267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Terrorismo

Tribunal Da Relação De Lisboa

Relação valida penas a alegados jihadistas

Face à decisão agora proferida pela Relação, advogado de Rómulo Costa admitiu já a intenção de recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça, tendo a possibilidade de baixar a pena aplicada.
Moçambique

Tanzânia recusa campo de refugiados por segurança 

Ficou acordado entre dos dois governos que os cidadãos moçambicanos que fogem para a Tanzânia serão transportados com proteção das autoridades tanzanianas até à fronteira de Negomano.
Myanmar

Escalada de violência em Myanmar é "catástrofe"

A responsável diz que mais de 108.000 pessoas fugiram de casa no estado de Kayah, no leste do país, nas últimas três semanas. Casas de civis e igrejas estão a ser bombardeadas.
Myanmar

Alerta para risco de "mortes em massa" em Mynmar

O escritório da ONU em Myanmar informou na terça-feira que cerca de 100.000 pessoas foram deslocadas por causa destes combates, alertando para a "necessidade urgente" de cuidados básicos.
Comissão Europeia

Luta contra terrorismo. Bruxelas processa Portugal

Para além de Portugal, Bruxelas enviou cartas de notificação à Bulgária, Alemanha e Polónia, por falhas na transposição de uma diretiva considerada fundamental do programa da UE contra o terrorismo.
Burkina Faso

Governo condena atentados no Burkina Faso

O Ministério dos Negócios Estrangeiros refere que estes ataques, ocorridos na sexta-feira e no sábado, "inserem-se num contexto de elevada instabilidade e violência no país e na região do Sahel".
Burkina Faso

Milhares de deportados após ataque no Burkina Faso

Cerca de 7.000 famílias fugiram das suas casas depois do ataque à aldeia de Solhan, no nordeste do Burkina Faso, que matou, oficialmente, 132 pessoas, anunciou esta terça-feira o Governo burkinabé.
Moçambique

Moçambique. Insurgentes usam mulheres em combates

O estudo apurou que os grupos rebeldes que atuam na província de Cabo Delgado contam com mulheres em tarefas de recrutamento, observação (espionagem) e ações armadas.
Terrorismo

Morreu o líder do Boko Haram, afirmam rivais

A notícia está a ser divulgada por agências de notícias internacionais, que ouviram uma gravação do suposto líder do ISWAP, grupo rival do Boko Haram.
Moçambique

Nampula acolhe 16 mil alunos deslocados

O acolhimento de cerca de 16 mil crianças e jovens, do primeiro ao 12º ano, que fugiram de Cabo Delgado devido à violência naquela província, faz com que Nampula precise de 89 novas salas de aula.
Terrorismo

Portugal reforça combate ao terrorismo 

Os 19 acordos internacionais, a que Portugal aderiu, permitem uma resposta coordenada e mais eficaz contra a violência extremista, com "obrigações" para os estados-membros, lê-se no comunicado.
Moçambique

Crianças entre os grupos mais afetados por ataques

"As crianças estão entre as mais afetadas pelo conflito" em Cabo Delgado, afirma a embaixada da Suécia reforçando que a ajuda sueca irá assegurar "a resposta imediata às necessidades destas crianças".
Nigéria

Dezenas de crianças raptadas por homens na Nigéria

O número exato de crianças raptadas não é conhecido, mas cerca de 200 estavam na escola Salihu Tanko, no estado do Níger, na altura do ataque no domingo à tarde.
Moçambique

2 mil crianças passam dia da criança sem famílias 

Há, pelo menos, 364 mil crianças entre os cerca de 700 mil deslocados devido aos conflitos em Cabo Delgado. O número de crianças deslocadas preocupa a Unicef.
Voos

Avião obrigado a aterrar por ameaça de bomba

O avião tinha 160 pessoas a bordo e aterrou às 20h08 locais (19h08 em Lisboa) no aeroporto de Berlim-Brandemburgo. Não foi detetado "qualquer perigo", explica a polícia de Berlim, após as buscas.
Moçambique

França está pronta para combater terrorismo

Macron diz que França "está ciente" de que Moçambique enfrenta "grupos 'jihadistas'" que "ameaçam" a segurança regional e sublinha que o país está disponível para contribuir com operações da Marinha.
Douro

Duas munições de morteiro encontradas em Gaia 

As duas munições foram detonadas no local por uma equipa especializada da Marinha, entre as 17h30 e as 17h45. As munições estavam na margem sul do Douro, onde foi montado um perímetro de segurança.
Terrorismo

Líder do Boko Haram pode estar morto

Relatos coincidem nos factos mas não no desfecho e se há quem garanta que Abubakar Shekau morreu na quarta-feira, há quem diga que o líder do Boko Haram ficou ferido. Exército nigeriano investiga.
Moçambique

França vai apoiar Moçambique contra terrorismo 

Emmanuel Mácron manifestou a abertura da França para apoiar Moçambique e a ajuda poderá focar-se nas áreas humanitária e de formação militar face à violência armada em Cabo Delgado.
Conflito Israelo-palestiniano

Reino Unido pede "proporcionalidade" a Israel

O secretário de Estado para o Médio Oriente exortou "todas as partes a trabalharem juntas para reduzir as tensões na Cisjordânia e enfatizou que "o Hamas e outros grupos devem cessar os seus ataques".
Estados Unidos da América

EUA criticam comentários do Presidente turco

233
O porta-voz do Departamento de Estado também qualificou as observações de Erdogan de "repreensíveis", tendo este acusado Biden de "escrever história com sangue nas mãos" por apoiar Israel.
União Europeia

Combate aos conteúdos terroristas com novas regras

Regulamento sobre o combate à difusão de conteúdos terroristas na internet estipula, por exemplo, que as empresas de serviços têm uma hora para bloquear os conteúdos após serem notificadas.
Moçambique

Cabo Delgado em situação de "emergência"

"A província está iminentemente em emergência", disse o governador da região que fez também um apelo para "desencorajar os jovens desatentos que estão a ser desviados", recrutados por grupos rebeldes.
União Europeia

Moçambique. OIM quer participação "decisiva" da UE

"A presidência portuguesa devia insistir no âmbito da União Europeia para que haja uma participação mais decisiva e relevante da UE na resolução da crise de Cabo Delgado", declara a organização.
Moçambique

Moçambique. PR pede respeito por dignidade humana 

"Se é compreensível a procura de notícias sobre a violência terrorista, o jornalista e o órgão de comunicação devem sentir obrigação moral de reportar respeitando a dignidade humana", pede Presidente.
Moçambique

Radicalização agravou crise no norte - Helpo

"Os jovens levados para fora do país (...) depois regressaram com estrangeiros e começaram a criar seitas, a criar um problema que agora está fora de controlo", diz representante de ONG em Moçambique.
Moçambique

Formação contra terrorismo em Moçambique 

Entre as áreas de cooperação dos dois países inclui-se a "formação e capacitação das Forças Armadas de Defesa em operações de contra terrorismo", direcionado para "forças de intervenção rápida".
Moçambique

Ministro satisfeito com cooperação com Portugal

Jaime Bessa Neto manifestou a sua "alegria" com a renovação deste programa-quadro. "Vamos trabalhar no sentido de tirarmos todo o proveito possível, olhando para a situação atual do país", sublinhou.
Moçambique

Parceria para formar população de Cabo Delgado

O ISQ irá "dar apoio em assistência técnica, formação de formadores e capacitação institucional às entidades formadoras moçambicanas", indicou o grupo empresarial.
Mundo

Maldivas. Autoridades detêm suspeito de atentado

A polícia das Maldivas anunciou que deteve uma pessoa considerada a principal suspeita da explosão que feriu gravemente o ex-presidente do país, um ataque atribuído a extremistas muçulmanos.
Justiça

Justiça: grandes terramotos

447
Que se entenda, de uma vez por todas, o que é a investigação criminal e a necessidade que a nossa sociedade tem, que esta seja eficaz e célere, para evoluir.
Moçambique

Pemba deverá receber mais deslocados de Palma

Número de deslocados após ataque à vila de Palma ultrapassou na quinta-feira os 40 mil, mais de 40% são crianças e quase 500 estão desacompanhadas.
Moçambique

Deslocados de Palma ultrapassam os 40 mil

Dos 40.003 deslocados, 43% são crianças — 17.200, 491 das quais desacompanhadas. Há ainda 1.357 idosos registados. A maioria dos deslocados está a ser albergada por famílias de acolhimento.
Moçambique

Portugal "confortado" com disponibilidade da UE

Gomes Cravinho confirmou que Portugal pode contribuir com militares "até 50% da missão da UE" e saudou a disponibilidade de outros Estados-membros para se juntarem a uma missão de formação.
Moçambique

Moçambique. PEV quer saber o que faz o Governo

Numa pergunta enviada ao Governo os deputados dos Verdes perguntam "que acompanhamento tem dado o Governo" à situação e "que meios" tem disponibilizado, em articulação com Moçambique.
Moçambique

EUA concluem parte da formação de fuzileiros

O programa de formação foi ministrado pelas Forças de Operações Especiais dos EUA e teve um período de dois meses, tendo como um dos principais objetivos o reforço das forças moçambicanas.
Assalto em Tancos

Ex- PGR considerou queixa anónima "superficial" /premium

Denúncia anónima que antevia assalto a Tancos foi considera "vaga" pelo Ministério Público e não foi investigada. O diretor da PJ, Luís Neves, acusa a PJM de ter "armadilhado" a investigação.
Estados Unidos da América

Al-Qaeda diz que vai continuar "guerra" contra EUA

Em declarações exclusivas à CNN, um porta-voz da organização extremista Al-Qaeda advertiu que o movimento quer continuar "a guerra" contra os Estados Unidos da América "em todas as frentes.
Moçambique

Instalações em Moçambique novamente atacadas

O ataque ocorreu por volta das 23h (22h em Lisboa) de segunda-feira e o grupo terá efetuado vários disparos contra as instalações da secretaria local, de Samoa. "Não sabemos quem são".
Moçambique

Total. Obras estão atrasas pelo menos um ano 

O arranque da exploração e exportação de gás natural não acontecerá antes de 2025, devido aos atrasos de "pelo menos um ano" — como consequência dos ataques em Palma.
Moçambique

Moçambique. Casas incendiadas junto a Palma

109
O porta-voz das FA confirmou a existência de fogo posto em algumas casas e reiterou: "A informação verdadeira é que Palma está completamente sob domínio das FDS, a vila está totalmente protegida". 
Parlamento Europeu

Nova lei da remoção de conteúdo terrorista online

Legislação que obriga as plataformas a removerem conteúdo de caráter terrorista em menos de uma hora foi aprovada pelo Parlamento Europeu. Objetivo é lutar contra a difusão online do terrorismo.
França

Ex-membros das Brigadas Vermelhas presos em França

Sete ex-membros das Brigadas Vermelhas italianas, condenados em Itália por atos de terrorismo foram detidos em França, a pedido do governo de Roma. Outros três elementos são ainda procurados.
Moçambique

Alerta para novos ataques após Ramadão

Comunidade alerta para que haja mais ataques na província de Cabo Delgado, depois do Ramadão, mas deixa claro: "Isso não exclui a probabilidade de ataques durante o período de jejum".
Moçambique

PGR cria área para investigação de terrorismo

"Perspetivamos (...) a criação de uma área específica junto ao Departamento Especializado para a Área Criminal vocacionada à investigação da criminalidade complexa, que inclui terrorismo", disse PGR.
Moçambique

Palma. Ataque mostra o desafio contra terrorismo

O recente ataque à vila de Palma "demonstra dimensão do desafio que o país enfrenta na luta contra o terrorismo internacional", afirma o presidente de Moçambique.
Moçambique

Ativado Instrumento de apoio a projetos

ONG nacionais apresentaram cinco projetos ao Instituto Camões, tendo sido selecionados os projetos da HELPO e da OIKOS. Projetos visam apoiar população moçambicana de Cabo Delgado.
Moçambique

Moçambique. Campanha quer sensibilizar portugueses

A campanha chama-se "Por Moçambique" e tem Catarina Furtado e Mia Couto entre os seus porta-vozes. Além da solidariedade, promotores querem denunciar violações dos direitos humanos.
Ameaça de Bomba

Praia. Senegalês detido por falsa ameaça de bomba

O cidadão de nacionalidade senegalesa terá efetuado uma ameaça falsa de bomba, o que levou à sua detenção, mas as autoridades adiantam que não encontraram qualquer explosivo.
Moçambique

Frelimo alerta para "células" insurgentes 

A Frelimo a pela a uma maior vigilância em Manica face ao recrudescimento em Cabo Delgado. Já a Organização Internacional para as Migrações ajuda os deslocados com 1,2 milhões de dólares.
Paquistão

Cinco mortos em atentado talibã no Paquistão

Autoridades suspeitam que alvo dos talibã fosse o embaixador chinês Nong Rong, que não estava no hotel na altura do ataque. Primeiro-ministro paquistanês fala em “ataque terrorista cobarde”.
Moçambique

Moçambique. Apoio apenas na formação e logística

"Temos homens capazes que são liderados por um comandante em chefe capaz. Precisamos é daquele apoio que, claramente, o Presidente já indicou: formação e logística", destacou a Frente de Libertação.
Moçambique

Petrolífera Total cancela contratos com locais

A Total está a cancelar os contratos com fornecedores locais como Júlio Sethi, um empresário nascido em Palma que investiu na compra de terrenos, uma pedreira e transporte em Pemba.
Moçambique

Moçambique contabiliza mais de 723 mil deslocados

Até ao domingo passado, o governo de Moçambique contabilizou mais de 723 mil pessoas deslocadas devido aos ataques na província de Palma. Desse número, 331.391 são crianças.
Livros

"Otelo teve muito mais apoiantes do que Sócrates" /premium

260
Na altura em que publica um livro sobre as FP-25, Nuno Gonçalo Poças, em entrevista, faz um paralelismo entre este caso e o Marquês: tanto Sócrates como Otelo dizem-se vítimas de julgamento político.
Moçambique

Moçambique. Número de deslocados sobe para 20.558

O total de deslocados depois do ataque de Palma sobe para 20.558, mas estima-se que o número seja maior, por haver população que não chega a ser registada ou que ainda esteja escondida.
Noticiário

8h. Pemba. "Quando vêm senhores para me cortar?"

Reportagem em direto do enviado especial do Observador Pedro Jorge Castro a Cabo Delgado. Neste noticiário, ainda as reações à entrevista de José Sócrates à TVI. PS fala em ataque "injusto".
Moçambique

ONU preocupada com ataques em Moçambique

O presidente do Conselho de Segurança da ONU assegura que situação em Cabo Delgado está a ser seguida com máxima atenção, devido à possibilidade da violência se expandir para outras regiões africanas.
Nigéria

Crianças na Nigéria estão sem acesso à educação

A atividade continuada pelos grupos insurgentes "provocou o encerramento de centenas de escolas, com consequências desastrosas para a juventude, numa região onde a insegurança já é extrema".
Moçambique

Palma. Doze estrangeiros degolados em hotel

2037
Um ataque recente ao hotel Amarula, em Palma, levou ao brutal assassinato de 12 cidadãos estrangeiros. Não se conhecem as nacionalidades das vítimas, mas sabe-se que foram degoladas e decapitadas.
Moçambique

Crise humanitária quase a atingir 800 mil pessoas

A crise humanitária no norte de Moçambique está prestes a atingir 800 mil pessoas. A organização não-governamental salienta a "falta de tudo" para fornecer a assistência humanitária adequada.
Crise em Moçambique

Fundação Aga Khan preocupada com Moçambique 

Fundação está presente em cinco distritos de Cabo Delgado e 190 aldeias atualmente, beneficiando mais de 197 mil moçambicanos. "Isto tem de se resolver", frisa Nazim Ahmad.
Moçambique

Palma. Deslocados ascendem a 12,8 mil

Na sequência dos ataques na vila de Palma o número de deslocados sobe para 12.800, dos quais 43% são crianças. "Espera-se que muitas mais pessoas ainda estejam em movimento".
Moçambique

Presidente quer reforço da cooperação fronteiriça

Nyusi enfatizou que a SADC deve implementar "ações práticas para combater este flagelo [do terrorismo]" para impedir a sua "expansão e desestabilização da região".
Moçambique

Moçambique. Guterres "profundamente preocupado"

O secretário-geral da ONU está "profundamente preocupado" com a possibilidade de grupos extremistas estarem a aturar no país e defende "uma ação concertada e coordenada da comunidade internacional".
Moçambique

Países da SADC debatem violência em Cabo Delgado

A cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que vai decorrer em Maputo, terá como tema de destaque a violência armada no norte de Moçambique e o apoio no combate aos grupos armados.
Moçambique

Moçambique. Crise marcará programa de cooperação

O próximo programa de cooperação com Moçambique, que vai ser assinado até ao final do ano, deverá ser marcado pela crise em Cabo Delgado. A intenção é de ir "o mais longe possível" com o programa.
Moçambique

Presidente moçambicano não quer direitos violados

O Presidente moçambicano disse esta quarta-feira que as violações de direitos humanos por membros das forças de segurança na luta contra os grupos armados "não são nem serão tolerados em Moçambique".
Moçambique

Aprovada audição de Santos Silva no parlamento

A audição foi aprovada na comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, anunciou o grupo parlamentar do CDS na sua página na rede social Facebook.
Moçambique

Moçambique. Renamo quer ajuda internacional

Ossufo Momade, presidente da Resistência Nacional Moçambicana, principal partido da oposição, apela ao governo para que peça ajuda internacional para combater a violência no norte do país.
Atualidade

Conflito em Moçambique. Como se chegou aqui?

As Forças de Defesa e Segurança moçambicanas recuperaram Palma, 11 dias depois do ataque que fez dezenas de mortos e milhares de desalojados. Mas o conflito armado em Cabo Delgado dura há três anos.
Moçambique

Moçambique. Pelo menos 11 mil fugiram de Palma

De acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) pelo menos 11 mil pessoas fugiram da cidade moçambicana de Palma desde o ataque jihadista de 24 de março.
Moçambique

Palma. Cerca de 30 mil pessoas precisam de apoio

As vítimas dos ataques de Palma necessitam de imediato de alimentos, medicamentos e assistência médica e psicossocial. Já foram 722 mil as pessoas obrigadas a fugir de casa em Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Advogados pedem apoio de Portugal 

A Ordem dos Advogados apelou ao apoio de Portugal para que ajude o governo e a população devido aos ataques terroristas em Cabo Delgado.
Terrorismo

Moçambique. Pemba recebeu 3.591 deslocados

Das 3.591 pessoas que chegaram a Pemba (capital de Cabo Delgado), vindas de Palma, 669 são crianças e 529 são mulheres.Três destas mulheres deram à luz durante as viagens.
Moçambique

Pés em ferida na longa caminhada até Montepuez

Montepuez é umas das cidades que tem recebido vítimas dos ataques de Palma, na província de Cabo Delgado. A caminhada é longa, mas o destino é longe o suficiente para se sentirem em segurança.
Moçambique

Maputo. Arcebispo pede solidariedade

O arcebispo de Maputo, Francisco Chimoio, apelou à solidariedade dos moçambicanos e dos países vizinhos para as vítimas da violência armada em Cabo Delgado.
D. Manuel Clemente

Cardeal Patriarca manifesta tristeza por Pemba

O Cardeal-Patriarca de Lisboa manifestou "muita tristeza" pelo conflito e crise humana em Pemba. "É um problema trágico, que dura há tanto tempo e não tem nenhuma razão de ser", afirmou.
Moçambique

Mais de 9 mil pessoas fugiram de Palma

Mais de 9.000 pessoas fugiram da Vila de Palma, no norte de Moçambique, desde o ataque de grupos 'jihadistas', no dia 24 de março, relatou gabinete das Nações Unidas para Assuntos Humanitários.
Terrorismo

Mais de 300 subscritores lembram padre Max

581
Uma carta aberta que presta tributo à memória do padre Max e de Maria de Lurdes junta mais de 300 subscritores de todos os quadrantes da vida pública. Iniciativa de Luís Fazenda assinala 45 anos.
Moçambique

Deslocados enganam a fome com folhas de feijão

190
O preço da segurança é a fome. Não há comida que chegue, "mas as crianças dormem melhor. As crianças podem brincar", longe do som das armas dos grupos que atacam Cabo Delgado há três anos e meio.
Moçambique

CPLP está a sensibilizar comunidade internacional

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa está a envidar esforços, de forma a sensibilizar os estados-membros, para a necessidade de reforçarem ainda mais a sua colaboração bilateral com Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Missão da UE "vai chegar a bom porto"

Augusto Santos Silva sublinhou que a presidência portuguesa do Conselho da UE "colocou o norte de Moçambique, desde a primeira hora, como uma das suas prioridades".
Moçambique

Presidente de Moçambique: ataque "não foi o maior"

O chefe de Estado disse que o "impacto" do ataque a Palma deve-se ao facto de "ter sido numa zona na periferia dos projetos em curso naquela província". "Vamos abordar o inimigo como temos estado".
Moçambique

Quase cego, idoso passou 7 dias de fome no mato

155
"Estava com a minha mulher e com uma criança, apanharam-me e fugimos para o mato". Quase cego, o ancião conta os "sete dias sem dormir e sem comer" e as crianças que se perderam na fuga de Palma.
Moçambique

Frelimo rejeita que Nyusi esteja em silêncio 

Frelimo diz que Nyusi nunca esteve em silêncio e que não tem "de vir todos os dias para retratar, passo a passo, o que está a acontecer" em Cabo Delgado. Respeito pelos direitos humanos? "É complexo".
Moçambique

População sente-se cada mais insegura em Pemba

População lembra que a província de Cabo Delgado já não se sente segura há muito tempo e recorda que Palma era considerada uma cidade segura. Muitos instam o governo central a pedir ajuda ao exterior.
Moçambique

Moçambique. Mau tempo atrasa chegada de novo barco

Chegada estava prevista para quarta-feira de manhã com cerca de mil pessoas a bordo a viagem em alto mar está a ser dificultada por mau tempo no percurso de 200 a 300 quilómetros até Pemba.
África

Mali recebe euro simbólico pelos danos de Tombuctu

Um euro simbólico foi entregue ao Estado maliano e à UNESCO, em representação da comunidade internacional, como reparação pela destruição causada por jiadistas em parte dos mausoléus de Tombuctu.
Moçambique

Moçambique. População mais pobre chega a Pemba

Perto de 200 pessoas começaram a desembarcar no aeroporto de Pemba, numa operação que continua, enquanto no porto se prepara o desembarque de outras 160 pessoas que chegaram por barco.
Moçambique

Agências da ONU descrevem "horror absoluto"

O número de deslocados foi registado desde que os ataques armados em Palma começaram na quarta-feira — equivalem a 672 famílias. Chegam a pé, de autocarro, de avião e de barco, desde Palma.
Moçambique

Em Palma, "o povo simples continua dentro do mato" /premium

O padre missionário Edegard Silva, que há um ano fugiu para Pemba, lamenta a falta de ação do Governo, diz que os militares pouco podem fazer e garante que o povo de Palma ainda precisa de ajuda.
Moçambique

Moçambique. Organizações pedem apoio internacional

18 organizações exigiram ao Presidente da República que acione um pedido de apoio internacional para ajudar combater os grupos armados no norte de Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Ataque em Palma foi "estratégico"

Analista considera que a crise de segurança em Cabo Delgado está a "tornar-se mais séria" e que "vai ser necessária uma intervenção internacional para recuperar o controlo da região" moçambicana.
Moçambique

Navio com cerca de mil deslocados ruma a Pemba

O navio transportará a população mais carenciada após o ataque à vila de Palma e que tem passado por dificuldades por falta de alimentos, água e abrigo junto ao recinto do projeto de gás.
Moçambique

Situação em Palma é "extremamente preocupante"

Relatório das Nações Unidas explica que a informação sobre o que está a acontecer é "extremamente difícil de verificar, devido a interrupções nas comunicações na cidade de Palma".
Moçambique

Rangel: Portugal e UE são responsáveis por omissão

119
Eurodeputado Paulo Rangel faz acusações ao Governo. Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros confirmou que há dezenas de portugueses em Pemba e que Portugal enviará uma missão.
Moçambique

Moçambique. Militares portugueses partem em abril

Os primeiros elementos do contingente de 60 militares portugueses que vai rumar a Moçambique para dar formação às forças de segurança locais vão partir de Portugal na primeira quinzena de abril.
Noticiário

10h. Moçambique. Ajuda portuguesa vai demorar

Secretário de Estado diz ao Observador que o planeamento está a ser feito em articulação com as autoridades moçambicanas. Eurodeputado Paulo Rangel acusa o governo de estar a branquear negligência.
Noticiário

9h. Cabo Delgado. ACNUR pede mais apoios

Fundo de quase um milhão de euros está a esgotar-se, não chega para dar resposta a todas as necessidades, com o aumento da violência na região, diz a responsável do alto comissariado.
Resposta Pronta

Cabo Delgado. "Não sei quando vai acabar"

A responsável do Alto comissariado da ONU para refugiados alerta que fundos para apoiar população estão a esgotar-se. Margarida Loureiro fala em grandes atos de violência contra mulheres e crianças.
Moçambique

Palma. Milhares com dificuldades em sobreviver

170
Dormem nas ruas, na escola, onde é possível. Ricardo Machava, jornalista moçambicano, conta à Rádio Observador relatos dos sobreviventes, de decapitações e de fugas de 100 quilómetros pelo mato.
Noticiário

8h. Moçambique. Mulheres e crianças violadas

Responsável do Alto comissariado da ONU para refugiados em Cabo Delgado alerta para violações dos direitos humanos na região. Cidade de Palma foi tomada por jihadistas. Há 700 mil deslocados.
Moçambique

Moçambique. Bebé alvejado entre os feridos 

Um dos familiares, que prefere falar no anonimato, conta que a fuga de Palma foi feita de súbito, pelo mato em direção à península de Afungi, para junto do recinto do projeto de gás do norte.
Moçambique

ONU condena "veementemente" violência em Palma

"Estamos profundamente preocupados com a situação ainda em evolução em Palma, onde os ataques armados começaram em 24 de março, matando dezenas de pessoas", dizem as Nações Unidas.
Moçambique

África do Sul envia avião militar a Moçambique

Cerca de 50 cidadãos sul-africanos foram afetados pelos recentes ataques terroristas no norte do país vizinho desde quarta-feira. Dois estão ainda desaparecidos e um morreu.
Moçambique

Ataque em Palma visa dividir meios militares 

O ataque a Palma constitui a ação de maior visibilidade dos insurgentes no norte de Moçambique e visa desviar os militares de Maputo da reconquista de Mocímboa da Praia, diz o investigador do ISCTE.
Moçambique

Moçambique. PSD e CDS questionam Governo 

O PSD questionou o Governo sobre a sua posição quanto à violência na província moçambicana de Cabo Delgado. O CDS pediu uma participação militar e a mobilização dos estados-membros da União Europeia.
Moçambique

Portugal empenhado em resolver a questão de fundo

O Governo português está a acompanhar permanentemente a situação no norte de Moçambique e quer resolver "a questão de fundo". António Costa falou pessoalmente com o presidente moçambicano.
Moçambique

Brasil oferece apoio para combate ao terrorismo

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil ofereceu ajuda ao governo de Moçambique para combater os ataques terroristas na província de Cabo Delgado. Dezenas de civis já foram mortos.
Moçambique

Há o risco de jihadistas tentarem manter controlo

222
O analista político salienta que o conflito militar nasceu de uma insurgência local, mas neste momento tem uma dimensão difícil de controlar. "Isto é uma guerra, não é uma brincadeira".
Moçambique

Analistas defendem intervenção da União Africana

Analistas defendem "utensílios e enquadramentos" estabelecidos "ao longo dos anos" para lidar com a situação em Moçambique, como a possibilidade de uma missão no terreno e a emissão de declarações.
Moçambique

Moçambique. Centenas fogem para a vizinha Tanzânia

186
Estima-se que entre 200 a 500 pessoas tenham passado a fronteira com a Tanzânia, a norte de Cabo Delgado, e o número continua a aumentar. Muitas crianças tiveram de passar o mato e enfrentar o terror.
Moçambique

Os relatos de famílias angustiadas em Moçambique

Dezenas de famílias esperaram reencontrar familiares fugidos de Cabo Delgado como desembarque do navio de resgate Sea Star 1. A embarcação da petrolífera Total retirou 1300 que fugiram aos massacres.
Indonésia

Indonésia. Governo confirma ataque suicida

Os relatos no local já apontavam para um bombista suicida, mas a confirmação oficial já foi feita pelo Governo. Papa Francisco pediu que se rezasse pelas vítimas. Dois bombistas morreram no local.
Moçambique

Moçambique. Al-Shabab alvejou civis dentro de casa

763
A ONG Human Rights Watch apelou ao governo moçambicano que tome medidas urgentes para proteger a população de Palma. Há relatos de pessoas a ser alvejadas dentro de casa por terroristas da Al-Shabab.
Nações Unidas

ONU denuncia "táticas de intimidação" dos sauditas

A relatora da ONU afirmou que foi realmente ameaçada por um alto responsável saudita, na sequência de uma investigação que fez sobre o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.
Moçambique

Palma. Portugal condena violência "veementemente"

A cidade de Palma, em Moçambique, foi vítima de um ataque terrorista na passada quarta-feira. Ministério dos Negócios Estrangeiros condena "veementemente" a violência na cidade.
Terrorismo

Moçambique. ONU preocupada com crise humanitária

A Organização das Nações Unidas diz estar a seguir de perto os ataques em Palma e mostra-se preocupada com a rápida deterioração da situação humanitária em Moçambique.
Moçambique

UE segue "de perto" ataque em Palma, Moçambique

A União Europeia está a acompanhar o ataque armado em curso na região de Palma, no norte de Moçambique, e a avaliar necessidades de auxílio a cidadãos europeus afetados por este episódio de violência.
Moçambique

Tiroteio em Palma. População teve de fugir

A vila de Palma estava esta quarta-feira sob tiroteio e a população está em fuga. Na vila ouviam-se disparos de metralhadora e há estabelecimentos a ser assaltados.
Terrorismo

Atentados de Boston. Supremo vai rever sentença

Dzhokhar Tsarnaev foi condenado à morte em 2015 por ter colocado, com o seu irmão mais velho, duas bombas que mataram três pessoas e feriram 264. O Supremo Tribunal vai rever a sentença.
Estados Unidos da América

Bombista de Boston pode ser condenado à morte

Depois de uma primeira sentença à morte que acabou anulada, tribunal aceitou recurso interposto pela administração Trump. Biden é contra a pena de morte, que quer ilegalizar nos EUA.
Cultura

Se depender de A Unidade, o terrorismo falhará

Espanha está sob ameaça terrorista e cabe a uma unidade especial garantir que esta não se concretizará. A premissa de “A Unidade”, novo thriller do AXN, é um ótimo pretexto para falar de terrorismo.
França

Detido suspeito de roubo de obra de Banksy

Homem era o último membro em liberdade de um grupo suspeito de ter roubado a obra do famoso artista britânico e admitiu os factos. Obra roubada é dedicada às vítimas do ataque ao Bataclan.
Crise em Moçambique

Moçambique. Católicos alertam para fome e cólera 

131
Segundo o relato de um missionário em Nangololo, destruída pelos terroristas, estes grupos continuam a atacar povoações, "há uma profunda precariedade alimentar" e há casos de cólera e de malária.
União Europeia

Adoção de regulamento contra conteúdos terroristas

A UE adotou um regulamento sobre a divulgação de conteúdos terroristas online que permite a remoção rápida desses conteúdos e estabelece um instrumento comum para enfrentar ameaças.
Espanha

Pablo Hasél condenado a mais 16 meses de prisão

595
A justiça espanhola aumentou a pena de Pablo Hasél em mais 16 meses, após o rapper condenado por enaltecimento ao terrorismo não ter pagado uma multa de cerca de 30 mil euros que substituía prisão.
Madrid

Espanha homenageia vítimas do terrorismo

"O triunfo da democracia sobre o terrorismo é o triunfo da liberdade e da razão", disse Filipe VI. Centenas de cidadãos colocaram flores e soltaram balões brancos em memória das vítimas.
Terrorismo

Portugal. Eliminar conteúdos terroristas numa hora

308
O objetivo é em apenas uma hora eliminar conteúdos terroristas colocados na internet. A presidência portuguesa tem "prioridades claras" nesta área.
Terrorismo

Portugal incentiva UE na luta contra o terrorismo

O ministro da Administração Interna português incentivou os europeus a "fazer mais" na luta contra o flagelo do terrorismo, durante a cerimónia de comemoração do Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo.
Estados Unidos da América

EUA: ISIS-Moçambique é organização terrorista

É estimado que mais de 2 000 pessoas tenham sido mortas desde a insurgência do ISIS-Moçambique. Os EUA consideram agora o grupo como uma organização terrorista.
Catalunha

Eu digo “Não” a todo o Terrorismo /premium

O apelo de Hasél à violência e a recuperação do terrorismo são de enorme gravidade, puníveis na lei, que só a ignorância histórica ou o enviesamento político fazem por minimizar, confundir ou falsear.
Ameaça de Bomba

Taj Mahal evacuado após falso alerta de bomba 

O alerta foi dado por uma pessoa não identificada que ligou para a Polícia de Uttar Pradesh, "mas não foi descoberta nenhuma substância explosiva". Taj Mahal já reabriu aos turistas.
Suécia

Ataque não está a ser investigado como terrorismo

794
Sete pessoas ficaram feridas na sequência de um esfaqueamento no sul da Suécia. Polícia falou em "ataque terrorista", mas agora investiga como tentativa de homicídio. Autor foi identificado.
Grécia

Sismo de magnitude 6,3 atinge Grécia 

Um sismo de magnitude 6,3 na escala de Richter atingiu esta manhã a Grécia. Sismólogos pedem atenção redobrada aos habitantes nas próximas horas. Governo manda ministros aos locais mais afetados.
Moçambique

Cabo Delgado: pior crise humanitária em décadas

Cabo Delgado vive a pior crise humanitária das últimas décadas, alerta ONG, e situação tem vindo a ser agravada pela "atuação violenta" das forças governamentais e empresa militar externa.
Refugiados

ONU alerta para fluxo de refugiados para o Níger

Mais de 7.660 refugiados já fugiram da Nigéria para Maradi, cidade no vizinho Níger, após nova onda de violência terrorista. Mas têm novos perigos no Níger: "Mortes terríveis, raptos e pilhagens".
Documentários

Spike Lee vai produzir série sobre o 11/09

Ainda não há data para a estreia da série mas vai estar disponível "ainda este ano" na HBO. Com mais de 200 entrevistas, o realizador quer acabar com o mito da Nova Iorque "morta e fedorenta".
Estado Islâmico

Instalações da ONU na Nigéria atacadas

Insurgentes do Estado Islâmico atacaram esta segunda-feira as instalações das Nações Unidas em Dikwa, dando seguimento aos ataques massivos no noroeste e centro da Nigéria nos últimos meses.
Moçambique

Moçambique. Adiado julgamento de iranianos

O julgamento de 12 iranianos acusados pela justiça moçambicana de terrorismo, inicialmente marcado para quinta-feira foi adiado devido à falta de tradutor. O grupo foi detido em dezembro de 2019.
Burkina Faso

Burkina Faso. Exército mata 11 terroristas

Os militares mataram 11 terroristas numa operação de dois dias no norte do país. A operação, que combinou ações terrestres e aéreas, teve lugar na floresta de Bango e nas localidades de Tasmakat.
Terrorismo

Terrorismo. Buscas em Berlim mobilizam 800 agentes

Operação policial mobilizou 800 agentes na capital alemã com o intuito de uma realização de buscas em apartamentos de supostos membros de uma célula terrorista local. Não há detenções até ao momento.
União Europeia

Missão europeia forma 300 militares no Mali

Portugal tem um contingente de 11 militares na Missão que visa treinar "os quadros superiores das Forças Armadas" do país africano, que enfrenta graves problemas como conflitos internos e terrorismo.
Igreja Católica

Renúncia quaresmal de Viana para Moçambique 

A diocese de Viana do Castelo anunciou que partilhará os bens doados na Quaresma com a diocese de Pemba, em Cabo Delgado. A província moçambicana encontra-se fustigada pela violência terrorista.
Forças Armadas

Cravinho quer reforço do Chefe do Estado-Maior

Gomes Cravinho pretende alterar a lei de bases sobre as Forças Armadas, colocando os chefes dos ramos militares sob dependência hierárquica do Chefe do Estado-Maior. Objetivo passa por "modernizar".
Somália

Explosão de carro-bomba na Somália mata 3 pessoas

Pelo menos três pessoas morreram e oito ficaram feridas na explosão de um carro-bomba perto de um posto de controle em Mogadíscio, capital da Somália.
Terrorismo

Dinamarca e Alemanha impediram ataque terrorista

Um possível atentado terrorista islamita foi evitado pelas forças policiais da Dinamarca e Alemanha através de uma operação conjunta. Esta missão acabou por deter mais de uma dezenas de pessoas.
Moçambique

Moçambique. Japão anuncia doação à ONU para crise 

A embaixada japonesa avançou que a doação às agências da ONU servirá para apoiar o esforço do Estado moçambicano na assistência alimentar e médica aos cidadãos afetados pela violência em Cabo Delgado.
E o Resto é História

As FP-25 e o terrorismo em Portugal nos anos 80

473
Os movimentos revolucionários que mataram centenas de pessoas na Europa das décadas de 70 e 80 e a história atribulada do Panteão Nacional 
Reino Unido

Reino Unido reduziu nível de alerta de terrorismo

As autoridades britânicas baixaram o nível de alerta para o nível 3 numa escala 5 níveis. A ameaça terrorista em território do Reino Unido passa a ser "substancial" ou seja um ataque ainda é provável.
Terrorismo

União Europeia renova lista de terroristas

A lista de terroristas da União Europeia foi atualizada, fazendo parte dela 21 grupos e 14 pessoas. O congelamento de fundos e contas bancárias são algumas das medidas que a UE pode aplicar.
Moçambique

Cabo Delgado. 824 mil euros doados para educação 

Verba financiará espaços de aprendizagem e campanhas de sensibilização para a prevenção da exploração e o abuso sexuais na região moçambicana de Cabo Delgado, afetada por ataques terroristas.
Moçambique

Nyusi promete proteção a dissidentes de milícias

Presidente moçambicano promete proteger os jovens que integram as milícias terroristas responsáveis pelos ataques em Cabo Delgado, caso deponham as armas e regressem às suas famílias.
Afeganistão

30% dos detidos por terrorismo foram torturados

Cerca de 30% dos detidos no Afeganistão são torturados mas os números melhoraram face ao período anterior de 2017-2018. Nesse período a taxa tinha sido de 31,9% e a ONU reconheceu o esforço da tutela.
França

Programa francês já apoiou 70 condenados

103
O programa francês que acompanha pessoas condenadas por crimes ligados ao terrorismo após saírem da prisão começou em 2016, já acompanhou 70 ex-reclusos e nenhum reincidiu.
Joe Biden

EUA emitem alerta contra terrorismo doméstico 

Apesar de não ter "informações sobre uma conspiração credível", a Administração Biden está atenta a possíveis "extremistas violentos com motivação ideológica" e que se opõem à "transição presidencial"
Moçambique

MNE: Combate ao terrorismo é do interesse da UE

O apoio às autoridades moçambicanas no combate ao terrorismo no norte do país é também do interesse da União Europeia, afirma o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Joe Biden

Biden pede análise a risco de terrorismo doméstico

163
A porta-voz referiu que o ataque ao Capitólio e as "trágicas mortes" e realçaram que o "aumento do extremismo doméstico é uma ameaça séria e crescente à segurança nacional".
Estados Unidos da América

EUA. Responsável anti-terrorismo quer alterar lei

Responsável anti-terrorismo da Polícia de Nova Iorque defendeu a adoção pelos Estados Unidos de legislação para "terroristas domésticos" semelhante à que já existe para grupos extremistas islâmicos.
A página está a demorar muito tempo.