Olá

863kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Relações Internacionais

Relações Internacionais

Olivença e o vinho estragado

Num mundo civilizado, a soberania não se decide com base em argumentos históricos, mesmo quando achamos que a razão está do nosso lado.
Relações Internacionais

Olivença e as coisas que se ouvem

Os comentadores criticam o ministro por enunciar a posição oficial do Estado Português sobre Olivença; mas não criticam as reivindicações espanholas sobre Gibraltar ou as Ilhas Selvagens.
Gabinete de Guerra

"Os reféns não são a prioridade de Netanyahu"

Netanyahu a fazer tudo para a sua sobrevivência política, enquanto o líder da oposição tenta rentabilizar fragilidades. O politólogo José Filipe Pinto alerta: "Vivemos num estado de conflito global".
Noticiário

3h. Morreu Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru

Alberto Fujimori, o polémico ex-Presidente do Peru, morreu vítima de cancro. Tinha 86 anos. Foi condenado a uma pena de prisão de 25 anos, por corrupção e violação dos direitos humanos.
Comissão de Inquérito

"Vi coisas inimagináveis no Sudão"

Helena Ferro Gouveia vive para comunicar e quer "simplificar sem ser simplista". Num mundo cada vez mais violento, não tem dúvidas de que os 'confins', como no Sudão, escondem problemas por resolver.
Gabinete de Guerra

TPI: "Não me parece que seja uma falácia"

Diana Soller afirma que o episódio questiona a eficácia dos mandatos do Tribunal Penal Internacional. A especialista em Relações Internacionais lamenta também a lentidão da UE na sua militarização.
Explicador

Comissário europeu deve ser associado a partidos?

Vitalino Canas acredita que o comissário europeu não deve estar associado a partidos. Paulo Cunha sublinha que a escolha não se cinge apenas ao PSD e não vê que o sentido de estado seja ferido. 
Resposta Pronta

"Amanhã Irão já tem condições para atacar Israel"

Motivos religiosos podem estar na origem da demora da retaliação do Irão. Tiago André Lopes alerta que estes impedimentos podem terminar amanhã. Ainda, a falta de cedências e as posições extremadas.
Comentário

"Esta é uma estratégia gasta"

Tiago André Lopes, especialista em relações internacionais, diz que a dramatização para aceitação do acordo é uma estratégia que não funciona.
Noticiário

8h. A oposição venezuelana sai hoje à rua

Em Portugal, foram convocadas manifestações em pelo menos sete cidades: Lisboa, Porto, Braga, Funchal, Faro, Beja e Aveiro. Ainda, está dominado o incêndio em Penafiel.
Gabinete de Guerra

Ucrânia pressiona. Rússia vai repensar estratégia

Tiago André Lopes acredita que a Ucrânia pôs a Rússia a "repensar a estratégia". O professor de relações internacionais considera a posição da Itália face à Palestina na ONU uma "grande surpresa".
Noticiário

22h. PNS critica plano para saúde do Governo

Para o líder socialista, a situação atual é um reflexo da instabilidade que o atual Governo introduziu na área da saúde. Ainda, Corina Machado agradece aos países europeus.
Noticiário

16h.Líbano. Itália pede que cidadãos saiam do país

MNE italiano apela aos italianos que estejam no Líbano a não viajar para o sul do país e a regressarem a Itália em voos comerciais. Ainda, Ucrânia recebe primeiros caças-F16 vindos do Ocidente.
Relações Internacionais

E de repente, o ambiente é diferente

Em poucos dias, Israel e o povo da Venezuela colocaram em xeque os aliados de Vladimir Putin. Um Irão mais passivo e uma Venezuela livre serão vitórias cruciais das democracias contra as autocracias.
Noticiário

21h. Venezuela. Países europeus pedem atas

Portugal juntou-se a Espanha, Itália, França, Polónia e Países Baixos nessa declaração. Ainda, ao intervalo o Sporting está a vencer o FC Porto por 3-1 na Supertaça.
Relações Internacionais

Instalação de mísseis nas Filipinas cria tensão 

Vai ser instalado um sistema de mísseis de médio alcance Typhon nas Filipinas medida que "contribui para a corrida ao armamento e é contrária à necessidade de paz e prosperidade na região".
Noticiário

16h. Xi Jinping felicita Maduro pela reeleição

Xi Jinping espera trabalhar com Nicolás Maduro "para continuar a elevar a parceria estratégica entre China e Venezuela". O líder chinês felicita o chefe de Estado da Venezuela.
Noticiário

15h. Media internacionais. "Vitória de González"

Um desses meios de comunicação é o El mundo que escreve em titulo "Fraude massiva na Venezuela". Baseiam-se numa contagem de mais de 73 por cento das atas que a oposição terá conseguido digitalizar.
Relações Internacionais

Meloni: China é crucial para a paz e estabilidade

Giorgia Meloni destacou o papel da China para garantir a paz e a segurança internacional durante um encontro com Xi Jinping onde sublinhou a necessidade de relações comerciais equilibradas.
Explicador

A Venezuela pode sobreviver ao caos?

Duarte Pacheco garante que as eleições serão sempre uma farsa enquanto Maduro for presidente. Ana Gomes fala da falta de credibilidade do regime e das constantes jogadas políticas para manter o poder.
E o vencedor é...

Maduro ganha sempre, nem era preciso contar votos

A situação penosa na Venezuela vai piorar com a vitória de Maduro que “cheira a esturro”, mas que era previsível. A roda viva de exonerações do Governo não para e o pântano é cada vez mais fundo.
Resposta Pronta

“Maduro não vai aceitar a vitória da oposição”

Marcelo Moriconi sublinha que a vitória de Maduro vai criar um grande mal-estar na Venezuela. O investigador da Universidade de Lisboa destaca ainda os vários países que não reconhecem os resultados.
Relações Internacionais

A colaboração da esquerda portuguesa com Putin

O presidente russo não busca salvar os incautos que ingerem o veneno progressista. Ele é um lobo (revolucionário) disfarçado de cordeiro, enganando as fileiras da direita.
Noticiário

22h. Venezuela. Bugalho vai fazer queixa ao PE

O eurodeputado português foi um dos membros da delegação do Partido Popular Europeu que ficou retida no aeroporto de Caracas. Ainda, Sporting vence Athletic Bilbao por 3-0 no jogo de apresentação.
Noticiário

19h. Venezuela. Há plano para retirar portugueses

Nicolas Maduro está a impedir várias delegações internacionais de entrar na Venezuela. Ainda, Sporting CP apresenta-se hoje aos sócios em mais uma edição do Troféu Cinco Violinos.
Noticiário

16h. JO. Rui Costa já está a competir 

Rui Costa está no 3.º lugar no primeiro ponto intermédio aos 15kms. Ainda neste jornal, Governo venezuelano está a impedir a entrada de várias delegações internacionais no país.
Política

China anuncia visita da primeira-ministra italiana

Meloni vai realizar uma visita oficial de cinco dias à China a partir de sábado. Convite surge após Roma ter abandonado a iniciativa Faixa e Rota, o principal programa da política externa de Pequim.
Guerra na Ucrânia

Putin reuniu-se com o Presidente sírio em Moscovo

O líder russo mencionou a "escalada" da situação no Médio Oriente como um dos temas do encontro com o seu homólogo sírio, bem como as relações económicas bilaterais.
Relações Internacionais

Luanda pede mais formação técnico-profissional

Montenegro iniciou esta terça-feira a visita a Angola onde vão ser assinados oito instrumentos de cooperação que constituem a base em que se vão desenvolver ações entre os dois países.
Noticiário

13h. Adesão à greve dos médicos ronda os 70%

A FNAM reivindica a reposição do período normal de trabalho semanal de 35 horas e a atualização da grelha salarial. Ainda, Kamala Harris já angariou mais de 100 milhões de dólares para a campanha.
Ambiente

O Ártico em jogo: disputas para o Século XXI

Com a Federação Russa à cabeça, os estados circumpolares disputam um espaço geográfico que outrora parecia fadado a um isolamento crónico.
Noticiário

14h. Trump acusa Biden de organizar campanha 

Donald Trump diz que Joe Biden está a "marcar reuniões com Xi e Putin" sobre o possível início da "Terceira Guerra Mundial". Ainda, António Costa recebido em Roma por Giorgia Meloni.
Noticiário

13h. Paulo Rangel elogia presidência de Joe Biden

Paulo Rangel realça a importância da presidência de Joe Biden no que respeita ao reforço da ligação transatlântica. Ainda neste jornal, Rui Rocha não comenta as críticas de Tiago Mayan Gonçalves.
Médio Oriente

Iémen, a "terceira frente" de Israel na guerra

Israel intercetou este domingo um míssil proveniente do Iémen. A retaliação surge depois do ataque a um porto controlado pelos huthis. Quatro perguntas e respostas para perceber a escalada de tensões.
Noticiário

13h. Livre promete apresentar um contra orçamento

PAN, Livre e PCP já foram recebidos em São Bento. Inês Sousa Real admite que existe alguma margem de negociação com o Governo. Ainda, Starmer classifica a visita de Zelensky como "momento histórico”.
Noticiário

14h. CE. Ursula von der Leyen reeleita presidente

Ursula von der Leyen obteve mais votos do que há 5 anos. Ainda, Iniciativa Liberal disponível para negociar OE, mas avisa que votará contra o documento se for semelhante aos dos governos do PS.
Noticiário

13h. Provas de aferição do ensino básico vão mudar

As provas de aferição passam a chamar-se Provas de Monitorização da Aprendizagem e voltam a ser feitas no 4.º e no 6.º ano. Ainda, Zelensky diz que Putin falhou as tentativas de dividir a Europa.
Noticiário

13h. PR felicita Roberta Metsola 

Marcelo Rebelo de Sousa fala no excelente trabalho, na coragem e na capacidade de diálogo e de inovação de Roberta Metsola. Ainda neste jornal, Manifesto dos 50 tem novos aderentes.
Noticiário

12h. PE. Roberta Metsola reeleita presidente 

Roberta Metsola conseguiu 562 votos a favor, quando precisava de apenas 312 para ser eleita. Ainda, Viktor Órban quer que a União Europeia restabeleça relações diplomáticas com a Rússia.
Noticiário

14h. Hungria. Bruxelas planeia boicotar cimeira 

Borrell quer convocar ministros dos negócios estrangeiros europeus a Bruxelas nos mesmos dias em que decorre a cimeira organizada por Orbán. Ainda, Paulo Núncio apela à oposição para que viabilize OE.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Paulo Rangel preocupado com violência política

Segundo Paulo Rangel, os atos de violência política, "banidos dos nossos horizontes nas últimas décadas", regressam com certa frequência: Trump foi o mais recente, depois de Fico e Frederiksen.
Mar

A disputa pelo Mar Português - as Selvagens

A questão das Selvagens não é apenas uma disputa territorial, mas uma luta pela soberania nacional e pelo futuro económico e ambiental do país.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.