Terrorismo
Dinamarca

Dinamarca. Detidos suspeitos de preparar ataque 

A polícia da Dinamarca deteve várias pessoas com base em suspeitas de preparativos "para ataques terroristas com motivação islâmica", numa "ação policial abrangente e coordenada" em todo o país.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque faz um morto e 60 feridos

Um carro armadilhado explodiu perto da maior base militar dos Estados Unidos no Afeganistão. Uma mulher morreu e há 60 feridos. Tropas norte-americanas não sofreram qualquer baixa.
Sporting

"Não ganhem no domingo que vão ver", ouviu Max

294
Maximiano, Wendel e Mathieu foram os primeiros atletas a falar por videoconferência no julgamento de Alcochete. Explicaram terror no balneário, reunião com Bruno de Carvalho mas deixaram mais pistas.
FBI

EUA: tiroteio em base naval pode ser terrorismo

A autoria do tiroteio numa base naval de Pensacola, que causou três mortos e pelo menos oito feridos, foi atribuída a Mohammed Alshamrani, de 21 anos, abatido no local.
Iraque

Doze manifestantes mortos em Bagdad

Um dia depois de desacatos com armas brancas numa praça em Bagdad, 12 pessoas foram abatidas a tiro e outras 30 ficaram feridas. Não se sabe quem são os autores do ataque.
Emmanuel Macron

Macron não vê consenso possível com Erdogan

Emmanuel Macron não está de acordo com o presidente turco em relação à condenação das milícias YPG e PYD como terroristas. O PKK já é considerado por várias nações como terrorista.
Londres

Ponte de Londres. Vítimas do ataque homenageadas

As duas vítimas mortais do ataque na Ponte de Londres foram homenageados esta segunda-feira numa cerimónia no Guildhall Yard. O atentado terrorista da passada sexta-feira fez ainda três feridos.
Boris Johnson

"Deem-me maioria e eu protejo-vos do terrorismo"

221
"As condenações por crimes terroristas devem ser alvo de uma sentença mínima obrigatória de 14 anos", afirmou Boris Johnson, que tem sido acusado de usar o atentado para obter ganhos políticos.
Holanda

Holanda. Polícia afasta hipótese de terrorismo

Pouco depois do ataque na Ponte de Londres, três jovens foram esfaqueados numa zona comercial de Haia. O suspeito, um sem-abrigo, foi detido um dia depois. Mas para já desconhecem-se os motivos.
Londres

Londres. Cidadão que parou terrorista era homicida

338
James Ford, a cumprir pena em Kent pelo homicídio de uma jovem de 21 anos, estava em Londres para participar na conferência sobre reabilitação de condenados. Família da vítima diz que não é um herói.
Terrorismo

Quem é Usman Khan, o atacante da Ponte de Londres?

484
O homem de 28 anos que usou uma faca para atacar várias pessoas junto à Ponte de Londres tinha sido condenado por terrorismo em 2012. Foi libertado há um ano. O atacante era conhecido das autoridades.
Terrorismo

Como em 5 horas o terror voltou a assolar a Europa

1508
Cinco horas separam dois esfaqueamentos em cidades europeias. Quem é o atacante, que já tinha sido preso por terrorismo, o herói que tirou a faca e como três menores foram esfaqueados na Holanda.
Terrorismo

O que já se sabe sobre London Bridge

176
O atacante de Londres já foi identificado: Usman Khan tinha 28 anos. Os civis que morreram eram um homem e uma mulher. Atacante tinha sido preso por terrorismo, estava com pulseira eletrónica.
França

Atentados de Paris: 20 pessoas vão a julgamento

França abriu um processo para julgar 20 pessoas, incluindo o único sobrevivente do grupo terrorista que provocou a morte de 129 pessoas, pelos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris.
Moçambique

Moçambique. Quatro feridos em ataque a autocarro

Quatro passageiros de um autocarro alvejado esta sexta-feira ficaram feridos na estrada nacional 1, no centro de Moçambique. Desde Agosto que já morreram 10 pessoas em ataques deste género.
Afeganistão

Trump anuncia negociações com os talibãs

Donald Trump anunciou durante uma visita surpresa ao Afeganistão que as negociações de paz com os rebeldes islâmicos Talibã foram retomadas, após terem sido suspensas em Setembro.
Mali

Grupo radical reclama choque de helicópteros

107
Um grupo associado ao grupo jihadista Estado Islâmico reclamou responsabilidade pela colisão de dois helicópteros no Mali que matou 13 militares franceses.
Itália

Rede nazi ligada a Machado desmantelada em Itália

Elemento do grupo que estava a tentar criar partido neonazi em Itália esteve em Lisboa em agosto na Conferência Nacionalista e procurou movimento de Mário Machado. Grupo foi desmantelado.
Moçambique

Moçambique. Ausência estatal pode agravar conflito

"A possibilidade de uma radicalização da população em Cabo Delgado e o aumento da violência extremista existe", alertou o diretor do Centro Africano para a Resolução Construtiva de Disputas.
União Europeia

Mercado da droga da UE vale 30 mil milhões

Os europeus gastam anualmente 30 mil milhões de euros em droga, sendo 39% do valor gasto em canábis (11,6 mil milhões de euros) e 31% em cocaína (9,1 mil milhões de euros).
Terrorismo

Colisão entre helicópteros mata 13 soldados

115
Uma colisão entre dois helicópteros resultou na morte de 13 soldados franceses que estavam em combate a forças terroristas no Mali. A notícia foi avançada pelo presidente francês no Twitter.
Sporting

Alcochete. Videovigilância falhou durante ataque

568
Na quarta sessão de julgamento, a primeira para Fernando, Mendes, militar da GNR diz que o sistema, monitorizado em Alvalade, parou de filmar as 17h18.
Estado Islâmico

Estado Islâmico reivindica ataque em Moçambique

O grupo terrorista reivindicou o ataque contra postos militares onde se encontravam forças moçambicanas e russas que provocou oito mortos e a destruição de várias estruturas civis.
Londres

Londres. Dois homens detidos por terrorismo

284
Um dos detidos é suspeito de preparar um ataque terrorista, enquanto o segundo homem é suspeito de encorajar e disseminar mensagens terroristas. Polícia continua buscas.
Faixa de Gaza

Gaza. Comandante de grupo extremista morto

"Um edifício na faixa de Gaza, onde o comandante da Jihad Islâmica Baha Abu al-Ata residia, foi atacado", anunciaram as autoridades israelitas. A morte já foi confirmada pelo grupo extremista.
Catalunha

Quim Torra nega ligações a grupo terrorista 

A imprensa acusou Quim Torra de manter ligações a independentistas que integram grupo terrorista com base em transcrições de escutas telefónicas. O presidente do governo regional da Catalunha negou.
Terrorismo

Reino Unido. Grau de ameaça terrorista é reduzido

Apesar de continuar a ser um risco "direto e imediato", as autoridades britânicas consideram que a ocorrência de um atentado terrorista deixou de ser "altamente provável". Agora é apenas "provável".
Mali

Estado Islâmico reivindica ataque no Mali

Grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou ataque de sexta-feira a uma base militar no norte do Mali que provocou a morte a 53 soldados e um civil.
Hezbollah

Hezbollah acusa Twitter de "pressão política"

O canal de televisão do movimento xiita libanês Hezbollah acusou Twitter de ter suspendido "a maioria" das suas contas. A rede social parece ter "cedido às pressões políticas", considerou.
Estado Islâmico

Militantes do EI declaram apoio a novo líder

164
Militantes do Estado Islâmico no Egito e no Bangladesh declararam publicamente fidelidade ao novo líder do grupo 'jihadista', divulgou este sábado o braço mediático do EI.
Terrorismo

Turquia diz que não é hotel para terroristas 

Depois de esta semana a Holanda ter retirado a cidadania a uma mulher de um membro do EI detida na Turquia, país pediu aos Estados europeus que se responsabilizem pelos seus terroristas.
Terrorismo

EUA alertam para ressurgimento da Al Qaeda

Os Estados Unidos alertaram para um possível regresso da rede terrorista Al Qaeda "à vanguarda do movimento 'jihadista' global" com o colapso do Estado Islâmico estabelecido no Iraque e Síria.
Estados Unidos da América

A unidade ultrassecreta que matou al-Baghdadi

353
Atacaram Escobar, apanharam Saddam e entraram no Iraque semanas depois do 11 de setembro. Agora encurralaram al-Baghdadi. Ninguém sabe quem é a Força Delta, que nasceu para ser invisível.
Atentados de Paris

Atentados de 2015 em Paris: investigação terminou

Um total de 14 pessoas, incluindo 11 em prisão preventiva, estiveram em investigação, sendo que o julgamento sendo que o julgamento não deverá começar antes de 2020.
Donald Trump

Trump: PKK é "maior ameaça" que Estado Islâmico

344
"O PKK, que faz parte dos curdos, é provavelmente pior em termos de terrorismo e uma maior ameaça terrorista em muitos aspetos do que o [grupo jihadista Estado Islâmico] EI", declarou Donald Trump.
Terrorismo

Nova Zelândia combate conteúdo extremista na web

107
A Nova Zelândia vai criar uma equipa de 17 investigadores especializados para detetar conteúdos extremistas na internet. Esta é uma resposta aos ataques de Christchurch transmitidos ao vivo.
Terrorismo

Ataque a sinagoga alemã teve motivo antissemita

O autor do ataque a uma sinagoga na quarta-feira em Karlsruhe disse num vídeo que o Holocausto não existiu e confessou à polícia motivação antissemita e de extrema-direita.
Alemanha

Merkel promete "tolerância zero", após atentado

A chanceler pronunciou-se esta quinta-feira, um dia depois do atentado numa sinagoga em Halle que causou dois mortos. O presidente alemão defende que os judeus na Alemanha devem ser defendidos.
Afeganistão

23 estudantes feridos em ataque no Afeganistão

Ataque bomba numa universidade do Afeganistão faz pelo menos 23 mortos, maioria das vítimas são mulheres. Até agora nenhum grupo armado assumiu a responsabilidade pelo ataque.
Emmanuel Macron

Macron promete "combate sem tréguas" ao terrorismo

"Não é um combate contra uma religião, mas contra o seu desvirtuamento, que conduz ao terrorismo", afirmou o Presidente Emmanuel Macron na homenagem aos 4 polícias mortos por colega radicalizado.
Afeganistão

Pelo menos 10 mortos em atentado no Afeganistão

Uma explosão de uma bomba no leste do Afeganistão fez dez mortos, incluindo uma criança. Atentado visava atingir um veículo que transportava jovens recrutas do exército.
Estados Unidos da América

Forças dos EUA retiram-se do norte da Síria 

As forças norte-americanas estão a retirar-se das áreas de fronteira com a Turquia, no norte da Síria, na iminência de uma ofensiva turca contra as milícias curdas YPG e PYD.
França

Atacante na polícia tinha "visão radical do Islão"

500
O homem que matou quatro colegas na sede da Polícia de Paris tinha uma "visão radical do Islão" e mandou mensagens de caráter religioso à mulher momentos antes do ataque, revelou procurador francês.
Paris

Paris. Atacante tinha-se convertido ao Islão

O homem, de 45 anos e natural das Antilhas francesas, que esfaqueou mortalmente quatro pessoas na sede da polícia de Paris, antes de ser abatido, "tinha-se convertido ao islamismo há 18 meses".
Índia

Índia. PM cita terrorismo mas não fala de Caxemira

No seu discurso à Assembleia-Geral da ONU, o primeiro-ministro da Índia evitou qualquer menção direta à situação na região disputada também pelo Paquistão, apesar de ter falado em terrorismo.
Estado Islâmico

Daesh reivindica ataque em Moçambique

O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou mais um ataque armado a um posto militar no Norte de Moçambique, ocorrido no início da semana e em que morreram pelo menos 10 pessoas.
Assalto em Tancos

Azeredo Lopes acusado de 4 crimes

6172
Ex-ministro da Defesa Nacional foi formalmente acusado de ter alegadamente conspirado contra a investigação da Polícia Judiciária sobre o roubo aos paióis de Tancos. MP acusa mais 22 arguidos.
Notícia de última hora
Espanha

Espanha. Detido homem acusado de ser do Daesh

400
Homem de 51 anos teria em seu poder documentação e manuais sobre uso de explosivos, veículos e armas relacionadas com atentados. Foi detido esta manhã em Algeciras, no sul de Espanha.
Cabo Verde

Cabo Verde recomenda articulação com África

Conselho Superior de Defesa recomendou que Cabo Verde deve prosseguir e melhorar articulação com África e, principalmente, com os países vizinhos em matéria de terrorismo e fenómenos criminais.
Terrorismo

Afeganistão. Atentado faz pelo menos dez mortos

O ataque, que atingiu um hospital em Qalat, no sul do país, foi reivindicado pelos talibãs. Atentado é o terceiro esta semana no Afeganistão.
Terrorismo

Atentado mata 24 pessoas, presidente afegão escapa

Uma bomba explodiu esta manhã em Charikar, no Afeganistão, num comício onde estava o presidente do país. Outra foi detonada em Cabul. 30 pessoas morreram. Talibãs reivindicam o ataque.
Afeganistão

Talibãs permitem a Cruz Vermelha voltar a atuar

Os talibãs anunciaram que permitem de novo as operações humanitárias do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR) no Afeganistão, depois de cinco meses de paragem, por falta de segurança.
Osama bin Laden

Casa Branca confirma morte de filho de Bin Laden

107
A Casa Branca confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden e considerado um dos atuais líderes do grupo terrorista Al-Qaida.
Jihadismo

Dezenas de "jihadistas" serão libertados até 2023

Dos 199 "jihadistas" detidos e condenados por terrorismo desde 2015 em 11 países europeus, 57% vão ser libertados antes do final de 2023, segundo relatório da organização não-governamental Globsec.
11 de Setembro

Trump promete intensificar combate aos talibãs

Trumo prometeu intensificar os combates contra os talibãs no Afeganistão, na cerimónia que assinala os 18 anos dos ataques terroristas mais mortíferos ocorridos em solo norte-americano.
Burkina Faso

Milhares abandonam as suas casas no Burkina Faso

Os ataques armados e a insegurança no Burkina Faso têm forçado o deslocamento da população. São cerca de 300 mil aqueles que vivem em comunidades de acolhimento.
Conflitos

EUA. Esboço de acordo com talibãs entregue

O esboço de acordo prevê que os Estados Unidos retirem parte dos cerca de 10 mil soldados das cinco bases militares no Afeganistão, nos próximos 135 dias, se os talibãs cumprirem os seus compromissos.
Colômbia

ONU. Colômbia denuncia Venezuela

O Presidente colombiano, Iván Duque, disse que vai denunciar na ONU e na Organização de Estados Americanos (OEA) o regime de Nicolás Maduro por apoiar e proteger terroristas.
Afeganistão

Quase 30 mortos em ataque talibã no Afeganistão

Quase 30 pessoas morreram na sequência do ataque talibã à cidade Kunduz numa altura em que prosseguem as negociações de paz com os Estados Unidos.
Afeganistão

Talibãs fazem novo ataque em Kunduz, Afeganistão

O Governo afegão disse este sábado que os talibãs atacaram novamente Kunduz, uma das maiores cidades do país.
11 de Setembro

11 de setembro. Julgamento começa em 2021

Entre os cinco homens suspeitos está Khalid Shaikh Mohammed, considerado o cérebro do 11 de setembro. É a primeira vez que um juiz estabelece uma data de início para o julgamento.
Al-Qaeda

Pentágono confirma morte do filho de Bin Laden

O novo secretário da Defesa, Mark Esper, confirmou que o filho favorito do líder da Al-Qaeda, Hamza bin Laden, está mesmo morto, mas sem dar pormenores. Notícias da morte de Hamza surgiram em julho.
Terrorismo

Guterres condena atentado no Afeganistão

Secretário-geral da ONU enviou condolências às famílias das vítimas. Atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico, mas autoridades afegãs não desresponsabilizam por completo os talibãs.
Terrorismo

Al Qaeda publica vídeo para embaraçar EI

146
Vídeo mostra enganos de jihadista a ler o texto, incomodado por uma ave canora. Al-Qaeda divulgou o material, numa tentativa de prejudicar rivais do EI, com quem compete por influência no Iémen.
Atentados de Paris

CE. Salah Abdeslam acusado no dossier de atentados

O único membro vivo do comando dos atentados de novembro de 2015 em França, Salah Abdeslam, foi formalmente acusado na Bélgica pelos ataques de 22 de março de 2016 em Bruxelas, que causou 32 mortes.
Estados Unidos da América

El Paso. Mãe do atirador avisou polícia 

Mãe terá ligado à polícia para se informar sobre se era legal o filho Patrick Crusius, de 21 anos, ter na sua posse uma arma automática. A polícia não procurou mais informações.
Algarve

MAR Shopping fecha por ameaça de bomba. Já reabriu

“A situação já está normalizada e resolvida”, depois de a força de segurança ter recebido a informação de que havia uma ameaça de bomba no centro comercial, posteriormente não confirmada.
Afeganistão

Cabul. Ataque faz 14 mortos e mais de 100 feridos

Um carro-bomba explodiu em Cabul, num atentado reivindicado pelos Talibã. A violência tem vindo a aumentar no Afeganistão. Só em julho houve mais de 1500 mortos - o número mais elevado do ano.
Talibã

Ataque talibã em Cabul faz 14 mortos e 145 feridos

O porta-voz dos talibãs explicou que o objetivo do ataque "suicida" era "um centro de recrutamento perto da esquadra da polícia". Dez dos 14 mortos registados são civis.
Terrorismo

8chan, o fórum dos supremacistas que pode fechar /premium

A Cloudflare vai cortar a ligação ao 8chan, o fórum onde Breivik é "mártir", o autor do ataque de Christchurch é santo e os supremacistas publicam manifestos. Mas será possível conter o ódio na net?
Estados Unidos da América

El Paso. México quer fazer queixa por terrorismo

O governo do México sugeriu à sua procuradoria-geral que iniciasse processo nos EUA por terrorismo contra mexicanos. Ministro fala em possibilidade de extradição para homem que matou sete mexicanos.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica ataque no Iémen

Atentado matou 11 pessoas e envolveu vários bombistas suicidas que usaram um carro, um autocarro e motocicletas carregadas de explosivos. Foi atacada esquadra de polícia no bairro de Omar al-Mokhtar.
Al-Qaeda

Filho de Bin Laden morreu, dizem fontes dos EUA

Três fontes do governo dos EUA afirmam que Hamza bin Laden está morto. Informação ainda não foi confirmada pela Casa Branca. Estados Unidos davam 1 milhão de dólares por informações sobre Hamza.
Afeganistão

Afeganistão. NATO e governo matam mais que talibãs

241
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas, o governo local e a ajuda internacional mataram 717 civis desde janeiro. Os talibãs, 531. O número de vítimas inocentes desceu em 2019.
Terrorismo

65 mortes. Portugal condenou ataque de Boko Haram

Portugal condena “firmemente o ataque terrorista” do Boko Haram contra um cortejo fúnebre na Nigéria que fez pelo menos 65 mortos no passado sábado, referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
11 de Setembro

11 de setembro. Trump promulga fundo vitalício 

Lei já tinha sido aprovada pelo Congresso. Prazo da vigência do fundo é prolongado até 2092. "Vocês inspiram toda a Humanidade", sublinhou Donald Trump, que assinou o diploma.
Terrorismo

Cabul. Pelo menos 10 mortos em explosões

O ataque ocorreu pelas 4h40 em Lisboa quando um bombista suicida se fez explodir contra um autocarro a leste da capital do Afeganistão. Seguiram-se mais duas explosões.
11 de Setembro

Vítimas do 11 de setembro terão fundo vitalício

109
Lei garante verbas vitalícias para o fundo de compensação às vítimas dos ataques de 11 de setembro. Vigência da lei dura até 2092. Será Donald Trump a fazer a assinatura final do documento.
Exército

Hong Kong. China fez exercícios antiterrorismo  

Após manifestações em Hong Kong contra a lei da extradição, o exército chinês preparou-se para uma possível intervenção no território. Exercícios antiterrorismo foram realizados esta segunda-feira.
Paquistão

Paquistão. Ataque suicida mata nove em hospital

Uma bombista suicida matou nove pessoas e feriu 30 num ataque dos talibã a um hospital, no Paquistão, para onde já estavam a ser levados feridos de um tiroteio com a polícia.
Moçambique

Moçambique. Terrorismo aumentou após os ciclones

As Nações Unidas dizem que os "grupos terroristas" aumentaram, desde janeiro de 2019 e que estão a aproveitar "a situação precária para o comércio ilícito ou recrutando moradores desesperados".
Crime

Os vizinhos de 'El Chapo' na prisão dos EUA

De acusações de terrorismo ao tráfico de droga e espionagem, 'El Chapo' deverá ficar na prisão mais segura dos Estados Unidos e vai partilhar o edifício com alguns dos reclusos mais perigosos dos EUA.
Terrorismo

Atentado de Manchester. Irmão do autor extraditado

Hashem Abedi, irmão de Salman Abedi, autor do atentado em Manchester, foi detido por "morte, tentativa de morte e conspiração destinada a provocar uma explosão suscetível de colocar vidas em perigo".
Estado Islâmico

Há jihadistas portugueses de volta a casa? /premium

2623
Entre 12 a 20 portugueses ter-se-ão juntado ao Estado Islâmico. Muitos podem ter morrido em combate, mas um número "residual" pode estar vivo e de regresso a Portugal. Governo não revela quantos são.
Afeganistão

Talibãs encerram centros de saúde de ONG sueca

Os centros de saúde eram administrados pelo Comité Sueco para o Afeganistão. A entidade estima que mais de 7.500 pessoas ficarão sem cuidados médicos devido à decisão.
Terrorismo

Iraque. Diplomata turco morto em ataque

Conflito entre turcos e curdos causam pelo menos mais três mortes, incluindo a de um diplomata turco, depois de um ataque a restaurante nesta quarta-feira, revelam oficiais de segurança.
Somália

Ataque na Somália faz 26 mortos e 56 feridos

Pelo menos 26 pessoas morreram e 56 ficaram feridas num ataque do grupo Al-Shabab a um hotel na cidade portuária de Kismayo, no sul da Somália. Entre os mortos, estão estrangeiros. Nenhum é português.
Somália

Pelo menos 7 mortos em ataque a hotel na Somália

Um carro bomba explodiu à porta de hotel Asasey na cidade costeira da Somália. Grupo islâmico Al Shabab assumiu responsabilidade do ataque que fez pelo menos sete mortos. Dois eram jornalistas.
Nações Unidas

ONU vai apoiar combate à violência em Moçambique

Para António Guterres, a colaboração pode incidir na sensibilização das camadas mais jovens, evitando que se juntem aos grupos que têm protagonizado ataques em Cabo Delgado desde outubro de 2017.
António Guterres

Meios para travar terrorismo em África não chegam

António Guterres salientou que "o terrorismo está a progredir" na África Ocidental e reforçou a necessidade de as forças contraterrorismo terem "o mandato e financiamento adequados".
Terrorismo

Acusado de terrorismo conhece acórdão em Lisboa

O marroquino de 65 anos que está em prisão preventiva desde 2017, está acusado de recrutar em Portugal operacionais para Estado Islâmico, conhece esta terça-feira o acórdão do seu processo.
Justiça

Acusado de terrorismo conhece acórdão na terça

O cidadão marroquino acusado de pertencer ao grupo Estado Islâmico (EI) e de recrutar operacionais em Portugal, a troco de 1.500 euros mensais, conhece o acórdão na terça-feira no Campus da Justiça.
Moçambique

Moçambique. Medidas para combater terrorismo

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, admitiu esta sexta-feira "medidas extraordinárias" em parceria com multinacionais que exploram gás natural para lidar com os ataques no norte do país.
Diplomacia

Portugal e EUA discutem terrorismo em Moçambique

141
Portugal e os Estados Unidos concordam que "é preciso ter muita atenção" à "progressão das correntes fundamentalistas e de natureza terrorista" no norte de Moçambique.
Dinamarca

Dinamarca. Homens compraram drones para jihadistas

Homens de 30 anos compraram aviões de passatempo, drones e câmaras térmicas. MP dinamarquês diz que aparelhos poderiam ser usados como armas perigosas para terroristas.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica ataque no Níger

O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou o ataque na passada segunda-feira contra um quartel das Forças Armadas do Níger no oeste do país no qual morreram 18 soldados.
Sporting

"Plantel recusou prémio de meio milhão de euros" - como aconteceu

1230
Esta manhã de terça-feira foi ouvido o arguido Eduardo Nicodemus, à tarde foi o ex-presidente do Sporting. Estão adeptos à porta, um deles foi identificado por tentar colocar uma faixa à entrada.
Terrorismo

Sarin. Quatro edifícios do Facebook evacuados

O pacote suspeito foi detetado num edifício que processa correspondência na sede do Facebook, em Silicon Valley (Califórnia, Estados Unidos).
Talibã

Nova ronda negocial entre EUA e talibãs

Trata-se do sétimo encontro entre os representantes do talibãs e os EUA, que se iniciaram no final de 2018. Este decorre em Doha, no Qatar.
Tribunais

Greve. Sentença de marroquino terrorista adiada

Juiz prevê que sessão não se realize devido a greve dos funcionários judiciais e optou por adiar. Nesse mesmo dia está marcado o início da instrução dos adeptos do Sporting que invadiram a Academia.
Estado Islâmico

Jihadista português quer voltar: “Cometi um erro"

5776
Steve Duarte juntou-se ao Estado Islâmico em 2014 e, dois anos depois, terá aparecido num vídeo de propaganda do ISIS no qual são executados cinco reféns — um foi executado pelo português.
Tunísia

Estado Islâmico reivindica duplo ataque terrorista

326
Jornais locais dão conta de que um suspeito se fez explodir na Charles de Gaulle, rua onde fica localizada a embaixada de França. Minutos depois terá sido ouvida uma segunda explosão.
Atentados de Paris

Detido suspeito de ligações ao ataque no Bataclan

A polícia alemã declarou que foi detido um homem de 39 anos na noite do dia 19 de junho, na Alemanha. É suspeito de ligações a assaltantes jihadistas dos ataques de 13 de novembro de 2015 em Paris.
11 de Setembro

Casal encontra fotos inéditas do 11 de setembro

180
Um casal de arquivistas descobriu 2.400 fotos nunca antes vistas do pós-11 de setembro. Estavam perdidas numa venda de garagem e foram recuperadas. Imagens mostram limpeza dos destroços.
Estado Islâmico

PJ detém português ligado ao Estado Islâmico

769
O português é suspeito de ter prestado apoio a combatentes do Estado Islâmico e estava radicado no Reino Unido há vários anos. Terá servido como apoio e facilitador do movimento terrorista.
Terrorismo

Atentado suicida matou 30 pessoas na Nigéria

160
Três bombistas suicidas fizeram-se explodir no domingo à tarde em frente a um centro de retransmissão de futebol, no nordeste da Nigéria, provocando 30 mortos e mais de 40 feridos.
Espanha

Detidos terroristas que atuariam de Portugal

206
Cabecilhas da Resistência Galega foram detidos em Vigo. Foram responsáveis por dezenas de ataques à bomba entre 2005 e 2011. Líderes do grupo terrorista atuariam a partir de Portugal.
Somália

Explosões na Somália fazem 8 mortos e 16 feridos

A explosão que mais vítimas e danos causou teve origem num automóvel armadilhado, estacionado perto da sede do parlamento. Ataques tinham como objetivo controlo do aeroporto e palácio presidencial.
França

Lyon. Suspeito do ataque admite ter feito a bomba

Mohamed Hichem M., argelino de 24 anos detido na sequência do ataque de sexta-feira, admitiu perante as autoridades ter sido o autor da bomba que explodiu e fez 13 feridos em Lyon.
Assalto em Tancos

Os detalhes de como foi feito o assalto a Tancos /premium

304
O Observador reconstitui os pormenores do assalto ao Quartel de Tancos, assim como a investigação que o Ministério Público e a PJ estão a realizar desde 2017 — e que já se encontra na reta final.
Terrorismo

Ameaça de bomba em Bruxelas 

558
A estação está a ser evacuada por ordem da polícia. Todos os túneis rodoviários da capital belga foram encerrados.
Atentados de Paris

Detido suspeito do ataque terrorista em Lyon

A explosão aconteceu sexta-feira e fez 13 feridos. O suspeito estava em fuga e a operação de caça ao homem durou três dias.
Terrorismo

Rebeldes, separatistas e equívocos

Para precaver reincidências, importa chamar as coisas pelos nomes. No referente à ETA, as palavras “rebeldes” e “separatistas” são equívocos que devem ser evitados, pois foi uma organização terrorista
Nações Unidas

ISIS está a reorganizar-se e é ameaça, diz ONU

389
O presidente do comité do Conselho de Segurança diz que o Estado Islâmico é "a maior ameaça terrorista internacional". Também a Al-Qaida permanece ativa, reforça Dian Triansyah Djani.
Terrorismo

EUA fora do compromisso contra extremismo online

Compromisso foi assinado por 17 países e cinco gigantes tecnológicas. A Casa Branca justificou a recusa com as preocupações relativamente à liberdade de expressão, mas é um país com um papel decisivo.
Nova Zelândia

"Lives" do Facebook com novas regras após atentado

Quem não cumprir as regras do Facebook para fazer vídeos em direto - os "lives" - vai ser banido de poder utilizar a ferramenta. Medida surge depois do ataque terrorista na Nova Zelândia.
António Guterres

Guterres vai a mesquitas atacadas na Nova Zelândia

533
António Guterres esteve nas duas mesquitas da Nova Zelândia onde 51 pessoas foram mortas e explicou que queria vir pessoalmente a estes locais para expressar o seu amor, apoio e admiração.
Terrorismo

Burkina Faso. 6 mortos em ataque a igreja católica

8281
20 a 30 homens armados mataram um padre e cinco outras pessoas a tiro antes de pegarem fogo à igreja, a lojas e a um café próximo. Não há detenções e o atentado não foi reivindicado.
Terrorismo

Sri Lanka. Escolas e missas voltam ao normal

Uma autoridade católica no Sri Lanka declarou que as escolas administradas pela Igreja, fechadas desde os ataques, devem reabrir na próxima semana e as missas dominicais poderão ser retomadas.
Sri Lanka

Sri Lanka: todos os suspeitos mortos ou detidos

Todos os suspeitos ligados aos atentados suicidas no Sri Lanka, no domigo de Páscoa, foram mortos ou detidos. As forças de segurança também confiscaram todo o material explosivo destinado aos ataques.
Sri Lanka

42 estrangeiros mortos no atentado no Sri Lanka

Foram identificados 42 estrangeiros entre as vítimas mortais no atentado que aconteceu no domingo de Páscoa, 12 estão ainda desaparecidos e pelo menos 5 continuam hospitalizados.
Estado Islâmico

Líder do Estado Islâmico surge em vídeo 

211
No vídeo, um homem que se crê tratar de Al-Baghdadi terá falado sobre os atentados no Sri Lanka. A morte do líder do Estado Islâmico era há vários anos falada.
Sri Lanka

Presidente do Sri Lanka proíbe burcas e niqab

2085
Chefe de Estado considera que cara coberta dificulta identificação da pessoa, sendo uma "ameaça nacional e pública". Decisão entra em vigor segunda-feira e surge depois dos atentados em cadeia.
Sri Lanka

Sri Lanka. ISIS reclama "emboscada" à polícia

205
O ISIS reclama ter morto e ferido polícias no Sri Lanka naquilo a que chamou uma "emboscada", mas que as autoridades do país já tinham noticiado como uma operação policial.
Terrorismo

Cristianofobia: um novo holocausto? /premium

5417
Em 2018, foram mortos 4.305 fiéis e detidos 3.125 cristãos;1.847 igrejas e edifícios cristãos foram destruídos, incendiados ou vandalizados por ódio à fé em Cristo.
Sri Lanka

Sri Lanka. Tiroteio entre exército e bombistas

O exército do Sri Lanka fez uma rusga a uma fábrica de bombas e os soldados envolveram-se num tiroteio com os suspeitos. Seguiu-se uma série de explosões mas não há relato de vítimas.
Conversas à Quinta

De onde vieram as bombas que mataram cristãos?

As bombas visaram os cristãos, até numa igreja construída pelos portugueses, mas o reaparecimento do Estado Islâmico indica que a sua derrota na Síria pode ter espalhado terroristas por todo o mundo.
Sri Lanka

Ataque terrorista à geografia humana de Portugal

1357
É quase indissociável desde o século XVI na Ásia marítima a questão de se ser católico e de se ser Português porque afirmando-se católico no Oriente era o mesmo que dizer ser-se Português.
Terrorismo

Secretário da Defesa do Sri Lanka demite-se

A saída acontece na sequência dos atentados terroristas no domingo, que causaram 359 mortos. Na quarta-feira, o presidente do país tinha pedido a demissão do mais alto responsável da Defesa.
Sri Lanka

Vídeos revelam pistas sobre atentado no Sri Lanka

Imagens divulgadas mostram os bombistas suicidas momentos antes das explosões. Governantes que não deram seguimento a alertas estão a ser responsabilizados. O ataque de domingo fez mais de 350 mortos.
Sri Lanka

Bombistas suicidas eram de classe média e alta

215
A investigação às ligações dos bombistas ainda está em curso, mas o Presidente do Sri Lanka já pediu a demissão do chefe da polícia e do secretário da Defesa devido à falha da comunicação dos alertas.
Sri Lanka

Atentado. Vídeo mostra suspeitos num hotel atacado

Os dois suspeitos foram filmados a entrarem no elevador do Shangri-La Hotel e a saírem no piso três, onde fica a sala de refeições, à hora de maior afluência. Explosões aconteceram pouco depois.
Terrorismo

Atentado. Ardern desconhece ligação a Christchurch

Jacinta Ardern não confirma que os atentados de domingo no Sri Lanka possam ser resposta aos ataques às mesquitas em Christchurch.
Arábia Saudita

Arábia Saudita executou 37 pessoas por terrorismo

141
Todos os cidadãos eram sauditas. Um dos 37 executados terá sido também crucificado, avançam os meios de comunicação estatais do país. Entre os executados estará uma pessoa que foi detida com 16 anos.
Futebol

Espanha dá formação antiterrorista aos "stewards"

Cerca de mil seguranças particulares começaram a ter formação sobre terrorismo e violência de claques, por parte da Polícia Nacional. Final da Liga dos Campeões será em Madrid, a 1 de junho.
Sri Lanka

3 filhos do dinamarquês mais rico e outras vítimas

943
O homem mais rico da Dinamarca perdeu três dos seus quatro filhos. Uma mãe que tomava o pequeno-almoço com o filho e cinco funcionários de um partido indiano morreram num hotel.
Sri Lanka

Nova bomba no Sri Lanka. Detonação foi controlada

130
Deu-se uma explosão controlada em Colombo, no Sri Lanka, esta segunda-feira, no seguimento de uma bomba encontrada. Foi detonada num local isolado, mas a população assustada fugiu das redondezas.
Terrorismo

Os portugueses que morreram em ataques terroristas

168
Desde 2001, já morreram 15 pessoas de nacionalidade portuguesa, em avenidas, hotéis, discotecas ou salas de espetáculo que foram palcos de atentados terroristas, em vários sítios do mundo.
Sri Lanka

Sri Lanka bloqueou redes sociais. Porquê?

250
Papel do Facebook nos confrontos religiosos de 2018 levou o Governo do Sri Lanka a "congelar" as redes sociais. Para travar propagação de fakenews, mas também de mensagens de ódio religioso e racial.
Sri Lanka

Vídeo. Explosões e centenas de mortos no Sri Lanka

283
Oito explosões em igrejas e hotéis fizeram mais de 200 mortos e deixaram mais de 450 feridos na manhã deste domingo de Páscoa, no Sri Lanka. Governo fala em "ato terrorista" de "extremistas religiosos
Sri Lanka

Português morto no Sri Lanka estava em lua-de-mel

1227
Português que morreu no atentado no Sri Lanka estava de lua-de-mel com a mulher. Rui Lucas tem cerca de 30 anos e é de Viseu. Gostava muito de viajar e era uma pessoa "extremamente dedicada".
Sri Lanka

O que se sabe e o que falta saber sobre os ataques

497
Há pelo menos 310 mortos em oito explosões confirmadas. Atentado ainda não foi reivindicado, mas o ataque a igrejas em domingo de Páscoa sugere que há motivações religiosas. Há 13 detidos.
Prisão de Guantánamo

Guantánamo. O preso e o guarda que ficaram amigos /premium

142
Mohamedou Salahi é um dos presos mais conhecidos de Guantánamo, onde esteve detido 14 anos. Steve Wood foi um dos seus guardas — e agora pode ser padrinho do filho do antigo prisioneiro.
Irlanda do Norte

Dois jovens detidos por morte de jornalista 

Polícia atribui responsabilidade do ataque ao "New IRA" e está a tratar do caso como um ato terrorista. Jornalista Lyra McKee foi baleada por se encontrar junto a um carro da polícia.
Espanha

Detido jihadista que preparava massacre em Espanha

12077
A Policía Nacional esteve na residência do suspeito para verificar a existência de mais indícios sobre o ataque que estaria a planear. Autoridades reforçam dispositivo de segurança para este mês.
Ameaça de Bomba

Edifício com embaixadas em Madrid já foi reaberto

A ameaça de bomba terá sido para o 24.º andar do Torre Spacio, onde se encontra a embaixada australiana. Vários polícias e bombeiros estiveram no local e concluiu-se que foi um falso alarme.
Egito

Termina o estado de emergência no Egito

O estado de emergência no Egito, instaurado em abril de 2017 e prolongado pela última vez em janeiro para entrar em vigor a partir do dia 13 desse mês e por três meses, termina este sábado.
Nova Zelândia

Christchurch. Juiz quer análise mental do atacante

O juiz responsável pelo caso pediu 2 relatórios para avaliar a capacidade de Breton Tarrant em se declarar inocente ou culpado das 50 acusações de homicídio e 39 por tentativa de homicídio.
Redes Sociais

Austrália. Prisão por não apagar vídeos violentos

Políticos respondem ao massacre de Christchurch impedindo vídeos com tortura, violação, rapto e homicídio online. Administradores de redes sociais que não os removam também podem ser presos 3 anos.
Nova Zelândia

Christchurch. Atacante acusado de quase 90 crimes

Brenton Tarrant, autor do ataque às duas mesquitas em que morreram 50 pessoas, será acusado nesta sexta-feira por 50 homicídios e 39 tentativas de homicídio. Já disse que não quer advogado.
Rússia

Rússia. Acusados de atentados dizem-se inocentes

A 3 de abril de 2017, Akbarzhon Dzhalilov colocou uma bomba numa estação de metro de São Petersburgo, entretanto encontrada e desativada. No entanto, fez explodir uma segunda bomba e matou 16 pessoas.
Nova Zelândia

Atacante de mesquita ligado a extremista austríaco

Brenton Tarrant, que matou 50 pessoas num ataque a uma mesquita na Nova Zelândia, tinha apoiado financeiramente o Movimento Identitário da Áustria, de extrema-direita, confirmou o Governo.
Terrorismo

Marroquino acusado de terrorismo julgado em Lisboa

O Tribunal Central Criminal de Lisboa começa a julgar na segunda-feira o marroquino acusado de pertencer ao Estado Islâmico e de recrutar operacionais em Portugal, a troco de 1.500 euros mensais.
Iémen

Ataque no Iémen mata 7 pessoas, 4 delas crianças

Sete pessoas, quatro das quais crianças, morreram junto após um ataque próximo do hospital Save the Children no Iémen. A organização pede "uma investigação urgente sobre esta nova atrocidade".
Afeganistão

Negociações devem incluir direitos das mulheres

Segundo o MNE afegão, as negociações de paz entre os talibãs e os EUA devem incluir os direitos das mulheres, que não devem estar sujeitos a "restrições", nomeadamente ao nível da escolarização.
Nova Zelândia

Rosto da PM da Nova Zelândia em edifício no Dubai

466
A forma como lidou com os ataques a mesquitas na Nova Zelândia valeu a Jacinda Ardern uma homenagem no Burj Khalifa, no Dubai. Na imagem, a primeira-ministra surge abraçada a um cidadão.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento mata dez crianças

Dos 13 civis mortos em consequência de um bombardeamento realizado no sábado pelas tropas internacionais para "apoiar as forças pró-governamentais no terreno", dez são crianças. Há ainda três feridos.
Terrorismo

Ministro entre as 5 vítimas de ataque terrorista

O ministro do Trabalho da Somália é uma das cinco vítimas mortais contabilizadas até agora em consequência do ataque levado a cabo contra um edifício do governo na capital, Mogadíscio.
Terrorismo

Espanha com mais mortos por terrorismo da UE

A lista de vítimas mortais, em consequência de atentados terroristas na UE é encabeçada por Espanha, com 268 mortos, seguida a da França, com 263, e do Reino Unido, com 121.
Islão

Países muçulmanos querem combater islamofobia

A Organização da Cooperação Islâmica pediu "medidas concretas, abrangentes e sistemáticas" para combater o "ódio ao Islão", na sequência do ataque a duas mesquitas na Nova Zelândia.
A página está a demorar muito tempo.