Protestos

País

Imigração. Marcados protestos em Lisboa e Porto

A manifestação "Famílias Unidas, Não Divididas" está marcada para esta quinta-feira em Lisboa (Largo Camões) e no Porto (Praça Carlos Alberto) e vai contar com a presença de várias personalidades.
Migrantes

Manifestação em Paris de apoio a migrantes

Milhares de pessoas desfilaram este domingo em Paris para receber uma "marcha solidária" que partiu de Itália para apoiar os migrantes e protestar contra o bloqueio de fronteiras.
Protestos

Macedónia: Protestos contra acordo sobre novo nome

Milhares de pessoas manifestaram-se contra acordo histórico que põe fim a 27 anos de conflito bilateral sobre o nome da ex-república jugoslava. Passa a designar-se República da Macedónia do Norte.
Estados Unidos da América

Milhares contestam política que separa famílias

Milhares de pessoas protestaram em mais de 80 cidades nos EUA contra a política que separa famílias na fronteira. "É desumano o que estamos a fazer a estas crianças e a estas mães", dizem.
Hong Kong

Ativista condenado a seis anos de prisão

O ativista pró-independência Edward Leung foi condenado esta segunda-feira a seis anos de prisão. Em causa está o facto de ser considerado culpado pela participação num 'motim' em 2016.
Protestos

150 pessoas fazem "praia" em Setúbal como protesto

578
Cerca de 150 pessoas, muitas delas munidas de toalhas e chapéus-de-sol, estiveram na Praça de Bocage, em Setúbal, para expressar o seu descontentamento contra o programa "Arrábida sem carros".
Protestos

Protesto na na EN125 contra degradação da via

147
Cerca de 100 pessoas percorreram a pé e de bicicleta cinco quilómetros da Estrada Nacional 125, no Algarve, para exigir a reparação desta via.
Porto

Manifestações contra despejos no Porto

Várias dezenas pessoas manifestaram-se no Porto contra os despejos, denunciando que estão a ocorrer em bairros camarários e que há casas da autarquia a serem usadas para alojamento de turistas.
Angola

Luanda marcha contra violência em Angola

O Observatório para Coesão Social e Justiça convocou para 16 de junho, em Luanda, uma marcha silenciosa contra o "insustentável e alarmante nível de violência" e a banalização da criminalidade.
Protestos

Setor das terapias não convencionais em protesto

147
Foi entregue uma petição a apelar à "resolução imediata" da questão do reconhecimento das cédulas profissionais aos diplomados pós 2013 e à conclusão da legislação das terapêuticas não convencionais.
Manifestações

Profissionais de terapias tradicionais em protesto

189
Profissionais de terapias não convencionais concentram-se em frente ao Parlamento e exigem direitos iguais no acesso às cédulas profissionais para os diplomados após 2013.
Protestos

Governo volta a reunir-se com camionistas

O Governo diz acreditar num acordo com os camionistas, com quem se volta a reunir na segunda-feira, e acrescenta que, das duas associações do setor, chegou a um acordo de princípio com uma.
Manifestações

Brasil. Governo não pode satisfazer camionistas

O Presidente do Brasil afirmou na terça-feira que o governo esgotou todos os recursos para atender às exigências dos camionistas e espera uma "situação normalizada" nos próximos dias.
Angola

Polícia travou manifestação para lembrar massacre

Um grupo de manifestantes tentou lembrar o dia do massacre de milhares de manifestantes em 1977 e apelou à criação de um memorial às vítimas. A polícia dissipou rapidamente a esta manifestação.
Brasil

São Paulo em "estado de emergência"

São Paulo, a cidade mais rica e populosa do Brasil, decretou o estado de emergência devido ao "excesso de protestos" causados pela greve dos camionistas, contra os elevados preços dos combustíveis.
País

Técnicos de diagnóstico manifestam-se na AR

416
Mais de 1.500 técnicos de diagnóstico e terapêutica estão concentrados desde cerca das 16h00 em frente à Assembleia da República, em Lisboa, para exigir uma carreira equiparada à da função pública.
Soares da Costa

Trabalhadores da Soares da Costa exigem salários

Um grupo de trabalhadores da Soares da Costa concentrou-se junto aos estaleiros da construtora em São Félix da Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia, para exigir o pagamento dos salários em atraso.
Salários

Trabalhadores da Identificação Civil em luta

Trabalhadores em protesto no Campus de Justiça exigem a integração no projeto de revisão da carreira dos Registos e Notariado. Sindicato diz que situação dura há 18 anos e afeta 150 trabalhadores.
Professores

Milhares de professores manifestam-se em Lisboa

125
Milhares de professores de todo o país estão concentrados na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, reivindicando direitos laborais. Exigem respeito e pedem a demissão dos responsáveis pela Educação.
Enfermeiros

Centenas de enfermeiros pedem ajuda a Marcelo

244
Algumas centenas de enfermeiros concentraram-se este sábado junto ao Palácio de Belém para pedir ao Presidente da República que interceda junto do Governo para que haja investimentos na Saúde.
Escolas

7 motivos por que os professores saem amanhã à rua

950
Salas de aulas com professores com 60 anos, alunos a mais para cada docente e sem direito a atenção personalizada, horas a mais a trabalhar. Há vários motivos para a manifestação de amanhã.
Manifestações

Pedido de aumentos na Infraestruturas de Portugal

Os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, que têm greve marcada para quinta-feira, manifestaram-se esta terça-feira em Lisboa para exigirem aumentos salariais.
Rússia

Mil pessoas detidas em manifestações anti-Putin

149
Mais de mil pessoas foram detidas na Rússia em dia de protestos contra a investidura de Vladimir Putin para um quarto mandato presidencial na segunda-feira, segundo a Associated Press.
Polícia

Cerca de 150 polícias em protestos pela carreira

Descongelamento de carreiras e atualização salarial são algumas das questões que levam cerca de 150 polícias a juntar-se em protesto, esta sexta-feira, junto à Direção Nacional da PSP.
Deficiência

Vigília para pedir apoio à vida independente

Um reforço do orçamento para a constituição de Centros de Apoio à Vida Independente é a principal reivindicação da vigília , que começa esta quarta-feira e se prolonga até sexta-feira.
Brasil

Segurança reforçada na vigília de apoio a Lula

A polícia brasileira reforçou a segurança junto à vigília de apoio ao ex-Presidente brasileiro, detido em Curitiba, após um ataque de tiros que fez pelo menos dois feridos na madrugada de sábado.
Polícia

Polícias preparam ações de protesto para maio

Os sindicatos da PSP estão a preparar várias ações de luta para as duas primeiras semanas de maio, em protesto contra o congelamento das carreiras e falta de efetivos.
Arménia

Primeiro-ministro da Arménia demite-se

Serge Sarkissian, primeiro-ministro da Arménia, demitiu-se esta segunda-feira. A decisão de Sarkissian ocorreu pouco após a libertação do líder da contestação antigovernamental na Arménia.
Manifestações

Nicarágua. Presidente recua face a protestos

O presidente da Nicarágua renunciou à controversa reforma na segurança social que esteve na origem de uma vaga de manifestações nos últimos cinco dias e que provocaram pelo menos 24 mortos.
Protestos

Mais de duas dezenas de mortos na Nicarágua

Jornalista Angel Gahona estava a filmar com o seu telemóvel quando caiu morto depois de se ouvirem disparos durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo.
Mundo

Nicarágua. Pelo menos 10 mortos em protestos

Pelo menos dez pessoas (duas delas estudantes universitários) morreram na sequência dos protestos que alastram desde quinta-feira pela Nicarágua. A ONU já condenou a resposta do regime de Ortega.
Paris

Maio de 68. Português recorda "delírio coletivo"

Em 1968, com 25 anos, Fernando Medeiros viveu, em Paris, "uma experiência absolutamente empolgante" não só em termos da "perspetiva histórica" mas pelo "prazer de participar" nesse "movimento social".
Lisboa

Jerónimo em manifestação "pela paz" na Síria

Cerca de uma centena de pessoas manifestou-se esta quinta-feira em Lisboa "pela paz" e "fim à agressão", apelando ao cessar da violência na Síria, com Jerónimo de Sousa a associar-se à iniciativa.
Professores

Professores exigem horário de 35 horas

275
Professores dizem que, muitos deles, trabalham em média 46 horas semanais. Mário Nogueira diz que as longas horas de trabalho nas escolas e em casa é "um dos principais fatores de desgaste".
Paris

Português em Paris viveu Maio de 68 de longe

O músico e ator português Luís Rego estava em Paris durante os protestos do Maio de 68, mas teve medo de participar porque em Portugal já tinha sido preso pela PIDE.
Comércio

Pingo Doce. Trabalhadores pedem contrato coletivo

Trabalhadores protestaram esta manhã junto à sede da empresa, em Lisboa. Responsável sindical acusou o Pingo Doce de estar a dar "um péssimo exemplo" ao não dialogar com os trabalhadores.
Manifestações

Polícias e militares marcam vigília em Belém

334
Protesto contra o congelamento das carreiras profissionais começa dia 2 de maio junto ao Palácio de Belém. Presença na manifestação do dia 25 de Abril também foi confirmada.
Conflito na Síria

Sírios apoiam al-Assad em Damasco

Manifestantes sírios estão concentrados na Praça Omayyad em apoio a Bashar al-Assad, na sequência dos ataques de EUA, Reino Unido e França. "Alá, Síria e apenas Bashar" são as palavras de ordem.
França

Quatro universidades fechadas devido a protestos

Além das paralisações nas quatro universidades, num universo de quase 70 em todo o país, registaram-se perturbações, em alguns casos bloqueios e ocupações, em uma dezena de um total de 400 instalações
Segurança

Polícias e militares juntam-se para manifestação

102
Polícias e militares vão juntar-se pela primeira vez na história para uma mega manifestação na primeira quinzena de maio. Assembleia da República e Belém deverão ser os locais escolhidos.
País

Trabalhadores da distribuição 15 dias em luta

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) inicia esta segunda-feira uma quinzena de luta nas empresas de distribuição, reivindicando aumentos salariais.
Cultura

Coimbra. Agentes culturais sentem-se "humilhados"

Cerca de 200 pessoas manifestaram-se esta sexta-feira à frente da Direção Regional de Cultura do Centro, em Coimbra, contra a política cultural do Governo. Dirigentes dizem-se "humilhados".
Angola

Angola. Jovens exigem demissão de governador 

Vários jovens saíram à rua na cidade angolana de Malanje pedindo a saída de Norberto dos Santos do cargo de governador. Várias fontes relatam casos de viaturas apedrejadas e vandalizadas.
Catalunha

Catalunha. Protestos levam a reforço da segurança

As forças da ordem da Catalunha anunciaram esta quarta-feira o reforço da proteção de edifícios governamentais e de figuras políticas e judiciais, após manifestações independentistas com distúrbios.
Faixa de Gaza

Vídeo. Jovem baleado na Faixa de Gaza

378
Um vídeo mostra um jovem palestiniano a ser atingido mortalmente durante os protestos na Faixa de Gaza, na sexta-feira. O exército israelita diz que os vídeos são "fabricados" e "editados".
Estaleiros de Viana

Viana. Protesto contra extinção de empresa pública

Cerca de 30 ex-trabalhadores concentraram-se em frente à porta dos antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo contra a extinção da empresa pública, prevista para hoje.
Emprego

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Jovens trabalhadores de todo o país e de todos os setores manifestam-se em Lisboa contra o trabalho precário. Alegam ser os mais afetados pelos "baixos salários" e exigem direitos.
CP

CP. Trabalhadores da EMEF protestam

Os trabalhadores da Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário querem ser tratados de maneira semelhante aos da CP, detentora da empresa. Protestam por aumento dos salários esta quarta-feira.
Conflitos Laborais

Professores e cientistas entregam reivindicações

Os professores universitários e cientistas protestaram na tarde desta terça-feira pela regularização dos vínculos laborais e entregaram reivindicações na residência oficial do primeiro-ministro
Catalunha

Protesto em Lisboa pela libertação de Puigdemont

321
Várias dezenas de pessoas concentraram-se junto em Lisboa para exigir a "libertação dos presos políticos" da Catalunha, considerando que existe uma "judicialização" dos acontecimentos.
Estados Unidos da América

Fim das armas: sonho da neta de Martin Luther King

567
Yolanda Renee King, neta de Martin Luther King, fez um discurso pelo fim das armas em todo o mundo no protesto "March for Our Lives". "Eu tenho um sonho de que já chega", afirmou a criança de 9 anos.
Catalunha

Fotogaleria. Protestos invadem Barcelona

Milhares de pessoas saíram em protesto nas ruas de Barcelona contra a detenção de Carles Puigdemont, o que já levou à intervenção da polícia e à detenção de nove pessoas.
Educação

Universitários contra valor das propinas 

Alunos do ensino superior manifestaram-se em Lisboa contra o valor das propinas, ao qual acresce outros custos como habitação, alimentação e transportes. Estudantes pedem financiamento para o ensino.
Paris

Distúrbios em manifestação contra reformas Macron

Uma das 180 marchas organizadas em França contra as reformas de Emmanuel Macron ficou marcada por distúrbios. Manifestantes lançaram pedras à polícia que respondeu com gás lacrimogéneo e bastões.
Conflito Israelo-palestiniano

Ahed Tamimi "declarou-se culpada" por agressões

Ahed Tamimi, referência contra a ocupação dos territórios palestinianos por Israel, declarou-se culpada pela agressão a dois militares. O acordo de Tamimi com o MP terá de ser ratificado com tribunal.
Lisboa

Centenas protestam contra morte de Marielle

169
"Marielle presente" foi o mote da manifestação de cerca de 500 pessoas que se juntaram em Lisboa contra o assassínio de Marielle Franco. A vereadora brasileira morreu com quatro tiros na cabeça.
Madrid

Tensão em Madrid após morte de senegalês

O centro de Madrid estava sob tensão ao fim da tarde, um dia após a morte de um vendedor ambulante senegalês que desencadeou confrontos com a polícia e protestos no Senegal.
CGTP

CGTP contra postura "lamentável" do Governo

116
O líder da CGTP criticou a postura "lamentável" do Governo que, durante a manifestação da função pública, mandou colocar grades policiais a vários metros da porta do Ministério das Finanças.
Função Pública

Função pública protesta por aumentos salariais

199
Milhares de funcionários públicos desfilam rumo ao Ministério das Finanças, em Lisboa, para exigir aumentos salariais e um horário semanal de 35 horas para todos, entre outras medidas.
Manifestações

Cuidadores: "Somos tratados como lixeiros"

Milhares de pessoas recusam-se a institucionalizar os filhos ou os pais doentes, transformando-se em cuidadores informais, um trabalho sem descanso, sem direitos e quase sem apoios estatais.
Professores

Mário Nogueira. "É tempo de ir para a rua"

141
O secretário-geral da Fenprof afirmou que, a manter-se a posição do Governo relativamente ao descongelamento das carreiras dos docentes, os professores vão avançar com uma grande manifestação.
Estados Unidos da América

Alunos protestam pelo fim dos tiroteios nas escola

Desde 2013, já houve quase 300 tiroteios em escolas nos EUA. Estudantes saíram à rua numa marcha de 17 minutos: um minuto por cada vítima do último tiroteio.
CGTP

CGTP. Fim da caducidade na contratação coletiva

Os sindicalistas manifestam-se esta quarta-feira e vão exigir "a revogação da norma da caducidade das convenções coletivas", proposta que o PCP vai apresentar no parlamento.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)