Dark Mode 94,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Protestos

Hong Kong

Hong Kong. 370 detidos em 1º dia de lei polémica /premium

289
China impôs uma lei de segurança nacional em Hong Kong para controlar movimentos independentistas. No primeiro dia, 370 pessoas foram detidas, 10 por terem bandeiras ou cartazes pró-independência.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia dispersa manifestantes com jato

Um camião, equipado com um canhão de água, disparou vários jatos que foram misturados com uma solução de pimenta irritante, atingindo repetidamente manifestantes e jornalistas.
Manifestações

Manif contra Bolsonaro junta dezenas em Lisboa

384
Na Praça do Rossio, um grande pano preto com a mensagem "Fora Bolsonaro" dava o mote para os discursos unanimemente críticos do chefe de Estado brasileiro.
A Sexta Coluna

“A estupidez ao Poder!” /premium

299
Esta gente é perigosamente lunática, não se sabe se por estupidez, se por puro e maldoso fanatismo. Mas podemos para já estar seguros que estas propostas de perfeição e absoluto vão acabar mal.
Partido Chega

Chega mantém manifestação e espera 1.500 pessoas

9647
O Chega vai manter a manifestação "Portugal não é racista" agendada para sábado e estima que poderá juntar cerca de 1.500 participantes, apesar das restrições a ajuntamentos em Lisboa.
Coronavírus

Trabalhadores da Casa Aleixo em protesto 

Em causa estão os despedimentos e o fecho do estabelecimento por causa da Covid-19. "Não tínhamos conhecimento e vimos aqui pedir os nossos direitos", declarou uma funcionária.
Estados Unidos da América

Washington. Polícia impede derrube de estátua 

1084
Os manifestantes já haviam colocado cordas e correntes na estátua de Andrew Jackson, antigo Presidente dos Estados Unidos quando os polícias lançaram gás lacrimogéneo para dispersar o protesto.
Manifestações

Porto. Agendada manif contra estátuas destruídas

653
A concentração contra os recentes atos de vandalização de estátuas reuniu este domingo cerca de 50 pessoas que cumpriram regras de distanciamento. PSP diz que está legal e que cumpre requisitos.
Estados Unidos da América

EUA. Estátua de general confederado incendiada

226
Manifestantes antirracismo derrubaram e incendiaram, em Washington, a única estátua de um general confederado erguida na capital norte-americana.
Manifestações

As minhas indignações não são menos que as deles /premium

912
Venho por este meio informar as autoridades competentes das coisas que me incomodam, as quais gostaria que fossem removidas sem demora e, nos casos aplicáveis, incineradas de seguida.
Racismo

A quem serve a revolução cultural em curso? /premium

766
A esquerda radical só conta porque há uma esquerda que se diz “moderada”, mas que usa os radicais para cercar e intimidar os seus adversários. É o que temos visto nas últimas manifestações no Ocidente
Touradas

Forcados em marcha taurina contra "censura"

152
A iniciativa de protesto "marcha taurina" vai decorrer, "pelo menos", em 20 localidades de Portugal continental e nos Açores, no dia 27 deste mês, sob o lema "A cultura não tem censura".
Música

Para Akinmusire, os protestos soam a blues /premium

O trompetista tem um disco novo e em entrevista usa os blues como metáfora para as dores dos americanos negros. Pode ser uma luta inglória, mas quem a faz, fá-la na mesma: para expurgar as dores.
Atualidade

EUA. Homem baleado em protestos contra estátua

Protestos pela remoção da estátua controversa de Juan de Oñates foram interrompidas por disparos, nos EUA. Um homem foi baleado por um contra-manifestante de 31 anos, que acabou detido pouco depois.
Arménia

Arménia. 103 manifestantes foram detidos 

103 manifestantes foram detidos. Além da manifestação em frente ao Parlamento, os apoiantes de Gaguik Tsaroukian, um rico empresário e líder do principal partido da oposição também bloquearam ruas.
Estados Unidos da América

Nova Iorque vai desmantelar polícia anticrime

A polícia de Nova Iorque vai desmantelar a Unidade Anticrime, porque esta tem sido frequentemente acusada de utilizar táticas severas contra membros de comunidades minoritárias.
Extremismo

A filosofia da revolta

292
A democracia radical assenta numa lógica muito pouco democrática, pela qual uma minoria reivindica um acesso privilegiado à verdade e à pureza moral, e tenta impô-la silenciando todas as outras vozes.
Estados Unidos da América

Encontrada morta na Florida ativista anti-racismo

188
Oluwatoyin "Toyin" Salau, de 19 anos, foi encontrada morta em Tallahassee, na Florida. Estava desaparecida há 6 dias, depois de supostamente ter sido atacada.
Brasil

Brasil. Supremo não se sujeitará a nenhuma ameaça

O presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro garante que não se vai deixar influenciar por manifestações anti-democráticas como a que o Supremo foi alvo.
Atualidade

Os 40 minutos até à morte de Rayshard Brooks

A intervenção começou calma, mas ao fim de 40 minutos Rayshard Brooks era baleado por um agente. A morte de mais um negro inflamou ainda mais o debate sobre racismo policial nos Estados Unidos.
Sem-abrigo

Sem-abrigo criticam Costa, Marcelo e Medina

1053
A concentração que decorreu de forma pacífica juntou pelo menos três dezenas de sem-abrigo e pessoas desfavorecidas. "A rua não é uma escolha - Queremos casas" era uma das palavras de ordem.
Fact Check

Polícia foi morta em Londres durante protestos?

Imagem de uma agente da polícia no chão, que caiu de um cavalo devido a um semáforo, foi utilizada para espalhar informação de que tinha sido morta durante os protestos contra o racismo. Mas é falso.
Liberdades

O triunfo dos rinocerontes e o último homem

1232
Antes do triunfo dos porcos de Orwell, triunfam os rinocerontes de Ionesco. Onde se humanizam os rinocerontes, acaba-se a rinocerontizar os humanos.
Braga

Estátua do Cónego Melo vandalizada em Braga

3197
De acordo com o JN, foram escritas na escultura as palavras "assassino", "abril" e Pª Max". O sacerdote foi acusado de envolvimento na morte do Padre Max, em 1975. A estátua já tinha sido vandalizada.
Extremismo

Era uma vez… nada. Vitória, acabou a História!

1162
Os brutos que estão a tomar conta do espaço público e os cobardes que, intimidados ou coniventes, se estão a calar não deixarão pedra sobre pedra na mais virtuosa civilização da História: o Ocidente.
Manifestações

O vírus da ignorância e do ressentimento

880
O que testemunhamos não é activismo, pelo menos na concepção normal, é ignorância ao mais alto nível. É ingratidão, é crime e é ressentimento. É o nascimento de forças criminosas movidas pela intolerância
França

Protesto em França gera confrontos com a polícia 

319
Cerca de 15 mil pessoas (algumas fontes chegam a dizer 20 mil) estão a protestar em França contra a violência policial. Momentos "tensos" levaram a confrontos com a polícia.
Líbano

Líbano vive segunda noite de protestos violentos

O Líbano registou a segunda noite de protestos violentos depois de a libra libanesa sofrer uma forte queda em relação ao dólar na quinta-feira, apesar das medidas financeiras anunciadas.
Protestos

Sem-abrigo manifestam-se no Parlamento na segunda

278
Uma manifestação de pessoas em situação de sem-abrigo está agendada para segunda-feira, a partir das 10h00, em frente à Assembleia da República.
Racismo

Bloco. Frases racistas em Olivais e Portela

4460
O deputado municipal do Bloco de Esquerda Ricardo Moreira divulgou fotos de "pinturas racistas na escola Eça de Queiroz" nos Olivais. Já terão sido apagadas. Escola da Portela também vandalizada.
Hong Kong

Milhares nas ruas no aniversário dos protestos

Numa altura em que se cumpre um ano sobre a primeira grande manifestação de protesto contra um projeto de lei de extradição, milhares saíram às ruas em Hong Kong para marcar a data.
Atualidade

Ações contra estátuas dividem opiniões pela Europa

Depois da onda de indignação anti-racista nos EUA, estátuas históricas estão a ser vandalizadas ou retiradas por toda a Europa. Ativistas e historiadores dividem-se quanto à eficácia destes protestos.
Protestos

Escravatura e racismo "estão ultrapassados"

2437
João Pedro Marques falou à rádio Observador sobre atos de vandalismo na estátua do Padre António Vieira. Diz que partiram de uma "camada universitária ligada à extrema esquerda".
Resposta Pronta

"É um ato fanático de alguma estupidez"

7266
O politólogo Jaime Nogueira Pinto considera que os atos de vandalismo à estátua de Padre António Vieira demonstram alguma "ignorância e estupidez" por um homem que lutou pelo povo indígena.
Protestos

Estátuas de Cristovão Colombo vandalizadas nos EUA

Estátuas do navegador genovês foram vandalizadas em vários estados dos EUA. Mas também monumentos com figuras da Confederação, que defenderam a escravatura na Guerra Civil.
Vandalismo

PSP procura autores de vandalismo em estátua

1146
Equipas de investigação criminal da PSP fizeram diligências na zona do Largo Trindade Coelho, em Lisboa, onde uma estátua do Padre António Vieira foi vandalizada.
Protestos

Estátua de Padre António Vieira vandalizada 

65303
A estátua do Padre António Vieira, em Lisboa, foi vandalizada. Câmara já a limpou e garante: "Atos de vandalismo contra o património coletivo da cidade são inadmissíveis". PSP procura os autores.
Reino Unido

Cidade retira estátua do fundador dos escoteiros

2786
Uma cidade inglesa mandou retirar uma estátua de Robert Baden-Powell, fundador dos escoteiros, para a proteger de vandalismo. Motivo? Baden- Powell é acusado de simpatizar com Hitler e ser racista.
Humor

"Blackface" leva a retirada de "Little Britain"

1178
Os sketches tiveram uma popularidade pouco habitual em programas humorísticos, mas alguns sketches polémicos, com humor sobre negros e travestis, fizeram BBC e Netflix remover o programa do catálogo.
Estados Unidos da América

Trump sugere que idoso ferido foi uma encenação

230
Trump sugeriu que o manifestante de 75 anos que foi ferido após ter sido empurrado por dois polícias em Buffalo, no estado de Nova Iorque, pode ter encenado esse episódio.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong dispersa manifestantes

Centenas de pessoas juntaram-se ao final da tarde no centro da cidade, no dia em que se cumpre um ano sobre a primeira grande manifestação de protesto contra um projeto de lei de extradição.
Hong Kong

Hong Kong: todos devem aprender lição de protestos

No dia em que faz um ano que cerca de um milhão de pessoas saiu à rua para protestar contra emendas à lei da extradição no território, Carrie Lam diz que Hong Kong não pode suportar esse tipo de caos.
Manifestações

Não te deixarei morrer, Winston

1761
Os antifas (anti-fascistas?!) vandalizaram em Londres a estátua de Churchill e ameaçam agora derrubá-la. Os estúpidos e os bárbaros podem ser educados e punidos, mas não poderão vencer.
Protestos

Identificado manifestante de cartaz contra polícia

1365
A PSP frisa que, durante a manifestação, não procedeu à identificação e detenção dos suspeitos por considerar "que essa intervenção poderia ser incorretamente interpretada" e gerar conflitos.
Protestos

Alemanha. Protestos devem respeitar distanciamento

Pelo menos 15 mil pessoas manifestaram-se no sábado em Berlim e 25 mil em Munique, além de vários outros milhares pelo país fora. Na maioria, os manifestantes não estavam a 1,5 metros de distância.
GNR

Associação da GNR exige punição dos manifestantes 

Alguns cartazes tinham escrito "polícia bom é polícia morto". Para a Associação dos Profissionais da Guarda, esses manifestantes "incitaram ao ódio contra a polícia" e devem ser punidos.
Coronavírus

CDS critica manifestações que não cumpriram regras

 O presidente do CDS-PP afirmou que existem "dois pesos e duas medidas", explicando que as manifestações que foram autorizadas não cumpriram regras, mas ginásios têm de obedecer escrupulosamente.
Fact Check

Foto mostra pilhagem em protestos recentes? 

Imagem mostra uma pilhagem associada aos protestos pela morte de George Floyd, nos EUA. Na verdade, a fotografia é de 2015, tirada durante os protestos pela morte de Freddie Gray. Post é enganador.
Fact Check

Vídeo mostra polícias a deter agente do FBI?

Vídeo mostra polícia a deter um afrodescendente por engano e sem motivo. Vídeo é verdadeiro, mas de 2019. Legendas associadas ao vídeo dizem que detido é agente do FBI, o que é falso.
Rui Rio

"Qual será o critério para permitir ajuntamentos?"

2733
Rui Rio recorreu ao Twitter para questionar o Governo sobre os critérios utilizados para permitir determinados "ajuntamentos" em detrimento de outros. As críticas não se fizeram esperar.
Noticiário

8h. Polícia acusado de matar Floyd em tribunal

Dereck Chauvin é acusado de assassinato intencional, mas não premeditado, depois de inicialmente apenas ter sido acusado de assassinato involuntário). Pena de prisão pode chegar aos 40 anos.
Noticiário

7h. "Polícias têm sido vítimas de agressões"

419
A ASPP não gostou de ver a exibição de alguns cartazes, cujo conteúdo entende que incita ao ódio à policia. É o caso de um onde se lia “Polícia bom é polícia morto”.
Racismo

Milhares contra o racismo. Mas às vezes sem regras

4095
Pelo menos em Lisboa, Porto e Coimbra, milhares de portugueses juntaram-se este sábado em protestos contra o racismo e em homenagem a George Floyd. Mas houve ajuntamentos em vários locais.
Israel

Cisjordânia. Protestos contra anexação de Israel

Em Tulkarem, no norte da Cisjordânia, os manifestantes seguravam bandeiras palestinianas e gritavam 'slogans' contra a colonização israelita e o projeto de anexação.
Coronavírus

Turismo protesta contra irregularidades do setor

Cerca de 500 trabalhadores do turismo, restauração e bebidas denunciaram em conferência de imprensa despedimentos, atrasos no pagamento de salários e outras irregularidades durante a pandemia.
Estados Unidos da América

Noite de protestos foi pacífica em Washington e LA

As manifestações contra o racismo nos Estados Unidos da América foram pacíficas nas últimas horas, em Washington e Los Angeles. Em Nova Iorque houve detenções por violação do recolher obrigatório.
Cultura

“Não é um ministério da Cultura, é um mistério" /premium

347
Nos Aliados pediram um fundo de recuperação para o setor e reagiram às “migalhas” anunciadas por Costa. Na Praça do Rossio reclamaram por apoios de emergência e 1% do Orçamento.
Estados Unidos da América

O minuto a minuto da detenção de George Floyd /premium

Polícias abordaram carro onde estava George Floyd às 20:08 e às 20:27, quando os paramédicos chegaram, Floyd já não tinha pulsação. O que aconteceu, entretanto, entre os 4 polícias e Floyd?
Estados Unidos da América

Trump nega ter-se abrigado em bunker

O Presidente dos EUA nega ter sido levado para um bunker na Casa Branca por causa dos protestos pela morte de George Floyd. "Fui ao bunker, mas apenas para o inspecionar."
Estados Unidos da América

Como 20 dólares puseram os EUA a ferro e fogo /premium

1250
Floyd foi morto por asfixia por um polícia após tentar comprar cigarros com uma nota falsa. Os protestos contra a violência policial e o racismo começaram em Minneapolis e tomaram conta dos EUA.
Resposta Pronta

Black Lives Matter PT será "protesto pacífico"

579
Iniciativa está marcada para sexta-feira, em Lisboa. Iara Ferreira, organizadora, quer chamar à atenção "para o que tem acontecido" e homenagear George Floyd. Regras contra Covid serão asseguradas. 
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street fecha em alta apesar de protestos 

A bolsa nova-iorquina fechou esta segunda-feira em alta, com os investidores a ignorarem a tensão crescente sino-norte-americana e os protestos contra o racismo.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street segue sem direção definida 

A bolsa nova-iorquina negociava esta segunda-feira sem direção definida no início da sessão, numa altura marcada pela tensão entre Washington e Pequim e pelos violentos protestos contra o racismo.
Estados Unidos da América

Guarda Nacional dos EUA vigia as ruas de Hollywood - como aconteceu

1289
Ex-pugilista Mayweather vai pagar funeral de George Floyd. Dois mortos em Chicago, duas pessoas baleadas em Las Vegas e polícias atropelados em Buffalo. União Europeia em "choque" com violência.
Noticiário

9h. Protestos.Exército americano pronto a intervir

Jovem de 19 anos morre baleado durante protestos contra repressão policial. Agente que matou afro-americano George Floyd detido.
Estados Unidos da América

Trump. EUA vão por ANTIFA na lista dos terroristas - como aconteceu

1309
Há confrontos com a polícia em vários estados e autoridades já recorreram ao recolher obrigatório em 16 estados. Vídeo mostra carro da polícia a avançar sobre manifestantes em Nova Iorque.
CNN

Jornalista da CNN detido em direto em Minneapolis

199
Estava em direto quando foi abordado pela polícia. Em minutos foi detido, sem razão aparente e levado pelas autoridades. Joe Biden, candidato presidencial democrata, associa caso a racismo.
Estados Unidos da América

Minneapolis declara estado de emergência

476
A noite foi de caos na cidade do estado do Minnesota: uma esquadra incendiada, outra evacuada, mais 30 incêndios. Manifestantes protestam contra morte de Floyd. Repórteres da CNN foram detidos.
Coronavírus

Manifestação nacional pela cultura a 4 de junho

O sindicato quer "transformar o Rossio, em Lisboa, e o Campo dos Mártires da Pátria, no Porto, num grande espaço de luta", para reivindicar "medidas de emergência" e alteração da legislação.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong detém manifestantes 

Os manifestantes bloquearam algumas ruas, "com a intenção de paralisar o trânsito". Dois adolescentes foram detidos na posse de bombas incendiárias de fabrico caseiro, noticiou a imprensa local.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes, afirmando que decisão ajudará a restaurar a ordem social.
Manifestações

Tensão entre polícia e feirantes em manifestação

A manifestação decorreu na Praça do Comércio, em Lisboa. A PSP diz que tentaram furar cordão policial para chegar ao ministério das Finanças. Feirante diz ao JN que só queriam "estar à sombra".
Coronavírus

Chile. Manifestantes enfrentam polícia em protesto

O Chile, com 18 milhões de habitantes, já atravessava há vários meses um período de agitação social e violência, agravados pela crise provocada pela pandemia, que aumentou o desemprego e a pobreza.
Coronavírus

Hong Kong. Gelataria cria sabor a gás lacrimogéneo

Mais de 16 mil latas de gás lacrimogéneo, muitas em distritos densamente povoados, foram disparadas durante os protestos para recordar os confrontos nos meses de protestos pró-democracia em 2019.
Hong Kong

Hong Kong quer reforma educativa de manifestações

A chefe do Executivo de Hong Kong defende que o ensino da cultura geral contribuiu para alimentar o movimento pró-democracia, garantindo que irá rever o sistema educativo.
Hong Kong

Hong Kong. 200 pessoas detidas em manifestações

Mais de 200 pessoas foram detidas em Hong Kong durante protestos contra o governo na noite de domingo. Manifestantes exigem reformas democráticas na região e investigações sobre brutalidade policial.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia dispersa manif pró-democracia

Polícia de choque de Hong Kong perseguiu manifestantes pró-democracia em vários centros comerciais. Ativistas exigem renúncia da chefe do governo local.
Hong Kong

China não vai "ficar sentada" a ver protestos 

O gabinete do governo chinês encarregue dos assuntos de Hong Kong alertou que Pequim não vai ficar "sentada a olhar" se os protestos violentos forem retomados.
Coronavírus

Movimentos sociais convocam manifestação

O movimento "Resgatar o Futuro, Não os Lucros" exige "um programa massivo de empregos públicos para salvar pessoas e clima, num contexto de desemprego e falta generalizada de rendimento".
CGTP

As mensagens nas máscaras do 1.º de Maio

841
Cerca de mil pessoas concentraram-se na Alameda D. Afonso Henriques para comemorar o 1.º de Maio. Em tempos de pandemia, muitos aproveitaram para se fazerem ouvir através de mensagens nas máscaras.
CGTP

Fotogaleria. Um 1.º de Maio cheio, com distância

13238
Um Dia do Trabalhador como nunca se viu. Não houve o habitual desfile, mas cerca de mil pessoas juntaram-se, com um metro de distância, para celebrar e reivindicar direitos dos trabalhadores.
Coronavírus

Sindicalistas unidos "mas à distância de 3 metros"

3766
Sindicalistas afastados 3 metros uns dos outros. Em fileiras a cada 5 metros. Lugares marcados. Mas centenas e centenas de participantes. A celebração do 1 de Maio que vai parecer uma parada militar.
Coronavírus

Bancários reformados marcam manifestação

1099
Manifestação foi agendada para 7 de maio. "Desde 20 de março que estamos criminosamente privados do acesso aos nossos médicos. As promessas de reabertura vão sendo adiadas", revelam bancários.
Fotogaleria

Panelaço por Moro. Brasil pede: "Fora, Bolsonaro!"

110
Os brasileiros manifestaram-se à janela contra a saída do ministro da Justiça que se demitiu, também ele, em protesto contra o Presidente do Brasil. "Sai também, Bozo!", pede um utilizador no Twitter.
GNR

GNR que chamou "gatuno" a ministro perde recurso

1885
O Tribunal Administrativo indeferiu o recurso de um militar da GNR que foi suspenso por dirigir em 2012 a expressão "gatuno, gatuno" ao ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo
Dia da Mulher

Dia da Mulher assinalado com manifestações e greve

O Dia Internacional da Mulher é assinalado em todo o mundo e em Portugal é marcado com protestos em várias cidades, reivindicando medidas contra a desigualdade e violência de género.
Alterações Climáticas

Clima. Centenas manifestam-se em Bruxelas

"Estamos mais quentes, mais quentes, mais quentes do que o clima!", entoaram as centenas de manifestantes que saíram à rua pelo clima, em Bruxelas, respondendo ao apelo da "Youth for Climate".
Protestos

Protesto no IC2 gera 16 quilómetros de carros

151
O protesto que “gerou 16 quilómetros de fila em que a grande maioria eram carros a participar na marcha lenta" visa soluções para o estado de degradação e de perigosidade que a estrada apresenta.
Fenprof

Lisboa. Professores pedem progressão na carreira

Cerca de meia centena de professores concentraram-se em frente ao Ministério da Educação. Em causa está o bloqueio da progressão na carreira de docente. Professores aprovaram ainda uma moção.
Estradas

Utilizadores do IC2 fazem nova marcha lenta

1380
Movimento Marcha Lenta do IC2, que critica a perigosidade do troço, volta a manifestar-se na sexta-feira e está previsto que marcha seja "quatro a cinco vezes maior" do que a última.
FESAP

Fesap anuncia ações de protesto para março

Fesap vai realizar um conjunto de ações de protesto durante o mês de março, exigindo, entre outras medidas, a devolução do aumento salarial. Será ainda emitido um pré-aviso de greve para dia 20.
CM Porto

CMPorto. “Não podemos dar casas arbitrariamente"

144
Na sexta-feira, Joana Pacheco teve de abandonar a casa onde vivia com os dois filhos menores. A autarquia justifica a decisão e diz que lhe foram dados dois anos para encontrar uma solução.
CM Porto

Novo protesto contra despejo na Ribeira do Porto

Joana Pacheco teve de abandonar a casa onde vivia com os dois filhos menores. Câmara defende “desocupação por uso abusivo de habitação”, BE fala em “má fé” e “ignorância”. Há mais um protesto marcado.
Serviço Nacional de Saúde

Cuidados de saúde no Alentejo levam a protesto

236
Em causa está a “escassez de cuidados de saúde e pela falta de profissionais” na região litoral. “Há cerca de 11 mil utentes sem médico de família", alerta a porta-voz das comissões de utentes.
Protestos

SIM contra contratação externa de médicos legistas

Sindicado Independente dos Médicos enviou carta à Ministra da Justiça a denunciar "contratação de prestadores externos, ao invés da consolidação dos recursos humanos" no Instituto de Medicina Legal.
Luanda

Jornalistas angolanos queixam-se de agressões

Um dos jornalistas diz ter sido agredido por "mais de cinco" agentes no Bairro Azul, adjacente ao parlamento angolano, onde decorriam protestos contra a tomada de posse do novo presidente da CNE.
Manifestações

Gregos manifestam-se contra reforma das pensões

Os manifestantes protestaram contra o novo sistema que o governo pretende implementar, em que os trabalhadores têm de obter seguros de pensões individuais adicionais ao seu seguro público.
Violência Doméstica

Mulheres contra violência doméstica batem tachos

180
Armadas de tachos, panelas e colheres, as mulheres saíram à rua para fazer barulho contra o aumento dos casos de mulheres mortas pelos companheiros, gritando "mexeu com uma, mexeu com todas".
Saúde

Algarve. Utentes manifestam-se contra degradação

Utentes vão concentrar-se no sábado junto ao hospital de Portimão em protesto contra a degradação dos serviços clínicos da região, exigindo respostas e investimento do Governo.
Venezuela

Guaidó anuncia escalada de pressões contra governo

Guaidó afirmou que "a escalada de pressão vai chegar até ao nível que tiver de ser", "não apenas com protestos", sublinhando que as pressões contra os "criminosos financeiros" de Maduro vão aumentar.
Protestos

Juan Guaidó foi agredido à chegada a Caracas

168
O presidente do parlamento da Venezuela, o opositor Juan Guaidó, chegou esta terça-feira à Venezuela, tendo sido agredido por simpatizantes do regime venezuelano.
Manifestações

Novo governo libanês aprovado no parlamento

Apesar das contestações dos manifestantes, que acusam o governo de corrupção e incompetência, 63 deputados votaram a favor do novo executivo libanês, após uma sessão de oito horas no parlamento.
Palestina

Marroquinos protestam contra plano dos EUA

Agitando bandeiras palestinianas, os manifestantes marcharam pelo centro da capital, gritando "Viva a Palestina". "Não à normalização", "Não ao apoio à nação sionista", gritaram os manifestantes.
Manifestações

Protesto. Ex-combatentes não desistem do Estatuto

660
Algumas dezenas de ex-combatentes da guerra colonial exigiram a criação do Estatuto do Antigo Combatente. Concentrações deverão manter-se até que o estatuto seja aprovado, garantem.
Protestos

30 pessoas protestam contra aeroporto do Montijo

418
Os manifestantes mostraram-se preocupados com o ruído que poderá afetar os habitantes daquela zona e com a poluição ambiental, por fazer parte da Zona de Proteção do Estuário do Tejo.
Racismo

Centenas marcham contra racismo em Lisboa

1330
Concentração, convocada por vários movimentos e associações antirracistas, aconteceu na Avenida da Liberdade. Contou com a participação de alguns deputados, como Rita Rato e Joacine Katar Moreira.
Lisboa

Racismo. Marcha condiciona trânsito em Lisboa

1666
Manifestação "contra o racismo e a violência policial vai condicionar o trânsito na Avenida da Liberdade, no sábado à tarde. PSP irá garantir os direitos de manifestantes e não manifestantes.
Manifestações

Manifestação. Frente Comum espera milhares  

A Frente Comum defende aumentos de 90 euros por mês para todos os funcionários públicos, mas afirma que isto não vai resolver o problema de 10 anos sem aumentos na Função Pública.
Protestos

Trabalhadores das minas e pedreiras em protesto

Os trabalhadores pedem à ministra do Trabalho para honrar o compromisso de acabar com esta medida, que penaliza em cerca de 15% os trabalhadores que estão no ativo e querem passar à reforma.
Enfermeiros

Enfermeiros reivindicam progressões na carreira

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses reuniu com a Administração Regional de Saúde antes do protesto e esta explicou não ter data para o descongelamento nem para a notificação dos trabalhadores.
Paris

Confrontos entre bombeiros e polícia em Paris

Bombeiros vindos de todo o país saíram às ruas de Paris com tochas nas mãos para exigir melhores condições de trabalho. Polícia recorreu a gás lacrimogéneo e bastões para os dispersar.
Venezuela

Venezuela. 67 mortos durante protestos em 2019

165
Os vários protestos na Venezuela em 2019 resultaram na morte de 59 pessoas por polícias e grupos civis armados que apoiavam o governo de Maduro e de seis pessoas por "execuções extrajudiciais".
Argélia

Manifestantes do "Hirak" querem derrube do sistema

"Hirak", o poderoso movimento de protesto popular que desafia o poder argelino desde 22 de fevereiro, saiu às ruas de Argel pela 49.ª semana consecutiva para exigir o desmantelamento do "sistema".
Protestos

França. Nova greve contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam a sair à rua como forma de protesto contra a reforma das pensões, que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Não haverá paralisação geral.
Minas

Concentração contra a mina de lítio a céu aberto

377
A Associação Montalegre Com Vida convocou uma concentração para protestar contra a mina de lítio a céu aberto prevista para aquele concelho. O objetivo é "chamar a atenção".
Hospitais

Garcia de Orta. Utentes pedem abertura de urgência

138
As Comissões de Utentes da Saúde de Almada e do Seixal exigem a reabertura da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, que estava prevista para o início deste ano.
Manifestações

Polícias manifestam-se no Ministério das Finanças

Cerca de uma centena de elementos da PSP e da GNR estão em frente ao Ministério das Finanças, em Lisboa. Os policias irão entregar uma carta aberta a exigir atualizações salariais e subsídios.
Aeroporto de Lisboa

Lisboa. Movimento Zero manifesta-se no aeroporto

Cerca de 100 manifestantes concentraram-se esta terça-feira de manhã em frente ao Aeroporto de Lisboa num protesto silencioso. No Porto, em Faro e no Funchal, a vigília não está a ter tanta adesão.
Protestos

PSP e GNR protestam em Braga, Lisboa, Porto e Faro

Concentrações vão acontecer em frente do estádio de Braga, onde vai decorrer a "Final Four" da Taça da Liga em futebol, junto do Ministério das Finanças, em Lisboa, e no jardim Manuel Bívar, em Faro.
Manifestações

Movimento Zero. PSP não recebeu pedido de vigílias

O Movimento Zero não consultou a PSP para a realização de vigílias na zona dos aeroportos portugueses. A PSP apela aos manifestantes que "mantenham uma conduta de irrepreensível cidadania".
Orçamento do Estado

Professores protestam em cordão humano

De mãos dadas à frente da Assembleia da República, cerca de uma centena de professores exigiram que o Governo repense o investimento na Educação no próximo Orçamento do Estado.
PSP

PSP proíbe folgas em dia de manifestações

PSP justifica “a impossibilidade do gozo de férias, folgas e créditos horários” com o "número significativo de manifestantes” nas ações e a “necessidade de assegurar um policiamento ajustado".
França

França. Novos protestos contra revisão de pensões

Milhares de pessoas voltaram às ruas pela sexta vez desde 5 de dezembro para se manifestarem contra a revisão do sistema de pensões proposta pelo Governo. Sindicatos apelam a mobilização em massa.
Líbano

Líbano. Detidos 100 manifestantes em 48 horas

Pelo menos, 100 manifestantes foram detidos pelas forças de segurança nas últimas 48 horas no Líbano. Em causa estão as restrições severas impostas há semanas pelos bancos sobre levantamentos.
Amnistia Internacional

Irão. Denunciada violência contra manifestantes

Amnistia Internacional denunciou o uso "ilegal da força" e a repressão "violenta" por parte das forças policiais em "concentrações pacíficas", baseando-se em imagens autenticadas e relatos de vítimas.
Lisboa

Estudantes iluminaram Alameda da Universidade

1636
Meia centena de estudantes universitários em silêncio iluminaram o céu sobre a Alameda da Universidade. Protesto simbólico serviu para pedir segurança e iluminação nas imediações das faculdades.
Alterações Climáticas

Clima. Ativistas reclamam papel de bancos na crise

A organização ambientalista Climáximo visitou várias instituições bancárias no centro de Lisboa, afirmando que "a indústria financeira faz parte desta crise climática" pelos investimentos feitos.
Iraque

Iraquianos protestam contra Washington e Teerão

Iraquianos manifestaram-se esta sexta-feira, acusando EUA e Irão de transformarem o Iraque "num lugar para acertarem contas entre si" e chamando "corruptos" aos políticos iraquianos.
Austrália

Australianos pedem demissão do primeiro-ministro

Milhares de australianos manifestaram-se para pedir a demissão do primeiro-ministro devido à sua falta de ação perante os fogos que têm devastado a Austrália. "Precisamos de ações urgentes".
Manifestações

PSP e GNR vão organizar manifestações mensais

145
Elementos da PSP e GNR vão organizar ações de protesto mensalmente até que o Governo responda às suas reivindicações. Primeira manifestação será no dia 21, em Braga, Lisboa e Faro.
Cabo Verde

Cabo Verde. PM: não há razões para manifestações

Sidicatos vão sair à rua para reivindicar a recomposição do poder de compra e melhoria das condições laborais. O primeiro-ministro cabo-verdiano destaca melhoria das condições de vida.
Hong Kong

Hong Kong: confrontos cancelam marcha de Ano Novo

A marcha de Ano Novo em Hong Kong, na qual participavam dezenas de milhares de pessoas, foi cancelada a pedido da polícia depois de alguns manifestantes terem vandalizado uma sucursal do banco HSBC.
Libéria

Libéria. Milhares na rua contra "má governação"

Entre as principais críticas ao governo de Weah está a política económica. Está marcada uma grande manifestação para esta segunda-feira, bem como contraprotestos a favor do presidente ex-futebolista.
Manifestações

Colete amarelo lusodescendente volta a ser ferido

Numa manifestação que reuniu alguns milhares de pessoas em Paris, o lusodescendente voltou a ser ferido, novamente junto ao olho que perdeu em janeiro deste ano durante outro protesto.
Hong Kong

Quinze detenções em novos confrontos em Hong Kong

Polícias à paisana usando cassetetes prenderam 14 pessoas à tarde, entre as quais uma adolescente de 14 anos, que se manifestavam no interior do centro comercial no bairro de Sheung Shui.
Chile

Chile. Confrontos entre manifestantes e polícia

A polícia antimotim procurou dispersar a multidão com jatos de água e gás lacrimogéneo. O movimento de protesto social que abala o Chile há dois meses já fez 26 mortos e milhares de feridos.
Hong Kong

Manifestantes detidos nos “protestos de Natal”

Vários manifestantes foram detidos pela polícia nos "protestos de Natal" em Hong Kong, mas não se sabe o número total. É o terceiro dia consecutivo de protestos em centros comerciais.
Índia

Oito mortos e 1.200 detidos na Índia

Oito mortos e 1.200 detidos. É o balanço das manifestações que se realizam desde dia 11 na Índia. A polícia proibiu reuniões públicas com mais de quatro pessoas. Acusam o governo de discriminação.
Manifestações

Frente Comum faz manifestação nacional em Lisboa

A Frente Comum aprovou a realização de uma manifestação nacional em Lisboa em 31 de janeiro, para reivindicar um aumento de salário de 90 euros para todos os trabalhadores.
Atualidade

Impeachment motiva protestos contra Trump

Nesta terça-feira, milhares de norte-americanos pediram nas ruas de várias cidades a destituição de Donald Trump. Esta quarta-feira é votado o impeachment do presidente dos Estados Unidos.
Ambiente

O manual dos ambientalistas para serem detidos /premium

137
Os ambientalistas que fazem ações de "desobediência civil" têm um manual que os prepara para serem detidos. Como agir, de que crimes podem ser acusados e como resistir às "forças repressivas".
Índia

Protestos na Índia provocam pelo menos seis mortos

Protestos motivados pela nova lei da cidadania na Índia levaram a pelo menos seis mortos e dezenas de feridos após uma nova onda de protestos que teve início esta terça-feira.
Manifestações

França. Manifestações juntam 250 mil pessoas

A contestação à proposta de reforma do sistema de pensões tem aumentado nas últimas duas semanas, com a pressão sobre o Governo e o Presidente a crescer.
Líbano

Dezenas de feridos em confronto no Líbano

Manifestantes entraram em confronto com a polícia no Líbano — um país à beira do colapso económico. As manifestações visam os líderes do Hezbollah e Amal, Hassan Nasrallah e Nabih Berri.
Atualidade

Índia protesta contra lei que exclui muçulmanos

Enormes protestos irromperam na Índia desde domingo. Em causa está um projeto de alteração à lei que facilita o acesso à cidadania a migrantes de países vizinhos, mas exclui os muçulmanos.
Irão

Irão: 300 mortos em contestação antigovernamental

Pelo menos 304 pessoas morreram no Irão, nos protestos antigovernamentais do mês passado. As vítimas foram mortas nas manifestações que duraram cerca de quatro semanas em várias cidades do Irão.
TVI

Trabalhadores da TVI em protesto na quarta-feira

525
Funcionários da TVI estão descontentes com o facto de ninguém os informar acerca da compra da TVI pela Cofina. A incerteza e os salários baixos levaram os trabalhadores a marcar um protesto.
Chile

Chile. Polícia admite responsabilidades em abusos

O chefe da polícia do Chile admitiu haver responsabilidade de agentes em casos de abuso durante a repressão dos protestos, adiantando que há 856 investigações em curso e serão aplicadas sanções.
Lisboa

Comércio. Trabalhadores exigem melhores condições

Os trabalhadores do comércio e serviços manifestaram-se esta quinta-feira, exigindo melhores salários, horários dignos, a conciliação entre trabalho e a vida familiar e o fim do assédio.
Alterações Climáticas

Greenpeace escala edifício do Conselho Europeu

171
61 ativistas da Greenpeace bloquearam o trânsito nos túneis que lhe dão acesso e, com um carro de bombeiros, escalaram o Edifício Europa, onde esta quinta se debaterá a neutralidade carbónica.
França

França. Governo suaviza reforma das pensões

O primeiro-ministro francês anunciou que novo sistema universal de pensões vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e garantiu que a idade da reforma se vai manter nos 62 anos.
França

França. Protestos prosseguem, pelo sexto dia

Esta terça-feira foi o sexto dia consecutivo de greve geral em França, com centenas de milhares de pessoas a voltar a protestar nas ruas, voltando a afetar vários setores de atividade em França.
Hong Kong

Hong Kong: professores detidos sob investigação

O Executivo de Hong Kong vai investigar o caso dos professores detidos durante protestos. "A minha primeira prioridade agora é restaurar a lei e a ordem em Hong Kong", diz Lam, líder da região.
Angola

Cabinda espera manifestações pacíficas

O secretário-geral do Movimento Independentista de Cabinda garante que a tranquilidade das manifestações de terça-feira irá depender "do comportamento animalesco do governo angolano".
Hong Kong

Hong Kong: mais de seis mil detenções em meio ano 

Há seis meses que Hong Kong é palco de manifestações. Durante este período, a polícia fez mais de 6 mil detenções e disparou milhares de granadas de gás lacrimogéneo na região administrativa chinesa.
Ucrânia

5 mil em Kiev contra pressões de Moscovo

Esta manifestação foi a resposta a um apelo do partido do ex-Presidente Petro Porochenko, mas também participaram ativistas do partido de extrema direita Svoboda.
Hong Kong

Hong Kong: novo protesto junta 800.000 pessoas

Este é o valor mais elevado desde o início dos protestos, em junho deste ano. A polícia de Hong Kong, cujas estimativas são por norma mais baixas, ainda não publicou qualquer número.
Protestos

Milhares de pessoas em protesto em França

Em Nantes verificaram-se altercações por grupos de encapuzados e de rosto tapado, com lançamento de projéteis e destruição de vitrinas, tendo as forças policiais respondido com gás lacrimogéneo.
Irão

Irão. Mais de 7.000 detidos em protestos

A ONU recebeu informações "que sugerem que pelo menos 208 pessoas foram mortas, incluindo 13 mulheres e 12 crianças", embora outros dados recebidos dupliquem esse número de mortes.
Hong Kong

Hong Kong. Nova manifestação no domingo

Ativistas pró-democracia pretendem tomar no domingo as ruas de Hong Kong para uma grande manifestação. "Esta é a última oportunidade" de as autoridades responderem a reivindicações.
A página está a demorar muito tempo.