A excêntrica união chegou ao fim. Depois de 13 anos juntos, Helena Bonham Carter, 48, e Tim Burton, 56, decidiram seguir caminhos diferentes, colocando um ponto final naquela que era uma das parcerias mais “brilhantes” de Hollywood, tal como escreve o Telegraph. Apesar de nunca se terem casado no papel, o casal separou-se num tom amigável no início no ano, continua amigo e a cuidar em conjunto dos dois filhos. “Pedimos que respeitem a sua privacidade e a dos filhos durante este período”, disse um porta-voz da atriz na passada terça-feira.

Bonham Carter e Burton conheceram-se durante as filmagens da longa-metragem O Planeta dos Macacos, de 2001, na qual a atriz fazia o papel de Ari, a filha do Senador Sandar. A relação de ambos era conhecida pelos seus resultados artísticos: atriz e realizador formaram diversas vezes uma equipa cujo trabalho — pouco convencional — resultou em filmes que foram um sucesso na bilheteira. Seja disso exemplo Charlie e a Fábrica de ChocolateSweeney Todd: O terrível barbeiro de Fleet Street ou Alice no país das maravilhas.

Apesar de uma carreira em comum muito reconhecida, a atriz contou em outubro de 2013 que o casal poderia não voltar a trabalhar junto, dado que Burton estaria “farto” da experiência. Apesar de ter sido uma piada, as declarações foram vistas por alguns como um sinal menos positivo, diz o Telegraph. O certo é que, mais tarde no mês, caberia ao porta-voz da atriz desmentir sugestões de que o companheiro estivesse a traí-la depois de o realizador ter sido fotografado com uma mulher mistério num cinema no norte de Londres. A imagem registada mostrava, segundo confirmação oficial, um “beijo de despedida na bochecha”.

https://twitter.com/rubyxkelly/status/547482432115834881

O casal vivia em três casas conjuntas — duas decoradas ao gosto pessoal tanto de Bonham Carter e de Burton e outra destinada aos dois filhos, Billy e Nell (com 10 e 7 anos, respetivamente), entregues a uma ama a tempo inteiro. O arranjo nem sempre foi bem percebido pelos fãs e pelos media, mas a atriz teve oportunidade de se explicar em 2010, quando disse à Radio Rimes que muito do que se escrevia sobre ela estava errado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eles dizem que eu e o Tim somos um casal louco, com túneis subterrâneos entre as nossas casas conjuntas e que as nossas crianças vivem na rua abaixo com outro casal”. Explicou ainda que, apesar de terem espaços próprios, ela e o companheiro viam-se tantas vezes como qualquer outro casal. “A nossa relação está reforçada por sabermos que temos o nosso espaço pessoal onde nos podemos refugiar. (…) Não é intimidade forçada. É escolhida”.

E quem mais se separou em 2014?

Hollywood ficou igualmente surpreendida quando Melanie Griffith pediu o divórcio a Antonio Banderas, depois de 18 anos de casamento, alegando “diferenças irreconciliáveis”. O ex-casal explicou que a decisão foi “consensual” e que pretendia terminar a relação de forma “amigável”. “Foi de forma consciente e consensual que decidimos terminar o nosso casamento de quase 20 anos de uma forma amigável, de forma a honrar e respeitarmo-nos um ao outro, a nossa família, os nossos amigos e os tempos felizes que passámos juntos”, disseram em comunicado. Este era o quarto casamento de Melanie Griffith, de 56 anos, e o segundo de Antonio Banderas de 53 anos.

Gwyneth Paltrow e Chris Martin protagonizaram uma história semelhante. Em março de 2014, Paltrow anunciava no seu website, Goop, o fim de uma união que durou 11 anos e da qual resultaram os filhos Moses e Apple. A notícia deixou muitos fãs desolados, escreve a Fox News, que a considera a separação entre celebridades mais chocante do ano. O vocalista dos Coldplay protagonizou ainda outro fim de relação, desta vez ao lado da atriz já vencedora um Óscar Jennifer Lawrence.

Aos dois casais juntam-se outros nomes — como Mariah Carey e Nick Cannon e o príncipe Harry e Cressida Bonas. Conheça as outras separações que marcaram os últimos 12 meses nesta fotogaleria, à semelhança do que fez o Huffington Post.

7 fotos