Protestos

França

"Coletes". Governo satisfeito por evitar excessos

O governo francês congratulou-se por ter conseguido evitar "excessos" no 19.º dia de protestos dos "coletes amarelos", em Paris, ao contrário do que aconteceu há uma semana.
Professores

Professores ameaçam com greve às avaliações

1.011
Mário Nogueira ameaçou com uma greve às avaliações caso, em Parlamento, os professores não recuperem a totalidade dos anos de serviço congelados. Manifestação terminou no Terreiro do Paço.
Protestos

Coletes amarelos proibidos nos Campos Elísios

Será ainda proibido transportar armas, lançar fogo de artifício, usar substâncias perigosas, ou conduzir na área. A multa por usar o carro na zona dos Campos Elísios aumentou de 38 para 135 euros.
Chile

Bolsonaro minimiza manifestações no Chile

Nos 3 dias de visita ao Chile estão previstas uma série de manifestações contra Bolsonaro por parte de partidos políticos de esquerda e de organizações sociais. Bolsonaro diz que não é "unânime".
Manifestações

Uma centena contra discriminação em Lisboa

428
Cerca de uma centena de pessoas concentraram-se em Lisboa para assinalar o Dia Nacional e Internacional Contra a Discriminação Racial
França

Protesto em Paris. Mais de 20 sentenças de prisão 

A justiça francesa deliberou 23 sentenças de prisão efetiva na sequência dos protestos violentos registados durante a 18.ª manifestação do movimento "coletes amarelos", em Paris.
Educação

Alunos exigem melhores condições nas escolas

Os alunos de várias escolas da região de Lisboa estão a manifestar-se desde as 10h30, em direção à residência oficial do primeiro-ministro para pedirem melhores condições de ensino e obras nas escolas
Autarquias

Trabalhadores da administração local em protesto

Cerca de mil trabalhadores da administração local iniciaram uma marcha em Lisboa por melhores condições. Os trabalhadores exigem que a AR aprove "um suplemento de insalubridade, penosidade e risco".
Argélia

Milhares de argelinos protestam contra Presidente

Estudantes, professores universitários, médicos e enfermeiros manifestam-se no centro de Argel para pedirem, uma vez mais, o afastamento do Presidente Abdelaziz Bouteflika.
Protestos

Inspetores da PJ vão realizar protesto diário

Os funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária iniciam no dia 21 uma paralisação diária de 19 minutos, em protesto por estarem há 19 anos sem revisão estatutária e lei orgânica.
Paris

Coletes amarelos: 11 feridos e 100 detidos

1.999
Paris volta a arder no início do seu 18.º fim de semana de manifestações contra Emmanuel Macron. O histórico restaurante de luxo Fouquet's foi pilhado e incendiado.
Alterações Climáticas

As imagens da greve que chegou a 120 países

4.531
Esta sexta-feira, milhares de estudantes de mais de 120 países trocaram as aulas pela rua para defender o meio ambiente. De cartazes na mão, gritaram por medidas urgentes. Portugal não foi exceção.
Lisboa

Milhares de estudantes gritam "Não há planeta B"

4.310
Em Lisboa, os estudantes estão desde as 11h em protesto até à Assembleia da República. Ao todo, são mais de 20 cidades portuguesas onda a manifestação em defesa do clima se realiza.
Argélia

Manifestantes pedem afastamento de Bouteflika

Milhares de pessoas estão concentradas hoje numa praça do centro de Argel para pedir o afastamento do presidente Abdelaziz Bouteflika, no poder há 20 anos, e a multidão não pára de aumentar.
Manifestações

Pedreiras. Trabalhadores exigem reforma antecipada

Cerca de 70 trabalhadores e dirigentes sindicais participaram esta manhã, em Lisboa, numa marcha de protesto, reivindicando a publicação da portaria que permite a reforma antecipada sem penalização.
PSP

Polícias protestam em Lisboa

Os agentes da PSP exigem a recuperação dos 12 anos em que as carreiras estiveram congeladas, um regime de aposentação e pré-aposentação adequado à profissão policial e o subsídio de risco.
Polícia

Uso de uniforme em manifestação considerado ilegal

O uso de uniforme na manifestação convocada por vários sindicatos da PSP, que acontece já esta quarta-feira, foi considerado ilegal pelo Tribunal Administrativo do círculo de Lisboa.
Paris

Argelinos em Paris exigem renúncia de Bouteflika

Milhares de argelinos voltaram a sair às ruas de Paris em protesto contra a candidatura do seu Presidente, Abdelaziz Bouteflika, a um quinto mandato nas eleições presidenciais de 18 de abril.
França

Coletes amarelos: mais de 28 mil nas ruas

Estiveram pelo menos 28 mil manifestantes em novo protesto do grupo "coletes amarelos" em França, apontou o Ministério do Interior francês. Organização diz que foram mais. Macron continua a ser alvo.
Enfermeiros

Enfermeiros. Centenas entregam cartão em protesto

201
Entregar a velha cédula profissional parece vulgar, mas vários enfermeiros usaram o gesto como forma simbólica de protesto. Quem teve de as receber acabou engolido pela "marcha branca".
Cuidados de Saúde

Manifestação a favor dos cuidadores informais

Associação Nacional dos Cuidadores Informais diz que as propostas discutidas nesta quinta-feira adiam a aplicação de medidas concretas e não preveem a criação de uma carreira contributiva.
França

"Coletes amarelos" iniciam bloqueio de Paris

O movimento quer enviar uma mensagem direta ao governo e bloquear a cidade durante três dias. As manifestações devem começar junto à Torre Eiffel e estender-se a toda a capital.
Crime

Jamaica. Detidos em protesto conhecem a sentença

Os arguidos são acusados do arremesso de pedras sobre polícias, quando desciam a Avenida da Liberdade, durante a manifestação.
Paris

"Coletes amarelos" querem bloquear Paris 

A ideia foi, mais uma vez, lançada nas redes sociais pelo grupo "France en Colère". O grupo apela aos "coletes amarelos" de todo o país para ocuparem espaços públicos com acampamentos e manifestações.
Violência Doméstica

Portugal mobiliza-se contra a violência doméstica

173
Esta quinta-feira é dia de luto nacional pelas vítimas da violência doméstica. A medida antecede o Dia Internacional da Mulher para o qual estão agendadas uma greve e várias manisfestações.
Protestos

Moçambique. Guardas encerram cadeia em protesto

Os guardas protestam contra uma sobrecarga horária, medida nova da direção do estabelecimento penitenciário. Tensão na cadeia só foi ultrapassada cinco horas depois após negociações do diretor.
Dia da Mulher

8 de março. Mulheres Socialistas nas manifestações

As Mulheres Socialistas apelaram à mobilização contra a violência e a desigualdade e saúdam a manifestação convocada pela Rede 8 de Março cuja base é o Manifesto Greve Feminista Internacional.
PSP

Polícias antecipam manifestação para dia anterior

A manifestação de polícias fardados vai, afinal, realizar-se dia 13 para evitar "tentativas de condicionamento" da participação no protesto, como o jogo do Benfica ou por outras ações da PSP.
EMEL

Trabalhadores da EMEL querem aumentos salariais

Cerca de 50 trabalhadores concentraram-se esta quarta-feira junto ao edifício dos Paços do Concelho para reivindicare "mais de nove anos congelados de salários roubados" e o fim da precariedade.
Argélia

Milhares de alunos contra mandato de Bouteflika

Ainda que as concentrações sejam proibidas no país, milhares de jovens universitários saíram à rua para protestarem contra o quinto mandato de Bouteflika, no poder desde 1999.
Professores

Professores convocam manifestação para 23 de março

O penúltimo sábado do próximo mês de março será um dia de manifestação nacional de professores. As negociações entre o Ministério da Educação e os sindicatos do setor permanecem num impasse.
Sindicatos

Conservatórias contra mudança de instalações

Sindicato diz que os trabalhadores, além de não perceberem a razão da mudança, estão contra o desmembramento das conservatórias, alegando que este é um serviço que funciona como um todo.
Feminismo

Rede 8 de Março convoca greve feminista

O coletivo feminista convoca as mulheres a levantarem-se em "defesa dos seus direitos" e a "mobilizarem-se contra a violência, a desigualdade e os preconceitos".
França

Menor adesão em manifestação de coletes amarelos

É o 14º sábado consecutivo de protestos contra Emmanuel Macron e as suas políticas a favor das empresas. Ação está a decorrer em Paris e noutras cidades francesas, mas a adesão é menor
Reino Unido

Jovens faltam as aulas em prol do ambiente

442
A manifestação ocorreu em diversas cidades do Reino Unido. Os jovens apontam a falta de ação por parte do governo para prevenir as alterações climáticas.
Ministério das Finanças

Manifestação frente ao Ministério das Finanças

Os sindicalistas da administração pública contestam "situações de grande injustiça" relacionadas com a política salarial. A greve "excedeu as expectativas", tendo em conta o nível de adesão.
Violência Doméstica

Dia dos namorados. Protestos contra a violência

Associação lembra que "uma parte significativa dos e das jovens não reconhece situações tipificadas como violência". Estão previstas manifestaçõe para o Porto, Braga, Coimbra, Aveiro e Lisboa.
Violência Doméstica

Violência doméstica. Rede protesta em 5 cidades

Rede 8 de março vai protestar no Porto, Braga, Coimbra, Aveiro e Lisboa contra o silenciamento da violência doméstica. No Porto será feita uma ação de sensibilização sobre problemática.
Paris

Coletes amarelos. Marcha em Paris pede referendo

Grupos de coletes amarelos vão marchar até Paris por um referendo "sem restrições". Um manifestante perdeu a mão após a explosão de uma granada no sábado. Vídeo mostra batalha entre coletes em Lyon.
França

Coletes amarelos marcham até Paris por referendo

Os "coletes amarelos" do sudeste da França iniciam uma "marcha pacífica" até Paris, onde esperam reunir-se com manifestantes de outras partes do país para exigir um referendo de iniciativa cidadã.
França

Homem perde mão em protesto dos coletes amarelos

1.340
Uma granada de polícia para dispersar os coletes amarelos fez com que um dos manifestantes perdesse a mão direita. O homem estaria a tirar fotografias.
França

Coletes amarelos voltam a manifestar-se em Paris

Centenas de coletes amarelo voltam a manifestar-se em Paris, o 13.º protesto deste movimento de contestação francês, desfilando pelos Campos Elísios por entre forte dispositivo policial.
Guiné-Bissau

Guiné. Polícia deteve 20 jovens em manifestação

A polícia afirma que, pelo menos, dois agentes ficaram feridos quando tentavam dispersar os jovens que ocuparam ruas de Bissau. Os detidos estão a ser ouvidos para determinar as suas motivações.
Protestos

Enfermeiros. Sindicato avança com intimação

243
A equipa de advogados do sindicato dos enfermeiros optou por apresentar no Supremo Tribunal Administrativo uma intimação para a proteção de direitos, liberdades e garantias.
Uruguai

Uruguai. Grupo de Contacto apoia Maduro

O porta-voz do protesto afirma que objetivo "não é impor processos ou soluções aos venezuelanos", mas porque "queremos oferecer a maior solidariedade ao povo e ao governo da Venezuela".
Protestos

Bissau. Estudantes bloqueiam ruas contra greve

Centenas de estudantes bloquearam as estradas para demonstrar o seu desagrado com as sucessivas greves dos professores, que reivindicam o pagamento de salários em atraso ao Governo.
França

"Coletes amarelos" apoiam greve esta terça-feira

Espera-se uma paralisação generalizada nos transportes, escolas e hospitais em França, com várias manifestações por todo o país. Em Paris, a manifestação começará ao início da tarde.
Protestos

Milhares de motociclistas em protesto  

914
Milhares de motociclistas concentraram-se nos Restauradores, em Lisboa, para exigir a criação de uma classe de portagens para motociclos e a revisão dos escalões de Imposto Único de Circulação (UIC).
Paris

Coletes amarelos pedem fim da violência policial

Manifestação foi transformada em cortejo para apoiar os feridos pela polícia nos últimos meses. Lusodescendente ferido na semana passada teve de ser retirado do protesto por questões de segurança.
Manifestações

Cerca de 400 pessoas reúnem-se contra o fascismo

1.144
A concentração começou por volta das 18h30 e prevê-se que termine ao início da noite. Promotores lamentam que a extrema-direita esteja a ganhar mais aceitação social e presença parlamentar.
Manifestações

Fiscais municipais protestaram em Lisboa

Fiscais dos municípios querem que carreira seja considerada especial, mas que contemple pelo menos três categorias. Trabalhadores discordam também da grelha salarial cujo vencimento é de 683,07 euros.
Venezuela

Venezuela. Guaidó pede mais sanções da UE

O autoproclamado Presidente considera que "deve haver pressão" da UE, dada a situação política do país e denunciou que 700 pessoas foram presas durante manifestações" nas últimas semanas.
Venezuela

Venezuela. Semana de protestos causa 40 mortos

279
Pelo menos 26 pessoas morreram devido aos disparos das forças de segurança ou grupos armados de apoio ao regime de Maduro. Entre as 850 pessoas que foram detidas, 77 são crianças.
Forças Policiais

Zimbabué. PR estupefacto com vídeo de abusos

Os protestos contra o aumento dos combustíveis anunciado por Mnangagwa em 12 de janeiro levaram a um aumento da repressão pela polícia e exército, causando, pelo menos, 12 mortos e 300 feridos.
Protestos

Greve. Número de pré-avisos é o maior desde 2015

Os protestos aumentaram no final do ano passado, nomeadamente a partir de outubro, mês em que o Governo entregou o Orçamento do Estado na Assembleia da República.
Protestos

Venezuela. Semana de protestos causa 35 mortos

Dados indicam que Caracas é o local com maior número de vítimas mortais, seguido do estado de Bolívar e do estado Portuguesa. Diretor do Foro Penal diz que detenções correspondem a ordem de Maduro.
Manifestações

"Coletes amarelos": Macron lamenta as 11 mortes

Desde meados de novembro que milhares de pessoas com coletes amarelos vestidos protestam contra políticas sociais e fiscais do Governo. Macron espera redefinição dos projetos francês e europeu.
Venezuela

Venezuela. Número de detidos sobe para 791

Os detidos são acusados, segundo a organização não-governamental, de delitos de terrorismo, instigação ao ódio, alteração da ordem pública e desacato à autoridade, entre outros.
Venezuela

Venezuela. Juan Guaidó convoca manifestação

O autoproclamado presidente publicou um vídeo no Twitter, no qual convoca os venezuelanos a realizarem ações de protesto. E pediu aos militares que deixem de agredir o "povo da Venezuela".
Manifestações

Apoiantes do PNR mostram o seu apoio às polícias

2.264
Na sequência dos acontecimentos no bairro da Jamaica, no Seixal, a concentração dos apoiantes do PNR começou pelas 18h00, em frente ao MAI, onde entregaram uma carta de apoio às forças de segurança.
Protestos

Cerca de 100 pessoas protestam no Seixal

822
Protesto acontece na sequência de incidentes entre moradores e a polícia ocorridos no passado domingo no Bairro da Jamaica, no Seixal, e contou com apenas uma minoria de habitantes deste bairro.
Protestos

Jamaica. Moradores protestam nesta sexta-feira

322
Contra a "brutalidade policial" e por "habitações únicas", as associações Coletivo Consciência Negra, SOS Racismo, Plataforma Gueto, FEMAFRO e Afrolis estão solidárias com o bairro do SeIxal.
Venezuela

Quatro mortos nos protestos contra Maduro

367
Os protestos contra o novo mandato de Nicolás Maduro multiplicaram-se durante a última noite, passando de 30 na noite de segunda-feira para 63, na noite de terça-feira, na grande Caracas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)