455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Tunísia

Tunísia

Centenas contestam políticas do Presidente

Centenas de pessoas manifestaram-se em Tunes contra o projeto da nova Constituição, que deve ser submetido a referendo em julho e a demissão de 57 juízes pelo Presidente, Kais Saied.
Tunísia

Tunísia. 2.000 pessoas em manifestação

A 25 de julho do ano passado, Kais Said decretou o Estado de emergência e assumiu plenos poderes.
Tunísia

Presidente tunisino contra supervisão estrangeira

"Não somos um Estado sob ocupação para que nos possam enviar observadores", afirmou Kais Saied, após demitir o primeiro-ministro e suspender o parlamento.
Tunísia

Tunisinos manifestam-se em apoio ao Presidente

Centenas de tunisinos manifestaram-se no centro da capital em apoio ao Presidente Kais Saied e às medidas que defende para reformar o país, denunciadas como deriva autoritária pelos opositores.
Tunísia

Tunísia cria comissão para redigir Constituição

"Será formada uma comissão com o objetivo de preparar o estabelecimento de uma nova república que culminará os seus trabalhos nos próximos dias", revelou o Presidente da Tunísia.
Tunísia

Inspeção não vê fuga de combustível em petroleiro

O petroleiro Xelo, que partiu do Egito rumo a Malta com cerca de 750 toneladas de combustível a bordo, afundou-se no sábado em águas tunisinas.
Tunísia

Tunísia: Manifestantes protestam contra Saied

Mais de mil manifestantes, na maioria apoiantes do partido de inspiração islâmica Ennahdha, concentraram-se no centro de Tunes em protesto contra as políticas do presidente Kais Saied.
Noticiário

4h. Bombardeamentos impedem retirada em Mariupol

Autoridades ucranianas apontam para 100.000 pessoas na cidade, mas o Reino Unido estima que sejam 160.000. Ainda neste jornal, Pelo menos 13 migrantes morreram num naufrágio na costa da Tunísia.
Tunísia

Presidente da Tunísia dissolve parlamento 

O presidente da Tunísia, Kais Saied, dissolveu o parlamento, num momento que considera "histórico" para "preservar o povo tunisino", em conflito com deputados por conspirarem contra o Estado.
Tunísia

Tunísia. 95 feridos em colisão entre comboios

"Colisão entre dois comboios fez 95 feridos, que foram transportados para os hospitais", disse o porta-voz da Proteção Civil, Moez Treaa. A maioria sofreu fraturas e não há qualquer caso grave.
Tunísia

Tunísia. Milhares contestam controlo de poder

A manifestação deste domingo é a mais recente de uma série de protestos contra o presidente do país, Kais Saied, que suspendeu o parlamento eleito, demitiu o Governo e reforçou os seus poderes.
Tunísia

Centenas de magistrados manifestam-se na Tunísia

Os magistrados e advogados protestam contra a dissolução do Conselho Superior de Magistratura e rejeitam "qualquer interferência do Executivo no funcionamento da justiça".
Tunísia

Governo da Tunísia dispõe de prisões secretas 

"As autoridades tunisinas estão a esconder detenções secretas sob a forma de prisões domiciliárias e usam como pretexto o estado de emergência", denunciou Human Rights Watch.
Futebol

Jorge Costa "muito feliz" por voltar ao Sfaxien

O treinador português estava sem clube desde o final de agosto do ano passado, quando deixou o leme do Farense. O técnico tinha orientado os tunisinos do Sfaxien na temporada 2016/17.
Tunísia

Tunísia. Seis migrantes mortos em naufrágio

A embarcação que transportava os migrantes saiu da Líbia com destino à Europa. Decorrem buscas para encontrar os 30 desaparecidos ao largo da Tunísia.
Tunísia

Macron pede a Saied uma transição democrática

Emmanuel Macron pediu ao seu homólogo tunisino Kais Saied que lidere uma transição democrática "inclusiva". Conversa ocorreu após manifestação da oposição tunisina ter sido reprimida.
Tunísia

Presidente da Tunísia acusado de sequestro

O Presidente e o ministro do Interior tunisinos foram acusados de ordenarem o "sequestro" do vice-presidente do partido Ennahdha, este que diz a Tunísia corre o risco de entrar na "via da tirania".
Tunísia

PR da Tunísia prolonga suspensão do parlamento

O presidente da Tunísia decidiu voltar a suspender o parlamento até novas eleições, sendo que antes deverá haver reformas constitucionais. Chefe de Estado continua a presidir ao Conselho de Ministros.
Tunísia

Manifestação na Tunísia contra "golpe de Estado"

Uma manifestação na capital da Tunísia reuniu mais de mil pessoas que acusaram o Presidente de cometer um "golpe de Estado" ao invocar "perigo iminente" para demitir o Governo e assumir o poder.
Tunísia

Primeira-ministra da Tunísia anuncia governo

Pela primeira vez na história do país, a formação do governo foi confiada a uma mulher, a universitária de 63 anos, Najla Bouden.
Tunísia

Tunes. Mais de 5 mil denunciam "golpe" de Saied

O presidente Kais Saied invocou, no passado dia 25 de julho, um "perigo iminente" para demitir o primeiro-ministro, suspender o parlamento e tomar para si o poder judiciário.
Tunísia

Quem é a nova primeira-ministra da Tunísia?

Discreta, sem partido político assumido e especialista em risco sísmico, Najla Romdhane vai assumir o governo da Tunísia perante um Presidente todo-poderoso. Nasceu na "cidade das 50 mesquitas".
Tunísia

Pela 1ª vez chefe de governo é uma mulher

Najla Bouden Romdhane fez história, ao ser a primeira mulher nomeada para primeira-ministra da Tunísia, pelo Presidente do país, Kaïs Saïed. Romdhane foi encarregada de formar um governo.
Tunísia

Tunísia. Centenas contra alterações à Constituição

Manifestantes denunciaram as "medidas excecionais" decididas esta semana pelo Presidente, Kais Saied, que alteram a lei fundamental, considerando-as "um golpe de Estado".
Tunísia

Chefe do parlamento tunisino apela à luta pacífica

O chefe do parlamento tunisino apelou à "luta pacífica" contra "o regresso ao poder absoluto de um só homem contra quem foi feita uma revolução". "É um recuo".
Tunísia

Tunísia em missão na República Centro-Africana

Depois de sete anos em guerra civil com pequenos grupos de agentes policiais do país a participarem na força internacional que procura a paz, a Tunísia enviou 120 soldados em missão de paz.
Tunísia

Manifestação em Tunes contra presidente

Várias centenas de pessoas manifestaram-se hoje em Tunes contra o golpe do Presidente Kais Saied, que se atribuiu plenos poderes a 25 de julho, pedindo um retorno "à legitimidade" do governo.
Coronavírus

Portugal em ajuda de emergência da UE à Tunísia

Com uma situação sanitária preocupante, a Tunísia pediu ajuda à UE no combate da pandemia Covid-19. Portugal foi um dos países que reagiu ao pedido e vai participar nesta ajuda de emergência.
Migrações

Seis migrantes morreram de sede no Saara

Seis migrantes, incluindo quatro crianças, morreram de sede durante onde de calor que assola Tunísia, onde foram registadas temperaturas de 50 graus celsius.
Mundo

Tunísia. Portugueses pedem à UE apoio à democracia

Os signatários do texto sublinham que "o risco de uma deriva autoritária põe em causa o processo de construção democrática de que a Tunísia se tornou um exemplo inspirador para os povos da região".
Tunísia

Tunísia. Jovens são pagos para imigrar, diz Saied

O Presidente tunisino disse que muitos jovens do país são pagos "por motivos políticos" para efetuarem a travessia do Mediterrâneo em embarcações disponibilizadas por traficantes.
Tunísia

Tunísia em suspenso com democracia em risco 

É conhecido como “Robocop”, foi eleito pelo discurso anticorrupção e agora é acusado de golpe. Até onde vai a ambição do Presidente Kais Saied? A resposta pode ditar o futuro da democracia tunisina.
Basquetebol

Tunisino Romdhane reforça basquetebol do Benfica

O extremo/poste tunisino Makram Ben Romdhane, de 32 anos, reforça basquetebol do Benfica depois de experiências em Espanha, Líbano, França e Tunísia.
Tunísia

Presidente da Tunísia anuncia ataque à corrupção

O Presidente tunisino, que há dias assumiu o poder executivo, criticou "as más opções económicas" durante o anterior regime do ditador Zine El Abidine Ben Ali.
Tunísia

Presidente tunisino exonera altos funcionários

Na lista constam o Procurador-Geral da República, o secretário-geral do Governo, o diretor de gabinete da presidência do Governo, o chefe da Autoridade Geral para os Resistentes e vários conselheiros.
Tunísia

Tunísia. Presidente destitui primeiro-ministro

Para "recuperar a paz social e salvar o Estado e a sociedade", o Presidente da Tunísia suspendeu o parlamento por 30 dias, despediu o primeiro-ministro e exonerou os ministros da Defesa e da Justiça.
Tunísia

Tunísia. Milhares nas ruas contra classe política

Vários manifestantes foram detidos na Tunísia e um jornalista ficou ferido quando os manifestantes e a polícia começaram a lançar entre si pedras e gás lacrimogéneo.
Migração

Maior resgate de migrantes do ano na Tunísia

Foram ajudados pela Guarda Costeira da Tunísia 267 migrantes, o maior resgate desde o início do ano. Os migrantes eram quase todos homens do Bangladesh, mas há também muitos menores.
Tunísia

António Costa manifesta apoio a Tunísia 

O primeiro-ministro apoia a "consolidação democrática" e as reformas em curso na Tunísia: "Não somos só bons vizinhos da Tunísia. Somos, em cada dia que passa, amigos mais fortes da Tunísia".
Tunísia

Tunísia pediu novo programa de ajuda ao FMI

De acordo com a Bloomberg, o FMI defende que o país tem de "avançar decisivamente" com as reformas na área das finanças do Estado, dívida pública e reestruturação dos subsídios.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.