Dark Mode 77,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Observador

Noticiário

As notícias das 6h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

5h. "Sem competições europeias temos um problema"

Luís Filipe Vieira, em entrevista à BTV, avisa que sem competições europeias o clube fica com um problema "gravíssimo". Para já, o Benfica “está preparado para os próximos 5 ou 6 meses”.
Noticiário

3h. Trump pede "presença policial sem precedentes"

Donald Trump avisa que vai recorrer às forças armadas, para terminar com os protestos, em todos os estados em que não forem tomadas medidas pelos governadores.
Noticiário

2h. EUA. Mais de 600 militares em Washington D.C.

Donald Trump anuncia que, para Washington DC, já destacou "centenas e centenas "de militares para acabar com os protestos .
Noticiário

00h. Revelado resultado da autópsia a George Floyd

Registos médicos concluem que a morte do homem de 46 anos foi causada por “asfixia por pressão continuada” no pescoço e nas costas. Advogado da família garante que Floyd morreu no local
Noticiário

23h. Medina afasta hipótese de cerca sanitária 

O presidente da C.M. de Lisboa Fernando Medina diz que a estratégia para estes casos é testar e isolar. O autarca lembra que os centros comerciais da região estão encerrados para evitar contágio.
Governo

Uma eminência parda contra a iminência parva /premium

É uma espécie de remodelação, só que em vez de trocar os ministros velhos por ministros novos, Costa guarda-os numa arrecadação e substitui-os a todos por um faz-tudo, António Costa Silva
Global Shapers

Os velhos começam guerras, os novos lutam e morrem

Fazemos parte de uma geração de emigrantes, de precários, de rendimentos estagnados, de pouco crescimento, que não tem dinheiro para viver sozinha e criar família, e que tem dúvidas se vai ter reforma
Resposta Pronta

Estúdios de tatuagem reabrem a todo o gás

Theo Pedrada, da Associação Portuguesa de Profissionais de Tattoo e Bodypiercing, faz o balanço do primeiro dia de trabalho e explica as medidas de segurança implementadas nestes estúdios.
Convidado Extra

Doutores Palhaços: porque rir é o melhor rem?...

Fernando Escrich, Director Criativo da Operação Nariz Vermelho, fala das iniciativas no canal de TV ONV (O Nariz Vermelho) neste Dia da Criança, já que ainda estão afastados dos hospitais.
Noticiário

22h. Não está a ser equacionada cerca em Lisboa

Marta Temido justifica que não há, na Área Metropolitana de Lisboa, situações epidemiológicas de Covid-19 que justifiquem a adoção de cercos sanitários.
Conversas de Fim de Tarde

Batida: "O desafio é manter a sanidade mental"

Pedro Coquenão transformou o confinamento em criatividade e usou a "arte como papel principal para a saúde mental". Nova música, projetos internacionais e até um convite do Parlamento Europeu. 
Noticiário

20h. OMS quer manter colaboração com EUA 

Diretor-geral da OMS apela aos Estados Unidos para que relação continue. Ainda nos EUA, o mayor de Nova Iorque afirma sentir-se "orgulhoso" depois de a filha ter sido presa nos protestos.
Resposta Pronta

Violência doméstica. "Crianças não têm voz" 

Petição pede estatuto de vítima para menores em violência doméstica. Autora da petição, Francisca de Magalhães Barros, diz que "não existem argumentos para que as crianças não tenham essa condição".
Resposta Pronta

“As marcas podem ganhar com associação à cultura”

 “Garante o Lugar” é um projecto da autoria de Teresa Pinheiro e Raquel Pinhão, que explica de que forma é que as marcas podem ajudar  a esgotar as lotações limitadas das salas de espectáculos.
A App da Vizinha

Trump Vs. Twitter: é o fim das redes sociais?

Um fact check a um tweet de Donald Trump foi o ponto de partida para o presidente norte-americano começar a guerra digital que pode mudar o curso da internet. Saiba o que está em causa.
Noticiário

19h. Trump encoraja governadores a prender pessoas

Nesta edição, a conversa, a que a CNN teve acesso, entre o presidente norte-americano e governadores. Trump pede que responsáveis endureçam resposta. Diretor-geral da OMS quer manter relação com EUA.
Ideias Feitas

Os facistas do Antifa

363
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. O tema de hoje é os motins nos EUA.
Noticiário

18h. PM garante que Costa Silva não é remodelação

O Presidente da República afirma que já estava a par do convite e garante que respeita as escolhas de António Costa e do Governo quanto a colaboradores incumbidos de missões específicas.
Porque Sim Não é Resposta

As crianças têm cada vez menos direito à infância

117
Celebramos o Dia da Criança embrulhado numa pandemia. Não há sentimento de liberdade nem cumplicidade e a 'culpa' não é só da Covid-19, a verdade é que as crianças não têm tempo para a infância. 
Resposta Pronta

STRUP: "Utentes andam a pé, não há transporte"

Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos alerta para falta de oferta em Braga. Agostinho Silva, dirigente sindical, relata ainda perdas de 50% nos salários dos trabalhadores.
Noticiário

17h. Obama: É preciso reconhecer papel do racismo

Para o antigo presidente, os protestos por todo o país representam uma "frustração genuína e legítima de décadas de falhas na reforma das práticas policiais e no sistema de justiça criminal” nos EUA.
Resposta Pronta

Dança. “O uso da máscara é a dificuldade maior"

A Escola Superior de Dança de Lisboa retomou há uma semana as aulas práticas presenciais. A diretora conta-nos com que obstáculos se têm debatido alunos e professores. Desde logo, o uso da máscara.
Emissão Especial

"Escrevendo memórias, este seria o maior capítulo"

O Presidente da República disse hoje que se escrevesse as suas memórias o combate ao coronavírus ia assumir uma preponderância enorme devido ao trabalho das instituições, sociedade civil e Governo.
Resposta Pronta

Loures: "Só a autarquia tem estado no terreno"

1002
Com Loures como um dos concelhos com mais novos casos de Covid-19, o presidente da Câmara fala em "lentidão" das autoridades de saúde. "Ainda não foi feito o levantamento dos casos problemáticos."
Noticiário

16h. "Levantamento de casos ainda não foi feito"

Presidente da autarquia acusa as autoridades de saúde de "lentidão" no levantamento de casos problemáticos. "Só a autarquia tem estado no terreno a fazer o combate ao aumento de casos".
Noticiário

15h. Cerimónia simbólica no 10 de junho

Marcelo Rebelo de Sousa e cardeal Tolentino de Mendonça vão discursar. Cerimónia estava prevista para a Madeira e África do Sul, mas foi adiada por causa da pandemia de Covid-19.
Nem tudo o que vai à rede é bola

A lista de Pinto da Costa e a saída de Nazaré

"Nem tudo o que vai à rede é bola" lançou Liga e falou das eleições do FC Porto, da demissão no Benfica e do caso Alcochete antes da entrevista a Nuno Marques sobre o sucesso do desporto na Noruega.
Comentário

Futebol: "regresso pode ser questão problemática"

Regresso pode dificultar o "combate à pandemia, mas também a própria preparação dos clubes para a próxima temporada, que estão a fazer orçamentos sem saber com aquilo que contam", diz Bruno Roseiro.
Noticiário

14h. DGS não afasta público nos estádios

"O vírus não saiu de circulação" e por isso Graça Freitas pede cautela aos adeptos no regresso do campeonato. Há recuperados que voltam a infetar-se? "Ainda sabemos muito pouco sobre imunidade".
Emissão Especial

Governo: "A batalha não está ganha”

Ouça aqui a conferência de imprensa diária das autoridades de saúde. 
Café Europa

Úrsula maior e América menor

O pacote de recuperação que a Comissão apresentou tem muitos zeros e imensas incertezas. Nos Estados Unidos, há racismo, desordem e má política. A China aproveita um Ocidente distraído.
Resposta Pronta

"Em momentos-chave o cidadão procura o Estado"

196
A presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado defende que a possibilidade levantada pelo Governo de congelar carreiras e não proceder a aumentos da função pública desmotiva os trabalhadores
Noticiário

13h. Mais 14 mortos em 24 horas

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

12h. Brandão Rodrigues fala em "confiança"

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Resposta Pronta

Centros comerciais "estavam prontos para abrir"

António Sampaio de Mattos, presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, compreende a decisão do Governo em atrasar reabertura na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas fala em "frustração"
Noticiário

11h. Rio: "Costa e Silva não é interlocutor"

"Há muita forma de fazer oposição. A minha não é estar permanentemente no bota-abaixo". Rui Rio prefere apontar "caminhos alternativos ao governo".
Noticiário

10h. Pré-escolar com poucas crianças no regresso

Reportagem numa escola em Lisboa, que podia receber 120 e recebeu apenas um quarto das crianças. E ainda o balanço de detidos na operação que juntou PJ e PSP na Quinta da Fonte
Explicador

Crianças e o (des)confinamento

O (des)confinamento nas crianças: impactos até aqui e para o futuro. Carlos Neto, investigador da Faculdade de Motricidade Humana, no Explicador.
Outras Histórias do Desporto

De Haaland a Hegerberg, o milagre da Noruega

A Noruega tem alguns dos nomes mais na moda em vários desportos, diversos atletas reagiram à morte de George Floyd e o treinador da Atalanta revelou que estava infetado quando jogou em Valencia.
Código Postal

Restauração: “nem 50% conseguimos encher”

Os restaurantes podem funcionar com 50% da lotação, mas muitos nem sequer conseguem encher esse máximo. Em Chaves, a falta de turistas e o encerramento de fronteiras estão a ter impacto.
O Lado Bom da Vida

De Freddie Gibbs a mais de 100 concertos online

O rapper regressa aos discos, mas há mais novidades na música: dos álbuns deste mês de junho a mais de 100 concertos disponibilizados online, que incluem Arctic Monkeys, Cat Power e Bon Iver.
Vidas em isolamento

Restaurantes em Copenhaga já de portas abertas

Ouça aqui a conversa com o médico e investigador João Duarte, a viver na capital da Dinamarca há cerca de quatro anos.
Termómetro

Stallone tem uma casa para vender... há dez anos

O ator de "Rocky" está há dez anos a tentar vender a sua mansão de Los Angeles, mas sem sucesso. O príncipe Joaquim da Bélgica já se veio desculpar pela festa em Córdova. Weinstein é alvo de novas acusações.
Noticiário

9h. Buscas da PJ e PSP na Quinta da Fonte

Operação com alvos já definidos para efetuar detenções. Cultura regressa com "Deixem o Pimba em Paz". É um "dia especial", diz o promotor Álvaro Covões, que deixa um apelo ao público
Direto ao Assunto

Covões: “O Bruno Nogueira foi o artista do Covid"

Os espetáculos regressam hoje ao Campo Pequeno com medidas de segurança apertadas. “Acho que vai ser mais emocionante para quem trabalha para o sector", diz o promotor.
Vamos à Bola

Na Liga não existe confiança entre os clubes

Assembleia Geral muda de data, o anúncio da data de fecho do mercado de verão e ainda a campanha dos jogadores de todas as equipas a apelarem ao bom senso dos adeptos.
O Bom, o Mau e o Vilão

O deputado que tinha razão sobre as máscaras

João Almeida (por causa das máscaras), António Costa (por causa da sua nova nomeação) e a ministra Alexandra Leitão (por causa da função pública) são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje.
Contra-Corrente

Minneapolis já estava arder mesmo antes de Trump

475
É natural a revolta com a brutal morte de George Floyd, mas daí até à generalização dos motins vai um salto que não foi dado por causa de Trump. Basta lembrar que o mesmo acontecera no tempo de Obama.
Noticiário

8h. Ginásios às moscas na reabertura

Reportagem em Lisboa, num dos serviços que reabre hoje. Tudo o que muda com esta terceira e, à partida, última fase de desconfinamento e quais são as profissões com maior risco de contágio.
Zoom

Jamaica, o bairro que já ouviu todas as promessas

De um dos novos focos do coronavírus ao perfil de António Costa Silva, o gestor que vai traçar o plano da retoma.
Ainda Bem Que Faz Essa Pergunta Carla
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

70 membros do Governo não chegam?

Do novo consultor do Governo às escapadas reais para festas.
Resposta Pronta

Pesca da sardinha. "Temos muitas dúvidas"

Indústria de frio vai ajudar se peixe fresco não for todo vendido. É o que diz o Humberto Jorge, para quem é fundamental prolongar o período de captura para evitar perdas maiores.
Noticiário

7h. O que muda hoje e profissões com maior risco

Terceira fase do desconfinamento arranca neste dia 1 de junho. Saiba tudo o que reabre e o risco do regresso ao trabalho para os vários setores.
Noticiário

6h. Artistas protestam hoje em Lisboa e Porto

Os profissionais da Cultura e das Artes promovem, hoje, em Lisboa e no Porto, uma marcha silenciosa de protesto contra a falta de apoio do Estado e do Ministério da Cultura ao setor.
Noticiário

5h. Começa a terceira fase de desconfinamento

Começa hoje a terceira fase de desconfinamento. Centros Comerciais, salas de espetáculo, cinemas, ginásios, piscinas e lojas do cidadão voltam hoje a abrir
Noticiário

3h. Morte de Floyd é "violação da humanidade"

O chefe da polícia de Minneapolis,a cidade onde foi morto George Floyd, disse em entrevista à CNN que despediu os quatro agentes porque considera a morte do afro-americano uma violação da humanidade.
Noticiário

2h. I Liga. Confirmado caso de covid-19.

O Desportivo das Aves confirma que tem um jogador do plantel infetado com a covid-19. Esta confirmação surge na semana em que recomeça a I Liga, com o primeiro jogo no próximo dia 3 de junho.
Noticiário

1h. Costa Silva vai ser conselheiro do Governo

António Costa Silva vai ser conselheiro do primeiro-ministro. A informação foi adiantada por Marques Mendes, no habitual comentário político na SIC.
Noticiário

00h. Medina admite apoiar recandidatura de Marcelo

Presidente de Lisboa sublinha que não é o único socialista a apoiar uma recandidatura do atual Presidência da República. Marques Mendes acredita que Costa Silva vai trabalhar como assessor do Governo.
Noticiário

22h. SNS tem de ter "investimento emblemático"

Gestor da Partex defende que grande parte do plano de recuperação da economia deve visar reforço do SNS. Costa Silva quer ainda investir em "portos, energia e pequenas e médias empresas".
Coronavírus

OMS ofereceu milhões para envenar cura para Covid?

Publicações nas redes sociais citam jornal que acusa a OMS de ter oferecido dinheiro ao presidente de Madagáscar para sabotar medicamento para a Covid-19. Mas essas declarações nunca ocorreram.
Coronavírus

Foto mostra estrada no Dubai ocupada por areia?

Circula uma imagem de uma estrada no Dubai coberta de areia — um fenómeno que o utilizador alega acontecer devido ao confinamento. Mas já acontecia antes da pandemia devido às tempestades de areia.
Coronavírus

Só 3% das mortes em Itália foram por Covid-19?

Vídeo viral diz que números divulgados são exagerados, que os hospitais italianos nunca estiveram cheios e que os ventiladores eram desnecessários. Post é falso.
Resposta Pronta

ATL. "Adiamento de abertura é balde de água fria"

Costa anunciou que ATL só reabrem a 15 de junho. Presidente da Associação de Creches fala em situação "confusa" e descreve proprietários "indignados". Susana Batista pede resposta à Segurança Social. 
Noticiário

21h. Creches: Adiamento dos ATL é incompreensível

Espaços deviam abrir portas dia 1, mas reabertura foi adiada. Neste jornal, as críticas da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos do Ensino Particular à 3ª. fase de desconfinamento.
Noticiário

20h. Space X. "O mundo inteiro viu esta missão"

Neste jornal, os primeiros minutos dos astronautas Doug Hurley e Ben Beken na Estação Espacial Internacional. O PAN rejeita debater o plano de recuperação da economia com António Costa Silva.
Noticiário

19h. PM confirma convite a Costa Silva

Gabinete de António Costa indica que convite feito ao gestor da petrolífera Partex já foi aceite. Ouvimos ainda as palavras do administrador da NASA aos astronautas que já chegaram à Estação Espacial.
Noticiário

18h. Milhares nas ruas em Londres contra racismo

Manifestantes concentram-se no centro da cidade e na embaixada norte-americana. Gritam "Black Lives Matter". Em Nova Iorque, quase 350 pessoas foram detidas esta noite nos protestos.
Noticiário

16h. Dragon já acoplou na Estação Espacial

É um momento histórico. A cápsula Dragon da SpaceX acoplou com sucesso e em segurança na EEI, 12 minutos antes do que o previsto. “É uma honra fazer parte deste esforço", afirmam astronautas.
Noticiário

15h. Espanha prolonga estado de emergência

É a sexta vez que Pedro Sánchez prolonga medida. Líder do PSOE anuncia que responsabilidade do desconfinamento vai passar para os governos regionais do país.
Emissão Especial

Temido: Jamaica e Sonae são "fenómenos diferentes"

Jovem com menos de 29 anos que morreu tinha "problemas de saúde complexos". Não há reincidência da doença em curados: "partículas podem ser detetadas, mas não significa que a pessoa está infetada".
Fact Check

Presidente do Novo Banco ganho 400 mil euros mês?

114
Publicação com mais de 13 mil partilhas afirma que o presidente do Novo Banco, António Ramalho, ganha mais de 400 mil euros por mês, o que é falso. Valor está mais próximo do vencimento anual.
Fact Check

Fotografia mostra Bolsonaro em mesa com notas?

Imagem tornou-se viral no Facebook e mostra Jair Bolsonar, Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz em torno de uma mesa com maços de notas. Imagem é manipulada e já foi alvo de outras partilhas falsas.
SIC

SIC pôs palavrão no oráculo de uma conferência?

Publicação viral diz que SIC escreveu por erro um palavrão em vez de "colchão" num oráculo no Jornal da Noite. Mas a imagem foi modificada. O oráculo esteve sempre correto.
Coronavírus

FDA aprovou hidroxicloroquina para tratar Covid?

É mentira que o medicamento seja o indicado para curar a Covid-19. A organização afirma que a sua utilização é experimental e autorizada apenas em casos específicos. Post é falso.
Coronavírus

Vídeo mostra fraude associada ao Covid-19?

Vídeo que circula nas redes sociais mostra caixão com pedras que teria ajudado a contabilizar mais uma vítima de Covid-19, o que é falso. Imagens têm dois anos e correspondem a uma fraude com seguros.
Fact Check

Einstein associou o mal à ausência de Deus?

Frase que relaciona o mal e a ausência de Deus tem sido atribuída nos últimos anos a Albert Einstein, mas não existe qualquer prova de que o físico alguma vez a tenha dito. Além disso, era agnóstico.
Fact Check

Homem anda a violar mulheres no Pinhal Novo?

Circula um alerta para o facto de duas mulheres terem sido perseguidas, agredidas e violadas na zona do Pinhal Novo. A Polícia Judiciária de Setúbal nega ter registo de alguma situação deste género.
Coronavírus

Médico alemão disse que ninguém morreu de Covid?

Declarações de Klaus Püschel foram retiradas do contexto. Médico legista explicou que nos casos que autopsiou em Hamburgo encontrou sempre outras doenças. Falou apenas da realidade nessa cidade.
Coronavírus

Chá de boldo ajuda a prevenir o novo coronavírus?

É mais um remédio caseiro que promete eliminar sintomas em poucas horas. Publicação é falsa e infusão deve até ser evitada por grávidas e pessoas que tomam determinados medicamentos.
Coronavírus

Estudo comprovou ineficácia do isolamento social?

Texto diz que há menos contágio entre trabalhadores que saem de casa e mais casos de Covid-19 entre pessoas confinadas. Post é falso, o estudo que ainda está a decorrer nem sequer analisa esse factor.
Coronavírus

Pandemia foi combinada em "evento 201"?

281
Publicação com título "Covid não existe" tem sido amplamente partilhada no Facebook. Texto está cheio de falsidades como o facto de a pandemia ter sido fabricada num evento da fundação de Bill Gates.
Noticiário

11h. Temido na Amadora quer "números positivos"

Ministra da Saúde esteve em reunião nesta manhã para analisar "maior dificuldade em conter a doença em Lisboa". Testes em massa começam hoje.
Imperdíveis

“Ninguém sobrevive ao confinamento sem artistas"

112
Ricardo Neves-Neves, 35 anos, encenador que também foi ator, é um dramaturgo. Fundou o Teatro do Elétrico, começou a tocar piano aos 6 anos.
Noticiário

10h. Governo lança testagem massiva em Lisboa

Foco principal da testagem serão empresas e zonas com mais casos registados. Lisboa é a região que mais tem levantado preocupações às autoridades, com o maior número de novas infeções a cada dia.
Noticiário

9h. Sondagem. Chega é terceira força política

341
Partido Socialista ficar perto da maioria absoluta, mais de 20 pontos acima do PSD. A seguir ao Chega surgem Bloco de Esquerda e PCP. PAN fica à frente do CDS de Francisco Rodrigues dos Santos.
Noticiário

8h. George Floyd. Recolher obrigatório em LA

Alguns estados dos EUA continuam debaixo de fogo em virtude dos protestos conta a morte do afro-americano George Floyd. Em Nova Iorque também há "largos milhares de pessoas nas ruas".
Noticiário

6h. Pinto da Costa queria Rui Moreira no FCP

O presidente do Futebol Clube do Porto diz ao JN que não seria candidato à liderança dos dragões se Rui Moreira avançasse. E ainda, o professor Vasco Ribeiro conta como foram os protestos nos EUA.
Noticiário

5h. Lisboa vai reforçar transportes rodoviários

Dia 1 de junho, a Área Metropolitana de Lisboa vai reforçar transportes rodoviários. Ensino pré-escolar volta a abrir portas, mas não espera muitas crianças.
Noticiário

4h. Trump adia G7 e quer outros países

Donald Trump adia a reunião do G7 e quer convidar outros países. E ainda, por causa dos protestos Los Angeles está a partir de agora sob recolhimento obrigatório. Hoje é dia Mundial sem Tabaco.
Noticiário

3h. Sporting de Braga abandona confinamento

No futebol, o plantel do Sporting de Braga abandona o confinamento coletivo. E ainda, nos Estados Unidos a noite é marcada por protestos, protestos esses que "têm uma organização por trás".
Resposta Pronta

Dia Mundial Sem Tabaco."Prejudicial para covid-19"

115
Pneumologista do Hospital CUF Descobertas, Encarnação Teixeira, apela ao reforço das medidas de prevenção e de sensibilização sobre os malefícios do tabaco, sobretudo junto dos mais jovens.
Resposta Pronta

Pré-escolar: "Segunda fase serviu de experiência"

Luís Ribeiro, presidente da Associação de Profissionais de Educadores de Infância, adianta que os estabelecimentos estão preparados para a reabertura do pré-escolar, mas não esperam muitas crianças.
Resposta Pronta

Protestos nos EUA. "Há uma organização atrás"

450
Vasco Ribeiro, professor da Universidade do Porto a trabalhar em Nova Iorque, faz um balanço das manifestações. Milhares de pessoas saíram as ruas em protesto pela morte de George Floyd.
Resposta Pronta

Pais: "Estamos expectantes, mas com esperança"

Presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação, Rui Martins, manifesta reserva e preocupação com a reabertura do pré-escolar, agendada para 1 de junho.
Noticiário

George Floyd. "Protestos com milhares de pessoas"

O testemunho de Vasco Ribeiro, em Nova Iorque, presente nas manifestações contra a morte de George Floyd. Vasco Ribeiro conta que os protestos são pacíficos e parecem organizados.
Noticiário

00h. Covid-19 já infetou mais de 6 milhões

Últimos dados da AFP adiantam que a pandemia já causou mais de 365 mil vítimas mortais desde dezembro.
Noticiário

1h. Protestos. Trump opõe-se "à violência e caos"

Manifestações pela morte de George Floyd varrem os Estados Unidos. Donald Trump já reagiu, diz que vai estar sempre ao lado da família de George Floyd e opõe-se à violência. Los Angeles fica esta noit
Coronavírus

O mirabolante mito do regresso à normalidade

Só a dor faz ressuscitar a tão banal, a tão desprezada normalidade, a partir do desejo. Nada será como dantes. Mas nunca coisa alguma pôde ser como de antes. Somos sempre o agora em busca de um depois
Noticiário

22h. São 4 as freguesias mais afetadas em Lisboa

883
Freguesias de Arroios e Santa Clara, em Lisboa, Mina de Água, na Amadora, e Pontinha, em Loures, são as mais afetadas pela covid-19 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, avança delegado de saúde.
Noticiário

23h. Dia Mundial Sem Tabaco comemora-se amanhã

DGS e Organização Mundial de Saúde alertam para o agravamento da covid-19 em fumadores. Nesta edição ouvimos a pneumologista Encarnação Teixeira sobre a ligação entre o tabaco e o novo coronavírus.
Emissão Especial

"Era bom ter a missa na sala mas não é o mesmo"

A Igreja de Benfica, em Lisboa, teve neste sábado as primeiras celebrações presenciais. Não esgotou a lotação, mas esteve perto.
Noticiário

21h. Space X descolou com sucesso

Trata-se da primeira missão espacial com austronautas da NASA em nove anos. Neste jornal ouvimos o momento de descolagem. O Conselho de Escolas Médicas quer ser ouvido por Manuel Heitor.
Noticiário

20h. 8 estabelecimentos encerrados no Seixal

Operação da PSP levou ao encerramento de oito estabelecimentos comerciais, por causa da evolução da pandemia no Seixal. Ainda nesta edição, a DGS associa-se à comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco.
Resposta Pronta

Bairro da Jamaica. "Vão ser tomadas as medidas...

113
O delegado de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, confirma que os oito estabelecimentos no Bairro da Jamaica, no Seixal, vão estar encerrados durante 14 dias.
Noticiário

19h. PSP encerra cafés no Bairro da Jamaica

Operação da PSP, no Seixal, segue ordens das autoridades de saúde. Ainda nesta edição, o reabertura do pré-escolar. Educadores de Infância e Pais estão confiantes na próxima fase de desconfinamento.
Noticiário

17h. CDS não quer reunir com Costa Silva

É a reação do CDS às notícias que dão conta da escolha de Costa Silva para preparar o programa de recuperação económica. CDS diz quer reunir com o Governo, não com quem o Governo fala.
Noticiário

16h. Covid-19. Medidas mais apertadas em Lisboa

Governo vai apertar as medidas para conter o surto da covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo. A região concentra 90% dos novos casos registados nas últimas 24 horas.
Emissão Especial

Governo com novas medidas para conter surto em LVT

Haverá mais mais testes nas áreas profissionais onde o vírus tem sido identificado, visitas domiciliárias para perceber condições de isolamento das famílias e lugares alternativos de isolamento.
Noticiário

As notícias das 13h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

11h. "É prematuro falar de peregrinações no verão"

Fátima retoma celebrações com fiéis "a cumprir as regras de segurança". Presidente da República agradece "serviço à vida e à saúde" durante a pandemia por parte das confissões religiosas.
Noticiário

10h. Diretor de Ginecologia demitido "sem razão"

Sindicato Independente dos Médicos mostra-se "totalmente solidário" com o diretor do serviço de Ginecologia do Hospital Garcia de Orta. "Está em causa a qualidade do serviço e queremos justificações".
Noticiário

9h. Protestos.Exército americano pronto a intervir

Jovem de 19 anos morre baleado durante protestos contra repressão policial. Agente que matou afro-americano George Floyd detido.
Noticiário

8h. Costa chama gestor para preparar retoma

António Costa Pinto, presidente executivo da Partex, é o independente escolhido pelo primeiro-ministro e já começou a reunir com ministérios. Economista está nas funções há duas semanas.
Noticiário

6h. Médicos pedem reforço do SNS

Numa altura em que o número de casos aumenta em Lisboa, Ricardo Mexia avisa que é preciso um reforço de recursos humanos no SNS, porque aos médicos já foi pedido um grande esforço.
Noticiário

5h. Igrejas voltam a abrir portas

O Santuário de Fátima prepara-se para receber peregrinos, em Lisboa, a igreja de Benfica alerta para as medidas de segurança. As críticas do Cardeal António Marto a quem não respeita normas de saúde
Noticiário

4h. Protestos por George Floyd. Media sob fogo

Nos Estados Unidos continuam manifestações contra brutalidade policial, depois da morte de George Floyd. E por cá, o ministro do Ensino Superior quer cursos mais curtos e com menos aulas.
Noticiário

3h. Liga. SAD dos clubes impedem 5 substituições

No futebol, as SAD dos clubes impedem que se realizem 5 substituições na próxima jornada da 1ª Liga. E ainda, associações de centros comerciais garantem que há condições para reabrir no dia 1 de junho
Noticiário

2h. Médicos "apreensivos" com situação em Lisboa

A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública mostra preocupação face a Lisboa. E ainda, a Associação portuguesa de Centros Comerciais admite-se frustrada com restrições a Lisboa.
Noticiário

1h. Orientações da DGS para ginásios

As orientações da Direção-Geral da Saúde para ginásios que reabrem dia 1 de junho. E ainda, as declarações do vice-reitor do Santuário de Fátima que a partir de hoje voltam a receber peregrinos.
Resposta Pronta

"É fundamental reforço de capacidade de resposta"

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, diz que os médicos estão apreensivos com a situação da epidemia na Região de Lisboa.  
Resposta Pronta

"Frustração. Espaços podiam abrir"

O presidente da Associação de Centros Comerciais, admite-se frustado com a exceção imposta à A.M. de Lisboa na reabertura. António Sampaio Matos considera que com medidas era posssível reabrir.
Noticiário

00h. Máscara não obrigatória com declaração médica

127
Os cidadãos já não são obrigados a utilizar máscaras ou viseiras caso tenham uma declaração médica que ateste a impossibilidade de usar. É uma das novidades da nova fase de desconfinamento.
Crónica

Cultura: sonho e realidade

100
Nesta fase, o teatro, as artes, a cultura não animam sonhadores e a vida tornou-se fealdade para os que a temperavam de alegria, de entusiasmo, de vocação realizada. E o medo é doença grave, a crescer
Palavras cruzadas

Gente avermelhada que não vê os perigos de Pequim

151
Hans queixa-se a Archibald que lhe parece que em S. Bento fazem de conta que não percebem que os chineses andam a falar com os europeus como uma arrogância como se a UE e os lusitanos fossem lixo.
Resposta Pronta

"Medidas permitem sensação de segurança"

Regressam este sábado as missas com peregrinos em Fátima. O vice-reitor do Santuário diz que "é dos sítios mais seguros para celebrações comunitárias".  
Noticiário

23h.Aprovado fim do "dever cívico de recolhimento"

Este dever é levantado a partir da próxima segunda-feira dia 1 de junho. É uma decisão que consta de um comunicado do Conselho de Ministros que informa ainda do prolongamento do estado de calamidade.
Noticiário

22h. Donald Trump anuncia saída dos EUA da OMS

O presidente norte-americano afirma que a Organização Mundial de Saúde é controlada pelo governo chinês, e justifica assim a decisão.
Isto Não Passa na Rádio

Quando os cantores cantam sobre si próprios

De Bruce Springsteen a Sam The Kid, passando por Patti Smith e Courtney Barnett. Ouça neste programa as melhores canções autobiográficas de sempre. 
Noticiário

21h. Fátima retoma celebrações com peregrinos

Para garantir a participação do maior número de pessoas nestas missas, em segurança, as celebrações vão ser concentradas maioritariamente na Basílica da Santíssima Trindade.
Emissão Especial

Na missa vai comungar-se sem 'Amén'

149
O habitual 'Amén' vai ser em conjunto antes da comunhão. Conversámos com o padre Nuno Rosário Fernandes, da Igreja de Benfica, sobre as novas regras para as missas presenciais que regressam no sábado.
Noticiário

20h. Restaurantes podem voltar à lotação máxima

Nesta edição, as novidades anunciadas pelo primeiro-ministro sobre o setor da restauração e a reabertura do pré-escolar. Teletrabalho também com novas regras. Ainda os protestos nos Estados Unidos.
Resposta Pronta

Ginásios. "Estamos prontos para abrir"

José Carlos Reis, presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal, considera uma "grande responsabilidade" para o setor, mas garante que os ginásios vão "cumprir todas as regras" da DGS.
K4

23 anos a pintar de Hazul ruas do Porto e não só

Famoso cá e lá fora pelas obras de street art, em especial mulheres sem nome nem rosto, Hazul não mostra a cara nem revela a identidade.
Conversas de Fim de Tarde

Ana Bacalhau: "Não vai ficar tudo bem"

197
A artista lançou hoje o single "Memória", mas "ainda falta meio disco" devido ao confinamento. Quanto à pandemia diz que "não houve uma resposta rápida para quem precisa de ajudas no setor cultural".
Noticiário

19h. Governo adia desconfinamento em Lisboa

Nesta edição, os anúncios do Governo para a próxima fase de desconfinamento. António Costa garante regras especiais Área Metropolitana de Lisboa. ginásios reabrem a 1 de junho.
Pet Radio

Porque é que os cães fogem de casa?

Alguns cães fogem porque sofrem maus tratos, outros por uma questão social ou por recompensas lá fora, porque precisam de mais exercício ou por motivação sexual. É algo natural. Como lidar com isso?
Emissão Especial

O que muda na terceira fase de desconfinamento?

As declarações de António Costa, no final do Conselho de Ministros. "Medidas de desconfinamento não tiveram impacto negativo" na evolução da pandemia, admite do primeiro-ministro. Ouça aqui. 
Bandex

Bandex. O regresso do Bruno

Depois de ter sido absolvido no caso da invasão a Alcochete, o ex-presidente do Sporting falou aos jornalistas, disparando em várias direções, e avisou que a partir de agora vai sair do confinamento.
Noticiário

As notícias das 16h

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Porque Sim Não é Resposta

Lares: "A solidão torna-se irrespirável"

163
A solidão pode levar alguns idosos em lares a perguntarem-se se "vale a pena insistir em estar vivo", uma "espécie de suicídio aos bocadinhos faz com que estas pessoas vão definhando", diz Eduardo Sá.
Noticiário

17h. Centeno elogia resposta europeia à crise

Nesta edição, as declarações do presidente do Eurogrupo que, em entrevista à CNBC, afirma que as medidas de resposta à crise são "um salto na integração" na União Europeia.
Resposta Pronta

Trump vs Twitter: "Ninguém está imune à lei"

Liberdade de expressão "não está acima de crimes" e as redes sociais "não são imunes à lei". Daniel Freire e Almeida, especialista em Direito Internacional e Internet, sobre a guerra: Trump vs Twitter
Noticiário

15h. DGS: Covid-19 "não é uma constipação"

Diretora-Geral da Saúde volta a insistir em "situação complexa" na região de Lisboa, com o aumento de surtos, e deixa o aviso aos mais jovens: "Aglomerados estão contra-indicados".
Gabinete de Crise

Como o vírus deixou de ser democrático

Se uma parte dos primeiros infetados era viajantes de classe média alta, agora cada vez mais a pandemia ataca em força quem ganha menos e vive pior. O que mudou?
Comentário

Números de Lisboa e Vale do Tejo são "impactantes"

A análise de Sara Antunes de Oliveira, editora de Sociedade do Observador, aos números da pandemia em Portugal. "Dentro dos 359 casos de ontem e hoje, 323 são em Lisboa e Vale do Tejo".
Emissão Especial

DGS avisa jovens: "Isto não é uma constipação"

825
"Os jovens que não se esqueçam que, mesmo tendo uma doença ligeira, podem transmitir o vírus a grupos de risco", reforça Diretora-Geral da Saúde. Ouça aqui na íntegra a conferência de imprensa. 
Noticiário

14h. Maior aumento de casos desde 8 de maio

323 destes novos contágios foram registados em Lisboa. Região concentra assim mais de 92% dos novos casos diagnosticados. Há agora 31.946 infetados e 1.383 óbitos por Covid-19.
Resposta Pronta

Renault Cacia: "Não antevemos" despedimentos

Ricardo Oliveira, responsável pela comunicação da Renault Portugal, admite que não estão previstos despedimentos na Renault Cacia e faz um balanço de "quebras de 75% no mercado" automóvel, em maio.
Noticiário

13h. PR: "Não basta só o dinheiro de Bruxelas"

Marcelo Rebelo de Sousa volta a frisar a importância dos fundos europeus, mas reforça que tem de haver apoio às empresas portuguesas. Presidente destaca reforço alargado do lay-off.
Noticiário

12h. PIB português com queda de 2,3% 

Dados do INE indicam que, em comparação com o mesmo período do ano passado, a economia portuguesa contraiu 2,3%. Em comparação com o último trimestre de 2019, queda é de quase 4%.
Noticiário

11h. EDP quer afastar Carlos Alexandre do caso

O advogado de António Mexia e João Manso Neto já apresentou um incidente de recusa do juiz como titular da instrução criminal do caso EDP. Interrogatórios marcados para junho ficam suspensos.
Explicador

"Regresso às missas está a ser preparado há muito"

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa reagiu ainda à perda de 50 milhões da Igreja devido à pandemia: "Vivemos das ofertas, não temos outras fontes de rendimentos. O impacto será grande".
Código Postal

Ginásios têm condições para reabrir com seg...

Com os ginásios fechados em virtude da pandemia de Covid-19, treinadores têm que se adaptar à nova realidade. Daqui para a frente podemos passar a ver pessoas a treinar de máscara.
Noticiário

10h. Teatros prontos para reabrir, cinemas não

Diretor artístico do Theatro Circo em Braga diz que "o público que existia morreu, não existe mais". FEVIP, associação dos cinemas, fala em dificuldades financeiras e contesta data para recomeçar
O Lado Bom da Vida

Meditação, livros e uma viagem à Ásia

Rumo ao auto-conhecimento com a Brave Maryan, de volta dos livros na livraria Lello e à mesa no regressado Boa-Boa. Para ficar em casa ou partir à descoberta.
Vidas em isolamento

Macau: de volta ao normal, mas com casinos vazios

Ouça aqui a conversa com a jornalista portuguesa Catarina Gonçalves Pereira, a viver em Macau há um ano.
Termómetro

Kensington desmente queixas de Kate

Numa rara resposta, o palácio reagiu à capa protagonizada pela duquesa e ao artigo que incluía várias revelações sobre a relação com Meghan Markle.
Explicador

Caso de Alcochete: o raio-x do julgamento

O advogado António Pinto Pereira fala sobre o caso do ataque à Academia do Sporting. “Se a prova produzida em julgamento não é compatível com a fundamentação da acusação, o Ministério Público deve deixar cair”.
Noticiário

9h. Beatriz Ângelo "quase no limite" deixa apelo

Administrador executivo Artur Vaz faz ponto de situação sobre número de infetados e diz que é preciso unidade de retaguarda e transferência de doentes ser feita para hospitais mais perto de Lisboa
Resposta Pronta

Hospital de Loures nunca esteve perto do limite 

126
Artur Vaz diz que o hospital Beatriz Ângelo precisa de uma unidade de retaguarda para colocar os 23 doentes com alta, mas que continuam positivos e encontrar camas de internamento mais perto de Lisboa
Direto ao Assunto

Espetáculos a 1 de Junho "prematuro e irrealista"

António Paulo Santos diz que a data da reabertura nunca foi discutida com o setor e que com a suspensão da produção não há conteúdos para exibir. “Esta abertura vai degradar ainda mais a situação".
Vamos à Bola

Transparência nas transferências. Tarde mas a...

O fim das "transferências ponte", as cinco substituições na final da Taça de Portugal e ainda a possibilidade da Champions se realizar em Lisboa.
O Bom, o Mau e o Vilão

Se as escolas pouparam, adivinhem quem gastou mais

Marcelo Rebelo de Sousa (que lembrou os mais pobres), o PCP (que não lê jornais portugueses) e o ministro da Educação (que deve conhecer as despesas das famílias) são o Bom, o Mau e o Vilão de hoje.
Contra-Corrente

Estamos a ficar nas mãos dos ditadores chineses

5548
O regime de Pequim não brinca em serviço: enquanto estamos ocupados com a Covid-19, aperta o garrote em Hong-Kong e manda tropas para os Himalaias. Será que a Europa ainda é capaz de lhe fazer frente?
Noticiário

8h. Centros comerciais: clientes preocupam

Sindicato que representa os trabalhadores dos hipermercados e centros comerciais diz que situação melhorou ao nível de equipamentos de proteção individual, mas segurança é um risco
Zoom

George Floyd, como chegámos aqui?

Homem, negro, 46 anos, pai de 2 filhas, segurança e ex-presidiário. Quando George Floyd foi detido, a polícia só conhecia as primeiras duas características, sabia também que não conseguia respirar.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Afinal de quem é a culpa do ataque de Alcochete?

Da sentença em Portugal à espiral de Trump na América.
Noticiário

Graça Freitas responde às dúvidas dos miúdos

Graça Freitas aceitou o desafio do Observador e respondeu às perguntas de seis crianças sobre o coronavírus. Neste jornal, ainda a reabertura dos centros comerciais, que está em risco
Crónica

A Ópera já foi Pop, Cristina

705
E penso, ao ver a Cristina de banana na boca e a falar, que estamos outra vez perto de falharmos a renovação do país. Estamos como antes da revolução, impregnados de folclore e Portugal dos Pequeninos
Noticiário

6h. Quando volta a escola? "Daqui a um bocadinho"

Graça Freitas esteve em entrevista ao Observador... e a seis crianças, especialmente curiosas sobre o regresso à escola. Neste jornal ouvimos as preocupações dos doentes com esclerose múltipla.
Noticiário

5h. Lisboa e Vale do Tejo podem não desconfinar já

Conselho de Ministros reúne para decidir medidas da terceira fase de desconfinamento. Situação na região de Lisboa e Vale do Tejo "não está controlada", diz especialista.
Noticiário

4h. Marcelo quer os 27 da UE "à altura da bitola"

Marcelo deixa o mesmo apelo que Costa já tinha feito. Reabertura dos espaços culturais é "o início do caminho", diz associação. Bruno de Carvalho admite pedir uma indemnização ao Estado.
Atualidade

O vírus, os miúdos e as respostas de Graça Freitas

1274
A diretora-geral da saúde submeteu-se a um questionário de 6 crianças. Graça Freitas respondeu a todas as perguntas — algumas nada fáceis - e até encontrou quem a pudesse substituir no cargo.
Noticiário

3h. Brasil com o maior número de casos de sempre

Ainda os números do coronavírus nos Estados Unidos, as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o fundo da Comissão Europeia, e as reivindicações da PSP em tempo de pandemia.
Resposta Pronta

APEFE: "Há uma luz ao fundo do túnel"

A presidente da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos, Sandra Faria, diz que vai ser possível trabalhar com as regras publicadas pela DGS.
Resposta Pronta

"Não há coletes para todos os polícias"

A Associação Sindical de Profissionais da Polícia concorda com a diretiva da PSP de obrigar polícias a usar coletes à prova de bala. O presidente Paulo Rodrigues alerta que equipamento está em falta.
Noticiário

00h. Cloroquina. Infarmed e DGS desaconselham uso

Recomendação das autoridades é agora oficial e vai ao encontro da posição da Organização Mundial de Saúde. Nesta edição, conhecemos as orientações da DGS para a utilização de equipamentos culturais.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

A China e a verdadeira moeda digital

321
A China anunciou que vai entrar em testes com a sua criptomoeda, mas isso tem passado quase despercebido até agora, o que é perigoso, pois corremos riscos se nos atrasamos. E os riscos são imensos.
A página está a demorar muito tempo.