Terrorismo

Atentados de Paris

Morreu jihadista que reivindicou ataque ao Bataclã

442
Segundo rádio pública France Inter, Fabien Clain morreu num bombardeamento em Baguz, na Síria, e o irmão ficou ferido com gravidade. Fabien reivindicou ataque ao Bataclã em nome do Estado Islâmico.
Terrorismo

EUA. Detido militar que planeava ataque terrorista

200
Tenente da Guarda Costeira norte-americana queria matar políticos e organizar um massacre com armas químicas. Já tinha 15 armas e mil munições e diz ter um sonho: "Matar todas as pessoas do mundo".
Barack Obama

Como foi a reunião que decidiu capturar Bin Laden

105
Um conselheiro de Obama revelou os pormenores sobre a reunião que antecedeu a decisão de Obama capturar Bin Laden. Traçaram-se cenários e receios. E até a forma como a lua acelerou a operação.
Estados Unidos da América

Trump pede à Europa para julgar os seus jihadistas

165
O presidente dos Estados Unidos desafiou os países europeus a repatriarem e julgarem os seus combatentes do Estado Islâmico, feitos prisioneiros na Síria.
Índia

India. Número de mortos de ataque sobe para onze

O ataque aconteceu, no passado dia 20 de janeiro, por numerosos terroristas que chegaram de surpresa, a bordo de vários veículos armados.
Terrorismo

Ataque bombista mata 34 em Caxemira

A explosão deu-se numa autoestrada fortemente vigiada na região governada pela India. O número de vítimas pode aumentar, afirmam as autoridades locais que foram surpreendidas com este rebentamento.
Terrorismo

O melro de Rushdie /premium

Foi há 30 anos e Khomeini tinha uma razão mesquinha para lançar a fatwa que condenava Rushdie à morte: precisava de congregar à sua volta as multidões desiludidas com o fiasco da guerra com o Iraque.
Lionel Messi

O pequeno Messi afegão é agora alvo dos talibã

153
Murtaza ficou famoso quando foi parar às redes sociais vestindo um saco de plástico como uma camisola de Messi. Acabou por conhecer o astro argentino e receber um equipamento. Hoje é alvo dos talibã.
Terrorismo

Há jihadistas em Espanha a ganhar 900€ do Estado

3.056
Uma investigação do jornal El Español põe a nu as falhas no sistema de apoios, que chegou a beneficiar até o nome de Redouan Bensbih, o jovem que morreu na guerra da Síria em 2014.
Terrorismo

Alemanha. Detidos suspeitos de planear atentado

300
Os suspeitos, refugiados iraquianos, foram detidos esta quarta-feira no distrito de Dithmarschen, no estado de Schleswig-Holstein. Estavam a planear construir bombas artesanais a partir de foguetes.
Filipinas

Filipinas. Ataque em mesquita faz 2 mortos

Dois homens lançaram uma granada de mão na mesquita Sitio Logoy Diutay, em Zamboanga. A identidade dos suspeitos é desconhecida, mas a polícia está a investigar se está ligado a um grupo extremista.
Filipinas

Atentado nas Filipinas. Grupo islamista é suspeito

As autoridades dizem que o atentado terá sido realizado pelo Ajang-Ajang, um grupo de algumas dezenas de membros, e que terá sido motivado por vingança de o seu chefe ter sido morto.
Filipinas

Filipinas. Aumenta alerta de terrorismo 

O novo nível de alerta significa que a polícia vai aumentar os pontos de controlo e colocará sob maior vigilância a proibição de usar armas de fogo durante o período eleitoral.
Terrorismo

Mortos por terrorismo baixa para níveis de 2009

As perdas territoriais sofridas pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque até 2017 explicam os números, uma vez que reduziram a capacidade de o grupo operar. EI foi responsável por 1.327 ataques.
Afeganistão

Ataque no Afeganistão fez 65 mortos

O novo balanço realizado esta terça-feira dá conta de pelo menos 65 mortos. O ataque foi provocado pelo grupo extremista islâmico Talibã a uma base militar e centro de treinos no leste do país
Moçambique

Moçambique. Ataques de grupos radicais aumentam

O Governo não tem controlo em alguns municípios. O território tem sido palco de ataques de extremistas que causaram mais de 100 mortos em ano e meio.
Colômbia

Atentado na Colômbia. Suspeito foi detido

Com 39 anos, o homem foi capturado na madrugada desta sexta-feira no sul de Bogotá. Ministro da Defesa colombiano relaciona-o com os guerrilheiros do ELN.
França

França julga suspeitos dos ataques de 2015

No total são 14 pessoas suspeitas. Onze já estão nas mãos da justiça francesa e outras três estão sujeitas a um mandado de prisão.
Terrorismo

11/9. Sobrevivente morre em atentado no Quénia

7.722
Jason Spindler sobreviveu ao ataque às torres gémeas de 2001 e ajudou a retirar vítimas dos escombros. Morreu esta semana, no ataque terrorista em Nairobi.
Al-Shabab

Quénia. O momento em que terroristas atacam hotel

Terroristas do grupo Al-Shabab mataram dezenas de pessoas num ataque a um hotel no Quénia, esta terça-feira. Imagens de uma câmara de segurança revelam o momento em que os homens entram no local.
Terrorismo

Ataque terrorista no Quénia fez 21 mortos

148
O ataque realizado com explosivos e armas de fogo "terminou" e fez 21 mortos, segundo avança a polícia em novo balanço. O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista al-Shabab, que fez reféns.
Afeganistão

Afeganistão. Talibãs reivindicam ataque em Cabul

Os talibãs reivindicaram o ataque de segunda-feira, sublinhando que após a 1ª explosão com o carro armadilhado em Cabul, outros 4 bombistas suicidas lutaram contra forças estrangeiras e afegãs.
Barcelona

Terroristas que queriam atacar Barcelona apanhados

Numa operação policial às primeiras horas desta terça-feira, os Mossos d'Esquadra detiveram duas pessoas que fariam parte de uma célula terrorista que se acredita ter "vontade" de fazer um atentado.
Afeganistão

Quatro mortos e 90 feridos em ataque em Cabul

Três guardas e um civil morreram na sequência de uma explosão em Cabul, no Afeganistão. Entre os feridos, na sua maioria civis, estão contabilizadas 23 crianças. O atentado ainda não foi reivindicado.
Estado Islâmico

Extremistas discutem plano para envenenar Kate

236
Mensagens encriptadas no Telegram divulgadas pela imprensa tabloide britânica mostram extremistas a apelar a ataques contra Kate Middleton, incluindo através de envenenamento da comida.
Terrorismo

Alegado autor de ataque a navio americano morto

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a morte do terrorista da Al-Qaeda que supostamente planeou o ataque em outubro de 2000 ao navio de guerra norte-americano USS Cole.
Iraque

Filha de Saddam divulga as últimas palavras do pai

338
Raghad Hussein, que vive na Jordânia desde 2003, utilizou a sua conta pessoa no Twitter - que já foi suspensa pela rede-social - para transmitir as últimas palavras do ex-líder do Iraque
Terrorismo

Ataque em Manchester investigado como terrorismo

A polícia britânica está a investigar o ataque da noite desta segunda-feira como um ato terrorista. Um homem esfaqueou três pessoas, na estação de metro de Victoria, em Manchester.
Terrorismo

Reaberto terminal 3 do Aeroporto de Amsterdão

Terminal 3 do Aeroporto de Schiphol foi reaberto após ameaça de bomba, avançam autoridades policiais. Suspeito está detido.
Filipinas

Atentado à bomba provoca dois mortos e 35 feridos

Uma bomba explodiu num centro comercial em Cotabato, no sul das Filipinas, matando dois homens e fazendo, pelo menos, 35 feridos. Porta-voz da polícia local responsabiliza extremistas islâmicos.
Egito

Forças egípcias matam 40 suspeitos de terrorismo

123
Rusgas policiais em Gizé e Sinai resultaram em 40 mortos, todos suspeitos de terrorismo. Autoridades encontraram dispositivos explosivos e armas. Raid acontece um dia depois de um ataque em Gizé.
Vila Real

Avenida reabre após falsa ameaça de bomba

170
A agência do Novo Banco de Montalegre, na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, foi evacuada esta quinta-feira devido a uma ameaça de bomba. Fonte da câmara local adiantou que a Avenida reabriu pelas 20h.
Ameaça de Bomba

Viena. Catedral evacuada após ameaça de bomba

Catedral de Santo Estêvão em Viena, Áustria, foi evacuada devido a ameaça de bomba. Autoridades austríacas montaram perímetro de segurança mas inspeção terminou sem encontrarem explosivos.
Terrorismo

Ataque a edifício em Cabul faz 28 mortos 

O ataque perpetrado esta segunda-feira por homens armados num edifício governamental em Cabul provocou pelo menos 28 mortos e 20 feridos, anunciou fonte oficial.
Turquia

Turquia detém suspeito de colaborar em atentado

Forças de segurança turcas detiveram um cidadão russo de origem chechena suspeito de ter colaborado no atentado a uma discoteca de Istambul na passagem de ano para 2017, no qual morreram 39 pessoas.
Barcelona

Polícia procura homem após alerta terrorista

Autoridades americanas lançaram um alerta para um possível ataque terrorista em Barcelona durante o Natal. Autoridades catalãs procuram motorista de autocarros com origem marroquina.
Terrorismo

EUA alertam para risco de atentados em Barcelona

Washington alerta cidadãos norte-americanos para terem cuidado caso circulem no centro de Barcelona por haver risco de ataque terrorista "com pouco ou nenhum aviso" durante a quadra natalícia.
Terrorismo

Duplo atentado terrorista faz 20 mortos na Somália

Um duplo ataque concretizado pelos islamistas shebab perto do palácio presidencial de Mogadíscio, na Somália, fez 20 mortos. O Presidente denuncia "ataque cobarde", que também fez mais de 40 feridos.
Terrorismo

Charlie Hebdo. Mandante sob custódia

Peter Cherif "fugiu da justiça francesa, perante a qual deve responder pelas suas ações", escreveu o ministro na rede social Twitter, elogiando "a eficácia" dos serviços que tutela.
Terrorismo

Estrasburgo. Atacante era fiel ao Estado Islâmico

Polícia apreendeu vídeo onde Cherif Chekatt jurava lealdade ao grupo terrorista. Atentado em mercado de Natal matou cinco pessoas e fez 11 feridos.
Terrorismo

Sete mortos em duplo atentado na Somália

Duplo atentado com carro armadilhado matou pelo menos sete pessoas em Mogadíscio. Islamitas somalis shebad, filiados à Al Qaeda, já reivindicaram ataque.
Terrorismo

Detido mandante de ataque ao Charlie Hebdo

Peter Chérif, suspeito de ser o mandante do ataque ao Charlie Hebdo, que foi executado pelos irmãos Kouachi em 2015, terá sido detido em Djibuti, em África, no domingo.
Terrorismo

Estrasburgo

149
Hoje a perigosidade da ameaça terrorista é inferior ao que foi no passado recente, mas o regresso dos que combateram no Iraque e na Síria poderá trazer mais competência e letalidade aos atentados.
Terrorismo

Ataque de Estrasburgo. Detidas mais duas pessoas

Duas pessoas foram detidas por suspeitas de estarem ligadas ao fornecimento da arma ao terrorista envolvido no ataque de Estrasburgo. Cherif Chekatt matou 5 pessoas e feriu 11 com um revólver.
Estrasburgo

Sobe para cinco o número de mortos em Estrasburgo

A quinta vítima mortal do atentado que ocorreu em Estrasburgo na última terça-feira estava em morte cerebral. Há ainda 11 feridos. Chérif Chekatt, principal suspeito, foi abatido pela polícia.
Terrorismo

Pai confirma que autor do ataque defendia EI

O pai de Chérif Chekatt, autor de um ataque em Estrasburgo, que fez na terça-feira quatro mortos e 12 feridos, confirmou que o filho era defensor dos ideais grupo Estado Islâmico (EI).
Terrorismo

Número de mortos em Estrasburgo sobe para quatro

A quarta vítima estava em estado grave e sucumbiu esta sexta-feira aos ferimentos. Há ainda uma quinta vítima em morte cerebral. O autor do atentado foi morto esta quinta-feira após 48 horas em fuga.
Estrasburgo

Suspeito não fazia parte de rede terrorista

O alegado terrorista acusado de cometer o ataque em Estrasburgo, que foi abatido pela polícia francesa, não integrava nenhuma rede terrorista e não teve ajudas. Número de pessoas detidas sobe para 7.
Segurança

Terrorismo. PSP terá agentes encobertos nas ruas

675
Com o objetivo de "prevenir atos de caráter terrorista, bem como outra criminalidade grave e violenta", a PSP vai reforçar a sua presença nas ruas. Grau de ameaça em Portugal mantém-se "moderado".
Terrorismo

Armas e flores. Mega-operação congela Estrasburgo

França vive em alerta máximo. Por todo o país, agentes armados ocupam os mercados de Natal e pontos estratégicos das cidades. Mais de sete mil militares foram mobilizados para reforço de segurança.
Terrorismo

Estrasburgo. Atirador foi abatido pela polícia

1.185
Chérif Chekatt, o autor do atentado no mercado de Natal em Estrasburgo, foi abatido pela polícia. O atacante terá disparado primeiro sobre as autoridades. Estado Islâmico reclamou o ataque.
França

Estrasburgo. Quem são as vítimas do atentado?

Três pessoas morreram e 12 ficaram feridas no ataque de terça-feira. As vítimas têm entre 18 e 65 anos: do turista tailandês que perdeu a vida ao jornalista italiano em estado grave.
França

"O atirador virou-se e fiquei de frente para ele"

Um homem abriu fogo esta terça-feria junto a um mercado de Natal de Estrasburgo, matando duas pessoas e ferindo outras 13. Reunimos algumas das histórias de quem viu tudo acontecer.
Democracia

Força da democracia ganhará ao terrorismo

O presidente do Parlamento Europeu anunciou ainda que às 12h00 locais (11h00 em Lisboa) será observado um minuto de silêncio em memória das vítimas.
Terrorismo

O que (ainda não) se sabe sobre o ataque em França

Parece ter atuado de forma isolada o homem que "semeou o terror em três pontos da cidade" de Estrasburgo, matando três pessoas e ferindo 14. O suspeito ainda está em fuga, mas terá sido ferido.
França

Ataque. Tailandês é uma das três vítimas mortais

Turista tailandês é uma das três vítimas mortais no tiroteio desta terça-feira em Estrasburgo, França. Mulher também ficou ferida no ataque que provocou mais duas mortes e 13 feridos.
França

O que se sabe do suspeito do ataque de Estrasburgo

231
Cherif Chekatt é o suspeito do ataque que causou 3 mortos e 13 feridos em Estrasburgo. Natural de cidade francesa, era conhecido da polícia. Estava sinalizado como perigoso e quase foi detido antes.
França

Comissário e eurodeputados portugueses retidos 

Comissários e centenas de deputados estavam no Parlamento Europeu. Portugueses entre os retidos por razões de segurança. Ana Gomes queixa-se de ter sido deixada de madrugada no centro da cidade.
França

Pontes de acesso ao centro de Estrasburgo fechadas

Autoridades francesas encerraram as pontes que dão acesso ao centro de Estrasburgo, onde pelas 20:00 locais (mais uma hora em Lisboa) ocorreu um tiroteio perto do Mercado de Natal.
Terrorismo

Afeganistão. Atentado suicida provoca 12 mortos

O ataque aconteceu perto de Kabul e teve como alvo militares que voltaram de uma operação noturna. Quatro vítimas pertenciam às forças de segurança, mas há também mulheres e crianças entre os mortos.
Afeganistão

Afeganistão. 14 soldados mortos e 21 reféns

Um grupo de talibãs matou 14 soldados e fez 21 reféns na sequência de um ataque na noite de quinta-feira, no oeste do Afeganistão. Este ataque foi o último de uma série de ataques quase diários.
Sistema Financeiro

Medidas de financiamento do terrorismo já em vigor

As entidades passam a ser obrigadas a comunicar mensalmente as operações de pagamento que envolvam dinheiro ou cheques ou outros documentos ao portador em suporte de papel.
Estados Unidos da América

Talibãs. EUA pedem ajuda ao Paquistão para acordo

O presidente dos EUA pediu ajuda ao Paquistão para levar o movimento talibã a negociar o fim da guerra no Afeganistão, depois de uma acusação de Trump sobre o país ter abrigado Osama bin Laden.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)