775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Pedro Aguiar-Branco

Noticiário

14h. Programa do Governo entregue a 10 de abril

O anúncio foi feito por José Pedro Aguiar-Branco depois da primeira reunião da Conferência de Líderes da nova legislatura. E ainda, mais de 100 mil jovens já pediram a devolução das propinas.
Noticiário

1h. Aguiar Branco não quer ser protagonista

O Observador acompanhou José Pedro Aguiar Branco de casa até ao Parlamento. Numa referência ao Chega, o novo presidente da Assembleia da República sublinha que a diversidade é normal em democracia.
Assembleia Da República

Mesa da AR: Chega elege vice pela 1ª vez

Chega tem três lugares à mesa da AR, com Pacheco de Amorim como vice-presidente. Aguiar-Branco foi eleito com 160 votos a favor após acordo de rotação da presidência entre PSD e PS.
Assembleia Da República

Eleito, Aguiar-Branco "nunca" pensou em desistir

Mesmo com os contratempos dos últimos dias, "nunca" pensou em desistir e nega estar "diminuído". O novo PAR quer evitar que trabalhos parlamentares se transformem em "espetáculo televisivo".
Emissão Especial

PSD. "Consenso em Aguiar-Branco seria expectável"

André Coelho Lima, do PSD, diz que José Pedro Aguiar-Branco será inconstitucional e saberá interpretar função de "árbitro". Sublinha que era de esperar um consenso no candidato social democrata.
Emissão Especial

PCP: "Programa da AD é um projeto de degradação"

O ex-deputado do PCP Duarte Alves não garantiu o sentido de voto do partido à presidência da AR. No entanto, defendeu que é necessário reivindicação e luta para travar o projeto da Direita. 
Noticiário

13h.PSD propõe Aguiar-Branco a presidente da AR

Cinco anos depois, o social-democrata regressa ao Parlamento e deve suceder a Augusto Santos Silva como segunda figura do Estado. Ainda neste jornal, Portugal atinge excedente orçamental de 1,2%.
Semáforo Político

PSD e contas de mercearia para ter apoio do Chega

Amarelo para listas e propostas da AD. Montenegro "não fez perseguições internas". Aguiar-Branco é bom nome para a presidência da Assembleia da República? "Não há de ser mau, já temos o Santos Silva".
PSD

Aguiar-Branco será cabeça de lista da AD por Viana

Antigo ministro da Defesa será cabeça de lista da Aliança Democrática pelo distrito de Viana do Castelo. Leitão Amaro deve encabeçar a lista por Viseu. Hugo Soares será número um em Braga.
Diretas PSD

Aguiar-Branco manifesta apoio por Rangel

O antigo ministro afirma manter relações "normais" com ambos os candidatos e que o seu apoio se baseia "na estratégia que o PSD deve seguir em relação à sua afirmação como alternativa" ao PS.
Ana Gomes

Processo de difamação de Ana Gomes arquivado

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. Eurodeputada estava a exercer função.
PSD

Aguiar Branco renuncia ao cargo de deputado

Ex-ministro da Defesa de Passos Coelho anuncia que deixará de ser deputado até ao final do mês. Sinal é claro: não está contra Rio apenas porque quer "um lugarzinho". Relvas defende Montenegro.
Entrevista

"Se fosse Centeno gostava que SMS fossem públicas"

Em entrevista ao Observador, José Pedro Aguiar-Branco, presidente da nova comissão de inquérito à Caixa, admite que ver as comunicações entre Centeno e Domingues pode não ser inconstitucional.
Entrevista

A entrevista a Aguiar-Branco em 20 tweets

Em entrevista ao Observador, Aguiar-Branco sugere que Centeno deveria tornar públicas as mensagens trocadas com Domingues, critica António Costa e defende a liderança de Pedro Passos Coelho.
Entrevista

"O Governo está sempre a pensar na sobrevivência"

Aguiar-Branco, presidente da segunda comissão de inquérito à Caixa, está no Observador para falar sobre as polémicas da CGD, a liderança de Passos e as autárquicas. Mande as suas perguntas.
Atualidade

Aguiar Branco entrevistado em direto no Observador

O deputado do PSD e presidente da segunda comissão de inquérito da CGD vai ser entrevistado na próxima quinta-feira às 14h30, no Observador. Acompanhe a entrevista no site, no Facebook ou no Twitter.
PSD

Aguiar-Branco: "Não serei o António Costa do PSD"

Já se candidatou uma vez à liderança do partido, mas diz que este não é o momento para discutir a liderança do partido. Ainda assim, Aguiar-Branco diz que é altura para o PSD se virar para o futuro.
Espanha

Aguiar-Branco vai receber condecoração espanhola

O ex-ministro da Defesa Nacional vai ser agraciado com uma condecoração espanhola, a Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica. A cerimónia será presidida pelo atual ministro da Defesa espanhol.
Governo

França pediu ajuda militar. Próximo Governo decide

Os atentados terroristas e a participação portuguesa no conflito estavam em cima da mesa. A NATO veio ao barulho e o caldo entornou, com Aguiar-Branco a citar Azeredo Lopes para responder a BE e PCP.
Metro do Porto

Metro do Porto nega ter pago a Aguiar-Branco

A Metro do Porto nega que Aguiar-Branco tenha lucrado um milhão de euros com a subconcessão dos transportes da cidade através do escritório de advogados de que é sócio maioritário.
País

Exército guardião da memória da luta anti-fascista

Preservar memórias da resistência à ditadura do Estado Novo e da violência exercida pela PIDE em Portugal são os objetivos do protocolo estabelecido entre o exército e os resistentes anti-fascistas.
José Pedro Aguiar-Branco

Arsenal do Alfeite vai ser concessionado

Governo quer concessionar parte das infraestruturas do Arsenal do Alfeite a empresas privadas. Mas processo só avançará depois das legislativas.
Diplomacia

As ruas de Bissau

Depois do golpe de Estado em 2013, a Guiné-Bissau retoma gradualmente as relações diplomáticas com Portugal. Aguiar-Branco visitou esta semana Bissau para assinar acordo na área da Defesa.
José Pedro Aguiar-Branco

Promoções de militares na mesa das Finanças

Aguiar-Branco aceitou proposta de promoção de 6.800 militares feita pelas chefias. "Estamos numa zona de tranquilidade", admitiu.
Terrorismo

Aguiar-Branco cancela viagem ao Mali

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, decidiu cancelar a viagem ao Mali por razões de segurança. Em causa estão os ataques registados no último domingo, que vitimaram cinco pessoas.
José Pedro Aguiar-Branco

Costa só ataca Passos para "se afirmar" no PS

Ministro da Defesa diz que Costa subiu o tom em relação a Passos porque tem "um partido dividido" e precisa acalmar as hostes internas.
Caso José Sócrates

Ministro promove debate sobre segredo de justiça

Debate organizado por Aguiar-Branco vai discutir as violações do segredo de justiça, nomeadamente, no caso de José Sócrates.
José Pedro Aguiar-Branco

Revisão de suplementos sem corte de rendimentos

A garantia foi dada esta segunda pelo ministro da Defesa. Revisão de suplementos não implicará perda de rendimentos mensal.
Governo

Lima Coelho chama "mentiroso" a Aguiar-Branco

O presidente cessante da Associação Nacional de Sargentos (ANS) acusou Aguiar-Branco de ser "habilidoso, mentiroso e cobarde" a propósito das conversações para a revisão do Estatuto dos Militares.
Forças Armadas

Militares e ministro da Defesa em guerra

Várias associações militares acusaram Aguiar-Branco de ter mentido ao dizer que não quiseram participado na revisão do Estatuto dos Militares das Forças Armadas. O Ministério já respondeu.
Governo

Lajes: Negociações com EUA "não são fáceis"

Sem garantias concretas de cedências dos EUA, oposição diz que Governo levou à Assembleia "uma mão cheia de nada". Machete e Aguiar Branco insistem que negociações continuam, mas não são fáceis.
Defesa

Armamento: A lista de compras de Portugal

Substituição da G3, novos navios patrulha e modernização dos C130 fazem parte das prioridades. Lei de Programação Militar, que prevê gasto de 960 milhões em quatro anos, é discutida no Parlamento.
Força Aérea

Helicóptero da Madeira já pode voar

Face à escassez de recursos da Força Aérea a operar naquela região, foram destacados dois novos pilotos-comandante para pilotar o helicóptero parado desde abril do ano passado.
Forças Armadas

O que vai mudar na carreira militar

Militares vão reformar-se mais tarde e serão mais vezes chamados a prestar serviço enquanto estiverem na reserva. Promoções por mérito aumentam. Mas os postos também.
Ministério da Defesa

Ministro diz que agressões nos Pupilos são exceção

O ministro da Defesa Nacional, Aguiar-Branco, considerou que os episódios de agressão no Instituto dos Pupilos do Exército são exceções e não a regra, afirmando esperar que os abusos sejam punidos.
Forças Armadas

Aguiar-Branco antecipa reinvestimento na Defesa

O ministro da Defesa afirmou que a reforma das Forças Armadas permite retomar "uma lógica de reinvestimento" que vai refletir-se na modernização das Forças Armadas do país.
Afeganistão

No Afeganistão contra o egoísmo e o conformismo

Missão portuguesa no Afeganistão durou 12 anos - "foi a mais longa e perigosa missão em que já participámos". Ministro homenageia soldados numa cerimónia pouco habitual e com representação de topo.
Parlamento Europeu

Ana Gomes mantém imunidade e não vai a tribunal

A eurodeputada Ana Gomes não vai responder em tribunal pelo processo de difamação movido pelo ministro da Defesa, Aguiar-Branco. "Não me deixo intimidar", disse a eurodeputada.
Ministério da Defesa

"Espero que Rio seja candidato a deputado em 2015"

O ministro da Defesa diz-se surpreendido com investidas russas perto de Portugal. Em entrevista ao Observador, não defende claramente uma coligação com o CDS e fala sobre Rui Rio.
Defesa

Aguiar Branco defende investimento nas FA

O ministro da Defesa disse terça-feira que o Governo tem feito um esforço, no âmbito do reequilíbrio das contas públicas, para as Forças Armadas poderem voltar a ter capacidade operacional acrescida.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora