A empresa de tecnologia norte-americana IBM e a Apple anunciaram esta terça-feira uma parceria que prevê o desenvolvimento em conjunto de aplicações móveis, integrando tecnologias da IBM destinadas às empresas, para os iPhones e iPads. A IBM vai também adaptar alguns produtos para clientes empresariais e propor serviços em linha para os aparelho da Apple.

“Esta parceria histórica visa redefinir a forma como um trabalho é executado, responde a desafios-chave da indústria da mobilidade e desperta uma mudança nos negócios, verdadeiramente liderada pela tecnologia móvel. A visão comum da Apple e da IBM em relação a esta parceria é a de colocar nas mãos dos empresários, onde quer que estejam, as capacidades únicas dos iPads e iPhones no que diz respeito ao conhecimento, dados e fluxos de trabalho de uma empresa”, pode-se ler no comunicado de imprensa colocado no site da Apple.

No mesmo comunicado é possível ler ainda que ambos os grupos querem “transformar a mobilidade na empresa com uma nova classe de aplicações profissionais”, recorrendo às capacidades da IBM no que diz concerne a análise de grandes quantidades de informação (big data) para os aparelhos da Apple.

“Pela primeira vez, colocamos as capacidades de análise de big data da IBM nas mãos dos utilizadores de iOS, o que gera uma grande oportunidade de negócio para a Apple. Este é um enorme passo para as empresas e algo que apenas a Apple e a IBM podem oferecer”, comentou o diretor-geral da Apple, Tim Cook.

“Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a Apple, cujas inovações transformaram as nossas vidas de uma maneira sem a qual já não nos imaginamos viver. A nossa aliança vai trazer essas mesmas transformações para o modo como as indústrias e as empresas funcionam”, considerou Ginni Rometty, presidente e diretor-executivo da IBM.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR