Relações Internacionais

Relações Internacionais

Paris. Porque é que Boris pôs o pé em cima da mesa

111
Numa reunião sobre o Brexit, o primeiro-ministro britânico colocou o pé numa mesa de apoio do Eliseu, em Paris. Houve muitas críticas, mas um vídeo mostra que foi tudo uma brincadeira com Macron.
G7

Macron. Fogos na Amazónia são crise internacional

992
Emmanuel Macron apelou para que os incêndios na Amazónia sejam discutidos na cimeira do G7 que decorre este fim de semana em França. "A nossa casa está a arder. Literalmente", afirmou o presidente.
G7

G7. Trump reúne-se com os PMs de 6 países

Além do encontro alargado com os primeiros-ministros britânico, canadiano, japonês e indiano, Trump vai ter também encontros bilaterais Emmanuel Macron e Angela Merkel.
Moçambique

Moçambique promete facilitar investimento russo

Além da defesa e segurança, entre as principais áreas em que os dois países querem reforçar a cooperação, destaca-se o setor do gás e petróleo,
Hong Kong

China deteve funcionário que estava desaparecido

China diz que o jovem está detido na fronteira com Hong Kong por ter violado uma lei chinesa de segurança pública. Funcionário desaparecera depois de mandar sms à namorada: "Reza por mim".
Relações Internacionais

Cimeira G7. Polícias e protestantes preparam-se

Mais de 13 mil polícias ocupam os seus postos para receberem encontro entre Donald Trump, Emmanuel Macron, e os líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, Japão, Canadá e Itália, em Biarritz.
Diplomacia

Presidente de Cabo Verde faz visita a Moçambique

O também presidente em exercício da CPLP diz que não toma partido e não se pronuncia sobre divergências no interior de forças políticas, mas apelou ao diálogo e a que desavenças sejam "ultrapassadas".
Relações Internacionais

Bolsonaro ataca Noruega com vídeo dinamarquês

"Vejam o assassinato de baleias patrocinado pela Noruega", escreveu o Presidente do Brasil, colocando um link de um vídeo que mostra pessoas a matarem baleias. Só que as imagens são da Dinamarca.
Relações Internacionais

Brasil. Côa Parque faz protocolos com instituições

504
A Fundação Côa Parque assinou protocolos de cooperação com instituições culturais e científicas do Brasil, para promover a partilha de conhecimentos técnico-científicos, entre os seus membros.
Comissão Europeia

Fome. CE disponibiliza 9 milhões para o Haiti

Em causa está um pacote de nove milhões de euros, que acresce aos 12 milhões de euros já disponibilizados em 2018, para combater a fome e suportar as necessidades básicas de mais de 130 mil pessoas.
Cabo Verde

Cabo Verde. Investimento aumenta mais de 50%

163
Em apenas três meses de 2019, o investimento direto português em Cabo Verde já representa metade do registado em todo o ano de 2018, totalizando 4,9 milhões euros.
Marcelo Rebelo de Sousa

Visita de Marcelo à Alemanha termina junto ao mar

Os chefes de Estado percorreram a pé parte da marginal de uma localidade próxima de Rostock. Marcelo viu a deslocação a Rostock como símbolo da ligação da Alemanha ao mar, ponto comum com Portugal.
Relações Internacionais

Chipre e comunidade turca de novo em diálogo

O Presidente do Chipre e o líder da comunidade turca vão tentar dar um novo impulso a um processo negocial bloqueado e destinado a terminar com a partilha da ilha, imposta desde 1974.
Defesa

Coreia do Norte ameaça lançar mais mísseis

Depois de disparar dois novos mísseis, na província de Hwanghae do Sul, na costa oeste do país, a Coreia do Norte ameaçou realizar mais testes de armas.
Donald Trump

Estados Unidos congelam ativos venezuelanos

242
Os Estados Unidos congelaram todos os ativos do Governo venezuelano. Trump fez referência à "usurpação" do poder de Maduro e abusos dos direitos humanos.
Relações Internacionais

UE exige que EUA eliminem tarifas sobre aço

Em causa estão as tarifas alfandegárias norte-americanas sobre o aço e o alumínio que provêm da UE, aplicadas desde 01 de junho do ano passado e que deterioraram as relações comerciais.
Relações Internacionais

Portugal e o futuro da ordem internacional

Não é evidente se se assiste a uma redefinição de como governar a ordem internacional ou ao surgimento de um período de muita instabilidade, como nos anos 1930, em que o perigo de guerra vai aumentar.
Música

Yangyang Ruan conquista título de Melhor Pianista

123
Jovem chinês recebeu o título no Concurso Internacional Santa Cecília, que decorreu na Casa da Música, no Porto. O pianista interpretou um Concerto de Frédéric Chopin, numa prova que durou 35 minutos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva faz visita à Guiné-Bissau

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português, visita a Guiné-Bissau para discutir o futuro da cooperação entre os dois países. O Plano de Cooperação estende-se até 2020.
Brasil

Bolsonaro diz que "Portugal é um país irmão"

234
Apesar da importância dada às relações com a CPLP, Bolsonaro não esclareceu se tomará alguma medida ou acordo no que à questão da mobilidade entre países da lusofonia diz respeito.
Cabo Verde

Cabo Verde defende importância do português

857
O ensino do português é "fundamental" para Cabo Verde. "Nós queremos ter recursos altamente qualificados e a língua portuguesa é a língua do conhecimento", disse o chefe da diplomacia cabo-verdiana.
Relações Internacionais

Portugal quer alargar mobilidade à CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros quer replicar "o que já hoje existe na relação bilateral com o Brasil". Um acordo global pode chegar até 2020.
Relações Internacionais

Timor aproveita lei sobre tratado de fronteiras

Em causa estão um conjunto de procedimentos para a ratificação do Tratado entre a República Democrática de Timor-Leste e a Commonwealth da Austrália, que estabelece fronteiras Marítimas.
Relações Internacionais

Casa Branca cancela venda de caças F-35 à Turquia

123
Cancelamento da venda surge devido à compra de mísseis russos S-400 por parte da Turquia. Washington continuará a cooperar com Ancara, garante um comunicado da Casa Branca.
Brasil

Bolsonaro insiste em filho para embaixador nos EUA

Bolsonaro diz que, da sua parte, "está definido" que será o filho a ocupar o cargo. No entanto, o chefe de Estado reconheceu que existe o risco de o Senado barrar a nomeação de Eduardo Bolsonaro.
Relações Internacionais

Europa deve reforçar a segurança, diz ministro

O ministro da Defesa considerou que existe uma “consciência crescente que tem vindo a desenvolver-se ao longo de alguns anos de que a Europa tem de fazer mais pela sua própria segurança e defesa”.
Brasil

Filho de Bolsonaro diz ter apoio de ministro

"Ele é amigo dos filhos do Trump, fala inglês, fala espanhol, tem vivência muito grande do mundo. No meu entender, poderia ser uma pessoa adequada e daria conta do recado", disse o Presidente.
Mundo

A política da saudade /premium

Os sentimentos coletivos ganharam um lugar no pódio político e é uma condição cada vez mais essencial para ganhar eleições saber manipular esses sentimentos a favor de determinada candidatura.
Relações Internacionais

Governos dos EUA e Reino Unido cancelam reunião 

A reunião iria juntar o secretário do Comércio britânico e o secretário do Comércio norte-americano. Cancelamento surge após declarações polémicas de Trump contra Theresa May e o embaixador britânico.
Relações Internacionais

Portugal e Espanha unem-se sobre migração

Fernando Grande-Marlaska e Eduardo Cabrita vão "defender uma posição conjunta", na próxima semana, sobre os fluxos migratórios, no conselho de ministros do Interior e da Administração Interna.
Cimeiras

Cabo Verde prestes a ratificar acordo com África

"Aderimos à zona de livre comércio de todo o continente africano, neste momento estamos um processo normal de ratificação, o acordo já foi aprovado em Conselho de Ministros", disse Luís Tavares.
NATO

Biden: NATO desaparece se Trump for reeleito

179
"Deixe-me colocar a questão da seguinte forma: se ele (Trump) ganhar a reeleição, asseguro que não existirá NATO daqui a quatro ou cinco anos", disse o ex-vice-presidente dos Estados Unidos.
Relações Internacionais

Países dos Balcãs Ocidentais reúnem-se na Polónia 

A UE quer aumentar a sua influência na região dos Balcãs Ocidentais, processo tradicionalmente liderado pela Alemanha, país a que agora se junta à Polónia, defensor da integração destas nações na UE.
Nações Unidas

EUA impediram condenação de ataque na Líbia

Os EUA impediram, sem qualquer explicação, a aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU de uma condenação do ataque que matou
Relações Internacionais

Ordem internacional soberanista /premium

O liberalismo político sempre conviveu harmoniosamente com a soberania quando não a tentou transformar. E este tem de ser o princípio orientador das nossas políticas internacionais.
Armamento Nuclear

Coreia do Norte não quer Seul a mediar com EUA

Matérias sobre as relações com os Estados Unidos não devem passar pela Coreia do Sul, diz o departamento de assuntos norte-americanos do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte.
Lusofonia

Governador do Ceará preocupado com lusofonia

Camilo Santana, governador do PT, considera a relação com os países lusófonos "muito forte" e mostra-se "triste" por essa não ser uma prioridade do governo de Bolsonaro.
Conflitos

Presidente do parlamento da Georgia demite-se

Presidente do parlamento anunciou a demissão na sequência de violentos confrontos entre polícia e manifestantes que protestavam contra a intervenção de um deputado russo no hemiciclo.
Relações Internacionais

Ancara volta a rejeitar ultimato dos EUA 

Washington advertiu que caso a Turquia não renuncie até 31 de julho ao sistema de defesa antiaéreo russo, os pilotos turcos que atualmente treinam nos Estados Unidos nos F-35 serão expulsos.
Relações Internacionais

EUA reconhecem "interlocução" de Portugal e África

João Cravinho encontrou-se com o secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos da América, Patrick Shanahan e as relações entre Portugal e o continente africano foram um dos tópicos abordados.
Moçambique

Moçambique. BAD e agência turca apoiam agricultura

O Banco Africano de Desenvolvimento e a Agência de Cooperação e Coordenação Turca para África estão a cooperar na assistência técnica no setor agrícola em Moçambique.
Nações Unidas

Diversidade evocada pela vice-secretária da ONU

107
A necessidade de reforçar o pluralismo, a inclusão, o respeito pela diversidade e a coragem, foi evocada pela vice-secretária geral da ONU numa palestra organizada pela Fundação Aga Khan.
Emigrantes

Comunidades querem parlamento a debater diásporas

O CP-CCP decidiu "propor à presidência, aos grupos parlamentares e às representações partidárias na Assembleia da República que seja realizado, anualmente, um plenário para tratar da temática".
Relações Internacionais

Presidente chinês inicia visita à Rússia

Xi Jinping inicia visita a Moscovo para "atualizar e fortalecer as relações" e onde acertará estratégias com o seu parceiro internacional Vladimir Putin face às crescentes tensões com os EUA.
Huawei

Huawei acusa EUA de "assédio" devido às sanções

"É um ataque contra a ordem liberal baseada em regras. E isto é perigoso. Agora, está a acontecer à Huawei, amanhã pode acontecer com outra empresa internacional" diz o representante da empresa na UE.
Relações Internacionais

Rússia: a minar a democracia daqui à Venezuela

No início do ano passado vimos meios de comunicação social patrocinados pelo Estado russo lançar uma campanha de desinformação sobre as Lajes que afetou diretamente a indústria do turismo dos Açores.
Mundo

Este mundo não é para liberais  /premium

Voltámos a um mundo de competição entre grandes potências, sem que se tenham sentado a negociar um novo sistema normativo, mas como resultado da convergência à procura da maior preponderância.
Segurança Informática

"Os softwares são vulneráveis. Não há um perfeito" /premium

Natalia Oropeza é a pessoa responsável pela cibersegurança da Siemens. Em entrevista ao Observador, falou dos riscos, da armadilha que é a digitalização, da falta de talento, do 5G e de Portugal.
Relações Internacionais

Portugal quer reforçar relação com Canadá

Foi assinado memorando de entendimento entre o ministério dos Negócios Estrangeiros e a Câmara Municipal de Toronto, num reconhecimento oficial pelo contributo prestado pela comunidade portuguesa.
Rússia

Rússia afastada da formação do mundo bipolar /premium

237
O mais grave é que os senhores do Kremlin não aprendem nada com o passado ou como presente. Pequim não se mete em aventuras militares, mas tem interesses económicos crescentes em todos os continentes
Cabo Verde

Cabo-Verde, um país global no centro do Mundo

399
Cabo Verde é um hoje um País aberto ao Mundo e enraizado no Mundo. Queremos mais e melhor cooperação. Acreditamos numa parceria inclusiva, reciproca, sustentável e concretizável.
Relações Internacionais

Patriotismo, Cosmopolitismo e Democracia /premium

Se as paixões rivais entre nacionalismo e pós-nacionalismo não forem urgentemente moderadas, a maior vítima pode ser outra: chama-se democracia.
NATO

A velhinha NATO /premium

Mas não faz sentido ignorar que, aos 70 anos, a NATO, que nos garante silenciosamente a segurança e que sobreviveu ao seu próprio sucesso na Guerra Fria, nunca passou um período tão difícil.
Relações Internacionais

A biblioteca do Congresso e os bonés vermelhos /premium

A América e a China propõem hoje ao mundo dois sistemas distintos de governação e interação global, uma escolha que exige mais diálogo e mais consciência histórica por parte do governo português.
Relações Internacionais

País sul-americanos lançam novo bloco regional

Apenas 7 dos 12 países sul-americanos aderiram imediatamente ao projeto. A Venezuela ficou de fora por não respeitar o princípio da plena democracia do Estado de Direito.
China

Vamos mesmo ignorar isto? /premium

251
A Europa assumiu pela primeira vez que o expansionismo da China representa uma ameaça para o continente e os jornais portugueses, que tão competentemente cobriram a visita de Xi, não fazem perguntas?
São Tomé e Príncipe

Japão financia empresas de construção são-tomenses

A ajuda entregue a S. Tomé está avaliada em 1,3 milhões de euros. Materiais serão entregues ao privado e o valor será convertido em fundo de contrapartida para investimentos em obras sociais.
China

China reforça integração regional de Macau

O projeto da Grande Baía visa criar uma metrópole mundial, focando-se em áreas como os transportes, segurança, educação, turismo ou cultura, a partir de Hong Kong, Macau e nove cidades de Guangdong.
China

Pequim refere-se a Portugal como "país amigo"

154
A China destacou as relações diplomáticas com Portugal, sublinhando que "os dois lados aderem aos princípios do respeito, igualdade e benefício mútuo" e abordou a visita do Presidente chinês ao país.
António Ramalho Eanes

Eanes: "A China não é regime totalitário"

294
O ex-Presidente da República revelou pormenores do reconhecimento oficial da China por Portugal e da negociação da passagem de Macau para a soberania chinesa.
Diplomacia

Presidente búlgaro saúda relações com Portugal

Marcelo é pela "defesa de um acordo" que foi negociado entre UE e Reino Unido. Presidente búlgaro declara que relações entre Bulgária e Portugal são um símbolo para o futuro da Europa.
Relações Internacionais

Poder das línguas ibéricas é mote de novo projeto

1.080
Os dois Institutos vão apresentar obras para mostrar o potencial e o poder do português e do espanhol, tanto na área da literatura como da economia, ciência e comunicação internacional.
Conferências

Conferências do Estoril. Marques Vidal confirmada 

196
Um prémio Nobel da Paz, um antigo presidente e uma antiga Procuradora-Geral da República entram numa sala. Não é piada. Foram divulgados mais nomes da edição de 2019 das Conferências do Estoril.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)