Terrorismo

Al-Qaeda

Pentágono confirma morte do filho de Bin Laden

O novo secretário da Defesa, Mark Esper, confirmou que o filho favorito do líder da Al-Qaeda, Hamza bin Laden, está mesmo morto, mas sem dar pormenores. Notícias da morte de Hamza surgiram em julho.
Terrorismo

Guterres condena atentado no Afeganistão

Secretário-geral da ONU enviou condolências às famílias das vítimas. Atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico, mas autoridades afegãs não desresponsabilizam por completo os talibãs.
Terrorismo

Al Qaeda publica vídeo para embaraçar EI

146
Vídeo mostra enganos de jihadista a ler o texto, incomodado por uma ave canora. Al-Qaeda divulgou o material, numa tentativa de prejudicar rivais do EI, com quem compete por influência no Iémen.
Atentados de Paris

CE. Salah Abdeslam acusado no dossier de atentados

O único membro vivo do comando dos atentados de novembro de 2015 em França, Salah Abdeslam, foi formalmente acusado na Bélgica pelos ataques de 22 de março de 2016 em Bruxelas, que causou 32 mortes.
Estados Unidos da América

El Paso. Mãe do atirador avisou polícia 

Mãe terá ligado à polícia para se informar sobre se era legal o filho Patrick Crusius, de 21 anos, ter na sua posse uma arma automática. A polícia não procurou mais informações.
Algarve

MAR Shopping fecha por ameaça de bomba. Já reabriu

“A situação já está normalizada e resolvida”, depois de a força de segurança ter recebido a informação de que havia uma ameaça de bomba no centro comercial, posteriormente não confirmada.
Afeganistão

Cabul. Ataque faz 14 mortos e mais de 100 feridos

Um carro-bomba explodiu em Cabul, num atentado reivindicado pelos Talibã. A violência tem vindo a aumentar no Afeganistão. Só em julho houve mais de 1500 mortos - o número mais elevado do ano.
Talibã

Ataque talibã em Cabul faz 14 mortos e 145 feridos

O porta-voz dos talibãs explicou que o objetivo do ataque "suicida" era "um centro de recrutamento perto da esquadra da polícia". Dez dos 14 mortos registados são civis.
Terrorismo

8chan, o fórum dos supremacistas que pode fechar /premium

A Cloudflare vai cortar a ligação ao 8chan, o fórum onde Breivik é "mártir", o autor do ataque de Christchurch é santo e os supremacistas publicam manifestos. Mas será possível conter o ódio na net?
Estados Unidos da América

El Paso. México quer fazer queixa por terrorismo

O governo do México sugeriu à sua procuradoria-geral que iniciasse processo nos EUA por terrorismo contra mexicanos. Ministro fala em possibilidade de extradição para homem que matou sete mexicanos.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica ataque no Iémen

Atentado matou 11 pessoas e envolveu vários bombistas suicidas que usaram um carro, um autocarro e motocicletas carregadas de explosivos. Foi atacada esquadra de polícia no bairro de Omar al-Mokhtar.
Al-Qaeda

Filho de Bin Laden morreu, dizem fontes dos EUA

Três fontes do governo dos EUA afirmam que Hamza bin Laden está morto. Informação ainda não foi confirmada pela Casa Branca. Estados Unidos davam 1 milhão de dólares por informações sobre Hamza.
Afeganistão

Afeganistão. NATO e governo matam mais que talibãs

241
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas, o governo local e a ajuda internacional mataram 717 civis desde janeiro. Os talibãs, 531. O número de vítimas inocentes desceu em 2019.
Terrorismo

65 mortes. Portugal condenou ataque de Boko Haram

Portugal condena “firmemente o ataque terrorista” do Boko Haram contra um cortejo fúnebre na Nigéria que fez pelo menos 65 mortos no passado sábado, referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
11 de Setembro

11 de setembro. Trump promulga fundo vitalício 

Lei já tinha sido aprovada pelo Congresso. Prazo da vigência do fundo é prolongado até 2092. "Vocês inspiram toda a Humanidade", sublinhou Donald Trump, que assinou o diploma.
Terrorismo

Cabul. Pelo menos 10 mortos em explosões

O ataque ocorreu pelas 4h40 em Lisboa quando um bombista suicida se fez explodir contra um autocarro a leste da capital do Afeganistão. Seguiram-se mais duas explosões.
11 de Setembro

Vítimas do 11 de setembro terão fundo vitalício

109
Lei garante verbas vitalícias para o fundo de compensação às vítimas dos ataques de 11 de setembro. Vigência da lei dura até 2092. Será Donald Trump a fazer a assinatura final do documento.
Exército

Hong Kong. China fez exercícios antiterrorismo  

Após manifestações em Hong Kong contra a lei da extradição, o exército chinês preparou-se para uma possível intervenção no território. Exercícios antiterrorismo foram realizados esta segunda-feira.
Paquistão

Paquistão. Ataque suicida mata nove em hospital

Uma bombista suicida matou nove pessoas e feriu 30 num ataque dos talibã a um hospital, no Paquistão, para onde já estavam a ser levados feridos de um tiroteio com a polícia.
Moçambique

Moçambique. Terrorismo aumentou após os ciclones

As Nações Unidas dizem que os "grupos terroristas" aumentaram, desde janeiro de 2019 e que estão a aproveitar "a situação precária para o comércio ilícito ou recrutando moradores desesperados".
Crime

Os vizinhos de 'El Chapo' na prisão dos EUA

De acusações de terrorismo ao tráfico de droga e espionagem, 'El Chapo' deverá ficar na prisão mais segura dos Estados Unidos e vai partilhar o edifício com alguns dos reclusos mais perigosos dos EUA.
Terrorismo

Atentado de Manchester. Irmão do autor extraditado

Hashem Abedi, irmão de Salman Abedi, autor do atentado em Manchester, foi detido por "morte, tentativa de morte e conspiração destinada a provocar uma explosão suscetível de colocar vidas em perigo".
Estado Islâmico

Há jihadistas portugueses de volta a casa? /premium

2.623
Entre 12 a 20 portugueses ter-se-ão juntado ao Estado Islâmico. Muitos podem ter morrido em combate, mas um número "residual" pode estar vivo e de regresso a Portugal. Governo não revela quantos são.
Afeganistão

Talibãs encerram centros de saúde de ONG sueca

Os centros de saúde eram administrados pelo Comité Sueco para o Afeganistão. A entidade estima que mais de 7.500 pessoas ficarão sem cuidados médicos devido à decisão.
Terrorismo

Iraque. Diplomata turco morto em ataque

Conflito entre turcos e curdos causam pelo menos mais três mortes, incluindo a de um diplomata turco, depois de um ataque a restaurante nesta quarta-feira, revelam oficiais de segurança.
Somália

Ataque na Somália faz 26 mortos e 56 feridos

Pelo menos 26 pessoas morreram e 56 ficaram feridas num ataque do grupo Al-Shabab a um hotel na cidade portuária de Kismayo, no sul da Somália. Entre os mortos, estão estrangeiros. Nenhum é português.
Somália

Pelo menos 7 mortos em ataque a hotel na Somália

Um carro bomba explodiu à porta de hotel Asasey na cidade costeira da Somália. Grupo islâmico Al Shabab assumiu responsabilidade do ataque que fez pelo menos sete mortos. Dois eram jornalistas.
Nações Unidas

ONU vai apoiar combate à violência em Moçambique

Para António Guterres, a colaboração pode incidir na sensibilização das camadas mais jovens, evitando que se juntem aos grupos que têm protagonizado ataques em Cabo Delgado desde outubro de 2017.
António Guterres

Meios para travar terrorismo em África não chegam

António Guterres salientou que "o terrorismo está a progredir" na África Ocidental e reforçou a necessidade de as forças contraterrorismo terem "o mandato e financiamento adequados".
Terrorismo

Acusado de terrorismo conhece acórdão em Lisboa

O marroquino de 65 anos que está em prisão preventiva desde 2017, está acusado de recrutar em Portugal operacionais para Estado Islâmico, conhece esta terça-feira o acórdão do seu processo.
Justiça

Acusado de terrorismo conhece acórdão na terça

O cidadão marroquino acusado de pertencer ao grupo Estado Islâmico (EI) e de recrutar operacionais em Portugal, a troco de 1.500 euros mensais, conhece o acórdão na terça-feira no Campus da Justiça.
Moçambique

Moçambique. Medidas para combater terrorismo

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, admitiu esta sexta-feira "medidas extraordinárias" em parceria com multinacionais que exploram gás natural para lidar com os ataques no norte do país.
Diplomacia

Portugal e EUA discutem terrorismo em Moçambique

141
Portugal e os Estados Unidos concordam que "é preciso ter muita atenção" à "progressão das correntes fundamentalistas e de natureza terrorista" no norte de Moçambique.
Dinamarca

Dinamarca. Homens compraram drones para jihadistas

Homens de 30 anos compraram aviões de passatempo, drones e câmaras térmicas. MP dinamarquês diz que aparelhos poderiam ser usados como armas perigosas para terroristas.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica ataque no Níger

O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou o ataque na passada segunda-feira contra um quartel das Forças Armadas do Níger no oeste do país no qual morreram 18 soldados.
Sporting

"Plantel recusou prémio de meio milhão de euros" - como aconteceu

1.230
Esta manhã de terça-feira foi ouvido o arguido Eduardo Nicodemus, à tarde foi o ex-presidente do Sporting. Estão adeptos à porta, um deles foi identificado por tentar colocar uma faixa à entrada.
Terrorismo

Sarin. Quatro edifícios do Facebook evacuados

O pacote suspeito foi detetado num edifício que processa correspondência na sede do Facebook, em Silicon Valley (Califórnia, Estados Unidos).
Talibã

Nova ronda negocial entre EUA e talibãs

Trata-se do sétimo encontro entre os representantes do talibãs e os EUA, que se iniciaram no final de 2018. Este decorre em Doha, no Qatar.
Tribunais

Greve. Sentença de marroquino terrorista adiada

Juiz prevê que sessão não se realize devido a greve dos funcionários judiciais e optou por adiar. Nesse mesmo dia está marcado o início da instrução dos adeptos do Sporting que invadiram a Academia.
Estado Islâmico

Jihadista português quer voltar: “Cometi um erro"

5.776
Steve Duarte juntou-se ao Estado Islâmico em 2014 e, dois anos depois, terá aparecido num vídeo de propaganda do ISIS no qual são executados cinco reféns — um foi executado pelo português.
Tunísia

Estado Islâmico reivindica duplo ataque terrorista

326
Jornais locais dão conta de que um suspeito se fez explodir na Charles de Gaulle, rua onde fica localizada a embaixada de França. Minutos depois terá sido ouvida uma segunda explosão.
Atentados de Paris

Detido suspeito de ligações ao ataque no Bataclan

A polícia alemã declarou que foi detido um homem de 39 anos na noite do dia 19 de junho, na Alemanha. É suspeito de ligações a assaltantes jihadistas dos ataques de 13 de novembro de 2015 em Paris.
11 de Setembro

Casal encontra fotos inéditas do 11 de setembro

180
Um casal de arquivistas descobriu 2.400 fotos nunca antes vistas do pós-11 de setembro. Estavam perdidas numa venda de garagem e foram recuperadas. Imagens mostram limpeza dos destroços.
Estado Islâmico

PJ detém português ligado ao Estado Islâmico

769
O português é suspeito de ter prestado apoio a combatentes do Estado Islâmico e estava radicado no Reino Unido há vários anos. Terá servido como apoio e facilitador do movimento terrorista.
Terrorismo

Atentado suicida matou 30 pessoas na Nigéria

160
Três bombistas suicidas fizeram-se explodir no domingo à tarde em frente a um centro de retransmissão de futebol, no nordeste da Nigéria, provocando 30 mortos e mais de 40 feridos.
Espanha

Detidos terroristas que atuariam de Portugal

206
Cabecilhas da Resistência Galega foram detidos em Vigo. Foram responsáveis por dezenas de ataques à bomba entre 2005 e 2011. Líderes do grupo terrorista atuariam a partir de Portugal.
Somália

Explosões na Somália fazem 8 mortos e 16 feridos

A explosão que mais vítimas e danos causou teve origem num automóvel armadilhado, estacionado perto da sede do parlamento. Ataques tinham como objetivo controlo do aeroporto e palácio presidencial.
França

Lyon. Suspeito do ataque admite ter feito a bomba

Mohamed Hichem M., argelino de 24 anos detido na sequência do ataque de sexta-feira, admitiu perante as autoridades ter sido o autor da bomba que explodiu e fez 13 feridos em Lyon.
Assalto em Tancos

Os detalhes de como foi feito o assalto a Tancos /premium

304
O Observador reconstitui os pormenores do assalto ao Quartel de Tancos, assim como a investigação que o Ministério Público e a PJ estão a realizar desde 2017 — e que já se encontra na reta final.
Terrorismo

Ameaça de bomba em Bruxelas 

558
A estação está a ser evacuada por ordem da polícia. Todos os túneis rodoviários da capital belga foram encerrados.
Atentados de Paris

Detido suspeito do ataque terrorista em Lyon

A explosão aconteceu sexta-feira e fez 13 feridos. O suspeito estava em fuga e a operação de caça ao homem durou três dias.
Terrorismo

Rebeldes, separatistas e equívocos

Para precaver reincidências, importa chamar as coisas pelos nomes. No referente à ETA, as palavras “rebeldes” e “separatistas” são equívocos que devem ser evitados, pois foi uma organização terrorista
Nações Unidas

ISIS está a reorganizar-se e é ameaça, diz ONU

389
O presidente do comité do Conselho de Segurança diz que o Estado Islâmico é "a maior ameaça terrorista internacional". Também a Al-Qaida permanece ativa, reforça Dian Triansyah Djani.
Terrorismo

EUA fora do compromisso contra extremismo online

Compromisso foi assinado por 17 países e cinco gigantes tecnológicas. A Casa Branca justificou a recusa com as preocupações relativamente à liberdade de expressão, mas é um país com um papel decisivo.
Nova Zelândia

"Lives" do Facebook com novas regras após atentado

Quem não cumprir as regras do Facebook para fazer vídeos em direto - os "lives" - vai ser banido de poder utilizar a ferramenta. Medida surge depois do ataque terrorista na Nova Zelândia.
António Guterres

Guterres vai a mesquitas atacadas na Nova Zelândia

533
António Guterres esteve nas duas mesquitas da Nova Zelândia onde 51 pessoas foram mortas e explicou que queria vir pessoalmente a estes locais para expressar o seu amor, apoio e admiração.
Terrorismo

Burkina Faso. 6 mortos em ataque a igreja católica

8.281
20 a 30 homens armados mataram um padre e cinco outras pessoas a tiro antes de pegarem fogo à igreja, a lojas e a um café próximo. Não há detenções e o atentado não foi reivindicado.
Terrorismo

Sri Lanka. Escolas e missas voltam ao normal

Uma autoridade católica no Sri Lanka declarou que as escolas administradas pela Igreja, fechadas desde os ataques, devem reabrir na próxima semana e as missas dominicais poderão ser retomadas.
Sri Lanka

Sri Lanka: todos os suspeitos mortos ou detidos

Todos os suspeitos ligados aos atentados suicidas no Sri Lanka, no domigo de Páscoa, foram mortos ou detidos. As forças de segurança também confiscaram todo o material explosivo destinado aos ataques.
Sri Lanka

42 estrangeiros mortos no atentado no Sri Lanka

Foram identificados 42 estrangeiros entre as vítimas mortais no atentado que aconteceu no domingo de Páscoa, 12 estão ainda desaparecidos e pelo menos 5 continuam hospitalizados.
Estado Islâmico

Líder do Estado Islâmico surge em vídeo 

211
No vídeo, um homem que se crê tratar de Al-Baghdadi terá falado sobre os atentados no Sri Lanka. A morte do líder do Estado Islâmico era há vários anos falada.
Sri Lanka

Presidente do Sri Lanka proíbe burcas e niqab

2.085
Chefe de Estado considera que cara coberta dificulta identificação da pessoa, sendo uma "ameaça nacional e pública". Decisão entra em vigor segunda-feira e surge depois dos atentados em cadeia.
Sri Lanka

Sri Lanka. ISIS reclama "emboscada" à polícia

205
O ISIS reclama ter morto e ferido polícias no Sri Lanka naquilo a que chamou uma "emboscada", mas que as autoridades do país já tinham noticiado como uma operação policial.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)