“O Rapto de Michel Houellebecq” e “Experiência de Quase Morte”, dois filmes protagonizados pelo enfant terrible da literatura francesa, vão estrear em Portugal na Medeia Filmes em Lisboa e Porto, no dia 2 de abril.

Em “O Rapto de Michel Houellebecq”, de Guillaume Nicloux, o autor francês que lançou recentemente o polémico romance Submissão, sobre uma França submetida à lei islâmica, representa-se a si próprio. A história baseia-se no desaparecimento do escritor em 2011, durante a promoção do livro O Mapa e o Território, mas não pretende ser “fiel” aos factos, escreve a Leopardo Filmes, distribuidora responsável pela estreia dos filmes em Portugal. Aqui, Houellebecq é raptado por um trio de amadores que o levam para uma casa de campo na província francesa. Aí, raptado e raptores travam conversas entre o absurdo e o hilariante.

“O Rapto de Michel Houellebecq” estreou em 2014 no Festival de Cinema de Berlim, tendo sido depois premiado no Festival de Tribeca.

Num registo diferente, em “Experiência de Quase Morte”, da dupla Benoît Delépine e Gustave Kervern, Michel Houellebecq interpreta a personagem Paul, um operador de call center à beira de um esgotamento e com tendências suicidas. A dupla de realizadores, responsável por “Aaltra”, assume “uma influência kauriasmakiana, manifestando uma predileção por personagens excêntricas e burlescas mas, ao mesmo tempo, humanas”, escreve a Leopardo Filmes. “Experiência de Quase Morte” estreou no Festival de Veneza em 2014.

Os filmes chegam a Portugal depois do polémico lançamento de Submissão, em janeiro. No dia do ataque terrorista à redação do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, era Houellebecq quem estava na capa do semanário. A editora Alfaguara já anunciou que o livro vai chegar a Portugal até junho, com o título “Submissão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR