Foram os mais falados na internet e por isso os mais influentes de sempre. O musical de 1939, Feiticeiro de OZ encabeça a lista de filmes mais importantes para a cultura. A conclusão é de um estudo feito por um grupo de investigadores americanos que usou uma técnica diferente para chegar à lista dos filmes mais poderosos e que não se podem perder na história do cinema.

Nesta lista estão, no entanto, filmes com mais de 25 anos. Dizem os investigadores que esta escolha tem como objetivo mostrar a importância de longo prazo.

1. Feiticeiro de Oz

O musical de 1939 é o filme mais citado de sempre para os investigadores da Universidade de Illinois. O musical de Fleming, que lançou para a fama a pequena Judy Garlant (Dorothy), já foi por diversas vezes adaptado ao cinema. Mas nenhuma bate o original.

 2. Star Wars

A saga Guerra das Estrelas está no topo dos filmes mais citados. Para este ano, está prometido o sétimo filme – The Force Awakens -, que será o primeiro da terceira trilogia, agora pela Walt Disney.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. Psycho

O filme de Alfred Hitchcock (1960) foi considerado o terceiro mais influente de sempre de acordo com as regras matemáticas dos investigadores.

4. Casablanca

O filme de 1942, protagonizado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, apesar de ser dos mais recentes da lista, é dos mais citados e por isso, importantes para a cultura americana.

https://www.youtube.com/watch?v=TLU41jUnWM4

5. E tudo o vento levou

Os clássicos, grandes vencedores de Óscares da Academia, estão nesta lista de dez filmes mais influentes, apesar de o método de seleção não ser nem o rating do IMDB, nem as visualizações, Tudo o vento levou (1939) não poderia faltar numa lista de filmes com influência.

6. King Kong

Toda a gente se lembra do gorila King Kong na cidade de Nova Iorque, mas não foi suficiente para que o filme constasse da parte de cima da lista dos filmes mais importantes. É, no entanto, o sexto mais citado.

7. Frankenstein

O filme de terror de 1931 é um dos filmes culturalmente mais influentes.

8. O padrinho

Marlon Brando e Al Pacino fizeram as delícias do público no grande filme sobre a máfia, ainda em 1972. É dos filmes mais recentes considerado um dos mais importantes de sempre.

https://www.youtube.com/watch?v=YBrs0wvkPls

9. Citizen Kane

O filme de Orson Welles, clássico do cinema é apenas o nono mais influente, apesar de constar dos filmes mais importantes para os estudiosos do cinema.

 

10. 2001: Odisseia no espaço

O último filme da lista é um filme de ficção científica. Foi lançado em 1968, foi dos primeiros filmes do realizador Stanley Kubrick e dos primeiros a ter sucesso.