910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alberto Gonçalves

Colunista

Artigos publicados

PS

A Juventude Socialista é o futuro

A avaliar pelos meninos e meninas da JS, as qualificações dos jovens estão perfeita e meticulosamente adaptadas à economia caseira. E vice-versa. 
SIC

Um futuro sem a SIC Notícias

Os moços e moças (de recados) discorrem em circuito fechado, um mundo a brincar para eles e para os que neles reparam. No mundo a sério, não incomodam ou influenciam vivalma.
Coronavírus

A Covid longa e sem fim

Afinal os "negacionistas" tinham razão. Mas enquanto teste deliberado ou oportunista de engenharia social, a Covid resultou em cheio.
Eleições Presidenciais

A minha candidatura a Belém

Os governantes e os portugueses que elegem os governantes não querem reformas: querem a reforma. Eu também. Vote em mim.
25 de Novembro

25 tipo de Novembro: redacção do ensino bué básico

A setôra explicou que o PS já não é tecnicamente fascista e está bué à toa de ter sido. O PS, que agora é “cool” e mano dos democratas do PCP e do BE, percebeu que o 25 de Novembro afinal é creepy.
Extrema Esquerda

As lágrimas e os legos da esquerda moderna

A estratégia “woke”, substituta da luta de classes e pensada para a esquerda reinar sobre uma sociedade infantilizada, acabou a infantilizar a esquerda e a repugnar o resto da sociedade.
Donald Trump

Os lesados de Trump: a sequela

“Resistir”, disse Kamala no discurso de despedida. E “resistir”, repetem os seus desconsolados acólitos. “Resistir”. A sério?
Donald Trump

O “lixo” também vai a votos

Boa parte do sucesso político de Trump não se deve a Trump, e sim à presunção totalitária do “sistema” que se lhe opõe.
Palestina

A intifada aqui

O CPLP, que em si é nada, possui uma virtude, a de dizer aos berros o que a extrema-esquerda “institucional” se limita a pensar ou a confessar baixinho.
António Guterres

Sinwar morreu sentado

Para quem convive mal com a sobrevivência de Israel, ou pelo menos com a teimosia de Israel em se defender dos que desejam erradicá-lo da superfície do planeta, o sr. Sinwar devia ser um ídolo.
Taylor Swift

A urna de Taylor Swift

Quase todas as “celebridades” repetem as mesmas ofensivas trivialidades a propósito, ou a despropósito, dos mesmos temas. A dissidência, que poucos arriscam, é sumariamente punida com a excomunhão.
António Guterres

O homem deles na ONU

O problema não é o ínfimo eng. Guterres, a quem Israel fechou as fronteiras como qualquer pessoa civilizada fecharia a sua casa. Nem a ONU. O problema é o mundo, ou a parte ocidental dele.
Habitação e Urbanismo

Uma casa para viver, uma rua para berrar

Para os activistas do “Casa Para Viver”, o Estado constrói e “dá” casas, regula as rendas, expropria, acaba com os lucros e institui o prejuízo, que cai em cima de senhorios e contribuintes.
Bloco de Esquerda

A mala, o machista e a Mortágua

Joana Mortágua, deputada e gémea na aparência e na argúcia da chefe do BE, deflagra sempre que há possibilidade de dividir a sociedade em opressores e oprimidos, culpados e vítimas, demónios e santos.
Escolas

Uma “story” de encantar

O que está em curso é um curioso processo de regressão civilizacional, que a retirada dos telemóveis das escolas talvez atrase em cinco minutos.
PS

Leitão, retrato de uma senhora

O PS que deu a Portugal, à Europa e ao mundo portentos do calibre do eng. Guterres, do “eng.”Sócrates, do dr. Costa e do carismático incumbente não está livre de um dia, nos brindar com a dra. Leitão.
Eleições EUA

O homem de Williams, Arizona

Em 2008, Barack Obama condenou os moradores das povoações que “odiavam os que não são iguais a eles”. A acusação recíproca é mais válida.
Censura

A “desinformação” e a informação deles

O conceito de “desinformação” é um primor. Em primeiro lugar, é espantoso que o Estado decida o que a ralé deve afirmar ou consumir. Em segundo, que simulacros de jornalistas celebrem a censura.
Identidade de Género

Identidade, modo de usar

As regras do abominável mundo novo são decretadas e aplicadas por doidos à solta, e não, conforme acontecia até há uma ou duas décadas, pela biologia, pela física, pela lógica.
Mortalidade

55 anos são os velhos 55

Juram por aí, não sei quais cavalgaduras, que os 55 são os novos 40. Não são. São os velhos 55. Acontece nas ideologias e no que calha: podemos tentar torcer, esganar a realidade que esta não se move.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.