Observador

Passatempos

Quer bilhetes para ver “Um Guia Para a Vida”?

O filme chega às salas de cinema portuguesas a 24 de janeiro, mas temos bilhetes duplos para oferecer para as antestreias em Lisboa e Matosinhos. Só tem de ser rápido a responder a uma pergunta.
Crónica

O Rato rebolou a rir do repto a Rui Rio /premium

1.994
Eu acho estupendo. Propinas gratuitas, livros gratuitos, transportes gratuitos, tudo gratuito para toda a gente. Por este caminho o mais provável é acabarmos a trabalhar gratuitamente para o Estado.
Bloco de Esquerda

Vídeo: 'Best of' da entrevista a Catarina Martins

176
A falta de "olhar" de Costa, as divergências com Centeno, a relação com o PCP, o uso dos professores para "travar o resto da função pública". Veja o vídeo com o melhor da entrevista à líder do BE.
Catarina Martins

O Bloco de extrema-esquerda? "Isso é um insulto" /premium

3.896
A líder do Bloco prefere "esquerda radical" por ter a ver com raíz. Em entrevista ao Observador, acusa ainda o governo de "irresponsabilidade" e de fazer "populismo" com professores
Global Shapers

A ignorância da lei não aproveita a ninguém /premium

166
Há um forte desfasamento entre a produção de actos legislativos e o conhecimento por parte daqueles que os terão de cumprir. Só de 15 de Setembro de 2017 a 18 de Julho de 2018 foram publicadas 44 leis
Ensino Superior

Fim das propinas? "Governo tem de garantir 200 M€" /premium

366
Presidente do Conselho de Reitores não critica eventual fim das propinas, mas alerta que, se a decisão política for avante, o Governo terá de garantir perto de 200 milhões de euros às universidades.
Primeira Liga NOS

Do incêndio às falhas, o clássico em imagens

Num jogo que terminou sem golos, Sporting e FC Porto mantêm a distância pontual que os separa: oito pontos. Houve um incêndio, poucas oportunidades e... pombos. O clássico, em imagens.
Mário Centeno

Centeno. "Portugal já não é tema no Eurogrupo"

115
Num balanço do seu primeiro ano no Eurogrupo, Centeno aplaude o facto de Portugal ter deixado de ser tema. "Apresentámos um caminho e foi seguido à risca": em outubro é altura de voltar a escolher.
Crónica

Fascismo que não passará e fascismo que já passou /premium

3.201
Do que os “democratas” não gostam muito é da democracia. Gostam menos da democracia do que de Mário Machado, que usam para fingir o contrário e para servir de medida das coisas que divergem deles.
Passatempos

Quer bilhetes para ver “Nunca Deixes de Olhar”?

O filme chega às salas de cinema portuguesas a 17 de janeiro, mas temos bilhetes duplos para oferecer para a antestreia, dia 15, em Lisboa e Gaia. Só tem de ser rápido a responder a uma pergunta.
Economia

Perigo! Não leiam esta crónica! (Factos e números)

12.456
Factos: a carga fiscal em Portugal é a mais elevada de sempre e o PIB per capita coloca-nos em 15º entre os 19 estados-membros da zona euro, em 3 anos de “fim de austeridade” descemos três posições.
Maioria de Esquerda

Ainda puxo da pistola se me falam de populismo /premium

2.208
O fantasma do populismo serve hoje para justificar todas as piruetas dos políticos, mas de caminho vamos esquecendo que são os problemas que ficam por resolver que alimentam os ressentimentos radicais
Propinas

Propinas. Marcelo mudou de opinião?

204
Em 1997, o PSD, então liderado por Marcelo viabilizou o aumento das propinas. Agora que defende o fim desse pagamento, o PR sublinha que não votou a favor — absteve-se na reforma de Marçal Grilo.
Crónica

Os "influencers" ou o Portugal dos Pequeninos

414
Cristina Ferreira a Mulher mais influente do nação? Pedi, com incontida revolta, explicações. Que me foram dadas, julgo que com a paciente condescendência que se devota às pessoas achacadas pela idade
Crónica

O Programa do Marcelo /premium

170
Se em Portugal sempre tivemos razões de queixa da ingerência dos governos na programação do canal público, agora temos um Presidente que se intromete na programação dos canais privados. Refrescante.
País

D de desmazelo /premium

229
Se alguém procedesse à contabilidade dos estragos de dimensão nacional pelo “deixa andar–esqueci-me–tanto faz–logo se vê–espera-se um bocadinho–não há-de ser nada”, chegaria a resultados devastadores.
Fact Check

As propinas são um factor de desigualdade social? /premium

288
Na Convenção Nacional do Ensino Superior, três membros do Governo defenderam a gratuitidade do ensino superior. Marcelo Rebelo de Sousa concordou por considerar que são factor de desigualdade social.
YouTube

Nuno Agonia. Como uma tuberculose fez um YouTuber /premium

1.005
Já lhe propuseram um programa de televisão, mas recusou. Os vídeos são vistos por centenas de milhares de fãs. Visitámos o estúdio de Nuno Agonia para falar sobre a sorte, o sucesso e o trabalho.
Global Shapers

Janeiro é o mês dos divórcios /premium

176
Se é verdade que um país que não produz cultura não pensa sobre si mesmo, um país que assiste passivo a uma televisão - ou ouve inanimado uma rádio – também se demite de se sentar à mesa.
Iraque

Os rostos de quem fugiu da guerra no Iraque /premium

No verão de 2014, o Estado Islâmico ocupou Mossul e várias aldeias cristãs do Iraque. Famílias inteiras fugiram só com o que tinham no corpo. Agora voltaram. Os retratos de quem fugiu.
Família

Em 2019 gaste mais tempo com seus pais /premium

6.349
As pessoas, cada vez mais focadas nos seus projetos - de beleza, de imagem, de status - ficam, a cada dia, mais egoístas. São elas e suas prioridade. O resto vem depois. Sucede que o resto são pessoas
Política

Viver sem ideias /premium

258
Nenhum regime é apenas o que existe e como tal pode ser descrito. É também o que os seus líderes propõem, as expectativas e a confiança que as suas ideias são capazes de gerar.
Passatempos

Quer bilhetes para ver "Uma luta desigual"?

O filme chega às salas de cinema portuguesas a 10 de janeiro, mas temos bilhetes duplos para oferecer para a antestreia, na véspera, em Lisboa e Gaia. Só tem de ser rápido a responder a uma pergunta.
Liberdade de Expressão

Pode-se dizer alguma coisa em 2019? /premium

Sobretudo ler bons livros, História e ficção. Podem não ter nada a ver com problemas concretos, mas são como a matemática: dão alicerces intelectuais sem os quais mais vale fechar a conta do facebook.
Crónica

PCP, BE e Trump: separados à nascença /premium

644
Vai ser engraçado ver PCP e BE passarem o ano a fazerem o número do partido que quer voltar a conquistar o seu eleitorado depois de se ter enrolado com outros partidos que os seus eleitores odeiam.
Global Shapers

Nas mãos da inteligência, salvo seja

A inteligência artificial atingiu os seus objetivos, mas não da forma que os seus criadores anteviam (ou desejariam). Queremos dar-lhe este poder a temas como, por exemplo, a liberdade de expressão?
Estilo de Vida

"Tem de se mudar o mundo, como está não está bom" /premium

5.150
No dia em que fez 89 anos ("A minha ideia é passar os 100") falou da nostalgia do Natal e da euforia da passagem de ano, mas também do amor e da vida. Entrevista ao psicanalista António Coimbra Matos.
Media

As 20 notícias e pessoas mais seguidas em 2018

O Content Insights analisou um milhão de artigos em meios online em inglês, alemão e espanhol para descobrir os 20 temas que mais atenção despertaram em 2018. Saiba quais foram.
Protestos

O ano do Processo de Degradação em Curso (PDC) /premium

664
No PREC os amanhãs cantavam. No PDC os amanhãs só querem voltar a ser ontens. No PDC, o "Capital" deu lugar ao "Ó Tempo Volta Para Trás/ traz-me tudo o que perdi" e assim "repor" é palavra de ordem.
Entrevista

Avillez. Confissões de um chef inconformista

3.519
Conta como a psicanálise o ajudou, fala do custo da carreira, da família e da infância abreviada, do momento em que percebeu que "não se aguenta tudo". Entrevista de vida ao auto-didata José Avillez.
Tive uma Ideia

Esta startup quer colocar os turistas em direto

148
A ideia de Djalmo Gomes e Luís Lucas era simples: permitir que os turistas pudessem transmitir em direto a sua viagem num carro elétrico pela cidade. Assim nasceu a Live Electric Tours.
António Costa

Portugal é uma notícia falsa /premium

2.730
Se, conforme proclama o Indicador Supremo da Felicidade, os portugueses gastaram mais dinheiro no Natal, não é virtude de Costa, mas defeito dos portugueses. E todos sabem que não nos restam muitos.
Fact Check

Fact Check. Há um remédio que cura a fibromialgia? /premium

826
Fernanda Sá, doente com fibromialgia, diz sentir-se curada desde que começou a tomar um medicamento para perda de memória e micro-derrames cerebrais. Comunidade médica e científica duvida do resultado
Crónica

O ano 2019 /premium

Vamos, pois, continuar a imaginar as mesmas coisas, mesmo que em perfeito divórcio da realidade. Não dá trabalho e não traz chatices. O resto é pouco importante. 2019 vai ser a cara chapada de 2018.
Crónica

Se não for pedir muito para 2019 /premium

Podemos prometer violência – ou defender ideias que geram ressentimentos e divisões. Ou podemos exigir moderação e capacidade de consenso. Neste momento temos a responsabilidade de escolher.
Crónica

O colete amarelo é a nova mini-saia /premium

165
É verdade que a moda chegou tarde a Lisboa e os nossos coletes amarelos ainda fizeram parar o trânsito, mas qualquer mini-saia continua a provocar muito mais reboliço no tráfego da capital.
Global Shapers

'Big data' para criar impacto

Sem dados quantitativos e precisos sobre as reais necessidades das populações em situação de vulnerabilidade, será muito difícil obter respostas sociais customizadas que consigam resultados eficazes.
Manifestações

A febre amarela /premium

1.595
A que propósito os portugueses se envergonhariam do prof. Marcelo se se podem envergonhar do sr. Trump e do sr. Bolsonaro? A que propósito lamentariam os mortos do SNS se há inúmeros sobreviventes?
António Costa

Descrição do caos /premium

164
Costa paira sobre tudo a uma altura em que não arrisca visão de detalhe algum. Enquanto isso manda os seus ministros da Saúde, os pobres, prometerem o que sabem não poder cumprir. No meio ficamos nós.
Crónica

Ao Pai Natal: liberdade, democracia e igualdade /premium

187
Ao Pai Natal ficam aqui pedidos de ajuda para nos apoiar a combater os novos modelos de censura e perseguição das diferenças, em nome da igualdade e da democracia.
Crónica


Ho! Ho! Ho! A greve chegou! /premium

1.563
A minha greve predilecta está a ser a dos enfermeiros. Para a viabilizar fizeram-se contas e iniciaram uma campanha de crowdfunding. Estamos pois na presença da primeira greve com um modelo de negócio
Observador

Tiago Dores é o novo colunista do Observador

Tiago Dores, co-criador do Gato Fedorento, escreve uma nova coluna de humor político, todas as quartas-feiras, no Observador. Perceba neste vídeo que ele não tem nada a ver com o papel (qual papel?).
Global Shapers

Dia Internacional das Migrações /premium

Refletir sobre se estamos a fazer o suficiente para receber e envolver os emigrantes que nos escolhem como sua nova morada é essencial para que continuemos a viver à margem do radicalismo político.
PSD

"PSD deve desafiar o PS para a reforma do regime" /premium

342
Foi escolhido para liderar comissão para a reforma do sistema político e do PSD. Em entrevista, promete conclusões antes das eleições. Diz que críticos não são leais e acredita que a Rio segue-se Rio.
Crónica

Como é bela a vida num país sem populismo /premium

1.380
O PR comenta o descarrilamentos dos eléctricos. Os hospitais públicos recusam doentes. Saída para a crise? Adoptar uma coelha selvagem e também um ex-criador de vacas reconvertido energeticamente.
Serviço Nacional de Saúde

Uma Lei de Bases da Saúde pequenina

308
Diz o ditado popular: "A mulher e a sardinha querem-se pequeninas.". Duvido contudo que o mesmo se aplique a projetos-Lei que definirão o futuro de uma das maiores conquistas do Portugal democrático.
Fact Check

Fact Check. Vara foi mesmo condenado sem provas? /premium

1.403
O ex-ministro assegurou à TVI que é inocente apesar de ter sido condenado a 5 anos de prisão por tráfico de influência. Será isso que sai da leitura das 2781 páginas da sentença do caso Face Oculta?
Arquitetura

Mies van der Rohe: os projetos nacionais nomeados

452
Entre 383 projetos de 38 países que estão nomeados para o Prémio Mies van der Rohe, 20 são portugueses. Este é um dos galardões de maior prestígio na área da arquitetura e será entregue dia 7 de maio.
Crónica

Deputados da Danação /premium

298
A AR não é só doutores que fabricam currículos, é também representantes de profissões humildes, como a deputada Mercês Borges, ascensorista, como se vê pelo modo com que carrega em botões pelos outros
Imprensa

Time. Khashoggi e outros jornalistas Figura do Ano

163
A Time escolheu a "Figura do Ano" de 2018. "Os Guardiões e a Guerra pela Verdade" são o tema para a escolha dos jornalistas Jamal Khashoggi, Maria Ressa, o The Capital Gazette, Wa Lone e Kyaw Soe Oo.
Global Shapers

Ir à escola para limitar a criatividade?

868
Em vez de estimular o nosso potencial criativo, somos levados a deixá-lo cada vez mais de parte à medida que se avança no percurso escolar. E se fosse diferente?
Entrevista

"Rio deve viabilizar governo PS para reformar" /premium

291
Em entrevista, Jardim diz que Rio precisa de tempo para vingar, critica Costa mas defende que PSD deve viabilizar governo se for preciso. E diz que está em marcha proposta para "regionalizar" o país.
Educação

Em Lousada, os alunos também mandam na escola /premium

751
O projeto chama-se República dos Jovens e faz com que esta escola funcione de forma semelhante à Assembleia da República. Todos têm voz e a opinião dos alunos influencia as decisões da direção.
Crónica

A relação dos homens com o cesto da roupa suja /premium

885
Há alguns raríssimos homens abençoados, lindos, iluminados e bem educados que fazem esse ato de grandeza, que é simplesmente colocar a roupa toda dentro do cesto da roupa suja. Coisa maravilhosa.
China

Mariquinhas da Inquisição e histórias de encantar /premium

1.795
Da anexação do Ritz e do trânsito lisboeta à tomada da EDP, do BCP e etc., é natural notar-se quem manda e quem obedece. Mas o prof. Marcelo escusava de tornar a diferença de estatuto tão evidente.
Educação

"O Google pode tornar-se a arma de um ditador" /premium

105
E.D. Hirsch tem dedicado a vida a pensar a educação. Contracorrente, defende que a única forma de eliminar as desigualdades é dar a todas as crianças um currículo baseado no conhecimento clássico.
Emmanuel Macron

… e um príncipe mongol /premium

Não é de estranhar que surjam por aí muitas vozes, que não se limitam às dos maluquinhos do costume, a decretarem que, em democracia, o combate ao aquecimento global nunca terá sucesso.
CPLP

CPLP e Instituto Brasil África querem cooperar

O memorando assinado em Lisboa pela CPLP e pelo IBRAF tem em vista a promoção e desenvolvimento de parcerias nas áreas da formação, investigação e desenvolvimento de projetos conjuntos.
Crónica

Despedida /premium

166
Foi um gosto ter escrito aqui durante 4 anos e meio, desde o 1º dia. Conheci a ambição, alegrei-me com o crescimento, rejubilei com o sucesso. Escrevi, em total liberdade, sobre os mais variados temas
Crónica

António Patrício Gouveia /premium

294
Tínhamos a vitalidade e o convencimento intactos. Acreditávamos. Talvez porque após a tormenta da revolução soubéssemos o país bem entregue. E nós, com ele.
PSD

PSD: "Risco de definhar é pior que guerra interna" /premium

864
Deputado Miguel Morgado diz que declarações de vice de Rio foram as mais "desastradas" de sempre. Sonha com uma federação das "direitas" e acredita que risco maior do PSD é o de definhar.
Tive uma Ideia

My Bookpack. Conhecer o país com um guia à medida

502
Em 2017, Ana quis tornar a experiência de quem visita Portugal ligeiramente mais especial. Criou o My Bookpack, um guia que tira as medidas ao viajante para lhe organizar umas férias personalizadas.
Global Shapers

Literacia em saúde, capacitação do cidadão

158
As plataformas de informação a que teremos acesso a partir de Janeiro de 2019 são uma ótima notícia. Numa linguagem simples e acessível, são uma importante ferramenta para os cidadãos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)