Os desafios da educação estão esta terça-feira em debate numa conferência organizada pelos Empresários pela Inclusão Social, em Lisboa, em que participarão ex-responsáveis pelo setor como Maria de Lurdes Rodrigues, David Justino e Marçal Grilo.

“Cultura de retenção: o que é e quanto custa” é um dos painéis, a abordar pelo atual presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), David Justino, investigador da Universidade Nova de Lisboa.

Este foi um dos temas mais discutidos nos últimos tempos, na sequência de um parecer do CNE, divulgado em fevereiro, que recomenda alternativas aos chumbos. David Justino defendeu então que a elevada taxa de retenção é o “problema mais grave” do sistema educativo.

De acordo com David Justino, o tema deve estar na agenda dos partidos se se quiser combater um fenómeno que envolve cerca de 150.000 alunos e tem um custo de 600 milhões de euros.

A 5.ª Conferência EPIS — Escolas de Futuro é apresentada como uma iniciativa destinada a contribuir para a nova governação que se inicia este ano, tendo em vista o horizonte 2020.

Estará também presente o ex-secretário de Estado da Educação Joaquim Azevedo e o atual titular do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida.