A Casa da Música, no Porto, organiza entre 01 de junho e 06 de setembro o “Verão na Casa” com mais de 90 eventos, grande parte gratuitos, nas esplanadas do edifício, Avenida dos Aliados e Cais de Gaia. O diretor artístico, António Jorge Pacheco, explicou esta quinta-feira à Lusa que o objetivo da Casa da Música é “abrir-se e dar-se a conhecer” à cidade e à região.

“No período de verão, temos uma programação diferente, mais festiva e informal e, pelas temperaturas e vinda de turistas, é a época ideal para sairmos da Casa da Música e irmos ter com as pessoas onde elas estão”, disse. António Jorge Pacheco avançou que as ofertas musicais são diversas, desde jazz, pop rock e fado, e direcionam-se a pessoas dos oito meses aos 100 anos.

Os concertos acontecem nas esplanadas da Casa da Música, na Avenida dos Aliados e no Cais de Gaia e pretendem “levar a cultura musical” às pessoas, frisou. Numa altura de constrangimentos económicos, António Jorge Pacheco garantiu que este evento é uma forma de dar às pessoas aquilo que a Casa da Música tem para oferecer.

O arranque do “Verão na Casa”, dedicado às Mil e Uma Noites, acontece já no domingo com uma programação dedicada às crianças e famílias. A 04 de junho, a casa associa-se ao Festival Optimus Primavera Sound com a atuação de DJ´s. Na noite de São João, a Casa da Música oferece um concerto pela Banda Sinfónica Portuguesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De 30 de junho a 03 de julho e, pela primeira vez, a Casa da Música apresenta uma Academia de Verão Remix Ensemble com concertos e `workshops´. Como estreia na programação de verão, a Casa da Música decidiu, entre 08 e 15 de julho, dar “Carta Branca a Mário Laginha”, num ciclo de concertos programados e interpretados pelo artista português.

Entre 24 e 26 de julho, a Casa da Música organiza o “Cais de Fado”, a sul do Douro, junto às Caves do Vinho do Porto, com nomes como Gisela João, Mariza, Cristina Branco e Camané e de entrada livre. No fim de semana de 26 e 27 de julho, acontece um encontro de bandas filarmónicas, no exterior da Casa da Música, seguido de um concerto na Sala Suggia.

“Este encontro é um momento importante porque junta músicos e pessoas de várias zonas do país, algumas das coisas nunca terão visitado a Casa da Música”, considerou. O fim do “Verão na Casa” é assinalado com dois concertos ao ar livre na Avenida dos Aliados a cargo da Stopestra, a 05 de setembro, e da Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música, a 06 de setembro.

“Queremos que estes concertos sejam uma rampa de lançamento para a rentrée da nova temporada”, salientou. O diretor artístico lembrou que é possível proporcionar concertos gratuitos devido a patrocínios e apoios da Câmara do Porto e Gaia.