África
Moçambique

Moçambicanos vão esta terça-feira às urnas

Esta terça-feira é dia de eleições gerais em Moçambique com 13.1 milhões de eleitores a acorrer às urnas para eleger pela primeira vez 10 governadores, um presidente, e 250 deputados.
Tunísia

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71%

De acordo com os resultados oficiais finais, Saied obteve 2,77 milhões de votos, contra um milhão para o seu adversário, o controverso magnata dos media Nabil Karoui.
Angola

Teixeira dos Santos ameaça processar Ana Gomes

936
O antigo ministro das Finanças e presidente do EuroBic disse ao ECO: "Ou prova o que afirma ou será acusada de difamação". Ana Gomes tinha acusado Isabel dos Santos de lavar dinheiro através do banco.
Tunísia

Próximo Presidente não tem experiência política

Sondagens à boca das urnas dão a vitória a Kais Saied, de 61 anos. Foi professor de direito, não tem qualquer experiência política, é defensor da pena de morte e da criminalização da homossexualidade.
Moçambique

Moçambique: presidente da república abre as urnas

Um total de 13,1 milhões de eleitores moçambicanos vão escolher na terça-feira o Presidente da República, 250 deputados do parlamento, dez governadores provinciais e respetivas assembleias.
Cabo Verde

Editora americana lança compilação sobre o funaná

A compilação "Pour Me a Grog", do terceiro capítulo da viagem da Ostinato por Cabo Verde, está já disponível na plataforma Bandcamp e vai ser distribuída a partir do dia 25 para os restantes locais.
Angola

Isabel dos Santos diz que teve de se endividar

723
Empresária angolana garante que todo o seu investimento é privado e que por isso teve que fazer dívidas. Ana Gomes reage: "'Lava' que se farta" e "Banco de Portugal não quer ver".
Moçambique

Moçambique. Ataques armados impedem 5 mil de votar

Ataques armados dos últimos meses em Cabo Delgado levaram autoridades a decidir que dez mesas de voto não irão abrir na próxima terça-feira, dia de eleições gerais.
Nobel da Paz

Nobel. Angola felicita primeiro-ministro

122
O presidente de Angola felicitou o primeiro-ministro da Etiópia, pela atribuição do Nobel da Paz e considerou-o como "um exemplo inspirador" .
CPLP

Simões Pereira diz que houve recuo da CPLP

582
O candidato às presidenciais guineenses Domingos Simões Pereira lamentou que tenha havido nos últimos anos "um certo recuo" e "perda de presença e de influência" da CPLP na Guiné-Bissau.
Angola

Empresários portugueses em Angola mais otimistas 

Na ExpoIndústria, que está a decorrer em Luanda, os empresários portugueses dizem estar otimistas com a recuperação do mercado angolano e querem expandir para mais países vizinhos.
UNITA

UNITA. "Reservas" em duas candidaturas à liderança

Presidente do grupo parlamentar da UNITA terá de apresentar um documento que comprove que renunciou à nacionalidade portuguesa. Já Danda terá de confirmar que tem 15 anos de militância ininterrupta.
Burkina Faso

Violência faz 267.000 deslocados no Burkina Faso 

"Cerca de 486.000 pessoas já foram forçadas a abandonar o interior do país", anunciou o porta-voz do ACNUR, Andrew Mbogori. Violência e crise humanitária, apontadas como fatores explicativos.
Moçambique

Idai. Parceiros apoiam com tendas para eleições

União Europeia e a Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento disponibilizaram 265 mil euros para a compra de 120 tendas, que serão usadas para momento eleitoral nas zonas afetadas pelo ciclone.
Nobel da Paz

Porque foi Abiy Ahmed laureado com o Nobel da Paz?

226
Desde que chegou ao poder, o primeiro-ministro da Etiópia pôs fim a anos de tensão com a Eritreia e procurou liberalizar o país. Abiy Ahmed foi a centésima pessoa a ser laureada com o Nobel da Paz.
Cabo Verde

Cabo Verde. Isabel dos Santos aplicou 100 milhões 

Isabel dos Santos defende que Cabo Verde país tem condições adequadas para apostar no turismo de saúde. Para o governo, a aplicação de taxas fiscais zero está fora de questão.
Angola

Produção petrolífera cresce para 1.411 milhões

Relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revela que Angola produziu 1.411 milhões de barris de petróleo por dia em setembro, mais 24.000 face a agosto.
Ébola

RDCongo. Epidemia ébola confinada a pequena região

Epidemia do Ébola na República Democrática do Congo está cingida a uma área de difícil acesso e de grande insegurança devido à atividade de milícias.
Angola

Suicídio é 2ª causa de morte dos 15 aos 55 anos

2.500 pessoas suicidaram-se em Angola nos últimos cinco anos. A depressão, o stress, a ansiedade e a esquizofrenia fazem parte da lista do quadro de transtornos mentais da população angolana.
Economia

Dívida Pública em África trava economia

O Banco Mundial alertou hoje que a elevada dívida pública nos países da África subsaariana, que deverá rondar os 55% do PIB pode fazer abrandar ainda mais o crescimento económico.
Guiné-Bissau

Candidatos guineenses apresentam-se em Lisboa

Três candidatos à presidência da Guiné Bissau apresentam-se ao eleitorado em Lisboa, no próximo domingo. As eleições estão marcadas para 24 de novembro e vão estar no boletim 19 nomes.
Conversas à Quinta

O adeus a Chirac, Mugabe, Ben Ali: luzes e sombras

Jacques Chirac. Robert Mugabe. Ben Ali. Os três morreram no passado mês de setembro, quase tudo parece separá-los ou será que não? Luzes e sombras de três políticos que marcaram (muito) os seus países
Moçambique

Moçambique. UE mobiliza mais 10 milhões de euros

A ajuda humanitária foi mobilizada na sequência dos ciclones que atingiram o país em março e abril. Christos Stylianides afirma que a UE assume o compromisso de ajudar durante o tempo necessário.
Angola

Angola. Reestruturar Forças Armadas é prioridade

O Presidente da República de Angola colocou o programa de reestruturação das Forças Armadas como uma prioridade do governo, dotando-as de "meios técnicos e equipamentos modernos".
Moçambique

Renamo responsabiliza governo por observador morto

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana responsabilizou o partido no poder, a Frelimo, pelo assassínio de um observador eleitoral na província Gaza, sul de Moçambique.
Tunísia

Tunísia. Presidencial Nabil Karoui libertado

O candidato à presidência da Tunísia Nabil Karoui foi libertado, quatro dias antes da segunda volta das eleições, e foi recebido pelos seus apoiantes como um herói.
Moçambique

Moçambique. Inflação média desce para 3,12%

A inflação média a 12 meses em Moçambique desceu em setembro, recuando para 3,12%. O indicador chegou a 4,08% em abril e está em queda desde então. A inflação acumulada anual, em 2018, foi de 3,52%.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Ex-PM nega dívidas ocultas ao FMI

Ex-primeiro-ministro são-tomense Patrice Trovoada, que liderou o país entre 2014 e 2018, rejeitou a existência de "dívidas ocultas" durante a sua governação, citando "propaganda política difamatória".
Obras Públicas

Mota-Engil. Novos contratos em Angola e Portugal

A Mota-Engil venceu novos contratos, no valor de 327 milhões de euros, em segmentos diferenciados de obras públicas, serviços de mineração e construção civil, em Angola, Moçambique e Portugal.
Forças Armadas

Vídeo. Militares portugueses sofrem emboscada

3853
Militares portugueses enfrentaram grupos armados na República Centro-Africana, nas últimas semanas de setembro. No vídeo é possível ver como sofreram uma emboscada. Não houve vítimas mortais.
Moçambique

Moçambique abate membros de grupo armado

O governo moçambicano ordenou um ataque de artilharia contra grupo armado que tem destruído aldeias e assassinado residentes no norte do país. Baixas são "consideráveis".
Angola

Samakuva deve regressar ao Parlamento

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, que deixa a liderança do principal partido da oposição em Angola após a eleição do seu sucessor, em novembro, anunciou que vai se candidatar nas autárquicas.
Petróleo

Angola. Mais 2 mil milhões de barris de petróleo

Petrolífera italiana ENI confirmou potencial adicional de mais de 2 mil milhões de barris de petróleo, identificado nas recentes descobertas exploratórias realizadas num dos blocos onde é operadora.
Moçambique

ONG inglesa critica morte de observador

Investigadora da Human Rights Watch para Moçambique e Angola criticou o assassinato de um observador eleitoral para as eleições gerais de Moçambique e pediu a responsabilização dos culpados.
Angola

Angola. Presidente da UNITA não se recandidata

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, afirmou que o melhor candidato à sua sucessão é aquele que os números mostrarem que reúne "mais simpatia" dos delegados do partido.
Sociedade

2X1: "Pague por um leão e mate uma leoa de graça!"

16060
A "incrível" oferta é de uma empresa sul-africana de safáris de caça, e pretende atrair um maior público face ao crescimento do interesse pela caça de animais selvagens. Líder de movimento repudia.
Moçambique

Moçambique. CPLP vai observar eleições

A CPLP anunciou que vai enviar uma Missão de Observação Eleitoral às eleições gerais de Moçambique que envolvem 12,9 milhões de eleitores às urnas e estão marcadas para 15 de outubro.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Bispo da IURD explica prisão de pastor

O parlamento são-tomense convocou o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus para explicar as razões da prisão de um elemento desta congregação na Costa do Marfim.
Vhils

Projeto comunitário leva Vhils a Cabo Verde

Vhils chega a Cabo Verde na sexta-feira, onde vai realizar uma obra artística. O projeto foi desenvolvido pela ONG Africa 70, com a Associação Pilorinhu, e é cofinanciado pela União Europeia.
Moçambique

LAM e TAP negoceiam voos diários Lisboa-Maputo

Diretor-geral das Linhas Aéreas de Moçambique afirma que a empresa está a tentar negociar com a TAP possíveis voos diários entre os dois países. As duas capitais estão ligadas três vezes por semana.
Moçambique

Moçambique: arranca o maior projeto de gás

Uma semana antes das eleições em Moçambique, o consórcio Rovuma LNG deverá adjudicar os contratos para extrair gás do fundo do mar, na zona Mamba. Galp detém 10% de interesse participativo.
Cabo Verde

Cabo Verde precisa de 9 milhões devido a seca

Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades admitiu que país precisa 9,1 milhões de euros para compensar mais um mau ano agrícola. Seca prolongada é a causa das "dificuldades acrescidas".
Moçambique

Moçambique: Nove membros de grupo armado abatidos

As vitimas mortais estavam ligadas ao ataque do passado sábado na zona nortenha de Cabo Delgado. Os militares afirmaram que "as operações prosseguem" e mantém-se a "prontidão combativa"
Direitos Humanos

Direitos humanos. UE elogia Angola por tratados

União Europeia sublinha o empenho na abolição da pena de morte, na erradicação da tortura e na eliminação de todas as formas de racismo e diz que Angola pode incentivar outros países a seguir exemplo.
UNITA

UNITA: quatro dirigentes candidatam-se à liderança

Mais quatro dirigentes entregaram esta segunda-feira candidaturas à liderança do partido UNITA: AlcidesSakala, Kamalata Numa, José Pedro Catchiungo, Raul Danda.
Dinheiro

Cabo Verde. Mais 1,7 milhões em circulação

Banco de Cabo Verde aumenta as moedas e notas em circulação o equivalente a 1,7 milhões de euros, o que significa um aumento de 1,72% face ao mês anterior. A inflação rondou os 1,2%.
Angola

Angola abre concurso para minas de diamantes

O objetivo é o aumento de produção, estando a concurso as concessões de Camafuca-Camazambo, com uma área de 1.389 quilómetros quadrados, e Tchitengo, com um total 1.022 quilómetros quadrados.
Tunísia

Participação nas eleições tunisinas foi de 41,3%

Participação nas eleições legislativas da Tunísia foi de 41,3%, abaixo do escrutínio de 2014, com o partido de Nabil Karoui, Qalb Tunes, e o seu principal rival, o Ennahdha, a reclamarem vitória.
Cabo Verde

BAI quer tornar empréstimo em aumento de capital

O BAI Cabo Verde alcançou em 2018 resultados líquidos de 100,4 milhões de escudos (906 mil euros), um aumento de 34% acima do exercício de 2017.
Cabo Verde

Guineense detido. Cabo Verde aguarda inquérito

A posição surge um dia depois de o professor universitário guineense, que se encontrava a viajar da Guiné-Bissau para o Brasil, dizer que ficou detido durante 48 horas numa cela no aeroporto da Praia.
Freitas do Amaral

Angola lamenta "perda irreparável" de Freitas

O ministro das Relações Exteriores lamentou com "profunda consternação" a morte de Freitas do Amara e sublinhou o seu "enorme e indelével contributo à luta pela libertação dos povos africanos".
Cabo Verde

Cabo Verde prevê crescimento de 6% em 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 em preparação pelo Governo de Cabo Verde prevê um crescimento económico de até 6% e um défice orçamental inferior a 3% do PIB.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Mil sobreviventes do vírus do Ébola

As Nações Unidas assinalaram esta sexta-feira o milésimo sobrevivente de Ébola na RDCongo, fruto de uma campanha que, além do vírus, é afetada por conflitos e pela desconfiança do povo.
Cabo Verde

Cabo Verde. Orçamento de 2020 prevê crescimento

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 em preparação pelo governo de Cabo Verde prevê um crescimento económico de até 6% e um défice orçamental inferior a 3% do PIB.
Râguebi

Râguebi. África do Sul vence Itália no mundial

Seleção sul-africana venceu Itália de forma convicente por 49-3, em jogo do Grupo B do mundial. Com este triunfo, África do Sul entreabre a porta de acesso aos quartos de final do Mundial do Japão.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Governo vai entregar "dívidas ocultas"

O primeiro-ministro disse que o governo vai enviar ao MP os documentos relacionados com o que descreveu como "dívidas ocultas" pelo anterior executivo ao FMI, superiores a 70 milhões de dólares.
Angola

Angola. Presidente do Tribunal Supremo demite-se

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, recebeu e aceitou o pedido de renúncia apresentado pelo juiz conselheiro e presidente do Tribunal Supremo, Rui Ferreira.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. STJ rejeita anulação de tomada de posse 

O STJ são-tomense chumbou a providência cautelar apresentada por dois deputados da oposição para declarar nula a posse da Assembleia Regional do Príncipe por não ter cabimento legal.
Moçambique

Detidos 34 suspeitos de integrar grupos armados

A polícia moçambicana reteve, durante operações de patrulha, 34 pessoas que iriam integrar os grupos armados que têm "protagonizado ataques na região", em Nampula.
União Africana

União Africana pede apoio contra terrorismo

Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, salienta "urgência" de um "apoio forte e eficaz" da comunidade internacional aos esforços regionais de luta contra o terrorismo.
Moçambique

Moçambique. 6 mortos em ataque a autocarro

Grupo responsável pelo tiroteio ao autocarro de passageiros pôs-se em fuga após ataque. Segundo a TVI, há seis mortos e vários feridos. Quatro estão em estado grave e foram hospitalizados.
Cabo Verde

PR de Cabo Verde vence prémio literário

119
O prémio é atribuído desde 2017 e surge no âmbito do anual Festival Literário de Freixo de Espada à Cinta. "Recebi a notícia com surpresa e satisfação", afirmou Jorge Carlos Fonseca.
Cabo Verde

Cabo Verde Airlines quer 422 milhões em 2023

A administração da CVA prevê faturar cerca de 81,9 milhões de euros em 2019, valor que deverá subir para 213,2 milhões de euros em 2020. Em 2023, valor deve subir para 31,7 milhões.
Mali

Mali. Mais de 40 mortos em ataque a militares

Entre os mortos, 25 são soldados das forças armadas do Mali e os restantes são rebeldes. Estes ataques estão a ser considerados dos mais ousados e sangrentos dos rebeldes no Mali.
Cabo Verde

Cabo Verde assina acordo com a Polícia de Boston

Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, diz que acordo permitirá "reforço da capacidade em termos de treino e formação". Governo destaca ainda a importância da "sintonia" com EUA.
Futebol

António Conceição quer Camarões com "alma"

António Conceição foi o escolhido para substituir o holandês Clarence Seedorf. O treinador quer injetar na seleção africana o "sentimento", a "alma" e a "ambição" dos tempos de antigas glórias.
Mali

Mali. 16 mortos após ataque a uma base militar

Membros do grupo Ansarul Islam, associado à al-Qaida, atacaram, com recurso a armamento pesado, o batalhão maliano presente na base militar de Boulikessi durante a noite.
Marrocos

Jornalista condenada por aborto ilegal nega tudo

101
Hajar Raissouni foi condenada a 1 ano de prisão pelos crimes de aborto e relações sexuais fora do casamento. O namorado também, por cumplicidade. Jornalista diz que está a ser perseguida pelo governo.
Combustível

Cabo Verde. Importações de combustíveis sobem 10%

Entre janeiro e julho deste ano, Cabo Verde importou mais de 5.158 milhões de escudos em combustíveis, o que representa uma subida de mais 10% face ao mesmo período de 2018.
Moçambique

Idai. 300 famílias voltam para zonas de risco 

Na sequência do ciclone Idai, em Moçambique, um grupo de cerca de 300 pessoas tinha sido realojado em março na região de Nomiua, mas a falta de espaço obrigou-as a regressar às zonas de risco.
Cabo Verde

Moçambique e Cabo Verde com problemas de sono

Estudo científico publicado esta terça-feira na Acta Médica Portuguesa, revela que mais de um quarto das crianças de Cabo Verde e Moçambique apresenta problemas de sono.
Cabo Verde

Cabo Verde. 600 milhões em reservas externas 

Valor histórico é importante para o país, que tem regime cambial fixo face ao euro, vulnerabilidades externas, e é pequena economia aberta e dependente das importações, disse o Banco Central do país.
Moçambique

Moçambique. Avião despista-se ao aterrar

Um avião das Linhas Aéreas de Moçambique saiu de pista ao aterrar no Aeroporto Internacional de Maputo, sem registo de feridos entre os 26 passageiros e quatro tripulantes.
Moçambique

Petrolífera Total: exploração de gás sem riscos

Petrolífera francesa classifica como "amplamente livre de riscos" a exploração de gás natural na Área 1 de Moçambique. "Estamos totalmente comprometidos com o projeto", diz diretor da Total.
Angola

Angola: proposto 1 milhão contra malnutrição

O Banco Africano de Desenvolvimento quer emprestar um milhão de dólares a Angola para combater a "crise de segurança alimentar", sobretudo nas províncias de Lunda Norte, Bié, Huíla, Namibe e Cunene.
Família Real Britânica

Meghan presta homenagem a estudante assassinada

Meghan Markle visitou o memorial de uma jovem estudante violada e assassinada na África do Sul. A visita terá sido privada, à margem do calendário oficial.
Cabo Verde

Cabo-verdiano com quase 12 quilos de canábis

Um marinheiro cabo-verdiano foi detido no porto do Mindelo, ilha de São Vicente, quando transportava de forma camuflada quase 12 quilogramas de canábis.
Angola

Angola: menores exportações de petróleo desde 2008

O volume de exportações de Angola previsto para novembro, de 1,2 milhões de barris diários, é o mais baixo desde pelo menos os últimos onze anos.
República Centro Africana

RCA: Portugal pede segurança dos militares

Portugal tem quase 200 militares destacados na República Centro-Africana, que constituem a única Força de Reação Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas no país.
Moçambique

Que fazem militares russos em Moçambique? /premium

707
Putin quer voltar a África porque procura mercados alternativos que permitam suavizar o impacto das sanções ocidentais contra o seu país depois da anexação da Crimeia em 2014.
Angola

Lourenço agradece a Harry pelo trabalho de Diana

O príncipe Harry chegou esta sexta-feira a Luanda. O Presidente de Angola elogiou a visita e agradeceu-lhe pelo trabalho que a mãe, a princesa Diana, fez pelo sofrimento dos angolanos.
República Centro Africana

RCA. Queda de helicóptero militar mata 3 pessoas

O helicóptero de combate era utilizado pelo exército do Senegal, ao serviço de uma missão das Nações Unidas. Além dos três mortos, o acidente provocou também um ferido.
Estado Islâmico

Daesh reivindica ataque em Moçambique

O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou mais um ataque armado a um posto militar no Norte de Moçambique, ocorrido no início da semana e em que morreram pelo menos 10 pessoas.
Moçambique

Corredor logístico no centro de Moçambique

A viagem por terra entre Quelimane, na costa do Índico, até Tete, no interior, chega a levar mais de dois dias. Com as novas infraestruturas previstas passará a demorar dez horas.
Príncipe Harry

Príncipe Harry visita Angola em "parceria ampla"

A embaixadora do Reino Unido em Luanda defendeu que a visita que o príncipe Harry inicia a Angola ocorre num momento de "parceria ampla e profunda" e pode incentivar à adesão do país à Commonwealth.
Angola

Angola. Seca afeta 2,3 milhões de pessoas

Escassez de chuva está a deixar população em situação de "insegurança alimentar" e mais de 192.000 crianças estão em risco de perderem a educação e de se envolverem em trabalho infantil.
Angola

Angola perde financiamento para combater minas

Verbas do Orçamento do Estado diminuíram, assim como financiamento internacional. Estima-se que existam em Angola entre 40 a 60 mil vítimas de minas, número que o governo quer apurar com mais rigor.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. PM defende cooperação com China

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, defendeu o apoio do país a África, considerando que este impulsiona a prosperidade do continente.
Moçambique

Moçambique "capturado" por interesses criminosos

Tuesday Reitano, co-autora de um estudo sobre crime organizado em África, disse que "Moçambique está capturado" por interesses criminosos a níveis múltiplos, nomeadamente a nível político.
Moçambique

Chuvas: Moçambique precisa de mais dinheiro

O Governo de Moçambique anunciou que dispõe de cerca de metade dos 25 milhões de euros que estima necessitar para enfrentar a próxima época chuvosa.
Moçambique

Moçambique investiga emissão de cartas de condução

O Instituto Nacional de Transportes Terrestres nomeou uma comissão para averiguar a emissão de cartas de condução, depois de indícios de corrupção revelados numa investigação.
Moçambique

Moçambique aprova lei que institui justiça militar

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, promulgou esta terça-feira a revisão à lei da Defesa que institui a justiça militar, anunciou a Presidência da República em comunicado.
Moçambique

Moçambique elimina posto de governador na capital

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, promulgou esta terça-feira a lei que elimina o cargo de governador da cidade de Maputo, anunciou a Presidência da República em comunicado.
Moçambique

Moçambique. Ataque a aldeia faz dez mortos

Pelo menos dez pessoas morreram e várias casas, incluindo a sede da Frelimo, partido no poder, foram incendiadas na sequência de um ataque armado no norte de Moçambique, na aldeia de Mbau.
Argélia

Argélia. Oito bebés morrem num fogo em maternidade

Oito bebés morreram queimados e asfixiados pelo fumo. A proteção civil conseguiu salvar 11 bebés, 107 mulheres e 28 funcionários do estabelecimento hospitalar. Ainda não se sabe as causas do fogo.
Cabo Verde

Cabo Verde quer cumprir metas de sustentabilidade

O Governo de Cabo Verde está confiante que "irá cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável", uma vez que sofre as consequências das mudanças climáticas na produção agrícola.
Moçambique

Moçambique. 56 feridos em despiste após comício

Um veículo de mercadorias despistou-se pouco depois de sair de um comício da Frelimo, resvalando para uma encosta onde capotou, o que causou ferimentos aos que seguiam na caixa de carga.
Rep Democrática do Congo

RDCongo distribui nova vacina do Ébola em outubro

A nova vacina, fabricada pela multinacional Johnson & Johnson, será administrada, em duas doses com 56 dias de intervalo, a populações em risco em áreas onde não existe transmissão ativa do Ébola.
Cabo Verde

Cabo Verde quer investimento privado de Boston

Mais de 300 convidados, entre investidores, líderes empresariais e membros do governo, são esperados em Boston, nos EUA, a partir de 30 de setembro, para nova edição do Cabo Verde Investment Fórum.
Moçambique

Liga portuguesa apoia futebol moçambicano

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou o apoio à congénere de Moçambique para tornar o campeonato moçambicano mais sustentável e credível, através de projetos de formação.
Ébola

Ébola. OMS acusa Tanzânia de sonegar informações 

OMS diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades do país de recusarem informar sobre o assunto. A mais recente epidemia da doença, na RD Congo, matou 2100.
Angola

Angola com recessão de 1% este ano

Analistas do maior banco africano pioram ligeiramente a previsão de crescimento para Angola, em 0,1 pontos percentuais, para 2020, antevendo um crescimento de 1,4%, "esperando que o lento declínio
Moçambique

Maputo. Jovens contra xenofobia na África do Sul

Desde 1 de setembro, pelo menos 12 pessoas morreram naquele país. Marcha de "repúdio e indignação" juntou este sábado de manhã várias dezenas de jovens na capital moçambicana.
Moçambique

Depois dos ciclones, praga devora milho 

A FAO monitoriza a praga da lagarta de funil de milho nas zonas arrasadas pelo Idai, em março, através de uma aplicação para telemóveis. Os últimos dados dão conta de uma "infestação muito elevada".
Moçambique

Moody's melhora 'rating' de Moçambique

A agência de notação financeira Moody's melhorou o rating de Moçambique em um nível, assumindo que a reestruturação da dívida soberana prossegue, e perfil de crédito mantém-se "muito fraco".
Moçambique

Moçambique. Violência armada levanta "incógnita"

Violência armada coloca "incógnita" sobre a liberdade do escrutínio em certas regiões, e já causou a morte de, pelo menos, cerca de 200 pessoas. Missão da UE teme pelo direito de voto nas eleições.
Diplomacia

Governo muda embaixadores em Angola e Cabo Verde

Mandatos em Angola e Cabo Verde terminam, mas ainda não houveram nomeações dos embaixadores, uma competência do Presidente da República mediante proposta do Governo.
Música

Banda militar em Cabo Verde toca Xutos & Pontapés

Além das marchas militares e de algumas músicas cabo-verdianas, o reportório da banda da Força Aérea Portuguesa incluiu o Concerto A'Amore, ABBA Gold, Alvamar Overtune e um medley dos Xutos.
Moçambique

Estado Islâmico reivindica ações em Moçambique

Os terroristas atacaram dois postos militares em Moçambique e deixaram vários mortos. Os atentados foram reivindicados num comunicado do Estado Islâmico.
Angola

Harry segue os passos da mãe numa visita a Angola

O Príncipe Harry inicia uma visita a África na segunda-feira que inclui no roteiro Angola, onde vai percorrer um antigo campo de minas terrestres visitado há 22 anos pela mãe.
Angola

Angola paga subsídio de Natal em três prestações

213
O Ministério das Finanças de Angola revelou que vai pagar o subsídio de Natal em três prestações, com início em setembro e final em novembro e cita "limitação de recursos financeiros".
Cabo Verde

Cabo Verde recomenda articulação com África

Conselho Superior de Defesa recomendou que Cabo Verde deve prosseguir e melhorar articulação com África e, principalmente, com os países vizinhos em matéria de terrorismo e fenómenos criminais.
Cabo Verde

Cabo Verde repensa recrutamento nas Forças Armadas

Conselho Superior de Defesa Nacional sugeriu que se deve repensar a questão do recrutamento para as Forças Armadas, procurando a especialização e o estreitamento da cooperação internacional.
Primavera Árabe

Morreu ditador tunisino Ben Ali 

A notícia foi confirmada pelo advogado de Zine El-Abidine Ben Ali. O ex-governante morreu na Arábia Saudita, país onde vivia exilado desde a sua deposição em 2011.
Angola

"Zenu" dos Santos começa a ser julgado em setembro

O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos vai começar a ser julgado a 25 de setembro. "Zenu", como é conhecido em Angola, é acusado de branqueamento de capitais e peculato.
União Africana

União Africana pede "intervenção mais solidária"

O presidente da Comissão da União Africana apelou, em Luanda, a uma intervenção mais solidária da comunidade internacional para os problemas de paz em África, citando "parâmetros patentes".
Cabo Verde

Cabo Verde reforça emergência contra gafanhotos

O Governo de Cabo Verde anunciou que a praga de gafanhotos que afeta quatro ilhas do país é uma situação de emergência e reforçou a campanha de combate à praga com militares.
Nações Unidas

Guterres. Cimeira impulsiona criação de empregos

O secretário-geral da ONU disse que a Cimeira de Ação Climática será palco para anunciar soluções baseadas no potencial da natureza e o reforço das oportunidades de emprego digno.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. 14 mortos em ataque de milícias

Catorze pessoas morreram e quatro ficaram feridas num ataque de milícias contra uma aldeia no leste da República Democrática do Congo, que tem sido alvo de violência nos últimos meses.
Nobel da Paz

Mukwege: África à beira da terceira colonização

478
África está à beira de sofrer a terceira colonização, enquadrada pela globalização e pelo controlo monopolista das empresas asiáticas, disse o vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2018, Denis Mukwege.
Petróleo

São Tomé prepara negociações no petróleo

São Tomé e Príncipe anunciou que está para breve o início de negociações com a Guiné Equatorial e a revisão do tratado com a Nigéria sobre exploração conjunta de petróleo.
Moçambique

Dívidas Ocultas. Arguido não era membro do governo

Os advogados de um dos principais suspeitos de um processo nos EUA sobre as dívidas ocultas de Moçambique defendem que Teófilo Nhangumele não pode ser julgado como membro de um governo estrangeiro.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Líder de milícia ruandesa declarado morto

Sylvestre Mudacumura, líder de um grupo rebelde hutu ruandês, era um dos homens mais procurados na RDCongo, tendo sido abatido numa região onde estão presentes dezenas de grupos rebeldes.
Moçambique

Moçambique. Falta "honestidade" à sociedade

Isaque Chande considerou que reina uma "ausência generalizada" de honestidade e integridade, um "flagelo" que, disse, afeta "profundamente" a vida política, económica e social de Moçambique.
Angola

Angola. Jovens apresentam queixa-crime por tortura

Comandante provincial e o diretor de operações da polícia de Luanda terão praticado "agressões físicas e tortura" contra os jovens ativistas durante e depois de uma manifestação contra o desemprego.
África

Santos Silva elogia contributo de Angola para paz

O ministro dos Negócios Estrangeiros elogiou o contributo de Angola para a paz na região da África Central e salientou que a relação entre a União Africana e a União Europeia é "uma prioridade".
Cabo Verde

Cabo Verde estuda oportunidade na África Ocidental

Governo de Cabo Verde quer "aproveitar as grandes oportunidades que se abrem" no domínio das novas tecnologias para "descomprimir um bocado a economia cabo-verdiana", disse Ulisses Correia e Silva.
Volvo Ocean Race

Ocean Race vai passar por Cabo Verde

Ocean Race vai partir de Alicante, em Espanha, e terá paragens em Haia, na Holanda, e Aarhus, da Dinamarca, além de Cabo Verde. Cabo Verde é o segundo país africano a receber prova.
Libéria

Fogo em escola faz 27 mortos, maioria são crianças

192
Incêndio deflagrou num colégio interno nos subúrbios da capital da Libéria, Monróvia. Pelo menos 27 pessoas morreram, maioria são crianças. Autoridades ainda estão à procura de mais vítimas.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. 200 quilos de marfim apreendidos

124
As autoridades ambientais, ao sul da RDCongo, apreenderam 200 quilogramas de marfim, avaliados em 362 mil euros. Os 39 pedaços de marfim, de dezenas de elefantes, seriam para o comércio internacional.
Moçambique

Moçambique. Ataque à camiões fere quatro pessoas

Um grupo armado, munido de metralhadoras AK47, atacou dois camiões de mercadorias, ferindo quatro ocupantes em Zimpinga, centro de Moçambique. Os condutores foram alvejados e feridos com gravidade.
Angola

Angola pede apoio à CPLP para combater seca

O secretário de Estado das Águas angolano, Lucrécio Costa, pediu apoio à Comunidade de Países de Língua Portuguesa para combater a seca prolongada que assola o sul do país.
Cabo Verde

Cabo Verde preparado para combater gafanhotos

O ministro da Agricultura cabo-verdiano, Gilberto Silva, disse que o seu ministério está preparado e vai reforçar "ainda mais" a campanha contra a praga de gafanhotos, que afeta quatro ilhas do país.
São Tomé e Príncipe

Caução para são-tomense que vandalizou embaixada

Hélder Salomé fez um pedido de visto há 67 dias para entrada em Lisboa, onde deveria receber tratamento médico, e devido à demora no processamento de visto, decidiu destruir as instalações.
República Centro Africana

Portugal fornece equipamento militar à RCA

Portugal vai fornecer equipamento militar à República Centro-Africana (RCA) no âmbito de um acordo de cooperação na área da defesa que vai ser assinado entre os dois países.
Moçambique

Moçambique acolhe vítimas de xenofobia em Muamba

Mais de 400 moçambicanos manifestaram interesse em regressar ao país natal depois da onda de violência contra estrangeiros na África do Sul, Centro já acolheu 138 vítimas de xenofobia.
Angola

Angola. Novos contratos para explorar gás

Contratos de concessão dos dez blocos petrolíferos nas bacias do Namibe e Benguela vão permitir aos operadores explorar o gás natural encontrado. Da descoberta à produção decorrem cerca de 5 anos.
Moçambique

Moçambique. Amnistia pede respeito nas eleições

A Amnistia Internacional apela aos partidos políticos que concorrem às eleições gerais para respeitarem os direitos humanos, lembrando os ataques contra dirigentes e ativistas dos últimos anos.
São Tomé e Príncipe

São Tomé pede desculpa por vandalismo à embaixada

188
O Governo de São Tomé e Príncipe pediu desculpa a Portugal pelos atos de vandalismo que ocorreram na embaixada portuguesa, mas pediu uma “abordagem mais humana” nos procedimentos de vistos.
Cabo Verde

Aval à Cabo Verde Interilhas é sinal de confiança

O primeiro-ministro cabo-verdiano disse que o aval que o Governo deu ao empréstimo de 4,6 milhões de euros da nova concessionária do transporte marítimo é sinal de confiança e de qualidade.
Angola

Angola inicia legalização de confissões religiosas

Angola vai iniciar o processo de legalização de confissões religiosas no próximo mês, existindo 94 entidades que apresentaram já pedidos de constituição de comissões instaladoras.
Cabo Verde

Banco Mundial abre escritório em Cabo Verde

O diretor do Banco Mundial para Cabo Verde espera aprofundar e fortalecer a parceria com o Governo cabo-verdiano, setor privado e sociedade civil, após a abertura de escritórios na Praia.
Moçambique

Moçambique. Espécies de faina e flora descobertas

247
Mais de mil espécies de animais e plantas foram encontradas na Área de Conservação de Chimanimani, província de Manica, centro de Moçambique, incluindo um tipo de morcego nunca antes visto.
Moçambique

Moçambique. 38 mil crianças poderão ficar em risco

117
Unicef alerta que Moçambique poderá ter 38 mil crianças malnutridas em risco de vida no próximo ano, sendo que cerca de um milhão de moçambicanos estão, atualmente, em "crise alimentar".
Rússia

Rússia anuncia missão exploratória a Cabo Verde

O ministro do Turismo e Transportes cabo-verdiano, José Gonçalves, disse que operadores turísticos querem começar a preparar o envio de turistas ao arquipélago ainda este ano.
Tunísia

Tunísia. Magnata preso é candidato a presidente

O justista Said, que é contra a homossexualidade e defende a pena de morte, terá conseguido 19,5% dos votos. Nabil Karoui está preso por corrupção e afirma que vai à segunda volta.
UNITA

UNITA inicia candidaturas para novo líder

O principal partido da oposição angolana procura novo líder e o processo começa esta segunda-feira. Adalberto da Costa Júnior é forte candidato para suceder a Isaías Samakuva.
Maratona

Novo recorde mundial da meia maratona

Queniano Geoffrey Kamworor estabeleceu novo recorde mundial na meia maratona, ao completar a prova realizada em Copenhaga em 58.01 minutos, superando a marca (58.18) do seu compatriota Abraham Kiptum.
República Centro Africana

República Centro-Africana. 23 mortos em milícias

Pelo menos 23 combatentes morreram em novos combates no nordeste da República Centro-africana entre dois grupos que tinham assinado um acordo de paz com o Governo.
África do sul

Violência. Presidente sul-africano pede desculpa

176
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apresentou desculpas pela violência contra estrangeiros que eclodiu no país, garantindo que os seus compatriotas "não são xenófobos".
Rep Democrática do Congo

O ébola continua por controlar. Porquê? /premium

A vacina travou o aumento explosivo de casos, os tratamentos têm reduzido a mortalidade, mas a desconfiança e os ataques a médicos e clínicas comprometem a resposta. Já morreram mais de 2.000 pessoas.
Quénia

Malária. Quénia é 3º país africano a lançar vacina

116
Autoridades começaram a administrar doses da única vacina licenciada do mundo contra a malária. Quénia torna-se assim o terceiro país africano a introduzir a vacina, depois do Malaui e Gana.
Quénia

África. Quénia é o 3.º a aplicar vacina da malária

O Quénia começou esta sexta-feira a administrar a 1.ª vacina contra a malária a crianças nas áreas rurais com elevadas taxas de transmissão, tornando-se o 3.º país em África a aplicar o medicamento.
Moçambique

Renamo lamenta mortes em comício da Frelimo

As mortes ocorreram na quarta-feira quando uma multidão acabava de assistir a um comício, na cidade de Nampula, do candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi.
Zimbabué

Zimbabué compra energia a Moçambique

O presidente do Conselho de Administração da EDM, Aly Sicola Impija, disse que a empresa vai vender à ZESA 50 megawatts, ao abrigo do novo entendimento, ao contrário do que se queria, 400 megawatts.
Moçambique

Moçambique. 500 mil pessoas em risco de inundações

Mais de 500 mil pessoas estão em risco de ficarem inundadas na época chuvosa 2019/2020 em Moçambique, prevendo-se a ocorrência de chuvas normais com tendência acima do normal.
Exército

Militares na RCA regressam a Portugal

262
“Portugal e as Forças Armadas podem estar orgulhosos”, declarou o comandante da força portuguesa. A 5.ª Força Nacional Destacada ao serviço das Nações Unidas foi esperada no aeroporto pela família.
Conversas à Quinta

África do Sul: quem silencia a violência xenófoba?

605
Sul-africanos contra nigerianos, moçambicanos, zimbabweanos. E vice-versa. A violência xenófoba regressou à África do Sul, mas ninguém fala dela. Nem dos outros sinais da crise que faz tremer o regime
Angola

Angola. Alterações climáticas são "ameaça séria"

Governo angolano reconhece a vulnerabilidade do país às alterações climáticas, ao referir que constante variação climatérica apresenta-se com "recorrentes secas, inundações e aumento da temperatura".
Moçambique

Moçambique. 3.º banqueiro do Credit Suisse culpado

O antigo diretor no Credit Suisse Global Financing Group Surjan Singh deu-se como culpado de conspirar para "lavar dinheiro" no caso das dívidas ocultas de Moçambique.
Emprego

UE e Camões apresentam projeto em Moçambique

A União Europeia e o Instituto Camões apresentam nesta quinta-feira em Maputo o projeto Procultura que disponibiliza 19 milhões de euros até 2023 para criar empregos no setor da cultura.
Sustentabilidade

CPLP. Desenvolvimento sustentável é avaliado

265
São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola ocupam as posições 95, 96, 136 e 149, respetivamente, num total de 162 países avaliados em novo relatório sobre desenvolvimento sustentável.
Nações Unidas

Moçambique. ONU faz plano humanitário pós-ciclone

As Nações Unidas lançam em Maputo plano revisto de resposta humanitária a Moçambique que abrange o apoio às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que, juntos, afetaram mais de 1,7 milhões de pessoas.
Moçambique

Moçambique. Dez mortos à saída de comício

A Frelimo anunciou a morte de 10 pessoas e ferimentos noutras 85 quando uma multidão saiu de forma desordenada de um comício eleitoral num estádio de Nampula, principal cidade do norte de Moçambique.
A página está a demorar muito tempo.