O filme de Woody Allen feito para a televisão, mas que nunca chegou a ir para o ar, está no Youtube. Chama-se “Men of Crisis: The Harvey Wallinger Story”, parodia a administração Nixon e tem 30 minutos. Foi censurado em 1971 e fez com que Allen jurasse não voltar a produzir para televisão. Agora está disponível no Youtube.

Não é bem um filme, nem é bem um documentário. Em inglês é um mockumentary ou documentário irónico, numa tradução livre, e Woody Allen realizou e protagonizou um em 1971. Misturou imagens de arquivo de Nixon e encarnou uma personagem – Harvey Wallinger – que dá ares de Henry Kissinger, criando “Men of crisis” que tem como objetivo gozar com a administração do presidente republicano e com o Partido Republicano.

http://youtu.be/1fnm7LVB3mY

Quem não achou graça foi o canal de televisão PBS, que encomendou o filme e que pouco tempo antes da data marcada para exibi-lo, decidiu pô-lo na gaveta por compilar momentos embaraçantes do presidente e associar o partido republicano ao Ku Klux Klan. Esta forma de censura não agradou a Allen que disse que dali para a frente faria apenas filmes para cinema.

O filme de 30 minutos estava até agora apenas disponível no Paley Center for Media, um museu de rádio e televisão em Nova Iorque, mas agora pode ser visto na sua totalidade no Youtube. Diane Keaton e Louise Lasser também aparecem neste filme.