Se é dos que acha que resolver o Cubo de Rubik “normal” (3x3x3) já é um quebra-cabeças, imagine uma versão com 17x17x17. É o maior cubo mágico do mundo e demorou sete horas e meia a resolver.

Se sentir curiosidade e tiver (muito) tempo disponível, pode assistir à resolução do cubo em tempo real. A The Verge explica com detalhe como é que o puzzle foi resolvido.

O Cubo de Rubik é um dos jogos mais populares do mundo. A versão mais conhecida do “cubo mágico” de seis faces foi criada em 1974 pelo húngaro Ernő Rubik, com as dimensões 3x3x3, mas desde então foram criados outros modelos, diferentes na forma e na complexidade: por exemplo de quatro e cinco linhas e “cubos” em forma de pirâmide (Pyraminx) e de dodecaedro (Megaminx).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Consta que o inventor do jogo demorou várias semanas para resolver o puzzle pela primeira vez, mas ao longo dos anos o tempo de resolução diminuiu drasticamente. O recorde do mundo foi conquistado em 2013 pelo holandês Mats Valk: 5,55 segundos.

https://www.youtube.com/watch?v=tBM_AE0oQp8

As competições compreendem diferentes variações que incluem, por exemplo, a resolução do cubo mágico de olhos vendados, só com uma mão ou com os pés.