Benjamin Sanchis vai entrar para o Livro de Recordes do Guiness pela maior onda surfada. O francês ultrapassou assim a marca de 30 metros, estabelecida pelo norte-americano Garrett McNamara. E onde foi? Na Nazaré, onde o próprio McNamara tinha conseguido o anterior feito.

O novo record, de 33 metros, foi atingido no passado dia 11 de dezembro, na Praia do Norte. Apoiado por Deric Rebière num jet-ski, o surfista de 33 anos atirou-se à onda, desaparecendo depois no mar. “Não conseguia seguir a linha que queria, senão teria ido mais para o dentro”, contou Sanchis, citado pelo jornal i. “Senti rapidamente que tinha subido demais. De um momento para o outro dei um salto de 4 ou 5 metros, quando descia com a prancha na vertical. E no final da onda, caí”. Sanchis ficou enrolado debaixo da onda durante cerca de 30 segundos, até que foi salvo por Rebière.

Para entrar para Livro do Guiness, o desempenho do surfista francês teve de ser primeiro avaliado e aprovado por um conjunto de especialistas. A marca foi homologada neste sábado.