Ao contrário do coelhinho de que tudo era capaz, houve em tempos um canguru que se parecia com um coelho, mas não conseguia saltar. Esta espécie de cangurus gigantes – cangurus sthenurinae – que vivia na Austrália já era conhecida, mas um novo estudo da Universidade de Brown veio revelar que a altura destes animais (que podia ultrapassar os 2 metros) não lhes permitia o impulso, escreve o Guardian.

Assim, estes cangurus gigantescos – alguns chegavam a pesar 240 kg, cerca de três vezes mais do que as espécies de cangurus vivas – tinham uma locomoção semelhante à dos humanos, deslocando-se com as duas pernas. Em vez de apresentarem rostos longos, tinham caras mais curtas e arredondadas e longas orelhas. Tudo indica que fossem muito parecidos com os coelhos.

A investigadora da Universidade de Brown, Christine Janis estudou durante nove anos a estrutura óssea destas espécies e descobriu que estes cangurus tinham as ancas, os joelhos e as nádegas mais largas. Depois, Janis descobriu que os tendões dos tornozelos mais firmes, o que o levou a perceber que seriam incapazes de saltar.

Os registos fósseis destes cangurus gigantes acabaram há 30 mil anos, o que sugere que se terão extinguido no período Pleistoceno. “Pode ter sido devido a maus genes ou à má sorte. Por alguma razão os cangurus gigantes acabaram por morrer”, disse Janis, citada pelo Guardian.

Depois de anos a estudar a espécie, Christine Janis diz que não gostaria particularmente de encontrar um destes cangurus. “Podia ser muito assustador. Penso que não deviam ser muito afetuosos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR