Protestos

Manifestações

Guiné-Bissau. Partidos na rua pedem PM

É o terceiro protesto dos partidos que detêm 54 dos 102 deputados do Parlamento. Em causa está atraso do Presidente em nomear um primeiro-ministro para liderar o governo.
Bombeiros

Bombeiros em protesto pedem pré-reforma aos 55

Os bombeiros vão entregar um memorando ao presidente da Assembleia da República. Reclamam por uma pré-reforma aos 55 anos e acusam o Governo de só se lembrar dos profissionais nos incêndios.
Professores

Professores começam "Comícios da Indignação"

Os professores iniciam uma série de cinco “Comícios da Indignação” e vão concentrar-se na praça D. João I, no Porto, pelas 17h30, para manter viva a luta pela recuperação integral do tempo congelado.
Albânia

Albânia. Manifestações anti-governo continuam 

A oposição acusa os responsáveis oficiais de corrupção e fraude eleitoral. Exige um governo de transição e eleições antecipadas. Confrontos entre polícia e manifestantes fizeram vários feridos.
Índia

Índia. Protestos na rua contra violador de criança

O homem de 20 anos terá atacado uma menina na casa de banho de uma escola. O diretor do estabelecimento de ensino está também a ser acusado de proteger o agressor. A criança já está fora de perigo.
Venezuela

Venezuela. Jovens da Disobey defendem educação

Jovens da Disobey Venezuela que defendem a educação como base para uma transformação política, económica, social e política, têm marcado para sábado uma ação de protestos junto à embaixada russa.
Frente Comum

Frente Comum. Manifestação terá "muitos milhares"

213
Ana Avoila considera a postura do Governo no caso "inqualificável". Os manifestantes deslocam-se rumo à residência do primeiro-ministro e exigem uma reunião para discutir os aumentos salariais.
Protestos

Coletes amarelos com menos manifestantes

Os números de hoje são os mais baixos desde que o protesto começou. Participaram 18.900 manifestantes em todos o país e 1.460 em Paris, segundo números do Ministério do Interior francês.
Venezuela

Manhã tranquila em Caracas com aparato militar

O apelo do autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó, para que os venezuelanos fossem para a rua não teve grande expressão de manhã. Regime de Maduro colocou aparato militar visível.
França

França. Violência dos coletes amarelos é "extrema"

Patrice Ribeiro, lusodescendente que é secretário-geral de um dos maiores sindicatos de polícia, fala daquilo que a forças de segurança gaulesas têm enfrentado todos os fins-de-semana
Venezuela

Guaidó pede manifestação pacífica no sábado

O autoproclamado Presidente da Venezuela apelou através do Twitter à mobilização pacífica do povo venezuelano: devem protestar no sábado diante das bases militares do país.
França

França. Confrontos entre polícia e manifestantes

A polícia francesa impediu que os manifestantes se aproximassem do Parlamento Europeu em Estrasburgo. Os protestos repetiram-se este sábado em várias cidades de França.
Protestos

Ativistas admitem fazer mais ações  

Sinan Eden, um dos coordenadores dos ativistas do Extinction Rebellion Portugal disse não ter "conhecimento dos próximos passos" mas admite que podem surgir protestos a qualquer momento.
Clima

Quem são os ativistas que interromperam Costa? /premium

280
Em Portugal, atacaram no PS, CMTV e EDP. Em Londres, bloquearam estradas e pontes. Recusam ligações a partidos, mas têm os vídeos no jornal do BE e pessoas em comum. Dizem que querem salvar o planeta.
Clima

Vídeo. Grupo de ativistas invade festa do PS

961
Pertencem ao movimento ambiental Extinction Rebellion e invadiram o palco da festa do 46.º aniversário do PS, na antiga Feira Internacional de Lisboa, para protestar contra o aeroporto do Montijo.
Manifestações

Londres: 700 detidos em protestos pelo clima

Os protestos conhecidos como "Rebelião contra a Extinção" começaram na segunda-feira e paralisaram, em alguns momentos, zonas de Londres, como a Ponte de Waterloo, Oxford Circus e outros locais.
Protestos

Mais de 200 detidos, confrontos e veículos a arder

Mais um sábado, mais um protesto, o 23º. Há 227 detenções, confrontos e veículos incendiados. É a primeira manifestação dos coletes amarelos depois do incêndio em Notre-Dame, mas longe da catedral.
Paris

Coletes amarelos na rua, mas longe de Notre-Dame

Os "coletes amarelos" voltam a manifestar-se em Paris, pelo 23.º sábado consecutivo desde novembro, mas estão proibidos de se aproximar da catedral de Notre-Dame, atingida por um incêndio.
Ambiente

Protesto cola (literalmente) ativistas à causa

212
Estão a colar-se uns aos outros e também a comboios. No 3º dia consecutivo de protestos pelo ambiente, ativistas do grupo "Extinction Rebellion" exigem uma declaração de emergência ambiental.
Londres

290 detidos: protesto contra alterações climáticas

Os dois dias de protesto pacífico em Londres direcionado ao governo britânico contra as alterações climáticas levou à detenção de 290 pessoas por obstrução da via pública.
Manifestações

Sudão. Oposição e militares reúnem-se

Movimentos políticos pela saída de Omar al-Bashir encontraram-se pela primeira vez com militares desde que estes tomaram o poder. Organizações apelaram a uma transição civil.
Manifestações

Milhares de pessoas protestaram na Sérvia

Números oficiais falam em 7.500 pessoas nas ruas de Belgrado. Presidente é acusado de tentar controlar todo o poder e de silenciar os críticos.
Sudão

Sudão. Presidente destituído é problema resolvido?

Os sudaneses protestam pelo fim da presidência de 30 anos de Omar al-Bashir há quatro meses. Esta quinta-feira, um golpe militar destituiu o presidente. Mas as manifestações continuam.
Legislação Laboral

CGTP espera milhares de manifestantes em Lisboa

A confederação sindical acredita que o protesto desta quinta-feira, que contesta a legislação laboral que está a ser preparada, encherá o largo junto à Assembleia da República.
Sudão

Como uma mulher se tornou símbolo da luta sudanesa

Um vídeo de uma mulher a interpretar cânticos de protesto em cima de um carro tornou-se viral e transformou-a em símbolo dos protestos no Sudão, contra a presidência de 30 anos de Omar al-Bashir.
Brasil

Brasil: manifestação contra a ditadura

557
"Ditadura nunca mais" foi um dos gritos ouvidos em Brasília, palco de uma manifestação que juntou cerca de 400 pessoas. Em causa a intenção de Bolsonaro de celebrar os 55 anos da ditadura militar.
Argélia

Milhares de argelinos protestam contra Presidente

As palavras de ordem indicam que as manifestações não vão parar "até que caia o regime", sendo que os manifestantes também se mostram contra o chefe do Exército.
Manifestações

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Frente à Assembleia da República, os jovens trabalhadores da CGTP aprovaram uma resolução na qual prometem marcar presença na manifestação nacional da intersindical agendada para dia 11 de abril.
Lisboa

Jovens protestam contra precariedade laboral 

Em causa está a proposta de alteração à legislação laboral que "agrava a precariedade, que aumenta o período experimental de três para seis meses, que generaliza os contratos de muita curta duração".
França

"Coletes". Governo satisfeito por evitar excessos

O governo francês congratulou-se por ter conseguido evitar "excessos" no 19.º dia de protestos dos "coletes amarelos", em Paris, ao contrário do que aconteceu há uma semana.
Professores

Professores ameaçam com greve às avaliações

1.098
Mário Nogueira ameaçou com uma greve às avaliações caso, em Parlamento, os professores não recuperem a totalidade dos anos de serviço congelados. Manifestação terminou no Terreiro do Paço.
Protestos

Coletes amarelos proibidos nos Campos Elísios

Será ainda proibido transportar armas, lançar fogo de artifício, usar substâncias perigosas, ou conduzir na área. A multa por usar o carro na zona dos Campos Elísios aumentou de 38 para 135 euros.
Chile

Bolsonaro minimiza manifestações no Chile

Nos 3 dias de visita ao Chile estão previstas uma série de manifestações contra Bolsonaro por parte de partidos políticos de esquerda e de organizações sociais. Bolsonaro diz que não é "unânime".
Manifestações

Uma centena contra discriminação em Lisboa

430
Cerca de uma centena de pessoas concentraram-se em Lisboa para assinalar o Dia Nacional e Internacional Contra a Discriminação Racial
França

Protesto em Paris. Mais de 20 sentenças de prisão 

A justiça francesa deliberou 23 sentenças de prisão efetiva na sequência dos protestos violentos registados durante a 18.ª manifestação do movimento "coletes amarelos", em Paris.
Educação

Alunos exigem melhores condições nas escolas

Os alunos de várias escolas da região de Lisboa estão a manifestar-se desde as 10h30, em direção à residência oficial do primeiro-ministro para pedirem melhores condições de ensino e obras nas escolas
Autarquias

Trabalhadores da administração local em protesto

Cerca de mil trabalhadores da administração local iniciaram uma marcha em Lisboa por melhores condições. Os trabalhadores exigem que a AR aprove "um suplemento de insalubridade, penosidade e risco".
Argélia

Milhares de argelinos protestam contra Presidente

Estudantes, professores universitários, médicos e enfermeiros manifestam-se no centro de Argel para pedirem, uma vez mais, o afastamento do Presidente Abdelaziz Bouteflika.
Protestos

Inspetores da PJ vão realizar protesto diário

Os funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária iniciam no dia 21 uma paralisação diária de 19 minutos, em protesto por estarem há 19 anos sem revisão estatutária e lei orgânica.
Paris

Coletes amarelos: 11 feridos e 100 detidos

1.999
Paris volta a arder no início do seu 18.º fim de semana de manifestações contra Emmanuel Macron. O histórico restaurante de luxo Fouquet's foi pilhado e incendiado.
Alterações Climáticas

As imagens da greve que chegou a 120 países

4.531
Esta sexta-feira, milhares de estudantes de mais de 120 países trocaram as aulas pela rua para defender o meio ambiente. De cartazes na mão, gritaram por medidas urgentes. Portugal não foi exceção.
Lisboa

Milhares de estudantes gritam "Não há planeta B"

4.310
Em Lisboa, os estudantes estão desde as 11h em protesto até à Assembleia da República. Ao todo, são mais de 20 cidades portuguesas onda a manifestação em defesa do clima se realiza.
Argélia

Manifestantes pedem afastamento de Bouteflika

Milhares de pessoas estão concentradas hoje numa praça do centro de Argel para pedir o afastamento do presidente Abdelaziz Bouteflika, no poder há 20 anos, e a multidão não pára de aumentar.
Manifestações

Pedreiras. Trabalhadores exigem reforma antecipada

Cerca de 70 trabalhadores e dirigentes sindicais participaram esta manhã, em Lisboa, numa marcha de protesto, reivindicando a publicação da portaria que permite a reforma antecipada sem penalização.
PSP

Polícias protestam em Lisboa

Os agentes da PSP exigem a recuperação dos 12 anos em que as carreiras estiveram congeladas, um regime de aposentação e pré-aposentação adequado à profissão policial e o subsídio de risco.
Polícia

Uso de uniforme em manifestação considerado ilegal

O uso de uniforme na manifestação convocada por vários sindicatos da PSP, que acontece já esta quarta-feira, foi considerado ilegal pelo Tribunal Administrativo do círculo de Lisboa.
Paris

Argelinos em Paris exigem renúncia de Bouteflika

Milhares de argelinos voltaram a sair às ruas de Paris em protesto contra a candidatura do seu Presidente, Abdelaziz Bouteflika, a um quinto mandato nas eleições presidenciais de 18 de abril.
França

Coletes amarelos: mais de 28 mil nas ruas

Estiveram pelo menos 28 mil manifestantes em novo protesto do grupo "coletes amarelos" em França, apontou o Ministério do Interior francês. Organização diz que foram mais. Macron continua a ser alvo.
Enfermeiros

Enfermeiros. Centenas entregam cartão em protesto

201
Entregar a velha cédula profissional parece vulgar, mas vários enfermeiros usaram o gesto como forma simbólica de protesto. Quem teve de as receber acabou engolido pela "marcha branca".
Cuidados de Saúde

Manifestação a favor dos cuidadores informais

Associação Nacional dos Cuidadores Informais diz que as propostas discutidas nesta quinta-feira adiam a aplicação de medidas concretas e não preveem a criação de uma carreira contributiva.
França

"Coletes amarelos" iniciam bloqueio de Paris

O movimento quer enviar uma mensagem direta ao governo e bloquear a cidade durante três dias. As manifestações devem começar junto à Torre Eiffel e estender-se a toda a capital.
Crime

Jamaica. Detidos em protesto conhecem a sentença

Os arguidos são acusados do arremesso de pedras sobre polícias, quando desciam a Avenida da Liberdade, durante a manifestação.
Paris

"Coletes amarelos" querem bloquear Paris 

A ideia foi, mais uma vez, lançada nas redes sociais pelo grupo "France en Colère". O grupo apela aos "coletes amarelos" de todo o país para ocuparem espaços públicos com acampamentos e manifestações.
Violência Doméstica

Portugal mobiliza-se contra a violência doméstica

173
Esta quinta-feira é dia de luto nacional pelas vítimas da violência doméstica. A medida antecede o Dia Internacional da Mulher para o qual estão agendadas uma greve e várias manisfestações.
Protestos

Moçambique. Guardas encerram cadeia em protesto

Os guardas protestam contra uma sobrecarga horária, medida nova da direção do estabelecimento penitenciário. Tensão na cadeia só foi ultrapassada cinco horas depois após negociações do diretor.
Dia da Mulher

8 de março. Mulheres Socialistas nas manifestações

As Mulheres Socialistas apelaram à mobilização contra a violência e a desigualdade e saúdam a manifestação convocada pela Rede 8 de Março cuja base é o Manifesto Greve Feminista Internacional.
PSP

Polícias antecipam manifestação para dia anterior

A manifestação de polícias fardados vai, afinal, realizar-se dia 13 para evitar "tentativas de condicionamento" da participação no protesto, como o jogo do Benfica ou por outras ações da PSP.
EMEL

Trabalhadores da EMEL querem aumentos salariais

Cerca de 50 trabalhadores concentraram-se esta quarta-feira junto ao edifício dos Paços do Concelho para reivindicare "mais de nove anos congelados de salários roubados" e o fim da precariedade.
Argélia

Milhares de alunos contra mandato de Bouteflika

Ainda que as concentrações sejam proibidas no país, milhares de jovens universitários saíram à rua para protestarem contra o quinto mandato de Bouteflika, no poder desde 1999.
Professores

Professores convocam manifestação para 23 de março

O penúltimo sábado do próximo mês de março será um dia de manifestação nacional de professores. As negociações entre o Ministério da Educação e os sindicatos do setor permanecem num impasse.
Sindicatos

Conservatórias contra mudança de instalações

Sindicato diz que os trabalhadores, além de não perceberem a razão da mudança, estão contra o desmembramento das conservatórias, alegando que este é um serviço que funciona como um todo.
Feminismo

Rede 8 de Março convoca greve feminista

O coletivo feminista convoca as mulheres a levantarem-se em "defesa dos seus direitos" e a "mobilizarem-se contra a violência, a desigualdade e os preconceitos".
França

Menor adesão em manifestação de coletes amarelos

É o 14º sábado consecutivo de protestos contra Emmanuel Macron e as suas políticas a favor das empresas. Ação está a decorrer em Paris e noutras cidades francesas, mas a adesão é menor

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)