250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Observador

Jet Lag

Ter galinhas, a nova obsessão dos multimilionários

De Meghan Markle a Jennifer Anniston, Julia Roberts, Gisele Bündchen ou Nicole Kidman, todas têm galinheiros luxuosos para ter ovos frescos de manhã.
Noticiário

As notícias das 17h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Resposta Pronta

Vacina portuguesa. "Apenas faltam fundos públicos"

Vacina portuguesa pronta para avançar para ensaios clínicos, mas "apenas quando houver fundos suficientes". O CEO da Immunethep reconhece que sem fundos vacina pode chegar ao mercado "apenas em 2023".
Reportagem Observador

Marcelo tira dezenas de selfies no Minho

"Os portugueses têm que fazer um esforço para ajudarem a cumprir os objetivos do processo de vacinação", pede o presidente da República. "Não podemos permitir que se voltem a fechar concelhos"
Cassete 60

RTP alegou razões técnicas para suspender filme

Mas o motivo foi outro. Em maio de 1985, o presidente da RTP foi pressionado para não passar "O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes". É para M/16 e era um sábado à noite. E mesmo assim não foi para o ar
Café Europa

A Europa social e impostos com a Susana Peralta

Boris Johnson continua em alta, Rutte volta para atacar o turismo do sul e a atração de Orbán pela a China. Ainda socializamos em torno do insuficiente Compromisso do Porto, com Susana Peralta.
Noticiário

14h. Sporting. Três detidos na festa do título

Nos festejos do Sporting, três adeptos foram detidos e trinta foram identificados pela polícia. O Presidente da República aponta falhas à organização das celebrações no contexto da saúde pública.
Fact Check

Vieira cumpriu sempre com o BES e o Novo Banco?

Luís Filipe Vieira é um dos grande devedores do Novo Banco (e, antes, do BES), mas diz que cumpriu sempre o pagamento da dívida e que nunca obteve perdões, descontos ou favores. Mas não foi bem assim.
O Lado Bom da Vida

Pare, escute, leia e pense nisso

Joan Didion, Lilian Thuram e a era do “infinite browsing” estão em destaque nas sugestões de leitura desta semana.
Termómetro

O fantasma na relação de Bill e Melinda Gates

A relação entre Bill Gates e Jeffrey Epstein terá influenciado aquele que já é um dos divórcios do ano. Dua Lipa brilhou em noite de Brit Awards.
Noticiário

13h. A última jornada de futebol vai ter público

Os últimos jogos de futebol vão ser eventos teste para poder haver público nas bancadas na próxima época. Depois, Ana Gomes volta a afirmar que as denúncias de Rui Pinto são serviço público.
Noticiário

12h. Bares querem abrir depois da festa dos leões

O setor da animação noturna quer abrir depois do Governo ter permitido os festejos dos leões. Em reportagem, os reparos de Marcelo à organização das celebrações.
Resposta Pronta

Bares do Porto. "Cai por terra qualquer argumento"

685
Presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto, António Fonseca, defende que o Governo não consegue justificar o encerramento do setor, depois de ter autorizado os festejos do Sporting.
E o Resto é História

Porque é que o Brasil é um só país?

As razões para a colonização espanhola da América ter dado origem a 20 países e a portuguesa a apenas um. E ainda: a morte de Mussolini e o caos italiano entre 1943 e 1945.
Noticiário

11h. Bruxelas pessimista com economia portuguesa

Neste jornal, O vice-presidente da Comissão Europeia defende que "Portugal pode ter esperança", mesmo com o crescimento económico revisto em baixa. E ainda, as críticas dos enfermeiros ao Governo.
Contra-Corrente

Não percebo de futebol, mas viva Rúben Amorim!

364
Querem conhecer o país mesquinho que definha e empobrece? É o país das regras estúpidas e da inveja que pôs um processo a Rúben Amorim. Felizmente ele teve talento para vencer – parabéns ao Sporting!
Resposta Pronta

Filho de Dias Ferreira com "marcas das bastonadas"

461
Antigo dirigente do Sporting fala numa carga policial desproporcionada nos festejos do título pelos adeptos sportinguistas. "De repente começaram à bastonada".
Explicador

Sporting. "Acreditamos muito na Nossa Senhora"

Observatório de Segurança e médicos de Saúde Pública criticam falta de planeamento e otimismo excessivo das autoridades portuguesas. Antigo dirigente do Sporting Dias Ferreira critica carga policial.
Noticiário

10h. Sporting. "PSP reagiu, não preveniu"

Observatório de Segurança critica falta de civismo e de planeamento nos festejos do título leonino. Médico de saúde pública Gustavo Tato Borges avisa para aumento de contágios.
Outras Histórias do Desporto

Boloni despedido no dia em que Sporting é campeão

Depois de ser campeão pelo Sporting em 2002, Laszlo Boloni foi despedido do Panathinaikos esta terça feira. Na Dinamarca, um treinador imitou o quarto árbitro para falar com a equipa.
360º

Sporting campeão: festa, multidões e confrontos

Esta madrugada percebeu-se que os planos das autoridades para a festa do Sporting falharam, com multidões e confrontos nas ruas. Já o primeiro-ministro, foi a Odemira anunciar o fim da cerca sanitária
Noticiário

9h. Sporting. "Regras quebradas sobem contágios"

Aglomerações associadas ao futebol influenciam os índices de transmissão já desde o inicio da pandemia. Aconteceu entre Itália e Espanha, lembra Pita Barros, comentador do Gabinete de Crise.
Resposta Pronta

"Festejos do Sporting vão aumentar os contágios"

159
O especialista em economia da saúde e comentador do Gabinete de Crise, Pedro Pita Barros, considera que ontem o "Sporting e  autoridades falharam" por não terem precavido os ajuntamentos.
Vamos à Bola

E o Sporting é campeão, 19 anos depois

Rúben Amorim fala em campeonato de sofrimento com uma vitória dada por um dos jogadores mais criticados do plantel. No Benfica jogadores abaixo do rendimento são criticados por Jorge Jesus.
O Bom, o Mau e o Vilão

A culpa já não é de Cabrita. É de António Costa

159
Gouveia e Melo (que precisa de muita paciência), António Costa (que só aparece nas alturas boas) e António Costa de novo (que deve responder por tudo o que faz Cabrita) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

8h. Reações ao campeão: de Ronaldo aos políticos

19 anos depois, o clube leonino quebra o jejum. Noite que era para ser de festa acabou manchada por confrontos. Os sons da noite, a reportagem em Lisboa e em Coimbra e todas as reações.
Rádio Observador

Perseguição a Rúben Amorim. Veja o Contra-Corrente

O treinador campeão do Sporting teve de enfrentar o corporativismo da classe, que tenta proteger os técnicos instalados e dificultar o aparecimento dos novos. Entre no Contra-Corrente em direto.
Emissão Especial

No Café Brasil não chegaram nem mesas nem comida

105
Há 19 anos os donos deste estabelecimento tinham prometido subir o preço do café se o Sporting fosse campeão. Este ano o valor da bica não muda, mas a festa deixou os frigoríficos vazios.
Fact Check

Galamba avisou Sócrates de processo judicial?

Acusação partiu de líder do CDS, depois de secretário de Estado ter criticado jornalista da RTP no Twitter. “Hater do teclado”, disse Francisco Rodrigues dos Santos
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Campeão 19 anos depois. E agora, Sporting?

Depois da vitória interna, o caminho da consistência e das provas europeias tem que ser feito. E mais: a desorganização habitual, TAP e Groundforce, Marcelo a esperar sentado e a polémica que ajudou as camisolas poveiras.
Noticiário

7h. Sporting, o campeão manchado por confrontos

Primeiro ao intervalo, nas imediações do estádio de Alvalade, depois no Marquês de Pombal, a PSP atirou balas de borracha. Reportagem também em Coimbra. Ruben Amorim garante que não está de saída.
Emissão Especial

"Muitos parabéns, campeões": a reação de CR7

De Portugal ao estrangeiro, as mensagens foram-se multiplicando ao longo da noite. Antigos jogadores e figuras leoninas não esconderam o "orgulho" e a "alegria" pela conquista da equipa de Amorim.
Emissão Especial

"Somos campeões": a noite que se pintou de verde

Entre histórias de avôs e netos e os agradecimentos de Amorim, a emissão da Rádio Observador durou mais de 8 horas. E nem os pais de TT ficaram indiferentes: "Foi uma grande época". O filme da noite.
Noticiário

6h. Rúben, o "líder" que quebrou jejum de 19 anos

Quem conheceu Amorim durante o percurso de jogador - e depois treinador - elogia-o. Mas nem todos acreditavam que pudesse chegar aqui. Ainda Paulinho, que carimbou o título, depois do ceticismo.
Emissão Especial

Os sons que marcam a época do Sporting

Depois de 19 anos o Sporting volta a sagrar-se campeão nacional. Para a história fica uma época marcada pelas palavras de Rúben Amorim e por jogos decisivos para a conquista
Noticiário

5h. Amorim não quer "lencinhos brancos" se perder

Rúben Amorim não descarta o discurso cauteloso, nem enquanto campeão nacional. Ainda as reações ao título dentro e dora do balneário. em Odemira, levantou-se a cerca sanitária.
Emissão Especial

Autocarro do Sporting chega ao Marquês

O autocarro leonino chega ao Marquês ao som de "We Are The Champions". O fumo "não deixa ver as caras de quem vai em cima do autocarro". Veículo que deu a volta à rotunda ouvindo "O Mundo Sabe Que".
Emissão Especial

"Chovem garrafas no Marquês de Pombal"

O gradeamento que fazia a divisão entre a estrada onde vai passar o autocarro e o corredor de adeptos foi derrubado. Cerca de duas dezenas de polícias investiram contra os apoiantes leoninos.
Noticiário

3h. Termina cerca sanitária em Odemira

À meia-noite, chegaram ao fim as restrições nas freguesias de São Teotónio e Almograve. Autarcas estão satisfeitos, mas deixam críticas à gestão deste caso. Ainda os festejos do Sporting.
Sem Falta

"Golo de Paulinho é legal"

Pedro Henriques explica que avançado recebe passe de Nuno Santos atrás da linha de bola. Destaque ainda para os lances entre Porozo e Hamache com Pote. Nota 6 para a arbitragem do jogo do título. 
Emissão Especial

"Emoções altas". Em Londres, sente-se o título

"A festa é calma em Londres", como revela Carlos Melin, do núcleo sportinguista de Londres. Mas a "emoção de ver o Sporting campeão mantem-se". É o que conta o adepto sportinguista.
Emissão Especial

A história da carrinha transformada para o título

O veículo foi reconstruído, pintado e decorado ao longo de dois meses. "A febre começou com a senda das vitórias do Sporting", explica um dos adeptos. Ouça aqui a história.
Emissão Especial

Nos EUA, festeja-se com gastronomia portuguesa

"Cerveja e chouriço", descreve José Costa, que se junta em direto a partir de Hartford, nos EUA. O adepto revela: "Combinámos ir para o trabalho amanhã com a camisola do Sporting".
Emissão Especial

Coimbra. "Somos adeptos que acreditam até ao fim"

A festa faz-se em todo o país e Coimbra não é exceção. Ainda assim, e apesar do clima de festejo, houve alguns confrontos entres adeptos. 
Emissão Especial

No Porto, adeptos falam em "história de sonho"

A norte, os adeptos festejam no Núcleo Sporting Solar do Norte. A repórter Ana Catarina Peixoto ouve as reações de Hugo e Bruno: "É uma sensação quase indescritível".
Emissão Especial

Adeptos derrubam grades de segurança

Há um adepto ferido no local. Adeptos arremessam garrafas contra autoridades e carga policial esteve iminente. Ouça aqui a reportagem em direto no local.
Emissão Especial

"São muitas as famílias a festejar em Angola"

Nuno Fernandes, do Núcleo de Luanda, em Angola, mostra-se satisfeito com a conquista e garante que por lá estão a "festejar à grande". A celebrar a vitória, pede ainda "o duplo campeonato".
Emissão Especial

"Estamos em França, mas coração está em Alvalade"

Graciano Gonçalves festeja o título do Sporting em França, com muita gastronomia portuguesa e os olhos postos em Lisboa. "Vamos continuar aqui a festa, poucos, mas bons", afirma. Ouça aqui.   
Emissão Especial

"A melhor forma de ver o SCP ser campeão é jogar"

O avançado leonino ainda não era nascido quando o Sporting foi campeão a última vez. "É a maior felicidade que já tive na vida", afirma. O repórter Miguel Videira ouve ainda Nuno Mendes e Antunes.
Emissão Especial

Emigrante vem a Lisboa de propósito para festejar

O repórter João Alexandre fala em direto, no Marquês de Pombal, com um adepto leonino que viajou da Suíça para festejar o título de campeão e vai regressar de manhã: "Avião parte às 8h45".
Emissão Especial

Pais de Tiago Tomás respondem quanto ao futuro 

Os pais do jogador não escondem o "orgulho" ao ver o filho a sagrar-se campeão nacional. Responderam ainda quanto a uma possível saída do atleta. 
Emissão Especial

"O Sporting e Portugal estão de parabéns"

O repórter do Observador João Gama está no núcleo sportinguista de Almada e os adeptos pedem que Rúben Amorim "nunca mais deixe o Sporting". Ouça aqui a festa leonina.
Emissão Especial

"Sporting foi claramente melhor do outras equipas"

O treinador Carlos Alberto Diniz refere que o Sporting “teve um inicio menos consistente”, mas evoluiu. “O Rúben é jovem, mas anda há muitos anos no jogo. Entendo o porquê de não assumir candidatura”.
Emissão Especial

Polícia carrega sobre adeptos em Alvalade

No intervalo da partida, os adeptos leoninos envolveram-se em confrontos com as autoridades. Ouça aqui a descrição em direto no local do repórter Tomás Anjinho Chagas.
Sem Falta

"Há mão de João Vigário, mas não é penálti"

A análise do ex-árbitro Pedro Henriques aos principais lances do Nacional - Benfica. Destaque para o "golo legal" de Pedrão e golo "bem anulado" a Nuno Tavares. Nota 7 (de 0 a 10) para a arbitragem.
Conversas de Fim de Tarde

João Gil: "Não desistir é o segredo"

De 12 a 16 de maio, o músico João Gil vai estar no Capitólio, em Lisboa, com o "singular" espetáculo "Caixa de Luz". Por lá, passam cinco convidados e cada canção tem "um cenário diferente".
Noticiário

20h. Sporting. DGS alerta para "risco acrescido"

Neste jornal, os avisos e recomendações da DGS sobre ajuntamentos relacionados com festejos de adeptos do Sporting. Ainda nesta edição, a confirmação do levantamento de cercas sanitárias em Odemira.
Resposta Pronta

"Eu e a minha família vemos o Ronaldo como ídolo"

772
O Henrique Figueira tem 18 anos, é do Funchal, joga como médio e é apaixonado pelo Sporting. Para além de CR7, diz que o jogador favorito é João Mário. "É incrível e enquadra-se na minha posição".
Aprender a Comer

Sementes de cânhamo. Como incluir na alimentação?

Controlam a saciedade e são ótimas para o intestino. Conseguem melhorar nutricionalmente qualquer prato e regulam o sistema hormonal no período pré-menstrual. Conheça a melhor forma de ingeri-las. 
Resposta Pronta

"A derrota na época 2015/16 foi difícil para mim"

Vasco Saraiva tem 16 anos, é de Vouzela, em Viseu, jogou como guarda-redes na EAS de São Pedro do Sul e é apaixonado pelo Sporting. Diz que a chave desta época "foi a união entre os jogadores".
Resposta Pronta

"Para ver o Sporting, nem que fossem 10 horas"

Gustavo Barbosa, de 16 anos, é de Barcelos e é ponta de lança no Cávado Futebol Clube. Mesmo a várias horas de distância, a paixão ao Sporting é maior. Garante que "em Barcelos vai haver festa".
Resposta Pronta

"Fui para Lisboa principalmente pelo Sporting"

Maria Antónia Rodrigues, de 19 anos, nasceu em São Miguel, nos Açores, e apesar da longa distância até Alvalade, a paixão pelo Sporting é maior. Diz que "ser do Sporting é nunca deixar de acreditar".
Reportagem Observador

"Se falar com o Amorim, dê-lhe um abraço nosso"

Os utentes dos Leões de Portugal passam os dias dentro do Estádio de Alvalade. Recordam os outros "jejuns", a paixão inabalável e deixam um agradecimento especial à equipa que os fez sonhar de novo.
Resposta Pronta

"Aqui em Beja temos uma rotunda mini-Marquês"

Duarte Farias tem 21 anos, é médio no Alvorada Futebol Clube de Ervidel e é também um fervoroso adepto do Sporting. Conta que, em Beja, a festa leonina vai ser feita num palco idêntico ao de Lisboa.
Reportagem Observador

Sportinguista quer cordão de cachecóis em Viseu

Em 2002, Fausto Formoso pedalou até Fátima. Este ano fica por Viseu, mas quer juntar milhares de sportinguistas para uma festa que esperou 19 anos para voltar a acontecer. Tudo por uma fé inabalável.
Reportagem Observador

Sporting. Sem Marquês, Hartford festeja na capela

Na cidade norte-americana de Hartford mora um dos núcleos mais antigos do Sporting. Do outro lado de Atlântico também se prepara a festa. À falta de uma rotunda, a alternativa é o largo da capela.
Noticiário

19h. Odemira. PM confirma fim de cercas sanitárias

Neste jornal, as declarações do primeiro-ministro após a reunião com o autarca de Odemira. Ainda a festa dos adeptos do Sporting junto ao Estádio José Alvalade. PSP pede bom senso nos festejos.
Noticiário

18h. De Paris a Alvalade. "Agora é o momento"

Neste jornal, a festa em Alvalade, onde centenas aguardaram a chegada do autocarro dos leões, e as promessas de quem quer ver o Sporting campeão. PM anuncia fim de cercas sanitárias em Odemira.
Rádio Observador

Sporting-Boavista em direto na Rádio Observador

Em caso de vitória, os "leões" voltam a ser campeões nacionais, 19 anos depois. A Rádio Observador está no possível jogo do título, com relato, e com o acompanhamento da eventual festa de campeão.
Resposta Pronta

"O grande cérebro desta campanha é Rúben Amorim"

1227
Augusto Inácio mostra-se expectante para o início do jogo do Sporting frente ao Boavista. "Parece que o jogo nunca mais começa", confessa. Destaca ainda o facto de a equipa leonina permanecer invicta.
Prémios Auto

O melhor da categoria acima de 250 mil €

Havia oito novidades entre os automóveis mais caros do mercado. Os leitores escolheram como finalistas o Ferrari 812 GTS e o Aston Martin DBX. Conheça o vencedor — e o segredo que guardou para si.
Jet Lag

Bill Gates tinha férias com a sua primeira noiva

Bill pediu a Ann para casar com Melinda e ela aceitou que ele passasse um fim de semana com ela por ano. O gato que ganha 1200 euros por sessão de fotos. E o senador apanhado em zoom a conduzir.
Ideias de Impacto

Por aqui aposta-se onde todos temem

O projecto Music Seeds na voz de João Afonso e Gustavo Freitas
Zoom

Ramadão foi rastilho para violência em Jerusalém

Confrontos começaram na noite de dia 13 de abril quando muçulmanos foram impedidos de se reunirem em volta da mesquita de Al-Aqsa. Especialista em Médio Oriente explica o que aconteceu no último mês.
Porque Sim Não é Resposta

A (in)capacidade de separar facto e opinião

Metade dos alunos portugueses de 15 anos não consegue distinguir factos de opiniões (OCDE). A incapacidade de entender o mundo não é exclusivo dos jovens e afecta a nossa relação com os outros.
Noticiário

17h. Sporting. PSP pede festa "à janela"

Neste jornal, as principais indicações da PSP sobre a eventual festa do Sporting. Ainda nesta edição, a reportagem do Observador junto ao Estádio José Alvalade e na Academia de Alcochete.
Nota 20

Ciências, Matemática e Engenharia. Para quê?

Quais as saídas profissionais dos cursos ligados às Ciências, Engenharia e Matemática? Qual a empregabilidade? João Lopes dos Santos, professor de física da Universidade do Porto, responde.
O Lado Bom da Vida

Tragédias americanas e ballet na Coreia

"The Crime of the Century" (HBO), "Navillera" (Netflix) e "The Undeground Railroad" (Amazon Prime Video) são as séries em destaque esta semana.
Fact Check

Catarina Martins e Jerónimo de Sousa em silêncio?

Publicação divulgada na rede social Facebook acusa os líderes do Bloco de Esquerda e do PCP de nada dizerem quanto à situação dos imigrantes em Odemira e o seu realojamento.
Noticiário

16h. PM vai reunir com autarquia de Odemira

António Costa explica que a deslocação serve para encontrar respostas para os problemas habitacionais dos imigrantes. Ainda neste jornal, as declarações de Dias da Cunha, ex-presidente do Sporting.
Cassete 60

O ano em que o Papa visitou as ilhas

Há 30 anos, João Paulo II começava a segunda visita a Portugal e a primeira aos Açores e à Madeira. Mas os jornais chegaram a pôr em causa a viagem ao Funchal.
Termómetro

Amor e um chalet: a escapadinha de JLo e Affleck

Jennifer Lopez e Ben Affleck terão passado alguns dias a sós num chalet de montanha. Isabel II discursou na abertura do Parlamento. Michael de Kent protagoniza a polémica na família real britânica.
Noticiário

15h. Odemira. PR quer "consequências políticas"

Marcelo volta a pressionar o governo no que toca às condições em que vivem trabalhadores agrícolas da região. "Tem de se fiscalizar e apurar se há uma situação que convida a atuações criminais"
Resposta Pronta

Fernando Mendes: "Ninguém dava nada pelo Sporting"

1585
Fernando Mendes mostra-se "cauteloso" quanto à possibilidade de o Sporting se sagrar campeão esta noite. "Apesar da equipa ser jovem, nos jogos em que podiam ter tremido não o fizeram", contrapõe. 
Noticiário

14h. Portugal ultrapassa os 840 mil casos de Covid

Os números são do boletim da Direção-Geral da Saúde. Nas últimas 24h Portugal registou uma morte e 268 novos casos de Covid-19.
Emissão Especial

2002. Como era Portugal no último título do leão?

1700
Não havia redes sociais. O Preço Certo era um bebé e o escudo deu lugar ao euro. E todos cantavam uma música espanhola de letra estranha. Viaje connosco até 2002.
Noticiário

13h. Casimiro acusa ministro de ter "duas caras"

O empresário Alfredo Casimiro considera que Pedro Nuno Santos pediu insolvência da Groundforce “em nome da ambição política” pessoal.
Resposta Pronta

Tonel já tem a camisola pronta para a "euforia"

156
Antigo central do Sporting elogia o capitão Coates e destaca que Rúben Amorim teve um "discurso coerente e indicado". No entanto, alerta que "o Boavista ainda pode ter uma palavra a dizer".
Resposta Pronta

"Formação leonina é uma fonte de alto rendimento"

2392
Oceano, antigo capitão leonino, considera que é "extremamente importante para o futebol português o Sporting ser campeão" e elogia o trabalho de Rúben Amorim com os jovens talentos de Alvalade.
Noticiário

12h. Zmar. Governo alega que não havia alternativa

O executivo de António Costa responde assim à providência cautelar que quer pôr um ponto final na requisição civil ao complexo turístico.
Café América

Biden e a decisão de fazer política com as vacinas

O apoio de Biden ao levantamento das patentes das vacinas tem mais de estratégia política do que de combate à pandemia (e pode ter poucos efeitos práticos). Nos EUA, a divisão ideológica está de volta
Conversas do Fim do Mundo

"Há um enorme respeito por quem viaja de moto"

Paulo Sadio Jorge, piloto de avião comercial, já percorreu as Américas e parte de África de moto. Milhares de quilómetros que o levaram a viver inúmeras aventuras e alguns sustos.
Noticiário

11h. Rússia. 10 mortos em ataque a escola

O tiroteio aconteceu num estabelecimento de ensino da cidade de Kazan, a 800 quilómetros de Moscovo. Há ainda perto de 20 feridos a registar na sequência do ataque.
Contra-Corrente

Luís Filipe Vieira esteve 4 horas a rir-se de nós

2515
Luís Filipe Vieira é segundo devedor do Novo Banco e não sabia. Nunca tinha reestruturado uma dívida, mas afinal tinha. Não tem só um palheiro, mas não disse o que tem mais. E sugeriu um enforcamento.
Explicador

OSCOT. Sporting devia ter feito "mais"

Presidente do Observatório da Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo diz que PSP tem missão "muito espinhosa" pela frente. Semana tem futebol e Fátima: como vai ser no 13 de maio?
Fact Check

G1 apagou artigo favorável a Bolsonaro?

Uma publicação diz que o site de notícias brasileiro terá apagado uma notícia sobre as manifestações do 1 de Maio a favor de Bolsonaro realizadas em 1.200 cidades, mas o artigo nunca existiu.
Fact Check

Rendimentos ilícitos não são taxáveis?

Legenda de publicação no Facebook sugere que ganhos ilícitos não pagam imposto, numa clara referência à decisão instrutória da Operação Marquês. Mas a lei diz o contrário.
Noticiário

10h. Festejos. Líder do OSCOT critica Sporting

António Nunes admite que será difícil encontrar um equilíbrio entre a vontade de festejar e a consciência cívica. Neste jornal, ainda destaque para um tiroteio numa escola na Rússia (11 mortos).
Outras Histórias do Desporto

Amorim não manda ninguém para a caminha

Ruben Amorim não manda ninguém para a cama e João Cotrim Figueiredo aproveitou a comissão de inquérito com Vieira para perguntar sobre o falhanço da época
360º

Novo Banco tramado em Espanha e o dia do Sporting

O parecer do Tribunal Europeu de Justiça que é desfavorável ao Novo Banco e que pode obrigar a nova injeção de capital público, o que Luis Filipe Vieira disse ontem na AR, e o finalmente do Sporting.
Noticiário

9h. Rússia. Tiroteio em escola mata 9 pessoas

Adolescente armado entrou na escola. O tiroteio aconteceu na cidade de Kazan, a 800 quilómetros de Moscovo. Neste jornal, ouvimos ainda Sousa Cintra, com Sporting quase campeão.
O Bom, o Mau e o Vilão

Vieira: se isto é vencer na vida, prefiro perder

A ministra da Justiça (que vai ter uma guerra com o PS), o ministro do Ambiente (que fala em nome de João Galamba) e Luís Filipe Vieira (que foi falar ao Parlamento) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Resposta Pronta

"O Sporting foi prejudicado por forças estranhas"

1305
"Talvez pela sua grandeza", o clube de Alvalade foi impedido de ser campeão mais vezes, diz Sousa Cintra. "Varandas acertou no treinador. Amorim é fantástico".
Noticiário

8h. Sousa Cintra elogia Varandas e Rúben Amorim

Antigo presidente do Sporting diz que o clube foi prejudicado durante muitos anos por "forças estranhas" e que isso impediu-o de ser campeão mais vezes. Um dia "histórico" é o que prevê para hoje.
Rádio Observador

Veja em direto o Contra-Corrente aberto a ouvintes

Luís Filipe Vieira não sabia que é o segundo maior devedor do Novo Banco e até disse que apanhou um susto. Esteve quatro horas a rir-se de nós? Entre no Contra-Corrente em direto.
Vamos à Bola

Sporting Campeão? "Obviamente somos candidatos"

Rúben Amorim prometeu e quando faltam 3 pontos assume ser candidato ao título. O Boavista não quer ser um convidado em Alvalade. Jesus não garante penáltis a Seferovic para ser o melhor marcador.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Luís Filipe Vieira: grande devedor ou lesado?

O empresário esteve no Parlamento mas fica a dúvida sobre o seu estatuto perante o BES/Novo Banco. E há mais: justiça no SEF, o ano de leão e o porta-voz de Galamba para o Twitter.
Fact Check

Covid-19 a jorrar das torneiras lá de casa?

Experiência com teste rápido pretende mostrar que a água de consumo caseiro transporta o vírus consigo. Mas o teste não foi bem aplicado.
Noticiário

7h. Sporting campeão? Há 19 anos o país era assim

Política, música, dinheiro, transportes. Era tudo bastante diferente no Portugal de 2002, quando o Sporting foi campeão. Clube pode quebrar esta terça-feira jejum de 19 anos.
Reportagem Observador

Marcelo: "Nunca haverá mina de lítio"

Apenas três manifestantes anti-minas levam Marcelo a deixar a garantia. Em entrevista em rádio local: "Imprensa com dificuldades económicas leva a menos liberdade e a mais subsídios"
Noticiário

6h. Goleada do FC Porto adia festa do Sporting

Mais um "dia D" para o Sporting, que tem de vencer o Boavista se quiser ser campeão esta jornada. Ainda a resposta de Luís Araújo a Gomes Cravinho: "Clarinho, clarinho... para político perceber".
Noticiário

5h. "Militares não trabalham debaixo da mesa"

O antigo CEMGFA, Luís Araújo, responde ao ministro da Defesa João Gomes Cravinho, que levantou suspeitas sobre a intervenção de antigos militares na reforma hierárquica das Forças Armadas.
Noticiário

4h BES. Compensações a cargo do Fundo de Resolução

Tribunal Europeu de Justiça deu parecer desfavorável ao Novo Banco, em caso há 6 anos nos tribunais - uma queixa de uma idosa em Espanha. Indemnizações podem ser pagas com dinheiro público.
Noticiário

3h. Portugal dos piores na saúde não-Covid

Inquérito feito entre fevereiro e março deste ano pelo Eurofund conclui que os portugueses foram dos que mais deixaram pendentes consultas, exames e tratamentos por causa da Covid-19, na Europa.
Noticiário

2h. Odemira. Xenofobia? "Sente-se algo no ar"

Pároco de Odemira relata ao Observador as preocupações com os trabalhadores agrícolas da região. Ainda a proibição de passagem de cerca de 200 trabalhadores na cerca sanitária.
Noticiário

1h. BE teme austeridade pós-bazuca

Coordenadora do BE esteve na TVI e comparou as promessas de hoje às de há 10 anos, no que toca à austeridade. Ainda o retrato de Portugal como um dos piores da UE nos tratamentos não Covid.
Sem Falta

"Estas mãos têm de ser penalizadas, há penálti"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem liderada por Tiago Martins recebe nota 5, a mínima positiva. Críticas ainda para a gestão dos cartões.
Noticiário

00h. FDA aprova uso da Pfizer em crianças

A decisão da Food and Drug Administration vai permitir aos EUA vacinar ainda mais pessoas. Ensaios clínicos já demonstraram que as crianças nestas idades podem receber em segurança as doses atualmente
Global Shapers

Uma carta à tristeza

És provavelmente um dos sentimentos mais desprezados por todos, mas hoje quero-te dizer que estranhamente e contra todas as minhas expectativas, comecei a ver algo de reconfortante em ti.
Resposta Pronta

Groundforce. "Caminho rumo à estabilidade"

Eugénia Varzielas, da comissão de trabalhadores da Groundforce, explica que funcionários esperam regresso ao "normal" e afirma que aceita insolvência, se for uma "solução que dê estabilidade".
Noticiário

23h. Festa adiada: FC Porto goleia Farense por 5-1

Taremi (com dois golos), Toni Martínez, Luis Díaz e João Mário fizeram os golos da vitória do FC Porto, com Licá a reduzir para o Farense. Festa do Sporting adiada.
Noticiário

22h. Odemira. GNR barra 196 trabalhadores

Os trabalhadores foram barrados por não terem testes negativos à Covid-19. Foram fiscalizados mais de 1.400 trabalhadores. Ainda neste jornal, a reação dos trabalhadores da Groundforce à insolvência.
Resposta Pronta

Moçambique. Exposição mostra "lado mais positivo"

Carlos Almeida, coordenador da ONG e autor da exposição "Olhos nos olhos com os deslocados de Cabo Delgado”, fala em sorrisos que ocultam desgraça. "As crianças carregam no olhar feridas profundas".
Resposta Pronta

Situação de imigrantes em Odemira é "embaraçosa"

O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações comenta o caso de Odemira, sem responder sobre responsabilidades do Governo. António Vitorino pede mais combate às redes criminosas.
Noticiário

21h. Amorim assume candidatura ao título

Ruben Amorim disse que só assumia a candidatura quando faltassem 3 pontos para ser campeão. Agora, a dois pontos do título, assumiu a candidatura.
Comentário

TAP vs Groundforce. "Há um extremar de posições"

TAP pede insolvência da empresa de 'handling'. "Pedido acontece no dia em que o Conselho de Administração da Groundforce afasta CEO". A análise do editor de Economia do Observador, Nuno Vinha.
Conversas de Fim de Tarde

"Este projeto foi um reclamar de futuro"

A coreógrafa apresenta o ciclo "Sete Anos Sete Peças". Um projeto de uma década que procura "lutar pelo futuro dos artistas apesar das crises cíclicas". "Daí ser um projeto de uma década", diz.
Comentário

"Ataque violentíssimo de Luís Filipe Vieira"

108
Ouvido na AR sobre as perdas do Novo Banco, Luís Filipe Vieira criticou a venda à Lone Star. "Defesa de Vieira baseia-se no 'não custei nada' ao banco", comenta Nuno Vinha, editor de Economia.
Convidado Extra

“Os meus maiores medos inspiram os meus livros”

Nuno Gomes Garcia, consultor e divulgador da literatura lusófona em Paris, lança “Zalutine”, uma perturbadora distopia sobre os perigos do populismo e da manipulação da opinião pública
Noticiário

20h. Ministro admite "linguagem desajustada"

Neste jornal, as declarações do Ministro do Ambiente após as polémicas declarações do secretário de Estado da Energia sobre um programa da RTP. No Sporting, Ruben Amorim assume candidatura ao título.
Reportagem Observador

Marcelo desconfina as selfies no Minho

No Minho, o Presidente da República volta ao “Portugal Próximo”. À imprevisibilidade conhecida a Marcelo, junta-se a pandemia e a chuva mas continua a falar de todos os temas.
Jet Lag

Japão. Cidade usa fundos Covid em estátua de lula

Tem 4 metros de altura e 9 de comprimento e custou mais de 200 mil euros. O pato gigante que se tornou a mascote da Universidade de York. E o Rei da Tailândia que quer ter duas rainhas.
Noticiário

19h. TAP pede insolvência da Groundforce

A companhia aérea avança com o pedido de insolvência e justifica a decisão com o agravamento da situação financeira e a falta de soluções de financiamento credíveis da empresa de handling.
Comentário

Ihor. Queda do crime de homicídio "era esperado"

Arguidos condenados por ofensa à integridade física grave qualificada. "Tribunal provou agressões, mas não a intenção de matar", diz Carolina Branco, jornalista que acompanhou a leitura da sentença.
Noticiário

18h."Estou aqui por ser presidente do Benfica"

Neste jornal, os destaques de Luís Filipe Vieira na comissão de inquérito ao Novo Banco. Ainda nesta edição, o julgamento do caso da morte de Ihor Homeniuk, e os preparativos para a festa do Sporting.
Prémios Auto

O escolhido na categoria entre 100 e 250 mil €

Entre sete modelos a concurso, chegaram à final o Mercedes-Benz Classe S e o Ferrari Roma. Conheça o eleito pelos leitores do Observador.
Porque Sim Não é Resposta

Quando trabalhar em família se torna um pesadelo

Nas empresas familiares, o almoço de domingo é muitas vezes uma reunião do conselho de administração. É necessário separar o plano dos afectos do plano laboral e nem todos o conseguem.
Tempestade Perfeita

Novo Banco: ninguém sai bem da auditoria do TdC

Maus processos, falta de transparência, conflito de interesses. Todos ficam mal na foto à venda do Novo Banco. Esta semana com João Ferreira do Amaral e Nuno Vinha, editor de Economia do Observador.
Noticiário

15h. Novo Banco. Luís Filipe Vieira é ouvido

O presidente da empresa Promovalor, e também do Benfica, chegou a dever mais de 300 milhões de euros ao Banco Espírito Santo, dívida que transitou para o Novo Banco.
Emissão Especial

Luís Filipe Vieira: "Investi dinheiro meu"

268
Luís Filipe Vieira fez uma declaração inicial de 20 minutos na comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, garantindo que "não houve facilitismos" e que o que investiu foi com dinheiro próprio.
Termómetro

Obama despedem-se de Bo, o cão de água português

Morreu o icónico cão de raça portuguesa que fazia parte da família desde 2009. No sábado, JLo, Harry e Meghan foram as estrelas de um espetáculo solidário. Billie Eilish vai lançar um livro.
Trocos no Bolso

Dica para poupar: pensar antes de comprar

Eduarda Pinto sempre trabalhou para ter os próprios trocos. Aprendeu a poupar e, agora, aplica os mesmos métodos pessoais no negócio que criou com a mãe e a irmã. Conheça-os.
Noticiário

14h. Odemira: "Governo não agiu"

Neste jornal, as críticas da Assembleia Municipal de Odemira ao Governo de António Costa. À saída do tribunal, André Ventura recusa acusações de racismo da família residente no bairro da Jamaica.
Outras Histórias do Desporto

“Se a minha avó tivesse rodas... ”, versão 2.0

Hazard debaixo de fogo em Madrid. Tiago Tomás cita Paulo Bento. Na Fórmula1, o Diretor de equipa da Mercedes fica furioso com Nikita Mazepin.
Resposta Pronta

Odemira. "Governo está a tomar de assalto o poder"

117
A Assembleia Municipal de Odemira acusa o Governo de "nunca ter respondido" aos "pedidos de ajuda" da autarquia. Quer o fim da cerca sanitária e acusa as autoridades de saúde de "desinformação".
Noticiário

13h. Migrantes. BE quer responsabilizar empresas

Reportagem a acompanhar o regresso do PR às ruas, no Minho. A proposta do BE para responsabilizar empresas agrícolas. E ainda, Assembleia de Odemira acusa Governo de "tomar de assalto o poder local".
Nem tudo o que vai à rede é bola

"Fomos campeões europeus, agora é o futebol"

Tomás Paçó, internacional de 21 anos que leva uma década em Alvalade, fala sobre vitória do Sporting na Champions e já aponta para a vitória no Campeonato de futsal... e também de futebol.
Noticiário

12h. Odemira. Produtores criticam o Governo

Neste jornal, as críticas de Susana Prado à gestão da imigração por parte do Governo. Também nesta edição, ouvimos as declarações da diretora adjunta da PJ, que esteve em risco de encerrar.
Fact Check

CM de Arouca recuou na designação da ponte?

A autarquia mantém a designação, mas reconhece que existe uma ponte possivelmente mais comprida no Nepal. Ao Observador garante que candidatura ao Guiness World Record está a ser preparada.
Contra-Corrente

Odemira é o retrato do país. E do governo PS/Costa

1022
Odemira é um retrato do país porque é um microcosmo do que se passa em muitas regiões com a exploração dos imigrantes. Mas Odemira é também um retrato desta desgovernação, pois é difícil imaginar pior
Noticiário

11h. Farmacêuticas. PCP critica papel "excessivo"

O eurodeputado João Ferreira defende o levantamento de patentes das vacinas contra a Covid-19. Em Odemira, os produtores acusam o Governo de não agir para resolver os problemas dos migrantes na região
Resposta Pronta

Odemira. "Vergonha enorme, Governo não responde"

151
No Contra Corrente de José Manuel Fernandes aberto aos ouvintes, Susana Prado, proprietária de uma empresa agrícola na região de Odemira, diz que problemas com imigrantes acontecem desde 2016.
Explicador

Levantar patentes das vacinas: sim ou não? 

João Ferreira (PCP) diz que é incompreensível que indústria seja a única detentora dos direitos. APIFARMA aponta outras soluções. Para mandatária europeia, levantamento pode ser contraproducente.
Noticiário

10h. Zmar. Governo ainda não foi notificado

É o que garante a Presidência do Conselho de Ministros. Entretanto, já depois deste noticiário, Observador apurou que os últimos imigrantes devem sair hoje do complexo turístico Zmar.
Fact Check

Água da torneira testa positivo à Covid-19?

Um teste à Covid-19 apenas pode ser considerado válido se seguir as indicações da empresa, o que não foi feito neste caso. Desta forma, o resultado do teste realizado à água da torneira é inválido.
Fact Check

Estado faz nova injeção milionária no Novo Banco?

Auditoria do Tribunal de Contas aponta para injeção de mais 1,6 mil milhões de euros. Mas é solução de recurso e pouco provável.
360º

As graves revelações da diretora adjunta da PJ 

Luísa Proença diz que encontrou a PJ "na penúria", a RTP reagiu ao secretário de Estado da Energia e acabou o tabu de Santana. Isto no dia em que se o FC Porto não vencer, o Sporting será campeão.
Noticiário

9h. Grande devedor. Vieira responde sobre NB

A empresa do presidente do Benfica - a Promovalor - chegou a dever mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco. Depois de uma adiamento a pedido do próprio, Vieira é ouvido esta segunda-feira na AR.
Vamos à Bola

O FC do Porto perde Marega que sai a custo zero

Os Dragões recebem hoje o Farense que luta pela sobrevivência na Liga. O Sporting prepara a festa do campeonato. No Benfica Seferovic quer segurar o lugar de melhor marcador da liga.
O Bom, o Mau e o Vilão

João Galamba ainda não foi devolvido a casa?

145
O Coordenador da UTAO (que lembra um segredo), Catarina Martins (que descobriu o bom senso) e João Galamba (que voltou ao Twitter) são o Bom, o Mau e o Vilão.  
Noticiário

8h. Número 2 assume que PJ corria risco de fechar

Computadores obsoletos, carros parados, edifícios sem condições, falta de recursos humanos e empregadas da limpeza que chegavam a ter de comprar produtos para trabalhar. Era assim em 2018 na PJ.
Rádio Observador

Veja em direto o Contra-Corrente aberto a ouvintes

O que nos mostra o caso de Odemira sobre a política de imigração? E sobre a forma de governar? Ligue-nos para o 910024185 e discuta o tema com José Manuel Fernandes. Veja aqui o programa em direto.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Vieira: na AR desta vez sem amnésias?

Luís Filipe Vieira vai ao Parlamento na qualidade de grande devedor do Novo Banco. Vamos ver se a memória desta vez não o trai. E mais: regressos políticos, Galamba ao estilo de Trump e dilemas antigos
Noticiário

7h. Odemira. Situação "embaraçosa", diz Vitorino

Entrevistado pelo Observador, o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações pede mais fiscalização. Há responsabilidades do Governo neste caso? Veja a resposta de António Vitorino
Noticiário

6h. Inspetores do SEF conhecem decisão final

Está marcada para esta segunda-feira a leitura do acórdão no caso dos três inspetores do SEF acusados do homicídio de Ihor Homeniuk. Ainda um novo ataque no Afeganistão durante um cessar-fogo.
Noticiário

5h. Novo Banco. Luís Filipe Vieira ouvido na AR

Dirigente encarnado é ouvido na qualidade de presidente da Promovalor, como um dos devedores do BES. Ainda as exigências da Assembleia Municipal de Odemira ao Governo.
Noticiário

4h. "1.500 milhões de doses não vão ser usadas"

O presidente da Aliança Global para as Vacinas, em declarações à RTP, diz ainda que não pode existir a "ilusão" de que o levantamento das patentes resolveria o problema da escassez de vacinas.
Noticiário

3h. Concerto "compra" 26 milhões de vacinas

Espetáculo solidário permitiu angariar cerca de 250 milhões de euros, destinados a comprar vacinas para os países mais desfavorecidos. Ainda O Sporting de Braga, que já não consegue acesso à Champions
Noticiário

2h. Oficial. Marega sai do FC Porto

Ainda o empate do Braga que retira as chances de a equipa minhota de vir a competir na Liga dos Campeões na próxima época. Assembleia Municipal de Odemira quer fim da cerca sanitária.
Noticiário

1h. Odemira. Assembleia Municipal exige medidas

Há onze medidas que os deputados municipais exigem ao Governo. Entre elas, a vacinação da população de Odemira e o fim da cerca sanitária. Ainda os principais resultados desportivos da noite.
Noticiário

00h. Jerónimo responsabiliza Costa por Odemira 

Secretário-geral do Partido Comunista Português, Jerónimo de Sousa, atribuiu responsabilidades ao primeiro-ministro pela situação que se vive em Odemira.
Crónica

O bom e o mau silêncio /premium

Quando alguém se fecha em copas dentro de si, sofrendo em silêncio, por angústias interiores ou devido a situações traumáticas exteriores, é sinal de alarme.
A página está a demorar muito tempo.