771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Relações Internacionais

Relações Internacionais

Costa vai reunir com dirigentes da UE e da NATO

Na véspera da reunião com o conselho europeu, Costa irá transmitir uma mensagem de agradecimento aos protagonistas europeus com quem mais trabalhou nos últimos anos.
Guerra na Ucrânia

Áustria expulsa dois diplomatas russos

Diplomatas manifestaram um comportamento "incompatível com o seu estatuto diplomático", considerou em comunicado o MNE austríaco. Os dois russos têm até dia 19 para abandonar o país.
União Europeia

UE pede aos EUA que façam mais pela Ucrânia e Gaza

Representantes sublinharam a "força" da parceria e da cooperação entre os EUA e a UE na resolução dos desafios globais. Borrell referiu que a solução de dois Estados é o caminho para a paz em Gaza.
Comissão Europeia

Borrell: mundo estaria "ainda pior" sem a ONU

Borrell referiu que o estado do mundo é "profundamente preocupante" mas que seria ainda pior não fossem a ONU. Homenageou todos aqueles que trabalham para a organização, sobretudo o secretário-geral.
Guerra na Ucrânia

Suécia torna-se oficialmente membro da NATO

Descrito como "um momento histórico", a Suécia tornou-se esta quinta-feira o 32.º membro da NATO. Biden afirma que a aliança está mais unida do que nunca e Marcelo felicita Rei Carlos XVI Gustavo.
Guerra na Ucrânia

Noruega dá 140 milhões para munições para Ucrânia

Noruega, que já apoiava a Ucrânia, contribui agora para "garantir as tão necessárias munições de artilharia ao país o mais rapidamente possível", disse o primeiro-ministro norueguês.
Guerra na Ucrânia

Zelensky vai a Istambul para encontro com Erdogan

Segundo a presidência turca, no centro da reunião estará "a situação entre a Rússia e a Ucrânia e o relançamento de um corredor seguro no Mar Negro". Está prevista conferência de imprensa às 19h00.
Relações Internacionais

Japão e Índia concordam em intensificar relações

Face ao agravamento do ambiente de segurança mundial, a MNE do Japão sublinhou a possibilidade de alargar a cooperação entre os dois países a novas áreas do espaço e da cibersegurança.
Relações Internacionais

Lula e Sánchez confiantes no acordo Mercosul-UE

Lula ressalva a importância de um acordo entre duas nações que querem "andar para a frente". Sánchez afirma que, depois da guerra na Ucrânia, a UE aprendeu que deve diversificar relações.
Noticiário

4h. Super Tuesday. "Trump está focado na vingança"

Noite marcada por primárias dos dois partidos em vários estados. Biden e Trump são os grandes vencedores. Ex-presidente dos EUA ataca Biden e promete "sucesso" para o país.
Relações Internacionais

Governo preocupado com entraves à extradição

Secretário de Estado-adjunto e da Justiça alertou para a possibilidade de alguns países poderem não querer extraditar condenados para Portugal devido à falta de condições em algumas prisões nacionais.
Guerra na Ucrânia

Kiev diz que não recebeu ajuda de 16 mil milhões

Primeiro-ministro ucraniano diz que não se sabe o que aconteceu aos fundos recolhidos pela Polónia e Comissão Europeia, mas refere que "a Ucrânia não recebeu nada".
Guerra na Ucrânia

Alemanha alerta e compara Moldávia à Ucrânia

"Falsos referendos, falsos procedimentos para desestabilizar outro país", disse a MNE alemã, estabelecendo comparações entre a anexação da Crimeia em 2014 e a atual situação na Transnítria.
Conflito Israelo-palestiniano

Acordo só se Hamas abandonar ideias "delirantes"

"Se o Hamas renunciar às suas exigências delirantes e se consciencializar da realidade, então teremos o progresso que todos desejamos", afirmou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Gabinete de Guerra

Dois anos de invasão. Que balanço podemos fazer?

A Rússia invadiu a Ucrânia há 730 dias. Como chegámos aqui e para onde caminhamos? Episódio especial de Gabinete de Guerra com análise de Diana Soller e Daniela Nunes.
Guerra na Ucrânia

Canadá envia ajuda à Ucrânia de 2 mil milhões

O acordo firmado entre Trudeau e Zelensky foi anunciado pelo chefe de Estado ucraniano e prevê a atribuição de mais de 2 mil milhões de euros em assistência financeira e de defesa à Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

"Visita de Zelensky discutida depois das eleições"

Ao Observador, Maryna Mykhailenko diz que queda do Governo interferiu numa possível visita do Presidente. Admite falta de munições e avisa que "apoio dos EUA não é caridade, mas sim investimento".
Gabinete de Guerra

"Navalny já estava num processo de morte"

Morreu Navalny, "um grande defensor da democracia" e principal opositor de Putin. Não há dúvidas: "A responsabilidade é do regime russo". Análises de Daniela Nunes, Diana Soller e Bruno Cardoso Reis.
Relações Internacionais

Que dizer da entrada dos 5 novos países no BRICS?

Com alguns dos maiores produtores de petróleo do mundo, e por isso alguns dos mais  ricos, numa só instituição, a influência dos Estados Unidos perde cada vez mais poder.
Relações Internacionais

Marcelo e Xi Jinping trocam mensagens

Por ocasião do 45.º aniversário das relações diplomáticas entre Portugal e China, os dois presidentes trocaram mensagens de felicitações. Marcelo apontou que relações nasceram no tempo dos impérios.
Guerra na Ucrânia

Portugal disponível para formação de caças F-16

Ministro dos Negócios Estrangeiros afirma não se tratar apenas de "mais um pedaço de equipamento" militar, mas de "um sistema de armas complexo que envolve várias modalidades".
Irão

Teerão ameaça retaliar se EUA decidirem atacar

"A República Islâmica não hesitará em utilizar capacidades para dar uma resposta que fará com que os agressores se arrependam", reagiu o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.
Mundo

Desinformação: a nova pandemia do séc. XXI

Reconstruir a confiança nas instituições requer um compromisso de longo prazo com a sua integridade e transparência, acompanhadas pela necessária responsabilização e penalização por condutas erradas.
Mundo

Reconfiguração do mundo dos nossos tempos

As reconfigurações são alterações na ordem mundial que podem resultar (muitas vezes) em eventos de natureza violenta, provocando choques e instabilidade. As coisas vão piorar antes de melhorar.
Resposta Pronta

EUA e RU atacam Iémen. "Querem aniquilar Houthis"

Diana Soller, especialista em Relações Internacionais, fala numa operação planeada como "resposta a ato de guerra dos Houthis". Reino Unido e EUA querem garantir a normalidade no Mar Vermelho. 
Noticiário

00h. Reino Unido e EUA atacam no Iémen

Notícia avançada pela agência Reuters. Já foram ouvidas várias explosões em território do Iémen, principalmente na capital Sanaã e em Hodeidah.
Guerra na Ucrânia

"Jogo de vingança"? O que se passa em Belgorod?

Pela primeira vez desde o início da guerra, Ucrânia leva a cabo ataques continuados em solo russo. Belgorod tornou-se palco de novo escalar do conflito. Mas pode representar nova fase da invasão?
Diplomacia

MNE defende relevância de Portugal no mundo

João Gomes Cravinho sublinhou a importância de Portugal num mundo dominado por "nuvens negras". União Europeia, NATO, G20, Conselho de Segurança e CPLP são o palco "onde a voz portuguesa" é relevante.
Noticiário

21h. ONU confirma reunião sobre ataque a Belgorod

A informação foi avançada pla missão russa na ONU, foi depois confirmada à agência AFP por dois membros do Conselho de Segurança da ONU.
BRICS

Um sinal dos tempos que aí vêm

A união dos BRICS, agora BRICS+5, é em si e por si sinal de um mundo onde mais depressa se sabe o que não se quer do que o que se quer.
Energia

Energia. Lisboa, Madrid e Paris assinam memorando

Portugal, Espanha e França assinaram esta terça-feira, em Bruxelas, um Memorando de Entendimento sobre as ligações energéticas entre os três países.
A Sexta Coluna

Populismo: doença crónica da velhice democrática?

A ideia de que o populismo é uma “gripezita” das sociedades políticas ocidentais, que as respectivas classes políticas poderão corrigir e superar desde que se decidam a fazê-lo, é um equívoco.
Resposta Pronta

"A Argentina é um doente nos cuidados intensivos"

José Filipe Pinto, politólogo e especialista em movimentos extremistas, analisa o discurso de Javier Milei na tomada de posse como Presidente da Argentina. Ainda, a presença de Zelensky na cerimónia.
Relações Internacionais

A Sul de Kissinger

Talvez se aplique a Kissinger o retrato que um amigo de Bismarck deixou do líder prussiano: ninguém se alimenta impunemente da árvore da imortalidade. A sua memória terá sempre o tamanho da sua culpa.
Relações Internacionais

China-EUA: os equilíbrios intransponíveis

A Rússia e China são atuais parceiros não naturais. Por outro lado, os EUA e China têm demasiadas áreas de potencial colaboração e equilíbrios militares para estarem num choque iminente.
Noticiário

2h. UE. Costa nos Balcãs para reforçar compromisso

Uma viagem que acontece para reforçar o compromisso de Portugal quanto ao processo de alargamento da União Europeia. António Costa manifestou o apoio à adesão da Albânia.
Relações Internacionais

Quem foi Henry Kissinger?

Não tenho qualquer dúvida que a administração norte-americana vê com preocupação a popularidade de Kissinger tanto na China como na Rússia. O seu falecimento foi um evento importante nos dois países.
Noticiário

6h. Costa discursa hoje na COP28 no Dubai

Primeiro-ministro demissionário vai anunciar 5 milhões de euros para o fundo de financiamento de perdas e danos resultantes das alterações climáticas. COP28 termina a 12 de dezembro.
A Sexta Coluna

O político e o profeta: Kissinger e Fritz Kraemer

É no elogio fúnebre do seu mentor Fritz Kraemer, “o profeta”, que o “controverso” político se confessa no compromisso entre o ideal e o possível.
Noticiário

23h. Brasil convida Portugal para observar G20

Um convite feito durante a presidência do país no grupo. Portugal diz ter aceitado “com satisfação” o convite do Brasil para acompanhar em permanência, durante um ano, o G20.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos