África
Transportes Marítimos

Cabo Verde aposta em transporte marítimo

O novo modelo de transportes marítimos interilhas será uma alternativa aos transportes aéreos, anunciou o ministro dos Transportes cabo-verdiano. "Está muito melhor do que estava antes", garantiu.
Moçambique

Moçambique. Grupo armado ataca três camiões

Um grupo armado desconhecido atacou esta quinta-feira três camiões de carga. Os ataques desta quinta-feira surgem na sequência de outros que, desde o mês de agosto, já fizeram pelo menos 10 mortos.
Combustível

Sonangol rescinde com a United Shine 

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola rescindiu o contrato com a United Shine. A Sonangol destaca falta de "financiamento ou garantias" como motivos para a anulação contratual.
Cabo Verde

Portugal quer investir mais em Cabo Verde

O secretário de Estado Adjunto e da Economia de Portugal apelou à diversificação do investimento em Cabo Verde. As relações económicas empresariais entre os dois países atravessam período dinâmico.
Vacinas

RD Congo. Lançada campanha contra o sarampo

Mais de 2 milhões de crianças deverão ser vacinadas contra o sarampo na província do Kivu Norte, na República Democrática do Congo. A campanha de cinco dias está a ser implementada com apoio da OMS.
Cabo Verde

Cabo Verde. Fuzileiros sofrem ferimentos ligeiros

Um fuzileiro português e dois cabo-verdianos sofreram ferimentos ligeiros durante um exercício na Praia, quando uma das microcargas explosivas utilizadas para criar um cenário tático deflagrou.
Nobel da Paz

Nobel da Paz Desmond Tutu hospitalizado

O antigo arcebispo sul-africano já tinha tido uma infeção semelhante, que também o levara a ser internado no hospital, na África do Sul. Figura chave no fim do apartheid, Tutu tem 88 anos.
Angola

Fitch: Angola com perspetiva negativa de economia

Perspetiva de Evolução Negativa para a economia de Angola prende-se com a "deterioração das métricas da dívida, a contínua queda das reservas internacionais e a lenta recuperação económica", diz Fitch
Crise em Moçambique

Moçambique. País vai tentar acordo com credores

Moçambique contraiu dívidas de elevado valor, mas "o desenvolvimento de uma capacidade massiva de exportação de gás natural liquefeito vai melhorar as finanças públicas", diz agência "Fitch".
Malária

Menos casos e mortes por malária em 2018

O ano de 2018 registou menos casos de malária, e consequentemente menos mortes, mas a OMS diz que mesmo assim ainda não é suficiente. A organização quer uma redução de 40% face aos valores deste ano.
Angola

Angola regista aumento de tráfico de drogas

O número de crimes associados ao tráfico de droga em Angola subiu. Para o ministro da justiça, a causa passa pelos aviões que fazem escala no país e que fazem passar as drogas pelo território.
Angola

Tony Blair elogia presidente angolano por reformas

Tony Blair mostrou-se "muito interessado" no trabalho de João Lourenço e elogiou o político pelas medidas difíceis em reformas no país, sobretudo na redução da dependência do petróleo.
Alterações Climáticas

Clima: 1.200 mortes na África Austral e Oriental

Estima-se que 1200 pessoas tenham morrido na sucessão de catástrofes naturais causadas pela crise climática que coloca 33 mil pessoas na África Oriental e Austral em situação de insegurança alimentar.
Rep Democrática do Congo

RDCongo recebe 50 milhões de euros para o ébola

A Comissão Europeia anunciou uma nova verba de 50 milhões de euros para responder a necessidades urgentes e dar continuidade ao apoio à população da RDCongo.
Tunísia

Tunísia. Número de mortos em acidente sobe para 24

O acidente com um autocarro no norte da Tunísia fez 24 mortos e 18 feridos. No veículo, seguiam 43 turistas. Foi o segundo incidente do género no domingo, depois de terem morrido 19 pessoas na Rússia.
África

Presidente namibiano Hage Geingob reeleito

O Presidente Hage Geingob foi reeleito com 56,3% dos votos expressos, o que representa uma quebra acentuada em relação aos 86% que registou no sufrágio anterior.
Moçambique

Possível tempestade tropical em Moçambique

As autoridades moçambicanas estão a avisar a população de que pode estar para chegar, durante a próxima semana, ao norte do país, uma tempestade tropical.
África do sul

Tribunal sul-africano rejeita recurso de Zuma

Um tribunal sul-africano anunciou esta sexta-feira que o recurso de Zuma, que pretende evitar o julgamento por corrupção no caso de venda de armamento, "foi rejeitado”.
Moçambique

Moçambique. Quatro feridos em ataque a autocarro

Quatro passageiros de um autocarro alvejado esta sexta-feira ficaram feridos na estrada nacional 1, no centro de Moçambique. Desde Agosto que já morreram 10 pessoas em ataques deste género.
País

Apareceram 4 dos 8 jogadores de São Tomé

4220
Oito jogadores da equipa sub-18 de São Tomé e Príncipe hospedados num hotel em Cascais foram dados como desaparecidos desde quarta-feira. Quatro já regressaram ao hotel.
Estilo de Vida

Casal dá a volta ao mundo com três filhos

460
“É para conhecer outras pessoas, outras formas de viver, outras culturas”, afirmou Rute, que deixou o seu trabalho como gestora da Galp para cumprir um sonho antigo com o marido e os seus três filhos.
Mali

Grupo radical reclama choque de helicópteros

107
Um grupo associado ao grupo jihadista Estado Islâmico reclamou responsabilidade pela colisão de dois helicópteros no Mali que matou 13 militares franceses.
Moçambique

Moçambique. 119 ME para construção de estradas

Moçambique vai receber 132 milhões de dólares (119 milhões de euros) para construção de estradas em zonas rurais, que incluem locais afetados pelos ciclones Idai e Kenneth.
Conversas à Quinta

Angola: o fim do estado de graça de João Lourenço?

João Lourenço é Presidente de Angola há pouco mais de dois anos mas os resultados tardam a chegar. A abertura política não trouxe mais riqueza e há descontentamento nas ruas. Poderia ser diferente?
Argélia

Argélia. Salah apela ao voto nas presidenciais

A Argélia, que é palco de um movimento de contestação inédito, vai a eleições presidenciais a 12 de dezembro. O general Ahmed Gaid Salah apela aos argelinos para "se manterem ao lado do seu país".
Angola

Angola procura apoio da China no combate ao crime

O ministro do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, deslocou-se à China para avaliar a implementação do CISP — uma estrutura que vai auxiliar os órgãos de defesa e segurança pública no país angolano.
Moçambique

Tribunal pede libertação de militantes da oposição

O Tribunal Judicial de Chokwé exige 10 mil euros para a libertação provisória dos 18 membros da Nova Democracia que foram detidos durante as eleições em Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Ausência estatal pode agravar conflito

"A possibilidade de uma radicalização da população em Cabo Delgado e o aumento da violência extremista existe", alertou o diretor do Centro Africano para a Resolução Construtiva de Disputas.
FIFA

FIFA vai reconstruir estádios em Moçambique

A FIFA vai investir 5,4 milhões de euros na recuperação de infraestruturas desportivas, dedicadas ao futebol, destruídas pelo furacão Idai. De Moçambique saíram jogadores como Eusébio ou Coluna.
País

PR guineense "será sempre amigo", diz Governo

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que o presidente eleito na Guiné-Bissau "será sempre amigo" e poderá contar com Portugal. O ministro espera que as eleições continuem a correr ordeiramente.
Moçambique

Fitch melhora crescimento de Moçambique para 2%

A Fitch melhorou as previsões para Moçambique, considerando que o crescimento "deve acelerar gradualmente no seguimento da reconstrução pós-ciclone e nos investimentos no setor do gás".
Cabo Verde

Mais de 50 estrangeiros irregulares em Cabo Verde

Foram mobilizados 322 agentes e 234 viaturas da Polícia Nacional em Cabo Verde para inspecionar 102 estrangeiros. Metade estava irregularmente no país. Foram também detidos 28 cidadãos cabo-verdianos.
Moçambique

Moçambique. Ataque armado faz dois feridos

Um ataque de um grupo armado contra um camião de carga provocou dois feridos. O motorista e o ajudante do camião, que transportava ração para aves, foram vítimas de uma emboscada.
Cabo Verde

Cabo Verde deixa cair golden share em petrolífera

O governo cabo-verdiano decidiu colocar uma oferta pública de venda para as 21.000 acções que detém da Enacol. A petrolífera em questão tem mais de 50% de quota de mercado em Cabo Verde.
Cabo Verde

Seis cadáveres encontrados em barco de pesca 

A embarcação foi avistada durante a manhã, ao largo da ilha cabo-verdiana de Santo Antão, por dois pescadores locais. A bordo estavam seis cadáveres.
Cabo Verde

Polícia Municipal da Praia vai ter arma de fogo

A Polícia Municipal da cidade de Praia vai contar com direito a porte de arma a partir de 2020, com o objetivo de manter a tranquilidade pública e a proteção das comunidades locais.
Investimento

Rússia investe 10 mil milhões de dólares em Angola

Investidores russos vão disponibilizar cerca de dez mil milhões de dólares (nove mil milhões de euros) para financiar projetos com impacto socioeconómico em Angola.
Moçambique

Moçambique pede ajuda para época ciclónica

O Governo moçambicano frisou a insuficiência de recursos do país, solicitando ajuda financeira internacional para o plano de contingência para a época chuvosa e ciclónica de 2019-2020.
República do Congo

Avião cai na RD Congo. Causas ainda não são claras

Um avião caiu este domingo numa área densamente povoada, nos arredores do aeroporto de Goma, na República Democrática do Congo. Despenhou-se um minuto após a descolagem e fez pelo menos 29 mortos.
Cabo Verde

Cabo Verde. Piloto português apresenta queixa

241
O piloto português que foi condenado a um ano de prisão por não realizar uma evacuação areromédica em Cabo Verde apresentou uma queixa à ICAO, denunciando risco para a segurança das operações aéreas.
FC Porto

Marega nomeado ao prémio de melhor jogador

O maliano Moussa Marega, do FC Porto, é um dos 30 nomeados a vencer o prémio de jogador africano do ano. O avançado é o único maliano da lista divulgada pela Confederação Africana de Futebol.
Moçambique

Agência S&P tira Moçambique do nível "default"

A agência de notação financeira Standard & Poor's melhorou o 'rating' de Moçambique para CCC+, retirando-o da categoria de Incumprimento Financeiro ('default').
Luaty Beirão

Luaty Beirão no Concerto da Coragem, em Lisboa

Ikonoklasta, nome artístico do ativista luso-angolano Luaty Beirão, a Orquestra de Batukadeiras de Portugal e a cabo-verdiana Mayra Andrade, entre outros, atuam a 5 de dezembro em Lisboa.
Rep Democrática do Congo

Queda de avião na RDCongo provoca 23 mortos

Avião caiu sobre um bairro da cidade de Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo). Já foram contabilizados 23 mortos.
Cabo Verde

Homem morto a tiro nos arredores de Praia

Um homem com cerca de 50 anos foi morto a tiro e outro ficou ferido, no município cabo-verdiano de São Domingos, a cerca de 10 quilómetros da cidade da Praia.
Moçambique

Moçambique. 3.723 estrangeiros com contrato ilegal

Um total de 3.723 cidadãos estrangeiros foram detetados em contratos irregulares, desde 2015, em Moçambique, e por consequência obrigados a deixar de trabalhar.
Angola

Angola. Privados devem "assumir responsabilidades"

João Lourenço apela ao setor privado nacional para que assuma "as suas responsabilidades" e reocupe o seu lugar na economia, defendendo que o Estado deve ter uma função meramente "reguladora".
Quénia

Pelo menos 34 mortos em cheias no Quénia

Inundações foram provocadas por três dias de chuva intensa. Número de mortos e desaparecidos pode aumentar nas próximas horas. Autoridades continuam as operações de busca e salvamento.
Cabo Verde

Cabo Verde. Cinco anos depois do vulcão

Perdeu tudo em Chã das Caldeiras, mas ao fim de cinco anos Letícia não arredou pé da ilha cabo-verdiana do Fogo e reconstruiu tudo com o marido.
Crime

Detidas duas das pessoas mais procuradas na Europa

O francês Jean-Claude Lacote e a belga Hilde van Acker eram procurados pelo assassinato do empresário inglês Marcus Mitchell, que em 1996 fora abatido com dois tiros na cabeça.
Estado Islâmico

Estado Islâmico reivindica ataque em Moçambique

O grupo terrorista reivindicou o ataque contra postos militares onde se encontravam forças moçambicanas e russas que provocou oito mortos e a destruição de várias estruturas civis.
Angola

Condenado ex-chefe da secreta militar angolana

O general António José Maria foi condenado a três anos de prisão pelo crime de extravio de documentos com informações de caráter militar. A defesa do réu interpôs recurso, resultando em suspensão.
Crime

Cabo verde agradece solidariedade com bebé

A ministra cabo-verdiana da Justiça e do Trabalho agradeceu a solidariedade para com o bebé encontrado num ecoponto de Santa Apolónia. De acordo com a lei da nacionalidade o bebé é cabo-verdiano.
MPLA

Angola. MPLA apela a medidas contra criminalidade

O MPLA apelou aos cidadãos para manterem "a calma e serenidade" em relação à onda de assaltos da última semana e recomendou a adoção de "medidas adequadas" por parte dos órgãos de segurança.
MPLA

"Tchizé" dos Santos afastada do comité central

O Bureau Político do MPLA diz que a filha de José Eduardo dos Santos violou os princípios básicos dos estatutos e código de ética partidária.
Moçambique

FMI defende transparência na gestão de recursos

O diretor do Departamento para África do FMI afirmou que o benefício que pode ser retirado dos recursos naturais "só será possível se os recursos forem geridos de forma transparente".
Moçambique

Dívidas ocultas põem em causa Presidente

O Movimento Democrático de Moçambique, terceiro partido parlamentar, pediu que o Presidente do país, Filipe Nyusi, coloque o seu lugar à disposição, depois das revelações feitas em Nova Iorque.
Moçambique

Moçambique. Presidente terá recebido para campanha

Segundo um arguido no caso das dívidas ocultas de Moçambique, a Frelimo terá recebido quatro milhões de dólares para apoiar a candidatura de Filipe Nyusi em 2014.
Angola

Angola é dos países com maior área por desminar

Um relatório mostra a situação preocupante de Angola, um dos países com maior área por desminar. Ao invés, Moçambique é um dos 31 países que se viu livre de minas nos últimos cinco anos.
Angola

Angola combate branqueamento de capitais

O parlamento angolano aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a lei com a qual se pretende inibir o pagamento "offshores". O documento proíbe ainda a criação de "bancos de fachada".
Angola

Angola. 18 mil crimes entre julho e setembro

Angola registou, no terceiro trimestre deste ano, mais de 18.000 crimes de natureza diversa, um aumento em mais 317 casos em relação ao trimestre anterior, numa média de 187 casos por dia.
Angola

Angola. Combate à criminalidade é prioridade

Um relatório da Fitch considera que a criminalidade violenta e pequena delinquência são os maiores riscos de segurança para as empresas no país. A Ministra das Finanças diz que esta é prioridade.
Angola

Comissão Mista Angola-China vai reunir

O Processo Verbal que deverá ser assinado na quinta-feira estabelece as linhas orientadoras para o reforço da cooperação económica, técnica e comercial.
Angola

Parlamento angolano aprova Orçamento

A discussão foi marcada pelo tom crítico dos deputados da oposição relativamente a o peso da dívida, que deverá atingir um valor recorde no próximo ano.
Todo-o-terreno

Elisabete Jacinto quer voltar à competição em 2020

Depois de ter sido submetida a uma cirurgia ao ombro e "ter ficado parada para recuperar", Elisabete Jacinto disse querer "continua a trabalhar e a organizar as coisas para voltar bem".
Moçambique

Moçambique pode aproveitar procura da Ásia

"Moçambique pode ter um lugar muito especial e muito relevante na exportação para a Ásia, uma região que tem défice de madeira e défice de fibra", frisou o presidente da Portucel Moçambique.
Rússia

Rússia quer incrementar cooperação com Angola

O embaixador da Rússia irá deslocar-se ao território angolano com uma delegação para uma visita que visa abordar com os parceiros angolanos áreas para o desenvolvimento de negócios.
África

Angela Merkel defende economia africana forte

Angela Merkel defende uma expansão económica sustentável das nações africanas e elogiou a agenda ambiciosa que procura construir uma zona de comércio livre no continente.
Natureza

WWF e Portucel promovem debate em Moçambique

Um debate sobre a possível plantação de florestas em África, de forma a produzir madeira para responder à crescente procura mundial, sem substituírem as florestas naturais, é a proposta.
Angola

Angola admite dívida pública recorde em 2020

A ministra das Finanças do país admitiu ver a dívida pública subir em relação ao PIB, mas que há de diminuir na segunda metade de 2020. A inflação deve também rondar os 25% para 2020.
Moçambique

FMI defende fundo soberano para receitas de gás

"Nós achamos que a criação de um fundo, apesar de adiar o consumo num cenário onde há necessidades, iria favorecer a economia moçambicana", disse o representante do FMI.
Organização Mundial de Saúde

OMS e União Africana juntas pela saúde global

"O memorando de entendimento que assinámos hoje é um passo importante para formalizar a cooperação entre OMS e a União Africana e para implementar a Agenda de Ação Adis Abeba", disse o diretor da OMS.
Brasil

Brasil está a desenvolver vacina contra a dengue

"No ano que vem estamos muito confiantes em termos a solução definitiva da vacina da dengue feita pelo Instituto Butantan", declarou o ministro brasileiro.
Angola

Projeto de Apoio ao Crédito avalia 89 projetos 

Dos 89 projetos em análise no Projeto de Apoio ao Crédito distribuídos por oito bancos comerciais, 13 foram aprovados, num total de 41 milhões de euros.
Angola

Angola inaugura primeiro Banco de Leite Humano

"Temos capacidade para a recolha de 100 litros de leite diária e temos neste momento 50 doadoras inscritas e que dão todos os dias, várias vezes, leite", afirmou a coordenadora do Banco de Leite.
Angola

Cancro. Brasil vai formar técnicos angolanos

Os governos de Angola e do Brasil assinaram dois acordos de cooperação para a prevenção e controlo do cancro e atendimento a pessoas com anemia falciforme.
Angola

Angola quer angariar até 3 mil milhões de dólares

O governo de Angola prepara-se para angariar até 3 mil milhões de dólares nos mercados internacionais, tendo a ministra da Finanças sido autorizada a emitir títulos de dívida soberana até este valor.
Cabo Verde

Piloto português condenado por não prestar auxílio

Nuno Miguel foi condenado a um ano de pena suspensa, em Cabo Verde, porque não cumpriu um pedido de evacuação médica de um homem baleado no seu voo comercial face a documentação mal-preenchida.
Angola

Associação angolana quer corte de 30% nos salários

O presidente da Associação Industrial de Angola apontou gastos imorais nas importações e salientou os salários do estado injustificados que, defende, devem ser alvo de um corte na ordem dos 30%.
UNITA

Já há nomes para cúpulas da UNITA

O recém-eleito presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, já escolheu seis nomes para a cúpula do maior partido da oposição angolana. Nomeações devem ser conhecidas nos próximos dias.
Moçambique

Grupo armado mata 8 pessoas, 5 das quais soldados

109
Um grupo armado atacou na última noite uma aldeia do Norte de Moçambique e matou oito pessoas, cinco das quais eram soldados. Ataque faz parte de onda de violência que dura há dois anos na região.
Petróleo

África. Produção de energia vai subir 60% até 2040

O vice-presidente da petrolífera BP para África prevê que a produção de energia no continente suba 60% nos próximos 20 anos, mostrando-se otimista sobre a evolução da indústria nesta região.
Cabo Verde

Papa recebe presidente de Cabo Verde

Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi recebido pelo Papa Francisco, no Vaticano, numa audiência em que foi abordada a educação moral e religiosa e a beatificação do escravo Manuel.
República Centro Africana

Prolongada missão das Nações Unidas na RCA

O Conselho de Segurança da ONU decidiu prolongar o mandato da missão na República Centro Africana até 15 de novembro de 2020, mantendo o número atual de operacionais.
Angola

Angola investe 123,5 milhões no combate à seca

As obras de construção de três infraestruturas têm em vista a captação de água e o combate dos efeitos da seca na província do Cunene.
Moçambique

Acusados 8 arguidos pelo assassinato de observador

Anastácio Matavele foi morto a tiro por um grupo de quatro polícias e um civil no dia 7 de outubro deste ano, em Moçambique. A Procuradoria moçambicana acusou 8 pessoas.
Presidente Marcelo

Moçambique. Marcelo na posse de Nyusi em janeiro

O Presidente da República anunciou que irá à posse do Presidente Moçambicano, Filipe Nyusi, no dia 15 de janeiro, e pode ainda passar por Angola no caminho para Moçambique.
Moçambique

Moçambique perspetiva subida de rating

O ministro do Comércio e Indústria moçambicano diz crer que "rating" internacional ainda vai subir. Em causa esta a assinatura da decisão final de investimento relativa a um megaprojeto de gás.
Moçambique

Moçambique. Autores de ataques vão ser capturados

"Todos dizem que não estão envolvidos. Já que ninguém quer assumir [os ataques], nós orientamos as Forças de Defesa para perseguir essas pessoas para que sejam responsabilizadas", disse Filipe Nyusi.
Cabo Verde

Cabo Verde pede apoio em candidatura à UNESCO

O presidente da câmara de São Filipe apelou ao apoio da CPLP na candidatura das Ilhas de Maio e do Fogo à UNESCO. A decisão deve ser tomada dia 20 de junho de 2020.
Angola

Desvalorização do kwanza fomenta economia

O Banco Nacional de Angola tem vindo a desvalorizar propositadamente a moeda angolana como medida económica. A medida faz parte de um conjunto de medidas aplicadas pelo governo.
África do sul

SAA cancela todos os voos entre sexta e sábado

Mais uma companhia aérea afetada pela greve decretada pela Associação Sul-Africana de Tripulação de Cabine e pelo sindicato NUMSA. Todos os voos estão cancelados entre sexta-feira e sábado.
Cabo Verde

Açores vão formar mais de 200 agricultores

São mais de 200 os agricultores e criadores de gado que vêm de Cabo-verde para "reforçar a capacidade técnica” no âmbito do projeto de cooperação "semear, colher e vender", nos Açores.
Angola

Angola. Bancos abdicam de documentos para divisas

Os bancos angolanos vão deixar de exigir documentos de viagem a quem quiser comprar divisas, mas terão conhecimento de quem as levantou. Estabeleceu-se também um limite de levantamento anual.
Fact Check

Governo Cavaco votou contra libertação de Mandela?

Desde de 2013 que circulam publicações a dizer que Portugal, durante o governo de Cavaco, votou contra a libertação de Mandela. Mas omitem que, no mesmo dia, Portugal votou a favor da libertação.
Angola

Inflação em Angola abrandou em outubro

O indicador nacional angolano para a inflação situou-se nos 16,08% em outubro, um decréscimo de quase dois pontos. Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas foi a categoria que mais sentiu a inflação.
Moçambique

Moçambique. Conselho Constitucional abstém-se 

O Conselho Constitucional absteve-se no caso dos 18 militantes do partido Nova Democracia que foram detidos há um mês. Alguns estão em idade escolar.
Telecomunicações

5G. Isabel dos Santos diz que depende da energia

A filha de José Eduardo dos Santos afirma que é necessário investir em energia antes de se poder instalar o 5G, à semelhança do que se fez com as telecomunicações através de investimento privado.
Angola

Banco de Africano quer emprestar à ENH

A primeira incursão de uma empresa angolana nos mercados internacionais tem entraves face às dívidas há não muito tempo reveladas, mas o BAD parece entusiasmado com a oportunidade de investimento.
Ambiente

Angola vai monitorizar seca através de satélites

Mais de 1,3 milhões de pessoas são afetadas pela seca em quatro províncias no sul de Angola, mas o Projeto de Quantificação da Problemática da Seca no Sul de Angola vai recorrer a metodos inovadores
Angola

Fim de ciclo para o MPLA em Angola

Isaías Samakuva, presidente cessante da UNITA, atacou José Eduardo dos Santos e apontou para um MPLA em fim de ciclo que cansou os angolanos com promessas e sofrimento.
Angola

Sonangol, ENI e TOTAL querem petróleo no Namibe

As três empresas apresentaram três propostas válidas para a exploração. De fora ficou uma quarta, a Pago Technical Group, que viu a proposta recusada por formulários mal preenchidos.
Moçambique

Jornalistas ameaçados após denúncia em Moçambique

Vários jornalistas envolvidos na denúncia de mau funcionamento do Tribunal Administrativo de Nampula foram ameaçados por telefone depois de revelarem uma fonte interna ao tribunal.
Angola

Angola e ENI assinam acordos na saúde e energias

A visita de João Lourenço a Roma trouxe um encontro com o Papa e três acordos na área das energias, nomeadamente para a exploração de petróleo, e uma doação de cinco milhões para a formação de médicos
Fundo Monetário Internacional

FMI negoceia programa de apoio a Moçambique

"Se o governo tiver interesse em conversas sobre um possível programa de apoio financeiro com o FMI, nós estamos abertos a esse pedido e a ter essas conversas", afirmou o chefe de missão do FMI.
Moçambique

FMI prevê recuperação económica de Moçambique

O FMI prevê que Moçambique tenha uma forte recuperação económica em 2020 com uma inflação baixa, anunciou a missão técnica do fundo ao terminar uma visita ao país.
Cabo Verde

Cabo Verde bate recordes em viagens de avião

Os aeroportos de Cabo Verde registaram mais de 2,7 milhões de passageiros em 2018, levando a faturação da empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea a disparar para quase 56 milhões de euros.
Moçambique

Moçambique: país não pode acomodar conflitos

"Não podemos continuar distraídos a acomodar conflitos, a dificultar o futuro e o crescimento de uma nação que pode ser próspera muito rapidamente", disse o Presidente moçambicano.
País

Atrasada devolução de bens aos museus africanos

A devolução de artigos históricos africanos na posse de museus está mais avançada no caso dos países de língua francesa ou inglesa do que nos lusófonos.
Papa Francisco

Presidente angolano encontrou-se com o Papa 

João Lourenço esteve de visita ao Vaticano a convite do Papa Francisco para um encontro que teve esta terça-feira lugar numa audiência privada.
País

Angola. Portugal pode ajudar a presservar recursos

Nomeadamente recursos marinhos. Foi o que foi dito na conferência Stress no Oceano, levada a cabo na Universidade do Algarve, em que Portugal se chegou à frente pela qualidade da investigação.
Argélia

Argélia condena 22 por mostrar bandeiras barbere

Vinte e dois manifestantes que agitavam a bandeira Amazigh, símbolo da identidade berbere, foram condenados a um ano de cadeia e uma indemnização de 227 euros. Mais 20 serão julgados pela mesma razão.
Angola

Angola reduziu importações em 50%

109
Angola reduziu drasticamente as importações e mostra abertura para continuar na mesma direção, com o registo de um aumento na produção, sobretudo de produtos que locais
Presidente Marcelo

Marcelo admite voltar a econtrar João Lourenço

Marcelo Rebelo de Sousa e João Lourenço, Presidente de Angola, tiveram um encontro informal em Roma onde ambos se encontravam em visita, mas Marcelo admite viajar a Luanda para uma reunião.
África do sul

Bill Gates investe 4,4 milhões em saneamento

A Fundação Bill & Melinda Gates vai investir 4,4 milhões de euros em água e saneamento na África do Sul para juntar industriais de todo o mundo na criação de soluções inovadoras à poupança de água.
Ambiente

Zimbabué prepara deslocação de 600 elefantes

A seca no parque de Save Valley Conservancy está a afetar todas as populações de animais, por isso mesmo serão deslocados elefantes, leões, impalas e cães selvagens para parques menos congestionados.
Cabo Verde

Detidas 46 pessoas em megaoperação em Cabo Verde

A polícia cabo-verdiana deteve 46 pessoas e apreendeu 386 objetos, entre bebidas alcoólicas, droga, armas brancas e outras, numa megaoperação realizada na passada sexta-feira em todas as ilhas.
Renamo

Frelimo acusada de reativar "esquadrões de morte"

"Violando o espírito e a letra do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de agosto do presente ano, a Frelimo reativou os esquadrões de morte", declarou a Renamo.
Bebés

Família de bebé deixado no lixo vive em Portugal

Os avós e os tios do recém-nascido deixado num contentor vivem em Portugal, mas isso não quer dizer que o bebé irá viver com eles. Familiares "estranharam" o facto de a jovem mãe viver na rua.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo encontrou-se com Lourenço em Roma

Os presidentes de ambos os países encontraram-se no Vaticano onde João Lourenço está em visita oficial. Marcelo, por seu lado, cumpre o primeiro dia de visita de Estado a Itália.
Contraceção

Moçambique lidera no acesso a contracetivos

Moçambique é o país com melhor desempenho entre 69 países no acesso de mulheres e raparigas a métodos contracetivos. Em 2019, 2,6 milhões têm acesso a planeamento familiar.
Cabo Verde

Cabo Verde vai ter contas valiadas por conselho 

A nova proposta lei de Cabo Verde procura colocar as Contas Públicas em aprovação perante um novo conselho independente do governo para "contribuir para a qualidade da democracia".
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Japão assinam acordo de ajuda alimentar

É a primeira ajuda em arroz do Japão a São Tomé na era de Jorge Bom Jesus. A última prestada ao país serviu para o financiamento das eleições e de renovações no parque escolar e hospitais.
Ébola

Ébola perde força e deve desaparecer

Já lá vai um ano desde que foi declarado o estado de emergência na República Democrática do Congo face à recente epidemia do Ébola que, segundo os Médicos Sem Fronteiras, parece estar a desaparecer.
Moçambique

Moçambique. Má nutrição vai afetar dois milhões

"Milhares de pessoas estão em risco de surtos de doenças e degradação da segurança alimentar durante a estação de chuvas que se aproxima", lê-se na nota divulgada pela organização.
Angola

Presidente angolano visita o Vaticano

Antes de partir para o Vaticano, João Lourenço vai participar nas celebrações dos 44 anos da Independência Nacional, depositando uma coroa de flores na estátua do primeiro Presidente, Agostinho Neto.
Moçambique

Renamo nega ligações a ataques em Moçambique

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, acusa Mariano Nhongo, dissidente do partido de organizar os ataques.
Cabo Verde

Cabo Verde: oposição com eleições a 22 de dezembro

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde, o maior da oposição vai realizar eleições diretas para escolher o novo presidente em 22 de dezembro, enquanto o congresso será no próximo ano.
Tunísia

Ex-presidente da Tunísia desmente ter morrido

O ex-presidente tunisino foi dado como morto pela imprensa local, notícia que deu à volta ao mundo. Mas afinal não era verdade. Mohamed Ennaceur foi à rádio dizer que está bem de saúde.
Moçambique

Moçambique transporta mais carvão na ferrovia

A linha ferroviária do norte de Moçambique transportou mais carvão das minas e Tete ao mesmo tempo que o porto de Nacala atingiu a marca do milhão e meio de toneladas métricas transportadas.
Divisas

Kwanza valoriza 7,2% com liberalização cambial

O kwanza já valorizou em mais de 7% só desde o final de outubro, altura em que foi liberalizada a taxa cambial, anteriormente estabelecida com uma margem de 2% à comercialização da divisa.
Cabo Verde

UNESCO: não há decisão final sobre morna

493
"A decisão final pertence ao Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade", anunciou a UNESCO, acrescentado que existe apenas uma indicação positiva prévia.
Moçambique

Moçambique. Grupos armados atacam dois camiões

Desde agosto que o centro de Moçambique tem sido alvo de ataques armados a camiões. Desta vez o ataque foi no distrito de Gôndola, ninguém ficou ferido.
Cabo Verde

Cabo Verde. José Maria Neves felicita governo

184
"Parabéns aos músicos, ao governo, enfim a todos os cabo-verdianos, nas ilhas e na diáspora, por mais esta grande vitória de Cabo Verde", disse o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano.
Cabo Verde

Cabo Verde: "Morna já é Património da Humanidade"

1740
"A nação já pode celebrar: a morna já é Património da Humanidade", anunciou o ministro da Cultura de Cabo Verde. A decisão pública deverá ser conhecida em dezembro, na Colômbia.
Condecorações

Rafael Marques condecorado por João Lourenço

124
Rafael Marques foi distinguido pelo seu empenho na luta contra a corrupção, pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço. Além do jornalista, foram também condecoradas outras 70 entidades.
Alterações Climáticas

Clima. "Vítimas devem ser compensadas"

O geógrafo José Maria Langa defendeu a compensação das vítimas dos desastres naturais em Moçambique, dizendo que os países mais industrializados e poluentes devem assumir essa responsabilidade.
Petróleo

EAU querem investir no petróleo angolano

Os Emirados Árabes Unidos estão a estudar várias oportunidades e investimentos, nomeadamente nos campos petrolíferos e de gás angolanos.
Moçambique

Moçambique. Mobilidade elétrica é ainda problema

O maior desafio é a fiabilidade da oferta de eletricidade mas há vantagens em recursos como a grafite, utilizada nas baterias de automóveis elétricos e que está disponível em minas moçambicanas.
Moçambique

Fitch atribui rating CCC a Moçambique

"O rating de CCC reflete as contínuas vulnerabilidades da dívida do setor público empresarial", escreveram os analistas que retiraram Moçambique da lista de países em incumprimento financeiro.
Cabo Verde

Cabo Verde. Hospitais recrutam 95 trabalhadores

Hospitais centrais cabo-verdianos vão poder contratar 95 técnicos operacionais devido à "escassez do pessoal de apoio operacional em diferentes serviços que compõem o Sistema Nacional de Saúde".
África

Cabo Verde e São Tomé compram vacinas juntos

Nove países africanos, incluindo Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, vão comprar vacinas em larga escala para controlarem melhor os preços e o fornecimento depois de um seminário de três dias.
Fitch

Venda da Cabo Verde Airlines pode ser prejudicada

"Acreditamos que esta intenção pode ser prejudicada pela existência de um pequeno mercado interno e limitado interesse dos investidores estrangeiros", escreveram os analistas da Fitch.
Economia

Moçambique. Acordo faz dívida subir para 101%

Dívida de Moçambique sobe dos 97% para os 101% do PIB, onde 13% se deve aos empréstimos da ProIndicus e Mozambique Asset Management no valos de 1,2 mil milhões de euros.
Angola

Angola. Economia cresce 0,4% este ano

Angola deverá conseguir evitar uma nova recessão este ano, crescendo 0,4% e acelerando para 2% em 2020, estimam analistas da Fitch. No entanto, mantém uma Perspetiva de Evolução Negativa.
Quénia

Quénia. Inundações causam pelo menos 48 mortos

Pelo menos 48 pessoas morreram e cerca de 144 mil foram afetadas devido às chuvas das últimas semanas, que provocaram inundações repentinas e deslizamentos de terra em 25 condados.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa vende Mercantile Bank ao Capitec Bank

A venda foi formalizada esta quinta-feira numa cerimónia na África do Sul que significa o encaixe de 215 milhões para a Caixa no âmbito do Plano Estratégico de recapitalização.
Ana Gomes

Isabel dos Santos. Ana Gomes dá dados a Tribunal

A antiga diplomata diz que a queixa anunciada pelo EuroBic, no qual a empresária Isabel dos Santos é acionista principal, é uma forma de responder com os elementos que afirma possuir.
Angola

Holanda financia projetos elétricos em Angola

Foi aprovado financiamento de 580 milhões de dólares (522 milhões de euros) para a expansão dos projetos de construção da infraestruturas fotovoltaicas em alguns municípios angolanos.
Angola

Chivukuvuku cético sobre autárquicas angolanas

O líder do projeto político angolano PRA-JA Servir Angola diz que o governo angolano não deve ter as eleições prontas a tempo porque sabe que a vontade dos cidadãos lhe é desfavorável.
Maputo

Moçambique. Comandante do GOE detido 

O comandante do Grupo de Operações Especiais (GOE) da polícia moçambicana na província de Gaza foi detido no âmbito da investigação ao assassinato de um observador eleitoral em outubro.
Maputo

Maputo. Projeto promete gestão sustentável do lixo

"Através desta iniciativa para melhorar a segurança da lixeira, há expectativas de garantir a segurança dos cidadãos e obter conhecimento sobre aterros sanitários", disse o autarca de Maputo.
Fraude

Maputo não quer Chang deportado

Moçambique vai recorrer da decisão do Tribunal Constitucional de África do Sul que quer extraditar para os Estado Unidos o ex-ministro das Finanças Manuel Chang por fraude e corrupção.
Moçambique

Maduro felicita Nyusi pela "contundente vitória" 

"Perante esta contundente vitória que lhe concedeu o povo moçambicano, quero desejar o maior sucesso para enfrentar os desafios que surgem neste novo período", felicitou Nicolás Maduro.
Cabo Verde

Cabo Verde instala fibra ótica em 300 instituições

Cabo Verde já instalou fibra ótica em mais de 300 instituições da governação central e local, nomeadamente, em diversas escolas e serviços de saúde.
Cabo Verde

Cabo Verde investe mais 1M em museu a céu aberto

Cabo Verde fez novo investimento de um milhão de euros para transformar centro histórico da Cidade Velha num museu a céu aberto. A obra de requalificação visa também a qualidade de vida da população.
Mundo

Portugal condena ataques terroristas no Mali

O Governo português emitiu um comunicado onde condenou os ataques a uma base militar no norte do Mali e contra uma coluna de veículos militares que provocaram a morte de 55 pessoas.
Moçambique

Portugal sétimo entre fornecedores de Moçambique

Portugal reduziu a participação no total das importações moçambicanas de 4,22% para 3,32% em 2018. Já enquanto cliente, Portugal quase duplicou o valor de compras feitas a Moçambique em 2018.
Angola

Fitch: desvalorização do kwanza propicia inflação

"A depreciação do kwanza coloca um risco para a inflação, que pode pesar mais do que o anteriormente previsto no crescimento real para 2020", escrevem os analistas da Fitch.
Mundo

Cinco mortos em naufrágio num rio em Moçambique

Canoa naufragou no domingo quando a água se infiltrou no casco devido ao excesso de peso. Foram esta segunda-feira encontrados cinco corpos, só uma das pessoas que iam a bordo sobreviveu.
Moçambique

Moçambique combate discriminação das mulheres

“Spotlight” foi apresentado em março na capital, Maputo, e avança agora para os 10 distritos piloto em regiões que têm registado mais casos de violação dos direitos da mulher e da rapariga.
Cabo Verde

Cabo Verde ainda paga o "custo" da luta armada

Pedro Pires, ex-Presidente de Cabo Verde falou sobre o país, mas também sobre a situação que se vive na Guiné-Bissau, que considera ainda estar a ter problemas na passagem a estado soberano.
A página está a demorar muito tempo.