Observador

Fotogaleria

Fotos. Mergulhadores na pedreira para resgate

Veja as fotografias do terceiro dia das operações de resgate na pedreira em Borba. Os mergulhadores já começaram a entrar na água para localizar e resgatar as vítimas.
Economia

Dividir Para Multiplicar

116
O voluntariado não tem época, nem deve ser visto como uma moda. Deve ser parte integrante do nosso dia a dia em sociedade. Ser voluntário é ser humano. É uma questão de cidadania.
Global Shapers

Nacionalismo, inteligência e humanidade /premium

325
Eles andam por aí, cada vez mais afoitos, os xenófobos, os homofóbicos, os racistas, os machistas, no fundo um bando de gente que acha que as pessoas se medem por coisas que lhes calharam em sorte.
Crónica

Questões afetivas, sexuais e outras /premium

Ler o que escreve Halík dá que pensar e ajuda a pôr muita coisa em perspetiva. Amanhã estará em Lisboa e vai, também ele, encher auditórios e anfiteatros. Vem para colocar o dedo em muitas feridas.
Fotogaleria

As imagens da estrada que ruiu em Borba

120
A estrada que ruiu entre os concelhos de Borba e de Vila Viçosa ficava junto a duas pedreiras. Há duas vítimas mortais e pelo menos quatro feridos. Veja as images do Observador no local.
Crónica

Elogio da Água

Esta água é a mesma que vem das chuvas: a água que cria, que revitaliza, que regenera. Imagem perfeita do devir e do retorno, a água retoma o seu ciclo, na viagem que empreende entre o Céu e a Terra.
Crónica

A Parábola, a Pintura e o Pródigo

O Filho Pródigo de Rembrandt alerta que a diferença masculino/feminino é essencial no quotidiano. E que os desdobramentos desta complementaridade nos comportamentos são absolutamente desejáveis.
Direito de resposta

Direito resposta: "O Observador faltou à verdade"

Por deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, republicamos o direito de resposta de Vítor Tito Aguiar Reis Pinto e BBZ.
Entrevista

"Precisamos da EDP para cumprir metas" ambientais

Ministro do Ambiente garante que não absorveu a Energia só para fazer o jeito ao colega da Economia. Diz que o país precisa muito da EDP e garante que não se preocupa com o "lobby" elétrico.
Fotogaleria

Fotogaleria. O funeral simbólico de Khashoggi

Em Istambul, centenas de pessoas reuniram-se para homenagear o jornalista Jamal Khashoggi, que foi morto em outubro na embaixada saudita.
Entrevista

"Casamento não é para ser feliz, é pelas crianças"

751
Jordan Peterson considera que as quotas paritárias "não têm justificação" e questiona se "a confusão relacionada com o género" resulta "de terem brincado pouco ao 'faz de conta' quando eram crianças".
Entrevista

"Nada justifica quotas para homens e mulheres" /premium

5.232
Casamento vs. filhos. Trump. Confusão de género. Fascismo. Popularidade. E um capote alentejano. Grande entrevista ao psicólogo Jordan Peterson, autor do bestseller mundial "12 regras para a vida".
Conversas

Mais Voluntariado para assistir na íntegra

Foi no dia 13 de Novembro que reunimos novo painel de excelência para falar sobre voluntariado. Laurinda Alves conversou com Rosa Amado, João Maria Ameal, João Loureiro e Alexandra Brandão.
Crónica

As aventuras da coerência /premium

Até certa altura pensei que a chamada “esquerda” era depositária da tradição de liberdade e garantia da democracia. Mas uma observação das suas reacções políticas mostra algo diferente e inquietante.
Brexit

"Este acordo é tão mau que prefiro novo referendo" /premium

138
Em entrevista exclusiva, Daniel Hannan, o eurodeputado que é uma das principais figuras do Brexit, diz que o acordo obtido por Theresa May faz com que a saída sem acordo seja o cenário mais provável.
Lifestyle

"Não é salvar o urso polar, é salvar a humanidade"

As metas ambientais da Ikea são ambiciosas. Pia Heidenmark Cook, diretora de sustentabilidade da empresa, esteve em Lisboa para responder à pergunta: "Pode a tecnologia salvar o planeta?".
Observador Lab

Hoje, mais fortes a observar: Mais Voluntariado

Laurinda Alves e quatro convidados falam sobre Mais Voluntariado. Assista aqui, a partir das 18H00, a esta conversa. Uma iniciativa do Observador e do Santander.
Global Shapers

A produtividade e a motivação nas empresas

Como seres humanos, todos nós procuramos o desenvolvimento e queremos ser melhores. Para tal, temos de ter um ambiente onde possamos crescer. Criar esse ambiente é a principal função dos líderes.
Passatempos

Passatempo Feira de Arte e Antiguidades

A Feira de Arte e Antiguidades acontece de 14 a 18 Novembro em Lisboa. O Observador tem convites duplos para oferecer.
Jornalismo

Jornalista do Observador vence prémio de ciência

335
Vera Novais recebeu o prémio da Comunidade Cética Portuguesa pelo jornalismo "de alta qualidade" na área da ciência. A cerimónia aconteceu este sábado no Museu de Leiria.
XI Convenção BE

'Mini' Entrevista. "Geringonça evita Bolsonaros"

Fabian Figueiredo defende que a esperança dada pela "geringonça" é que evita o "aparecimento de Bolsonaros" e o que mete "as bandarilhas na extrema-direita portuguesa."
Fact Check

Sem a esquerda, o PS teria sido mais austero? /premium

Catarina Martins arrancou a última Convenção do BE antes das legislativas a apontar riscos de uma maioria absoluta do PS. Lembrou o que Costa defendia em 2015. Era mesmo diferente do que fez?
História

As oito reflexões de Hideyoshi

142
Não será que hoje se age, fala e se publicam tweets depressa demais? Se se toma uma decisão irrefletida e danosa, ao menos que haja coragem moral para se retificar o que houver a retificar. Ao menos.
Crónica

A “direita do Observador”, ou Eu não sabia de nada /premium

3.898
Já chega que os eleitores brasileiros, americanos, ingleses, italianos ignorem os alertas da esquerda e façam o que lhes apetece. Não há direito que um jornal, para cúmulo português, repita a afronta.
Conversas

Mais Voluntariado a 13 de novembro

Mais Fortes a Observar. É este o mote que o Observador e o Santander escolheram para as Conversas em 2018. Vamos falar de Mais Voluntariado a 13 de novembro.
Web Summit

Kasparov: "O ocidente não quer saber de Putin" /premium

Entrevistámos o ex-melhor jogador do mundo de xadrez, Garry Kasparov, durante um jogo. Da evolução da tecnologia aos problemas com Putin, a conversa acabou em xeque-mate.
Fotogaleria

Fotogaleria: capas mais marcantes das intercalares

As capas dos jornais mostram-nos como foram vividas as eleições intercalares nos EUA que aconteceram esta terça-feira. Os resultados revelam uma maior polarização entre partidos.
Entrevista

O candidato europeu que precisa de golos à Ronaldo /premium

O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia quer ser o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. No PPE, já foi tido como um dos falcões da austeridade, agora quer ser a imagem da modernidade.
Crónica

O verde dos Açores, neste Outono vivo /premium

1.544
A Terceira é tudo isto e bem mais, uma de nove ilhas onde não há lixo no chão, onde todos os campos estão impecavelmente tratados e cada horta, pasto ou lameiro parece não ter uma planta fora do lugar
Viagens

20 maravilhas demasiado perigosas para visitarmos

126
O The Telegraph fez uma lista de 20 lugares maravilhosos do mundo que não devem ser visitados por serem perigosos. Entre elas, estão locais no Afeganistão, na Síria, no Egito, na Rússia e no Congo.
Crónica

Portugal: perdidos & achados /premium

1.185
Portugal em anúncios classificados. Há stock de fascistas. Mestre espiritual para a Segurança Social. Alvíssaras e ilusionistas. Apelos pelo líder da oposição e pelo desaparecido Trib. Constitucional
Crónica

A propósito de ditaduras /premium

2.292
Não há que enganar, embora o engano seja língua franca: fala-se na ditadura que aí vem para dissimular a ditadura que deveria vir. Agitar tiranos hipotéticos é estratégia típica de tiranos comprovados
Entrevista

São José Correia: "Já fui assediada e já assediei" /premium

1.052
Popular na TV, faz teatro há mais de 25 anos e entra na nova peça do Teatro Praga. Em entrevista fala da infância de “maria-rapaz”, da "violência" das novelas e das diferenças entre homens e mulheres.
Religião

Opus Dei. Cuidar da casa "valoriza" a mulher

2.308
Diz que "seria um erro grave" intervir na política e explica o papel das "numerárias auxiliares" do Opus Dei. Entrevista ao líder em Portugal da organização mais controversa da Igreja Católica.
passeio aleatório

Nunca tinha ido a Moscovo /premium

195
Na última edição do estudo TIMSS, em 2015, os nossos estudantes passaram à frente de 36 países, incluindo a Finlândia! Como é possível ter passado à frente do país modelo da educação europeia?
Lifestyle

Nova revista Observador Lifestyle já nas bancas 

360
Esta quarta-feira, dia 31, chega às bancas o segundo número da revista de Lifestyle do Observador. São 148 páginas dedicadas ao melhor da criatividade portuguesa, uma edição especial para colecionar.
Política

É fácil ser de esquerda em Portugal /premium

1.412
Ser de esquerda em Portugal é demasiado fácil porque se diz o que vem à cabeça sem que daí se retirem quaisquer consequências. É fácil, mas também perigoso.
Startups

"Temos pessoas nos EUA a querer ir para Lisboa" /premium

Faz tatuagens para celebrar utilizadores, gere um software aclamado pelo New York Times e é orador na Web Summit. Emmanuel Schalit explica porque é que o terceiro escritório da Dashlane é em Lisboa.
Ciência

Bactérias podem aumentar resiliência das plantas

Uma investigadora de Coimbra desenvolveu e testou um método que pode reduzir o uso de agroquímicos com "resultados promissores" quanto à resistência das plantas às alterações climáticas.
Crónica

Até para a semana, se Deus quiser! /premium

2.670
Encanta-me que toda e qualquer pessoa possa despedir-se dos outros com liberdade com um “até amanhã se Deus quiser”. Se isso for o que de melhor tem para lhes oferecer, quem sou eu para condenar?
Arábia Saudita

Caso Khashoggi. Os escândalos do príncipe suspeito /premium

155
É um reformista que reabriu cinemas e permitiu que mulheres conduzam ou é um psicopata que prende membros da própria família e ataca o Iémen matando 50 mil crianças? As polémicas do príncipe saudita.
Crónica

Made in China

185
A comunidade portuguesa em Macau vai perdendo os seus direitos e detém cada vez menos peso em termos de negociação e decisões no território.
Crónica

Dá-me um teclado e sou um herói

850
E é assim que passamos pela vida: a ofender com leviandade aqueles que não pensam como nós, através de um computador. Conseguem imaginar algo mais ridículo e desprezante que isto?
Crónica

Notícias do meu (ai, ai) país /premium

2.326
Se tomarmos os espécimes à exacta medida do que valem, tudo o que envolve o dr. Louçã e o prof. Freitas – “intelectuais” na perspectiva de um maquinista da CP – contém inegável potencial humorístico.
Cultura

"Fazer esta personagem mudou a minha vida" /premium

207
Treze anos depois, Soraia Chaves conseguiu descolar-se da sensual Amélia. Esta sexta-feira, chega ao horário nobre da RTP com "3 Mulheres". A atriz interpreta a poetisa Natália Correia.
Medicina

Cerveja sem álcool vai ser testada em diabéticos

Os investigadores estão à procura de 30 voluntários com diabetes mellitus tipo 2, entre os 40 e 75 anos, não fumadores para avaliar o efeito da cerveja sem álcool no seu perfil metabólico.
Entrevista

"Quatro anos são suficientes para estas funções" /premium

2.781
Na primeira entrevista depois da entrega do último Orçamento da Legislatura, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares faz um balanço do que passou e assume protagonismo para o que aí vem.
Fact Check

Hiperatividade. Medicamentos devem ser proibidos? /premium

667
PAN leva o tema ao parlamento esta 4ª feira. Médicos concordam com mais psicólogos nas escolas e no SNS e que haja uma discussão sobre a hiperatividade, mas não aceitam condicionamentos.
Global Shapers

O perigo da medicina em “excesso” /premium

1.045
Vivemos numa era de medicina defensiva, numa cultura do “mais é melhor. Nestes tempos, pode ser fácil esquecer que juramos: em primeiro lugar, não fazer mal.
Política

"Governo de Costa beneficia de decisões de Passos" /premium

1.447
Weber está na corrida para ser o candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Em entrevista ao Observador, em Lisboa, desvalorizou feitos de Costa, elogiou Passos e disse respeitar Centeno.
Ciência

Os limites da manobra de Sokal

119
As manobras de Sokal divertem, mas servem mais para favorecer agendas (como a luta contra os bastiões intelectuais da política identitária) do que para melhorar o modo como a ciência é publicada.
Fact Check

Sindicato usa montagem falsa para atacar ministro

2.727
Um dos sindicatos da PSP utilizou imagens de idosos agredidos, sugerindo que eram vítimas dos suspeitos que fugiram do tribunal. É falso: fotografias são de idosos agredidos no estrangeiro.
Fotogaleria

Fotogaleria. NASA mostra África vista do espaço

142
A NASA tirou centenas de fotografias aéreas de África. Registadas em missões históricas e recentes, as fotografias estão agora disponíveis no arquivo online do site da agência espacial.
Entrevista

"Ainda não eliminámos cicatrizes da crise" /premium

O secretário de Estado do Emprego diz que "a dor de cabeça" de hoje é melhor que há três anos, mas admite que há problemas que se mantêm, na qualidade de emprego e nos salários.
Entrevista

"Proteção de dados é problema de primeiro mundo" /premium

Em entrevista ao Observador, o responsável pela maior feira de tecnologia do mundo, a CES, questiona a aposta da inovação na Europa e opõe-se ao RGPD e à diretiva de direitos de autor europeia.
Global Shapers

Já não há desculpa

Vivemos numa época em que o nosso impacto negativo no mundo está a poucas décadas do ponto de não retorno. Já não é tanto sobre como será o mundo para os nossos netos ou filhos, é ainda antes disso.
Crónica

Portugal enlouqueceu? /premium

491
A semana revelou uma imprensa de voyeurs, um país sem Defesa, um governo que não respeita princípios democrático e um líder da oposição com tiques de chefe autoritário. O futuro de Portugal promete.
Crónica

Viagem ao nosso centro

167
Escrevo contemplando um sol penetrante que se vai extinguindo por entre as árvores altas, preparando-se para se pôr. Está na altura de fechar o caderno, e de ir lá para fora. Mas não esqueço isto aqui
Fact Check

Galamba: Rating caiu com Passos, não com Sócrates /premium

3.678
Deputado e ex-porta-voz do Partido Socialista quis "lembrar" no Twitter que quando a Moody's cortou o "rating" para "lixo" estava Passos no governo, não Sócrates. Faz sentido?
Crónica

Perspetiva económica

210
Kōan (para leitura meditada, com a coluna bem direita, preferencialmente com uma inspiração e expiração profunda entre cada frase, acompanhada de visualização pausada de cada episódio)
Jornalismo

Observador ganha prémio de jornalismo

A reportagem "A Enxaqueca é muito mais do que uma dor de Cabeça", da jornalista Vera Novais, ganhou o 2º lugar da 7ª edição do Prémio de Jornalismo na área da Dor, da Fundação Grünenthal e da APED.
Conversas

Mentes Brilhantes

120
Ansiedade, aprender, digital, futuro, humano, liberdade, máquinas, paixão, PinkFloyd, PlayStation, poesia, propósito, resiliência. São palavras-chave deste artigo “científico” sobre ensino e educação.
Moda Lisboa

"Ainda hoje não há investimento para a moda" /premium

A mulher que construiu a ModaLisboa não gosta de falar do passado. No arranque de mais uma edição, Eduarda Abbondanza quer delegar tarefas, mas também garantir o financiamento que tanto tarda na moda.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)