Observador

China

China quer centro para clonar primatas

A China lançou um centro de investigação para clonar primatas, na cidade de Xangai, que permitirá avançar no diagnóstico e tratamento de doenças celebrais, informou a imprensa local.
Crónica

O presente /premium

Uma vez designados os agentes do Mal, definidos como os que põem as nossas crenças em questão, dispensamo-nos de analisar o que dizem e de avaliar a eventual razão que, num ponto ou noutro, possam ter
História

Romanov. Como o ADN do duque de Edimburgo resolveu

371
O Duque de Edimburgo, marido da rainha Isabel II, é sobrinho-neto da czarina Alexandra, a mulher de Nicolau II. Cedeu 5 centímetros cúbicos de sangue e ajudou a identificar os corpos dos Romanov.
Fotogaleria

A casa mais cara do mundo em 16 fotografias

545
A mansão está localizada numa colina em Bel Air, Los Angeles, e foi mandada construir pelo arquiteto Paul McClean. Veja as fotografias da casa mais cara do mundo, vendida por 200 milhões.
Tive uma Ideia

5 mil euros para pôr salas de estudo em telemóveis

422
A Uniphi nasceu das dificuldades dos estudantes em encontrar informação sobre onde estudar ou trabalhar. Agora, há uma campanha de crowdfunding para fazer da app cada vez mais uma realidade.
Crónica

A fábula da “croissanterie” dos ovos de ouro /premium

119
Somos de extremos. E acreditamos nos que nos dizem sermos os melhores, como acreditamos quando afirmam sermos os piores, sobretudo se for dito por estrangeiros. Somos estrangeirófilos com orgulho.
Diplomacia

Putin preferia Trump e Trump mostrou porquê

113
Na conferência de imprensa após a cimeira, Putin admitiu que preferia Trump a Hillary, mas rejeitou interferência. Trump não responsabilizou Putin e guardou ataques para dentro de portas.
Morte

Profissão: tanatopractor. Ele cuida dos mortos /premium

853
Vive entre urnas, sangue, frigoríficos e frascos de formol. Ricardo Morais é tanatopractor, o homem a quem os vivos confiam os mortos para que os seus corpos possam partir serenos. Nem sempre é fácil.
Crónica

Uma sismografia /premium

Não nos reconhecermos nos sublinhados que outrora fizemos nos livros mostra que já não somos os mesmos, ainda que respondamos pelo mesmo nome e que os livros velhos ainda sejam nossos.
Donald Trump

12 espiões russos acusados de piratear Hillary

Os 12 espiões russos terão tido acesso a informações do Partido Democrata e da campanha de Hillary. A acusação surge nas vésperas do encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin.
Jornalismo

Observador ganha duas menções honrosas em prémio

286
Os prémios "Jornalismo em Oncologia", promovidos pela Liga Portuguesa contra o Cancro, têm como objetivo premiar os melhores trabalhos em jornalismo escrito e audiovisual sobre o cancro.
Crónica

A espanhola ácida e o primo dela

375
Um ano mais tarde recebemos no hospital uma fotografia da Sara, sorridente e a fazer sinal de vitória. Por trás, escreveu a agradecer e terminava com “Eu estou bem. Milhões de beijos de Espanha, Sara”
Cancro

A frustração que fez Rita Fior investigar cancro /premium

1.063
A investigadora da Fundação Champalimaud não consegue aceitar que os doentes sejam cobaias dos seus próprios tratamentos e quer arranjar maneira de prever como é que o tumor vai reagir aos fármacos.
Tive uma Ideia

Glam to Glam: quantas vidas tem uma peça de roupa?

177
Chama-se Glam to Glam e é o primeiro "marketplace" português dedicado, em exclusivo, à moda em segunda mão. Qualquer pessoa pode vender e comprar roupa, sai mais barato e o ambiente agradece.
Crónica

Neymar: pequeno grande vilão? /premium

479
Podemos culpar o Neymar pela queda do Brasil? Não exclusivamente. Mas é evidente que a falta de maturidade do menino-que-já não-é-mais-menino teve um preço alto para toda uma nação.
Emmanuel Macron

“Ça va, Manu?” /premium

316
A todos deve ser reconhecida liberdade de pensamento e de expressão, mas a ninguém se devem permitir ofensas pessoais.
Entrevista

Carpool. Vieira da Silva defende nova "geringonça" /premium

Do futuro do PS ao Sporting, passando por Sócrates e, claro, pelo acordo laboral discutido no Parlamento. O ministro Vieira da Silva entrou no Carpool mesmo depois do debate — cheio de recados.
Madeira

Madeira colabora na investigação à Zona Franca

O Governo da Madeira vai colaborar com "todos os esclarecimentos" que forem solicitados pela Comissão Europeia, no âmbito da investigação às isenções fiscais concedidas a empresas na Zona Franca.
Família Real Britânica

Meghan vestiu amarelo. Veja as fotos da duquesa

132
A duquesa de Sussex tem escolhido os modelos mais conservadores para aparecer em público desde o casamento real. Agora, deixou de lado os tons nude e apostou num vestido amarelo Brandon Maxwell.
Religião

7 momentos da vida do Aga Khan, príncipe sem reino

196
O Aga Khan, de 81 anos, está em Lisboa para encerrar as celebrações do seu jubileu de diamante como líder espiritual da comunidade ismaelita. O título hereditário foi-lhe passado pelo avô aos 20 anos.
António Costa

Costa faz voto de confiança a Moçambique

O primeiro-ministro, António Costa, fez um voto de confiança nas autoridades moçambicanas depois de terem anunciado a reabertura da investigação ao desaparecimento do empresário Américo Sebastião.
Floresta

O que mudou no território português em cinco anos

Entre 2010 e 2015, o território português manteve a floresta, mas perdeu alguns hectares de mato e pastagens. A zona agrícola foi a que mais cresceu. Veja o que mudou.
Passatempos

Passatempo “No coração da escuridão”

O filme “No coração da escuridão” chega a Portugal na segunda-feira. O Observador tem bilhetes duplos para a antestreia em Lisboa. Tudo o que tem de fazer é responder a uma pergunta.
Ciência

Ministro da Ciência vaiado por bolseiros

105
Manuel Heitor apupado por bolseiros de investigação científica ao discursar na sessão de encerramento do encontro Ciência 2018, em Lisboa.
Ciência

Bolseiros. Marcelo: "É um filme que conheço bem"

O Presidente da República foi abordado por bolseiros de investigação científica que participavam num protesto contra a precariedade laboral e disse-lhes que esse "é um filme" que conhece bem.
Açores

Substância em chá dos Açores combate a demência

5.595
Um especialista identificou, na sequência de uma investigação, que o chá verde dos Açores possui uma substância que fomenta as funções cognitivas e pode combater demências como Parkinson ou Alzheimer.
Ciência

Ciência. Precários protestam à porta de congresso

Envergando t-shirts pretas sinalizadas nas costas com um ponto de interrogação, cerca de uma centena de bolseiros de investigação científica pediram, em Lisboa, respostas para a precariedade laboral.
Impostos

Fisco investiga 46 milhões em vantagens ilícitas

O Fisco teve em mãos 35 processos de investigação criminal no ano passado, estimando no total a obtenção de uma vantagem patrimonial ilícita de cerca de 46,6 milhões de euros.
Proteção de Dados

Acesso irregular a dados no Hospital do Barreiro

122
A Comissão de Proteção de Dados e a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde vai investigar o caso de acesso irregular a dados clínicos no Hospital do Barreiro que pode não ser caso único.
Três Parágrafos

As camadas geológicas de Tolentino /premium

1.454
Tolentino é um homem, um padre e um poeta que todos conhecemos, mas também desconhecemos. Reservado e, por vezes, um pouco distante, começa tudo com um silêncio, que pode ser uma escuta ou uma espera.
Fotogaleria

Os locais candidatos a Património UNESCO

Há 20 locais confirmados como Património Mundial da UNESCO em 2018. Até quarta-feira serão confirmados mais, numa lista final de 28 nomeados. Nenhum deles é português.
Crónica

Estar vivo /premium

Uma das coisas maravilhosas dos seres humanos é a nossa tenacidade para fazer planos, nem que seja o plano de regar as plantas logo à noite, porque é Verão.
Investigação

Investimento em investigação aumentou 1,33% do PIB

O investimento em investigação e desenvolvimento atingiu 1,33% do Produto Interno Bruto em 2017, um aumento de 175 milhões de euros num setor repartido principalmente entre empresas e universidades.
Tive uma Ideia

O site que dá descontos em troca de recomendações

398
Quatro engenheiros quiseram dar poder e liberdade criativa aos "millennials" na publicidade e, ao mesmo tempo, oferecer-lhes descontos. Assim nasceu a Strain, onde se "paga menos e vive mais".
Incêndios

O fogo que desde domingo persiste em Manchester

Saddleworth Moor, uma região do leste de Manchester, tem estado em alerta desde domingo devido a um incêndio que ainda não está extinto. Grande parte do Reino Unido encontra-se sob uma vaga de calor.
Investigação

Portugal acolhe centro de investigação de cancro

2.336
Portugal vai acolher o terceiro centro líder na investigação sobre cancro e no desenvolvimento de novas terapêuticas START, que ficará instalado no Centro Hospitalar Lisboa Norte.
Diplomacia

Cimeira Trump e Putin a 16 de julho em Helsínquia

Os presidentes dos EUA e da Rússia reúnem-se em Helsínquia a 16 de julho para discutir as relações entre os dois países, numa altura em que a campanha de Trump ainda está sob investigação.
Observador

Últimas horas para beneficiar de 50% de desconto

Está quase a terminar a promoção de lançamento do programa de assinaturas Observador/premium. Tem já poucas horas para poder beneficar de um desconto de 50% na assinatura anual.
Conversas

Há mais vida em comunidade

Dar é melhor do que receber. É urgente repensar o nosso modelo de desenvolvimento, partilhar mais e viver com menos. Uma passagem do “ter” ao “ser”, com benefícios para a humanidade e para o planeta.
Crónica

Os portugueses e a vergonha de torcer por Portugal /premium

1.201
Se há um país onde as cores deveriam tomar as ruas, escolas e bares, era Portugal, tão verde e tão vermelho. Se há um país que não deveria ter vergonha da sua camisa, esse país era Portugal.
Crónica

A lobotomia nasceu aqui /premium

1.202
Quando não estão a pagar impostos ou a ver a CMTV, as vítimas vão tirar “selfies” com os carrascos e prometem-lhes devoção e votos. Os portugueses apreciam ser humilhados ou não percebem o que são?
Conversas

A conversa Mais Comunidade é para ver na integra

No dia 20 de junho Laurinda Alves conversou com Rita Nabeiro, Filipa Pinto Coelho, Miguel Munoz Duarte e Rui Santos sobre Mais Comunidade.
Corrupção

Férias do líder do Turismo do Norte sob suspeita

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, é suspeito de corrupção. A investigação começou depois de o gestor ter ido passar férias ao Algarve sem pagar.
Mundial 2018

As fotografias da desilusão argentina

A Argentina perdeu esta quinta-feira com a Croácia por 3-0 e complicou as contas para o apuramento para os oitavos de final do Mundial da Rússia.
Conversas

Vídeo em direto/ Hoje estamos mais fortes a observar Mais Comunidad

Laurinda Alves e quatro convidados falam sobre Mais Comunidade. Assista aqui, a partir das 18H00, a esta conversa, uma iniciativa do Observador e do Santander.
Entrevista

"O Governo tem de promover melhor o que isto é" /premium

Em entrevista ao Observador, Hicham Abdessamad, presidente executivo da Hitachi Consulting, uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, diz que espera ter 2 mil funcionários em Portugal em 2028.
PSD

PSD pode dar a mão ao Governo no OE? "Veremos" /premium

217
PSD já admite que não há dinheiro para pagar aos professores. Em entrevista, Negrão desvaloriza fraca assistência durante discurso de abertura das jornadas, e não dá como garantido chumbo ao OE.
Crónica

Pensar com as mãos /premium

122
A caligrafia é uma técnica humana que acompanha o pensamento. O que perdemos ao deixarmos de ser capazes de pensar com as mãos e de transmitir às mãos aquilo em que estamos a pensar?
Entrevista

O livro proibido sobre o narcotráfico em Espanha /premium

137
É a história do narcotráfico na Galiza (e com ela a estreita relação com Portugal). O livro de Nacho Carretero foi proibido e está no centro de uma polémica. "Farinha" chegou agora a Portugal.
Economia

É de comunidade que falamos a 20 de junho

A segunda conversa da parceria entre o Observador e o Santander é Mais Comunidade. Está marcada para dia 20 de junho e estão todos convidados!
Tive uma Ideia

A avó emprestou 20 mil euros. Agora fatura 500 mil

2.560
"Fred" Canto e Castro criou uma agência de modelos para “pessoas autênticas”, mas o que queria era jogar no Real Madrid. Com os 20 mil euros que a avó lhe emprestou, a Sonder faturou meio milhão.
Entrevista

Paulo Monteiro: OPA da EDP está longe do justo

O diretor do Banco Invest acredita que as ações da EDP ajudarão o Alves Ribeiro PPR a continuar a ser o plano de poupança-reforma mais rentável. Os mercados emergentes são também uma opção do gestor.
Entrevista

"Divirto-me imenso a fazer a Guerra das Estrelas" /premium

Ben Morris fez os efeitos visuais de filmes como "Gladiador" ou "Bússola Dourada" (que lhe deu um Óscar). Em criança, o sonho era fazer parte da "Guerra das Estrelas": 40 anos depois, realizou-o.
Entrevista

Fernando Correia: "Enviei o meu livro ao Fidel" /premium

191
É hoje a "voz" de Bruno de Carvalho e tem o objectivo de "preservar" o presidente do Sporting. Mas Fernando Correia, 82 anos, jornalista, é mais que isso. E conta tudo em entrevista de vida.
Cinema

"O cinema português hoje é irrelevante" /premium

178
A Cinemateca abre no dia 14 um ciclo dedicado ao realizador português que cumpre 51 anos de carreira. Em entrevista, fala de Paris, de filmes, de política cultural e do hífen que tem no nome.
PCP

"O PCP nunca defendeu a sovietização do país" /premium

592
Vice-presidente da bancada do PCP avisa Governo que "não há orçamentos aprovados à partida". Critica culto de Kim Jon-Un, mas equipara-o à família real britânica.
Entrevista

"A minha filha é o motor da minha vida" /premium

386
O actor João Catarré, protagonista da novela Jogo Duplo, da TVI, fala com Maria João Avillez sobre a carreira, a infância, o silêncio e sobre todos os planos que ainda tem para o futuro.
Crónica

As mulheres que sentem culpa pelo próprio sucesso /premium

438
Nós, mulheres, fomos ensinadas a lidar com os fracassos e a seguir em frente. Já é hora de aprendermos a lidar bem com o nosso sucesso, a termos orgulho dele e certeza do nosso mérito.
Maternidade

“Nunca tivemos um bebé a querer saber do dador”

102
Há 18 anos que nascem bebés na AVA Clinic graças à doação de material genético. Esta sexta-feira, a clínica participa no debate sobre o futuro da procriação medicamente assistida.
Política

Fotogaleria. As senhoras e os senhores Bilderberg

Há representantes das gigantes empresariais, magnatas e políticos internacionais. De Portugal seguem duas representantes, Paulo Amorim e Isabel Mota. São alguns rostos do encontro dos todo-poderosos.
União Europeia

100 mil milhões de euros para a ciência europeia

212
O comissário da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, anunciou que a União Europeia vai disponibilizar 97,6 mil milhões de euros e que vai criar o Conselho Europeu de Inovação.
Crónica

Banca, futebol, construção civil: a nossa desgraça /premium

722
A banca está mais ou menos colocada na ordem. O futebol está bem encaminhado para isso. Falta a construção civil.
Cristiano Ronaldo

15 fotos do primeiro ano dos gémeos de Ronaldo

397
Na terça-feira, Cristiano Ronaldo e a família comemoraram o primeiro aniversário de Eva e Mateo. Veja as fotos do primeiro ano dos gémeos, que nasceram a 5 de junho de 2017.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)