454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Protestos

Manifestações

Manifestação em Munique contra cimeira do G7

Milhares de pessoas manifestaram-se, pacificamente, em Munique, contra a realização da cimeira do G7 que começa no domingo na região, apelando aos líderes políticos mais ação em prol do clima.
Equador

Equador: seis mortos e cem feridos em protestos

Cerca de 14.000 manifestantes protestam contra o aumento do custo de vida no Equador. Além dos seis mortos, há cem feridos: 17 são soldados que defendiam um comboio de alimentos atacado por um grupo.
Equador

Equador. Três mortos e cem feridos em protestos

Cerca de 14.000 manifestantes participaram de manifestações em todo o país para protestar contra o aumento do custo de vida e para exigir, em particular, uma queda nos preços dos combustíveis.
Equador

Indígena morre em confronto com polícia

Polícia equatoriana atacou centenas de indígenas no campus da Universidade Central de Quito. Confronto com manifestantes causou um morto: pessoa foi atingida por bomba de gás lacrimogéneo.
União Europeia

Dezenas de milhares pedem adesão da Geórgia à UE

Diversas organizações pró-europeias e formações da oposição apelaram a uma "marcha pela Europa" em Tbilissi, para provar o compromisso do povo georgiano na sua escolha europeia.
Noticiário

17h. SEF. Inspetores criticam postura do Governo

Critica feita por Renato Mendonça, representante sindical, depois de o ministro da tutela ter ameaçado afastar o responsável do SEF. Ainda neste jornal, milhares de manifestantes nas ruas de Londres.
PSP

PSP. Aeroportos com protestos em julho e agosto

Os protestos nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, que vão passar por concentrações e distribuição de panfletos, foram decididos esta terça-feira numa reunião da direção da ASPP.
Ambiente

O pior inimigo do ambiente? Os ambientalistas

Imensa é a vergonha alheia sentida em relação a um grupo que se encerra projectando vídeos de tortura animal – todos datados, fora de contexto, feitos de propósito, ou gravados em países longínquos.
Resposta Pronta

Massacre de Tiananmen. "Queremos honrar vítimas"

Amnistia Internacional Portuguesa realiza vigília em Lisboa, para assinalar os 33 anos do massacre de Tiananmen. Catarina Vieitas explica a importância de honrar as vítimas que não têm voz.
China

Tiananmen. China aumenta vigilância de ativistas

Entre abril e junho de 1989, milhares de chineses reuniram-se na Praça de Tiananmen em protestos contra o regime. A 4 de junho, as tropas dispararam sobre os protestantes, matando centenas de pessoas.
Protestos

Ambientalista interrompe partida do Roland Garros

Com uma camisola a dizer "Restam-nos 1028 dias", Alizée interrompeu uma semifinal de Roland Garros. O que significa o número? "É que nos resta para determinar o futuro da humanidade. Menos de 3 anos."
CGTP

Manifestação da CGTP a 7 de Julho em Lisboa

Isabel Camarinha diz que manifestação será "um grande momento de convergência", após a realização, este mês, de um conjunto de greves já marcadas e de dezenas de plenários.
Noticiário

17h. OE. Forças da GNR admitem sair à rua

Dizem que o OE esquece os problemas das forças de segurança, como a atualização salarial e o subsídio de risco. E ainda neste jornal, multiplicam-se as reações à morte do jornalista Mário Mesquita.
Professores

Professores de escolas artísticas em protesto

Os professores das escolas artísticas António Arroios e Soares dos Reis estão em protesto esta quarta-feira por considerarem viver numa "situação de precariedade e enorme incerteza".
Festival de Cannes

Mulheres invadem Cannes pelo fim do femicídio

Com uma faixa branca, onde estavam escritos os nomes de 129 mulheres mortas desde a última edição do festival, um grupo protestou pelo fim do femicídio. Segurança não o impediu.
Rádio Observador

As greves desconfinaram? Ligue 910024185

Esta semana volta a ser marcada por greves, principalmente nos transportes. Qual a razão para esta onda de protestos? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Preparados para um verão quente?

Vem aí greves, plenários e manifestações que vão paralisar empresas e tornar o verão mais difícil. Os portugueses devem estar preparados.
Frente Comum

Frente Comum espera "milhares" na manifestação

A Frente Comum emitiu vários avisos prévios de greve, que poderão ter impacto no funcionamento dos serviços públicos durante esta sexta-feira devido à manifestação a nível nacional.
Noticiário

6h. Greve da função pública marcada para hoje

Entre os constrangimentos vão estar escolas encerradas, adiamento de consultas externas, e falhas em vários serviços públicos como as autarquias.
Noticiário

5h. Incêndios: Forças Armadas reforçam vigilância

Portugal está desde a meia noite em alerta amarelo em dez distritos. E ainda, está marcada para hoje uma greve dos funcionários públicos
Sudão

Homem-Aranha do Sudão é um símbolo dos protestos

Tal como Peter Parker, o homem que inspira o Sudão durante os protestos é um cientista autodidata, e, quando não está a planear ou a participar em protestos, ensina ciência e robótica aos mais novos.
Noticiário

7h. Greve. Estações do Metro fechadas em Lisboa

Reportagem a acompanhar a greve dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa durante a manhã. Apesar da maioria absoluta do PS, a esquerda promete voltar às ruas. Visita de Costa à Roménia.
Manifestações

Esquerda volta às ruas, PS vê fragilidades

Comunistas apelam à mobilização de massas, até para resolver dificuldades internas. PS confia na fragilização do movimento sindical por via da posição do PCP sobre a Ucrânia.
Noticiário

4h. Registos e Notariado estão hoje em greve

A paralisação vai durar 24 horas. O presidente do Sindicato Nacional dos Registos adianta que não compreende a falta de investimento no setor, mas já tem reunião prevista com Ministério ds Justiça.
Sri Lanka

Ex-primeiro-ministro proibido de sair do Sri Lanka

Mahinda Rajapaksa, o seu filho Namal e 15 dos seus apoiantes estão impedidos de deixar o país. A proibição surge na sequência da violência contra os manifestantes em protestos antigovernamentais.
Protestos

James Cromwell cola a mão em balcão da Starbucks

Com uma t-shirt onde se podia ler "libertem os animais", o ativista participou num protesto para exigir que a Starbucks pare de cobrar um valor extra por bebidas que incluem leite vegan.
Sri Lanka

Sri Lanka. Atos de violência contidos com disparos

Após manifestantes contra o governo atacarem casas de funcionários do partido no poder, o Ministério da Defesa do Sri Lanka ordenou que as tropas atirem contra pessoas envolvidas em atos violentos.
Sri Lanka

PM do Sri Lanka levado para lugar seguro

Mahinda Rajapaksa foi retirado da residência oficial, após um grupo de manifestantes ter tentado invadir o edifício onde estava escondido juntamente com o irmão, o Presidente Gotabaya Rajapaksa.
Sri Lanka

PM demite-se após semanas de protestos

Mahinda Rajapaksa apresentou a demissão na sequência de vários confrontos entre apoiantes do governo e manifestantes, que exigiam a sua saída do governo devido à crise económica que o país enfrenta.
1 de maio

PCP e BE na rua para pressionar Costa

Esquerda voltou à rua neste 1º de Maio pronta para vestir o papel de oposição e disparar contra Governo e Orçamento que não acautela aumenta da inflação. PS garantiu "compromisso" com trabalhadores.
Noticiário

13h. Tropas russas estão "desmoralizadas"

Os Serviços de Informação do Reino Unido dizem ter identificado tropas russas na Ucrânia que estão desmoralizadas, mas reconhecem que que há melhorias na estratégia de guerra do Kremlin.
Noticiário

12h. Diretores escolares saúdam transição digital 

Filinto Lima, presidente da associação que representa os diretores das escolas saúda a troca do papel pelos computadores na realização das provas de aferição.
Coimbra

50 tratores agrícolas em marcha lenta na EN111

Na base da contestação está a falta de respostas do Governo socialista às reivindicações dos agricultores, que reclamam apoios aos fatores de produção e isenção de impostos no gasóleo agrícola.
Fact Check

Jornalista ucraniana protesta contra Zelensky?

As imagens são idênticas às do protesto que aconteceu na Rússia, em que uma jornalista interrompeu um noticiário para fazer uma manifestação contra a invasão russa à Ucrânia. Mas será que são verdade?
Manifestações

Trabalhadores do Hospital da Luz em protesto

Cerca de 30 pessoas manifestaram-se esta terça-feira junto ao hospital, em Lisboa. A secretária-geral da CGTP, que esteve presente, sublinhou que os trabalhadores "têm salários baixíssimos".
Resposta Pronta

"Nós os Ucranianos, também lutamos pela liberdade"

A embaixadora ucraniana em Portugal está na marcha organizada pela IL nas comemorações do 25 de abril. Inna Ohnivets diz que "para os ucranianos, a revolução dor cravos também simboliza a democracia".
Reportagem Observador

"Tratam os policias como filhos de um Deus menor"

33 anos depois da manifestação dos "Secos e Molhados", polícias voltaram a sair à rua. Quem esteve nos protestos em 1989 conta que "pouco mudou". Apelo é o mesmo: melhores condições de trabalho.
Reportagem Observador

UL contra assédio. "1 pessoa? É 1 pessoa a mais"

Contra o assédio sexual, mais de 100 estudantes manifestaram-se junto à Reitoria da Universidade de Lisboa. Ana, Sofia e Miguel esperam mudança: "Todos nós temos o direito de nos sentir seguros".
Universidades

Protesto contra assédio na reitoria de Lisboa

"Assédio abafado, abaixo o patriarcado" ou "Senhor reitor, responsabilize por favor" foram algumas das frases ouvidas no protesto, dias após serem conhecidos dezenas de casos na Faculdade de Direito.
Peru

Manifestante morre em protesto no Peru

Dia de protestos contra o aumento do custo de vida no Peru ficou ainda marcado por 15 feridos, 12 polícias e três manifestantes, incluindo um em estado grave.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.