Terrorismo

Terrorismo

Nove suspeitos de terrorismo abatidos no Egito

Nove suspeitos de terrorismo, que alegadamente preparavam ataques no Egito, foram abatidos segunda-feira pelas forças de segurança egípcias na província de Asiut, no sul do país.
Afeganistão

Pelo menos 14 mortos em explosão no Afeganistão

Pelo menos 14 pessoas morreram na explosão de um motociclo armadilhado durante um comício de uma candidata às legislativas de 20 de outubro no Afeganistão.
Conflitos

Mais de 50 mortos em confrontos com Boko Haram

Pelo menos 48 islamitas e oito soldados do Chade morreram esta quarta-feira na região do Lago Chade em confrontos com jihadistas do Boko Haram. A violência deste grupo extremista está a aumentar.
Afeganistão

Atentado suicida no Afeganistão faz 13 mortos

Pelo menos treze pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas esta terça-feira num atentado suicida durante um comício eleitoral no distrito de Kama, na província de Nangarhar, no Afeganistão.
Terrorismo

Países Baixos. Sete presos por planear atentado

Os sete suspeitos detidos pela polícia holandesa esta quinta-feira possuíam "100 quilos de fertilizante químico suscetíveis de serem utilizados numa viatura armadilhada", avançou o Ministério Público.
Transportes Aéreos

O “Big Brother” do ar

A proposta de Lei n.º 137/XIII vem determinar a obrigação das transportadoras aéreas transmitirem ao Estado os dados relativos a cerca de 20 itens do registo pessoal dos seus passageiros.
Egito

Egito. 65 islamistas condenados a prisão perpétua

65 membros do grupo Irmandade Muçulmana foram condenados a prisão perpétua pelos ataques violentos em 2013 no sul do Egito contra instalações públicas.
Irão

Irão faz acusações indiretas aos separatistas

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, acusou separatistas árabes apoiados por um país "da margem sul do Golfo Pérsico" de estarem por detrás do atentado.
Diplomacia

Irão convoca diplomatas europeus após ataque

O Irão convocou diplomatas da Dinamarca, Grã-Bretanha e a Holanda porque, segundo Teerão, estes países abrigam membros dos grupos terroristas que reivindicaram o atentado numa parada militar.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica ataque no Irão

O movimento radical Estado Islâmico reivindicou o ataque a uma parada militar no sudoeste do Irão que, de acordo com último balanço causou a morte de 24 pessoas e feriu 53.
Iraque

“O Estado Islâmico queria eliminar o Cristianismo"

635
Cerca de 150 mil cristãos foram forçados a fugir do Estado Islâmico no Iraque. Agora, voltaram e estão a reconstruir as comunidades. Apesar de perseguidos durante séculos, mantêm uma fé inabalável.
Venezuela

Venezuela acusa EUA de financiar atentado

A Venezuela condenou o relatório divulgado pelos Estados Unidos da América sobre terrorismo, acusando os norte-americanos de terem "planeado e financiado" o atentado falhado contra Nicolás Maduro.
11 de Setembro

Trump: "A América nunca se vai submeter à tirania"

O presidente dos Estados Unidos esteve na Pensilvânia, onde visitou o memorial de homenagem aos passageiros que, no dia 11 de setembro, impediram um avião de chocar com o Capitólio.
Nova Iorque

Estação do World Trade Center reabre ao público

No dia 11 de setembro de 2001, um ataque terrorista às Torres Gémeas, em Nova Iorque, destruiu a estação de metro de Cortlandt Street. Este sábado, e 17 anos depois, a estação reabriu ao público.
França

Sete feridos em ataque à facada em Paris

880
Homem de nacionalidade afegã atacou as pessoas que passavam pela rua, com uma faca e uma barra de ferro. Já foi detido pelas autoridades, que de momento descartam possibilidade de atentado terrorista.
11 de Setembro

Divulgado vídeo inédito do 11 de setembro

816
Quase 17 anos depois, foi divulgado um vídeo inédito dos ataques do 11 de setembro. As imagens foram captadas por um antigo repórter, que mostrou o terror após a tragédia e a queda de uma das torres.
Filipinas

Filipinas. Segundo ataque em 5 dias causa um morto

Um atentado na cidade filipina de Insulan causou um morto e 15 feridos no domingo, depois de cinco dias antes um outro ataque ter morto três pessoas e provocado ferimentos em outras 36.
Terrorismo

Amesterdão. Vítimas de ataque são americanos

As duas pessoas que ficaram gravemente feridas num ataque com uma arma branca na sexta-feira na gare central de Amesterdão são cidadãos norte-americanos, divulgou o embaixador dos EUA na Holanda.
Terrorismo

Paris. Homem mata mãe e irmã em ataque com faca

302
Fontes da polícia afirmaram que o atacante foi "neutralizado" e morreu no local. Ao contrário do que foi inicialmente avançado não terá sido um ataque terrorista, mas sim uma "disputa familiar".
Terrorismo

Austrália alerta para terrorismo na Indonésia

O alerta para viajantes, atualizado esta quinta-feira por Camberra, refere que responsáveis australianos em Surabaya estão "a adotar medidas de segurança reforçadas e a limitar os seus movimentos".
Estado Islâmico

Líder do Estado Islâmico faz apelo aos seguidores

108
O líder do grupo extremista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, pediu aos seus seguidores que continuem a "jihad" (guerra santa), num telegrama transmitido esta quarta-feira.
Catalunha

Atacante da Catalunha deixou, afinal, uma carta

Autoridades encontraram manuscrito na casa da ex-mulher de Abdelouahad Taib, onde ainda vivia o homem que entrou numa esquadra em Cornellá esta segunda-feira com uma faca e foi abatido a tiro.
Iémen

Iémen. O que se passa na guerra que todos ignoram? /premium

2.741
A 9 de agosto, um míssil da Arábia Saudita matou 40 crianças a bordo de um autocarro. É o episódio mais chocante de uma guerra longa, complexa e muito ignorada. Saiba, afinal, o que se passa no Iémen.
Afeganistão

Talibãs rejeitam cessar-fogo mas vão a Moscovo

Os talibãs aceitaram encontrar-se com o governo afegão em Moscovo, no mesmo dia em que rejeitaram proposta de cessar-fogo. Também querem falar com os EUA, para terminar guerra que dura há 17 anos.
Terrorismo

Marcelo lembra vítimas do ataque em Barcelona

O Presidente da República recordou as vítimas do "ignóbil ataque terrorista" de há um ano em Barcelona, reafirmando a importância da "defesa dos valores que unem as sociedades livres e democráticas".
Afeganistão

ONU condena atentado a centro educativo em Cabul

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o "desumano" ataque suicida contra um centro educativo na capital do Afeganistão, na quarta-feira, que causou 34 mortos e 56 feridos.
Cabul

Ataque contra serviços secretos afegãos em Cabul

Vários homens armados posicionados num edifício em construção atacaram o centro de treino dos serviços de informações do Afeganistão (Direção Nacional de Segurança) em Cabul.
Iraque

Iraque. Estes monges resistiram ao Estado Islâmico /premium

877
É um dos mosteiros cristãos mais antigos do mundo e esteve quase a ser invadido e destruído pelo Estado Islâmico, mas os seis monges que lá vivem mantiveram-se irredutíveis. Reportagem no Iraque.
Afeganistão

Ataque contra estudantes em Cabul fez 48 mortos

Pelo menos 48 pessoas morreram e outras 67 ficaram feridas num ataque suicida contra um centro educativo num bairro xiita de Cabul, anunciaram fontes oficiais.
Reino Unido

Suspeito do ataque é britânico de origem sudanesa

140
Osuspeito do incidente de terça-feira no Parlamento, que está a ser tratado como terrorismo, é um britânico de 29 anos, de origem sudanesa, chamado Salih Khater, divulgaram os media britânicos.
Talibãs

Afeganistão: 260 mortos nos últimos dias em Ghazni

100 elementos das forças de segurança, mais de 20 civis e mais de 140 guerrilheiros talibãs morreram nos últimos dias na cidade afegã. Crescem dúvidas sobre quem controla a cidade.
Egito

Polícia egípcia abate seis terroristas a tiro

Polícia egípcia abateu a tiro seis supostos terroristas que estariam a planear ataques contra igrejas e outros alvos. Houve uma troca de tiros entre os suspeitos e a polícia num apartamento no Cairo.
Venezuela

Nicolás Maduro pede ao FBI que investigue atentado

Maduro acusa Osman Delgado Tabosky, que vive na Florida (EUA), de financiar o atentado com drones a um forte militar em Paramacay, em 2017.
Mali

Homens armados matam responsável de mesa de voto 

Responsável de mesa de voto na segunda volta das eleições presidenciais no Mali foi morto por homens armados, suspeitando-se de um ataque extremista, anunciaram fontes das forças de segurança.
Egito

Doze extremistas islâmicos mortos no Egito

Pelo menos 12 extremistas islâmicos foram mortos pelas forças de segurança nacionais num tiroteio na península do Sinai, no Egito, noticiou este domingo a agência oficial do Egito.
Colômbia

Colômbia acusa ELN de recrutar menores

O Provedor de Justiça da Colômbia acusou este sábado os guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) de terem recrutado 24 crianças, nos últimos seis meses, no oeste do país.
Terrorismo

Autoridades impedem atentado em igreja no Cairo

Terrorista tencionava fazer-se explodir dentro de igreja no norte da capital egípcia, mas a presença de forças de segurança fez com que o atentado ocorresse no exterior. Não há mortos nem feridos.
Terrorismo

Britânico declara-se culpado de planear atentado

Lewis Ludlow, de 26 anos, pensava cometer um atentado com uma carrinha em Oxford Street. O homem calculava que o ataque poderia resultar em quase 100 vítimas mortais.
Al-Qaeda

Al-Qaeda é hoje mais política e militar

A Al-Qaeda, criada há 30 anos, não conseguiu acompanhar a ascensão do grupo Estado Islâmico e assumiu uma postura mais política e militar, mas não perdeu a identidade extremista e 'jihadista'.
Conversas à Quinta

Até onde vai a ameaça islamista em Moçambique?

237
Militantes islamistas incendiaram aldeias e têm multiplicado atrocidades no norte de Moçambique, uma região rica em gás e em rubis. Há quem receie o aparecimento de algo tão temível com o Boko Haram.
Austrália

Austrália revê cidadania de cinco pessoas

158
A Austrália revogou a cidadania a cinco pessoas por terem lutado nas fileiras do Estado Islâmico no Iraque e Síria. "A Austrália é um lugar mais seguro por eles não voltarem", disse ministro.
Estado Islâmico

EI infiltrou terroristas como exilados na Europa

1.733
O Estado Islâmico infiltrou em 2013 pelo menos dois alegados terroristas em território europeu como sendo exilados políticos do regime marroquino. Portugal foi um dos pontos de passagem.
Nicolás Maduro

Maduro: atentado (bem sucedido) valia 43 milhões

Venezuela acusa opositor de Maduro, que vive em Bogotá, de fazer parte do ataque feito por drones. O Governo diz que os atacantes treinaram no país vizinho e que iriam receber 43 milhões pelo "golpe".
Barcelona

Discoteca de Lloret entre os alvos dos terroristas

Investigação mostra que discotecas de Lloret de Mar, um Barcelona-Bétis e o festival de reggae Rototom Sunsplash em Benicasim foram alvos ponderados pelos terroristas que atacaram Las Ramblas em 2017.
São Tomé e Príncipe

São Tomé impede homicídio do PM e sequestro do PR

O Governo diz ter impedido uma "ação terrorista" que visava o sequestro do Presidente da República e do presidente do parlamento e a eliminação física do primeiro-ministro. Há 3 espanhóis detidos.
Iraque

Voltar a casa 4 anos depois do Estado Islâmico /premium

264
No verão de 2014, o Estado Islâmico ocupou Mossul e várias aldeias cristãs do Iraque. Famílias inteiras fugiram só com o que tinham no corpo. Agora voltaram. A reportagem do Observador acompanhou-as.
Venezuela

Identificados os cabecilhas do ataque a Maduro

Os dois suspeitos estariam num carro nas imediações a pilotar o dispositivo que caiu no prédio, afirmou o Procurador venezuelano, Tarek William Saab.
Terrorismo

As fotos da preparação dos atentados de Barcelona

Foram reveladas 20 fotografias e a transcrição de vários vídeos captados durante a preparação dos atentados de Barcelona, que a 17 de agosto de 2017 mataram 16 pessoas e feriram outras 140.
Osama bin Laden

Filho de Bin Laden casa com filha de autor do 11/9

625
O filho de Osama bin Laden casou-se com a filha do líder dos atentados do dia 11 de setembro de 2001. Hamza bin Laden estará neste momento a viver no Afeganistão.
Venezuela

Seis detidos por alegado ataque a Maduro

Nicolás Maduro prometeu "castigo máximo" aos responsáveis pelo atentado do passado fim-de-semana e já deteve seis suspeitos. Ministro da Defesa garantiu que podem fazer mais detenções.
Venezuela

FARC condenam atentado contra Nicolás Maduro

A antiga guerrilha colombiana -- agora transformada num partido -- emitiu um comunicado onde repudiava o "grotesco" ataque ao líder sul americano.
Política

Maduro escapa ileso a alegado atentado

1.370
Foram usados drones equipados com explosivos, mas presidente da Venezuela escapou ileso do ataque. Sete militares ficaram feridos. Já há um movimento rebelde venezuelano a reivindicar atentado.
Terrorismo

Cinco mortos em ataque do Boko Haram na Nigéria

Milicianos que lutam contra o grupo extremista Boko Haram disseram que pelo menos cinco pessoas morreram num ataque da organização contra uma aldeia no nordeste da Nigéria.
Osama bin Laden

Mãe de Bin Laden fala à imprensa pela primeira vez

Pela primeira vez, Alia Ghanem, a mãe de Osama Bin Laden, de uma entrevista. Ao jornal britânico The Guardian admite que nunca imaginou a possibilidade de o filho mais novo se tornar jihadista.
Catalunha

Cérebro dos atentados de Barcelona ainda à solta

O autor intelectual dos atentados de 17 de agosto de 2017 terá atuado à distância, fora de Espanha, e continua à solta. Circula por diferentes países da Europa e mantém-se em contacto com terroristas.
Assalto em Tancos

Tancos não altera nível de ameaça terrorista

A secretária-geral do Sistema de Segurança Interna garantiu que os factos conhecidos sobre o assalto a Tancos, em 2017, em nada alteraram o nível moderado de alerta terrorista em Portugal.
Estados Unidos da América

Programa de vigilância segue passageiros aéreos

Um programa de vigilância secreto da agência de segurança aérea dos Estados Unidos segue passageiros sem cadastro. O critério é ambíguo mas a agência garante que não se baseia na raça nem na religião.
Terrorismo

Pelo menos dez mortos em atentado nas Filipinas

Pelo menos dez pessoas, incluindo uma criança de dez anos, morreram esta terça-feira em Basilan, nas Filipinas, na sequência de um atentado atribuído ao grupo extremista islâmico Abu Sayyaf.
Terrorismo

Voo da Air China: afinal foi um mal entendido

Pouco depois de ter descolado, o voo teve de regressar à capital francesa por suspeita de ameaça terrorista. As autoridades já explicaram que o episódio resultou de um telefonema mal interpretado
Explosão

Bomba explode perto da embaixada dos EUA em Pequim

Um homem detonou uma bomba nas imediações da embaixada norte-americana. O bombista é o único ferido confirmado. As autoridades chinesas estão a remover das redes sociais os vídeos com o incidente.
Cabul

Ataque em Cabul reivindicado pelo Estado Islâmico

Ao número de mortos somam-se mais 60 feridos. As vítimas encontravam-se a celebrar, juntou ao aeroporto, o regresso do do general Abdul Rashid Dostum.
Afeganistão

11 mortos e 14 feridos em explosão no Afeganistão

O temido e poderoso senhor da guerra do norte do país tinha regressado depois de passar um ano exilado. A rebentação deu-se no momento em que saia do aeroporto, num carro blindado.
Terrorismo

Terrorismo. MP critica juiz Ivo Rosa

177
O juiz decidiu não levar a julgamento por terrorismo um marroquino suspeito de recrutar para o Estado Islâmico. O Ministério Público não gostou e diz que houve "uma realidade que escapou" ao juiz.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)