Internet

Canadá

Toronto. Polícia revela mensagens de atacante

Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
Facebook

Cambridge desmente criador de app da Analytica

Aleksandr Kogan, criador da app da Cambridge Analytica, afirmou que "todo o trabalho académico foi aprovado", mas comité de ética da universidade de Cambridge afirma que chumbou dois estudos.
YouTube

YouTube elimina oito milhões de vídeos em 3 meses

Vídeos eliminados violavam a política da plataforma, por serem "spam" ou conteúdo considerado impróprio por incitar ao ódio, violência, atos perigosos ou abuso infantil.
Comissão Europeia

Comissão Europeia: mais leis contra 'fake news'

O comissário europeu para a segurança afirmou que está a analisar a melhor resposta quanto a notícias falsas e que isso pode passar por novas "medidas de natureza legislativa".
Facebook

Post banido no Facebook? Vai ser possível recorrer

A rede social divulgou as diretrizes que segue para remover conteúdos da rede social e vai permitir aos utilizadores recorrerem de algumas decisões que a equipa do Facebook toma em relação a posts.
Internet

Apelo internacional à ANACOM pela Internet neutra

13 associações de direitos digitais pedem à ANACOM que defenda a Internet neutra. Posição foi tomada no quadro da consulta pública lançada pelo regulador sobre práticas comerciais de zero-rating.
Família Real Britânica

As reações ao nascimento do novo príncipe

120
O terceiro filho de William e Kate nasceu e a Internet começou a reagir. Os meios de comunicação social apostaram na originalidade e as cores da bandeira do Reino Unido vão iluminar o London Eye.
Inteligência Artificial

Explicador/ Inteligência Artificial

A inteligência artificial chegou à nossa vida, num caminho sem retorno. O tema está na ordem do dia e suscita debates por todo o mundo, muito por causa da questão da ética. Será que estamos prontos?
Facebook

Facebook bate recorde de gastos em "lobbying"

O Facebook nunca tinha gasto tanto em "lobbying" num trimestre como nos primeiros três meses de 2018. Foram 2,6 milhões de euros que ainda assim ficaram aquém dos gastos da Amazon e da Google.
António Costa

Costa quer comunicação social forte e independente

466
As redes sociais colocam desafios enormes à comunicação social, que deve ser independente, forte e de qualidade, para permitir o contraste entre o falso e o verdadeiro, defendeu António Costa.
Facebook

Christopher Wylie vai ser ouvido no Congresso

Christopher Wylie vai ser ouvido na próxima terça e quarta-feira no Congresso norte-americano. O programador que revelou o caso Cambridge Analytica foi ouvido no mês passado no parlamento britânico.
Facebook

Facebook exclui 1,5 mil milhões de norma europeia

204
Com as mudanças nos termos de serviço do Facebook, há 1,5 mil milhões de utilizadores que ficam fora do alcance da nova regulamentação de proteção de dados europeia, o RGPD.
Empreendedorismo

EIA: Inventar o futuro em Cascais

A European Innovation Academy (EIA) promete inovar na área da robótica e inteligência artificial. Os futuros jovens líderes de startups reúnem-se, entre 15 de julho e 3 de agosto, em Cascais.
Facebook

Eurodeputados querem Zuckerberg no Parlamento

Esta quarta-feira, em Estrasburgo, os eurodeputados discutiram o caso Cambridge Analytica e o Facebook. De canto a canto da bancada houve um pedido à Comissão: "Zuckerberg tem de vir ao Parlamento".
Redes Sociais

Cambridge Analytica planeou lançar criptomoeda

A empresa que acedeu indevidamente aos dados de 87 milhões de utilizadores do Facebook planeou uma oferta inicial de criptomoedas que lhe permitisse encaixar 30 milhões de dólares.
Facebook

Proteção de Dados: Facebook garante cumprir regras

A rede social anunciou que "cumpre as novas regras do Regulamento Europeu de Proteção de Dados e oferece novas proteções de privacidade a todos os utilizadores", independentemente de onde viverem.
Redes Sociais

Os prisioneiros da literalidade

230
Fala-se muito da ditadura do politicamente correto, mas a iliteracia – a autoinduzida e a involuntária – bem como a determinação de negar a realidade também contribuem para a imbecilização dos debates
Mundo

Rússia. Alertas sobre atividade cibernética

Comunicado conjunto divulgado esta segunda-feira demonstra preocupação com a "atividade cibernética maliciosa" do Estado russo que visa as administrações e infraestruturas.
Facebook

Universidade de Cambridge responde a Zuckerberg

Universidade de Cambridge está "surpreendida" com as declarações do líder do Facebook, no Congresso norte-americano, sobre o programa dos investigadores que recorrem à plataforma para testar apps.
Estados Unidos da América

Analytica em análise

É mau para a esquerda ter “teorias da conspiração” para justificar maus resultados. Enquanto não interiorizar onde falhou não logrará fazer as mudanças necessárias para recuperar o eleitorado perdido
Redes Sociais

Twitter. 2/3 dos links não vêm de humanos

Um centro de investigação norte-americano descobriu que 66% dos links partilhados do Twitter são divulgados por bots. O Pew Research Center examinou 1.2 milhões de tweets.
Apps

WhatsApp vai aumentar idade mínima de utilização

106
A idade mínima de utilização do WhatsApp vai ser aumentada para os 16 anos. Até agora, era necessário ter pelo menos 13 anos para poder usar a aplicação de mensagens instantâneas.
Wikipédia

Estudantes moçambicanas querem estar na Wikipedia

O evento decorre no âmbito da campanha global #WikiGap, uma iniciativa da Suécia e da WikiMedia que visa aumentar a representação feminina na Internet.
Redes Sociais

Vai poder descarregar tudo o que tem no Instagram

Até à data, era impossível aos utilizadores do Instagram descarregarem fotos e vídeos que partilham na conta. A rede social já anunciou que vai implementar uma funcionalidade semelhante à do Facebook.
Facebook

As 12 coisas que Zuckerberg não explicou

143
Foram 10 horas de audições, cinco no Senado e cinco na Câmara dos Representantes, com muitas repetições e a privacidade dos dados na agenda. Muito se falou, mas ainda muito ficou por esclarecer.
Facebook

Presidente da Cambridge Analytica abandona o cargo

Alexander Taylor, que substituiu o antigo presidente após ter rebentado o escândalo sobre o acesso a perfis do Facebook, vai deixar cargo de CEO e voltar às antigas funções. Não se conhece sucessor.
Facebook

Veja aqui a segunda audição de Mark Zuckerberg

O fundador do Facebook vai falar à Câmara dos Representantes americana, no comité para energia e comércio. É a segunda audição de Zuckerberg em Washington D.C., após o caso Cambridge Analytica.
Facebook

Perfil de Zuckerberg usado pela Analytica - como aconteceu

O líder do Facebook tem esta quarta-feira a segunda audição no Congresso norte-americano, desta vez na Câmara dos Representantes. A audição de terça-feira durou 5 horas.
Internet

Deco Proteste reuniu-se com Facebook

A Deco esteve presente numa reunião com o Facebook esta quarta-feira, em Bruxelas, na qual os responsáveis da rede social se disponibilizaram para encontrar compromissos de proteção dos dados.
Facebook

7 pontos que marcaram a audição de Zuckerberg

Regulação, Cambridge Analytica, inteligência artificial, dados e publicidade. A audição de Zuckerberg demorou cerca de 5 horas. Líder do Facebook teve de responder a perguntas de 45 senadores.
Facebook

Especial/ Os milhões, polémicas e desculpas de Zuckerberg

152
O multimilionário mais jovem do mundo senta-se esta terça e quarta-feira no Congresso dos EUA com um problema de 87 milhões de pessoas por resolver. Vamos desculpar outra vez o "rapaz prodígio"?
Facebook

Veja aqui a audiência de Mark Zuckerberg no Senado

A audição de Mark Zuckerberg no Senado, no seguimento do caso Cambridge Analytica, está a ser transmitida em direto na internet.
Facebook

"Quero assegurar que ninguém influencia eleições" - como aconteceu

Começou a audição de Mark Zuckerberg no Senado dos EUA. O líder do Facebook vai explicar-se sobre os dados utilizados indevidamente pela Cambridge Analytica para ajudar a eleger Donald Trump.
Facebook

Facebook. Veja se os seus dados foram usados

745
Já está disponível a hiperligação dentro do Facebook que mostra se a conta do utlizador foi afetada pela aplicação criada pela Cambridge Analytica. Veja se foi um dos afectados.
YouTube

Hackers. Vídeo YouTube do Despacito alvo de ataque

145
Piratas informáticos alteraram a imagem principal de vídeos no Youtube por uma da série da Casa de Papel, o que fez com que fossem retirados por momentos. Ainda não se sabe extensão do ataque.
Facebook

Facebook. Página do Black Live Matters era fraude

Investigação da CNN descobriu que página com milhares de seguidores era falsa e Facebook nunca detetou. O autor, um sindicalista australiano, terá conseguido mais de 100 mil dólares em doações online.
Facebook

EUA. Zuckerberg inicia hoje audições no Congresso

Mark Zuckerberg assume que foi um "erro pessoal" não ter feito o suficiente para combater os abusos que afetaram a rede social, lançada em 2004.
Facebook

Co-fundador da Apple está "enojado" com o Facebook

Steve Wozniak, co-fundador da Apple, juntou-se ao movimento #deletefacebook e apagou a conta da rede social. "Woz" afirma que se sente mal por a rede social lucrar com os seus dados pessoais.
Facebook

Facebook vai permitir ver se os dados foram usados

A gigante de Zuckerberg vai dizer aos utilizadores se os seus dados foram ou não afetados pela Cambridge Analytica. Opção vai começar a aparecer no feed de notícias a partir desta segunda-feira.
Facebook

EUA. Congresso divulga depoimento de Zuckerberg

Mark Zuckerberg vai falar ao Senado e à Câmara dos Representantes esta semana. Em antecipação, o Congresso divulga o depoimento. Fundador do Facebook afirma interferência russa nas eleições americana.
Internet

Adidas quer duplicar as vendas 'online'

266
A Adidas vai apostar no encerramento de lojas e investir no comércio digital com o objetivo de duplicar as vendas 'online' nos próximos dois anos, segundo o Financial Times.
Google

YouTube recolhe ilegalmente dados de crianças

Uma coligação de associações de defesa das crianças e dos consumidores denunciou que o YouTube coleciona dados de crianças sem o consentimento dos pais e cria anúncios dirigidos às crianças.
Facebook

Facebook vai permitir "desenviar" mensagens

490
Depois de o portal tecnológico TechCrunch ter divulgado que o Facebook apagou mensagens enviadas por Mark Zuckerberg das caixas dos destinatários, a rede vai alargar esta funcionalidade a todos.
Facebook

Brexit. Facebook suspende empresa que usou dados

A rede social Facebook suspendeu a empresa canadiana AggregateIQ, que terá feito pela campanha do Brexit o mesmo que a Cambridge Analytica fez nas eleições norte-americanas.
Comissão Europeia

Facebook. 2,7 milhões podem ter sido afetados

O Facebook admitiu à Comissão Europeia que os dados de "até 2,7 milhões" de utilizadores da UE podem ter sido afetados, em resposta aos esclarecimentos pedidos pela Comissão Europeia.
Mark Zuckerberg

Facebook apagou mensagens enviadas por Zuckerberg

Utilizadores que tinham trocado mensagens com Mark Zuckerberg queixam-se que as mensagens foram apagadas do Messenger sem terem sido avisados.
Netflix

"Stranger Things" nos parques da Universal

A Universal Studios anunciou na terça-feira que a série da Netflix vai ter um espaço nos seus parques temáticos durante o "Halloween Horror Nights" deste ano. Demogorgon vai perseguir os visitantes.
Redes Sociais

Facebook. Política de dados "atingiu" o Tinder

A nova política de dados do Facebook, anunciada esta quinta-feira, fez com que muitos dos utilizadores do Tinder não conseguissem aceder à aplicação.
Facebook

Pesquisa por telemóvel removida do Facebook

O Facebook explicou em comunicado que a funcionalidade que permitia pesquisar utilizadores por email ou número de telemóvel foi removida, porque tornava os dados dos utilizadores mais vulneráveis.
Facebook

Facebook examina fotos enviadas pelo Messenger

190
A rede social confirmou que tem um sistema automático para verificar todas as fotos e links que são trocados pelos utilizadores no Messenger. Mas assegura que não vende a informação a anunciantes.
Facebook

Cambridge Analytica. 63 mil portugueses afetados

A Cambridge Analytica, a empresa que acedeu aos dados de 87 milhões de perfis de Facebook, teve acesso a informação de mais de 63 mil portugueses. Mark Zuckerberg já assumiu responsabilidade.
Mark Zuckerberg

Zuckerberg: "Se alguém é responsável, sou eu" 

O fundador do Facebook fez uma conferência telefónica com jornalistas de todo o mundo, na qual o Observador participou, para responder a questões sobre as mudanças que a rede social está a preparar.
YouTube

A revolta da mulher que atirou na sede do Youtube

Sentia-se discriminada pelo Youtube e acusava o site de manipulação e "supressão da verdade". Depois de meses de revolta, Nasim Aghdam abriu fogo na sede da plataforma. Porquê?
Facebook

Facebook. Acesso indevido a 87 milhões de perfis

A Cambridge Analytica teve acesso a 87 milhões de perfis de Facebook, mais do que os 50 milhões que tinham sido inicialmente divulgados, admitiu um responsável da empresa que gere a rede social.
Facebook

Facebook atualiza política de dados

Depois da polémica da Cambridge Analytica, o Facebook anunciou esta terça-feira a forma como apresenta os termos de utilização e a política de dados aos utilizadores.
Estados Unidos da América

Atiradora era "youtuber" que se dizia discriminada

308
Mulher que na noite desta terça-feira feriu quatro pessoas a tiro antes de se suicidar na sede do YouTube, nos Estados Unidos, foi identificada como Nasim Aghdam, 39 anos, de acordo com o próprio pai.
Tiroteio

Atiradora faz quatro feridos antes de se suicidar

Uma mulher disparou vários tiros na sede do Youtube e, segundo as autoridades, fez quatro feridos antes de se suicidar. Atiradora já foi identificada: Nasim Aghdam, "youtuber", de 39 anos.
Comunicação Social

Observador com o melhor mês de sempre em Março

1.358
O Observador foi lido por 5,4 milhões de utilizadores da internet no passado mês de Março, um novo máximo. Isto para um total de 13,4 milhões de visitas e quase 50 milhões de páginas vistas.
Facebook

A grande entrevista de Mark Zuckerberg em 5 pontos

Na segunda entrevista que deu depois do escândalo da Cambridge Analytica, o fundador do Facebook falou sobre quase tudo: a segurança, o controlo da rede social, a Apple e até Myanmar.
Redes Sociais

Especial/ "As apps de maior sucesso substituem as mães" 

258
Professor, consultor e coach, David Baker especializou-se em tecnologia e emoções. Ao Observador, falou da vida online, da solidão, de Silicon Valley e das apps dos "solteiros de 20 e poucos anos".
Redes Sociais

Especial/ Cuidado: há turbas de linchamento na Internet

Lutas identitárias, liberdade de expressão, correcção política, "trigger warnings": a Internet deu a problemas antigos novas dimensões, que Francisco Bosco analisa em "A vítima tem sempre razão?".
Global Shapers

A força da nova educação

438
O sistema de educação tem de mudar, uma vez que não podemos continuar a ensinar o mesmo às nossas crianças porque é impossível competir com máquinas. É preciso ensiná-las algo único.
Bolsa

Wall Street pressionada fecha em baixa

Wall Street fechou esta segunda-feira em forte recuo, com os investidores a provocarem a queda de alguns valores simbólicos da tecnologia e o receio do agravar das tensões comerciais internacionais.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site