266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Relações Internacionais

Relações Internacionais

Relações Rússia-EUA atingiram o ponto mais baixo? /premium

Numa altura de grave tensão internacional, Vladimir Putin e os seus ideólogos voltam a recuperar as ideias do “declínio do Ocidente” e o “fim do império norte-americano”.
café europa

A próxima Guerra Mundial /premium

Falta na Europa quem acompanhe Washington na produção de narrativas que sirvam de base à ação conjunta das democracias liberais. A alternativa é um recentrar nacionalista, que a ninguém beneficia.
Relações Internacionais

O Mundo Livre já não está de férias da história /premium

Vão-se encontrar velhos aliados com dilemas diferentes para resolver: Biden precisa da Europa para ser líder do mundo livre. A Europa precisa dos Estados Unidos para garantir a sua segurança.
Relações Internacionais

Biden visita Johnson e relança "relação especial"

O primeiro-ministro britânico e o Presidente dos Estados Unidos encontram-se esta quinta-feira pessoalmente, para relançar a "relação especial" entre os dois países numa nova "Carta do Atlântico".
Bielorrússia

Conselho de segurança ONU discute desvio de avião

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se na quarta-feira para discutir o caso do avião desviado por Lukashenko para prender um jornalista, dizem diplomatas. NATO pede explicações.
Obituário

Morreu Nuno Monteiro, professor em Yale

1054
Nuno Monteiro era especializado em Relações Internacionais e Estudos de Segurança, áreas sobre as quais publicou dois livros. Doutorado pela Universidade de Chicago, era professor em Yale desde 2017.
João Cravinho

Presença da China no Atlântico seria "preocupação"

Gomes Cravinho disse não ver "de todo" qualquer necessidade de uma base militar chinesa no oceano Atlântico e acrescenta que não recebeu qualquer indicação nesse sentido.
Atualidade

60 detidos em manifestação contra nova lei alemã

Perto de 8 mil pessoas manifestaram-se em Berlim contra uma nova lei que que dá mais poder ao governo para impor medidas restritivas, face ao aumento de casos de Covid-19. Polícia teve de intervir.
Relações Internacionais

EUA vs RPC: os pontos quentes da nova Guerra Fria /premium

Ainda ninguém com a argúcia de um Orwell baptizou o tipo de guerra que agora vivemos, nem alguém com a dimensão Kennan sintetizou as raízes da conduta chinesa para articular uma estratégia de resposta
Turquia

Uigures na Turquia contra visita de MNE chinês

A Turquia, que alberga 50 mil refugiados uigures, foi palco de manifestações contra a visita de Wang Yi ao país. Manifestantes temem que Ancara ratifique um acordo de extradição em troca de vacinas.
Turquia

Saída da Turquia de Convenção é "lamentável" 

Após a saída da Turquia da Convenção, alegando que tinha sido "sequestrada para normalizar a homossexualidade", a UE classificou-a de "grande passo para trás" que envia "uma mensagem muito perigosa".
Myanmar

Myanmar. ONU condena uso desproporcionado da força

Nova resolução condena o derrube do governo birmanês, renova os apelos para a libertação de todas as pessoas e censura as violações dos direitos humanos e o uso de força letal contra os manifestantes.
Diplomacia

China acusa europeus de intimidação e hipocrisia 

"A China não aceita essa forma irracional de certos países europeus convocarem os seus embaixadores". China rejeita a conduta diplomática europeia e defende os seus embaixadores que foram convocados.
Relações Internacionais

Biden acredita na Guerra Fria /premium

101
Biden é o oposto de Trump. Foi educado na Guerra Fria, lutou pela vitória dos EUA contra a URSS, acredita na NATO. Trata a Rússia como uma ditadura e ataca Pequim pelas violações dos direitos humanos.
Relações Internacionais

UE e China: entre a economia e os valores

A China é talvez o maior desafio estratégico da UE. Não será fácil encontrar um equilíbrio que salvaguarde simultaneamente os interesses económicos dos estados-membros e a os seus valores democráticos
Rússia

Rússia acusa líderes ocidentais de "falsidades" 

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, acusa os líderes ocidentais de rejeitarem violentamente "qualquer ponto de vista alternativo tanto na arena internacional como dentro de casa".
União Europeia

UE. Erdogan reúne-se com líderes das instituições

Encontro visa fazer o ponto da situação das relações entre a UE e a Turquia antes da cimeira da próxima semana. De acordo com um embaixador europeu, a situação é "difícil" e preocupante.
União Europeia

Aprovados 80 milhões para cooperação internacional

Segundo Santos Silva, a União Europeia "quer ser um ator global" e vê neste novo instrumento de financiamento a chave para promover os seus valores e interesses na vizinhança e no resto do mundo.
Resposta Pronta

Biden vs. Putin. "É estratégia de contenção"

Em entrevista, Joe Biden diz que Vladimir Putin é um "assassino". Para Diana Soller, especialista em Assuntos Internacionais, o Presidente dos EUA quer "incomodar autocracias através de alianças".
União Europeia

Europa "não pode ser 'naive'", diz Gomes Cravinho

Gomes Cravinho diz que os 27 não podem ser inocentes e que não devem "deixar emergir perigosos vazios de poder perto da Europa" e apontou a crise de refugiados de 2016 como o resultado dessas lacunas.
Rússia

Dezenas de países criticam prisão de Navalny 

Numa declaração conjunta sem precedentes contra a Rússia, os signatários denunciam "a deterioração da situação dos direitos humanos" e pedem a libertação "imediata" do opositor russo.
Diplomacia

Turquia anuncia retoma das ligações com o Egipto 

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, anunciou que os contactos foram retomados entre Ancara e o Cairo. Ligações estavam suspensas desde 2013, quando o presidente egípcio Morsi foi deposto.
União Europeia

UE não quer utilizar vacina como meio de poder

Para o chefe da diplomacia europeia, a UE deve revitalizar o multilateralismo e não usar a vacina como um instrumento de poder. Assim, defende um fortalecimento da OMS e a autonomia estratégica da UE.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau "não voltará" a ter golpes de Estado

Embaló garante que com ele os "especialistas em desinformação" não o impedirão de ir até fim do mandato. Apoia reeleição de Guterres e enaltece as relações "que nunca foram tão próximas" com Lisboa.
Relações Internacionais

Irão rejeita ter explodido um navio israelita 

"A fonte dessa acusação é a menos credível que existe". Teerão refuta a responsabilidade da explosão avançada por Israel e diz que não deixará "o regime de ocupação em Jerusalém" intimidar a região.
Estados Unidos da América

EUA recandidata-se ao Conselho de Direitos Humanos

O país recandidata-se após a saída em junho de 2018. O chefe da diplomacia norte-americana promete repensar o funcionamento do Conselho e avisou os países com "mau histórico de direitos humanos".
Irão

Irão reitera apelo aos EUA para suspender sanções 

Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano utilizou a rede social Twitter para apelar à anulação das sanções impostas por Donald Trump, oferecendo a reversão "imediata" de "medidas corretivas".
Relações Internacionais

Primeiro-ministro da Geórgia demitiu-se 

A demissão de Gakharia surgiu após uma reunião retransmitida na televisão, em que criticou uma decisão do tribunal que ordenou a prisão preventiva do líder da oposição (e possíveis 9 anos de cadeia).
Relações Internacionais

Nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala vai liderar a OMC 

A nigeriana Okonjo-Iweala será a primeira mulher a liderar a Organização Mundial do Comércio até, pelo menos, 2025. A decisão foi tomada na reunião especial do Conselho Geral.
Relações Internacionais

UE necessita reforçar presença militar no sul 

Sven Biscop entende que dada a mudança estratégica dos EUA, da Europa para a Ásia, a União Europeia deverá encarregar-se da sua defesa, reforçando a presença militar no norte de África e no Saara.
União Europeia

Rússia culpa Bruxelas pela rutura nas relações

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo culpa a União Europeia pelo corte nas relações entre ambos e aponta à "impotência" perante o "golpe" de 2014 que levou à queda do Presidente ucraniano.
Moçambique

Morte do Chefe do Estado-Maior é "duro golpe"

A morte do militar foi "uma contrariedade" na resolução do conflito em Cabo Delgado, uma vez que tinha trazido uma grande esperança. Mussa foi um defensor da atuação do Exército contra as milícias.
Myanmar

Nova Zelândia suspende relações com Myanmar 

A primeira-ministra, Jacinda Ardern, anunciou que não reconhece o governo do país do sudeste asiático e que os programas de ajuda que envolvam diretamente o seu governo serão suspensos.
Comissão Europeia

UE sugere programa Erasmus para parceiros sociais 

Foi sugerido, pela Comissão Europeia, a criação de um programa de intercâmbio, como o Erasmus, para parceiros sociais. "Podíamos organizar algo como um Erasmus".
Atualidade

Vídeo. Panelas contra o golpe militar em Myanmar

Cidadãos protestaram à janela e com buzinas contra o golpe de estado em Myanmar. Pedem a libertação de Aung San Suu Kyi. O que está a acontecer na antiga Birmânia?
União Europeia

UE. Borrell apela a uma defesa dos seus interesses

Alto Representante da UE elencou os pontos de discórdia com os EUA e defendeu uma relação "realista" face a Washington. Para Josep Borrell o melhor caminho para a Europa é o da autonomia estratégica.
Defesa

Portugal e Cabo Verde querem segurança marítima 

No âmbito da Iniciativa Mar Aberto da CPLP, Portugal reforçou a cooperação com Cabo Verde na área da segurança marítima, aportando navios no país africano e realizando formações e treinos navais.
Mundo

O que esperar da política global em 2021 /premium

Uma pandemia e uma crise económica colossal têm grande potencial para destruir expetativas legítimas, acirrar descontentamentos, alimentar radicalismos de esquerda e de direita, e fomentar conflitos.
Conflitos

Irão diz estar pronto para ataque dos EUA

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano afirma que está pronto para um possível ataque dos Estados Unidos — e que o Irão tem "uma resposta para cada situação".
Relações Internacionais

Pequim classifica acusação dos EUA como "farsa"

Trump apontou a China como um possível autor do grande ciberataque, contradizendo o secretário de Estado que horas antes culpou a Rússia.
União Europeia

Reunião entre UE e União Africana adiada

Na reunião desta quarta-feira estava previsto um debate sobre a resposta à pandemia de Covid-19 e o alívio da dívida dos países africanos.
Relações Internacionais

Ministro da Defesa visita Moçambique esta semana

João Gomes Cravinho estará em Moçambique entre quarta e sexta-feira, a convite do homólogo Jaime Bessa Neto, com quem se reunirá na capital, Maputo, no primeiro dia da "visita de trabalho".
Diplomacia

Bolsonaro e Fernández reencontram-se um ano depois

A reunião por videoconferência precedeu a cerimónia de celebração do Dia da Amizade Argentino-Brasileira, quando se completam 35 anos do encontro dos ex-presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney.
Diplomacia

Moçambique. Suécia dá 3 milhões para Acordo de Paz

O acordo de paz em Moçambique foi assinado em agosto de 2019 pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e pelo presidente da Resistência Nacional Moçambicana.
União Europeia

PM da Hungria e Polónia reúnem esta quinta-feira

A reunião surge depois de, na semana passada, ambos os países terem vetado quer o orçamento plurianual quer o plano de relançamento na UE, condicionando a respetiva aprovação ao fim do mecanismo.
Coronavírus

Santos Silva: "Na 1ª onda fizemos alguns erros"

"Na primeira onda fizemos alguns erros, mas estamos a reagir de uma forma positiva, com uma liderança importante da Comissão Europeia", afirmou Augusto Santos Silva, em Berlim.
Relações Internacionais

Jordânia é o primeiro país árabe a contactar Biden

O rei da Jordânia terá sido o primeiro líder árabe a contactar o presidente eleito dos EUA. Durante o telefonema com Biden, terá manifestado o seu desejo de impulsionar as relações bilaterais.
União Europeia

Relação com Índia é prioridade para a UE 

UE e Índia deviam ter regressado à mesa negocial a 13 de março, em Bruxelas, encontro adiado devido à pandemia de Covid-19, que teve, e continua a ter, um impacto significativo nas duas geografias.
Migrações

Ferro Rodrigues preocupado com as migrações

Ferro Rodrigues, que falou na Conferência Interparlamentar, rejeitou a imagem de uma "Fortaleza Europa" e destacou o "dever moral" da União Europeia de ser conduzida por "princípios da humanidade".
Europa

União Europeia quer combater o desafio migratório

Só seremos um ator global credível se mostramos que somos capazes de enfrentar um dos maiores desafios estruturais que o mundo enfrenta atualmente", sublinhou David Sassoli.
União Europeia

Berlim quer acordo sobre migrações até 2021

Berlim avançou com a ambição de alcançar um acordo mesmo antes de a Comissão Europeia ter apresentado a proposta de um novo Pacto sobre a Migração e o Asilo, uma das matérias mais fraturantes na UE.
Estado

Moçambique aberto a receber qualquer tipo de apoio

O Presidente Filipe Nyusi disse esta quarta-feira que é importante que se unam sinergias no combate aos conflitos no norte do país.
Israel

Alemanha preocupada com paz no Médio Oriente

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão criticou, sem referir especificamente, a postura de Donald Trump em relação a Israel e Palestina, mas depositou esperança nas negociações com Joe Biden.
Comércio Externo

O maior acordo comercial do mundo em 13 respostas /premium

586
Quinze países asiáticos assinaram o "maior acordo comercial do mundo" que lança as bases para uma zona de comércio livre. Posição chinesa sai reforçada — e o que acontece aos EUA? 13 respostas.
China

China assina maior acordo comercial do mundo

488
Quinze países da Ásia e do Pacífico assinaram o maior acordo comercial do mundo, apoiado pela China. Parceria abre caminho à criação de uma zona livre de comércio.
Relações Internacionais

Biden: Que poderá mudar nas relações com a Rússia? /premium

116
Má numerosos motivos para recear que Biden seja uma “dor de cabeça” ainda maior do que Trump para Putin. Tradicionalmente, os dirigentes russos têm mais facilidade em conversar com os republicanos
Relações Internacionais

Donald, Jinping e Ursula entram num bar…

Em matéria de Relações Internacionais o Idealismo até pode fazer o seu caminho em tempos de paz e prosperidade, mas quando o calor aperta é o Realismo que mostra como as coisas funcionam.
Israel

Israel. Acordo é o "primeiro passo" para a paz 

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, de visita a Israel, considerou o acordo com os Emirados Árabes Unidos (EAU) como o "primeiro passo para uma paz duradoura" na região.
Israel

Pompeo otimista por ver boas relações com Israel 

150
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos declarou-se "otimista" em relação à ideia de ver "outros países árabes" normalizarem relações com Israel na sequência do acordo.
Relações Internacionais

Livro revela cartas entre King Jong-un e Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um "filme fantástico", segundo os editores de um livro a ser publicado.
Papa Francisco

Papa apela a ajuda internacional "generosa"

199
O Papa Francisco convidou a comunidade internacional a promover uma "ajuda generosa" ao Líbano, após a explosão no porto de Beirute, esperando que renasça uma forte coexistência no país.
Relações Internacionais

Quem pediu uma hegemonia? Vai ter de esperar /premium

Precisamos de um conjunto de estados poderosos que criem uma paz duradora. Ainda que passemos a vida a maldizer o poder dos outros. Quer gostemos quer não, a alternativa é francamente mais difícil.
Relações Internacionais

Marcelo com rei de Espanha para almoço em Madrid

O encontro partiu de um convite feito por Felipe VI nas cerimónias, a 1 de julho, de reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha que tinha estado fechada durante três meses e meio.
Relações Internacionais

A Realpolitik e a Defesa da Democracia /premium

A propósito de críticas a quem foge daquilo a que chamamos “a coisa certa” e o que designamos de realpolitik, a arte do possível na tomada de decisão sempre limitada pelo momento histórico e político.
Relações Internacionais

Marcelo encontra-se com rei Felipe VI em Madrid

O Presidente da República vai encontrar-se na capital espanhola com o rei Filipe VI daqui a uma semana e meia. Será apenas a segunda vez que Marcelo sai do país desde o início da pandemia em Portugal.
Vladimir Putin

O Czar da Rússia e os pingos da chuva /premium

Putin deu mais um passo rumo à consolidação do seu poder. De um poder autoritário e expansionista, que não hesita em imiscuir-se nos assuntos internos de outros estados.
NATO

Geopolítica transatlântica

O tempo para a união é já hoje, sem fragmentação no Ocidente. As grandes potências com regimes e valores diferentes do nosso, exacerbados por nacionalismos vários, procuram e anseiam por essa divisão.
Conflitos

China e Índia começam a retirar soldados de Galwa

China e Índia começaram a retirar tropas do vale de Galwan, onde pelo menos 20 soldados indianos morreram, no mês passado, no mais grave confronto entre os dois países vizinhos em meio século.
Argentina

Argentina. Instituições portuguesas oferecem ajuda

Duas instituições da comunidade portuguesa na Argentina ofereceram as suas instalações para se tornarem hospitais de campanha. O objetivo é não saturar a rede de saúde.
Relações Internacionais

A Europa e o Fim do Universalismo Democrático /premium

Cada vez que o “universalismo” deu um ar da sua graça o mundo pagou um preço elevado. Talvez das poucas vantagens da nova ordem que aí vem seja interiorizarmos que existem várias formas de ver o mundo
Geopolítica

A China e a Índia e o mundo que aí vem /premium

A China não vê com bons olhos a forma como a Índia de Modi se está a relacionar de uma forma cada vez mais próxima com a Austrália e o Japão. E menos ainda da aproximação inédita aos Estados Unidos.
Líbia

Líbia e a indiferença da comunidade internacional

Parte da intervenção internacional mais não tem feito do que abrir espaço à violação do embargo de armas e criar um corredor financeiro que tem como destinatários grupos rivais, incitando a violência.
Coronavírus

A disaster waiting to happen

Throughout history, the poor have always been the hardest-hit by pandemics. There is no reason to believe this one will be different.
Relações Internacionais

As pontes que já construímos: conexões com a Ásia

164
O que é importante entender é que a história do encontro da "Europa" e da "Ásia", dois grupos em si imaginados e inventados, tem ainda partes que permanecem não contadas.
Relações Internacionais

Ordem internacional pós-pandemia: As raízes fundas /premium

A ordem internacional assenta em princípios aceites pelos principais poderes mundiais e numa realidade geopolítica que leva em conta os interesses dos Estados – dos grandes, dos médios e dos pequenos
Relações Internacionais

UE lamenta saída dos EUA do tratado Céus Abertos

Onze países europeus, incluindo Portugal, lamentaram a retirada dos Estados Unidos do tratado internacional Céus Abertos, mas admitem partilhar as mesmas preocupações em relação à Rússia.
Relações Internacionais

Equilíbrios internacionais após pandemia de Covid /premium

137
Caso se degrade a situação política e social na Rússia, Putin poderá recorrer à experiência chinesa de combate aos seus opositores, mas o risco de falhar é grande pois as condições não são as mesmas.
China

China: A Threat to Western Democracies

141
Authoritarianism is making a comeback. In particular the “China model” seeks to portray itself as a superior model for the world and to overthrow our liberal order.
Democracia

China: Uma ameaça para as democracias ocidentais

3776
O autoritarismo está de volta. Em particular o "modelo da China", que tem a pretensão de se considerar um exemplo superior para o mundo e tenta derrubar o nosso liberalismo.
Relações Internacionais

A Guerra dos Tronos

Entre o idealismo e o realismo haverá sempre um caminho mas as grandes mudanças de hoje foram ideias de ontem, sendo agora mais provável um recuo da globalização e uma continuação da Guerra dos Tronos
Relações Internacionais

Costa e Modi insistem em cimeira UE/Índia

102
Os primeiros-ministros português, António Costa, e indiano, Narendra Modi, concluíram que na atual conjuntura internacional "é mais importante do que nunca" a cimeira União Europeia/Índia.
China

“Eyes Wide Shut”

322
Nestas décadas a Europa explorou uma cooperação profunda com a China “tapando os olhos” aos riscos que se acumulavam. A agitação da Covid-19 pode ser o tempo para reconsiderar a dependência de Pequim.
Coronavírus

Três coisas que o vírus vai esconder /premium

379
Faz sentido que o Estado compense a quarentena. Mas ao resgatar a economia, é muito provável que resgate aspectos da economia que hoje representam sobretudo rendas para alguns e custos para todos.
Relações Internacionais

Poder e afinidade /premium

O multilateralismo não morreu. Mas é menos frequente e transformou-se. Já não estão na linha da frente as organizações internacionais ou os estados democráticos. Estão os mais aptos e os mais próximos
China

A ditaduras e a indiferença ocidental /premium

Politicamente é preciso evitar que Pequim tenha demasiada influência na soberania de cada estado. E saber que áreas são vitais à soberania nacional para manter fora do alcance dos negócios com a China
Relações Internacionais

Globalismo vs. Proteccionismo: dicotomia efémera /premium

Porquê identificar os defensores da soberania dos parlamentos nacionais com a oposição ao comércio livre globalista? Ou aceitar a oposição inevitável entre soberania nacional e comércio livre global?
Relações Internacionais

O Comércio e a Transição de Poder /premium

Há uma forte possibilidade que esta guerra não tenha sido apenas uma redefinição dos termos do comércio entre as duas partes. Que tenha sido, antes, uma forma de conflito de transição de poder.
Relações Internacionais

Brasil e Reino Unido fortalecem as relações

Jair Bolsonaro diz que acordou com Boris Johnson a manutenção de um "estreito contacto" e procura que o Reino Unido assine um contrato para negociações de comércio livre com o Mercosul.
CDS-PP

O CDS-PP e a Política Externa

115
A política externa portuguesa lucrará com uma direita conservadora renovada e liderada por Francisco Rodrigues dos Santos, um candidato que conhece a lógica com que se tecem as relações internacionais
Relações Internacionais

O que esperar da guerra comercial EUA/China?

Em 2001, Washington pensou que a entrada da China para a OMC levaria a uma reforma gradual da sua economia e, por inerência, do sistema político. Isso não aconteceu. Daí a actual guerra fria comercial
Relações Internacionais

Dos oportunismos   /premium

Os partidos oportunistas que usam o populismo para esconder as suas verdadeiras causas, ou para as tornar atraentes a eleitores preocupados com o futuro, têm eleitores igualmente oportunistas.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Já aconteceu no tempo da ditadura"

Enquanto Netanyahu e Pompeo se reúnem em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa recorda que esta não é a primeira vez que dois estados escolhem Portugal para discutir assuntos alheios ao país.
Gás Natural

Rússia e China: irmãos para sempre? /premium

150
A construção do novo gasoduto reforça as relações entre a China e a Rússia, mas é difícil imaginar que se volte a gritar a palavra de ordem de Estaline e Mao: “Russos e chineses, irmãos para sempre!”
Estados Unidos da América

Mike Pompeo visita Lisboa em 6 de dezembro

O secretário de Estado norte-americano desloca-se a Lisboa em 6 de dezembro para “reafirmar a robusta relação EUA-Portugal e discutir a cooperação EUA-Portugal numa vasta área de interesses”.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo discursa perante Academia Francesa

O Presidente da República irá discursar esta tarde de quinta-feira perante os 35 membros da Academia Francesa, em Paris, "para destacar a riqueza" das línguas portuguesa e francesa.
Migrações

Migrações. Chefes de Estado defendem posição comum

"Itália e Portugal estão de acordo no essencial: é preciso que a Europa tenha uma posição comum sobre migrações", declarou Marcelo Rebelo de Sousa. Sergio Mattarella disse partilhar da mesma opinião.
Transportes

Mobilidade sustentável no rio Minho em 2020

O plano "tem como objetivo implementar formas de deslocação mais sustentáveis e que, em simultâneo, garantam a conetividade do território com os principais pontos de atração".
China

China. Pera Rocha do Oeste em feira 

“Vamos promover a pera neste mercado e começar a fazer os primeiros contactos comerciais para adiantar trabalho para quando for autorizada", afirmou o presidente da Associação Nacional de Produtores.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo chega a Roma para visita de Estado

O Presidente da República chega esta segunda-feira à tarde a Roma para uma visita de Estado que visa o aprofundamento das relações políticas bilaterais entre Portugal e Itália.
NATO

NATO. Merkel discorda de visão "radical" de Macron

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considera que a NATO está em "morte cerebral". A chanceler alemã, Angela Merkel, diz discordar desta visão "radical".
Estado Islâmico

Al-Baghdadi sepultado no mar como Bin Laden

129
O corpo do líder do Estado Islâmico foi sepultado no mar após a operação militar dos EUA, confirmou à AFP um dirigente do Pentágono. Tal como aconteceu com Bin Laden.
NATO

NATO: Turquia isolada na discussão sobre a Síria

Aliados tentaram fazer ver à Turquia que a intervenção na Síria "não está a contribuir para a estabilidade do país" nem para "o combate contra o terrorismo", adiantou o ministro João Gomes Cravinho.
África

Navio-patrulha Sines leva segurança a África

O navio chegou a Cabo Verde. A bordo estão várias toneladas de material doado por instituições portuguesas e que será distribuído por países de língua portuguesa ao longo da missão.
Angola

Isabel dos Santos diz que teve de se endividar

1486
Empresária angolana garante que todo o seu investimento é privado e que por isso teve que fazer dívidas. Ana Gomes reage: "'Lava' que se farta" e "Banco de Portugal não quer ver".
China

Nacionalismo à Pequim /premium

Há dois elementos comuns a todos os nacionalismos. São a dignidade da nação e o facto de a dignidade da nação se medir em termos comparativos com outras nações – o grau de prestígio internacional.
República Centro Africana

Portugal fornece equipamento militar à RCA

Portugal vai fornecer equipamento militar à República Centro-Africana (RCA) no âmbito de um acordo de cooperação na área da defesa que vai ser assinado entre os dois países.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Relações Internacionais

A crítica é a alma das democracias liberais

150
Por ora, as notícias da transição de poder entre os EUA e a China são manifestamente exageradas, mas os europeus fariam bem em recordar-se das ligações estreitas entre as suas sociedades e a americana
Zona Euro

Helsínquia. Eurogrupo discute orçamento

Os ministros das Finanças europeus reúnem-se em Helsínquia. Mário Centeno retoma as discussões sobre o futuro instrumento orçamental para a convergência e competitividade na zona euro.
Venezuela

Venezuela. Oposição agradece reunião de países

Oposição venezuelana agradeceu a decisão da Organização de Estados Americanos de convocar uma reunião dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para debater a crise.
Nações Unidas

Venezuela. Colômbia aberta ao diálogo com Guaidó

O Presidente da Colômbia assegurou que o seu governo só irá dialogar com o líder do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, em resposta à ONU, que apelou ao diálogo para aliviar a tensão entre países.
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Venezuela

12 países debatem crise na Venezuela

Uma dúzia de países americanos convocou os ministros das Relações Externas dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para uma reunião onde será discutida a crise.
Relações Internacionais

China contra encontro de manifestantes e Alemanha

Governo chinês declarou ao embaixador alemão em Pequim o descontentamento por o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ter reunido com um ativista pró-democracia de Hong Kong.
Narcotráfico

Narcotráfico. Portugal quer ajudar Guiné-Bissau

João Gomes Cravinho disse aguardar pela estabilização da Guiné-Bissau para apoiar as Forças Armadas do país nas funções de soberania e impedir que o território seja utilizado para o narcotráfico.
Brasil

Brasil. Cortes na Defesa obrigam a mudar planos

O ministro da Defesa do Brasil disse, em Lisboa, que os cortes no orçamento do próximo ano implicam uma adequação do planeamento estratégico, incluindo as despesas das forças armadas.
China

China investiu 20.000 milhões de dólares em Angola

O embaixador chinês referiu que Angola é um país com um "grande potencial para o desenvolvimento", realçando que o investimento no país é uma "medida muito importante" para esse efeito.
Nações Unidas

ONU. Caracas minimiza relatório de Bachelet

Bachelet voltou a manifestar preocupação com o aumento das denúncias de atentados contra os Direitos Humanos, enquanto Juan Guaidó pediu "mais ações" de parte da ONU contra "a ditadura".
Estados Unidos da América

EUA forçados a retirar infiltrado de governo russo

Depois de Trump ter discutido informação confidencial com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, os serviços secretos "recuperaram" um infiltrado que teria um acesso único ao Governo de Putin.
Relações Internacionais

PM de Israel chama Boris Yeltsin a Boris Johnson

484
Durante conferência de imprensa semanal do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu confundiu-se e chamou o homólogo britânico de Boris Yeltsin, ex-presidente russo morto em 2007. Veja o vídeo.
Venezuela

Venezuela condena manifestações em Hong Kong

Venezuela classificou protestos como "acontecimentos abertamente promovidos por interesses estrangeiros, com o objetivo de lesar a ordem interna, a segurança pública e a integridade territorial".
Relações Internacionais

Trudeau condena detenções e China critica Canadá

Um ex-diplomata e um empresário, ambos canadianos, foram presos na China, numa aparente retaliação pela detenção no Canadá da diretora financeira do grupo Huawei, Meng Wanzhou.
Comércio

China e Europa têm "interesse comum" no comércio

O Presidente chinês, Xi Jinping, apontou à chanceler alemã, Angela Merkel, o "interesse comum" da China e da Europa em salvaguardar as regras básicas do sistema comercial multilateral.
Fact Check

Governo disse que Bolsonaro não era bem-vindo?

205
Site "Morar em Portugal" escreveu que "membros do Governo português" disseram que Bolsonaro não era bem-vindo em Lisboa. Na verdade, quem o disse foi o Bloco, que não faz parte do executivo de Costa.
Venezuela

Venezuela. UE e ONU defendem mais recursos

A crise política, económica e social na Venezuela agravou-se desde janeiro último, depois de o presidente do parlamento, Juan Guaidó, jurar assumir as funções de presidente interino do país.
Relações Internacionais

Tratado fronteiriço no Mar de Timor em vigor

Os primeiros-ministros de Timor-Leste e da Austrália formalizaram, em frente ao Palácio do governo em Díli, a entrada em vigor do tratado de fronteiras marítimas no Mar de Timor.
Incêndios

Maduro responsabiliza Bolsonaro pelos incêndios

1195
Nicolás Maduro acusou Bolsonaro de entregar a Amazónia aos latifundiários, o que chamou de "seus amigalhaços", considerando que "estão a destruir" a maior floresta tropical do mundo.
Relações Internacionais

EUA. China rejeita acordo sobre mísseis nucleares

"Pedimos aos EUA que abandonem a sua mentalidade da Guerra Fria, moderem o desenvolvimento de armamento e façam mais pela estabilidade no mundo", disse o porta-voz do ministério chinês da Defesa.
Timor-Leste

Timor. Portugal continua a apoiar desenvolvimento

O presidente da Assembleia da República disse em Díli que Portugal vai continuar a apoiar o desenvolvimento de Timor-Leste, especialmente nos setores da educação e formação.
Animais

Países querem controlo do comércio de girafas

A população mundial de girafas caiu entre 36% e 40% nos últimos 30 anos. ONU aponta o dedo ao comércio excessivo e à perda de uma parte do habitat natural.
Ambiente

Brasil impõe condições ao apoio internacional

Bolsonaro aceitou 11 milhões de euros do Reino Unido para o combate aos fogos da Amazónia e explicou que apoio externo será aceite desde que se entenda que os recursos serão geridos pelo governo.
Investimento

Cabo Verde quer atrair investimento japonês

100
Cabo Verde tem cooperação "diversificada" nos setores do mar, saúde, proteção civil, infraestruturas energéticas, mas pretende "reforçar o diálogo com intenção de atrair" investimento privado.
Relações Internacionais

Hong Kong. China descontente com declaração do G7

Declaração emitida após cimeira "reafirma a existência e importância da Declaração Conjunta Sino-Britânica de 1984" e pede que "seja evitada a violência". China diz que Hong Kong é "assunto interno".
Brasil

Brasil rejeita ajuda de 20 milhões do G7

653
"Talvez sejam mais relevantes para reflorestar a Europa. Macron não consegue sequer evitar um previsível incêndio numa igreja", disse Onyx Lorenzoni. "Ele tem muito que cuidar nas colónias francesas".
Comércio

Preço do ouro negoceia em máximos de 2013

O preço do ouro chegou a cotar-se a 1.565 dólares, mais 1,8% em relação a sexta-feira, situando-se em máximos desde 2013, impulsionado pelos receios sobre as tensões comerciais entre os EUA e a China.
Relações Internacionais

Timor. Presidente condecora Assembleia portuguesa

Presidente da República timorense vai condecorar com Colar da Ordem de Timor-Leste a Assembleia da República portuguesa, na sexta-feira, durante as comemorações oficiais dos 20 anos da independência.
China

Moeda chinesa cai para nível mais baixo desde 2008

Nesta segunda-feira, um dólar norte-americano valia 7,15 yuan no mercado interno, o valor mais baixo da moeda chinesa em 11 anos.
Ambiente

Amazónia. Colômbia propõe pacto de conservação

O Presidente da Colômbia vai entregar à Assembleia-geral da ONU em setembro uma proposta de pacto ambiental de conservação da Amazónia. País está em estado de alarme sobre o avanço do fogo.
Relações Internacionais

Paris. Porque é que Boris pôs o pé em cima da mesa

167
Numa reunião sobre o Brexit, o primeiro-ministro britânico colocou o pé numa mesa de apoio do Eliseu, em Paris. Houve muitas críticas, mas um vídeo mostra que foi tudo uma brincadeira com Macron.
G7

Macron. Fogos na Amazónia são crise internacional

1298
Emmanuel Macron apelou para que os incêndios na Amazónia sejam discutidos na cimeira do G7 que decorre este fim de semana em França. "A nossa casa está a arder. Literalmente", afirmou o presidente.
G7

G7. Trump reúne-se com os PMs de 6 países

Além do encontro alargado com os primeiros-ministros britânico, canadiano, japonês e indiano, Trump vai ter também encontros bilaterais Emmanuel Macron e Angela Merkel.
Moçambique

Moçambique promete facilitar investimento russo

Além da defesa e segurança, entre as principais áreas em que os dois países querem reforçar a cooperação, destaca-se o setor do gás e petróleo,
Hong Kong

China deteve funcionário que estava desaparecido

China diz que o jovem está detido na fronteira com Hong Kong por ter violado uma lei chinesa de segurança pública. Funcionário desaparecera depois de mandar sms à namorada: "Reza por mim".
Relações Internacionais

Cimeira G7. Polícias e protestantes preparam-se

Mais de 13 mil polícias ocupam os seus postos para receberem encontro entre Donald Trump, Emmanuel Macron, e os líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, Japão, Canadá e Itália, em Biarritz.
Diplomacia

Presidente de Cabo Verde faz visita a Moçambique

O também presidente em exercício da CPLP diz que não toma partido e não se pronuncia sobre divergências no interior de forças políticas, mas apelou ao diálogo e a que desavenças sejam "ultrapassadas".
Relações Internacionais

Bolsonaro ataca Noruega com vídeo dinamarquês

"Vejam o assassinato de baleias patrocinado pela Noruega", escreveu o Presidente do Brasil, colocando um link de um vídeo que mostra pessoas a matarem baleias. Só que as imagens são da Dinamarca.
Relações Internacionais

Brasil. Côa Parque faz protocolos com instituições

504
A Fundação Côa Parque assinou protocolos de cooperação com instituições culturais e científicas do Brasil, para promover a partilha de conhecimentos técnico-científicos, entre os seus membros.
Comissão Europeia

Fome. CE disponibiliza 9 milhões para o Haiti

Em causa está um pacote de nove milhões de euros, que acresce aos 12 milhões de euros já disponibilizados em 2018, para combater a fome e suportar as necessidades básicas de mais de 130 mil pessoas.
Cabo Verde

Cabo Verde. Investimento aumenta mais de 50%

163
Em apenas três meses de 2019, o investimento direto português em Cabo Verde já representa metade do registado em todo o ano de 2018, totalizando 4,9 milhões euros.
Marcelo Rebelo de Sousa

Visita de Marcelo à Alemanha termina junto ao mar

Os chefes de Estado percorreram a pé parte da marginal de uma localidade próxima de Rostock. Marcelo viu a deslocação a Rostock como símbolo da ligação da Alemanha ao mar, ponto comum com Portugal.
Relações Internacionais

Chipre e comunidade turca de novo em diálogo

O Presidente do Chipre e o líder da comunidade turca vão tentar dar um novo impulso a um processo negocial bloqueado e destinado a terminar com a partilha da ilha, imposta desde 1974.
Defesa

Coreia do Norte ameaça lançar mais mísseis

Depois de disparar dois novos mísseis, na província de Hwanghae do Sul, na costa oeste do país, a Coreia do Norte ameaçou realizar mais testes de armas.
Donald Trump

Estados Unidos congelam ativos venezuelanos

242
Os Estados Unidos congelaram todos os ativos do Governo venezuelano. Trump fez referência à "usurpação" do poder de Maduro e abusos dos direitos humanos.
Relações Internacionais

UE exige que EUA eliminem tarifas sobre aço

Em causa estão as tarifas alfandegárias norte-americanas sobre o aço e o alumínio que provêm da UE, aplicadas desde 01 de junho do ano passado e que deterioraram as relações comerciais.
Relações Internacionais

Portugal e o futuro da ordem internacional

Não é evidente se se assiste a uma redefinição de como governar a ordem internacional ou ao surgimento de um período de muita instabilidade, como nos anos 1930, em que o perigo de guerra vai aumentar.
Música

Yangyang Ruan conquista título de Melhor Pianista

123
Jovem chinês recebeu o título no Concurso Internacional Santa Cecília, que decorreu na Casa da Música, no Porto. O pianista interpretou um Concerto de Frédéric Chopin, numa prova que durou 35 minutos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva faz visita à Guiné-Bissau

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português, visita a Guiné-Bissau para discutir o futuro da cooperação entre os dois países. O Plano de Cooperação estende-se até 2020.
Brasil

Bolsonaro diz que "Portugal é um país irmão"

234
Apesar da importância dada às relações com a CPLP, Bolsonaro não esclareceu se tomará alguma medida ou acordo no que à questão da mobilidade entre países da lusofonia diz respeito.
Cabo Verde

Cabo Verde defende importância do português

857
O ensino do português é "fundamental" para Cabo Verde. "Nós queremos ter recursos altamente qualificados e a língua portuguesa é a língua do conhecimento", disse o chefe da diplomacia cabo-verdiana.
Relações Internacionais

Portugal quer alargar mobilidade à CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros quer replicar "o que já hoje existe na relação bilateral com o Brasil". Um acordo global pode chegar até 2020.
Relações Internacionais

Timor aproveita lei sobre tratado de fronteiras

Em causa estão um conjunto de procedimentos para a ratificação do Tratado entre a República Democrática de Timor-Leste e a Commonwealth da Austrália, que estabelece fronteiras Marítimas.
A página está a demorar muito tempo.