A sangrenta produção da peça Titus Andronicus do teatro Shakespeare’s Globe, que provocou o desmaio de dezenas de espectadores, vai estrear no cinema no próximo ano, refere o jornal The Telegraph. Esta será uma de cinco produções do teatro londrino que foram filmadas para chegar às salas de cinema um pouco por todo o mundo.

A peça, escrita por William Shakespeare e descrita como “grotescamente violenta”, é um revivalismo da produção de 2006 de Lucy Bailey. Inclui 14 mortes, cenas de violação, mutilação e canibalismo, e foi publicitada como sendo “violentamente grotesca e perigosamente experimental”. Na altura da estreia no Globe, membros da audiência relataram terem-se sentido enjoados e alguns disseram terem passado algumas noites sem dormir. Outros confirmaram ter desmaiado durante as cenas mais violentas, nomeadamente durante o assassínio dos filhos de Tamora, rival de Titus Andronicus, que são depois cozinhados para servirem de recheio a uma tarte.

Um porta-voz do teatro disse na altura ao Telegraph que pelo menos cinco espectadores desmaiaram durante uma cena específica — a da violação de Lavínia, filha de Titus, que depois surge com a língua e os braços cortados. “Shakespeare não esteve com rodeios quando escreveu Titus”, referiu o porta-voz. “É uma peça brutalmente violenta e a produção de Lucy é sangrenta, emocionante e um festim para os sentidos”, acrescentou.

Mas esta não foi a primeira vez que uma produção de Titus Andronicus provocou desmaios na audiência. Em 1955, Peter Brook estreou a sua versão no Shakespeare Memorial Theatre. Apesar de menos violenta, a produção de Brook provocou o desmaio de pelo menos três pessoas, durante a cena em que Titus corta a própria mão.

A Lamentável Tragédia de Titus Andronicus é considerada a peça mais sangrenta e violenta de Shakespeare. Escrita entre cerca de 1588 e 1593, conta a história de Titus, um general romano que procura vingar-se da rainha dos Godos, Tamora. Esta será uma das cinco produções a estrearem nos cinemas do Reino Unido, Europa, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia, a propósito do ciclo Globe on Screen. Para além de Titus Andronicus, serão também mostradas as peças A Duquesa de Malfi de John Webster, um clássico do Globe, Júlio César, António e Cleópatra e A Comédia dos Erros de William Shakespeare.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR