O Ministério da Administração Interna da Tunísia divulgou, no sábado à noite, na página oficial do Facebook, as imagens captadas pelas câmaras de segurança do museu do Bardo, no momento do ataque reclamado pelo Estado Islâmico, na passada quarta-feira.

As imagens permitem ver os dois atacantes, que foram mais tarde mortos pelas forças de segurança a circular pelo museu, com Kalashnikov na mão, e a cruzarem-se, inclusive, com um homem.

https://www.youtube.com/watch?v=lC115jUNoHE

Três homens estiveram envolvidos no ataque

Entretanto, já esta manhã, numa entrevista à Europe 1, ao Le Monde e à ‘ITélé, o presidente tunisino Béji Caïd Essebsi confirmou que foram três os homens envolvidos no ataque ao museu do Bardo e que um continua a monte. Os outros dois – Hatem al Khachnaoui e Yassine al Abidi – foram abatidos a tiro logo no próprio dia pelas forças de segurança. Já foram detidas 20 pessoas no âmbito da investigação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Certamente havia três [atacantes] porque eles foram identificados e foram filmados pelas câmaras de vigilância”, disse Beji Caid Essebsi. “Dois deles foram executados e há um que continua em parte incerta. Mas de qualquer maneira, ele não irá muito longe”, acrescentou.

O presidente tunisino depositou, esta manhã, uma coroa de flores à frente do museu e anunciou que vai ser lá instalado um monumento em memória das vítimas, das quais 20 eram turistas estrangeiros.

“O governo vai colocar uma lápide com o nome de todos os que desapareceram e haverá uma marcha de todos os tunisinos para o Bardo. Penso que será no dia 29 (de março)”, acrescentou Essebsi.