Protestos
França

França. Governo suaviza reforma das pensões

O primeiro-ministro francês anunciou que novo sistema universal de pensões vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e garantiu que a idade da reforma se vai manter nos 62 anos.
França

França. Protestos prosseguem, pelo sexto dia

Esta terça-feira foi o sexto dia consecutivo de greve geral em França, com centenas de milhares de pessoas a voltar a protestar nas ruas, voltando a afetar vários setores de atividade em França.
Hong Kong

Hong Kong: professores detidos sob investigação

O Executivo de Hong Kong vai investigar o caso dos professores detidos durante protestos. "A minha primeira prioridade agora é restaurar a lei e a ordem em Hong Kong", diz Lam, líder da região.
Angola

Cabinda espera manifestações pacíficas

O secretário-geral do Movimento Independentista de Cabinda garante que a tranquilidade das manifestações de terça-feira irá depender "do comportamento animalesco do governo angolano".
Hong Kong

Hong Kong: mais de seis mil detenções em meio ano 

Há seis meses que Hong Kong é palco de manifestações. Durante este período, a polícia fez mais de 6 mil detenções e disparou milhares de granadas de gás lacrimogéneo na região administrativa chinesa.
Ucrânia

5 mil em Kiev contra pressões de Moscovo

Esta manifestação foi a resposta a um apelo do partido do ex-Presidente Petro Porochenko, mas também participaram ativistas do partido de extrema direita Svoboda.
Hong Kong

Hong Kong: novo protesto junta 800.000 pessoas

Este é o valor mais elevado desde o início dos protestos, em junho deste ano. A polícia de Hong Kong, cujas estimativas são por norma mais baixas, ainda não publicou qualquer número.
Protestos

Milhares de pessoas em protesto em França

Em Nantes verificaram-se altercações por grupos de encapuzados e de rosto tapado, com lançamento de projéteis e destruição de vitrinas, tendo as forças policiais respondido com gás lacrimogéneo.
Irão

Irão. Mais de 7.000 detidos em protestos

A ONU recebeu informações "que sugerem que pelo menos 208 pessoas foram mortas, incluindo 13 mulheres e 12 crianças", embora outros dados recebidos dupliquem esse número de mortes.
Hong Kong

Hong Kong. Nova manifestação no domingo

Ativistas pró-democracia pretendem tomar no domingo as ruas de Hong Kong para uma grande manifestação. "Esta é a última oportunidade" de as autoridades responderem a reivindicações.
Paris

Confrontos em Paris e greve prolongada até segunda

Nas manifestações de Paris associadas à greve geral já houve confrontos com a polícia, gás lacrimogéneo e tiros de morteiro. As autoridades temem que grupos radicais provoquem mais confrontos.
França

180 mil nas ruas. Imagens da greve geral em França

Transportes públicos, escolas, hospitais e museus foram afetados pela greve geral em França. A adesão foi de 32,5%, de acordo com o governo. O protesto pode continuar nos próximos dias.
Irão

Irão. Aprovadas medidas para pacificar protestos

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial que propunha que pessoas que tenham morrido sem ter "qualquer papel" nos distúrbios sejam reconhecidos como "mártires".
Lisboa

Antigos combatentes prometem concentrações mensais

Antigos combatentes da guerra colonial concentraram-se esta quinta-feira em frente à Assembleia da República pela terceira vez desde outubro, prometendo voltar a fazê-lo até a aprovação do estatuto.
Irão

Irão. Televisão estatal admite mortes

A televisão estatal iraniana admitiu esta terça-feira que as forças de segurança mataram manifestantes em várias cidades do país, atribuindo quatro categorias aos homicídios.
Irão

Pelo menos 208 mortos em manifestações no Irão

A Amnistia Internacional reviu em alta a anterior revisão de 143 mortes desde meados de novembro. Este novo cálculo tem "fontes credíveis" obtidas pela ONG junto das suas fontes.
Índia

Índia. Manifestações após violação em grupo

Várias centenas de pessoas protestaram esta segunda-feira em várias cidades indianas pelo fim dos ataques às mulheres, exigindo investigações "rigorosas e rápidas" e julgamentos "rápidos e justos".
Hong Kong

Hong Kong: protestos, detenções e gás lacrimogéneo

Foi um "regresso em força" das manifestações, diz o The New York Times. Acabou-se o intervalo na violência, diz a Agência Reuters. Milhares voltaram este domingo às ruas de Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. Termina bloqueio na universidade

O bloqueio ao campus universitário em Hong Kong terminou. A Polícia cercou durante 12 dias os manifestantes instalados na Universidade Politécnica. Foram detidas 1377 pessoas.
Lisboa

Milhares de jovens protestam nas ruas de Lisboa

Milhares de ativistas, na maioria jovens, associaram-se esta sexta-feira a mais uma Greve Climática Global em defesa do planeta, exigindo medidas e ações do governo que protejam o planeta.
Iraque

Mais 27 mortos. O que se passa no Iraque?

Nova onda de protestos em Nasiriya, no Iraque, elevou para mais de 350 o número de mortos desde outubro. Manifestações anti-corrupção e contra a interferência iraniana têm incendiado o país.
Iraque

Iraque. Pelo menos 27 mortos em manifestação

Um protesto no Iraque resultou em 27 pessoas mortas e outras 180 feridas pelas forças de segurança. Os manifestantes pediam a queda do regime, um ano depois da sua tomada de posse.
China

Hong Kong. China ameaça retaliar contra EUA

A China ameaçou retaliar a decisão de Donald Trump de assinar a proposta de lei que apoia os direitos humanos e a democracia em Hong Kong, acusando-o de "se intrometer" nos seus assuntos internos.
Iraque

Pelo menos seis mortos em confrontos no Iraque

Os confrontos entre polícias e manifestantes que exigem a queda do regime iraquiano fizeram seis mortos nas últimas 24 horas. Os protestos já provocaram mais de 350 mortos e 15.000 feridos.
França

Agricultores franceses protestam em Paris

Agricultores de todo o país tentaram bloquear os acessos estacionando 1.000 tratores na via que circunda Paris. O bloqueio manter-se-á até que o Presidente francês aceite reunir com os manifestantes.
Brasil

Ministro: "Protestos podem restringir liberdades"

"Chamar o povo para rua é de uma irresponsabilidade", declarou o ministro da Economia brasileiro. Paulo Guedes considera que os protestos populares podem levar à restrição de liberdades.
Habitação e Urbanismo

Famílias em risco de despejo protestam

Cerca de 25 pessoas estão esta terça-feira no Ministério das Infraestruturas para alertar para a eminência de despejos em Lisboa. Quatro pessoas foram recebidas pelo chefe de gabinete da Habitação.
Hong Kong

Hong Kong. Uma pessoa barricada em universidade 

Resta apenas uma pessoa barricada na universidade onde se refugiaram os manifestantes em Hong Kong. O governo da região admite ilibar os menores e prosseguir com acusações aos adultos.
Colômbia

Colômbia. 300 polícias feridos durante protestos

Pelo menos 341 polícias ficaram feridos durante os quatro dias de protesto contra o governo colombiano. No sábado, também um jovem de 18 anos foi baleado na cabeça.
Irão

Milhares manifestam-se em Teerão após tumultos

Milhares de iranianos manifestaram-se após a vaga de contestação e violência da semana passada. As autoridades referem-se à contestação como uma “conspiração” urdida a partir do estrangeiro.
Manifestações

Precários da RTP protestam junto ao parlamento

Cerca de três dezenas de trabalhadores precários da RTP protestaram esta sexta-feira em frente à Assembleia da República, devido à ausência de solução do Governo para estes trabalhadores.
Bolívia

Bolívia. Gás lacrimogéneo em manifestação-funeral

Manifestantes indígenas, que carregavam caixões com os corpos de familiares e amigos mortos em protesto, foram dispersados violentamente esta quinta-feira, em La Paz, com gás lacrimogéneo.
Colômbia

Colombianos protestaram em manifestações pacíficas

Os manifestantes saíram à rua mais uma vez na quinta-feira para contestações pacíficas, na sua maioria. O governo conservador de Iván Duque garantiu que os ouviu.
América

America Latina. Economia na base da contestação

Especialistas explicam que a classe média dos países latino-americanos está descontente em relação à desaceleração da economia na região e à falta de oportunidades ligadas a lacunas de investimento.
Polícia

Manifestação foi pacífica, mas protesto não acabou

339
Alegadas ligações à extrema-direita fizeram subir nível de alerta, mas a manifestação terminou em homenagem. "Devem achar que estamos completamente loucos." Novo protesto a 21 de janeiro.
Bolívia

Bolívia. Marcha com caixões dispersada com gás

A manifestação de milhares de pessoas partiu da cidade vizinha de El Alto e seguiu até a praça central de São Francisco, com as urnas dos oito civis mortos durante a operação da última terça-feira.
Iraque

Iraque. Quatro manifestantes mortos em confrontos

Os confrontos nas duas pontes principais na capital iraquiana também provocaram pelo menos 44 feridos.
Hong Kong

China critica apoio dos EUA aos protestos

O Congresso dos EUA aprovaram uma resolução que apoia a democracia e os direitos humanos em Hong Kong e ameaça agora levantar regalias da ex-colónia britânica. Pequim não gostou nada.
União Europeia

UE exige "diálogo inclusivo" no Irão

A União Europeia apelou ao diálogo inclusivo ao invés da violência que tem levado a mortes e vários feridos. No mesmo apelo, a UE defende o acesso e livre fluxo de informação na internet.
Colômbia

Protesto encerra fronteiras na Colômbia

Nos últimos dias 15 estrangeiros foram expulsos da Colômbia por incitarem à violência. Agora, face aos protestos de quinta-feira, o governo decidiu encerrar as fronteiras.
Polícia

Sindicato critica discurso de Ventura: "Erro" - como aconteceu

1497
Sindicatos prometem novo protesto a 21 de janeiro: "Se nada for resolvido, cá estaremos novamente". Ventura foi aplaudido e discursou. Sindicato da GNR não gostou: "Utilizou manifestação apartidária"
Polícia

Manifestação. Quem são e o que querem os polícias? /premium

293
A manifestação marcada para esta quinta-feira conta com o apoio do Movimento Zero, um grupo anónimo que alguns ligam à extrema-direita. As secretas estão atentas, mas os sindicatos desvalorizam.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo não está preocupado com manif da PSP

133
O Presidente da República garantiu esta quarta-feira não estar preocupado com a manifestação conjunta da PSP e da GNR marcada para quinta-feira. lamentando a deterioração do estatuto destes.
Forças de Segurança

Protesto da PSP vai parar trânsito em Lisboa

280
O trânsito entre a zona do Marquês de Pombal e São Bento, em Lisboa, vai sofrer “fortes restrições” na quinta-feira a partir das 13h00. A calçada da Estrela será encerrada a partir das 8h30.
Iraque

Iraque. Estradas de ligação a dois portos cortadas

Manifestantes cortaram esta quarta-feira as estradas de ligação a dois grandes portos e a um campo petrolífero no sul do Iraque, causando uma breve interrupção da atividade.
Zimbabué

Zimbabué. Polícia usa gás lacrimogéneo 

A polícia do Zimbabué usou gás lacrimogéneo e agrediu apoiantes do líder da oposição, Nelson Chamisa. O descontentamento no país tem crescido desde a tomada de poder do Presidente Mnangagwa.
Chile

Chile suspende uso de armas de ar comprimido

O uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes. No fim de semana foi revelado que os projéteis continham 80% de chumbo.
Hong Kong

EUA apoia projeto lei pela democracia em Hong Kong

Os senadores norte-americanos, além de alinharem pela democracia, também aprovaram uma medida para proibir a venda de gás lacrimogéneo, balas de borracha e outros equipamentos à polícia de Hong Kong.
Bolívia

Bolívia. Autoridades reabrem refinaria bloqueada

As autoridades bolivianas reabriram esta  o acesso à refinaria de Senkata bloqueada desde quinta-feira por apoiantes de Evo Morales. A polícia recorreu a gás lacrimogéneo.
Irão

Irão. Mais de 100 manifestantes terão sido mortos

"Pelo menos 106 manifestantes foram mortos em 21 cidades", desde o inicio dos protestos, anunciou a Amnistia Internacional, adiantando que "o verdadeiro balanço pode ser bem mais elevado".
Hong Kong

Hong Kong. ONU apela a "diálogo inclusivo"

"Instamos o governo a redobrar os seus esforços para conciliar todos os setores da sociedade (...) num diálogo inclusivo para procurar uma solução pacífica para o descontentamento", pediu o porta-voz.
Manifestações

Ministro defende direito a manifestação da polícia

O ministro da Administração Interna defendeu o direito à manifestação dos agentes da PSP e da GNR e rejeita que a o protesto seja contra o programa do Governo.
Mundo

Líbano. Manifestantes impedem parlamento de abrir

Milhares de pessoas impediram a sessão parlamentar para debate de várias propostas de lei, uma dela que perdoaria dívidas ao fisco. O Líbano ainda não tem governo desde 17 de outubro.
Hong Kong

Manifestantes escondidos devem render-se, diz Lam

O governo de Hong Kong avisa que esta é a única solução pacífica para resolver o caos que se vive no Politécnico de Hong Kong onde 100 manifestantes estão ainda barricados.
Hong Kong

Novo chefe da Polícia em Hong Kong tomou posse

Tomou esta segunda-feira posse o novo chefe da polícia de Hong Kong que manifestou querer fazer frente às "notícias falsas" que mancham a imagem do organismo. O novo chefe foi indicado por Carrie Lam.
Manifestações

Ministra da Saúde: fecho de urgência é temporário

390
Cerca de 200 utentes estão concentrados à porta do Hospital Garcia de Orta, exigindo que a urgência pediátrica volte a estar aberta de noite. Ministra da Saúde assegura que situação é temporária.
Polícia

Associação GNR: "Serão milhares na manifestação"

2474
Associação dos Profissionais da GNR convictos que quinta-feira Lisboa assistirá à "maior manifestação" dos polícias. Na reunião com MAI diz não ter tido mais do que agenda para medidas.
Hong Kong

Hong Kong. Novos confrontos fazem 65 feridos

Esta madrugada, a polícia de em Hong Hong invadiu a Universidade Politécnica, que foi tomada pelos manifestantes há uma semana, e deteve várias pessoas. Pelo menos 500 pessoas continuam retidas.
Hong Kong

UE: Qualquer violência é inaceitável em Hong Kong

"Qualquer violência é, obviamente, inaceitável e qualquer ação adotada pelas autoridades deve continuar a ser apropriada", defendeu uma porta-voz da diplomacia europeia, Maja Kocijancic.
Hong Kong

400 pessoas detidas na Universidade de Hong Kong

Desde as 22h de domingo, foram detidas mais de 400 pessoas só na universidade. Os confrontos no campus e nas ruas resultou em 116 pessoas assistidas no hospital. EUA estão preocupados com situação.
Manifestações

Geórgia. 20 mil pessoas exigem reforma eleitoral

Mais de 20 mil pessoas manifestaram-se na capital Geórgia, depois da rejeição de uma reforma do sistema eleitoral, a qual tinha sido prometida para pôr fim a anteriores protestos.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia invade universidade 

107
Depois de cercar o campus universitário e de ter feito o aviso de que responderia a força letal com força letal, a polícia antimotim de Hong Kong entrou no campus com gás lacrimogéneo e jatos de água.
Hong Kong

Exército chinês saiu para limpar Hong Kong

É raro os militares chineses saírem da caserna, desta vez foram destacados em Hong Kong para ajudar a limpar as ruas das barricadas e destroços deixados pelos manifestantes pró-democracia.
Paris

Carros incendiados no regresso de Coletes Amarelos

No fim de semana em que se assinala um ano desde as primeiras manifestações dos coletes amarelos em Paris, os manifestantes voltam às ruas. Há barricadas e carros incendiados e ataques a bombeiros.
Manifestações

Coletes amarelos com ações surpresa no sábado

"Não posso falar do que se vai passar, mas vão-se passar muitas coisas", revelou Jerome Rodrigues, uma das principais figuras do movimento. Milhares já confirmaram presença no protesto de sábado.
Assembleia Da República

Chile. Parlamento dividido, mas preocupado

O parlamento debateu esta sexta-feira cinco projetos de resolução sobre a situação no Chile. Apenas o do PS, de "preocupação pela violação dos direitos humanos no Chile", foi aprovado.
Polícia

Ministro não negoceia com "forças sem rosto"

O ministro da Administração Interna admitiu negociar com os polícias e que não tinha intenções de travar a manifestação, mas não vai falar com o Grupo Zero — movimento formado nas redes sociais.
Chile

Chile. 22 mortos e 1600 feridos em confrontos

O número de mortos em protestos no Chile subiu para 22. O saldo de vítimas mortais estagnara após as primeiras semanas de agitação social, mas aumentou passados 28 dias.
Crise No Iraque

Quatro mortos com gás lacrimogéneo no Iraque

Quatro manifestantes morreram atingidos por bombas de gás lacrimogéneo disparadas pela polícia no Iraque. Desde 1 de outubro, 20 manifestantes foram mortos por estas bombas.
Hong Kong

Hong Kong. Confrontos fecham escolas e parlamento

Durante a manhã (madrugada em Lisboa) os manifestantes construíram barreiras improvisadas e colocaram tijolos nas estradas um pouco por toda a cidade e também em algumas universidades.
Chile

Milhares de chilenos nas ruas e em greve

Terça-feira é dia de greve geral e protestos contras as desigualdades, pelo aumento das pensões e por uma revisão da constituição no Chile. Os protestos já fizeram 20 mortos.
Argélia

Argélia condena 22 por mostrar bandeiras barbere

Vinte e dois manifestantes que agitavam a bandeira Amazigh, símbolo da identidade berbere, foram condenados a um ano de cadeia e uma indemnização de 227 euros. Mais 20 serão julgados pela mesma razão.
Manifestações

Espanha. Protestos seguem para fronteira basca

O protesto foi convocado pelo "Tsunami Democrático", movimento que tem coordenado ações de desobediência civil na Catalunha. O grupo bloqueou estação de Girona e move-se para a fronteira do País Basco
Hong Kong

Violência leva a mais violência, avisa Carrie Lam

"A violência não resolve problemas e apenas leva a mais violência", disse Carrie Lam. Um polícia alvejou uma pessoa e outra foi regada com um líquido inflamável nos protestos desta segunda-feira.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia confirma disparo sobre jovem

Um jovem foi alvejado por um agente da polícia de Hong Kong esta segunda-feira durante uma manifestação. As autoridades têm apelado aos manifestantes para manterem a calma e a racionalidade.
Chile

Chile. ONU condena força excessiva das autoridades

Os especialistas da ONU condenaram o uso excessivo de força por parte das autoridades no Chile em resposta aos protestos de ordem social e política que têm decorrido nas últimas semanas.
Sintra

Sintra. Protestos por falta de pessoal na escola

“Faltam funcionários. Estamos a falar de 692 alunos, 61 dos quais são crianças com necessidades educativas especiais. Somos 14, (...) mas só nove é que estão ao serviço", explicou a delegada sindical.
Protestos

Bolívia. Terceira vítima mortal após eleições

Os confrontos na Bolívia provocaram mais uma vítima mortal, a terceira desde o início dos protestos, e pelo menos 34 feridos, numa onda de violência desencadeada na região central de Cochabamba.
Chile

Chile. País em convulsão leva Jorge Jesus ao Peru

Há semanas que milhares de pessoas estão em protesto no Chile. A tensão, que já provocou pelo menos 18 mortos, obrigou o Flamengo e o River Plate a terem de disputar a final da Libertadores no Peru.
Chile

Presidente chileno garante que não se demite

Sebastian Piñera garantiu, em entrevista à BBCm que não vai demitir-se, embora tenha reconhecido ser "responsável por uma parte" dos "problemas que se acumularam nos últimos 30 anos".
Chile

Sismo de magnitude 6 atinge Santiago do Chile

O sismo de magnitude 6 registou-se às 18h53 locais (21h53 em Lisboa) e foi sentido na região metropolitana de Santiago, provocando o pânico entre as pessoas que se manifestavam contra o governo.
Chile

Manifestantes cercam Congresso do Chile

Centenas de manifestantes cercaram a sede do Congresso chileno para protestar contra a reforma das pensões e outras medidas anunciadas pelo Presidente, Sebastian Piñera.
Catalunha

Independentistas catalães protestam contra o rei 

134
Protestos no local da cerimónia de entrega dos prémios Princesa de Girona, onde estará o rei Felipe VI. Imprensa dá conta de agressões a murro contra quem queria aceder ao local.
Manifestações

Máscara de Joker, o novo símbolo das manifestações

173
O vilão de Batman, cuja história é retratada no novo filme "Joker", tem marcado presença em protestos políticos por todo o mundo. A máscara já se tornou num símbolo do anti-sistema.
Bolívia

Bolívia prepara-se para mais violência

156
Depois de duas semanas de protestos que fizeram dois mortos, o presidente da Bolívia enfrenta nova vaga, mais radical. O ultimato de 48 para deixar o poder termina às 23 horas.
Hong Kong

Hong Kong. Rixa entre manifestantes fez 6 feridos

Uma violenta discussão em Hong Kong fez este domingo seis feridos, incluindo um ativista pró-democracia que ficou sem uma orelha, no âmbito de uma manifestação pró-democracia.
Catalunha

Catalães tinham rascunho para reivindicar atentado

155
Guardia Civil encontrou na posse de um dos independentistas radicais um documento preparado para reivindicar atentados. Texto teria argumentos comuns aos utilizados pela ETA e pelo Terra Lliure.
Protestos

Greve nas escolas até 22 de novembro

A greve nas escolas contra o amianto, a violência, a falta de funcionários e professores vai prolongar-se até 22 de novembro. Para quarta-feira de manhã está já agendada uma concentração em Sintra.
Chile

Chile investiga 840 denúncias de abusos da polícia

Os protestos no Chile tornaram-se violentos pouco depois do seu início. Até agora foram já feitas 840 denúncias de manifestantes contra Carabineros, Polícia Judiciária chilena, exército e marinha.
Braga

Trabalhadores do Hospital de Braga em protesto

Os assistentes operacionais do Hospital de Braga exigem ser incluídos no acordo que prevê as carreiras e que foi aplicado a todos os hospitais do SNS, para acabar com "desigualdades e discriminação".
Iraque

Iraquianos saem às ruas pelo sexto dia consecutivo

Os milhares de manifestantes que saíram pelo sexto dia consecutivo concentraram-se na praça central Tahrir e nos arredores. As forças de segurança usaram gás lacrimogéneo. 30 pessoas ficaram feridas.
Iraque

Iraque. Protestos violentos já deixaram 240 mortos

Milhares de iraquianos estão em protesto contra a corrupção e a classe política. As autoridades estão a ser acusadas de usar força excessiva, numa das manifestações mais mortíferas dos últimos anos.
Iraque

Papa pede que Iraque ouça "o grito da população"

O Papa expressou o seu pesar pelas vítimas e pelos feridos e convidou "as autoridades a ouvirem o grito da população a pedir uma vida digna e pacífica".
Escolas

Pais contestam estado de rua junto a escola

Pais de alunos da Escola Básica de Pinhote, em Marinhas, Esposende, manifestaram-se esta quarta-feira contra os maus acessos do estabelecimento de ensino.
Líbano

Líbano. Primeiro-ministro demite-se após protestos

O primeiro-ministro libanês Saad al-Hariri demitiu-se esta terça-feira, na sequência dos protestos anti-governamentais sem precedentes que têm ocorrido ao longo de quase duas semanas.
Hong Kong

Ativista impedido de concorrer às eleições

O ativista Joshua Wong, figura proeminente do movimento pró-democracia em Hong Kong, foi o único candidato excluído das eleições para o conselho distrital, a 24 de novembro.
Mundo

Dezenas de feridos na Bolívia

Na raiz dos incidentes está o descontentamento da população com o governo e uma alegada fraude eleitoral. Uma pessoa foi baleada e há relatos de uma morte por confirmar, para além dos 30 feridos.
Aveiro

Aveiro. Comunidade educativa ameaça fechar escola

A comunidade educativa marcou para terça-feira uma manifestação contra a falta de pessoal na Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, que tem em serviço efetivo apenas 17 de 21 funcionários.
Guiné-Bissau

Conselhos de Estado. PM guineense recusa presença

"Não fui convocado até agora. E mesmo que recebesse um convite não ia, porque eu já disse que o Conselho de Estado, tal como existe hoje, é caduco", defendeu Aristides Gomes.
Chile

Presidente do Chile substitui 8 dos 24 ministros

"O país mudou e o Governo também precisa de mudar para enfrentar estes novos desafios e tempos", disse o Presidente do Chile, que anunciou a substituição de oito dos 24 ministros do seu Governo.
Iraque

Iraque. Número de mortes sobe para 239

Na sequência dos protestos, o exército decretou esta segunda-feira um recolher obrigatório entre a meia-noite e as seis da manhã em Bagdad. Desde quinta-feira, o número de mortos subiu para 82.
Paquistão

Milhares a caminho marcha anti-governo

Milhares de apoiantes de um partido ultra-religioso vão partir de Karachi e arredores e vão viajar de autocarro e em carrinhas rumo à capital do Paquistão, Islamabad
Hong Kong

Novos confrontos nas ruas de Hong Kong

O protesto decorreu na zona comercial e turística de Tsim Sha Tsui sob o lema 'Luta contra a brutalidade policial: estamos com os civis, os jornalistas, e a comunidade muçulmana".
Mundo

Iraque. Manifestações fazem 24 mortos

As manifestações concentraram-se contra as instituições públicas, as sedes de partidos políticos e grupos armados. Os protestos duram desde 1 de outubro e fizeram já centenas de mortos.
Catalunha

Quase 300polícias feridos na Catalunha

É o balanço feito pelas autoridades desde que começaram os protestos motivados pelas sentenças dos líderes separatistas. Mais de metade eram Mossos d'Esquadra.
Bolívia

Bolívia. ONU denuncia uso excessivo de força

Relatos sobre excesso de violência incluem o uso de gás lacrimogéneo, "o que violaria os princípios básicos do uso de força", que deve ser aplicada apenas em "circunstâncias excecionais", diz ONU.
Hong Kong

Hong Kong quer impedir assédio online a polícias

A medida vai estar em vigor até ao dia 9 de novembro e impede a divulgação de qualquer informação sobre os polícias, incluído os seus nomes, endereços, fotografias e contas do Facebook.
Protestos

Líbano. Uma semana de protestos

Protestos começaram depois de anunciado imposto sobre as chamadas gratuitas feitas pela internet. O governo, entretanto, cancelou pacote de medidas, mas isso não parou as manifestações.
Mundo

Líbano. Protestos nas ruas de Beirute

Já lá vão sete dias seguidos de protestos contra o governo libanês e o recente pacote de medidas económicas. Manifestantes trocaram acusações, o que resultou em confrontos e na intervenção da polícia.
Grécia

Confrontos em protestos em Atenas e Salónica

Estudantes entraram em confronto com as autoridades gregas. Em causa estão as anunciadas reformas na área económica pelo novo Governo conservador.
Chile

Chile. Papa Francisco pede diálogo

"Estou preocupado com o que se está a passar no Chile", confessou o Papa Francisco, que apelou ao fim das "manifestações violentas" e a que se "encontre uma solução para a crise através do diálogo".
NBA

Televisão estatal chinesa não difunde jogo da NBA

"Luta pela liberdade. Força Hong Kong", escrito no Twitter pelo diretor-geral dos Houton Rockets, foi o comentário que levou à decisão. Parceiros comerciais chineses suspenderam negócios com o clube.
Chile

Chile. Presidente pede perdão e anuncia medidas

Piñera prometeu aumento de 20% na pensão mínima e o congelamento das tarifas de eletricidade. Também reconheceu "uma falta de visão" e pediu "perdão" aos cidadãos. Nos protestos morreram 15 pessoas.
Hong Kong

Hong Kong. China pode substituir chefe do governo

Governo chinês estará a equacionar o afastamento de Carrie Lam, de acordo com o Financial Times. Medida não será imediata, para não ser vista como uma cedência aos manifestantes.
Iraque

Manifestações no Iraque causaram 157 mortos

Um relatório oficial divulgado esta terça-feira indica que 157 pessoas morreram nas manifestações no Iraque entre 1 e 6 de outubro. 149 eram civis e oito eram membros das forças de segurança.
Sociedade

Porque toda a Vida é digna

1214
O que não é digno é a maneira como a sociedade tantas vezes trata os mais frágeis: os deficientes, os doentes, os idosos, os mais pobres. Caminhar pela Vida é desejar uma sociedade que não mata, cuida
Manifestações

AR. Manifestação de solidariedade com Joacine

2569
Cerca de cinquenta pessoas estiveram à porta da Assembleia da República numa manifestação "contra a homofobia" e em defesa de Joacine Moreira, alvo de uma petição para não assumir o cargo de deputada.
Manifestações

Sudão. População na rua contra Congresso Nacional

Milhares de pessoas em Cartum e Omdurmã pediram que se dissolvesse o Congresso Nacional no dia em que se assinalam 55 anos da queda do regime militar do general Ibrahim Abboud.
Polícia

PSP e GNR fazer manifestação conjunta em Lisboa

Dia 21 de novembro há manifestação conjunta por parte da PSP e da GNR. Em causa estão os salários pouco acima do ordenado mínimo, subsídios, suplementos e a aplicação de uma lei de saúde no trabalho.
Chile

Chile protesta contra o aumento do custo de vida

Um aumento no preço do bilhete do metro deu origem a uma onda manifestações no Chile. Incêndios, confrontos e detenções compõem o cenário dos protestos que já causaram pelo menos 11 mortos.
Escolas

Palmela. Luta contra a falta de funcionários

170
Mais de 60 alunos juntaram-se ao protesto contra a falta de funcionários esta segunda-feira, na Escola Secundária do Pinhal Novo, em Palmela, diz Catarina Oliveira, aluna do 12º ano.
Hong Kong

Hong Kong pede desculpas por pulverizar mesquita

Carrie Lam e o chefe de polícia pediram desculpas a líderes muçulmanos, depois de a polícia ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água durante protesto no domingo.
Chile

Chile. País está "em guerra" contra "criminosos"

Recolher obrigatório, escolas e supermercados fechados, são o resultado dos protestos violentos que tiveram início na sexta-feira. Piñera condena os atos criminosos como saques e incêndios.
Catalunha

Os independentistas protestaram com sacos do lixo

A ideia era mostrar, durante um "picnic pela República", que o Governo espanhol é "um aterro". Os sacos de lixo, a maioria dos quais com papel lá dentro, foram atirados em mais um dia de protesto.
Hong Kong

Hong Kong. Confrontos em protesto não autorizado

Autoridades tinham proibido a manifestação, organizada numa área densamente povoada e conhecida pelas suas lojas de luxo e hotéis. A polícia respondeu com gás lacrimogéneo e tanques de água.
Chile

Três mortos em incêndio durante protestos no Chile

Corpos foram encontrados num supermercado, depois de ser extinto o fogo que começou durante os violentos protestos contra o aumento do preço do metro. Estado de emergência alargado a Valparaíso.
Catalunha

Carga policial em Barcelona. 26 feridos em Madrid - como aconteceu

230
A polícia catalã Mossos d'Esquadra avisou os manifestantes em Barcelona que se preparava para intervir. Manifestantes incendiaram uma barricada perto da praça de Urquinaona.
Eleições

Argélia. Marcha por eleições acontece pela 35ª vez

Já lá vão 35 sextas-feiras consecutivas a marchar pelas eleições presidenciais na Argélia. O chefe de estado interino diz que a maioria dos protestantes é "paga com dinheiro sujo" para comparecer.
Violência Doméstica

Mulheres saem à rua contra a violência doméstica

158
O movimento foi organizado pelas Mulheres de Braga, um grupo que começou no Facebook e se destaca sobretudo por proteger as mulheres, mas que está cá "por todas as vítimas".
Protestos

Milhares a caminho de Barcelona. Sexta pode ebulir

Há Marchas pela Liberdade a caminho de Barcelona para engrossar as manifestações da greve geral desta sexta-feira. A tensão tem crescido e as autoridades preparam-se para maior violência nas ruas.
Londres

Londres. Passageiros travam protesto pelo clima

2101
Ativistas do Extinction Rebellion subiram para carruagens em três estações do metro de Londres em protesto pelo clima mas foram retirados pelos passageiros em fúria. Oito pessoas foram detidas.
Saúde Pública

Amadora. Cordão humano em escola contra o amianto

Professores, funcionários e alunos estiveram à porta da escola a distribuir folhetos informativos sobre o amianto e máscaras para nariz e boca em sinal de protesto.
Eleições em Angola

Angola. Polícia investiga agressão a manifestantes

Vários polícias terão agredido vários manifestantes que impediam a circulação junto a um hospital em Luanda. Das 28 pessoas que protestavam, duas foram hospitalizados, incluindo uma grávida.
Coimbra

Pais encerram várias escolas em Coimbra 

100
Os protestos que encerraram escolas em Coimbra esta quarta-feira são devido à falta de assistentes operacionais, que colocam em causa a segurança e a qualidade do ensino.
Hong Kong

Hong Kong: EUA apoiam manifestantes

Os três projetos de lei foram aprovados pela Câmara dos Representantes dos EUA, na terça-feira, para demonstrar apoio aos manifestantes em Hong Kong, e terão ainda de ser aprovados pelo Senado.
Alemanha

Alemanha pede moderação após confrontos

Um protesto contra a ofensiva militar turca na Síria originou confrontos entre curdos e turcos na segunda-feira em Herne, no oeste da Alemanha. O governo alemão pediu moderação.
Angola

Polícia angolana dispersa manifestantes ativistas

Os cerca de 20 ativistas angolanos tentaram chegar à Assembleia Nacional, onde o Presidente angolano, João Lourenço, discursa sobre o Estado da nação. A polícia dispersou à froça os manifestantes.
Londres

Protesto de ecologistas termina em Londres

A polícia comunicou na segunda-feira que os ativistas que se manifestassem na capital britânica após as 20h00 horas seriam detidos. Ativistas abandonaram a praça central de Londres esta terça-feira.
Catalunha

Vídeo. Carga policial e ruas cortadas em Barcelona

223
Manifestantes entram em conflito com policias espanhóis no aeroporto e ruas enchem-se de manifestantes, em Barcelona, depois da sentença que condenou independentistas a penas de prisão.
Equador

Governo e indígenas chegam a acordo

O Governo do Equador e o movimento indígena chegaram no domingo a um acordo para revogar o decreto que fazia aumentar o preço dos combustíveis após os protestos da população.
Inglaterra

Ativistas radicais pelo clima pagos para protestar

1341
Londres encheu-se de manifestantes pró-clima e 1300 pessoas foram detidas. O Daily Mail revela que pelo menos 168 ativistas do Extinction Rebellion recebem dinheiro para estar nos protestos.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos continuam com menos adesão

Os protestos em Hong Kong, na China, continuam a decorrer, mas agora com uma menor adesão face às manifestações não autorizadas, que foram realizadas nas últimas semanas.
Celebridades

Jane Fonda detida em protesto pelo clima

12014
A atriz participava num protesto do grupo Oil Change International em defesa do ambiente, quando foi detida juntamente com mais 15 pessoas, avançou esta sexta-feira o Hollywood Reporter.
Protestos

Antigo atleta protesta pelo clima em cima de avião

O homem, identificado pela Extinction Rebellion como o ex-ciclista paralímpico James Brown, subiu ao topo de uma aeronave, em Londres, em protesto contra expansão de aeroportos britânicos.
Hong Kong

Hong Kong. Quase um terço dos detidos é menor

Dos 2.379 detidos, desde junho, 750 tinham menos de 18 anos e 104 tinham menos de 16 anos. Uma estudante da Universidade da China fez uma denúncia por suposto abuso sexual quando foi detida.
Equador

Equador. Manifestantes libertam polícias

Polícias foram libertados na quinta-feira à noite. "Não há diálogo com um Governo assassino", defendeu um comunicado assinado por Jaime Vargas. Organização apela à radicalização de protestos.
Revolução

Cuidado com o “palhaço”

119
No fim Joker, rendido perante a aclamação pública, viu como pessoas cansadas de serem exploradas não querem lógica nem princípios; e que também não querem a liberdade que a democracia liberal oferece.
Equador

Equador. Manifestantes obrigam Presidente a fugir

Os confrontos no Equador intensificaram-se nas últimas horas. O palácio presidencial foi evacuado. População manifesta-se contra o fim dos subsídios que mantinham os preços dos combustíveis baixos.
Hong Kong

Exército chinês pode intervir se situação piorar

Carrie Lam admitiu que militares chineses podem vir a intervir em Hong Kong se a violência dos protestos piorar. O governo Chinês espera que ex-colónia britânica resolva o problema por conta própria.
Protestos

Clima. Pelos menos 47 detidos na Austrália 

"Extinction Rebellion" lançou um apelo à "rebelião internacional", com protestos organizados para as próximas duas semanas. Na Austrália, pelo menos 47 pessoas foram detidas.
Protestos

Centenas de detidos em ações globais pelo clima

O movimento Extinction Rebellion quer que os governos declarem "emergência climática e ecológica". Os protestos dos ativistas são esperados em cerca de 60 cidades globais nas próximas duas semanas.
Alterações Climáticas

"Rebelem-se". Protestos em 60 cidades pelo clima

122
Em Londres, o grupo ameaça organizar bloqueios que podem durar mais de duas semanas. Ativistas mantêm em segredo o programa de atuação intitulado "Rebelião Internacional". Lisboa fora da rota.
Professores

Professores saem à rua em dia de reflexão

Os sindicatos esperam milhares de professores a descer a Avenida da Liberdade até ao Rossio (em Lisboa) numa manifestação sem discursos e que pretende ser uma celebração do dia Mundial do Professor.
Hong Kong

Hong Kong. Manifestações contra lei anti-máscaras

Protestos acontecem contra a aprovação de uma lei de emergência que proíbe, a partir de sábado, o uso de máscaras com as quais os manifestantes escondem a sua identidade.
Reino Unido

Reino Unido. Finanças pintadas com sangue falso

156
Membros do grupo Extinction Rebellion estacionaram um carro de bombeiros em frente ao Ministério das Finanças e pulverizaram líquido vermelho. O protesto antecede duas semanas de ações à escala global
Hong Kong

Hong Kong. Como um jovem de 18 anos foi baleado

Foi a vítima mais grave dos protestos desta terça-feira em Hong Kong. Um estudante de 18 anos foi alvejado por um agente. Vimos ao detalhe as imagens pouco claras do momento do incidente.
Grécia

400 refugiados protestam contra condições de campo

Os migrantes manifestaram-se para reivindicarem melhores condições de vida. O protesto acontece 2 dias depois do incêndio no campo de refugiados, que provocou um morto e 17 feridos.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia: situação é "muito perigosa"

Novos protestos pró-democracia estão a ser planeados para o 70.º aniversário da fundação da República Popular da China e a a cidade de Hong Kong poderá atravessar uma situação de perigo na terça-feira
Habitação e Urbanismo

Políticas de habitação juntam centenas em protesto

631
Manifestantes marcharam pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, em protesto contra os despejos das casas e bairros, sobretudo lisboetas, por investidores que pretendem lucrar com o imobiliário.
País

Mil manifestam-se em Setúbal contra dragagens

314
"O que me traz aqui é a preocupação com as gerações futuras. Tenho duas filhas. É pela geração delas que estou aqui hoje", disse uma das manifestantes. Vereador do PSD em Setúbal esteve presente.
Alterações Climáticas

Porto saiu à rua pelo clima e ganhou à campanha

226
Poucos metros separaram a marcha da greve climática global e uma arruada do PS na rua de Santa Catarina, no Porto. Quem os viu passar não tem dúvidas de que o clima ganhou às eleições.
A página está a demorar muito tempo.