O estudante da Universidade de Coimbra Paulo Lemos lançou um livro sobre a evolução do punk em Portugal, intitulado “A Vida Suburbana”, a partir da sua tese de mestrado em Estudos Artísticos. A ligação de Paulo Lemos ao punk, que desde a adolescência esteve envolvido em várias bandas deste género musical, levaram-no a abordar o tema, analisando a evolução do punk em Portugal desde “1978 até 2005”.

Segundo o agora estudante de doutoramento na Universidade de Coimbra, o punk começou com um número muito reduzido de bandas em Portugal, na década de 1970.

Em 1980, observou-se “o desenvolvimento de subgéneros” e, nos anos 1990, o punk acabou por registar o seu maior crescimento, quer de bandas, quer de público. “Hoje, o punk não é alvo de tanto interesse”, sublinhou.

Depois dos anos 1990, “o movimento punk abrandou”, devido à internet e à globalização, que expuseram “os jovens adolescentes a muitas mais tribos urbanas”, explanou. Outra razão é a evolução da própria “cena punk”, com várias divisões de públicos e de bandas, motivadas também “por ramificações musicais” do género, acabando o punk por aparecer “repartido por diferentes subgéneros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para além dessa análise, Paulo Lemos constata, no seu livro, que alguns dos músicos que hoje tocam em bandas como Madredeus, Linda Martini ou PAUS, entre outras, “começaram a sua carreira e formação musical no punk. Embora depois se tenham afastado musicalmente, continuam com um espírito de intervenção”.

“O punk tem esta componente do simplismo musical”, em que a vontade de tocar torna “a técnica pouco relevante”, salientou, referindo que este género acabou por ser a base de formação de muitos músicos portugueses.

O livro, editado pela Associação Cultural Burra de Milho, tem ainda como caso de estudo a banda de punk Mata-Ratos, conjunto formado “em 1982 e que sempre esteve ligado ao movimento”.

A tese que deu origem ao livro teve como orientador Paulo Estudante, docente da UC, e ainda Miguel Newton, vocalista dos Mata-Ratos, como coorientador.