764kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tunísia

Estado Islâmico

Daesh. Situação das mulheres longe de se resolver

Docudrama "As Quatro Filhas", nomeado para Oscar, lembra problemática das mulheres no autoproclamado califado do Daesh, onde desempenharam muitas vezes papel ativo. Deportação continua a ser problema.
Tunísia

Tunísia. Presidente prolonga estado de emergência

Presidente tunisino decidiu prorrogar até 31 de dezembro o estado de emergência no país, em vigor desde 2015, que diz ser para "recuperar paz social" e opositores denunciam como "golpe de Estado".
Tunísia

Presidente tunisino rejeita ajuda financeira da UE

O Presidente tunisino rejeitou os fundos, classificando-os como "caridade" e referindo que o "montante irrisório" contraria o acordo alcançado em julho entre as duas partes.
Migrantes

Tunísia expulsa 500 migrantes da cidade de Sfax

Cerca de 500 migrantes da África subsaariana foram dispersados pelas forças de segurança tunisinas do centro da cidade de Sfax, na Tunísia, após terem sido expulsos das suas casas em julho.
Imigração Ilegal

E se fosse em Porto Santo?

Aconteceu o que nunca ia acontecer: em 48 horas um município europeu viu a sua população duplicar. Aos seis mil residentes juntaram-se sete mil imigrantes. Foi em Lampedusa. E se fosse em Porto Santo?
Tunísia

Tunísia impede entrada de eurodeputados

O Parlamento Europeu condenou "a decisão das autoridades tunisinas de impedir a entrada da delegação" e exigiu "explicações detalhadas". "É uma conduta sem precedentes desde a revolução democrática".
Migrantes

Tunísia: 5 mortos e 7 desaparecidos em naufrágio

O barco de madeira, com 35 pessoas a bordo, a maioria tunisinos e alguns da África subsaariana, virou após deixar Sfax a caminho da costa italiana. Um dos mortos é menor de idade.
Tunísia

Presidente da Tunísia demite primeira-ministra

Kais Saied governou a Tunísia por decreto — a Constituição, que foi alterada por referendo no verão de 2022, reduziu muito os poderes do Parlamento em favor de um sistema ultrapresidencialista.
Migração

UE propõe pacote de ajuda financeira à Tunísia 

A União Europeia propôs "reforçar a parceria" com a Tunísia através de um programa que inclui uma possível ajuda financeira no valor de 900 milhões de euros.
Tunísia

Cinco mortes na sinagoga mais antiga de África

Um polícia fez quatro mortos e nove feridos num ataque que começou com a morte de um colega numa instalação naval e acabou com vários tiros perto da sinagoga Ghriba, na ilha tunisina de Djerba.
União Europeia

UE: Portugal e Bélgica deslocam-se à Tunísia 

Ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, deslocou-se à Tunísia, em nome da União Europeia, com a sua homóloga belga, Hadja Lahbib.
Naufrágios

Naufrágio no Mediterrâneo causa dois mortos

Uma embarcação com cerca de 40 pessoas que partira da Tunísia com destino a Itália afundou no Mediterrâneo, causando pelo menos dois mortos e 20 desaparecidos.
Tunísia

Migrantes. Macron e Meloni pedem apoio à Tunísia 

Face à crise tunisiana e à "pressão migratória" que causa em Itália e na UE, Macron apelou a uma "atuação conjunta" a nível europeu para ajudar o país e permitir o "controlo da emigração".
Tunísia

Embaixador desdramatiza abstenção

O embaixador da Tunísia em Lisboa desdramatizou a fraca participação (11 por cento) do eleitorado tunisino nas duas voltas das eleições legislativas, boicotadas pela oposição.
Tunísia

Oposição pede demissão de Presidente da Tunísia

A Frente de Salvação Nacional exigiu a demissão do Presidente tunisino, considerando que a afluência de 8,8% nas eleições de sábado foi um "fracasso eleitoral".
Tunísia

Protesto em Tunes exige demissão de PR da Túnisia

Como a maioria dos grupos políticos, a coligação boicotará as eleições, e neste dia reuniu centenas de apoiantes que descreveram a agenda do Said "como um golpe de estado".
Tunísia

Tunes. "Manifestantes culpam presidente da crise"

Liderados pela Frente Nacional de Salvação, uma coligação da oposição que inclui o Ennahda, de inspiração islâmica, os manifestantes atravessaram as ruas de Tunes, a pedir a saída do presidente.
Racismo

Brasil denuncia racismo em jogo contra Tunísia

Adepto atirou uma banana ao atacante Richarlison durante um jogo da seleção nacional. Presidente da confederação Brasileira de Futebol expressou "repúdio" e diz que "punições têm de ser mais severas".
Tunísia

Kais Saied rejeita interferência estrangeira

Kais Saied rejeitou "interferência estrangeira" face às críticas em relação ao referendo constitucional realizado em 25 de julho. A nova Constituição instaura um regime "ultra presidencialista".
Estados Unidos da América

EUA preocupados com futuro da Tunísia

Antony Blinken expressou a sua preocupação num comunicado que insta a aprovação de uma nova lei eleitoral "inclusiva" que facilite uma participação o mais ampla possível nas eleições de dezembro.
Noticiário

15h. Ponte Vasco da Gama com trânsito condicionado

O despiste de um camião cortou a via de trânsito mais à direita no sentido norte-sul. Não há feridos a registar, mas a carga do camião caiu ao rio Tejo. E ainda, o referendo na Tunísia.
Tunísia

Centenas contestam políticas do Presidente

Centenas de pessoas manifestaram-se em Tunes contra o projeto da nova Constituição, que deve ser submetido a referendo em julho e a demissão de 57 juízes pelo Presidente, Kais Saied.
Tunísia

Tunísia. 2.000 pessoas em manifestação

A 25 de julho do ano passado, Kais Said decretou o Estado de emergência e assumiu plenos poderes.
Tunísia

Presidente tunisino contra supervisão estrangeira

"Não somos um Estado sob ocupação para que nos possam enviar observadores", afirmou Kais Saied, após demitir o primeiro-ministro e suspender o parlamento.
Tunísia

Tunisinos manifestam-se em apoio ao Presidente

Centenas de tunisinos manifestaram-se no centro da capital em apoio ao Presidente Kais Saied e às medidas que defende para reformar o país, denunciadas como deriva autoritária pelos opositores.
Tunísia

Tunísia cria comissão para redigir Constituição

"Será formada uma comissão com o objetivo de preparar o estabelecimento de uma nova república que culminará os seus trabalhos nos próximos dias", revelou o Presidente da Tunísia.
Tunísia

Inspeção não vê fuga de combustível em petroleiro

O petroleiro Xelo, que partiu do Egito rumo a Malta com cerca de 750 toneladas de combustível a bordo, afundou-se no sábado em águas tunisinas.
Tunísia

Tunísia: Manifestantes protestam contra Saied

Mais de mil manifestantes, na maioria apoiantes do partido de inspiração islâmica Ennahdha, concentraram-se no centro de Tunes em protesto contra as políticas do presidente Kais Saied.
Noticiário

4h. Bombardeamentos impedem retirada em Mariupol

Autoridades ucranianas apontam para 100.000 pessoas na cidade, mas o Reino Unido estima que sejam 160.000. Ainda neste jornal, Pelo menos 13 migrantes morreram num naufrágio na costa da Tunísia.
Tunísia

Presidente da Tunísia dissolve parlamento 

O presidente da Tunísia, Kais Saied, dissolveu o parlamento, num momento que considera "histórico" para "preservar o povo tunisino", em conflito com deputados por conspirarem contra o Estado.
Tunísia

Tunísia. 95 feridos em colisão entre comboios

"Colisão entre dois comboios fez 95 feridos, que foram transportados para os hospitais", disse o porta-voz da Proteção Civil, Moez Treaa. A maioria sofreu fraturas e não há qualquer caso grave.
Tunísia

Tunísia. Milhares contestam controlo de poder

A manifestação deste domingo é a mais recente de uma série de protestos contra o presidente do país, Kais Saied, que suspendeu o parlamento eleito, demitiu o Governo e reforçou os seus poderes.
Tunísia

Centenas de magistrados manifestam-se na Tunísia

Os magistrados e advogados protestam contra a dissolução do Conselho Superior de Magistratura e rejeitam "qualquer interferência do Executivo no funcionamento da justiça".
Tunísia

Governo da Tunísia dispõe de prisões secretas 

"As autoridades tunisinas estão a esconder detenções secretas sob a forma de prisões domiciliárias e usam como pretexto o estado de emergência", denunciou Human Rights Watch.
Futebol

Jorge Costa "muito feliz" por voltar ao Sfaxien

O treinador português estava sem clube desde o final de agosto do ano passado, quando deixou o leme do Farense. O técnico tinha orientado os tunisinos do Sfaxien na temporada 2016/17.
Tunísia

Tunísia. Seis migrantes mortos em naufrágio

A embarcação que transportava os migrantes saiu da Líbia com destino à Europa. Decorrem buscas para encontrar os 30 desaparecidos ao largo da Tunísia.
Tunísia

Macron pede a Saied uma transição democrática

Emmanuel Macron pediu ao seu homólogo tunisino Kais Saied que lidere uma transição democrática "inclusiva". Conversa ocorreu após manifestação da oposição tunisina ter sido reprimida.
Tunísia

Presidente da Tunísia acusado de sequestro

O Presidente e o ministro do Interior tunisinos foram acusados de ordenarem o "sequestro" do vice-presidente do partido Ennahdha, este que diz a Tunísia corre o risco de entrar na "via da tirania".
Tunísia

PR da Tunísia prolonga suspensão do parlamento

O presidente da Tunísia decidiu voltar a suspender o parlamento até novas eleições, sendo que antes deverá haver reformas constitucionais. Chefe de Estado continua a presidir ao Conselho de Ministros.
Tunísia

Manifestação na Tunísia contra "golpe de Estado"

Uma manifestação na capital da Tunísia reuniu mais de mil pessoas que acusaram o Presidente de cometer um "golpe de Estado" ao invocar "perigo iminente" para demitir o Governo e assumir o poder.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.