Observador

Celebridades

Fátima Lopes: "A TV é uma máquina trituradora" /premium

206
Aos 50 anos, 25 passados à frente das câmaras, Fátima Lopes é um ícone da televisão. Ao Observador, falou sobre ganhar e perder, sobre egos e envelhecer. Afinal, o biquíni não escolhe idades.
Passatempos

Quer ganhar um convite para o filme "Rocketman"?

O Observador juntou-se à Universal Music, à Paramout Pictures e à NOS Audiovisuais para oferecer dez convites duplos para a antestreia do filme sobre Elton John, "Rocketman", a 28 de maio.
Entrevista

Luísa Gueifão, a mulher por detrás do ".pt" /premium

Polémicas com ex-coordenador do centro nacional de cibersegurança, internet como bem público e gestão da DNS. Luísa Gueifão, a mulher que gere o ".pt", no Dia Mundial da Internet.
Fact Check

UE. Portugal é onde se paga mais em autoestradas?

A página de Facebook Acorda Portugal questionou relatório que coloca Portugal em segundo lugar na qualidade das autoestradas e sugeriu que somos o país onde mais se paga para circular.
Investigação

Moita Flores acusado de cinco crimes 

365
O MP acusou Francisco Moita Flores pela prática, durante o mandato de presidência, de três crimes de prevaricação de titular de cargo político e de outros dois de participação económica em negócio.
Investigação

Chama-se Syn61 e o ADN é totalmente reestruturado

A investigação da Universidade de Cambridge foi publicada na revista Nature e abre um novo caminho para os organismos resistentes aos vírus e para o tratamento de doenças como o cancro e a diabetes.
Crónica

Ao ministro Cabrita, os carecas agradecidos

O que é que se pretende? Um homem novo escorreito, bonito, higiénico e saudável promovido por uma ideologia baseada na boa aparência e no uso da escova de dentes?
Caixa Geral de Depósitos

Rebentou a Berarda!  /premium

409
Mais do que a receber Comendas, Joe Berardo é fortíssimo a receber encomendas. Basta lembrar como o governo de José Sócrates lhe encomendou que votasse ao lado do Estado na OPA da Sonae à PT.
Crónica

Serei eu um monstro?

Cultivamos uma dissonância cognitiva. Se algo acontece e se sentimos que podíamos fazer algo, rapidamente sentimos que há alguém que podia/devia fazer mais do que nós. O que é isto?
Global Shapers

Como cultivar o respeito e valorização do outro?  /premium

É tempo de sermos mais pró-ativos a fornecer às gerações mais novas as ferramentas necessárias para que construam as suas relações com segurança, mas também com respeito e tolerância.
Caixa Geral de Depósitos

Quando for grande quero ser aquele advogado /premium

436
A diferença está nos clientes: enquanto um bandido comum chama o advogado quando é apanhado pela polícia, o bandido milionário manda vir o advogado antes de cometer o crime. E paga bem por isso.
Moda

Anna-Karin Karlsson desenha os óculos das estrelas

198
Ao fim do dia, é ela a verdadeira estrela. Anna-Karin Karlsson elevou a fasquia do design de acessórios e esteve em Lisboa para apresentar a primeira coleção de joias.
Fact Check

Álcool, leis e pepinos. 15 fake news sobre Europa /premium

104
A UE exige pepinos retos? Gasta 80 mil euros em álcool e dá cartões de crédito aos refugiados? Os condutores vão ter de tirar nova carta? E têm de ter limitadores de velocidade? Verdades e mentiras.
Crónica

Os dias do parvoísmo /premium

505
O perigo para o nosso tempo não está no comunismo nem no fascismo, mas sim no parvoísmo, esse infantilismo cruel que se tornou a ideologia triunfante dos nossos dias. De decadência, obviamente.
Fact Check

Medina nomeou a mulher adjunta do gabinete?

169
Site Tuga Press publicou artigo em que diz que Medina nomeou a mulher como adjunta. A informação é falsa, mas foi partilhada centenas de vezes nas últimas 24 horas.
Fact Check

11 verdades e mentiras na crise dos professores /premium

124
A crise política provocada pela discussão sobre a carreira dos professores acaba esta sexta-feira. Mas a confusão mantém-se. Onde estão as verdades e as mentiras do que foi dito? Temos 11 Fact Checks.
Juízes

Número de processos disciplinares a juízes baixou 

O último relatório do CSM indica que entre 2017 e 2018 o número de processos disciplinares instaurados diminuiu face aos últimos cinco anos. Em 2018 foram 24, tendo sido inferior aos 28 de 2017.
Global Shapers

Eleições Europeias - porquê votar? /premium

321
Este voto é muito mais do que uma escolha sobre orientações legislativas, é sobre a continuidade do projecto da União Europeia. Mais liberais ou mais socialistas, votem em forças que apoiam a Europa.
Venezuela

Quociente de ingerência /premium

157
Os turistas da desgraça alheia são os ocidentais que diziam que só valia a pena visitar Cuba enquanto Fidel fosse vivo. Após da morte do tirano a pitoresca penúria cubana ia-se tornar desinteressante.
Fact Check

Presidência custa cinco vez mais que Casa Real?

710
Blogue Portugal Glorioso publicou artigo em que diz que Presidência da República custa cinco vezes mais do que a Casa Real Espanhola. A informação é falsa, mas já foi partilhada mais de 3,5 mil vezes.
Passatempos

The Gift na Aula Magna: ganhe um bilhete duplo

A banda portuguesa apresenta esta quinta-feira, dia 9, o seu mais recente álbum, "Verão". É também o regresso a uma sala histórica no percurso do grupo. Temos bilhetes duplos para oferecer.
Futuro

A sabedoria dos motoristas de autocarro

202
Ao ouvir os motoristas de autocarro falar, nas longas viagens que ligam o Minho à Beira Interior, fica no ar a nostalgia de um futuro próximo e um aviso para o abismo geracional que estamos a viver.
Fact Check

PSP fez aviso contra máfia de Leste?

129
Utilizador do Facebook fez post que foi partilhado mais de 200 mil vezes com aviso falso da PSP contra "máfia de Leste". PSP desmentiu, mas conteúdo continua a ser partilhado como verdadeiro.
Fact Check

Europeias. Dez factos e várias mentiras no debate /premium

Houve mentiras, meias verdades (e verdades) num debate em que os candidatos debitaram muitos dados. Mas nem todos eram corretos. O Observador fez dez fact checks que o comprovam.
Jornalismo

Jornalista do Observador recebe menção honrosa

A Liga Portuguesa Contra o Cancro atribuiu o Prémio de Jornalismo de Imprensa a Vânia Maia e Luís Barra, da Visão, e de Audiovisual a Miriam Alves, Rogério Esteves e Rui Berton, da SIC.
Crónica

Um grande livro, um grande homem, uma grande vida /premium

Dada esta circulação de ar e de ideias, mal disparou o PREC o nosso “Campo Grande” assumiu-se muito naturalmente como poiso de revolucionários e de contra-revolucionários.
Fotogaleria

A vida e o reinado de Akihito em 35 fotografias

Após 30 anos no trono japonês, Akihito abdicou da liderança. Filho do imperador Hirohito, teve uma educação tradicional. Veja a fotogaleria: desde a infância ao encontro com Mandela ou João Paulo II.
Tive uma Ideia

A startup que utiliza blockchain para desafios

A Taikai é uma plataforma de desafios que utiliza blockchain, a tecnologia das criptomoedas. Arrecadou 350 mil euros e tem à frente Mário Alves, que largou a banca para liderar o projeto.
Global Shapers

As perguntas podem mudar o mundo /premium

363
As famílias raramente trabalham o espírito inquisitivo das nossas crianças. E as escolas e universidades avaliam sempre as nossas respostas, nunca as nossas perguntas.
China

"Este ano tem sido um começo mais difícil" /premium

111
A China quer ser uma potência em muitos domínios, mas no futebol vai ter de esperar. Quem o diz é Vítor Pereira, o treinador português que levou o Shanghai SIPG à vitória logo à primeira tentativa.
Fact Check

Girl do PCP reformou-se aos 47 anos?

1.036
Blogue Luso Jornal publicou artigo a denunciar que "girl do PCP" se reformou aos 47 anos com uma pensão de 1859 euros. O texto, com 1300 partilhas no Facebook, tem dados descontextualizados e errados.
Fact Check

Fact Check. Observador em parceria com o Facebook

1.272
A partir de hoje, o Observador faz parte de uma rede mundial de fact checkers independentes que verifica a autenticidade de conteúdos partilhados no Facebook. O objetivo é identificar informação falsa
Crónica

A Caça aos Combustíveis e o Camelinho da Páscoa  /premium

284
Se a geringonça fosse um animal seria um camelo. O grosso do quadrúpede era o PS, e o PCP e o Bloco de Esquerda eram as bossas, coladas ao lombo socialista meio às três pancadas.
Cinema

"O dinheiro é neutro, não é bom nem é mau"

Eurico de Barros entrevistou o consagrado realizador canadiano Denys Arcand sobre o seu novo filme, "A Queda do Império Americano", já em exibição: decadência, corrupção, comédia e fuga de capitais.
Crónica

Partir A. Ventura /premium

814
Ventura quer mudar o sistema por dentro. É uma espécie de supositório humano: faz-se introduzir no organismo para depois exercer a sua influência. Ei-lo metade glicerina, metade convicção ideológica.
Global Shapers

Porque é que somos uns idiotas online? /premium

391
Vivemos na era da popularidade. Quero lá saber se estou certo, desde que ponham like. Para o diabo com os factos, a realidade é o que eu quiser. Temos todos direito aos nossos factos. Menos os outros.
Tive uma Ideia

A app que quer pôr fotos de roupa a falar por nós

112
A ShopAI desenvolveu um sistema que permite fotografar uma peça de roupa e encontrar produtos semelhantes em vários sites. A ideia já ultrapassou fronteiras, mas quer conquistar o mercado nacional.
Ciência

Carreiras e micro-ondas

208
A verdade é que quem tem qualidade mantém todas as reservas sobre o rumo da política de Ciência em Portugal. É que o clientelismo e o nepotismo são apenas parte de um sistema mal desenhado.
Crónica

Estes deputados andam a dormir!  /premium

Da próxima vez, e se quer viajar na TAP, nada como José Eduardo dos Santos marcar consulta em Portugal: mais atrasadas que as chegadas dos voos da TAP só mesmo as consultas nos hospitais portugueses.
Crónica

Amêndoas da Páscoa /premium

231
Daqui a uns dias Notre Dame terá algumas linhas nos jornais e quando muito falar-se-á nos milhões doados pelos “ricos”, não no valor do ex-libris da civilização que nos foi berço e nos é raiz e matriz
Global Shapers

Liderar é, naturalmente, coisa de mulher /premium

2.543
Um estudo do FMI descobriu que substituir apenas um homem por uma mulher no conselho de administração de uma empresa pode levar a aumento de 3% a 8% em rentabilidade.
Crónica

Subsídio is coming /premium

392
Um gigante de olhos azuis montado num dragão zombie ainda tem laivos de verosimilhança. Agora o nível de pilhagem do erário público praticado por esta gente exige uma suspensão de descrença bem maior
Política

Chamem-se como quiserem mas façam alguma coisa! /premium

693
A direita é em Portugal um problema poético: um sujeito lírico que não sabe o que é; pede desculpa por aquilo que nunca foi e lastima o que não pode ser.
Crónica

Quatro notícias obscuras /premium

1.083
Aliás, podem fazer o que quiserem: esta não é apenas a geração mais informada de sempre, mas a mais ridícula. Se este é que é o tal “mundo melhor” das lengalengas, fiquem com ele.
Crónica

Agostinho da Silva /premium

O homem não nasceu para trabalhar, mas para criar. Ou como um miúdo de 15 anos conversou com alguém com mais de 80 sobre temas como o não termos nascido para trabalhar ou que a vida devia ser gratuita
Universidades

Programa de Portugal e Espanha é modelo na Europa

O IACOBUS apoiou 798 projetos desde 2014 e está a ser procurado por outras regiões da Europa que querem replicar o programa.
Medicina

Homeopataratas /premium

764
Os remédios homeopáticos, além de água com reminiscências, são guloseimas. Suponho que o objectivo seja afugentar bactérias que façam a dieta do Paleolítico.
Entrevista

Vídeo. Santos Silva e o "parolismo" do familygate

Sublinhando que "a ingenuidade é o pior ingrediente em política externa", o ministro dos Negócios Estrangeiros fala sobre a China, o Brexit, a NATO e o "familygate". Entrevista a Maria João Avillez.
Global Shapers

Fintechs, Insurtechs e Regtechs /premium

Porque é que energia de ativação não foi ainda suficiente? Falta de foco? Orçamento? Atritos na decisão e navegação das políticas da organização? Sistemas informáticos desatualizados? Compliance?
Entrevista

"A China é nossa parceira, mas não é nossa aliada" /premium

258
O ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece as chamadas de atenção dos EUA por causa da aproximação de Portugal à China, desvaloriza o "familygate" e elogia Rio. Entrevista de Maria João Avillez.
Entrevista

Nuno Santos. 10 respostas em 10 remates rápidos

O novo diretor do canal de televisão da Federação Portuguesa de Futebol aceitou o desafio de responder a um jogo rápido de escolhas simples. Da política aos media, as preferências de Nuno Santos.
Transportes Públicos

Os dias das mentiras /premium

1.490
Em meras 3 horas e pouco António Costa percorreu 73 quilómetros, proeza notável nos idos de 1850. Ou, nos centros urbanos portugueses, em 31 de Março de 2019. Não fazia ideia do atraso em que vivemos.
Passatempos

Quer ganhar um bilhete duplo para ver André Rieu?

O violinista e maestro é o músico que mais vezes encheu a Altice Arena. Em novembro, regressa para quatro concertos. O Observador e a Universal Music têm dois bilhetes duplos para lhe oferecer.
Governo

Casos de família /premium

"Vou declarar que no governo, por definição, não há família; que ela está toda na oposição. Em política, o que importa são as definições. E é ao primeiro-ministro que cumpre definir: é o que o define"
Governo

Endogamy of Thrones  /premium

292
Costa, sobre quem terá sido o verdadeiro criador da ideia do passe único, disse que teve uma “paternidade coletiva”. É desagradável. Ainda agora nasceu e já tem de ouvir que a mãe é um bocado galdéria
Tive uma Ideia

O Google Maps "indoor" que tem ADN português

Começou por servir para agregar informações de trânsito em tempo real. Mais tarde, uma ida a Londres fez nascer um sistema de navegação indoor. A entrada da BuzzStreets em Portugal está para breve.
Global Shapers

O Elogio da Loucura /premium

Se a inovação radical, as ideias disruptivas e o génio da criatividade estão para além da ordem, como balançar o caos e a ordem? Que tal um caos ordenado? Um estímulo do acaso e do ambíguo controlado?
António Costa

É fogo que arde sem se dramatizar /premium

459
Costa disse que, em ano eleitoral, “toda a gente vai querer dramatizar qualquer incêndio que exista”. Tem razão: em Portugal as pessoas tendem a dramatizar dramas. Têm pouca imaginação, os portugueses
Governo

Costa conta com Centeno no próximo Governo

298
O líder socialista quebra o tabu de Centeno e assume que "não há razões" para que não "prossiga funções" nas Finanças. E candidata o candidato do PS às Europeias a comissário europeu.
Política

Reconstruir a Direita e o seu património cultural

596
A Direita tem de criar corpo cultural — em revistas e jornais, nas redes, nas artes e entretenimento, em suma, na vida — que rejeite a estética esquerdista que consiste em vender "glamour" na desgraça
Política

Portugal, o Mar e o equívoco incógnita 5.7

206
Para nos libertarmos mesmo do Socialismo vigente é necessário mais do que um simples Movimento 5.7, é necessário Portugueses, verdadeiros Portugueses que ainda saibam e queiram pensar em Português.
Associação Mutualista

"O Montepio dobrar-se a ministros? Deus nos livre" /premium

657
Montepio, maçonaria e geringonça; "secretariozecos", "padrecos" e "ministrozequitos". Na grande entrevista a Vítor Melícias, a "eminência parda" do Montepio não se furtou a tema nenhum.
Fact Check

Fact-check. Famílias nos governos de Cavaco? /premium

2.947
Depois de ser metido na conversa (da endogamia no governo) por Marcelo Rebelo de Sousa, Cavaco Silva garantiu ter olhado para os seus governos e não ter encontrado ligações familiares. É mesmo assim?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)