Terrorismo

Irlanda do Norte

Dois jovens detidos por morte de jornalista 

Polícia atribui responsabilidade do ataque ao "New IRA" e está a tratar do caso como um ato terrorista. Jornalista Lyra McKee foi baleada por se encontrar junto a um carro da polícia.
Espanha

Detido jihadista que preparava massacre em Espanha

11.890
A Policía Nacional esteve na residência do suspeito para verificar a existência de mais indícios sobre o ataque que estaria a planear. Autoridades reforçam dispositivo de segurança para este mês.
Ameaça de Bomba

Edifício com embaixadas em Madrid já foi reaberto

A ameaça de bomba terá sido para o 24.º andar do Torre Spacio, onde se encontra a embaixada australiana. Vários polícias e bombeiros estiveram no local e concluiu-se que foi um falso alarme.
Egito

Termina o estado de emergência no Egito

O estado de emergência no Egito, instaurado em abril de 2017 e prolongado pela última vez em janeiro para entrar em vigor a partir do dia 13 desse mês e por três meses, termina este sábado.
Nova Zelândia

Christchurch. Juiz quer análise mental do atacante

O juiz responsável pelo caso pediu 2 relatórios para avaliar a capacidade de Breton Tarrant em se declarar inocente ou culpado das 50 acusações de homicídio e 39 por tentativa de homicídio.
Redes Sociais

Austrália. Prisão por não apagar vídeos violentos

Políticos respondem ao massacre de Christchurch impedindo vídeos com tortura, violação, rapto e homicídio online. Administradores de redes sociais que não os removam também podem ser presos 3 anos.
Nova Zelândia

Christchurch. Atacante acusado de quase 90 crimes

Brenton Tarrant, autor do ataque às duas mesquitas em que morreram 50 pessoas, será acusado nesta sexta-feira por 50 homicídios e 39 tentativas de homicídio. Já disse que não quer advogado.
Rússia

Rússia. Acusados de atentados dizem-se inocentes

A 3 de abril de 2017, Akbarzhon Dzhalilov colocou uma bomba numa estação de metro de São Petersburgo, entretanto encontrada e desativada. No entanto, fez explodir uma segunda bomba e matou 16 pessoas.
Nova Zelândia

Atacante de mesquita ligado a extremista austríaco

Brenton Tarrant, que matou 50 pessoas num ataque a uma mesquita na Nova Zelândia, tinha apoiado financeiramente o Movimento Identitário da Áustria, de extrema-direita, confirmou o Governo.
Terrorismo

Marroquino acusado de terrorismo julgado em Lisboa

O Tribunal Central Criminal de Lisboa começa a julgar na segunda-feira o marroquino acusado de pertencer ao Estado Islâmico e de recrutar operacionais em Portugal, a troco de 1.500 euros mensais.
Iémen

Ataque no Iémen mata 7 pessoas, 4 delas crianças

Sete pessoas, quatro das quais crianças, morreram junto após um ataque próximo do hospital Save the Children no Iémen. A organização pede "uma investigação urgente sobre esta nova atrocidade".
Afeganistão

Negociações devem incluir direitos das mulheres

Segundo o MNE afegão, as negociações de paz entre os talibãs e os EUA devem incluir os direitos das mulheres, que não devem estar sujeitos a "restrições", nomeadamente ao nível da escolarização.
Nova Zelândia

Rosto da PM da Nova Zelândia em edifício no Dubai

466
A forma como lidou com os ataques a mesquitas na Nova Zelândia valeu a Jacinda Ardern uma homenagem no Burj Khalifa, no Dubai. Na imagem, a primeira-ministra surge abraçada a um cidadão.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento mata dez crianças

Dos 13 civis mortos em consequência de um bombardeamento realizado no sábado pelas tropas internacionais para "apoiar as forças pró-governamentais no terreno", dez são crianças. Há ainda três feridos.
Terrorismo

Ministro entre as 5 vítimas de ataque terrorista

O ministro do Trabalho da Somália é uma das cinco vítimas mortais contabilizadas até agora em consequência do ataque levado a cabo contra um edifício do governo na capital, Mogadíscio.
Terrorismo

Espanha com mais mortos por terrorismo da UE

A lista de vítimas mortais, em consequência de atentados terroristas na UE é encabeçada por Espanha, com 268 mortos, seguida a da França, com 263, e do Reino Unido, com 121.
Islão

Países muçulmanos querem combater islamofobia

A Organização da Cooperação Islâmica pediu "medidas concretas, abrangentes e sistemáticas" para combater o "ódio ao Islão", na sequência do ataque a duas mesquitas na Nova Zelândia.
Facebook

Nova Zelândia. Vídeo do Facebook visto 4 mil vezes

O Facebook admite que o sistema de inteligência artificial que devia remover os vídeos com violência explícita não é perfeito e diz que o vídeo do ataque na Nova Zelândia foi visto 4 mil vezes.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Identificadas 50 vítimas do ataque

A polícia da Nova Zelândia anunciou esta quarta-feira que "o processo de identificação das 50 vítimas" do ataque às duas mesquitas "foi concluído" e que "todas as famílias foram notificadas".
Nova Zelândia

Nova Zelândia. ERC pede fim de partilha de imagens

182
Entidade Reguladora da Comunicação Social emitiu um parecer em que apela ao órgãos de comunicação que adotem medidas para "impedir o acesso generalizado às imagens do massacre na Nova Zelândia".
Nova Zelândia

2º homem acusado por divulgar imagens do ataque

Philip Arps, de 44 anos, foi detido na terça-feira, 4 dias após o ataque. O homem está acusado de divulgar conteúdo censurável e foi colocado em prisão preventiva. Será levado a tribunal a 15 de abril
Nova Zelândia

Nova Zelândia em silêncio pelas vítimas do ataque 

A homenagem será transmitida na rádio e televisõe públicas e acontece uma semana depois dos ataques às mesquitas Al-Noor e de Linwood, que fizeram pelo menos 50 mortos e quase meia centena de feridos.
Terrorismo

Utrecht. Carta do suspeito sugere terrorismo

205
Há 3 pessoas identificadas, mas a carta apareceu no carro do principal suspeito do ataque ao elétrico. Nascido na Turquia, muçulmano, acumula nove processos judiciais por crimes de violação ou roubo.
Terrorismo

Extremistas de direita e radicais islâmicos /premium

323
Não tenho ideias para resolver o extremismo de direita que cresce nos países ocidentais. Por ora, vejo demasiada gente dançando com o inimigo, cuidando que o conseguirá controlar.
Terrorismo

Detido quarto suspeito do tiroteio na Holanda

Outros dois homens foram libertados por se ter chegado à conclusão que não estiveram envolvidos no ataque em Utrecht. O principal suspeito, Gokmen Tanis, continua detido.
Terrorismo

Nova Zelândia. YouTube e Facebook removeram vídeos

O Facebook diz que retirou 1,5 milhões vídeos do ataque a Christchurch, que foi transmitido em direto na rede social. Já o YouTube, para conter os uploads em massa, ativou filtros automáticos.
Terrorismo

Christchurch era foco nacional da extrema-direita

175
Um terrorista de extrema-direita matou 50 pessoas em duas mesquitas em Christchurch. A cidade seria o centro do pequeno movimento de supremacia racial da Nova Zelândia que terá apoiado o atacante.
Bruxelas

Ameaça de bomba junto à sede da Comissão Europeia

301
Uma ameaça de bomba perto da Comissão Europeia, em Bruxelas, obrigou à retirada temporária de 40 pessoas. Polícia e bombeiros estiveram no local. Situação já foi normalizada.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. PM nega dar visibilidade a atirador

226
A primeira-ministra da Nova Zelândia prometeu nunca mencionar o nome do alegado responsável pelo ataque às mesquitas, por forma a não dar visibilidade a um "terrorista", "criminoso" e "extremista".
Terrorismo

O terrorismo é hediondo, seja racista ou islâmico /premium

254
Os terroristas, racistas ou islâmicos, usam os mesmos métodos com o mesmo objectivo: separar as sociedades ocidentais em comunidades definidas pela hostilidade mútua.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Multiplicam-se "hakas" de homenagem

714
Junto às mesquitas de Christchurch ou a muitos quilómetros de distância, neo-zelandeses - e não só - têm usado o tradicional ritual Maori para homenagear as vítimas do atentado de sexta-feira.
Terrorismo

"Isto é a Nova Zelândia". A resposta ao atentado

180
Atos de apoio à comunidade islâmica do país espalham-se por todo o lado, da primeira-ministra aos cidadãos anónimos. Mas há muitos muçulmanos que avisam que discriminação não é algo novo.
Terrorismo

"Passageiros partiram vidros e escaparam"

227
Os primeiros testemunhos do tiroteio em Utrecht contam como inicialmente o condutor do elétrico não abriu as portas e como as pessoas partiram as janelas para fugir.
Nova Zelândia

Abdul Aziz, o refugiado que salvou vidas no ataque

200
Ação de homem de 48 anos, que saiu a perseguir o atirador, pode ter ajudado a travá-lo no ataque à segunda mesquita. "Se não fosse ele, o número de mortos teria sido bem mais elevado", diz imã.
Terrorismo

Jovem acusado por divulgar imagens do ataque

Fiança foi recusada, mas identidade do jovem que fez live stream do ataque foi protegida. Facebook já retirou milhão e meio de cópias do vídeo que circulavam na rede.
Terrorismo

Erdogan utiliza vídeo do massacre na Nova Zelândia

212
O presidente da Turquia exibiu excertos do vídeo gravado por Brenton Tarrant num encontro na cidade de Izmir. Tratou-se de uma ação de campanha para as eleições do próximo dia 31 de março.
Nova Zelândia

Porque veio o atirador ao Convento de Cristo? 

2.971
A origem do Convento está ligada à presença da Ordem dos Templários na Península Ibérica, responsável por expulsar os muçulmanos da Europa. O atirador da Nova Zelândia visitou este monumento. Porquê?
Terrorismo

Paquistão. 3 mortos em atentado à bomba em comboio

O atentado à bomba contra um comboio provocou o descarrilamento de várias carruagens. Três pessoas morreram e sete ficaram feridas. Até ao momento, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.
Terrorismo

PJ investiga autor dos ataques na Nova Zelândia

1.009
A PJ acredita que a visita a Portugal de Brenton Tarrant se prendeu com o Convento de Cristo e a sua ligação à ordem dos Templários, responsável por expulsar os muçulmanos da Europa.
Terrorismo

Nova Zelândia. Número de mortos sobe para 50

Há ainda 34 feridos hospitalizados no hospital de Christchurch, sendo que 12 estão em estado grave. A primeira-ministra da Nova Zelândia adiantou que os corpos vão começar a ser entregues às famílias.
Terrorismo

Quem são as vítimas do massacre em Christchurch?

155
Este sábado, o número de mortos foi atualizado para 50 e as autoridades começaram a revelar algumas informações sobre as vítimas do ataque terrorista na Nova Zelândia.
Terrorismo

Senador australiano debaixo de fogo (e de um ovo)

620
Fraser Anning, representante do estado de Queensland, utilizou o twitter para culpar a comunidade islâmica neozelandesa dos ataques de Christchurch. Um adolescente respondeu com um ovo, o novo viral.
Terrorismo

Nova Zelândia. Atirador enviou email à ministra

124
A primeira-ministra era um dos cerca de 70 destinatários de um email enviado pelo alegado atirador cerca de dez minutos antes do ataque. Brenton Tarrant já foi presente a tribunal.
Terrorismo

O perigo de ter um Breivik em cada esquina /premium

1.443
O terrorista da Nova Zelândia copiou vários passos de Breivik, o neonazi norueguês que matou 77 pessoas em 2011. Mas não foi o único — em todo o mundo, já muitos seguiram o seu exemplo. Como nascem?
Nova Zelândia

O herói que deu a vida para salvar os outros

568
O homem de 71 anos meteu-se à frente de outro crente que estava em risco e acabou por morrer a tiro. Daoud Nabi ajudou vários refugiados nos anos 80 e era de uma associação afegão local.
António Guterres

António Guterres condena ataques na Nova Zelândia

Numa mensagem publicada no Twitter, António Guterres condenou "com veemência a morte de pessoas inocentes enquanto oravam pacificamente em mesquitas" e expressou as condolências às famílias.
Nova Zelândia

Como aconteceu o pior atentado da Nova Zelândia?

Com armas automáticas, dispararam a sangue frio. Os autores do ataque na Nova Zelândia deixaram 49 mortos. Filmaram tudo. Como aconteceu o mais mortífero atentado de sempre no país?
Terrorismo

Histórias dramáticas dos ataques na Nova Zelândia

Boztas foi alvejado numa perna e fingiu estar morto, Nuha continua sem saber do marido (e do telemóvel), Mashud e os seus jogadores de cricket escaparam por um triz e há um herói à solta que salvou.
Terrorismo

Tudo o que se sabe sobre o massacre nas mesquitas 

Conhece-se a identidade de um dos atiradores, que será este sábado presente a tribunal. A polícia deteve quatro pessoas, mas uma delas não estará relacionada com o ataque. Há pelo menos 49 mortos.
Terrorismo

Suspeito dos ataques acusado de homicídio

3.822
Quatro suspeitos foram detidos: o que transmitiu o ataque em direto foi identificado como o supremacista branco australiano Brenton Tarrant, de 28 anos. Foi ouvido em tribunal na manhã de sábado.
Brasil

Brasil. O ataque à escola em 15 passos e 3 vídeos

Uma escola na cidade de Suzano, em São Paulo, foi alvo de um ataque ao final da manhã, que provocou oito vítimas mortais e nove feridos. Os dois atiradores morreram no local
Bruxelas

'Jihadista' francês condenado a prisão perpétua

Mehdi Nemmouche foi condenado a prisão perpétua pelos quatro "homicídios terroristas" cometidos em 2014. O coautor Nacer Bendrer, culpado por fornecer as armas ficou com 15 anos de prisão.
Aviação

Avião aterra em Baku por suspeita de bomba

O avião fazia a ligação entre o Bahrain e Moscovo, quando o comandante da tripulação suspeitou da existência de uma bomba a bordo no avião. Aparelho teve de aterrar de emergência em Baku.
Terrorismo

Espanha presta homenagem às vítimas do atentado

As cerimónias oficiais que assinalam os 15 anos sobre o maior atentado terrorista em Espanha vão contar com a participação de várias associações de vítimas, políticos, agentes sociais e cidadãos.
Terrorismo

O regresso dos combatentes do Estado Islâmico

111
Para além das ameaças, existem dilemas que se colocam: afinal deve ser impedido a sua entrada nos países de origem (incluindo a revogação da nacionalidade) ou deve-se permitir o seu regresso? E como?
Comissão Europeia

Fraude fiscal. Bruxelas não desiste de lista negra

Ainda que a decisão tenha sido unânime entre os 28 Estados-membros, que rejeitaram a "lista negra" para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, Bruxelas diz não desistir da proposta.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque a empresa mata 21 pessoas

O atentado começou com uma explosão na entrada de uma empresa de construção na fronteira com o Paquistão, numa zona onde se concentram forças do grupo extremista Estado Islâmico.
Londres

Londres. Possível ligação a extremistas irlandeses

A polícia britânica investiga a origem dos engenhos explosivos encontrados na terça-feira em dois aeroportos e numa estação ferroviária de Londres e não descarta ligação a grupos armados irlandeses.
Londres

Engenhos explosivos desativados em Londres

263
As autoridades já controlaram a situação, tudo aparenta estar controlado e já arrancou uma investigação. Os explosivos estavam embalados num envelope de tamanho A4. Não houve feridos.
Terrorismo

Terrorismo jihadista mata mais de 10 mil pessoas

2.226
Mais de 10 mil pessoas foram assassinadas em atentados terroristas de cariz jihadista em 37 países durante o ano de 2018. Oito em cada dez vítimas são de países de maioria muçulmana.
Alemanha

Alemanha quer tirar nacionalidade a terroristas

1.732
Alemanha está a estudar a introdução de legislação que permita negar a dupla nacionalidade aos maiores de 18 anos que comprovadamente estejam ligados a movimentos terroristas.
Estado Islâmico

Trump. Califado do Estado Islâmico acaba em breve

Presidente dos Estados Unidos vaticinou que está para breve o fim do califado proclamado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
Somália

Atentado na Somália faz mais de 20 mortos

Foi este o cenário causado pelo ataque terrorista do grupo Al-Shabab, em Mogadíscio, na Somália, esta sexta-feira. Pelo menos 23 pessoas morreram e 45 ficaram feridas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)