Poucos são os fotógrafos que se deixam ser fotografados. Como artistas, preferem que a sua obra fale por si. No entanto, há algumas situações em que se permitem o exercício metalinguístico de saírem detrás das suas câmaras para tornarem-se o personagem principal da foto.

Com esta ideia, o fotógrafo Tim Mantoani reuniu alguns dos profissionais mais famosos e conceituados da indústria e fotografou-os ao lado das suas imagens mais icónicas, o que resultou no lançamento do livro “Behind Photographs”. Mantoani começou a realizar os registos em 2006 e utilizou uma modelo antigo de câmara Polaroid, com uma dimensão de 50 por 61 centímetros, para trazer mais pessoalidade às imagens.

Alguns dos nomes que participam do projeto são Jeff Widener, responsável pelo foto do homem a confrontar um tanque durante os protesto na Tiananmen Square em Pequim em 1989, Allen Tennenbaum, responsável pelo registo do momento em que Nelson Mandela deixa a prisão após 26 anos, e Nick Ut, autor da imagem da menina de 9 anos a correr nua em direção a câmara para fugir de um ataque durante a Guerra do Vietname. Também foram registados outros profissionais de diferentes áreas da comunicação visual.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR