Terrorismo

Terrorismo

Número de mortos em Estrasburgo sobe para quatro

A quarta vítima estava em estado grave e sucumbiu esta sexta-feira aos ferimentos. Há ainda uma quinta vítima em morte cerebral. O autor do atentado foi morto esta quinta-feira após 48 horas em fuga.
Estrasburgo

Suspeito não fazia parte de rede terrorista

O alegado terrorista acusado de cometer o ataque em Estrasburgo, que foi abatido pela polícia francesa, não integrava nenhuma rede terrorista e não teve ajudas. Número de pessoas detidas sobe para 7.
Segurança

Terrorismo. PSP terá agentes encobertos nas ruas

611
Com o objetivo de "prevenir atos de caráter terrorista, bem como outra criminalidade grave e violenta", a PSP vai reforçar a sua presença nas ruas. Grau de ameaça em Portugal mantém-se "moderado".
Terrorismo

Armas e flores. Mega-operação congela Estrasburgo

França vive em alerta máximo. Por todo o país, agentes armados ocupam os mercados de Natal e pontos estratégicos das cidades. Mais de sete mil militares foram mobilizados para reforço de segurança.
Terrorismo

Estrasburgo. Atirador foi abatido pela polícia

1.176
Chérif Chekatt, o autor do atentado no mercado de Natal em Estrasburgo, foi abatido pela polícia. O atacante terá disparado primeiro sobre as autoridades. Estado Islâmico reclamou o ataque.
França

Estrasburgo. Quem são as vítimas do atentado?

Três pessoas morreram e 12 ficaram feridas no ataque de terça-feira. As vítimas têm entre 18 e 65 anos: do turista tailandês que perdeu a vida ao jornalista italiano em estado grave.
França

"O atirador virou-se e fiquei de frente para ele"

Um homem abriu fogo esta terça-feria junto a um mercado de Natal de Estrasburgo, matando duas pessoas e ferindo outras 13. Reunimos algumas das histórias de quem viu tudo acontecer.
Democracia

Força da democracia ganhará ao terrorismo

O presidente do Parlamento Europeu anunciou ainda que às 12h00 locais (11h00 em Lisboa) será observado um minuto de silêncio em memória das vítimas.
Terrorismo

O que (ainda não) se sabe sobre o ataque em França

Parece ter atuado de forma isolada o homem que "semeou o terror em três pontos da cidade" de Estrasburgo, matando três pessoas e ferindo 14. O suspeito ainda está em fuga, mas terá sido ferido.
França

Ataque. Tailandês é uma das três vítimas mortais

Turista tailandês é uma das três vítimas mortais no tiroteio desta terça-feira em Estrasburgo, França. Mulher também ficou ferida no ataque que provocou mais duas mortes e 13 feridos.
França

O que se sabe do suspeito do ataque de Estrasburgo

231
Cherif Chekatt é o suspeito do ataque que causou 3 mortos e 13 feridos em Estrasburgo. Natural de cidade francesa, era conhecido da polícia. Estava sinalizado como perigoso e quase foi detido antes.
França

Comissário e eurodeputados portugueses retidos 

Comissários e centenas de deputados estavam no Parlamento Europeu. Portugueses entre os retidos por razões de segurança. Ana Gomes queixa-se de ter sido deixada de madrugada no centro da cidade.
França

Pontes de acesso ao centro de Estrasburgo fechadas

Autoridades francesas encerraram as pontes que dão acesso ao centro de Estrasburgo, onde pelas 20:00 locais (mais uma hora em Lisboa) ocorreu um tiroteio perto do Mercado de Natal.
Terrorismo

Afeganistão. Atentado suicida provoca 12 mortos

O ataque aconteceu perto de Kabul e teve como alvo militares que voltaram de uma operação noturna. Quatro vítimas pertenciam às forças de segurança, mas há também mulheres e crianças entre os mortos.
Afeganistão

Afeganistão. 14 soldados mortos e 21 reféns

Um grupo de talibãs matou 14 soldados e fez 21 reféns na sequência de um ataque na noite de quinta-feira, no oeste do Afeganistão. Este ataque foi o último de uma série de ataques quase diários.
Sistema Financeiro

Medidas de financiamento do terrorismo já em vigor

As entidades passam a ser obrigadas a comunicar mensalmente as operações de pagamento que envolvam dinheiro ou cheques ou outros documentos ao portador em suporte de papel.
Estados Unidos da América

Talibãs. EUA pedem ajuda ao Paquistão para acordo

O presidente dos EUA pediu ajuda ao Paquistão para levar o movimento talibã a negociar o fim da guerra no Afeganistão, depois de uma acusação de Trump sobre o país ter abrigado Osama bin Laden.
Alemanha

Terrorismo. Alemanha está "mais bem preparada"

Quase dois anos após ataque terrorista, o mercado de Natal conta este ano com pedestais de aço e postes móveis nas entradas pedestre, deixando lugar apenas para os peões, e nenhum para os veículos.
Algarve

Algarve. Detido professor que fez ameaça de bomba

267
O diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação, António Guerreiro, disse que a ameaça foi feita por um antigo docente da Universidade do Algarve. Suspeito já terá sido levado para a esquadra.
Nigéria

Boko Haram mata 44 soldados e 9 agricultores

O grupo de rebeldes extremistas Boko Haram matou 44 soldados em ataques numa base militar e nove agricultores no nordeste da Nigéria, desde o fim-de-semana, numa nova demonstração de força.
Venezuela

EUA. Venezuela na lista dos que apoiam terrorismo?

A Casa Branca está a equacionar a hipótese de colocar a Venezuela na lista de países que apoiam atos terroristas a nível internacional. Na lista estão já Irão, Coreia do Norte, Sudão e Síria.
Sporting

O que diz a acusação: Bruno "determinou agressões" /premium

Ex-presidente é acusado de promover "clima de violência" que deixou os jogadores "em pânico", nas semanas antes das agressões. Depois, "compartilhou a decisão criminosa" de atacá-los em Alcochete.
Estados Unidos da América

Médicos queriam soro da verdade para terroristas

A equipa de médicos da CIA queria utilizar um "soro da verdade" com os suspeitos dos ataques de 11 de setembro. Um relatório agora divulgado detalha as técnicas de tortura da agência norte-americana.
Austrália

Lançada campanha para ajudar herói de Melbourne

Michael Rogers tentou parar o terrorista que atacou três pessoas em Melbourne, na sexta-feira, com um carrinho de compras. A campanha de angariação de fundos já reuniu mais de 116 mil euros.
Sporting

Bruno de Carvalho: "estupefacto" mas "tranquilo"

O antigo presidente do Sporting e o líder da Juve Leo vão ser interrogados apenas na terça-feira. Bruno de Carvalho "está bastante melhor do que eu esperava”, afirma o advogado o sportinguista.
Terrorismo

Atentados no Bataclan são "cicatriz que não fecha"

Ao contrário do ano passado, Emmanuel Macron não marcará presença nesta cerimónia sendo substituído pelo primeiro-ministro Edouard Philippe.
Austrália

Vídeos mostram homem a tentar esfaquear a polícia

142
Pouco depois de ter matado uma pessoa, o responsável pelo ataque em Melbourne tentou enfrentar a polícia com uma faca. Vídeos amadores mostram o momento de luta e como acabou no chão, baleado.
Facebook

Facebook apaga 14 milhões de posts pró-terroristas

A rede social eliminou este ano mais de 14 milhões de conteúdos em todo o mundo que exaltavam grupos terroristas como o Estado Islâmico (EI) ou a Al-Qaeda e as suas organizações afiliadas.
Austrália

Austrália. Estado Islâmico reivindica ataque

Um homem esfaqueou três pessoas e fez incendiar o próprio carro, tendo sido depois abatido pela polícia em Melbourne. O Estado Islâmico reivindicou este ataque, que foi parcialmente filmado.
Ameaça de Bomba

Detida mulher que ameaçou explodir bomba em França

A ameaça de bomba foi reportada esta quarta-feira de manhã na cidade de Dunkirk, em França. A suspeita de já foi detida. A polícia continua a investigar o que está na causa da ameaça.
Iraque

Mais de 200 valas com milhares de corpos no Iraque

As valas descobertas terão sido da responsabilidade do Estado Islâmico entre 2014 e 2017, segundo anuncia a ONU, que estima que existam "muitas mais". Até agora, prevê-se que sejam 12 mil corpos.
Macau

Macau simula ataque terrorista com armas químicas

O simulacro inclui uma tomada coletiva de reféns, a captura de suspeitos, a contaminação com gás químico e o uso de explosivos e radioativos e será realizado na quinta-feira.
Terrorismo

Israel. Pena de morte para terroristas é discutida

A proposta de lei discutida no Parlamento prevê que os culpados de terrorismo possam ser condenados à morte e sem acordo unânime dos juízes do tribunal.
Terrorismo

Bagdad. Explosão provoca 4 mortos e 20 feridos

Quatro pessoas morreram e 20 ficaram feridas em ataques bombistas registados em Bagdad, tendo dois dos engenhos explodido no interior de pequenos autocarros, anunciou fonte policial.
Síria

Estado Islâmico mata 12 membros das forças curdas

Um ataque do Estado Islâmico matou 12 membros das Forças Democráticas Sírias, força curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos que combate os 'jihadistas'.
Dinamarca

Dinamarca acusa Teerão de preparar atentado

A Dinamarca acusou esta terça-feira Teerão de ter preparado "um atentado" contra três iranianos residentes no seu território em retaliação a um atentado mortal perpetrado no Irão no final de setembro.
Terrorismo

Pittsburg. Procurador-Geral quer pena de morte

Jeff Sessions, em comunicado divulgado este domingo, diz que vai pedir para Rob Bowers ser acusado formalmente de "crimes de ódio".
Estados Unidos da América

Bombista apanhado em imagens de clube de strip

O homem de 56 anos que terá enviado 14 bombas artesanais a adversários políticos de Donald Trump é visto a ler jornais no clube de strip onde trabalhava como DJ.
Tiroteio

Quem é Robert Bowers, o atirador da sinagoga 

297
Antisemita e anti-Trump: O homem que terá morto pelo menos onze pessoas este sábado utilizava as redes sociais para promover o ódio contra os judeus. E fez uma publicação duas horas antes do crime.
Presidente Trump

Trump acusa imprensa de fazer ato político

118
O Presidente dos EUA acusou a imprensa de usar a detenção de um simpatizante seu, no caso do envio de pacotes bomba a figuras democratas, "para fazer um ato político", em vésperas de eleições.
Estados Unidos da América

Quem é Sayoc, o suspeito dos pacotes explosivos

As autoridades norte-americanas prenderam Cesar Sayoc, um republicano de 56 anos que já foi acusado por ter ameaçado explodir uma bomba no passado.
Estados Unidos da América

Alarmes soaram durante direto da CNN

Dois pivots da CNN em Nova Iorque estavam em direto quando os alarmes soaram na redação. O momento ficou registado e os dois profissionais mantiveram-se no ar mais uns segundos.
Afeganistão

Afeganistão. 11 mortos ao segundo dia de eleições

Há seis crianças entre as vítimas da explosão da bomba, elevando para 38 o número de mortos em dois dias de eleições legislativas e regionais.
Terrorismo

França. Presos três suspeitos do ataque terrorista

A ataque aconteceu em março deste ano, no sul de França, e provocou quatro mortos e 15 feridos, incluindo um português de 26 anos. Houve outros três suspeitos foram libertados e não serão acusados.
Terrorismo

Nove suspeitos de terrorismo abatidos no Egito

Nove suspeitos de terrorismo, que alegadamente preparavam ataques no Egito, foram abatidos segunda-feira pelas forças de segurança egípcias na província de Asiut, no sul do país.
Afeganistão

Pelo menos 14 mortos em explosão no Afeganistão

Pelo menos 14 pessoas morreram na explosão de um motociclo armadilhado durante um comício de uma candidata às legislativas de 20 de outubro no Afeganistão.
Conflitos

Mais de 50 mortos em confrontos com Boko Haram

Pelo menos 48 islamitas e oito soldados do Chade morreram esta quarta-feira na região do Lago Chade em confrontos com jihadistas do Boko Haram. A violência deste grupo extremista está a aumentar.
Afeganistão

Atentado suicida no Afeganistão faz 13 mortos

Pelo menos treze pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas esta terça-feira num atentado suicida durante um comício eleitoral no distrito de Kama, na província de Nangarhar, no Afeganistão.
Terrorismo

Países Baixos. Sete presos por planear atentado

Os sete suspeitos detidos pela polícia holandesa esta quinta-feira possuíam "100 quilos de fertilizante químico suscetíveis de serem utilizados numa viatura armadilhada", avançou o Ministério Público.
Transportes Aéreos

O “Big Brother” do ar

A proposta de Lei n.º 137/XIII vem determinar a obrigação das transportadoras aéreas transmitirem ao Estado os dados relativos a cerca de 20 itens do registo pessoal dos seus passageiros.
Egito

Egito. 65 islamistas condenados a prisão perpétua

65 membros do grupo Irmandade Muçulmana foram condenados a prisão perpétua pelos ataques violentos em 2013 no sul do Egito contra instalações públicas.
Irão

Irão faz acusações indiretas aos separatistas

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, acusou separatistas árabes apoiados por um país "da margem sul do Golfo Pérsico" de estarem por detrás do atentado.
Diplomacia

Irão convoca diplomatas europeus após ataque

O Irão convocou diplomatas da Dinamarca, Grã-Bretanha e a Holanda porque, segundo Teerão, estes países abrigam membros dos grupos terroristas que reivindicaram o atentado numa parada militar.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica ataque no Irão

O movimento radical Estado Islâmico reivindicou o ataque a uma parada militar no sudoeste do Irão que, de acordo com último balanço causou a morte de 24 pessoas e feriu 53.
Iraque

“O Estado Islâmico queria eliminar o Cristianismo"

635
Cerca de 150 mil cristãos foram forçados a fugir do Estado Islâmico no Iraque. Agora, voltaram e estão a reconstruir as comunidades. Apesar de perseguidos durante séculos, mantêm uma fé inabalável.
Venezuela

Venezuela acusa EUA de financiar atentado

A Venezuela condenou o relatório divulgado pelos Estados Unidos da América sobre terrorismo, acusando os norte-americanos de terem "planeado e financiado" o atentado falhado contra Nicolás Maduro.
11 de Setembro

Trump: "A América nunca se vai submeter à tirania"

O presidente dos Estados Unidos esteve na Pensilvânia, onde visitou o memorial de homenagem aos passageiros que, no dia 11 de setembro, impediram um avião de chocar com o Capitólio.
Nova Iorque

Estação do World Trade Center reabre ao público

No dia 11 de setembro de 2001, um ataque terrorista às Torres Gémeas, em Nova Iorque, destruiu a estação de metro de Cortlandt Street. Este sábado, e 17 anos depois, a estação reabriu ao público.
França

Sete feridos em ataque à facada em Paris

880
Homem de nacionalidade afegã atacou as pessoas que passavam pela rua, com uma faca e uma barra de ferro. Já foi detido pelas autoridades, que de momento descartam possibilidade de atentado terrorista.
11 de Setembro

Divulgado vídeo inédito do 11 de setembro

816
Quase 17 anos depois, foi divulgado um vídeo inédito dos ataques do 11 de setembro. As imagens foram captadas por um antigo repórter, que mostrou o terror após a tragédia e a queda de uma das torres.
Filipinas

Filipinas. Segundo ataque em 5 dias causa um morto

Um atentado na cidade filipina de Insulan causou um morto e 15 feridos no domingo, depois de cinco dias antes um outro ataque ter morto três pessoas e provocado ferimentos em outras 36.
Terrorismo

Amesterdão. Vítimas de ataque são americanos

As duas pessoas que ficaram gravemente feridas num ataque com uma arma branca na sexta-feira na gare central de Amesterdão são cidadãos norte-americanos, divulgou o embaixador dos EUA na Holanda.
Terrorismo

Paris. Homem mata mãe e irmã em ataque com faca

302
Fontes da polícia afirmaram que o atacante foi "neutralizado" e morreu no local. Ao contrário do que foi inicialmente avançado não terá sido um ataque terrorista, mas sim uma "disputa familiar".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)