459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Terrorismo

Israel

O novo Holocausto 

Fico abismado ao ver raparigas portuguesas com a bandeira da Palestina (e contra Israel), quando estamos a falar de um país onde a mulher é simples mercadoria e os casamentos são forçados.
Atentados de Paris

Pena suspensa para cúmplices de atentados em Paris

O tribunal penal de Bruxelas absolveu quatro suspeitos de cúmplices nos atentados de Paris que provocaram 130 mortes. O MP tinha pedido até 5 anos de prisão para os 14 suspeitos.
Atentados de Paris

Paris. Perpétua para Salah Abdeslam

Atualizado
Pena de Abdeslam é considerada a mais dura no sistema judicial francês. Os restantes 19 acusados foram condenados a penas que vão desde os dois anos de cadeia até a prisão perpétua.
Noticiário

7h. Zelensky vai falar na cimeira da NATO

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai falar esta quarta-feira no arranque da cimeira que reúne na capital espanhola mais de quarenta chefes de Estado e de Governo.
Estados Unidos da América

Capitólio. Trump quis retirar detetores de metais

Atualizado
Cassidy Hutchinson prestou testemunho explosivo sobre ataque de 6 de janeiro. Acusa ex-Presidente de ter tentado controlar limusine e querer aligeirar segurança: "Não quero saber se eles têm armas".
Terrorismo

EUA atacam responsável de grupo ligado à Al-Qaeda

O ataque contra o líder do grupo extremista Hurras al-Din aconteceu na província síria de Idleb. As autoridades norte-americanas acreditam que o ataque com um drone matou Abu Hamzah al-Yemeni.
Moçambique

Novo ataque em Cabo Delgado causa três mortos

Além de matar três residentes locais, entre os quais uma mulher grávida, os rebeldes incendiaram várias residências, provocando a fuga de dezenas de pessoas.
Noruega

Noruega. Polícia considera tiroteio "terrorismo"

Os serviços de informação noruegueses afirmaram que consideram o tiroteio em frente a bares no centro de Oslo como um ato de "terrorismo islâmico extremista".
Noruega

“Não respires.” Os minutos do ataque em Oslo

Tiroteio investigado como terrorismo reavivou memória dos atentados de Breivik. Organização cancelou Marcha Pride mas comunidade reuniu-se na rua. Sobreviventes relatam ao Observador em Oslo o ataque.
Noticiário

5h. 2 mortos e 10 feridos em tiroteio na Noruega

Incidente ocorreu junto a um bar gay em Oslo, quando a capital se prepara para um desfile anual da comunidade LGBT+. Kiev diz que precisa de dez anos para substituir portos no Mar Negro bloqueados.
Mali

20 civis mortos por homens armados no Mali

Autoridades locais atribuem ataque terrorista a jihadistas. Na zona atuam grupos armados contra as forças leais ao Governo, pelo controlo de territórios e influência.
Burkina Faso

Burkina Faso: 21.000 deslocados após ataque

O número de deslocados após o atentado terrorista ocorrido na noite de 11 para 12 de junho no norte do Burkina Faso, em que 86 pessoas morreram, ultrapassa as 21.000 pessoas.
Direitos das Mulheres

Borrell pede à ONU maior pressão sobre talibãs

O alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros pedi à ONU uma maior pressão sobre o regime talibã no Afeganistão, devido ao deterioramento dos direitos humanos para mulheres.
Canadá

Perpétua para autor de atropelamento no Canadá

Em 2018, Alek Minassian subiu a um passeio de uma rua movimentada do centro de Toronto e, ao longo de dois quilómetros, fez vários mortos e feridos. Ataque terá tido motivações misóginas.
Alexei Navalny

Terrorismo. Recurso de Nalvany rejeitado

O líder de oposição da Rússia Alexei Navalny perdeu o recurso judicial da decisão de ser classificado como terrorista. Inicialmente foi designado como um detido com risco de fuga.
Moçambique

Ataques e pandemia arruínam famílias de pescadores

Amisse Assane é pescador há 25 anos em Cabo Delgado, Moçambique, mas as águas ricas que lhe davam rendimento estão agora vedadas pelas forças de segurança por causa da insurgência armada na região.
Terrorismo

Exército do Burkina Faso matou 12 terroristas

O Burkina Faso sofre frequentes ataques de extremistas islâmicos desde abril de 2015, realizados por organizações ligadas tanto à Al Qaeda como ao grupo Estado Islâmico.
África

União Africana analisa crises, terrorismo e golpes

A União Africana reuniu chefes de Estado em duas cimeiras que abordaram a crises humanitárias, terrorismo e golpes e estimam que cerca de 113 milhões de africanos necessitam de ajuda humanitária.
Noticiário

5h. Terrorismo.Casa Branca "desiludida" com chumbo

Republicanos bloquearam a primeira tentativa dos Democratas de responder a recentes tiroteios nos Estados Unidos. Ainda, jovens estão entre os mais penalizados nos últimos anos de pandemia em Portugal
Resposta Pronta

RASI: "Videovigilância tem efeitos dissuasores"

O Presidente do Observatório de Criminalidade Organizada e Terrorismo, Jorge Bacelar Gouveia, defende um reforço da videovigilância para combater a criminalidade juvenil e em grupo.
Estados Unidos da América

O cronograma do massacre na escola do Texas

O dia no Salvador Ramos começou às 5h43, enviando uma mensagem a uma jovem que conhecia apenas online. Depois, disparou contra a avó, fugiu de casa e chegou à escola onde matou 19 crianças.
Afeganistão

Talibãs: mulheres "malandrecas" ficam em casa

"Nós mantemos as 'mulheres malandrecas' em casa" são palavras do ministro do Interior do Afeganistão que considera que as mulheres que têm direitos são aquelas que não se manifestam contra o regime.
Moçambique

Terrorismo vai atrasar regresso das petrolíferas

A consultora Eurasia diz que "a insurgência deverá persistir, no seguimento da reorganização do grupo terrorista que opera em Moçambique".
Reino Unido

Casal conduz com bomba ativa da 1ºGG no carro

Ao longo de 800 metros , Rachel Wills e Simon Briscombe transportaram o que pensaram ser uma botija de gás vazia e ferrugenta até casa, por entre várias lombas e com a bomba num banco do carro.
Estados Unidos da América

Biden envia centenas de militares para a Somália

O Presidente dos EUA, ordenou durante esta segunda-feira o envio de centenas de militares para a Somália para combater o grupo jihadista Al-Shabab. A ordem surgiu após a notícia de eleição do novo PR.
Terrorismo

Alemanha. Homem esfaquei várias pessoas em comboio

Suspeito "atacou as pessoas de forma indiscriminada e arbitrária", pelo que as autoridades suspeitam que queria atingir o máximo de pessoas possível. Polícia reformado imobilizou o atacante.
Moçambique

Cabo Delgado: "Situação não está controlada"

João Gomes Cravinho defende que "é importante lembrar que o ISIS continua a ser uma desafiante ameaça global, continuando a afetar a Síria, o Iraque, o Afeganistão e muitos países africanos".
Noticiário

5h. EUA prometem medidas para pressionar talibã

Casa Branca não avança medidas concretas, mas garante que tem ferramentas para pressionar o governo talibã no Afeganistão. E Zelensky pede um reforço das sanções contra a Rússia.
Extrema Esquerda

Aldo Moro 44 anos depois

Ao fim de 44 anos, e bem vistas as coisas, posso arriscar que a esquerda radical dos nossos dias fez o mesmo que Marcello Caetano: a maquilhagem e os métodos suavizaram, mas está lá tudo na mesma.
Afeganistão

Afeganistão: "Mulheres a trabalhar para mulheres"

“Nós lideramos este hospital e podíamos fazê-lo em qualquer lado”, garante Mariam Maqsood. A médica explica que, apesar das restrições impostas às mulheres, os talibãs sabem que precisam delas.
António Guterres

ONU considera Sahel "prioridade absoluta"

A região africana do Sahel é uma "prioridade absoluta" e os atentados terroristas que nela ocorrem são uma "ameaça global", diz secretário-geral das Nações Undas (ONU), António Guterres
Terrorismo

Há 11 anos morria bin Laden, o líder da Al-Qaeda

A ofensiva durou cerca de 40 minutos, e cinco pessoas, incluindo Osama bin Laden e um dos seus filhos, foram mortas durante o ataque.
Afeganistão

Líder defende reconhecimento de Governo talibã

Hibatullah Akhundzada afirma que o restabelecimento das relações diplomáticas ajudaria a resolver problemas do país. Mas não garante o cumprimento das exigências que o Ocidente pediu.
Terrorismo

Beirute. Suspeito português espera extradição

Português procurado pela Interpol, por supostamente ter levado explosivos utilizados no ataque em Beirute em 2020, que causou mais de 200 mortes, foi provisoriamente libertado pela justiça espanhola.
Noticiário

2h. EUA admitem rotular Rússia de terrorista

Decisão pode demorar semanas até ser tomada, mas Casa Branca considera responsabilizar Rússia pela invasão da Ucrânia. E ainda, Macron garante ter interrompido o diálogo com Vladimir Putin.
Estado Islâmico

Daesh vê guerra na Ucrânia como oportunidade

A organização jihadista Estado Islâmico apelou aos seus membros para que aproveitem a guerra na Ucrânia para retomar os seus ataques na Europa, prometendo "vingar" antigo líder.
Al-Shabab

Somália. Al-Shabab reivindica ataque ao parlamento

A sessão parlamentar estava a ser transmitida pela televisão no momento em que ocorreram as explosões, que provocaram vários feridos, nenhum deles deputado.
Atentados de Paris

"Por favor, odeiem-me com moderação"

Salah Abdeslam é o principal acusado pelos atentados em França de 2015 no Stade de France e no Bataclan.
Terrorismo

Brooklyn. Autor do tiroteio em prisão preventiva

Frank James fica fica em prisão preventiva sem a possibilidade de pagar uma fiança que permitisse aguardar o julgamento em liberdade. Foi acusado de cometer uma ação de índole terrorista.
França

Detido suspeito por tentar ataque em Toulouse 

A tentativa de ataque deu-se por volta das 08h30, quando um homem colocou duas embalagens em frente ao altar da Catedral de Saint-Etienne.
Noticiário

2h. Tiroteio em Telaviv mata duas pessoas

As autoridades procuram agora os responsáveis pelo ataque. Acredita-se que um homem tenha entrado no estabelecimento e disparado sobre clientes e funcionários.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.