Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Observador

Rádio Observador

As notícias das 13h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

12h. Economia cresce acima das previsões

A economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019, de acordo com o que avança o Instituto Nacional de Estatística. O valor fica acima das previsões do governo, mas mostra a economia a desacelerar.
Rádio Observador

MB Way pago? "Não é um serviço essencial"

"Não se pode confundir comodidade com essencialidade e assumir que a essencialidade tem de ser gratuita", diz Catarina Cardoso, da Associação Portuguesa de Bancos.
Rádio Observador

11h. Empresas portuguesas preparam-se para o vírus

A Jerónimo Martins, dona dos supermercados Pingo Doce, proíbe viagens à Ásia para prevenir o contágio. Sobre o consumo nas lojas de grande distribuição, ainda não são notadas alterações.
Desporto

A regra espanhola que divide ricos e pobres

Em Espanha, o Barcelona beneficiou de uma regra especial que castiga os clubes mais pobres e uma rapariga norte-americana é a primeira a ganhar uma prova de wrestling (onde lutou só contra rapazes).
Rádio Observador

O sarrafeiro das Bragadas

O Miguel Cordeiro faz anos e fomos à procura da atividade paralela que o podia ter tirado da Rádio Observador, o futebol. Dentro das quatro linhas era conhecido como “sarrafeiro”, mas uma lesão afastou-o das quatro linhas.
Rádio Observador

10h. Poucas ambulâncias para tantas suspeitas

Observador contactou o ministério da Saúde e o INEM. Bombeiros também têm queixas a fazer. A abrir, as medidas que as empresas estão a tomar para lidar com o coronavírus
Rádio Observador

Surf no Guincho e um jantar a quatro mãos

João Sá convida Jonathan Zandbergen para um jantar feito a quatro mãos, em Lisboa. Nos Anjos, o café serve-se numa oficina de reparações. Mas o verdadeiro descanso é junto ao Guincho.
Observador

Entrevista ao homem que comia tudo

Ricardo Dias Felner passa da prática ao livro. As histórias de quem come tudo: de larvas a tubarão fermentado.
Rádio Observador

Nespresso explora trabalho infantil? Clooney reage

George Clooney reage a acusações da Nespresso empregar crianças que trabalham na apanha do grão de café na Guatemala. A ameaça do coronavírus paira também sobre a família real britânica.
Rádio Observador

Bolsas no vermelho com o coronavírus

A epidemia está na origem de uma das piores semanas de sempre nos mercados
Rádio Observador

9h. "Empresas aprenderam com a gripe A"

Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho fala sobre as recomendações que a Direção-Geral de Saúde deixou às empresas. Easyjet cancela voos por causa do coronavírus, TAP não
Rádio Observador

Coronavírus. "Devemos evitar alarmismos"

Jorge Barroso Dias diz que as empresas portuguesas já aprenderam muito em termos de prevenção, depois da gripe A e que se estão a preparar para o surgimento da doença em Portugal.
contra-corrente

Ao menos podiam fingir ter um mínimo de decência

587
Dois casos de Justiça e duas lamentáveis jogadas políticas do Governo e do PS (o caso do aeroporto do Montijo e a escolha de Vitalino Canas) são tristes sinais de degradação do ethos na vida pública.
Rádio Observador

Portugal fora da Europa. "Não foi falta de sorte" 

"Facas afiadas sobre a falta de competitividade das equipas portuguesas". Benfica, FC Porto, Sporting e Sp. Braga foram eliminados da Liga Europa. "Dez golos sofridos. Impensável", diz Pedro Sousa
Rádio Observador

8h. Coronavirus: Easyjet cancela voos

Companhia aérea decidiu cancelar voos de e para Itália. Em Portugal, há 16 casos por despistar. E ainda o noticiário de desporto, com a razia na Liga Europa em destaque
Rádio Observador

Putin tem provador de comida e não usa telemóvel

O presidente russo usa ainda o seu próprio copo, sal, pimenta e guardanapo, mas não tem duplos;os bombeiros que acabaram de cortar a relva a um velhote; e a reunião das 4 famílias muito modernas.
Rádio Observador

O que dizem as estatísticas do coronavírus

Homem, com mais de 80 anos, morador na Ásia e com complicações de saúde prévias. É este o retrato robot da vítima mortal típica.
Rádio Observador

Afinal o coronavírus pode ser bom para Portugal

A Europa preocupa-se com o coronavírus, mas este surto até pode ser bom para Portugal, que até conseguiu uma inovadora medida de prevenção. Ainda um aeroporto sem casa e a nova força de bloqueio
Rádio Observador

7h. Lisboa lança campanha sobre coronavírus

E ainda a atualização sobre os casos por despistar em Portugal. Hoje é ainda dia de greve dos enfermeiros e há manifestação com utentes do Litoral Alentejano em Lisboa
Rádio Observador

6h. Alcochete: Bruno de Carvalho é ouvido

Esta sexta-feira Bruno de Carvalho é ouvido na condição de arguido no caso de Alcochete. É acusado de "coautoria moral" do ataque à academia do Sporting, na altura em que presidia ao clube.
Rádio Observador

5h. Enfermeiros do Litoral Alentejano em greve

Os enfermeiros do Litoral Alentejano reclamam melhores condições de trabalho. Esta sexta-feira vão estar à porta do Ministério da Saúde.
Rádio Observador

4h. Covid-19 "criado para a guerra biológica" 

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, crê que o novo coronavírus pode ser uma estirpe criada para a "guerra biológica" contra a China. O país lança a estratégia de prevenção esta sexta-feira.
Rádio Observador

3h. Síria/Turquia: Guterres "muito preocupado"

Morreram pelo menos 33 soldados turcos na Síria na noite de quinta-feira. O secretário geral da ONU pede o cessar fogo urgente e avisa que o escalar de violência piora "a cada hora".
Rádio Observador

2h. Madeira: Diretor clínico demite-se

O polémico novo diretor do Serviço Regional de Saúde renunciou ao cargo. Sobe para 33 o número de soldados turcos mortos num ataque sírio esta noite, em Idlib, segundo conta um governante turco.
Rádio Observador

1h. Covid-19 em Itália: Cá pode acontecer o mesmo

A Ministra da Saúde, Marta Temido, admite que é possível que Portugal venha a viver um foco de Covid-19 semelhante ao de Itália.
Sociedade

Os portugueses são burros? Cada um que fale por si

A quem serve o argumento de que os portugueses são criminosos e corruptos? Exatamente! Aos que são, de facto, criminosos e corruptos. Assim naturaliza-se a corrupção e o crime.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Gerir pessoas numa sociedade sustentável

Se há muito que os media se instalaram como quarto poder, cada vez mais as empresas devem estar preparadas para o impacto do “quinto poder”: as redes sociais, veículos de informação e contrainformação
Rádio Observador

23h: Equipas portuguesas estão fora da Europa

As notícias no Observador, às 23h: Todas as equipas portuguesas estão fora da Liga Europa.
Comida

“Gastronomia: o que mais nos identifica como povo"

Rúben Pacheco Correia, empresário de 22 anos, fala dos seus livros, que publica desde os 14, e dos seus projectos de gastronomia, que o levaram a assumir o catering da Web Summit.  
Rádio Observador

As notícias das 20h

As notícias das 20h. Aconteça o que acontecer
Rádio Observador

Tatuador reconstrói mamilos de vítimas de cancro

Wagner Bento tornou-se tatuador depois de perder o preconceito que tinha em relação às tatuagens. Agora é o seu trabalho que ajuda as mulheres, vítimas de cancro, a combater o preconceito.
Rádio Observador

Os exercícios chave para trabalhar o abdominal

Nesta edição, o Personal Trainer Eduardo Schultz dá algumas dicas para chegar ao Verão com uma barriga invejável.
Cultura

Capitão Fausto com Orquestra no Campo Pequeno

A 7 de março a banda lisboeta celebra "A Invenção do dia Claro" com a Orquestra Filarmónica das Beiras, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares num espectáculo com 50 músicos em palco.
Cultura

Capicua: "Não largo as minhas causas"

Ao 3º disco a rapper viaja até ao Brasil e canta a maternidade. Mas também a ecologia, o seu Porto, o feminismo, a "gourmetização" e as redes sociais.
Rádio Observador

As notícias das 19h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

André Ventura, romancista

134
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. Hoje o tema são os romances de andre ventura
Rádio Observador

As notícias das 18h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

O Retiro dos Burros

Em Duas Igrejas existe aquilo a que podemos chamar o "retiro dos burros". É para aqui que vão os animais que, por algum motivo, já não podem ser mantidos nas quintas particulares.
Rádio Observador

Casais: discutir é saudável ou é melhor evitar?

Discutir é uma espécie de 'Livro de Reclamações' indispensável. Não podemos assumir uma discussão como uma fratura. A discutir podemos conhecer o melhor da pessoa e da relação.
Rádio Observador

As notícias das 17h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

As notícias das 16h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

Sá Fernandes: "Serei apoiante de Ana Gomes"

Versão audio. O advogado apoia Ana Gomes como candidata da esquerda a Belém. Diz que o Livre pode reerguer-se das cinzas mas continua a apoiar Joacine. E espera que Marcelo vete a lei da eutanásia.
Rádio Observador

15h. Dois casos suspeitos deram negativo

Dois dos sete casos suspeitos de coronavírus em Portugal são negativos, avançou a RTP e confirmou o Observador junto da DGS. Há neste momento cinco casos suspeitos.
Rádio Observador

De Pulido Valente a Friends: quanto vale um nome

O legado do historiador e colunista e o regresso milionário da popular série de televisão são os temas em destaque em mais uma edição do Pop Up.
Rádio Observador

14h. Escolas privadas pedem quarentena a alunos

O Liceu Francês, em Lisboa, enviou pedidos aos pais dos alunos para que todos os que regressem de zonas afetadas pelo vírus para não irem às aulas nos próximos 14 dias. Católica faz o mesmo pedido.
Rádio Observador

Ricardo Sá Fernandes: "Ponderei sair do Livre"

O advogado apoia Ana Gomes como candidata da esquerda a Belém. Diz que o Livre pode reerguer-se das cinzas mas continua a apoiar Joacine. E espera que Marcelo vete a lei da eutanásia.
Rádio Observador

13h. Mais 2 mortes na Europa devido a coronavírus

Neste jornal, olhamos para o coronavírus, que já matou mais 2 pessoas na Europa. Tempo também para ouvir António Costa que garante que o Novo Banco só vai receber a injeção prevista no OE 2020.
Rádio Observador

12h. PM garante injeção única no Novo Banco

Na edição do meio dia, ouvimos António Costa a garantir que o Estado só via injetar no Novo Banco o capital previsto no OE2020. Olhamos ainda com o governo britânico, que pode romper relações com a UE
Rádio Observador

11h. PM: "Coronavírus vai chegar a Portugal"

Nesta edição ouvimos António Costa, que afirma que o coronavírus vai chegar a Portugal. Falamos ainda dos funcionários públicos que vão receber incentivos para ir trabalhar para o interior.
Rádio Observador

Deco: Banca é "muito criativa" a criar comissões 

A Deco recebeu mais de 30 mil reclamações por causa das comissões cobradas pelos bancos pela utilização do MbWay. A banca procura apenas "garantir lucros", diz Tito Rodrigues da Deco
Desporto

O ataque de carro contra um árbitro de futebol

Na África do Sul, um adepto invadiu o relvado para atropelar o árbitro. Maria Sharapova anunciou o fim da carreira.
Rádio Observador

10h. Costa recusa fechar fronteiras

Primeiro-ministro recusa fechar fronteiras nesta altura, mas admite que coronavírus vai chegar a Portugal mais cedo ou mais tarde. Empresas dizem que deviam ter sido avisadas antes pela DGS
Rádio Observador

Nos cinemas: “O Lago dos Gansos Selvagens”

O mais recente filme do realizador chinês Diao Yinan estreia hoje nas salas portuguesas
Observador

Escritor, Germano de Almeida: "Tive sorte"

O escritor cabo verdiano, Prémio Camões, lança novo romance. Já é mais escritor do que jornalista, diz. "Nunca sei o que vai acontecer no capítulo seguinte". É o convidado desta edição.
Rádio Observador

O estranho caso de Duffy

Cantora britânica confessou ter sido violada e feita refém. Lady Gaga de regresso com novo single
Rádio Observador

Tempos difíceis na banca

As comissões bancárias vão ser hoje discutidas no Parlamento, numa altura em que aumenta a conflitualidade e a irritação dos clientes com os bancos.
Rádio Observador

9h. Escolas sem planos de contingência

Filinto Lima, presidente da Associação dos Diretores de Escolas Públicas, em direto nesta edição, a propósito do coronavírus. E ainda a greve dos estivadores, que passa de parcial a geral
Humor

Quem matou António Sala? Toni ataca o "palerma"

Ep.3 -Toni, treinador e velha glória do Benfica, não perdoa que Moita Flores o tenha apontado como suspeito. "Porque é que me estão a chatear a mim, pá? Fui eu que o matei? Eu não estava cá, pá".
Humor

Radionovela. A reação de Toni e os bigodes na bola

As vaidades dos jogadores e a vida depois do futebol. A entrevista com Toni, velha glória benfiquista e treinador, depois de ter entrado na radionovela como suspeito da morte de António Sala.
Rádio Observador

"Jesus entrou na história do futebol brasileiro"

Jorge Jesus conquista Supertaça Sul-Americana e conta "mais títulos do que derrotas". "Um dia dar-se-á a devida dimensão a Jorge Jesus", diz Pedro Sousa
contra-corrente

Se os sindicatos mandam no SNS o doente é que paga

1419
Lembram-se do Hospital de Braga, o que era uma PPP e foi avaliado como o melhor do país na sua categoria? Pois agora com gestão pública já tem greves e já chamou a PSP para aplacar a fúria dos doentes
Rádio Observador

8h. DGS: não há restrições à entrada em Portugal

Informações úteis para quem tiver regressado do Norte de Itália e de outros países afetados pelo surto nesta edição. Pessoas estejam atentas ao aparecimento de sintomas durante 14 dias
Rádio Observador

Ganhou 1 milhão e só quis um frigorífico de 16 mil

Além da excentricidade do novo milionário canadiano, a história dos bombeiros brasileiros que salvaram um boneco de um homem com deficiência e uma verdade francesa: só 71% tomam banho todos os dias.
Rádio Observador

Vídeos de Bolsonaro podem levar a Impeachment

Bolsonaro faz vídeo de convocatória para uma manifestação contra os "inimigos do Brasil", oposição pondera pedido de destituição. Em Portugal, o PCP fala em pássaros estúpidos, ao som dos patinhos.
Rádio Observador

Quem quer casar com a TAP?

Negócio à vista na transportadora portuguesa, um aeroporto que nunca sai do papel, o estágio para o TC e Jesus é mesmo brasileiro
Rádio Observador

7h. Coronavírus: 7 casos por despistar em Portugal

Atualizações sobre a doença que está a preocupar cada vez mais a Europa. E ainda uma entrevista a Ricardo Sá Fernandes, que apoia Ana Gomes para as Presidenciais
Rádio Observador

6h. Eutanásia. "Espero que o PR vete"

Ricardo Sá Fernandes, do Livre, foi o convidado do Sob Escuta desta semana.
Rádio Observador

4h. JJ: Mengão vale mais que propostas de saída

Jorge Jesus tem mais um título aos comandos do Flamengo. Desta vez é a Supertaça Sul-Americana. O treinador diz que é o apoio dos brasileiros que mais pesa para decidir uma eventual saída do clube.
Rádio Observador

As notícias das 19h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

2h. A jogar com 10, Flamengo vai vencendo por 2-0

A equipa de Jorge Jesus muito próxima de vencer a Supertaça sul americana aos 70 minutos. Golos de Gabigol e Gerson. Willian Arão foi expulso aos 23 minutos.
Rádio Observador

1h. Medina: Marcelo "é candidato a continuar"

A entrevista do presidente da Câmara Municipal de Lisboa à RTP. Questionado sobre as próximas presidenciais, Medina prefere não se associar a Ana Gomes, e elogia o trabalho de Marcelo Rebelo de Sousa.
Rádio Observador

00h: 8 novos casos suspeitos de coronavírus

As notícias no Observador, às 00h: Há 8 novos casos suspeitos de coronavírus em Portugal, avança a Direção Geral de Saúde.
Rádio Observador

23h: Hóquei do Sporting de vigia por coronavírus

As notícias no Observador, às 23h: A equipa de hóquei em patins do Sporting está a ser monitorizada por causa do coronavírus, depois de ter jogado em Itália.
Rádio Observador

A mulher que trocou o marido pelo jovem chofer

Manuela Gonzaga dá-nos a biografia de Maria Adelaide Coelho da Cunha, da alta sociedade, que há um século fugiu de casa para viver com o chofer. O marido conseguiu interná-la num manicómio.
Rádio Observador

22h: Máscaras e desinfetantes estão a esgotar

As notícias no Observador, às 22h: Máscaras cirúrgicas e desinfetantes estão a esgotar em Portugal, garante ao Observador Manuela Pacheco, presidente da Associação de Farmácias Portuguesas.
Rádio Observador

As notícias das 20h

As notícias das 20h. Aconteça o que acontecer
Rádio Observador

Quem matou António Sala? Toni no 3º episódio

No episódio anterior, Moita Flores apontou o dedo a Toni, alegando invejas relacionadas com bigodes. Ouça a resposta do treinador, esta quinta-feira, no 3º episódio da radionovela da Rádio Observador.
Rádio Observador

Grimaldo ficou sem corte de cabelo 

Binho é o barbeiro do craques do futebol. Veio para Portugal sem trabalho e construiu de raiz a barbearia. Hoje conta com uma lista de mais de mil clientes jogadores, só falta Cristiano Ronaldo.
Rádio Observador

As notícias das 19h

As notícias das 19h. Aconteça o que acontecer
Cultura

Iguana Garcia, pop camaleónica

A "one man band" de João Garcia regressa aos discos dia 28. Depois de Cabaret Aleatório chega-nos Vagas, um disco "mais cancioneiro, mais pop".  A 20 e 27 de março há concertos em Porto e Lisboa.
Rádio Observador

Que o coronavírus tenha piedade de nós

274
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. Hoje o tema é a reacção das autoridades portuguesas ao coronavírus.
Fact Check

Confirmado primeiro caso de Covid-19 em Portugal?

Depois de ter sido noticiado o primeiro caso de um português infetado, alguns sites deram a notícia de forma enganadora: o caso não se registou em Portugal, mas sim no Japão.
Rádio Observador

As crianças são cruéis?

738
Nesta edição, Eduardo Sá desfaz o mito das "crianças são más umas com as outras". As crianças não são todas anjos, mas não são naturalmente maldosas.
Rádio Observador

As notícias das 17h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

16h. Portugal preocupado com política de migração

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

15h. COVID 19: Marta Temido apela isolamento

Nesta edição, ouvimos Marta Temido a aconselhar isolamento aos cidadãos portugueses que vêm das zonas de risco. Olhamos ainda para o Novo Banco, que precisa de uma nova injeção de capital.
Fact Check

Criança que pediu para morrer tem afinal 18 anos?

Publicações que circulam no Facebook dizem que a criança vítima de bullying que pediu para morrer é, afinal, um humorista anão de 18 anos. Mas as alegações são falsas: o rapaz tem mesmo nove anos.
Fact Check

Bananas do Pingo Doce injetadas com sangue?

176
Publicação partilhada milhares de vezes sugere que frutos foram injetadas com sangue. Mas é falso. A história é antiga e, embora haja variações nos detalhes, aparece com frequência nas redes sociais.
Rádio Observador

A gripe de há 100 anos que matou 100 milhões

164
Em tempo de coronavírus recordamos a gripe espanhola de 1918-19. Falamos ainda de espiões em Lisboa e dos melhores livros de História de Vasco Pulido Valente.
Fact Check

Holocausto. Morte de 6 milhões de judeus é mito?

159
Nunca será possível determinar o número exato das vítimas do Holocausto. Yad Vashem, o memorial oficial de Israel, recolheu a identidades de mais de 4,7 milhões de mortos.
Fact Check

Três rapazes andam a ameaçar crianças em escolas?

Está a ser partilhada uma fotografia de três rapazes. Com ela, a acusação de que são autores de várias ameaças a crianças em escolas em Odivelas. A publicação é antiga e falsa, garante a PSP.
Rádio Observador

14h. Novo caso suspeito de coronavírus em Portugal

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

13h. COVID 19: Comité Olímpico aguarda pela DGS

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

12h. FNAM: Portugal não está pronto para COVID 19

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

O melhor azeite do mundo é o português

191
Nunca se produziu tanta azeitona em Portugal. O diretor executivo da OLIVUM, Gonçalo Almeida Simões, fala sobre a revolução tecnológica no setor e do impacto da produção na economia portuguesa. 
Rádio Observador

11h. Novo Banco precisa de nova injeção de capital

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Lifestyle

Dia 4 de março, falamos sobre "Homens e Moda"

“A Moda Desconstruída” é o mote que o Observador com o Freeport Lisboa Fashion Outlet e o Vila do Conde Porto Fashion Outlet escolheram para debater em 4 grandes conversas. A última acontece dia 4.
Desporto

As mulheres sauditas já jogam futebol

Falamos sobre a Arábia Saudita - vai ter campeonato de futebol feminino dois anos depois das mulheres terem sido autorizadas a ver jogos nos estádios de futebol.
Rádio Observador

Madonna no Gavião

Que Madonna gosta de Portugal não é novidade nenhuma. Mas quando se ouviu dizer que se queria mudar para o Alto Alentejo, houve quem desconfiasse.
Rádio Observador

10h. Vale e Azevedo. "Justiça não sai bem vista"

Presidente da Associação Sindical dos Juízes reage ao Observador à prescrição dos alegados crimes de desvio de dinheiro por parte do ex-presidente do Benfica. E ainda as atualizações sobre coronavírus
Observador

Vai e Vem. Música inspirada na vida quotidiana

Depois de ser banda sonora da ficção nacional, a dupla do Porto estreia novo single,'Cristina', que tem uma protagonista real 
Rádio Observador

Livros: a estreia de Francine Toon

"Pine" é a estreia da poetisa na ficção longa. E o novo romance de Germano Almeida.
Rádio Observador

O adeus a Kobe Bryant e a Apu

Na semana em que Weinstein foi considerado culpado, várias estrelas despediram-se do basquetebolista e os Simpsons ficaram mais pobres
Rádio Observador

9h. Coronavírus: INEM treina mais ambulâncias

Linha de apoio recebe dezenas de chamadas. Diretora-geral da Saúde fala sobre controlo de fronteiras. E ainda a Associação Sindical dos Juízes, sobre a prescrição de crimes de Vale e Azevedo
Rádio Observador

Redução nas portagens. Como funciona?

Governo anuncia que vai reduzir custos em portagens de 7 autoestradas, como é que vai funcionar esta redução, qual a poupança e quem vai pagar esta medida?
Rádio Observador

Manuel Soares: “Sindicância sem portas fechadas”

“É preciso blindar o sistema para que ninguém possa interferir na distribuição de processos”, diz Manuel Soares. Segundo o presidente da ASJP, estes casos têm de ser “punidas com toda a severidade”
Rádio Observador

8h. Negativo novo caso suspeito em Portugal

Resultados das análises aos 17º caso já foram divulgados. Nesta edição, ainda os impostos: e-fatura já voltou a funcionar, mas não deixa validar todas as faturas
Rádio Observador

Coronavírus. "Há competições em risco"

A decisão sobre os jogos olímpicos foi adiada para Maio. Na China, no Japão e na Coreia do Sul, há competições fechadas e jogadores em quarentena. A Itália fechou os estádios ao adeptos.
contra-corrente

O que a morte de Laura nos diz sobre Passos Coelho

8789
A morte de Laura Ferreira, mulher de Passos Coelho, num hospital do SNS, assim como a sua luta de 5 anos contra o cancro, diz-nos muito sobre o carácter e a personalidade do antigo primeiro-ministro.
Rádio Observador

Como nasceu a história de caçar gambozinos?

Poderá vir dos gambosinos mexicanos da quimera do ouro do sec. XIX; e ainda o escocês que gastou 1 milhão no seu funeral; e o exército de patos chinesas contra a praga de gafanhotos.
Rádio Observador

Quanto custa o surto de coronavírus?

2 meses depois do início da epidemia desconfia-se que o impacto económico pode ser devastador, mas para já ainda é impossível medir a magnitude do abalo. Ainda o choque de realidade em São Francisco
Rádio Observador

Vale e Azevedo sai a sorrir perante a justiça

Antigo presidente do Benfica consegue livrar-se de um processo porque os crimes prescreveram, os inconvenientes de Vitalino Canas e o e-factura como partida de Carnaval
Rádio Observador

7h. Coronavírus: o novo caso suspeito em Portugal

Todas as atualizações sobre a doença, em Portugal e no mundo. E, ainda, o testemunho de Adriano Maranhão, o português infetado no Japão que já está no hospital. E é dia de greve no Hospital de Braga
Rádio Observador

6h. Castração química: Comissão avalia o projeto

Uma proposta cujo debate está agendado para sexta-feira, dia 28 de fevereiro, no Parlamento. Comissão decide hoje se o projeto viola a Constituição Portuguesa.
Rádio Observador

5h. Defesa de Weinstein admite recorrer

O produtor admite recorrer da decisão do tribunal de Nova Iorque que o culpa de dois dos cinco crimes de que era acusado.
Rádio Observador

4h. Primárias EUA: Terminou o debate democrata

Sanders volta a defender Fidel Castro e chama "racista reacionário" ao primeiro-ministro israelita. Ainda neste jornal, os descontos em portagens de auto-estradas do interior prometidos pelo Governo.
Rádio Observador

3h. Sanders volta a chamar racista ao PM de Israel

O candidato democrata - que lidera as intenções de voto, segundo as mais recentes sondagens - diz que não sabe se deslocava a embaixada dos EUA de novo para Tel-Aviv.
Rádio Observador

2h. 7 auto-estradas do interior vão ter descontos

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, diz à RTP que esta fase de incentivos para o interior vai ter início no terceiro trimestre do ano.
Rádio Observador

1h. 16 suspeitas despistadas. 1 caso aguarda teste

Em Portugal, já foram despistados 16 casos de Covid-19. Um novo casos suspeito aguarda os resultados do teste. Adriano Maranhão, o português infetado no Japão, conta ao Observador pelo que passou.
Crónica

António Costa tem imensas fantasias /premium

Este ano actualizou-se a tradição do enterro do Entrudo. Assim, um pouco por esse Portugal fora, o Rei do Carnaval morreu à mesma, mas desta vez foi já com recurso à eutanásia.
Rádio Observador

As notícias das 23h: e-fatura está em baixo 

As notícias no Observador, às 23h: Portal e-fatura está em baixo
Rádio Observador

22h: Caso suspeito de coronavírus negativo

As notícias no Observador, às 22h: Caso suspeito de coronavírus do Porto deu negativo, de acordo com a RTP.
Comida

"Torradinha" ao pequeno-almoço? Não chega

O dia deve começar com uma bela dose proteína. A nutricionista Mariana Chaves deixa vários conselhos para a primeira refeição do dia. Mas também falamos de máscaras.
Rádio Observador

19h. Mais um caso suspeito de coronavírus

Nesta edição, mais um caso suspeito de coronavírus em Portugal. O doente está a ser transferido de Torres Novas para o Hospital Curry Cabral em Lisboa.
Rádio Observador

18h. Sobe para 10 número de mortos em Itália

Nesta edição, aumenta o número de mortos por causa do coronavírus em Itália, onde há já mais de 320 infetados. E Portugal termina o primeiro dia dos Mundiais de Pista Coberta com quatro medalhas.
Rádio Observador

O Carnaval é preciso para afastar "fantasmas"

No Carnaval somos outros sem nunca deixarmos de seremos quem somos. Uma época importante para afastar fantasmas e encarar a realidade com outra abertura. Neste episódio, a importância do Carnaval.
Rádio Observador

17h. Marcelo diz que Portugal pressionou Japão

Nesta edição, o Presidente da República reage às críticas de português infetado com coronavírus. Marcelo Rebelo de Sousa garante que Portugal pressionou as autoridades japonesas sobre o caso.
Rádio Observador

16h. Vírus. Caso confirmado em Barcelona

Neste jornal, o Governo espanhol indica que o caso confirmado de coronavírus se trata de uma mulher que está internada. E o Presidente da República responde às críticas do português infetado no Japão.
Viagens

“Quando acordei tinha um indiano aos meus pés"

100
Joana Nogueira e Tiago Pinho já tinham experimentado viajar à boleia em Portugal. Um dia decidiram largar tudo e partir rumo ao Oriente numa viagem que durou quase um ano.
Rádio Observador

14h. Costa reage à morte da mulher de Passos

Nesta edição, o primeiro-ministro, António Costa, lembra a "enorme demonstração de perseverança e resiliência" de Laura Ferreira.
Rádio Observador

JMF: "Laura Passos Coelho era uma lutadora"

2062
O Publisher do Observador, José Manuel Fernandes, lembra a força que Laura Ferreira demonstrou em todo o processo e como foi importante no apoio a Pedro Passos Coelho.
Rádio Observador

13h. As reações à morte da mulher de Passos Coelho

Neste jornal, o líder do PSD, Rui Rio, lembra a forma "dedicada e solidária" com que Passos sempre acompanhou a mulher. Laura Ferreira morreu esta terça-feira no IPO de Lisboa.
Rádio Observador

Nogueira Pinto: Mubarak "foi um sobrevivente"

O antigo presidente do Egito morreu esta terça-feira com 91 anos. "Mubarak interpretou sempre os acordos com Israel como uma vitória do Egito", defende o historiador Jaime Nogueira Pinto.
Rádio Observador

12h. PR lamenta morte de Laura Ferreira

O Presidente da República dá as condolências a Pedro Passos Coelho e fala de "alguém que deixou um traço de humanidade e serviço comunitário na sociedade portuguesa".
Pedro Passos Coelho

"Passos Coelho manteve a reserva sobre a mulher"

206
Pedro Benevides, editor de Política, lembra que o ex-PM sempre manteve a reserva sobre a doença da mulher, mas nunca a escondeu. O estado de saúde de Laura Ferreira agravou-se nos últimos dias.
Rádio Observador

11h. Morreu Laura Ferreira 

A notícia da morte de Laura Ferreira, a mulher de Pedro Passos Coelho.
Rádio Observador

10h. Emanuelle diz que hospital não está preparado

Emmanuelle Maranhão explica que o hospital que recebeu o marido, Adriano Maranhão, não está preparado para lidar com pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Rádio Observador

9h. SIM acusa DGS de não dar indicações claras

Os médicos denunciam um elevado número de doentes regressados de Itália que recorreram nos últimos dias aos serviços de saúde. O sindicato pede ao governo que leve a sério o novo coronavirus.
Coronavírus

7h. Português infetado transferido para hospital

Adriano Maranhão já saiu do Diamond Princess, o cruzeiro estava em quarentena na costa do Japão. Uma farmacêutica norte americana enviou o primeiro lote da vacina contra o novo vírus para o governo.
Rádio Observador

6h. Covid-19: "A embaixada tem que lá estar"

O português infetado pelo Covid-19 já foi esta madrugada transportado para o hospital. Ainda neste jornal, Bruno Lage lembra que "perder [também] é futebol", em resposta às críticas.
Rádio Observador

5h. Português infetado já foi para o hospital

Adriano Maranhão já foi encaminhado para um hospital universitário que ainda não foi inaugurado, local para onde estão a ser encaminhados os casos suspeitos de infeção pelo Covid-19
Rádio Observador

4h. SIM: Governo deve "levar a sério" o Covid-19

O Sindicato Independente dos Médicos pede mais seriedade ao Governo português. Também é precisa mais segurança e um reforço dos equipamentos hospitalares, face ao surto do novo coronavírus.
Rádio Observador

3h. Covid19: Enviada vacina ao Governo dos EUA

A Farmacêutica Moderna já enviou o primeiro lote de vacinas do coronavírus para o governo norte-americano. Só em abril devem poder ser testadas em humanos.
Rádio Observador

2h. Português infetado não foi retirado do navio

O português que já deveria ter saído do navio-cruzeiro a caminho do hospital só deve ser transportado às 3h. Sindicato Independente dos Médicos pede que o Governe leve "a sério" a epidemia do Covid-19
Rádio Observador

1h. Covid-19: Novo caso suspeito veio de Itália

Mulher que se suspeita estar infetada pelo Covid-19 já foi encaminhada para o São João. Também neste jornal, as declarações dos treinadores Bruno Lage e Vítor Oliveira após o jogo em Barcelos.
Rádio Observador

00h: Guterres reage ao alerta de pandemia 

António Guterres reage ao alerta de pandemia de coronavírus dado pela OMS.
Global Shapers

Meios de comunicação mais inclusivos precisam-se!

444
Recai muita responsabilidade num meio de comunicação que não seja inclusivo, e incite sistematicamente ideias machistas, ou fanatismo contra migrantes, refugiados, muçulmanos ou LGBTQ+.
Rádio Observador

23h: Bruno Lage depois da vitória do Benfica

Bruno Lage fala em flash interview depois da vitória do Benfica, para ouvir no Jornal das 23h.
Rádio Observador

22h: Benfica vence Gil Vicente por 1-0

Neste jornal das 22h, destaque para a vitória do Benfica por 1-0 frente ao Gil Vicente, em Barcelos. Os encarnados voltam à liderança do campeonato.
Língua Portuguesa

Almanaque: do árabe “lugar onde o camelo ajoelha"

O linguista Marco Neves lança “o Almanaque da Língua Portuguesa” com histórias deliciosas, curiosidades e efemérides, mas também onde se resolvem dúvidas e corrigem erros
Fact Check

Presidente da Nestlé defende privatização da água?

164
Peter Brabeck-Letmathe disse em 2005, num documentário sobre alimentos, que a água devia ter um valor de mercado. A sua afirmação foi tirada de contexto e replicada em 2013, em 2016 e agora em 2020.
Fact Check

Fact Check. EUA sabotaram Irão para abater avião?

O avião da companhia aérea ucraniana caiu perto de Teerão, minutos após levantar voo provocando a morte de todos os ocupantes. Três dias depois o Irão admitiu ter disparado contra o Boeing por engano.
Música

Fábrica Braço de Prata viu nascer Salvador Sobral

No exterior uma fábrica, no interior um palácio. “Ninguém sabe muito bem o que a Fábrica é", mas para Nuno Nabais as salas da Fábrica Braço de Prata fazem milagres.
Rádio Observador

As notícias das 20h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Fact Check

Portugal tem 61 ministros e a Finlândia tem 15?

423
Imagem mostra suposta composição dos Governos de Portugal e da Finlândia, sugerindo que o português tem 61 ministros e o finlandês, quatro vezes menor, tem 15. Nenhum dos números está correto.
Rádio Observador

As notícias das 19h

As notícias das 19h. Aconteça o que acontecer.
Observador

Porque é que o 5G está a gerar tanta polémica?

Há alguns receios com a chegada do 5G. Em Portugal, o governo já anunciou o projeto para a implementação da rede, que deve estar pronto no final deste ano.        
Rádio Observador

"Despeçam-na", disse Costa

811
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. Hoje o tema é a entrevista de Ana Leal ao Sol, a denunciar as pressões do poder socialista sobre o jornalismo.
Rádio Observador

As notícias das 17h

As notícias das 17h. Aconteça o que acontecer
Adolescentes

Quando é que as crianças entram na adolescência?

507
Não há uma idade oficial para entrar na adolescência. Mas os pais não estão preparados para a chegada desta fase, que dá tantas dores de cabeça.    
Rádio Observador

16h. Vírus. Confirmado 14.º caso suspeito

Nesta edição, um novo caso suspeito em Portugal. Trata-se de um homem que regressou de Milão e está internado no hospital de São João, no Porto. E pelo menos 15 pessoas ficaram feridas na Alemanha.
Rádio Observador

15h. Médicos pedem plano de contingência reforçado

Ricardo Mexia, presidente da Associação Portuguesa de Médicos de Saúde Pública, defende que o actual plano de contingência em Portugal precisa de prever a contaminação em grande escala em Portugal.
Comissão Europeia

A União Europeia contra o coronavirus

Resposta europeia ao coronavirus, terrorismo de extrema-direita e eleições na Alemanha. Cimeira de ricos contra pobres termina com derrota do árbitro Charles Michel. 
Rádio Observador

14h. Vírus. São João já é capaz de fazer análises

Neste jornal, o hospital de São João, no Porto, já tem capacidade para fazer testes ao coronavírus. Até aqui, apenas o Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, era o único habilitado para o fazer.
Rádio Observador

13h. Identificados carros de homenagem em Lisboa

De acordo com a PSP, a identificação dos carros que paralisaram a Segunda Circular foi feita através das matriculas, o que vai permitir saber com facilidade quem são os proprietários.
Rádio Observador

12h. Vírus. Quinta vítima mortal em Itália

Nesta edição, sobe o número de mortos por coronavírus em Itália. E um estudo indica que os doentes cardiovasculares não alteram comportamentos depois de sofrerem um AVC.
Rádio Observador

11h. Vírus. Português infetado visto por um médico

Neste jornal, a informação de que Adriano Maranhão já foi visto por um médico, a bordo do Diamond Princess. E a greve dos trabalhadores dos registos e notariado, que está a afetar os serviços.
Rádio Observador

Raspadinhas. "Aumentam casos de jogo patológico"

128
Um estudo da Universidade do Minho lançou o alerta para o jogo compulsivo em Portugal. "50% do dinheiro em jogo é em gasto em raspadinhas", diz Pedro Morgado, um dos autores do estudo.
Desporto

Um torneio no maior campo de refugiados do mundo

Um jornalista inglês quer organizar um torneio de futebol no maior campo de refugiados do mundo, no Bangladesh, Bill Russell homenageou Kobe Bryant e Honda já é uma popstar no Brasil.
Rádio Observador

O Festival de Cem Soldos não agradou à primeira

Quando chegou à aldeia o Festival de Cem Soldos deixou muitos habitantes inquietos: “houve pessoas que nos dias do Festival nem saíram de casa porque tiveram medo de ser assaltadas”.
Rádio Observador

10h. Testemunho da mulher do português infetado

Adriano Maranhão é o português com coronavírus a bordo de um cruzeiro. Mulher culpa empresa responsável pelo navio pelo facto de o marido ainda não estar no hospital. A abrir, as corridas ilegais
Rádio Observador

King Krule e um herói do Indie

"Man Alive!", o terceiro de King Krule, é para ser ouvido em contínuo. Sons crus e sotaque forte, num álbum que é mais do que canções soltas. Greg Dulli estreia-se a solo aos 55 anos. "É um disco bom para pôr a tocar em casa, soz...
Observador

Rui Veloso ao ritmo da Bossa Nova

Valéria Carvalho dá um novo ritmo aos sucessos do músico português.
Rádio Observador

Adeus Sussex Royal, adeus herança de milhões

Harry e Meghan despedem-se da marca "Sussex Royal" e pelo caminho deixam umas alfinetadas. Já Michael Douglas não viu um cêntimo dos 60 milhões do pai.
Rádio Observador

Os impactos económicos provocados pelo Covid-19

China aplica medidas para evitar quedas na ecoomia, FMI emite alertas
Rádio Observador

9h. Cartão de cidadão: greve com efeitos em Lisboa

Trabalhadores dos registos e notariado estão em greve durante todo o dia. Nesta edição, ainda atualizações sobre o coronavírus e as corridas ilegais de carros com entrevista a subintendente da PSP
Acidentes e Desastres

"Centenas de casos" de corridas ilegais, diz PSP

154
Subintendente Virgílio Sá, da PSP, diz que há "falta de meios" para travar corridas de carros ilegais. "Há pessoas que pensam que a via pública é um quintal onde podem fazer malabarismos" .
Rádio Observador

8h. Teste negativo ao cidadão que veio de Itália

Diretora-geral de Saúde deu a notícia em direto neste noticiário e falou ainda sobre a reunião de hoje da DGS, as medidas que podem ser tomadas e o caso do português infetado no Japão
Rádio Observador

Pedro Sousa: "Viória do FCP arrancada a ferros"

127
Equipa de Sérgio Conceição á frente do campeonato "na pior fase do reinado de Bruno Lage", diz Pedro Sousa. E ainda a noite de glória dos internacionais portugueses.
Rádio Observador

Greta perdeu 10kg em 2 meses, não comia nem falava

A história é contada no novo livro da mãe. E ainda a história das multas de trânsito, que começou no Egipto há 2800 anos. E o americano que apagou mesmo o Wally de um livro que está numa biblioteca.
Acidentes e Desastres

O submundo das corridas de carros ilegais

Houve 439 crimes de condução perigosa em Portugal em 2018. Num dos vídeos de street racing na Ponte Vasco da Gama, depois de um acidente com outro carro, um dos ocupantes diz: "Bora, bora, segue"
Rádio Observador

Como se deixa uma criança 8 horas numa carrinha?

Deixar uma criança numa carrinha e não a levar a um médico, também a nova novela em Portugal, um dilema no Montijo e quem quer ser militar?
Rádio Observador

7h. Coronavírus: DGS reúne-se hoje

Autoridades de saúde avaliam se devem ser tomadas medidas de segurança extra depois do novo surto registado em Itália. Graça Freitas admite que podemos estar perante uma situação com novos contornos
Rádio Observador

As notícias das 6h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Rádio Observador

4h. TAP: David Neeleman pode estar de saída

Marques Mendes refere que David Neeleman já está a negociar a saída da TAP. Jornal de Negócios avança que o acionista deve vender a sua parte da empresa à Lufthansa.
Rádio Observador

3h. Cultura: Paula Silva admite que foi exonerada

As últimas atualizações do COVID-19. Marques Mendes comenta a eventual saída de David Neeleman da TAP. A antiga diretora-geral do Património em entrevista ao Observador.
Rádio Observador

2h. Covid-19: "Não devem guardar para si" sintomas

A DGS pede que os cidadãos não fiquem em silêncio caso suspeitem estar infetados. Marques Mendes garante que David Neeleman está a negociar vender a sua parte da TAP.
Rádio Observador

1h. Covid-19 em Itália: DGS reúne segunda-feira

A Diretora-Geral de Saúde, Graça Freitas, explica o que devem fazer os cidadãos que venham do norte de Itália ou outras regiões afetadas. Comenta ainda o estado de saúde do português infetado no Japão
Rádio Observador

0h. "Há prateleiras vazias nos supermercados"

Neste noticiário, Tiago Batista vive há dez anos no norte de Itália e descreve os receios da população com a chegada do novo coronavírus à região.
A página está a demorar muito tempo.