Terrorismo

Estado Islâmico

PJ detém português ligado ao Estado Islâmico

395
O português é suspeito de ter prestado apoio a combatentes do Estado Islâmico e estava radicado no Reino Unido há vários anos. Terá servido como apoio e facilitador do movimento terrorista.
Terrorismo

Atentado suicida matou 30 pessoas na Nigéria

148
Três bombistas suicidas fizeram-se explodir no domingo à tarde em frente a um centro de retransmissão de futebol, no nordeste da Nigéria, provocando 30 mortos e mais de 40 feridos.
Espanha

Detidos terroristas que atuariam de Portugal

175
Cabecilhas da Resistência Galega foram detidos em Vigo. Foram responsáveis por dezenas de ataques à bomba entre 2005 e 2011. Líderes do grupo terrorista atuariam a partir de Portugal.
Somália

Explosões na Somália fazem 8 mortos e 16 feridos

A explosão que mais vítimas e danos causou teve origem num automóvel armadilhado, estacionado perto da sede do parlamento. Ataques tinham como objetivo controlo do aeroporto e palácio presidencial.
França

Lyon. Suspeito do ataque admite ter feito a bomba

Mohamed Hichem M., argelino de 24 anos detido na sequência do ataque de sexta-feira, admitiu perante as autoridades ter sido o autor da bomba que explodiu e fez 13 feridos em Lyon.
Assalto em Tancos

Os detalhes de como foi feito o assalto a Tancos /premium

304
O Observador reconstitui os pormenores do assalto ao Quartel de Tancos, assim como a investigação que o Ministério Público e a PJ estão a realizar desde 2017 — e que já se encontra na reta final.
Terrorismo

Ameaça de bomba em Bruxelas 

558
A estação está a ser evacuada por ordem da polícia. Todos os túneis rodoviários da capital belga foram encerrados.
Atentados de Paris

Detido suspeito do ataque terrorista em Lyon

A explosão aconteceu sexta-feira e fez 13 feridos. O suspeito estava em fuga e a operação de caça ao homem durou três dias.
Terrorismo

Rebeldes, separatistas e equívocos

Para precaver reincidências, importa chamar as coisas pelos nomes. No referente à ETA, as palavras “rebeldes” e “separatistas” são equívocos que devem ser evitados, pois foi uma organização terrorista
Nações Unidas

ISIS está a reorganizar-se e é ameaça, diz ONU

389
O presidente do comité do Conselho de Segurança diz que o Estado Islâmico é "a maior ameaça terrorista internacional". Também a Al-Qaida permanece ativa, reforça Dian Triansyah Djani.
Terrorismo

EUA fora do compromisso contra extremismo online

Compromisso foi assinado por 17 países e cinco gigantes tecnológicas. A Casa Branca justificou a recusa com as preocupações relativamente à liberdade de expressão, mas é um país com um papel decisivo.
Nova Zelândia

"Lives" do Facebook com novas regras após atentado

Quem não cumprir as regras do Facebook para fazer vídeos em direto - os "lives" - vai ser banido de poder utilizar a ferramenta. Medida surge depois do ataque terrorista na Nova Zelândia.
António Guterres

Guterres vai a mesquitas atacadas na Nova Zelândia

533
António Guterres esteve nas duas mesquitas da Nova Zelândia onde 51 pessoas foram mortas e explicou que queria vir pessoalmente a estes locais para expressar o seu amor, apoio e admiração.
Terrorismo

Burkina Faso. 6 mortos em ataque a igreja católica

8.281
20 a 30 homens armados mataram um padre e cinco outras pessoas a tiro antes de pegarem fogo à igreja, a lojas e a um café próximo. Não há detenções e o atentado não foi reivindicado.
Terrorismo

Sri Lanka. Escolas e missas voltam ao normal

Uma autoridade católica no Sri Lanka declarou que as escolas administradas pela Igreja, fechadas desde os ataques, devem reabrir na próxima semana e as missas dominicais poderão ser retomadas.
Sri Lanka

Sri Lanka: todos os suspeitos mortos ou detidos

Todos os suspeitos ligados aos atentados suicidas no Sri Lanka, no domigo de Páscoa, foram mortos ou detidos. As forças de segurança também confiscaram todo o material explosivo destinado aos ataques.
Sri Lanka

42 estrangeiros mortos no atentado no Sri Lanka

Foram identificados 42 estrangeiros entre as vítimas mortais no atentado que aconteceu no domingo de Páscoa, 12 estão ainda desaparecidos e pelo menos 5 continuam hospitalizados.
Estado Islâmico

Líder do Estado Islâmico surge em vídeo 

211
No vídeo, um homem que se crê tratar de Al-Baghdadi terá falado sobre os atentados no Sri Lanka. A morte do líder do Estado Islâmico era há vários anos falada.
Sri Lanka

Presidente do Sri Lanka proíbe burcas e niqab

2.085
Chefe de Estado considera que cara coberta dificulta identificação da pessoa, sendo uma "ameaça nacional e pública". Decisão entra em vigor segunda-feira e surge depois dos atentados em cadeia.
Sri Lanka

Sri Lanka. ISIS reclama "emboscada" à polícia

205
O ISIS reclama ter morto e ferido polícias no Sri Lanka naquilo a que chamou uma "emboscada", mas que as autoridades do país já tinham noticiado como uma operação policial.
Terrorismo

Cristianofobia: um novo holocausto? /premium

5.417
Em 2018, foram mortos 4.305 fiéis e detidos 3.125 cristãos;1.847 igrejas e edifícios cristãos foram destruídos, incendiados ou vandalizados por ódio à fé em Cristo.
Sri Lanka

Sri Lanka. Tiroteio entre exército e bombistas

O exército do Sri Lanka fez uma rusga a uma fábrica de bombas e os soldados envolveram-se num tiroteio com os suspeitos. Seguiu-se uma série de explosões mas não há relato de vítimas.
Conversas à Quinta

De onde vieram as bombas que mataram cristãos?

As bombas visaram os cristãos, até numa igreja construída pelos portugueses, mas o reaparecimento do Estado Islâmico indica que a sua derrota na Síria pode ter espalhado terroristas por todo o mundo.
Sri Lanka

Ataque terrorista à geografia humana de Portugal

1.357
É quase indissociável desde o século XVI na Ásia marítima a questão de se ser católico e de se ser Português porque afirmando-se católico no Oriente era o mesmo que dizer ser-se Português.
Terrorismo

Secretário da Defesa do Sri Lanka demite-se

A saída acontece na sequência dos atentados terroristas no domingo, que causaram 359 mortos. Na quarta-feira, o presidente do país tinha pedido a demissão do mais alto responsável da Defesa.
Sri Lanka

Vídeos revelam pistas sobre atentado no Sri Lanka

Imagens divulgadas mostram os bombistas suicidas momentos antes das explosões. Governantes que não deram seguimento a alertas estão a ser responsabilizados. O ataque de domingo fez mais de 350 mortos.
Sri Lanka

Bombistas suicidas eram de classe média e alta

215
A investigação às ligações dos bombistas ainda está em curso, mas o Presidente do Sri Lanka já pediu a demissão do chefe da polícia e do secretário da Defesa devido à falha da comunicação dos alertas.
Sri Lanka

Atentado. Vídeo mostra suspeitos num hotel atacado

Os dois suspeitos foram filmados a entrarem no elevador do Shangri-La Hotel e a saírem no piso três, onde fica a sala de refeições, à hora de maior afluência. Explosões aconteceram pouco depois.
Terrorismo

Atentado. Ardern desconhece ligação a Christchurch

Jacinta Ardern não confirma que os atentados de domingo no Sri Lanka possam ser resposta aos ataques às mesquitas em Christchurch.
Arábia Saudita

Arábia Saudita executou 37 pessoas por terrorismo

141
Todos os cidadãos eram sauditas. Um dos 37 executados terá sido também crucificado, avançam os meios de comunicação estatais do país. Entre os executados estará uma pessoa que foi detida com 16 anos.
Futebol

Espanha dá formação antiterrorista aos "stewards"

Cerca de mil seguranças particulares começaram a ter formação sobre terrorismo e violência de claques, por parte da Polícia Nacional. Final da Liga dos Campeões será em Madrid, a 1 de junho.
Sri Lanka

3 filhos do dinamarquês mais rico e outras vítimas

943
O homem mais rico da Dinamarca perdeu três dos seus quatro filhos. Uma mãe que tomava o pequeno-almoço com o filho e cinco funcionários de um partido indiano morreram num hotel.
Sri Lanka

Nova bomba no Sri Lanka. Detonação foi controlada

130
Deu-se uma explosão controlada em Colombo, no Sri Lanka, esta segunda-feira, no seguimento de uma bomba encontrada. Foi detonada num local isolado, mas a população assustada fugiu das redondezas.
Terrorismo

Os portugueses que morreram em ataques terroristas

168
Desde 2001, já morreram 15 pessoas de nacionalidade portuguesa, em avenidas, hotéis, discotecas ou salas de espetáculo que foram palcos de atentados terroristas, em vários sítios do mundo.
Sri Lanka

Sri Lanka bloqueou redes sociais. Porquê?

250
Papel do Facebook nos confrontos religiosos de 2018 levou o Governo do Sri Lanka a "congelar" as redes sociais. Para travar propagação de fakenews, mas também de mensagens de ódio religioso e racial.
Sri Lanka

Vídeo. Explosões e centenas de mortos no Sri Lanka

283
Oito explosões em igrejas e hotéis fizeram mais de 200 mortos e deixaram mais de 450 feridos na manhã deste domingo de Páscoa, no Sri Lanka. Governo fala em "ato terrorista" de "extremistas religiosos
Sri Lanka

Português morto no Sri Lanka estava em lua-de-mel

1.227
Português que morreu no atentado no Sri Lanka estava de lua-de-mel com a mulher. Rui Lucas tem cerca de 30 anos e é de Viseu. Gostava muito de viajar e era uma pessoa "extremamente dedicada".
Sri Lanka

O que se sabe e o que falta saber sobre os ataques

497
Há pelo menos 310 mortos em oito explosões confirmadas. Atentado ainda não foi reivindicado, mas o ataque a igrejas em domingo de Páscoa sugere que há motivações religiosas. Há 13 detidos.
Prisão de Guantánamo

Guantánamo. O preso e o guarda que ficaram amigos /premium

142
Mohamedou Salahi é um dos presos mais conhecidos de Guantánamo, onde esteve detido 14 anos. Steve Wood foi um dos seus guardas — e agora pode ser padrinho do filho do antigo prisioneiro.
Irlanda do Norte

Dois jovens detidos por morte de jornalista 

Polícia atribui responsabilidade do ataque ao "New IRA" e está a tratar do caso como um ato terrorista. Jornalista Lyra McKee foi baleada por se encontrar junto a um carro da polícia.
Espanha

Detido jihadista que preparava massacre em Espanha

12.077
A Policía Nacional esteve na residência do suspeito para verificar a existência de mais indícios sobre o ataque que estaria a planear. Autoridades reforçam dispositivo de segurança para este mês.
Ameaça de Bomba

Edifício com embaixadas em Madrid já foi reaberto

A ameaça de bomba terá sido para o 24.º andar do Torre Spacio, onde se encontra a embaixada australiana. Vários polícias e bombeiros estiveram no local e concluiu-se que foi um falso alarme.
Egito

Termina o estado de emergência no Egito

O estado de emergência no Egito, instaurado em abril de 2017 e prolongado pela última vez em janeiro para entrar em vigor a partir do dia 13 desse mês e por três meses, termina este sábado.
Nova Zelândia

Christchurch. Juiz quer análise mental do atacante

O juiz responsável pelo caso pediu 2 relatórios para avaliar a capacidade de Breton Tarrant em se declarar inocente ou culpado das 50 acusações de homicídio e 39 por tentativa de homicídio.
Redes Sociais

Austrália. Prisão por não apagar vídeos violentos

Políticos respondem ao massacre de Christchurch impedindo vídeos com tortura, violação, rapto e homicídio online. Administradores de redes sociais que não os removam também podem ser presos 3 anos.
Nova Zelândia

Christchurch. Atacante acusado de quase 90 crimes

Brenton Tarrant, autor do ataque às duas mesquitas em que morreram 50 pessoas, será acusado nesta sexta-feira por 50 homicídios e 39 tentativas de homicídio. Já disse que não quer advogado.
Rússia

Rússia. Acusados de atentados dizem-se inocentes

A 3 de abril de 2017, Akbarzhon Dzhalilov colocou uma bomba numa estação de metro de São Petersburgo, entretanto encontrada e desativada. No entanto, fez explodir uma segunda bomba e matou 16 pessoas.
Nova Zelândia

Atacante de mesquita ligado a extremista austríaco

Brenton Tarrant, que matou 50 pessoas num ataque a uma mesquita na Nova Zelândia, tinha apoiado financeiramente o Movimento Identitário da Áustria, de extrema-direita, confirmou o Governo.
Terrorismo

Marroquino acusado de terrorismo julgado em Lisboa

O Tribunal Central Criminal de Lisboa começa a julgar na segunda-feira o marroquino acusado de pertencer ao Estado Islâmico e de recrutar operacionais em Portugal, a troco de 1.500 euros mensais.
Iémen

Ataque no Iémen mata 7 pessoas, 4 delas crianças

Sete pessoas, quatro das quais crianças, morreram junto após um ataque próximo do hospital Save the Children no Iémen. A organização pede "uma investigação urgente sobre esta nova atrocidade".
Afeganistão

Negociações devem incluir direitos das mulheres

Segundo o MNE afegão, as negociações de paz entre os talibãs e os EUA devem incluir os direitos das mulheres, que não devem estar sujeitos a "restrições", nomeadamente ao nível da escolarização.
Nova Zelândia

Rosto da PM da Nova Zelândia em edifício no Dubai

466
A forma como lidou com os ataques a mesquitas na Nova Zelândia valeu a Jacinda Ardern uma homenagem no Burj Khalifa, no Dubai. Na imagem, a primeira-ministra surge abraçada a um cidadão.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento mata dez crianças

Dos 13 civis mortos em consequência de um bombardeamento realizado no sábado pelas tropas internacionais para "apoiar as forças pró-governamentais no terreno", dez são crianças. Há ainda três feridos.
Terrorismo

Ministro entre as 5 vítimas de ataque terrorista

O ministro do Trabalho da Somália é uma das cinco vítimas mortais contabilizadas até agora em consequência do ataque levado a cabo contra um edifício do governo na capital, Mogadíscio.
Terrorismo

Espanha com mais mortos por terrorismo da UE

A lista de vítimas mortais, em consequência de atentados terroristas na UE é encabeçada por Espanha, com 268 mortos, seguida a da França, com 263, e do Reino Unido, com 121.
Islão

Países muçulmanos querem combater islamofobia

A Organização da Cooperação Islâmica pediu "medidas concretas, abrangentes e sistemáticas" para combater o "ódio ao Islão", na sequência do ataque a duas mesquitas na Nova Zelândia.
Facebook

Nova Zelândia. Vídeo do Facebook visto 4 mil vezes

O Facebook admite que o sistema de inteligência artificial que devia remover os vídeos com violência explícita não é perfeito e diz que o vídeo do ataque na Nova Zelândia foi visto 4 mil vezes.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Identificadas 50 vítimas do ataque

A polícia da Nova Zelândia anunciou esta quarta-feira que "o processo de identificação das 50 vítimas" do ataque às duas mesquitas "foi concluído" e que "todas as famílias foram notificadas".
Nova Zelândia

Nova Zelândia. ERC pede fim de partilha de imagens

182
Entidade Reguladora da Comunicação Social emitiu um parecer em que apela ao órgãos de comunicação que adotem medidas para "impedir o acesso generalizado às imagens do massacre na Nova Zelândia".
Nova Zelândia

2º homem acusado por divulgar imagens do ataque

Philip Arps, de 44 anos, foi detido na terça-feira, 4 dias após o ataque. O homem está acusado de divulgar conteúdo censurável e foi colocado em prisão preventiva. Será levado a tribunal a 15 de abril
Nova Zelândia

Nova Zelândia em silêncio pelas vítimas do ataque 

A homenagem será transmitida na rádio e televisõe públicas e acontece uma semana depois dos ataques às mesquitas Al-Noor e de Linwood, que fizeram pelo menos 50 mortos e quase meia centena de feridos.
Terrorismo

Utrecht. Carta do suspeito sugere terrorismo

205
Há 3 pessoas identificadas, mas a carta apareceu no carro do principal suspeito do ataque ao elétrico. Nascido na Turquia, muçulmano, acumula nove processos judiciais por crimes de violação ou roubo.
Terrorismo

Extremistas de direita e radicais islâmicos /premium

323
Não tenho ideias para resolver o extremismo de direita que cresce nos países ocidentais. Por ora, vejo demasiada gente dançando com o inimigo, cuidando que o conseguirá controlar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)