Irão
DocLisboa

DocLisboa. Saab mostrou um mundo viciado em guerra

Captou os ecos da revolução iraniana e viveu a guerra civil no Líbano. Jocelyne Saab é figura central do DocLisboa, a par de filmes que vão do Brexit ao Brasil, com passagem por Moçambique ou Berlim.
Acordo Nuclear

Irão diz que "esgotou a paciência" com a Europa

106
O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros diz que se esgotou a paciência do Irão com os países europeus que assinaram o acordo nuclear de 2015, por incumprimento dos compromissos.
Acordo Nuclear

Irão disponível para renegociar acordo nuclear

O Presidente iraniano disse estar disponível para renegociar o acordo nuclear, desde que não contribua para a campanha presidencial de Donald Trump.
Irão

Irão promete "resposta adequada" a ataque

O Governo do Irão prometeu este sábado uma "resposta apropriada" aos autores do ataque contra o petroleiro iraniano no Mar vermelho, depois de concluídas as investigações sobre este caso.
Irão

Explosão em petroleiro iraniano 

Petroleiro terá sido atingido por mísseis, a cerca de 96 km da costa saudita. incidente acontece depois de os EUA alegarem que o Irão atacou petroleiros perto do Estreito de Ormuz.
Irão

40 anos depois, Irão abre estádios a mulheres

1411
A abertura dos estádios a mulheres surge depois de uma jovem iraniana se ter suicidado, uma vez condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. Veja as imagens deste encontro histórico.
Irão

Irão. Mulheres já podem ir a jogos de futebol

131
Proibição imposta em 1979 que negava às mulheres o acesso a jogos de futebol chega ao fim. No jogo entre Irão e Camboja de quinta-feira, em Teerão, são esperadas cerca de 3.500 mulheres.
Irão

Iraniana "Angelina Zombie" detida por blasfémia

A jovem conhecida pelas suas fotografias no Instagram em que se parece com a estrela de Hollywood, mas em "versão zombie", está acusada de blasfémia e de encorajar os jovens a cometer corrupção.
Conflitos

Irão. Militares ameaçam destruição de Israel

O comandante em chefe do exército ideológico da República islâmica do Irão, disse que a destruição de Israel "deixou de ser um sonho, mas antes um objetivo ao alcance da mão".
Iémen

Huthis dizem ter capturado militares sauditas 

Os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão na guerra do Iémen, afirmaram ter capturado um "grande número" de militares sauditas durante uma operação em Nayrán, no sul da Arábia Saudita.
Irão

Petroleiro sueco apresado vai sair do Irão 

O petroleiro sueco Stena Impero, apresado pelo Irão em julho no estreito de Ormuz, está a preparar-se para deixar esta sexta-feira o porto de Bandar Abbas, após autorização final das autoridades.
Arábia Saudita

Arábia Saudita pede "pressão máxima" contra Irão

Ministro de Relações Exteriores saudita insiste que o Irão é responsável pelos ataques às suas instalações de petróleo. "Meias ações" ou "acordos parciais" com o Irão já não resultam, afirma al Asaf.
Irão

Acordo. Rohani diz que Europa não cumpriu promessa

O Presidente do Irão questionou a vontade UE em salvar o acordo nuclear de 2015 e assegurou que o país vai continuar a reduzir os compromissos sobre o pacto, caso a situação não mude.
Irão

Irão. Cinco mortos em descarrilamento de comboio

Cinco pessoas morreram e pelo menos 87 ficaram feridas num descarrilamento de um comboio no sudeste do Irão, perto da fronteira com o Paquistão. O comboio viajava de Zaedã ao Teerão.
Emmanuel Macron

Irão. Macron quer avanços "nas próximas horas"

Macron quer urgência nas negociações com o Irão e alertou para “o risco de uma escalada sem controlo” após os ataques de 14 de setembro contra a Arábia Saudita.
Irão

Guerra ou paz: afinal, o que é que o Irão quer? /premium

O ataque a duas refinarias sauditas atrapalhou um eventual entendimento com os EUA, que estavam disponíveis para ceder. O que é que o Irão quer? Ser uma espécie de Coreia do Norte — mas a sério.
Boris Johnson

Boris responsabiliza Irão por ataque à petrolífera

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou esta segunda-feira o Irão de ser, muito provavelmente, responsável pelos ataques às duas instalações petrolíferas na Arábia Saudita.
Irão

Irão vai apresentar plano de segurança na ONU

O plano de segurança foi delineado em cooperação com outros países do Golfo Pérsico e surge na sequência de tensões na região depois do ataque às refinarias sauditas neste mês de setembro.
Irão

FIFA: Irão vai deixar mulheres ver futebol

FIFA diz que o Irão deu garantias de que as mulheres vão poder assistir a partidas de futebol a partir de outubro. Há dias, uma mulher matou-se depois de ter sido condenada por tentar ir a um jogo.
Arábia Saudita

Arábia Saudita vai tomar "medidas apropriadas"

Sauditas estão em contacto com os seus aliados para tomarem os "passos necessários" assim que a investigação aos ataques às suas refinarias estiver concluído. País defende responsabilidade iraniana.
Irão

Irão ameaça: guerra não será no território 

108
O chefe dos Guardiões da Revolução, corpo de elite das forças armadas iranianas, avisou que qualquer país que ataque o Irão verá o seu território tornar-se "o principal campo de batalha" do conflito.
Donald Trump

"Sanções mais severas jamais aplicadas a um país"

Donald Trump anunciou novas sanções contra o sistema bancário iraniano, assegurando tratar-se das "mais severas jamais impostas a um país", na sequência do ataque com drones a um campo petrolífero.
Arábia Saudita

Arábia Saudita: "inegável" que ataque foi iraniano

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita mostrou destroços e imagens dos drones, que diz serem iranianos. Narrativa de que rebeldes no Iémen lançaram o ataque é "falsa".
Irão

Irão avisa EUA. E Trump responde com mais sanções

163
"O alcance da resposta não se vai limitar a uma ameaça", avisa Teerão. EUA responde de imediato e diz que já deu instruções para aumentar sanções ao Irão.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Irão

Irão desmente negociações com os Estados Unidos

"Não vão realizar-se conversações com os Estados Unidos", disse o líder supremo do Irão. Várias notícias têm especulado sobre um encontro entre o presidente Trump e e o líder iraniano Hassan Rouhanid.
Petróleo

ENSE pronta para mobilizar reservas de petróleo 

ENSE afirma que "dispõe de reservas estratégicas que podem ser mobilizadas para suprir uma falta eventual". Restabelecimento do fornecimento de petróleo levará semanas, garantiu a petrolífera Aramco.
Estados Unidos da América

EUA "prontos" a responder a ataque às refinarias

164
Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita foram reivindicados pelos Huthis. Governo iraniano já negou envolvimento. EUA aguardam por uma confirmação sobre quem é culpado.
Petróleo

Ataque a coração do setor petrolífero ameaça preço

206
O mais bem sucedido ataque ao "coração" da indústria petrolífera saudita retira do mercado 5% do abastecimento mundial. Preços podem subir, se produção não for regularizada. Irão nega envolvimento.
Irão

Ataques a refinarias sauditas. Irão rejeita culpa

Irão considerou "insensatas" acusações do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, que responsabilizou a República Islâmica por ataque de drones contra instalações petrolíferas sauditas.
Irão

Três estrangeiros detidos no Irão sem explicação 

Foi revelada identidade da terceira estrangeira detida no Irão. Caso não estará relacionado com prisão de dois turistas também britânicos e australianos. Austrália afasta tese de "guerra diplomática".
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Armamento Nuclear

Irão acusado de ocultar testes com armas nucleares

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu revelou hoje imagens de satélite da pequena cidade de Abadeh para provar que o Irão destruiu uma instalação militar onde realizava testes nucleares.
Irão

"Resta pouco tempo" para salvar acordo nuclear

O Irão anunciou que mantém o mesmo grau de transparência para com a Agência Internacional de Energia Atómica desde o acordo nuclear em 2015, mas alerta que resta pouco tempo para o salvar.
Irão

Irão acaba com limites ao desenvolvimento nuclear

Presidente iraniano quer fornecer ao país tudo o que precisa para o enriquecimento de urânio. Trump admite encontra-se com Rohani, mas diz que Estados Unidos não "precisam de ninguém" para negociar.
Irão

Irão. Casamento com menina de 9 anos indigna

779
As imagens de um casamento entre uma menor e um homem mais velho chocaram o Irão. O matrimónio foi anulado. Caso vai ser levado a tribunal. No Irão, a menina devia ter pelo menos 13 anos para casar.
Médio Oriente

Hezbollah ameaça atingir Israel "em profundidade"

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, assegurou que o seu movimento é capaz de atingir "em profundidade" o território de Israel em caso de ataque do Estado hebreu.
Irão

Irão. Explosão de "rocket" foi falha técnica

A explosão de um 'rocket' no centro espacial Íman Khomeini, que ocorreu na passada semana devido a uma falha técnica, não causou mortos e o governo iraniano descartou possibilidade de "sabotagem".
Acordo Nuclear

Irão. UE estuda acordo "complementar" no nuclear

A chefe da diplomacia europeia admitiu que a UE está a analisar novas formas de conseguir consenso com o Irão relativamente ao programa de mísseis e que "novos canais de diálogo" são "bem-vindos".
Petróleo

MNE britânico quer salvaguardar acordo nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, encontra-se com homólogos europeus para discutir como salvaguardar o acordo nuclear com o Irão e proteger o transporte marítimo em Ormuz.
Ativismo

Iraniana vai ser presa por protestar contra véu

16087
A jovem é acusada de "difundir a corrupção e a prostituição ao retirar o hijab e caminhar sem o véu", bem como de "difundir propaganda contra o Estado". Terá de cumprir pelo menos 12 anos de prisão.
Irão

Funcionária iraniana do British Council condenada

Detida em maio de 2018 quando visitava a família no Irão, Aras Amiri foi condenada a 10 anos de prisão por espionagem. Anousheh Ashouri, britânico-iraniana, recebeu a mesma sentença.
G7

Amazónia. Países do G7 vão ajudar

Macron disse que os países do G7 concordaram em dar apoio aos Estados afetados com os incêndios. Na reunião decidiu-se também que França irá fala com Irão sobre a escalada de violência.
G7

G7. Macron e Trump discutem situação na Amazónia

Os dois presidentes encontraram este sábado para almoçar e para discutir "elementos de convergência" relativos aos fogos na Amazónia e outros temas. Macron diz que não quer "política anti-Bolsonaro".
Conflitos

Navio de guerra britânico mobilizado para o Golfo

Um novo navio de guerra britânico, o HMS Defender, foi mobilizado para proteger as embarcações comerciais no estreito de Ormuz, no Golfo, região no centro de tensões com o Irão.
Irão

Irão tem novo sistema de defesa antiaérea

O "Bavar-373" é o primeiro sistema de mísseis antiaéreos de alcance superior a 200 quilómetros produzido no Irão. Presidente Hassan Rohani esteve presente na cerimónia de apresentação do sistema.
Emmanuel Macron

Macron vai ter reunião com Irão sobre nuclear

Presidente de França, Emmanuel Macron, anunciou que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7 para trabalhar em propostas que salvaguardem o acordo nuclear iraniano.
Geopolítica

EUA emitem mandado de captura a petroleiro do Irão

Os EUA anunciaram que emitiram um mandado de captura do petroleiro iraniano arrestado em Gibraltar, um dia depois do território britânico ter autorizado o navio a deixar as suas águas territoriais.
Petróleo

Irão. Produção de petróleo cai 2% em julho

A produção do Irão caiu em julho, para 2,213 milhões de barris por dia, face ao mês anterior, o que corresponde a menos 47 mil barris diários que no mês de junho.
Irão

Petroleiro iraniano vai para o Mediterrâneo

Teerão diz que o navio mudou de pavilhão panamiano para iraniano. Navio foi arrestado em julho por transportar petróleo para a Síria. Destino final ainda é incerto.
Geopolítica

Gibraltar. EUA pedem arresto de petroleiro do Irão

O Departamento de Justiça norte-americano pediu a Gibraltar, ao abrigo da cooperação judiciária, para arrestar o petroleiro iraniano ali retido há um mês.
Médio Oriente

Iraque: Estados árabes garantem segurança do Golfo

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.
Universidade de Coimbra

Iraniano pedala 8.000 quilómetros até Coimbra

116
Sadegh Alizadeh, de 33 anos, pedalou durante 100 dias, passando por 14 países. Deixou a sua terra natal, Tabriz, a 24 de abril e, ao fim de cerca de 80 quilómetros por dia, chegou a Coimbra.
Reino Unido

Golfo: Reino Unido envia mais um navio de guerra

114
Um segundo navio de guerra britânico chegou ao Golfo para garantir "a segurança" das embarcações britânicas que utilizam o estreito de Ormuz, anunciou o Ministério da Defesa do Reino Unido.
Acordo Nuclear

Reunião em Viena para tentar salvar acordo nuclear

A comissão conjunta do acordo nuclear reúne-se para tentar salvar o compromisso alcançado em 2015 -- agora num contexto de tensão acrescida entre dois dos signatários, o Irão e o Reino Unido.
Irão

Golfo Pérsico. Marinha "escolta" navio britânico

Cargueiro "BW Elm" é o primeiro navio do Reino Unido a navegar no Estreito de Ormuz depois de um petroleiro britânico ter sido apresado pelo Irão. Marinha de Guerra britânica acompanhou o trajeto.
Diplomacia

Missão em Ormuz? Nada resolve, diz embaixador

Morteza Jami diz que a situação já é delicada o suficiente e que missão nada vai resolver. Defende que apreensão de petroleiro iraniano em Gibraltar foi "pirataria estatal" e um pedido dos EUA.
Diplomacia

Embaixador do Irão desvaloriza questão dos vistos

Morteza Damanpak Jami não deu importância à suspensão de vistos iranianos em Portugal. Afirma que não está relacionada com a segurança da embaixada.
Irão

Irão anuncia reunião para salvar acordo de Viena

Os países que compõe o acordo de Viena vão reunir no domingo. Irão diz que os progressos para amenizar as sanções norte-americanas são até agora "insuficientes".
Irão

Irão descarrega petróleo em portos chineses

314
EUA afirmam que qualquer país que comprar petróleo ao Irão será punido. Mas desde janeiro, a China recebeu cerca de 12 milhões de toneladas de petróleo iraniano. Barris ainda aparecem na alfândega.
Reino Unido

Irão. Reino Unido quer proteção marítima europeia

142
Jeremy Hunt quer garantir uma "passagem segura de tripulações e mercadorias" numa região que considera "crucial". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico quer medida executada já.
Presidente Trump

Trump desmente Irão sobre os 17 agentes da CIA

Irão afirma que deteve 17 alegados espiões da CIA e que alguns já foram condenados à morte. Trump diz que relatos são "apenas mais mentiras e propaganda". "Zero verdade", afirma.
Irão

Irão condena à morte alegados espiões da CIA

É o mais recente desenvolvimento na escalada de tensão entre Teerão e Washington. Governo iraniano diz ter desmantelado rede de 17 iranianos que trabalhavam para a agência norte-americana CIA.
Irão

Irão. Parlamento apoia captura de barco britânico

Os representantes políticos aprovaram a iniciativa da Guarda Revolucionária: "Os britânicos cometeram pirataria e nós respondemos", disse Ali Larijani, o presidente do parlamento
Irão

Irão ao Reino Unido: que não seja cúmplice dos EUA

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohamad Yavad Zarif, exigiu ao Reino Unido que deixe de ser "cúmplice" das sanções dos Estados Unidos contra o Irão.
Reino Unido

Reino Unido. Navios devem evitar estreito de Ormuz

O aviso foi feito pelo Governo britânico e surge depois de dois petroleiros terem sido apreendidos pela Guarda Revolucionária iraniana. Medida é de cariz provisório.
Irão

Irão "prova" que 'drone' não foi abatido pelos EUA

108
Depois de Donald Trump ter anunciado que os Estados Unidos abateram um drone iraniano, a potência do médio oriente apresentou um vídeo onde desmente o líder dos EUA.
Irão

Petroleiros britânicos apreendidos pelo Irão

149
A notícia é dada pela BBC, que cita os média locais. A apreensão deu-se perto do Estreito de Ormuz e os donos do barco afirmam que ele foi abordado "por pequenas embarcações não identificadas."
Reino Unido

Gibraltar prolonga arresto de petroleiro iraniano

O Irão tem exigido que a marinha britânica liberte o petroleiro que está detido em Gibraltar num clima de tensão por causa do acordo nuclear.
Donald Trump

Irão nega ataque dos EUA a drone

166
Donald Trump afirmou na quinta-feira que o USS Boxer abateu um drone iraniano para prevenir uma ameaça. Esta sexta-feira, o Governo iraniano nega o ataque e diz que o drone abatido deve ser dos EUA.
Acordo Nuclear

Rússia e França tentam salvar acordo nuclear

O acordo de 2015, concluído após vários anos de esforços diplomáticos, prevê uma limitação do programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções internacionais contra o país.
Irão

Irão apreende petroleiro por contrabando 

Origem do navio é desconhecida, mas apreensão surge no meio de tensão entre Londres e Teerão. Irão fala em "embarcação estrangeira" que estava a fazer contrabando de petróleo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Irão. Vistos suspensos após ataque a funcionário

O ataque a um funcionário da embaixada portuguesa em Teerão, em março, parece ter justificado as preocupações com a quebra de segurança, noticia o Público.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Suspensão de vistos deve-se a secção consular

312
Santos Silva emitiu um comunicado em que explicou a suspensão de vistos a iranianos. "As razões de segurança prendem-se com as condições de funcionamento da secção consular” em Teerão, disse.
Acordo Nuclear

Irão pede à Europa a adoção de medidas "eficazes"

O porta-voz dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Moussavi pede aos europeus que "demonstrem a sua vontade política e a sua capacidade" para permitir que o Irão "beneficie na prática" do acordo.
Acordo Nuclear

Acordo com Irão: fracasso será ameaça existencial

Jeremy Hunt deixou o aviso antes de se reunir esta segunda-feira com os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Bruxelas. A ideia é atenuar a crispação existente com o Irão-
Irão

Irão pronto a negociar se EUA levantarem sanções

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, diz que o país está pronto a negociar acordo nuclear com os Estados Unidos se e quando "pararem com as sanções e o assédio".
Reino Unido

Navio do Irão retido poderia ir para a Síria 

Petroleiro iraniano Grace 1 foi retido a 4 de julho pelo Reino Unido, ao largo de Gibraltar, por suspeitas de violar as sanções da União Europeia contra o regime de Bashar al-Assad na Síria.
Irão

Reino Unido reforça presença militar no Golfo 

182
Um navio HMS Duncan, Type 45 Destroyer será enviado nos próximos dias para o Golfo Pérsico. Reforço militar surge depois de Teerão exigir a libertação do petroleiro apreendido pelos britânicos.
Irão

Cresce tensão no Estreito de Ormuz

329
Reino Unido diz que barcos iranianos tentaram deter petroleiro britânico depois de detido navio iraniano que levaria petróleo para a Síria. Foram impedidos por um navio de guerra britânico. Irão nega.
Música

Irão. Banda de metal condenada a 14 anos de prisão

285
O duo de músicos foi detido em 2015 e chegou a enfrentar pena de morte. Foram libertados para aguardar sentença. Tribunal de Teerão diz agora que banda fez propaganda anti-regime e insultou religião.
Irão

Irão ameaça Reino Unido por arresto do petroleiro

“Deixo um aviso aos britânicos: foram vocês que tiveram a iniciativa e serão vocês a sentir as consequências”, afirmou o presidente do Irão Hassan Rohani nesta quarta-feira após arresto de navio.
Acordo Nuclear

Agência Atómica confirma excesso de urânio no Irão

Está convocada uma reunião extraordinária do conselho dos governadores da AIEA para avaliar os últimos desenvolvimentos relativos ao acordo nuclear.
Irão

Nuclear. Irão já começou a enriquecer urânio 

255
Teerão ameaçou e cumpriu. Já ultrapassou os limites impostos pelo acordo nuclear. Moscovo está preocupado e apela ao diálogo. China denuncia "intimidação" dos Estados Unidos.
Irão

EUA ameaçam Irão com mais sanções

Mike Pompeo disse ao Irão para esperar novas sanções caso continue a expandir o programa nuclear. Israel já tinha pedido castigos para o país, que desobedece assim a um acordo assinado em 2015.
Acordo Nuclear

Nuclear: UE preocupada com decisão do Irão

Os países da UE que assinaram acordo nuclear com o Irão "está extremamente preocupado" com a decisão do país de aumentar o enriquecimento além do limite.
Irão

Israel pede "sanções imediatas" ao Irão

236
O primeiro-ministro de Israel pediu às potências mundiais que apliquem "sanções imediatas" ao Irão assim que for ultrapassado o nível de enriquecimento de urânio previsto pelo acordo nuclear.
Irão

Irão rompe acordo. Retoma enriquecimento de urânio

305
O Irão retomará o enriquecimento de urânio a uma taxa superior a 3,67%, quebrando assim um dos principais compromissos assumidos no acordo assinado em 2015.
Irão

Trump diz ao Irão para parar com ameaças

Irão anunciou que no domingo começa a enriquecer urânio para lá do limite estipulado no acordo nuclear — e Trump aconselhou Teerão a não fazer ameaças: "Podem morder como nunca".
Irão

Irão vai aumentar reservas de urânio até domingo

138
Hassan Rouhani diz que o país "irá dar o próximo passo". O Irão confirmou que vai continuar a aumentar as reservas de urânio até domingo se a Europa não avançar com soluções para o acordo nuclear.
Rússia

Rússia responsabiliza EUA por forçar Irão a quebra

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo disse que este desenvolvimento é o "resultado natural" da campanha de máxima pressão desencadeada pelos Estado Unidos contra o Irão.
Irão

O culto iraniano que (agora) apoia os EUA /premium

Antes, gritavam "morte à América" e queriam ver o sangue dos americanos a "jorrar pelo chão". Hoje, têm vários amigos na Casa Branca e pagam-lhes fortunas para apoiarem uma guerra contra o Irão.
Irão

ONU confirma que Irão ultrapassou limite nuclear

A AIEA adianta que o Irão ultrapassou os limites de combustível nuclear estipulados pelo acordo de 2015. O presidente Hassan Rouhani já tinha avisado que o país não iria respeitar as regras.
Acordo Nuclear

Nuclear. Irão avisa que a sua paciência terminou

"Sentimos que a paciência da República Islâmica do Irão para o cumprimento unilateral deste acordo multilateral se está a esgotar", disse o porta-voz do MNE iraniano.
Diplomacia

Trump quer ajuda de Merkel na pressão ao Irão

O Presidente dos EUA chamou "amiga" a Angela Merkel e elogiou a chanceler. A tensão no Golfo Pérsico marcou o diálogo entre os dois. Trump quer que Merkel se junte aos EUA para manter pressão.
Emmanuel Macron

Macron quer evitar "ao máximo" conflito EUA-Irão

O chefe de Estado francês garante que vai falar com Trump no G20 para apelar ao fim do conflito. Sobre conflito breve que Trump referiu, Macron afirma: "Não há guerra curta".
Donald Trump

Trump diz que eventual guerra com Irão será curta 

O Presidente Donald Trump afirmou esperar que não haja guerra e sublinhou que, caso o conflito aconteça, os Estados Unidos estão “numa posição muito forte e [a guerra] não durará muito tempo”.
Irão

Santos Silva pede ao Irão que cumpra acordo

"A UE tem dito [...] que não se verifica até ao momento nenhum incumprimento do lado do Irão e, por isso mesmo, temos apelado às autoridades iranianas para não incumprirem agora", disse Augusto Silva.
Donald Trump

Trump ameaça Irão com "força esmagadora"

165
A recente ameaça de sanções ao Irão atiçou ainda mais a tensão entre os Estados Unidos e o Irão. Trump é claro: "O exército dos Estados Unidos é de longe a força militar mais poderosa no mundo".
Irão

Irão renuncia a compromissos do acordo nuclear

Shamkhani, secretário-geral do CSSN, queixa-se dos europeus por exercerem uma "pressão crescente" para forçar o Irão "a continuar a respeitar" os seus compromissos "sem que as outras partes" cumpram.
Irão

Presidente iraniano acusa EUA de mentirem

Multiplicam-se as reações iranianas às sanções dos EUA. O Presidente do Irão acusa Trump de mentir, depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros falar no fim da diplomacia e na sede de guerra.
Ministério da Defesa

Tensão EUA-Irão preocupa Gomes Cravinho

Gomes Cravinho mostra-se preocupado pelo aumento de tensão entre Estados Unidos e Irão. Guterres já tinha afirmado que o mundo "não pode suportar uma confrontação no Golfo".
Presidente Trump

Trump anuncia novas sanções ao Irão

160
Esta segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos anunciou na Casa Branca que vai impor novas sanções ao Irão. Objetivo é aumentar pressão e enfraquecer o poder económico do país.
Irão

Irão. Representante dos EUA pede mais segurança

Brian Hook sugere o "reforço" da força marítima multinacional no Golfo Pérsico e a criação de uma nova iniciativa de segurança marítima. Trump apelou à proteção de petroleiros internacionais.
Irão

O Irão minimiza novas sanções dos EUA

O porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano disse a jornalistas que as sanções económicas que Washington prevê anunciar "não vão ter consequências" para a economia do Irão.
Irão

Irão diz ter capacidade para derrubar mais drones 

111
Hossein Khanzadi,comandante das forças navais do Irão, avisou os EUA sobre a capacidade do país de derrubar mais drones.
Estados Unidos da América

Trump garante novas sanções para o Irão

A tensão entre os dois países não tem parado de crescer. Washington aconselha Irão a não confundir a prudência americana com fraqueza. Teerão acusa Trump de ser o culpado pelo aumento da crispação.
Donald Trump

Trump diz que não quer guerra com o Irão

108
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu, em entrevista, que não procura uma guerra com o Irão e está disponível para contactos, condições prévias.
Irão

EUA querem que Irão alivie tensão no Golfo Pérsico

Os Estados Unidos exortaram "todos os países a convencerem o Irão a aliviar a tensão" no Golfo Pérsico. Garantem que "não têm nenhum interesse num confronto militar com o Irão".
Irão

Irão lembra outro caso com drone americano em maio

O Irão fez referência a um anterior incidente com outro drone "espião" americano, em finais de maio, e acusou os EUA de recorrerem a uma "jogada invasora" para aumentar a tensão na região.
Irão

EUA lança ciberataque contra mísseis do Irão

172
Segundo o jornal Washington Post, os ciberataques estavam a ser planeados há várias semanas e visavam os computadores que controlam os lançamentos de mísseis e de foguetes do Irão.
Nações Unidas

Tensão EUA-Irão. ONU pede "máximo autocontrolo"

Maria Fernanda Espinosa, presidente da Assembleia-Geral da ONU, defendendo o diálogo como "a única maneira" de evitar um agravamento da tensão entre Washington e Teerão.
Irão

Irão pronto a "reagir a qualquer agressão" dos EUA

124
Depois de os EUA terem cancelado um ataque contra o Irão 10 minutos antes de o levarem a cabo, o Irão diz que está pronto a reagir a qualquer violação do seu território.
Guerra

O Irão de 2019 é igual ao Iraque de 2003? /premium

251
O Irão e os EUA podem estar à beira de uma guerra, mas olhar para um possível conflito pelo prisma do Iraque de 2003 é errado. Desta vez, EUA não têm aliados — e enfrentam um inimigo muito mais forte.
Nações Unidas

EUA pedem reunião do Conselho de Segurança

Os Estados Unidos pediram a realização na segunda-feira de uma reunião à porta fechada do Conselho de Segurança da ONU para falar sobre os últimos desenvolvimentos relacionados com o Irão.
Irão

Irão: avião tripulado também violou espaço aéreo

O Irão assegurou que podia ter abatido na quinta-feira outro aparelho militar norte-americano, um avião P-8 com 35 pessoas a bordo, que também violou nesse dia o espaço aéreo iraniano.
Índia

Índia envia navios de guerra para o Golfo de Omã

Segundo o porta-voz da marinha indiana foram mobilizados dois navios para realizar operações de segurança, escoltar navios comerciais indianos e "coordenar entre as partes interessadas".
Irão

TV iraniana divulga imagens de destroços do drone

A televisão estatal iraniana divulgou hoje imagens do que apresentou como os destroços do avião não tripulado ('drone') da Marinha dos Estados Unidos abatido na véspera pelo Irão.
Estados Unidos da América

Ataque ao Irão cancelado 10 minutos antes

1067
Os aviões já estariam no ar e os navios a postos, mas operação foi cancelada 10 minutos antes porque faria 150 mortos e não era proporcional. Companhias deixam de voar na zona.
Médio Oriente

EUA vão responder ao Irão? "Em breve saberão"

212
O Irão abateu um drone militar dos EUA. Trump organizou uma reunião na Casa Branca para avaliar a crise. E admitiu que pode ter sido um engano de um "oficial iraniano estúpido ou descuidado".
Estados Unidos da América

EUA: arma semelhante às iranianas atingiu navio 

Os Estados Unidos continuam a apresentar provas sobre o eventual envolvimento do Irão nos ataques a dois petroleiros no Golfo de Omã há uma semana.
Acordo Nuclear

Irão põe em causa cumprimento do acordo nuclear

Porta-voz da Agência de Energia Atómica do Irão diz que apenas na condição de os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança cumprirem acordos o Irão eliminará "a suspensão das obrigações".
China

China pede contenção a EUA e Irão

China pede "cabeça fria" depois de os EUA anunciarem o envio de cerca de mil soldados para o Médio Oriente. Medida surgiu após Washington acusar o Irão de atacar petroleiros no Mar de Omã.
Estados Unidos da América

EUA decidem enviar mil soldados para Médio Oriente

Secretário da Defesa anunciou reforço de mil tropas para a região. Objetivo é reagir ao "comportamento hostil" do Irão, embora Washington assegure que não procura o "conflito" com Teerão.
Acordo Nuclear

UE considera que Irão cumpre acordo nuclear

A União Europeia assegurou que vai considerar que o Irão está a cumprir com as suas obrigações decorrentes do acordo nuclear, até que apareçam provas científicas de que está a desrespeitá-los.
Acordo Nuclear

Irão vai ultrapassar limites de reservas de urânio

"Hoje começou a contagem regressiva para ultrapassar os 300 quilos de reservas enriquecidas de urânio", disse Behrouz Kamalv. Anúncio foi feito depois de acusações ao Irão sobre ataques a petroleiro.
Geopolítica

Quem atacou petroleiros? Rússia pede contenção

O Kremlin pediu contenção na atribuição de acusações "sem fundamento" sobre a autoria dos recentes ataques a dois petroleiros no golfo de Omã. As bases da economia mundial podem ficar em risco.
Papa Francisco

Papa preocupado com tensão no Golfo Pérsico

O Papa Francisco manifestou a sua preocupação com o aumento da tensão no Golfo Pérsico e instou a comunidade internacional a promover o diálogo e a paz na região.
Geopolítica

Japão pede aos EUA provas do envolvimento do Irão

148
O Governo japonês pediu aos Estados Unidos mais provas para sustentar a afirmação de que o Irão é o responsável pelos ataques de quinta-feira contra dois petroleiros no Golfo de Omã.
Geopolítica

Arábia Saudita alerta Irão que não hesitará reagir

212
O príncipe herdeiro saudita disse que "não hesitará" reagir a qualquer ameaça contra o reino, comentando a tensão com o Irão, após o ataque a dois petroleiros no Golfo de Omã.
Irão

Irão contra posição de Londres nos ataques

Diplomata iraniano Mahmoud Barimani protestou contra a "perseguição cega e apressada" dos Estados Unidos em acusarem o Irão pelos ataques a dois petroleiros no Golfo de Omã.
Emirados Árabes Unidos

Omã. Emirados querem intervenção internacional

Os Emirados Árabes Unidos apelaram à intervenção das potências internacionais para a proteção do comércio marítimo e para o aprovisionamento de energia no Golfo de Omã.
Irão

Iraniano-britânica detida no Irão em greve de fome

Nazanin Zaghari-Ratcliffe, uma iraniano-britânica detida há mais de três anos no Irão, iniciou uma greve de fome para exigir a sua libertação, anunciou o marido, que se vai juntar ao protesto.
Diplomacia

RU: "Irão deve ser o responsável" pelos ataques  

Jeremy Hunt apelou ao Irão para que acabe com a "atividade desestabilizadora", sublinhando que o Reino Unido "está em estreita coordenação com os parceiros internacionais para encontrar soluções".
Estados Unidos da América

Uma crise que pode ir do Irão à fila da gasolina /premium

341
Voltaram a explodir petroleiros ao largo do Irão — e os EUA acusam aquele regime. Teerão nega, mas ameaça fechar o estreito de Ormuz se as sanções continuarem. Está uma crise petrolífera por perto?
Médio Oriente

Dois petroleiros atacados. EUA mostram vídeo

506
Dois petroleiros terão sido atacados no golfo de Omã, perto do estreito de Ormuz, segundo a Marinha dos EUA. Os Estados Unidos suspeitam de minas colocadas no casco do navio e divulgam um vídeo.
Irão

Irão. Presidente lamenta inação da Europa

Hassan Rouhani lamenta que a União Europeia não tenha "tomado qualquer medida prática" para salvar o acordo nuclear de 2015 - do qual os EUA se retiraram em maio de 2018.
Irão

Só fim das sanções pode reduzir tensão com EUA

O chefe da diplomacia iraniana também sublinhou que o Irão "nunca" iria iniciar uma guerra. No entanto, garantiu que se for atacado não será o outro Estado "a terminá-la".
Irão

Irão. Pena de morte para ataques com ácido

2932
O parlamento iraniano decidiu este domingo que os autores de ataques com ácido vão passar a ser punidos com pena de morte. Este tipo de crime é muito comum no país, sobretudo contra mulheres.
Petróleo

Irão exporta petróleo por vias não-convencionais

Apesar das sanções dos Estados Unidos, o Irão garante que continua a vender petróleo de forma "não oficial", embora não as divulgue porque "os Estados Unidos as impediriam imediatamente".
Estados Unidos da América

EUA impõem novas sanções ao Irão

Os Estados Unidos acusam a Companhia Petroquímica do Golfo Pérsico, a maior petrolífera do Irão, de apoiar uma fação do exército iraniano. EUA falam em financiamento de operação terrorista.
Jerusalém

Irão manifesta-se em força no "Dia de Jerusalém" 

O apoio ao povo palestiniano perante a ocupação israelita e a rejeição do plano de paz dos EUA são as motivações que levaram os centenas de milhares de irarianos a sair à rua no "Dia de Jerusalém".
Irão

"Não há razão para o Irão abandonar o acordo"

O Conselheiro de Segurança Nacional de Donald Trump disse que o Irão não tem "razão para fazer (enriquecimento do urânio), a menos que seja para reduzir o tempo para ter armas nucleares".
Irão

Irão: Ações dos EUA vão revelar a reais intenções

O chefe da diplomacia iraniana disse que há muito tempo que as armas nucleares foram proibidas e acrescentou que "o terrorismo económico está a prejudicar o povo iraniano e a causar tensão na região".
Irão

Presidente do Irão quer referendo sobre nuclear 

Presidente do Irão, Hassan Rouhani, defende que o país pode realizar um referendo sobre o programa nuclear. Proposta surge num contexto de guerras de palavras e agravamento das tensões com os EUA.
Estados Unidos da América

EUA estudam reforçar tropas no Médio Oriente

Numa altura em que a tensão entre EUA e Irão tem sido notícia, com avisos e ameaças de parte a parte, a Defesa estará a avaliar o envio de uma contingência militar para prevenir ataques.
Donald Trump

Diálogos entre EUA e Irão são fake news, diz Trump

O presidente norte-americano diz que não está em contactos com o Irão e acusa os meios de comunicação de fake news. "É uma informação falaciosa". Acrescenta que a economia do Irão está a decrescer.
Irão

Irão ultrapassa limite de produção de urânio

O Irão apenas pode produzir urânio enriquecido até 300 quilos. Agora, o país está a aumentar em quatro vezes esta produção. Caso surge na sequência do aumento de tensão entre Irão e EUA.
Irão

"Sarcasmo genocida" de Trump não acabará com Irão

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, respondeu às últimas ameaças contra o seu país afirmando que "o sarcasmo genocida" de Donald Trump não acabará com o Irão.
Geopolítica

Trump para Irão. "Nunca mais" ameacem os EUA

409
O Presidente norte-americano, Donald Trump, avisou o Irão para "nunca mais" ameaçar os Estados Unidos da América, e advertiu Teerão que, se quiser lutar, será o seu "fim oficial".
Guerra

EUA e Irão em guerra? 5 perguntas e respostas /premium

130
Em Washington e em Teerão, ninguém admite abertamente um cenário de guerra, mas ambos os lados movimentam-se como se fosse isso mesmo. Estão a fazer bluff ou avançam para uma guerra sem precedentes?
Irão

Irão: "Preparem-se para uma guerra por procuração"

Qassem Suleimani, que deixou o aviso, é um dos militares mais influentes do Irão e controla milícias como o Hezbollah. Declaração surge numa altura em que a escalada de tensão com os EUA aumenta.
Conversas à Quinta

América e Irão medem forças. Bluff ou ameaça real?

Sanções mais duras, porta-aviões a caminho, retórica em alta. Do outro lado, atentados e ataques com drones. Até onde irá a escalada de tensão no Golfo Pérsico onde EUA e Irão testam limites?
Irão

Meninas a dançar enfurecem governo do Irão

114
Vários vídeos de alunos a dançar, no Irão, foram partilhados nas redes sociais. O ministro da Educação acha-os "indecentes". Não é a primeira vez que dançar publicamente gera polémica no país.
Irão

EUA retiram pessoal diplomático do Iraque

São invocadas razões de segurança devido à escalada da tensão com o Irão. Serviços de emissão de vistos serão temporariamente suspensos. Capacidade de fornecer serviços de emergência será limitada.
Rússia

Putin recebe Pompeo em cenário de crescente tensão

Mike Pompeo irá reunir-se esta terça-feira com o seu homólogo russo Sergei Lavrov, que espera saber de que forma os norte-americanos "pretendem sair da crise que eles próprios criaram".
União Europeia

UE diz que Pompeo é bem-vindo a Bruxelas 

A chefe de diplomacia da UE afirmou que Mike Pompeo "é sempre bem-vindo" a Bruxelas mas reconhece que será difícil agendar uma reunião pois já têm "uma agenda muito carregada para todo o dia".
Estados Unidos da América

Chefe da diplomacia vai a Bruxelas discutir Irão

Mike Pompeo adia a viagem à Rússia e viaja, esta segunda-feira, para Bruxelas para reunir com funcionários de França, Reino Unido e Alemanha, países europeus que assinaram o acordo nuclear iraniano.
Irão

Nuclear. Irão deixa tratado, EUA reagem no Pérsico

114
O Irão ameaça voltar ao programa de enriquecimento do urânio e os EUA reagiram: Pompeo foi para o Iraque e um porta-aviões para o Golfo Pérsico. Rússia fala em "pressão desproporcionada".
Estados Unidos da América

EUA alertam para ameaça do Irão

Os Estados Unidos enviaram para o Médio Oriente o porta-aviões "Abraham Lincoln" e um conjunto de navios. Afirmam que não procuram uma guerra, mas estão preparados para responder a qualquer ataque.
A página está a demorar muito tempo.