A atriz foi uma das primeiras super estrelas de Hollywood, mas a fama e o sucesso na indústria não duraram muito tempo. Morreu devido a complicações relacionadas com uma pneumonia esta terça-feira em Londres aos 104 anos.

Em 2003, Luise Rainer disse à BBC que a cerimónia dos óscares nos anos 30 “não era tão elaborada” como agora, mas a atriz abriu caminho a outras estrelas femininas sendo a primeira mulher a arrecadar o Óscar de melhor atriz em dois anos consecutivos.

Ganhou o seu primeiro Óscar em The Great Ziegfeld (ou O Grande Ziegfeld em português) onde interpretou o papel de primeira mulher de Florenz Ziegfeld, um excêntrico produtor de espetáculos. No ano seguinte, em 1937, repetiu a proeza através da sua atuação como agricultora chinesa no filme The Good Earth (Terra Bendita).

A carreira de Luise Rainer continuou a prosperar no início dos anos 40, altura em que se insurgiu contra os termos do contrato com a MGM e perdeu o papel principal feminino da adaptação ao cinema do romance For Whom The Bell Tolls (ou Por Quem os Sinos Dobram) de Hemingway para Ingrid Bergman. Abandonou assim Hollywood, mudou-se para Londres e teve participações pontuais em filmes e séries de televisão até aos anos 90.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR