materiais exclusivamente portugueses, os ténis aliam a preocupação ecológica ao design simples e moderno, tentando conciliar a vertente outdoor e lifestyle. E nem os atacadores foram esquecidos: feitos de algodão e encerados, são igualmente recicláveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A cortiça possui respirabilidade, assim como caraterísticas antimicrobianas, logo é inodora”, diz a dupla, referindo-se às vantagens das matérias-primas utilizadas. “É também impermeável por si mesma sem ser necessário qualquer tratamento químico no processo, e é capaz de suportar grandes variações térmicas. Outra boa notícia é que todas estas qualidades não são alteradas com o uso durante 40 a 50 anos”, explicam os responsáveis. Já o burel, acrescentam, “é interessante pois possui algumas vantagens semelhantes às da cortiça, como o caso da proteção térmica e da respirabilidade. Pode-se ainda dizer que é quase impermeável, pois suporta grande parte de água, já que é um hidrorrepelente natural.”

Diogo Ribeiro e Pedro Moutinho com os ténis calçados. Ao projeto junta-se ainda Kristin Pache, diretora de produto. (Foto: Divulgação)

Os Jindo Burel estarão à venda a partir de setembro deste ano, na loja online da Berg Outdoor e nas lojas Sport Zone. Custarão 99,95€ e para já têm uma única cor — cinzento –, no modelo masculino e feminino.