Protestos

Relações Internacionais

Cimeira G7. Polícias e protestantes preparam-se

Mais de 13 mil polícias ocupam os seus postos para receberem encontro entre Donald Trump, Emmanuel Macron, e os líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, Japão, Canadá e Itália, em Biarritz.
Hong Kong

Exército em Hong Kong? É incerto, diz ativista

"Quando a polícia não se mistura com a multidão, não há confrontos", diz o cofundador do partido pró-democrata Demosisto. Wong diz ainda que não se pode esperar "racionalidade" de Xi Jinping.
Detenções

Hong Kong. Polícia de Macau nega detenções

A PSP confirmou o reforço policial na zona "para manter a ordem" e que "levou sete indivíduos suspeitos para o Comissariado". No entanto, todos "saíram após investigação".
Hong Kong

Hong Kong cria plataforma de diálogo após protesto

Carrie Lam disse que tanto ela como os membros do Executivo que lidera estão "comprometidos em ouvir o que as pessoas têm a dizer".
Rússia

Rússia cria comissão para "ingerência estrangeira"

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental.
Hong Kong

Como se fez a escalada de 68 andares pela paz

O "homem-aranha" francês quis apelar à paz e ao diálogo entre Hong Kong e a China. Escalou o Cheung Kong Center e afixou uma faixa com um aperto de mão desenhado nas cores das duas bandeiras.
Sindicatos

Lisboa. Trabalhadores do aeroporto protestam 

Entre as reivindicações aos patrões estão mais lugares de estacionamento para os trabalhadores, que trabalham por turnos, além de terem agendado para esta quinta-feira um plenário geral.
Hong Kong

Polícia e militares chineses perto de Hong Kong

140
Comunicado da polícia chinesa informou que mais de 12 mil polícias estão reunidos em Shenzhen, parte dos preparativos de segurança para o 70.º aniversário da República Popular da China a 1 de outubro.
Manifestações

Hong Kong. Tribunal proíbe protestos no aeroporto

Um tribunal de Hong Kong proibiu a presença de manifestantes no aeroporto. Mais 5 pessoas foram detidas em novo protesto, e Ministério com nota apenas de “casos pontuais” de portugueses afetados.
País

Coletes amarelos anunciam fim do movimento

813
O movimento dos coletes amarelos em Portugal anunciou o seu fim. Através de uma publicação no Facebook o porta-voz do movimento escreve que "se fez história".
Hong Kong

Hong Kong. Polícia abandona aeroporto

Manifestantes tentaram bloquear sem êxito as entradas na zona central do aeroporto. Polícia entrou no edifício e manifestantes já começaram a dispersar. Mais de 200 voos tinham sido cancelados.
Hong Kong

Voos retomados no aeroporto de Hong Kong

Os procedimentos de 'check-in' já estão a decorrer normalmente, enquanto os ecrãs de informação indicam que as chegadas e as partidas de voos estam a ser gradualmente retomadas.
Hong Kong

Hong Kong. Interesse nos vistos gold cresce

Consultora chinesa observou um pico em pesquisas recentes em Hong Kong, com um aumento de 260% em junho em relação ao ano anterior na procura aos vistos decorrentes de compra de imóveis.
Hong Kong

Hong Kong cancela voos no quarto dia de protestos

Os manifestantes deviam ter deixado o aeroporto no domingo à noite, mas não abandonaram o local onde estão há três dias. Desde junho que os cidadãos se manifestam contra a lei da extradição.
Manifestações

Protesto em Lisboa. "Racismo é crime, não opinião"

2.025
Perto de quinhentas, segundo a organização, juntaram-se no Largo Camões, em Lisboa, contra os discursos de ódio e para lembrar que racismo não é opinião, e sim um crime.
Manifestações

50 pessoas protestam em defesa dos povos indígenas

477
50 pessoas concentraram-se na Praça Luís de Camões, em Lisboa, numa iniciativa em defesa dos territórios e dos povos indígenas, por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Hong Kong

Hong Kong. Manifestantes concentram-no aeroporto

Os manifestantes sentaram-se no chão no espaço de desembarque, no aeroporto de Hong Kong, enquanto seguram cartazes, em inglês e chinês, alertando os estrangeiros para o seu protesto.
Manifestações

Poupanças. Lesados do BES manifestam-se em Lisboa

Grupo de manifestantes caminharam a dizerem: "Fomos Roubados e enganados pelo BES. Não atiramos a toalha ao chão", "Novo Banco ladrão das nossas poupanças" e "Novo Banco paga o que deves".
Estados Unidos da América

Trump recebido com críticas em Dayton e El Paso

105
O Presidente visitou as cidades onde no domingo morreram 32 pessoas e visitou sobreviventes, médicos e polícias. Manifestantes mostraram o seu desagrado e ergueram cartazes anti-Trump.
Greve

Coletes amarelos marcam marcha lenta na ponte

4.005
O Movimento Coletes Amarelos Portugal quer realizar marchas lentas na A1 e A2 no dia 12 pra "reforçar a greve dos camionistas".
Manifestações

Índia. Manifestante perseguido pela polícia morre

Um polícia disse que um jovem manifestante perseguido pela polícia "pulou para o rio Jhelum e morreu". Os factos ocorreram em Srinagar, na Caxemira.
Brasil

Alterações à reforma da Previdência rejeitadas

Reforma é aposta de Bolsonaro e visa reconstruir a economia do país. Sindicatos e partidos da oposição rejeitam medida. Congressistas debateram propostas, mas todas as alterações foram rejeitadas.
Hong Kong

Hong Kong: a pior crise desde 1997, admite China

Um representante do governo chinês em Hong Kong afirmou que o Governo central está "muito preocupado" com os protestos que há dois meses abalam Hong Kong e que está a considerar tomar medidas.
Brasil

São Paulo. Manifestações contra ditadura militar

Várias centenas de pessoas reuniram-se em São Paulo para expressar a sua rejeição ao regime militar, responsável por 443 assassínios ou desaparecimentos.
Hong Kong

Hong Kong. Já há 82 detidos em novos protestos

Greve geral e protestos em Hong Kong lançam o caos na cidade. Manifestantes vandalizam esquadras e polícia usa balas de borracha e gás lacrimogéneo. Há carros descontrolados e novo ataque das tríades.
Hong Kong

Hong Kong: 20 detidos e milhares nas ruas

Os confrontos com a polícia e as mais de 20 pessoas que foram detidas não assustaram os milhares de manifestantes pró-democracia que voltaram a desfilar este domingo nas ruas de Hong Kong.
Rússia

Oposição russa convoca nova manifestação não autor

Oposição russa convoca uma nova manifestação não autorizada em Moscovo, uma semana após os protestos na capital terem sido assinalados cerca de 1.400 pessoas.
Hong Kong

Hong Kong. Detido ativista pró-independência

Para além de Andy Chan foram detidos no norte do território mais sete pessoas sob acusações de posse de armas e posse ilegal de explosivos. Centenas de manifestantes protestaram em frente à esquadra.
Hong Kong

China diz que ocidente "atiça chamas" em Hong Kong

O conselheiro de Estado da China acusou os ocidentais de se reunirem com altos funcionários e líderes dos protestos. China "exige que parem imediatamente de interferir nos assuntos de Hong Kong".
Hong Kong

Hong Kong. Foguetes atingem esquadra da polícia

Os protestos de Hong Kong continuam. Nesta quarta-feira um carro lançou fogo de artifício contra uma esquadra da polícia, em Tin Shui Wai. Os manifestantes exigem a demissão de Carrie Lam.
Hong Kong

Hong Kong. Protesto causa caos no metro

Manifestantes interromperam serviços do metropolitano de Hong Kong, bloqueando as portas e impedindo a saída dos passageiros durante a hora de ponta, provocando o caos.
Hong Kong

Hong Kong. Apenas 50 manifestantes permanecem

Dezenas de milhares concentraram-se em protesto contra ataque de domingo passado. As autoridades responderam com granadas de gás e, mais tarde, carregaram sobre manifestantes.
Reino Unido

Milhares protestam em Londres contra Boris Johnson

241
Milhares de pessoas protestaram contra a chegada de Boris Johnson à liderança do governo. Acusam o novo primeiro-ministro de ser "racista" e "mentiroso". Dia 20 de setembro voltam às ruas.
Manifestações

Manifestações param a cidade de San Juan

As manifestações pararam uma das principais avenidas da cidade, fecharam universidades e obrigaram a polícia a utilizar gás lacrimogéneo. A população pede a renúncia de Ricardo Rossello.
Protestos

Lusodescendente detido em França diz-se inocente

Jérôme Rodrigues tornou-se numa das figuras mais emblemáticas do movimento dos coletes amarelos em França depois de ter perdido um olho numa das manifestações em janeiro deste ano.
Greve

Greve. Técnicos de diagnóstico com 85% de adesão

148
Dirigentes de quatro sindicatos deslocaram-se à Assembleia da República para "avisar" os partidos políticos que vão continuar a lutar por condições mais justas de exercício da profissão.
Protestos

Porto Rico na rua contra chat machista do governo

Um "chat" com comentários machistas e homofóbicos entre o governador de Porto Rico e membros do governo levou milhares à rua. Exigem a demissão do executivo. O cantor Ricky Martin foi um dos visados.
Manifestações

Utentes dos transportes públicos manifestaram-se

Manifestantes exigiam mais investimento e melhorias nos transportes públicos. Foi ainda entregue um documento com propostas para a melhoria dos transportes públicos dirigido ao primeiro ministro.
França

Coletes amarelos custaram 0,1% do PIB francês

Os danos provocados pelo movimento dos coletes amarelos tiveram um custo económico direto de 0,1% de toda a riqueza produzida pelo país. O turismo foi um dos setores mais prejudicados.
Protestos

Trabalhadores dos transportes públicos protestam

Protesto surge no seguimento de uma tribuna pública onde foi denunciada a destruição de 4.823 postos de trabalho em empresas como a CP, EMEF, IP, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Jornalista alvo de protestos

O jornalista Glenn Edward Greenwald foi na sexta-feira alvo de protestos vindos de um grupo de apoiantes de Bolsonaro. Glenn Edward estava em Paraty, onde se realiza uma festa literária internacional.
França

CAN. Um morto nos festejos em França

Incidente aconteceu durante os festejos pelo apuramento da seleção da Argélia. Adepto perdeu o controlo do carro que conduzia e atropelou uma família. Mãe morreu e duas filhas estão em estado crítico.
Protestos

Polícias viram costas em cerimónia da PSP

605
Na Praça do Império, cerca de 20 elementos do Corpo de Intervenção mostraram a sua indignação contra as condições de trabalho através do silêncio e virados de costas para o diretor nacional da PSP.
Manifestações

Marcha lenta no IC2 pede "Obras já"

Protestantes pedem “Obras no IC2 Já” e “'Stop' aos acidentes, mortes, feridos e danos nas viaturas” na “estrada da vergonha”. A marcha lenta faz-se agora nos dois sentidos.
Hong Kong

Novo grande protesto a 21 de julho em Hong Kong

“Como as nossas cinco reivindicações não foram ainda atendidas, acreditamos que é muito importante que continuemos os protestos", declarou a porta-voz do movimento que tem liderado os protestos.
Manifestações

Lisboa. Protestos contra a revisão da lei laboral

Os manifestantes exigem "a valorização do trabalho e dos trabalhadores". Estão contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo e pelos partidos. Protestos contam com pessoas de todo o país.
Tribunal de Contas

Trabalhadores do TdC protestam quarta-feira

Os trabalhadores vão concentrar-se, de forma silenciosa, junto ao edifício do Tribunal de Contas na quarta-feira. Protestam contra a violação do seu estatuto remuneratório e desfasamentos de carreira.
Manifestações

Ciência'19 marcada por protestos e Brexit

Cerca de 40 investigadores em situação precária protestaram contra a falta de condições laborais e contra a "sombra" da saída do Reino Unido da UE, na abertura do encontro Ciência'19, em Lisboa.
Hong Kong

Hong Kong. Policia deteve 6 pessoas em protesto

Seis manifestantes foram detidos no domingo à noite em Hong Kong, um por se recusar a ser identificado e os restantes por "obstrução e agressão de um agente no exercício das suas funções".
Cabo Verde

Cabo Verde. PR não quer ignorar manifestações

459
O chefe de Estado cabo-verdiano comentava a manifestação do movimento cívico Sokols 2017 reuniu mais de 12 mil pessoas, em protesto contra o "bloqueio governamental" e a "má gestão camarária".
Sudão

Sudão. Sete mortos e 181 feridos em manifestações

Manifestações massivas ocorreram no domingo para exigir a transição para um governo civil, noticiou a agência oficial Suna, citando o Ministério da Saúde.
Hong Kong

Hong Kong. Milhares mostram apoio à polícia 

Milhares de pessoas manifestaram-se em Hong Kong em apoio à polícia, que enfrenta críticas pelo uso de gás lacrimogéneo e balas de borracha contra as manifestações das últimas semanas.
Clima

Centenas de jovens cercam parlamento alemão

Cerca de 900 manifestantes formaram um cordão humano em redor de uma parte da sede do parlamento alemão, em Berlim, para exigirem aos deputados ações a favor do clima.
Autoridade Tributária

Trabalhadores da AT querem melhores carreiras

O objetivo do protesto, que decorre em dia de greve nacional dos trabalhadores da AT, é mostrar ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais que não aceitam a desvalorização das suas carreiras.
Manifestações

Membro do governo agride ativista em Londres

1.232
Pertencem à Greenpeace e invadiram esta quinta-feira um jantar em Londres. Uma das ativistas foi agredida e há quem peça a demissão do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.
Hong Kong

Hong Kong palco de novo protesto 

Jovens de Hong Kong voltam a juntar-se num novo protesto pacífico para exigirem a retirada definitiva da lei da extradição e libertação dos detidos no protesto de 12 de junho.
Hong Kong

Hong Kong. Governo cancela lei da extradição 

A chefe do executivo de Hong Kong já tinha lamentado a situação, mas através de um porta-voz. Esta terça-feira deu a cara e anunciou que a lei não será aplicada no seu mandato.
Hong Kong

“Se lei passa em Hong Kong, também passa em Macau"

273
Se for passada a lei que está a levar os cidadãos de Hong Kong para as ruas, "o impacto será brutal. Deixaríamos de poder gozar de liberdade expressão", diz advogado português em Macau.
Manifestações

Polícia francesa dispersa coletes amarelos

Eram cerca de mil os manifestantes que se preparavam para mais um dia de protestos do movimento dos coletes amarelos. A polícia francesa impediu os manifestantes de percorrer as ruas de Toulouse.
Manifestações

UE pede a Hong Kong que se evite violência 

A União Europeia pediu às autoridades de Hong Kong que evitem "violência e respostas que agravem a situação" das manifestações contra a proposta de lei da extradição.
Hong Kong

Hong Kong. 5 respostas para perceber os protestos /premium

Um milhão de pessoas protestaram em Hong Kong no domingo. Esta quarta-feira, bloquearam o acesso ao parlamento. Querem impedir a aprovação da lei da extradição. 5 respostas sobre o que está em causa.
Haiti

Haiti. Dois mortos em protestos contra presidente 

Milhares de haitianos acusam o Presidente Moise de corrupção política e pedem que se demita. Os protestos tornaram-se violentos e pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas.
Haiti

Haiti. Sete mortos e 100 feridos em manifestações

Pelo menos sete pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas este domingo no Haiti em manifestações para exigir a demissão do Presidente Jovenel Moise.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)