Irão

Geopolítica

EUA emitem mandado de captura a petroleiro do Irão

Os EUA anunciaram que emitiram um mandado de captura do petroleiro iraniano arrestado em Gibraltar, um dia depois do território britânico ter autorizado o navio a deixar as suas águas territoriais.
Petróleo

Irão. Produção de petróleo cai 2% em julho

A produção do Irão caiu em julho, para 2,213 milhões de barris por dia, face ao mês anterior, o que corresponde a menos 47 mil barris diários que no mês de junho.
Irão

Petroleiro iraniano vai para o Mediterrâneo

Teerão diz que o navio mudou de pavilhão panamiano para iraniano. Navio foi arrestado em julho por transportar petróleo para a Síria. Destino final ainda é incerto.
Geopolítica

Gibraltar. EUA pedem arresto de petroleiro do Irão

O Departamento de Justiça norte-americano pediu a Gibraltar, ao abrigo da cooperação judiciária, para arrestar o petroleiro iraniano ali retido há um mês.
Médio Oriente

Iraque: Estados árabes garantem segurança do Golfo

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.
Universidade de Coimbra

Iraniano pedala 8.000 quilómetros até Coimbra

116
Sadegh Alizadeh, de 33 anos, pedalou durante 100 dias, passando por 14 países. Deixou a sua terra natal, Tabriz, a 24 de abril e, ao fim de cerca de 80 quilómetros por dia, chegou a Coimbra.
Reino Unido

Golfo: Reino Unido envia mais um navio de guerra

114
Um segundo navio de guerra britânico chegou ao Golfo para garantir "a segurança" das embarcações britânicas que utilizam o estreito de Ormuz, anunciou o Ministério da Defesa do Reino Unido.
Acordo Nuclear

Reunião em Viena para tentar salvar acordo nuclear

A comissão conjunta do acordo nuclear reúne-se para tentar salvar o compromisso alcançado em 2015 -- agora num contexto de tensão acrescida entre dois dos signatários, o Irão e o Reino Unido.
Irão

Golfo Pérsico. Marinha "escolta" navio britânico

Cargueiro "BW Elm" é o primeiro navio do Reino Unido a navegar no Estreito de Ormuz depois de um petroleiro britânico ter sido apresado pelo Irão. Marinha de Guerra britânica acompanhou o trajeto.
Diplomacia

Missão em Ormuz? Nada resolve, diz embaixador

Morteza Jami diz que a situação já é delicada o suficiente e que missão nada vai resolver. Defende que apreensão de petroleiro iraniano em Gibraltar foi "pirataria estatal" e um pedido dos EUA.
Diplomacia

Embaixador do Irão desvaloriza questão dos vistos

Morteza Damanpak Jami não deu importância à suspensão de vistos iranianos em Portugal. Afirma que não está relacionada com a segurança da embaixada.
Irão

Irão anuncia reunião para salvar acordo de Viena

Os países que compõe o acordo de Viena vão reunir no domingo. Irão diz que os progressos para amenizar as sanções norte-americanas são até agora "insuficientes".
Irão

Irão descarrega petróleo em portos chineses

314
EUA afirmam que qualquer país que comprar petróleo ao Irão será punido. Mas desde janeiro, a China recebeu cerca de 12 milhões de toneladas de petróleo iraniano. Barris ainda aparecem na alfândega.
Reino Unido

Irão. Reino Unido quer proteção marítima europeia

142
Jeremy Hunt quer garantir uma "passagem segura de tripulações e mercadorias" numa região que considera "crucial". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico quer medida executada já.
Presidente Trump

Trump desmente Irão sobre os 17 agentes da CIA

Irão afirma que deteve 17 alegados espiões da CIA e que alguns já foram condenados à morte. Trump diz que relatos são "apenas mais mentiras e propaganda". "Zero verdade", afirma.
Irão

Irão condena à morte alegados espiões da CIA

É o mais recente desenvolvimento na escalada de tensão entre Teerão e Washington. Governo iraniano diz ter desmantelado rede de 17 iranianos que trabalhavam para a agência norte-americana CIA.
Irão

Irão. Parlamento apoia captura de barco britânico

Os representantes políticos aprovaram a iniciativa da Guarda Revolucionária: "Os britânicos cometeram pirataria e nós respondemos", disse Ali Larijani, o presidente do parlamento
Irão

Irão ao Reino Unido: que não seja cúmplice dos EUA

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohamad Yavad Zarif, exigiu ao Reino Unido que deixe de ser "cúmplice" das sanções dos Estados Unidos contra o Irão.
Reino Unido

Reino Unido. Navios devem evitar estreito de Ormuz

O aviso foi feito pelo Governo britânico e surge depois de dois petroleiros terem sido apreendidos pela Guarda Revolucionária iraniana. Medida é de cariz provisório.
Irão

Irão "prova" que 'drone' não foi abatido pelos EUA

108
Depois de Donald Trump ter anunciado que os Estados Unidos abateram um drone iraniano, a potência do médio oriente apresentou um vídeo onde desmente o líder dos EUA.
Irão

Petroleiros britânicos apreendidos pelo Irão

149
A notícia é dada pela BBC, que cita os média locais. A apreensão deu-se perto do Estreito de Ormuz e os donos do barco afirmam que ele foi abordado "por pequenas embarcações não identificadas."
Reino Unido

Gibraltar prolonga arresto de petroleiro iraniano

O Irão tem exigido que a marinha britânica liberte o petroleiro que está detido em Gibraltar num clima de tensão por causa do acordo nuclear.
Donald Trump

Irão nega ataque dos EUA a drone

166
Donald Trump afirmou na quinta-feira que o USS Boxer abateu um drone iraniano para prevenir uma ameaça. Esta sexta-feira, o Governo iraniano nega o ataque e diz que o drone abatido deve ser dos EUA.
Acordo Nuclear

Rússia e França tentam salvar acordo nuclear

O acordo de 2015, concluído após vários anos de esforços diplomáticos, prevê uma limitação do programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções internacionais contra o país.
Irão

Irão apreende petroleiro por contrabando 

Origem do navio é desconhecida, mas apreensão surge no meio de tensão entre Londres e Teerão. Irão fala em "embarcação estrangeira" que estava a fazer contrabando de petróleo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Irão. Vistos suspensos após ataque a funcionário

O ataque a um funcionário da embaixada portuguesa em Teerão, em março, parece ter justificado as preocupações com a quebra de segurança, noticia o Público.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Suspensão de vistos deve-se a secção consular

312
Santos Silva emitiu um comunicado em que explicou a suspensão de vistos a iranianos. "As razões de segurança prendem-se com as condições de funcionamento da secção consular” em Teerão, disse.
Acordo Nuclear

Irão pede à Europa a adoção de medidas "eficazes"

O porta-voz dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Moussavi pede aos europeus que "demonstrem a sua vontade política e a sua capacidade" para permitir que o Irão "beneficie na prática" do acordo.
Acordo Nuclear

Acordo com Irão: fracasso será ameaça existencial

Jeremy Hunt deixou o aviso antes de se reunir esta segunda-feira com os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Bruxelas. A ideia é atenuar a crispação existente com o Irão-
Irão

Irão pronto a negociar se EUA levantarem sanções

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, diz que o país está pronto a negociar acordo nuclear com os Estados Unidos se e quando "pararem com as sanções e o assédio".
Reino Unido

Navio do Irão retido poderia ir para a Síria 

Petroleiro iraniano Grace 1 foi retido a 4 de julho pelo Reino Unido, ao largo de Gibraltar, por suspeitas de violar as sanções da União Europeia contra o regime de Bashar al-Assad na Síria.
Irão

Reino Unido reforça presença militar no Golfo 

182
Um navio HMS Duncan, Type 45 Destroyer será enviado nos próximos dias para o Golfo Pérsico. Reforço militar surge depois de Teerão exigir a libertação do petroleiro apreendido pelos britânicos.
Irão

Cresce tensão no Estreito de Ormuz

329
Reino Unido diz que barcos iranianos tentaram deter petroleiro britânico depois de detido navio iraniano que levaria petróleo para a Síria. Foram impedidos por um navio de guerra britânico. Irão nega.
Música

Irão. Banda de metal condenada a 14 anos de prisão

285
O duo de músicos foi detido em 2015 e chegou a enfrentar pena de morte. Foram libertados para aguardar sentença. Tribunal de Teerão diz agora que banda fez propaganda anti-regime e insultou religião.
Irão

Irão ameaça Reino Unido por arresto do petroleiro

“Deixo um aviso aos britânicos: foram vocês que tiveram a iniciativa e serão vocês a sentir as consequências”, afirmou o presidente do Irão Hassan Rohani nesta quarta-feira após arresto de navio.
Acordo Nuclear

Agência Atómica confirma excesso de urânio no Irão

Está convocada uma reunião extraordinária do conselho dos governadores da AIEA para avaliar os últimos desenvolvimentos relativos ao acordo nuclear.
Irão

Nuclear. Irão já começou a enriquecer urânio 

255
Teerão ameaçou e cumpriu. Já ultrapassou os limites impostos pelo acordo nuclear. Moscovo está preocupado e apela ao diálogo. China denuncia "intimidação" dos Estados Unidos.
Irão

EUA ameaçam Irão com mais sanções

Mike Pompeo disse ao Irão para esperar novas sanções caso continue a expandir o programa nuclear. Israel já tinha pedido castigos para o país, que desobedece assim a um acordo assinado em 2015.
Acordo Nuclear

Nuclear: UE preocupada com decisão do Irão

Os países da UE que assinaram acordo nuclear com o Irão "está extremamente preocupado" com a decisão do país de aumentar o enriquecimento além do limite.
Irão

Israel pede "sanções imediatas" ao Irão

236
O primeiro-ministro de Israel pediu às potências mundiais que apliquem "sanções imediatas" ao Irão assim que for ultrapassado o nível de enriquecimento de urânio previsto pelo acordo nuclear.
Irão

Irão rompe acordo. Retoma enriquecimento de urânio

305
O Irão retomará o enriquecimento de urânio a uma taxa superior a 3,67%, quebrando assim um dos principais compromissos assumidos no acordo assinado em 2015.
Irão

Trump diz ao Irão para parar com ameaças

Irão anunciou que no domingo começa a enriquecer urânio para lá do limite estipulado no acordo nuclear — e Trump aconselhou Teerão a não fazer ameaças: "Podem morder como nunca".
Irão

Irão vai aumentar reservas de urânio até domingo

138
Hassan Rouhani diz que o país "irá dar o próximo passo". O Irão confirmou que vai continuar a aumentar as reservas de urânio até domingo se a Europa não avançar com soluções para o acordo nuclear.
Rússia

Rússia responsabiliza EUA por forçar Irão a quebra

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo disse que este desenvolvimento é o "resultado natural" da campanha de máxima pressão desencadeada pelos Estado Unidos contra o Irão.
Irão

O culto iraniano que (agora) apoia os EUA /premium

Antes, gritavam "morte à América" e queriam ver o sangue dos americanos a "jorrar pelo chão". Hoje, têm vários amigos na Casa Branca e pagam-lhes fortunas para apoiarem uma guerra contra o Irão.
Irão

ONU confirma que Irão ultrapassou limite nuclear

A AIEA adianta que o Irão ultrapassou os limites de combustível nuclear estipulados pelo acordo de 2015. O presidente Hassan Rouhani já tinha avisado que o país não iria respeitar as regras.
Acordo Nuclear

Nuclear. Irão avisa que a sua paciência terminou

"Sentimos que a paciência da República Islâmica do Irão para o cumprimento unilateral deste acordo multilateral se está a esgotar", disse o porta-voz do MNE iraniano.
Diplomacia

Trump quer ajuda de Merkel na pressão ao Irão

O Presidente dos EUA chamou "amiga" a Angela Merkel e elogiou a chanceler. A tensão no Golfo Pérsico marcou o diálogo entre os dois. Trump quer que Merkel se junte aos EUA para manter pressão.
Emmanuel Macron

Macron quer evitar "ao máximo" conflito EUA-Irão

O chefe de Estado francês garante que vai falar com Trump no G20 para apelar ao fim do conflito. Sobre conflito breve que Trump referiu, Macron afirma: "Não há guerra curta".
Donald Trump

Trump diz que eventual guerra com Irão será curta 

O Presidente Donald Trump afirmou esperar que não haja guerra e sublinhou que, caso o conflito aconteça, os Estados Unidos estão “numa posição muito forte e [a guerra] não durará muito tempo”.
Irão

Santos Silva pede ao Irão que cumpra acordo

"A UE tem dito [...] que não se verifica até ao momento nenhum incumprimento do lado do Irão e, por isso mesmo, temos apelado às autoridades iranianas para não incumprirem agora", disse Augusto Silva.
Donald Trump

Trump ameaça Irão com "força esmagadora"

165
A recente ameaça de sanções ao Irão atiçou ainda mais a tensão entre os Estados Unidos e o Irão. Trump é claro: "O exército dos Estados Unidos é de longe a força militar mais poderosa no mundo".
Irão

Irão renuncia a compromissos do acordo nuclear

Shamkhani, secretário-geral do CSSN, queixa-se dos europeus por exercerem uma "pressão crescente" para forçar o Irão "a continuar a respeitar" os seus compromissos "sem que as outras partes" cumpram.
Irão

Presidente iraniano acusa EUA de mentirem

Multiplicam-se as reações iranianas às sanções dos EUA. O Presidente do Irão acusa Trump de mentir, depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros falar no fim da diplomacia e na sede de guerra.
Ministério da Defesa

Tensão EUA-Irão preocupa Gomes Cravinho

Gomes Cravinho mostra-se preocupado pelo aumento de tensão entre Estados Unidos e Irão. Guterres já tinha afirmado que o mundo "não pode suportar uma confrontação no Golfo".
Presidente Trump

Trump anuncia novas sanções ao Irão

160
Esta segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos anunciou na Casa Branca que vai impor novas sanções ao Irão. Objetivo é aumentar pressão e enfraquecer o poder económico do país.
Irão

Irão. Representante dos EUA pede mais segurança

Brian Hook sugere o "reforço" da força marítima multinacional no Golfo Pérsico e a criação de uma nova iniciativa de segurança marítima. Trump apelou à proteção de petroleiros internacionais.
Irão

O Irão minimiza novas sanções dos EUA

O porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano disse a jornalistas que as sanções económicas que Washington prevê anunciar "não vão ter consequências" para a economia do Irão.
Irão

Irão diz ter capacidade para derrubar mais drones 

111
Hossein Khanzadi,comandante das forças navais do Irão, avisou os EUA sobre a capacidade do país de derrubar mais drones.
Estados Unidos da América

Trump garante novas sanções para o Irão

A tensão entre os dois países não tem parado de crescer. Washington aconselha Irão a não confundir a prudência americana com fraqueza. Teerão acusa Trump de ser o culpado pelo aumento da crispação.
Donald Trump

Trump diz que não quer guerra com o Irão

108
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu, em entrevista, que não procura uma guerra com o Irão e está disponível para contactos, condições prévias.
Irão

EUA querem que Irão alivie tensão no Golfo Pérsico

Os Estados Unidos exortaram "todos os países a convencerem o Irão a aliviar a tensão" no Golfo Pérsico. Garantem que "não têm nenhum interesse num confronto militar com o Irão".
Irão

Irão lembra outro caso com drone americano em maio

O Irão fez referência a um anterior incidente com outro drone "espião" americano, em finais de maio, e acusou os EUA de recorrerem a uma "jogada invasora" para aumentar a tensão na região.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)