Em antecipação da feira de tecnologia em Berlim, está a decorrer o maior evento mundial da Samsung. O presidente DJ Lee confirmou, no evento de Berlim, que a marca coreana quer continuar a “ser um gatilho para a nova cultura móvel.” Em simultâneo anunciou os seus produtos: Galaxy Note 4, Galaxy Note Edge (o novo topo de gama), o Gear S (smartwatch) e o Gear VR (óculos de realidade virtual).

Confirma-se que o Galaxy Note 4 é a vedeta do fim de semana. O aparelho mantém o tamanho, melhora muito as capacidades e quer continuar a liderar o mercado global de “phablets”. Vamos a detalhes:

Melhor design – mantém-se a base em imitação de cabedal, melhorada por uma moldura de metal). O produto tem 176 gr e vem em quatro cores (preto, branco, ouro e rosa).

Melhor ecrã – o ecrã é, como se esperava, de tecnologia QHD com resolução 2560×1440. Com as capacidades multi-utilização e de sobreposição de janelas (obrigado, Bill Gates), é mais fácil executar várias tarefas em simultâneo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Melhor tecnologia – embora a câmara frontal não seja propriamente impressionante com 3.7 Mp, a câmara de base é impressionante com 16 Mp e estabilização ótica.

Ao mesmo tempo, o Edge é uma versão topo de gama do Note 4, com um extra nada desprezível: uma barra curva que estende o funcionamento do ecrã, com potencialidades ainda em desenvolvimento.

A Samsung confirmou também a aposta na área dos wearables. Para lá do smartwatch Gear S, a outra grande novidade é mesmo o Gear VR — uns óculos de realidade virtual que prometem uma experiência de conteúdos única e que podem bem marcar a diferença face à concorrência. Este produto foi produzido em conjunto com a Oculus, parceiro preferencial da Samsung, que fornece a tecnologia de base para a integração. E este modelo é semelhante ao Oculus apresentado há uns meses, com a particularidade de não ter ecrã: tem antes um slot para colocar o Note 4, cujo ecrã é aproveitado para a experiência. Quando ocorrer uma integração plena entre smartphone e realidade virtual, as possibilidades são literalmente irreais.

 

O Observador viajou para Berlim a convite da Samsung.