Prepare-se para começar a utilizar a expressão “E aí Siri”. A Apple vai disponibilizar no final deste ano a versão 8.3 do sistema operativo móvel (iOS), que inclui a versão em português do Brasil do(a) Siri, o assistente pessoal por comandos de voz.

De momento, o Siri em português estará disponível numa versão experimental (beta) para utilizadores registados no iOS Developer Center e a versão definitiva só deve estar disponível no final do ano. No entanto, uma versão beta pública do iOS 8.3 deve ser lançada durante o mês de março.

Alguns sites no Brasil já tiveram acesso à versão 8.3 do iOS e os resultados revelam que a aplicação ainda necessita de ajustes. A página Tecmundo descreve que o “assistente teve dificuldades para compreender comandos durante testes rápidos” e “até mesmo frases como ‘Olá Siri, como vai?’ não são reconhecidas pelo software, que realiza uma busca na Web em vez de responder da forma apropriada”. O site Blog do iPhone adverte que “já no primeiro aviso, a palavra ‘portugués’ está acentuada erroneamente” e que “em alguns dos testes rápidos, ele [o assistente] ainda não está plenamente funcional”. No entanto, como se trata de uma versão beta, espera-se que a aplicação melhore a interpretação dos comandos de voz antes do seu lançamento.

O vídeo mostra a realização de algumas tarefas pelo Siri a partir de comandos de voz em português.

Além do português do Brasil, também estão disponíveis no iOS 8.3 beta outras línguas, tais como russo, dinamarquês, holandês, sueco, tailandês, turco e variações do inglês para a Índia e Nova Zelândia. Outra atualização do sistema operativo inclui 300 novos emojis, como a bandeira de Portugal e emojis étnicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/reneritchie/status/569934035990003713

A aplicação Siri foi adquirida pela Apple em 2010 e lançando comercialmente em 2011 com o objetivo de facilitar as tarefas do dia-a-dia do utilizador a partir de perguntas e recomendações dadas pela aplicação. É possível escrever lembretes, verificar a meteorologia e a bolsa, enviar SMSs e emails, consultar o calendário, contactos e notas, ouvir música, fazer pesquisas na internet e solicitar trajetos em mapas – tudo sem utilizar as mãos.