Caso tenha gosto pela fotografia e perceba de luz, contrastes e enquadramento, esta notícia é para si: até janeiro do próximo ano é possível participar no Sony World Photography Awards 2015 (WPA). A iniciativa que arrancou em junho, e tem sede em Londres, está aberta a fotógrafos de diferentes níveis, idades e países. Entre outros prémios, os vencedores e finalistas, conhecidos a 23 de abril, terão a oportunidade de mostrar o respetivo trabalho na histórica Somerset House, além de uma publicação no livro anual do WPA.
Desde que a iniciativa arrancou em 2007, contam-se mais de 700 mil inscrições oriundas de cerca de 230 países. Promover o talento de artistas e amadores espalhados pelo globo é o principal objetivo do concurso, cujas fotografias submetidas inserem-se nas seguintes categorias: “profissional”, “juventude” (para indivíduos com menos de 20 anos), “estudante” (estudantes de fotografia com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos) e “aberta” (destinada aos entusiastas).
Ao Observador, a organização do WPA cedeu 32 imagens que vão a concurso em 2015 — em fotogaleria mostramos algumas delas. As fotos são provenientes de vários cantos do mundo e inserem-se na competição “aberta” (de livre acesso). A seleção inclui imagens de viagens, retratos, arquitetura, arte e cultura.