Relações Internacionais

Rússia

Rússia afastada da formação do mundo bipolar /premium

237
O mais grave é que os senhores do Kremlin não aprendem nada com o passado ou como presente. Pequim não se mete em aventuras militares, mas tem interesses económicos crescentes em todos os continentes
Cabo Verde

Cabo-Verde, um país global no centro do Mundo

399
Cabo Verde é um hoje um País aberto ao Mundo e enraizado no Mundo. Queremos mais e melhor cooperação. Acreditamos numa parceria inclusiva, reciproca, sustentável e concretizável.
Relações Internacionais

Patriotismo, Cosmopolitismo e Democracia /premium

Se as paixões rivais entre nacionalismo e pós-nacionalismo não forem urgentemente moderadas, a maior vítima pode ser outra: chama-se democracia.
NATO

A velhinha NATO /premium

Mas não faz sentido ignorar que, aos 70 anos, a NATO, que nos garante silenciosamente a segurança e que sobreviveu ao seu próprio sucesso na Guerra Fria, nunca passou um período tão difícil.
Relações Internacionais

A biblioteca do Congresso e os bonés vermelhos /premium

A América e a China propõem hoje ao mundo dois sistemas distintos de governação e interação global, uma escolha que exige mais diálogo e mais consciência histórica por parte do governo português.
Relações Internacionais

País sul-americanos lançam novo bloco regional

Apenas 7 dos 12 países sul-americanos aderiram imediatamente ao projeto. A Venezuela ficou de fora por não respeitar o princípio da plena democracia do Estado de Direito.
China

Vamos mesmo ignorar isto? /premium

251
A Europa assumiu pela primeira vez que o expansionismo da China representa uma ameaça para o continente e os jornais portugueses, que tão competentemente cobriram a visita de Xi, não fazem perguntas?
São Tomé e Príncipe

Japão financia empresas de construção são-tomenses

A ajuda entregue a S. Tomé está avaliada em 1,3 milhões de euros. Materiais serão entregues ao privado e o valor será convertido em fundo de contrapartida para investimentos em obras sociais.
China

China reforça integração regional de Macau

O projeto da Grande Baía visa criar uma metrópole mundial, focando-se em áreas como os transportes, segurança, educação, turismo ou cultura, a partir de Hong Kong, Macau e nove cidades de Guangdong.
China

Pequim refere-se a Portugal como "país amigo"

154
A China destacou as relações diplomáticas com Portugal, sublinhando que "os dois lados aderem aos princípios do respeito, igualdade e benefício mútuo" e abordou a visita do Presidente chinês ao país.
António Ramalho Eanes

Eanes: "A China não é regime totalitário"

294
O ex-Presidente da República revelou pormenores do reconhecimento oficial da China por Portugal e da negociação da passagem de Macau para a soberania chinesa.
Diplomacia

Presidente búlgaro saúda relações com Portugal

Marcelo é pela "defesa de um acordo" que foi negociado entre UE e Reino Unido. Presidente búlgaro declara que relações entre Bulgária e Portugal são um símbolo para o futuro da Europa.
Relações Internacionais

Poder das línguas ibéricas é mote de novo projeto

1.080
Os dois Institutos vão apresentar obras para mostrar o potencial e o poder do português e do espanhol, tanto na área da literatura como da economia, ciência e comunicação internacional.
Conferências

Conferências do Estoril. Marques Vidal confirmada 

196
Um prémio Nobel da Paz, um antigo presidente e uma antiga Procuradora-Geral da República entram numa sala. Não é piada. Foram divulgados mais nomes da edição de 2019 das Conferências do Estoril.
Relações Internacionais

Rússia-Japão: a II Guerra Mundial ainda não acabou /premium

112
Mesmo que Vladimir Putin quisesse ceder alguma ou algumas ilhas das Curilhas ao Japão, não o faria, porque a onda de protestos provocada no interior da Rússia levaria ao seu afastamento do poder.
Cabo Verde

Portugal financia projeto de agência de notícias

O projeto da agência cabo-verdiana, Inforpress, com duração de 20 meses e custo de 59.386 euros, terá um financiamento de 32.579 euros por Portugal. A agência Lusa irá ministrar as formações.
Diplomacia

Merkel inicia visita de dois dias à Grécia

As visitas de Merkel já deram origem a grandes manifestações anti-austeridade em Atenas em anos passados. A chanceler alemã tem encontro marcado com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras.
Armamento Nuclear

Coreia do Sul quer ajudar a levantar sanções

O Presidente da Coreia do Sul defende que sejam tomadas medidas para facilitar a desnuclearização da Coreia do Norte, citando a aceitação dos EUA de um "regime de paz".
África

MNE chinês reafirma prioridade de África

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, afirmou a prioridade de África na política externa chinesa. A diplomacia chinesa escolheu África para a primeira visita do ano há 29 anos consecutivos.
Relações Internacionais

China e EUA pretendem acabar com guerra comercial

Haverá uma delegação norte-americana de alto nível em Pequim, na próxima semana, para negociar um acordo que permita apaziguar as disputas comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
Relações Internacionais

Jinping felicita Bolsonaro e pede respeito

O Presidente chinês felicitou o novo chefe de Estado brasileiro e reforça que China e Brasil têm a responsabilidade de melhorar as suas economias, preservar a paz mundial e promover o desenvolvimento.
Relações Internacionais

Angola destaca "relações excecionais" com o Brasil

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, considerou que o país vai continuar a ser um parceiro estratégico do Brasil e destacou as "relações excecionais" entre os dois países.
Relações Internacionais

EUA e Brasil juntos contra regimes autoritários

Os EUA consideram que este é o começo de uma nova etapa, que será produtiva e irá mais além da vertente política, para gerar uma cooperação económica, criar empregos e novas oportunidades de negócios.
Cuba

Cuba. Ex-Presidente pede para fortalecer a defesa

O ex-Presidente de Cuba, Raul Castro, acusou a administração de Donald Trump de ter aumentado as pressões políticas e económicas para forçar uma mudança de regime na ilha comunista.
Relações Internacionais

Israel aponta "nova era" nas relações com o Brasil

A visita do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ao Brasil é a primeira visita oficial de um líder israelita ao país. Netanyahu acredita que esta é uma nova era nas relações entre os dois.
Relações Internacionais

EUA querem reforçar parceria com o Brasil

Mike Pompeo vai estar no Brasil para a tomada de posse de Jair Bolsonaro. EUA encaram a visita de secretário de Estado como uma oportunidade histórica para aproximar relações
Relações Internacionais

Israel não vai à tomada de posse de Bolsonaro

O primeiro-ministro israelita tinha confirmado no final de novembro a presença na cerimónia de posse de Bolsonaro, a 1 de janeiro, mas decidiu não prolongar a estadia no Brasil além de domingo.
Vladimir Putin

Guerra nuclear: Putin alerta para risco crescente

Putin criticou os EUA por provocarem nova corrida às armas ao abandonarem os acordos de desnuclearização. Se os EUA colocarem mísseis de médio alcance na Europa, a Rússia será forçada a tomar medidas.
Relações Internacionais

MNE contesta submissão de Portugal à China

No âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", Santos Silva contesta a submissão de Portugal à China, justificando a longa relação "clara e madura" entre os dois países e uma "constante" em Portugal.
China

Canadá recusa relacionar detenção com caso Huawei

Os dois casos anteriores terão servido de retaliação pela detenção da diretora financeira da empresa chinesa Huawei. Justin Trudeau considera que o caso "parece" ser diferente.
Comissão Europeia

Juncker: saída desordenada seria uma catástrofe

O presidente da Comissão Europeia afirmou que a saída desordenada do Reino Unido da UE seria "uma catástrofe absoluta", motivo que leva o executivo comunitário a trabalhar para evitar esse cenário.
Relações Internacionais

Moçambique e Angola em fase de aproximação

O Presidente angolano, João Lourenço, está a terminar uma semana de férias em Moçambique, num momento em que analistas consideram que se assiste a uma aproximação crescente entre os dois países.
Relações Internacionais

Canadá quer cancelar venda de armas à Arábia

O contrato de venda de armas à Arábia Saudita pelo Canadá tem sido alvo de críticas da oposição e de ativistas de direitos humanos. O acordo envolve a venda de 742 veículos blindados.
Relações Internacionais

EUA apresentam estratégia para África esta quinta

A estratégia norte-americana para África é apresentada quase um ano depois de o Presidente Donald Trump ter sido duramente criticado por ter recorrido a expressões ofensivas para se referir a África.
China

Dois canadianos detidos na China

Um dos detidos desapareceu na China, tendo sido depois identificado como sendo o empresário Michael Spavor, que visita frequentemente a Coreia do Norte.
Governo

Rede externa vai contar com mais 89 trabalhadores

O Governo vai reforçar a rede diplomática e consular com mais trabalhadores e com a modernização e capacitação tecnológica dos serviços consulares, que em 2017 ultrapassaram os dois milhões de atos.
Relações Internacionais

China e EUA discutem calendário de negociações

O comunicado de Pequim indica que foi discutido o calendário de negociações, mas não precisa onde ou quando estas terão lugar. Também não consta informação sobre se o caso Huawei foi abordado.
Relações Internacionais

Brexit: incertezas nos dois lados de Gibraltar

Nos dois lados da curta fronteira que separa La Línea, em Espanha, de Gibraltar pairam incertezas quanto ao efeito do Brexit na economia e nas relações de boa vizinhança.
Comércio

Pequim implementa acordo comercial com EUA

China e EUA chegaram a consenso sobre produtos agrícolas, energia, automóveis e outros bens específicos - medidas comerciais que Xi Jinping quer implementar "imediatamente".
Relações Internacionais

Diplomacia. Madeira de visita à África do Sul

Miguel Albuquerque estará, até domingo, a acompanhar, pelo terceiro ano, a Festa da Flor em Free State, com a expectativa de manter o esquema de cooperação que se iniciou há três anos.
Relações Internacionais

Exercício de resgate médico junta China e Espanha

O exercício conjunto de resgate médico em Djibuti teve o objetivo de "melhorar a capacidade humanitária de resgate na região" e incluiu manobras para o transporte de pessoas feridas.
Relações Internacionais

Portugal apoia Moçambique na formação em medicina

A iniciativa é promovida pela Health for Mozambican Children and Families. Os estudantes moçambicanos frequentam o mestrado no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande, Moçambique.
Cimeiras

EUA e China debatem disputas comerciais no G20

Caso não haja consenso entre os dois líderes, na cimeira do G20, as taxas alfandegárias que Trump impôs sobre quase metade das importações oriundas da China vão aumentar no início de 2019.
Relações Internacionais

Timor. Gastos de 163 milhões de dólares em 2019

A maior fatia desse valor corresponde ao Governo da Austrália, que tem previsto canalizar para Timor-Leste mais de 50,33 milhões de dólares no próximo ano. Quanto à UE, o valor é de 22,76 milhões.
Relações Internacionais

Angola promete "clima desanuviado" com Lisboa

Na nova fase das relações entre Angola e Portugal, João Lourenço assumiu que o momento é de explorar "ao máximo" as "vastas oportunidades" que agora se abrem entre os dois países.
Relações Internacionais

Angola pede apoio para levantar embargo na RCA

João Lourenço pediu apoio como forma de o Governo da República Centro-Africana garantir a segurança nacional. O país caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-presidente Bozizé.
Relações Internacionais

Costa ajuda Luanda a recuperar capital no exterior

Portugal vai colaborar com Angola no repatriamento de capitais ilicitamente transferidos para o exterior. O Presidente de Angola diz que espera continuar a contar com linhas de crédito portuguesas.
Relações Internacionais

Angola quer reorientação dos investimentos

João Lourenço apelou a empresários portugueses para investirem no país. Presidente angolano disse ainda que Portugal e Angola estão a trabalhar na simplificação dos processos para concessão de vistos.
Energia

Energia. Marcelo nega interferência externa

O Presidente da República foi questionado sobre um alegado desagrado da China face à política energética nacional. Marcelo afirmou que está "fora de causa" qualquer interferência de qualquer país.
Relações Internacionais

Cimeira luso-espanhola de 2019 será na Guarda

A Cimeira luso-espanhola de 2019 vai realizar-se na Guarda, em junho. Portugal e Espanha chegaram a acordo, em Espanha, para dar apoio "político" à organização de Mundial com Marrocos.
Relações Internacionais

Conselheiro de Trump encontra-se com Bolsonaro

O conselheiro de segurança nacional do Presidente dos Estados Unidos da América vai deslocar-se ao Rio de Janeiro a 29 de novembro para uma reunião com o Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro.
Migração

EUA reforçaram segurança em fronteira no México

A fronteira de San Ysidro, que liga os EUA com o México, onde milhares de migrantes aguardam para pedir asilo político nos EUA, foi reaberta depois de ter sido fechada para reforço de segurança.
CPLP

CPLP. Sanções entram em vigor daqui por cinco anos

A revisão dos estatutos da CPLP foi aprovada pelo Governo português na quinta-feira e já inclui sanções para estados-membros que violem a ordem constitucional.
António Costa

Costa espera concretizar certificação de dívidas

Para o primeiro-ministro, a visita de João Lourenço a Portugal "será uma oportunidade" para se concretizarem processos como a certificação de dívidas — trabalho já iniciado em setembro, em Angola.
Relações Internacionais

UE e Guiné-Bissau chegam acordo sobre pescas

À luz do novo acordo de pesca, a UE pagará à Guiné-Bissau 15,6 milhões de euros anuais durante cinco anos. No anterior acordo, Bissau recebia 9,5 milhões de euros anuais.
Relações Internacionais

Noruega promete reforço no apoio a Moçambique

126
A primeira-ministra norueguesa promete reforçar o apoio a Moçambique e ao processo de paz, na gestão de fundos públicos e no combate à corrupção.
Relações Internacionais

Lisboa propõe atribuição de chave a João Lourenço

3.571
A proposta prevê a atribuição da Chave de Honra de Lisboa ao chefe de Estado angolano quando João Lourenço visitar os Paços do Concelho entre 22 e 24 deste mês.
Rússia

Líder separatista quer "integração" com Rússia

O líder separatista ucraniano Denis Pushilin, eleito dirigente da região de Donetsk nas eleições de domingo, prometeu prosseguir a "integração" da sua autoproclamada república com a Rússia.
República do Congo

Igreja teme que crise de deportados ameace a paz

A Igreja Católica da República Democrática do Congo teme que a crise humanitária causada pelos milhares de deportados de Angola seja uma ameaça à paz ao longo da fronteira entre os dois países.
Diplomacia

Visita de Angola a Portugal será uma "boa visita"

O embaixador angolano em Portugal afirmou que a visita do Presidente de Angola a Portugal, este mês, visa fortalecer e ampliar as relações entre os dois países, vaticinando que será "uma boa visita".
Diplomacia

Marrocos propõe à Argélia diálogo direto e franco

O rei de Marrocos propõe criar um "mecanismo político conjunto de diálogo e de concertação" para ultrapassar os diferendos entre os dois países vizinhos, defendendo uma solução de autonomia.
Justiça

Realizador russo apresenta-se hoje em tribunal

A prisão do cineasta e encenador causou uma onda de contestação no meio artístico russo e internacional, que acusam a Rússia de ter detido o cineasta por motivos políticos.
Relações Internacionais

Macau e UNESCO juntam-se em projeto científico

À Universidade de Macau e à UNESCO, outras 37 instituições em todo o mundo vão colaborar em projetos científicos no âmbito da iniciativa chinesa de investimento em infraestruturas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)