Observador

Tecnologia

Governo dá 100 milhões a programa de tecnologias

O Programa UT Austin Portugal vai receber 100 milhões de euros para focar-se nas áreas da computação avançada, nanotecnologia, interações espaço-terra, física médica e inovação e empreendedorismo.
Crónica

Apenas leia o raio do meu e-mail /premium

1.063
O frenesi da nossa era faz com que as pessoas estejam tão, mas tão impacientes e superficiais a ponto de não conseguirem ler dois ou três parágrafos com um mínimo de atenção.
Observador Summer Sessions

"Um porta-voz não tem voz própria"

Maria António Almeida Santos é a porta-voz do PS e, no Observador Summer Sessions, e admite que isso lhe retira voz própria. "Até agora ainda não foi um problema", diz.
Observador Summer Sessions

"Achei que a geringonça não ia resultar" /premium

A porta-voz do PS confessa que em 2015 não acreditava na solução engendrada por António Costa e chegou a dizer-lhe isso mesmo. A conversa no terraço do Observador começou com um "aloha".
Crónica

Os idiotas polivalentes /premium

A sociedade, para o idiota polivalente, é uma superfície lisa onde todas as diferenças não apenas são artificiais (como, em certa medida, de facto o são), mas também elimináveis da primeira à última.
Crónica

As cidades capturadas /premium

226
Um dia Veneza será afogada pelos turistas, Barcelona fechará as portas, o Monte de São Michel soçobrará, Roma sucumbirá. E Florença talvez já tenha colapsado sem que ainda não se tenha dado por isso.
Observador Summer Sessions

"Tinha 10 meses na minha primeira vindima"

O histórico gastrónomo e produtor de vinho falou com o Observador sobre o papel da mulher na cozinha moderna, as iguarias mais estranhas que já provou e muito mais.
Observador Summer Sessions

"A comida portuguesa não tinha divulgação" /premium

Engenheiro químico, trader de metais, produtor de vinho, enófilo e um dos maiores gastrónomos do país: eis o currículo de Bento dos Santos, o homem que ajudou a lançar José Avillez. Conheça-o melhor.
Furacão

Como os EUA se preparam para o impacto do Florence

O Florence já levou mais de um milhão de pessoas a abandonar as suas casas e segue agora na direção de Washington. Veja como os norte-americanos se estão a preparar para o impacto do furacão.
Tive uma Ideia

O caderno português que chegou ao top da Amazon

2.360
Pedro Lopes tinha um dilema e quis resolvê-lo. Nasceu o EcoBook, que depois se transformou no InfiniteBook, um caderno que permite errar, é amigo do ambiente e fatura 250 mil euros.
Fact Check

As verdades e os erros desta rentrée política /premium

A rentrée política está feita, agora só pára nas legislativas. Mas neste tiro de partida houve quem caísse na tentação do exagero. Fomos ver os factos e erros do que foi dito por cada um dos líderes.
Comic Con

A primeira Comic Con em Algés em 7 pontos

Terminou este domingo a quinta edição da Comic Con Portugal. Foi a primeira vez que se realizou no passeio marítimo de Algés, em Oeiras (e ao ar livre). Em 7 pontos, deixamos o principal deste evento.
Comic Con

Falámos com o X-Men que vai interpretar Tolkien

Nicholas Hoult tem 27 anos e é uma estrela em ascensão em Hollywood. É a Fera nos X-Men e vai ser Tolkien, num filme por estrear. Em entrevista, assume: "Adorava contracenar com o Jack Nicholson".
Fotogaleria

14 imagens favoritas do Wildlife Photographer 2018

A um mês das derradeiras decisões, o júri do Wildlife Photographer of The Year levantou a ponta do véu e mostrou algumas das imagens favoritas. Havia 45 mil em concurso. Veja as 14 melhores.
Observador Summer Sessions

"Prevejo um terramoto político nas europeias" /premium

452
A eurodeputada do Bloco de Esquerda faz previsões pessimistas sobre o futuro da Europa, mas está disponível para continuar. Conversa no terraço acompanhada de um branco fresco, "sequinho".
Crónica

Venezuela e alterações climáticas /premium

142
A abjecção política pode sempre encontrar avenidas para se espraiar. A actual situação da Venezuela (incluindo certas reacções a ela) é apenas o mais recente dos exemplos.
Benfica

Toupeira ajudou o Benfica 600 vezes

1.169
Paulo Gonçalves e Benfica são acusados de terem beneficiado dois oficiais de justiça para obterem informações confidenciais sobre o Sporting e Porto. MP diz que Luís Filipe Vieira sabia das ofertas.
Observador Summer Sessions

"É perigoso ceder rede elétrica a outro país"

Summer Session com George E. Glass: Do "perigo" da OPA chinesa à EDP ao potencial que o gás natural tem para Portugal, passando por piadas sobre raças de cães, boxe e Madonna.
Observador Summer Sessions

"É perigoso ceder controlo da rede elétrica" /premium

O "perigo" da OPA da China Three Gorges à EDP, o gás natural em Portugal, raças de cães, boxe e Madonna. A Summer Session com o embaixador dos EUA em Portugal, George E. Glass, deu para tudo.
Tive uma Ideia

Esta startup quer proibi-lo de dormir ao volante

A HealthyRoad fez-se à estrada em 2013, pela mão (e mente) de três engenheiros que querem diminuir a distração ao volante, evitando que o condutor adormeça. Têm parcerias com a BMW, Bosch e Huawei.
Música

"As pessoas falam demasiado na pista de dança" /premium

3.122
Em 1987, venceu a timidez e fez-se homem da rádio e DJ. Falámos com Rui Vargas no Lux, que ajudou a fundar há 20 anos. A festa dos 31 anos de carreira está marcada para este sábado à noite.
Tecnologia

IFA. Tecnologia pode ser "indistinguível da magia"

O Observador está em Berlim, na IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. De computadores portáteis a frigoríficos, no segundo dia ainda houve muito para ver. Veja a fotogaleria.
Fotografia

12 fotos para ver na maior exposição de sempre

O British Journal of Photography desvendou as 100 vencedoras do concurso "Portraits of Britain". Agora prepara-se para a maior exposição de fotografia de sempre. Veja as melhores na fotogaleria.
Observador Summer Sessions

Temos de reflectir sobre o sigilo bancário 

António Ramalho admite que, em casos excecionais, faz sentido reflectir sobre se se justifica deixar cair o sigilo bancário para grandes devedores que provocaram perdas na banca.
Observador Summer Sessions

Pêpê Rapazote. "O estado da Saúde está desgraçado"

O ator português que vingou como traficante colombiano na série Narcos, da Netflix, veio ao terraço do Observador falar sobre a sua experiência "lá fora" e deu a sua visão do atual estado do país.
Observador Summer Sessions

Transparência pode justificar divulgar devedores /premium

Sigilo e transparência são valores em conflito, mas presidente do Novo Banco admite que em casos excepcionais pode justificar-se divulgar devedores que não pagaram. Banca deve reconstruir a confiança.
Desaparecimentos

Quem é a mulher misteriosa a tocar à campainha?

Câmaras de vídeo-vigilância filmaram uma mulher descalça e com o que parecem ser algemas partidas nos pulsos a tocar a campainha antes de desaparecer num bairro no Texas, EUA.
Crime

Como um homicida foi apanhado 20 anos depois

Esta segunda-feira, um dos criminosos mais procurados na Holanda foi preso em Espanha. Em 1998, Jos Brech terá agredido sexualmente e assassinado Nicky, então com 11 anos.
Família

"Com netas, descobri o prazer das coisas malucas" /premium

721
Isabel Stilwell diz ser uma avó do contraditório, nunca do contra, porque isso seria desrespeitar os pais. E lembra que não devemos nunca desistir de educar os filhos, um conselho dado por Eduardo Sá.
Observador Summer Sessions

Pêpê Rapazote: "Na Argentina não pagava um almoço" /premium

110
O ator português conta como o sucesso na série "Narcos" mudou a sua carreira. Aposta na internacionalização do talento nacional. Mas não esquece Portugal e não perdoa o desinvestimento na saúde.
Estados Unidos da América

A estagiária que correu com o veredito de Manafort

Cassie Semyon não ganhou a "Corrida dos Estagiários", mas venceu em popularidade, depois de uma fotojornalista captar uma imagem sua a correr com o veredito do tribunal sobre Paul Manafort.
Hotéis

"A Comporta foi amor à primeira vista"

431
Em 2014, Gonçalo Pessoa abriu o hotel Sublime, que hoje faz parte da paisagem da Comporta e das memórias das celebridades internacionais que lá estiveram. Maria João Avillez falou com o empresário.
Observador Summer Sessions

"Cheguei à JCP pela lista telefónica" /premium

174
João Ferreira diz que ser eurodeputado e vereador não são tarefas para a vida, mas não diz até quando fica. Fala dos limites da Geringonça. Da evolução de Cuba e Coreia. E do populismo no Sporting.
Observador Summer Sessions

"Escrevo bem sobre amor, mas sou péssimo jogador"

É o "Mourinho do amor" e o "pequeno Saúl da rádio". Não há dúvida de que Alvim sabe definir-se. Aos 44 anos, orgulha-se das suas investidas no Tinder e admite que não gosta de ir a festas sozinho.
Observador Summer Sessions

"O Tinder não é só sexo, já conheci boas pessoas" /premium

Fernando Alvim está no Tinder, mas garante que não é um campeão da sedução. Não faz uma transferência bancária há 20 anos. Diz-se feminista. E espera que não morra mais ninguém no mesmo dia que ele.
Observador Summer Sessions

"Quem vota com Marine Le Pen é o Bloco e o PCP" /premium

247
Imigração, legislativas e europeias de 2019, o seu futuro no CDS e o que junta PCP e Bloco à extrema-direita em Bruxelas. Foi assim a Summer Session com o eurodeputado Nuno Melo, vice do CDS.
Crónica

Episódios da política portuguesa /premium

Uma conversa em Belém. Outra na São Caetano à Lapa. E um telefonema por causa da Web Summit. Não se assustem: qualquer semelhança entres estes episódios e a realidade é pura coincidência.
Crónica

Não chame uma mulher de meu anjo /premium

3.285
É muito mais fácil chamar uma mulher pelo nome. Ou de você. Ou de tu. Ou de senhora. Reserve seus tratamentos “carinhosos” para quem esteja com alguma vontade de recebê-los.
Justiça

"Várias vezes acharam que eu era o guarda-redes"

Tem o mesmo nome do guarda-redes, mas em vez de balizas defende poderosos como Manuel Vicente e Helder Battaglia. Rejeita casos de tráfico e abusos sexual. E expulsa os clientes que apanha a mentir.
Observador Summer Sessions

"Se o cliente me mentir, sai porta fora" /premium

Dá-se ao "luxo" de recusar vários casos por ano. Já foi ameaçado e insultado em tribunal. Rui Patrício é o advogado dos poderosos, mas não tem só casos de "colarinho branco".
Saúde

Glifosato causou cancro ao jardineiro americano? /premium

284
Um júri num tribunal californiano considerou a Monsanto, criadora do glifosato, responsável pelo aparecimento de cancro num utilizador do produto. Será que esta decisão tem uma base científica?
Crónica

Diálogos de um Verão abrasador /premium

Vocês podem limpar as matas à vontade, isto vai arder tudo na mesma, se não for neste ano, é no próximo”, o miúdo anda armado em ecologista, felizmente o pai riposta, homem batido.
Espaço

As primeiras imagens da chuva de estrelas

126
Não é um evento novo, mas todos os anos coloca milhares de pessoas a olhar para os céus. A chuva de meteoros, conhecida como chuva de Perseidas, ocorreu esta noite e já chegaram várias imagens.
Chefs

Arola: "Fui expulso por me virar a um cliente" /premium

Tem fama de 'bad boy', mas nunca se envolveu em escândalos; está no Guia Michelin há 20 anos, mas esteve muito perto de perder tudo. Conheça a história de vida do chef que queria ser rock star.
Fact Check

Frases de Costa sobre Monchique foram deturpadas? /premium

315
O primeiro-ministro disse que o incêndio de Monchique foi a "exceção que confirmou a regra do sucesso". Um dia depois, queixou-se que declarações foram "descontextualizadas e deturpadas". Tem razão?
Observador Summer Sessions

"Não vivam obcecados só com um desafio na vida"

O ex-presidente do BPI assume duas falhas da sua geração. Fala das prioridades da Fundação La Caixa, que dirige em Portugal. Elogia o sumo. E segura um vaso arrastado pelo vento no nosso terraço.
Observador Summer Sessions

Artur Santos Silva: "A nossa geração falhou" /premium

500
O ex-presidente do BPI explica como é que a fundação que dirige (a La Caixa, a 3ª mais rica do Mundo) está a distribuir verbas em Portugal. E aponta (e confessa) onde é que as elites fracassaram.
Oceanos

Orca não larga cria morta no oceano há 16 dias

869
Cientistas estão habituados a ver orcas a carregarem as suas crias quando morrem, mas nunca viram nenhuma fazê-lo durante tanto tempo. Na costa do Canadá, é uma espécie que está a desaparecer.
Bibliotecas

Mafra e Coimbra entre as bibliotecas mais bonitas

3.351
Durante 10 anos, Massimo Listri, um fotógrafo italiano, andou por várias bibliotecas espalhadas pelo mundo. O resultado foi reunido no livro "As bibliotecas mais bonitas do mundo".
Crónica

Lista de Verão, de António Costa à Volta à França /premium

285
Temos um primeiro-ministro com tendência para a encenação e a graçola. O ridículo e o obsceno convivem bem e ele, honra lhe seja dada, sabe harmonizá-los como ninguém. A plasticina mental é invencível
Austrália

As imagens da seca total na Austrália

Em New South Wales, na Austrália, a seca total, considerada a pior seca de que há memória no leste australiano, já provocou a destruição de colheitas e está a preocupar os agricultores.
Observador Summer Sessions

Nilton liga a Sousa Cintra. E Cintra atende

198
Durante a entrevista a Nilton no terraço do Observador, desafiámos o humorista a ligar a Sousa Cintra. Nilton virou Acácio para falar da campanha "Agora és tu". Cintra: "Não vi campanha nenhuma, pá".
Observador Summer Sessions

"Ter o microfone não dá direito a achincalhar" /premium

159
A maldição Soraia Chaves e o sem-abrigo que foi da seleção do Brasil. Os pais e os refugiados. Robles e Câncio. E um telefonema surreal para Sousa Cintra, em plena entrevista, que pode ver no vídeo.
Exames Nacionais

"Os alunos não aprendem a raciocinar" /premium

9.041
Crítico do ensino que se faz em Portugal, Hélder Sousa, diretor do instituto que cria os exames do secundário, diz que não se interessa pelas notas: "O importante é perceber o que o aluno não sabe."
Nápoles

Descobertas dão nova vida a Pompeia

980
Em Pompeia, as descobertas voltaram a aparecer, mais de meio século depois da última escavação. Os arqueólogos querem dar uma nova vida à antiga cidade romana e reforçar a segurança das casas.
Crónica

Gente que trabalha bem: uma espécie em extinção /premium

24.002
Uma professora minha dizia que vivemos na era do pacto da mediocridade. Um estranho cenário no qual basta não ser medíocre para já sermos tidos como acima da média.
Meteorologia

O combate ao calor na Europa em 13 fotografias

As altas temperaturas que se fazem sentir na Europa não perdoam e, com os termómetros a subir, a população procura tudo o que conseguir para se refrescar: mar, rios e até as fontes nas cidades.
Observador Summer Sessions

Nuno Sebastião, Feedzai, sem férias "há 10 anos"

O homem que pôs Stephen Hawking a falar na Web Summit só tira fins-de-semana para descansar, mas quase todas as noites se entretém com motas. Foi entrevistado no terraço, nas Summer Session.
Observador Summer Sessions

Feedzai."Quase todos os dias rejeito investidores" /premium

427
Stephen Hawking, Web Summit, Trump... De tudo isto falou Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, enquanto bebia uma Franziskaner. É a estreia das nossas Summer Sessions, entrevistas no terraço do Observador.
Fado

Celeste Rodrigues nas fotos do Museu do Fado

No dia em que morreu a mais antiga fadista portuguesa, recorde quem ela era e o que fez nesta série de fotografias antigas, disponibilizadas pelo arquivo do museu lisboeta.
Conservação da Natureza

Projeto visa proteger biodiversidade marinha

Uma investigadora do Porto e dois dos Açores integraram uma equipa internacional responsável por criar um conjunto de recomendações que visem a proteção da biodiversidade do mar profundo.
Pais e Filhos

Isto é como andar de bicicleta

Acho mesmo que uma das razões pelas quais os homens têm mais de um filho é porque, com o tempo, se esquecem do que custa ensinar uma criança a andar de bicicleta.
Fotogaleria

Este verão está todo trocado. Quer saber porquê?

São valores históricos de temperaturas que os países, na sua maioria do hemisfério norte, têm atingido este verão. E os investigadores avisam: pode ser um cenário que se vai repetir nos próximos anos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)