482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

África

Eleições em Angola

Angola. Missão da CPLP espera eleições cívicas

Jorge Carlos Fonseca encontra-se a chefiar a missão de observação da CPLP. O ex-presidente de Cabo Verde espera que as eleições decorram "com tranquilidade dentro de um ambiente de civismo"
Eleições em Angola

Angola. Arcebispo pede "unidade" nas eleições

A Igreja Católica angolana apelou ao diálogo para que, após as eleições, seja possível "construir a paz e a concórdia". O arcebispo José Manuel Imbamba pediu ainda "reconciliação e unidade" no dia 24.
Morte

Morreu o jornalista angolano Gustavo Costa

O jornalista angolano Gustavo Costa, de 63, morreu vítima de um AVC. Correspondente do Expresso e colaborador do semanário angolano Novo, chegou a ser distinguido com o Prémio Nacional de Jornalismo.
Noticiário

10h. PIB. País tem de investir na educação

A Sedes quer duplicar o PIB nos próximos 20 anos. O antigo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirma que é preciso tonar Portugal mais competitivo para tal. Ainda a campanha eleitoral em Angola.
Comentário

Eleições/Angola. "Crispação entre MPLA e UNITA"

Dulce Neto, enviada especial do Observador, explica que continua a tensão quanto à questão da "credibilidade" das eleições em Angola. "João Lourenço desafiou até a oposição a não concorrer", conta.
Noticiário

9h. Presidente. IEFP: Demissão era "óbvia", diz IL

Iniciativa Liberal reage sem surpresas à decisão "óbvia" da presidente do IEFP apresentar a demissão. Rússia e China vão participar na cimeira do G20. Creches privadas gratuitas só em janeiro.
E o vencedor é...

Guerras de Marcelo/Costa são diferentes das nossas

O Presidente/primeiro-ministro/general Marcelo até já utiliza os mesmos argumentos usados por Costa durante a pandemia para falar sobre os incêndios. E ainda as declarações inqualificáveis de Tchizé.
A História do Dia

Há pedidos de mudança e medo em Angola

Quarta-feira há eleições em Angola. Nas ruas há pedidos de mudança, apesar de conhecerem a máquina do MPLA, no poder há 47 anos, como nos conta a jornalista do Observador Dulce Neto, em Luanda.
Retornados

Retornados

Relembro turmas só com filhos de retornados porque a “turma dos bons alunos” não se podia imiscuir connosco. Rotulados com o que tínhamos (nada) rapidamente mostrámos que não importa ter, mas sim ser.
Justiça

Genocídio no Ruanda. Marcado julgamento de Kabuga

Félicien Kabuga é acusado de "genocídio e crimes contra a humanidade" por ter participado na criação da milícia Hutu Interahamwe, a principal ala armada responsável pelo genocídio.
Eleições em Angola

Angola. "O diplomata" contra "o militar"

Os dois principais candidatos "não podiam ser mais diferentes": JLO é discreto, Adalberto destaca-se pelos discursos que faz. Ambos passaram períodos na sombra — mas são agora o centro das atenções.
Angola

“O meu pai não morreu ditador, morreu reformado"

Filha do antigo Presidente de Angola considera que o pai deixou de ser ditador ao abandonar o poder pelo seu próprio pé e marcar eleições. E compara-se aos judeus perseguidos por Hitler.
Noticiário

22h. PR. Investigação só depois da época de fogos

Declaração do Presidente da República no final de um encontro com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Ainda neste jornal, a resposta do MPLA à desconfiança que existe em Angola.
Cabo Verde

PAIGC impedido de realizar congresso

O Tribunal de Relação guineense impediu o PAIGC de realizar o seu 10.º congresso. Em causa está um processo movido por um militante.
Nações Unidas

ONU defende extensão para graduação de São Tomé

Abdulla Shahid defendeu uma extensão do prazo para a graduação de São Tomé e Príncipe. O primeiro-ministro do país diz que decisão deve ser feita consciente dos “problemas estruturais” do arquipélago.
Eleições em Angola

João Lourenço: tive "coragem" na luta à corrupção

João Lourenço insistiu na coragem de ter combatido a corrupção, afirmando que "corruptos são alguns". O candidato do MPLA congratulou-se com a realização de cultos ecuménicos em prol das eleições.
Comentário

Angola. "Jovens já não votam por questão de etnia"

Dulce Neto, enviada especial do Observador a Angola, esteve num bastião da UNITA e relata o dia de campanha do MPLA em Benguela e a resposta de João Lourenço às críticas sobre o processo eleitoral
José Eduardo dos Santos

Tchizé dos Santos admite recorrer ao TEDH

Tchizé dos Santos vai recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos se não ganhar o recusso que pretende evitar que o corpo de José Eduardo dos Santos seja entregue à ex-mulher.
Eleições em Angola

Angola. Centro de escrutínio promete transparência

O Movimento Cívico Mudei quer uma contagem de votos transparente e resultados acompanhados em tempo real. A organização pede ainda a quem já votou que "verifique" e denuncie irregularidades.
Angola

Caso Lussati. Arguidos angolanos criticam juiz

Um dos arguidos diz que o juiz, numa decisão unilateral, impôs a obrigatoriedade de nomear um novo advogado em substituição do seu defensor, situação que contraria a sua vontade.
José Eduardo dos Santos

Tchizé tenta evitar entrega do corpo de JES

Filha de José Eduardo dos Santos apresentou curso contra decisão para entrega do corpo do pai à ex-mulher e diz que processo é civil e não criminal.
Noticiário

9h. Angola. Suspeitas de fraude marcam campanha

Apesar do regulamento eleitoral procurar garantir que nada pode violar as eleições, há membros da sociedade civil que não estão convencidos. Ainda um ponto de situação dos incêndios em Portugal.
Comentário

Angola. "Houve uma ação simbólica num cemitério"

Nos últimos dias de campanha para as eleições presidenciais em Angola, a enviada especial do Observador Dulce Neto explica a polémica em torno dos cadernos eleitorais e dos "mortos que vão votar".
Noticiário

8h. Portugal sem incêndios ativos

Os fogos na Serra da Estrela e nas Caldas da Rainha estão dominados, mais mais de 1.000 bombeiros mantêm-se no terreno. Ainda neste jornal, vamos em direto até Angola, com o fim da campanha eleitoral.
Eleições em Angola

Angola publica regras para escrutínio eleitoral

O regulamento das eleições angolanas determina a "certificação da inviolabilidade" dos resultados. Para efeitos de apuramento dos resultados, a mesa de voto "é o centro de escrutínio de base".
Açores

Agricultura. Açores e Cabo Verde assinam protocolo

Os Açores e Cabo Verde vão assinar um protocolo de cooperação em áreas ligadas à agricultura. O documento permite "ter melhores políticas públicas" para caminhar para uma autossuficiência alimentar.
Moçambique

Cabo Delgado. SADC prolonga missão militar

A diplomacia angolana anunciou que foi aprovada a prorrogação do mandato da missão militar da organização em Cabo Delgado. Não foi indicado o prazo deste destacamento.
Companhias Aéreas

Angola. TAAG anuncia reforço da sua frota

A companhia aérea tem a intenção de reforçar a sua frota com seis novos aviões Airbus A220, "numa perspetiva de longo prazo". A TAAG está em negociações com fornecedores, incluindo com a Boeing.
Eleições em Angola

Angola. Observadores internacionais chegam ao país

Os observadores internacionais às eleições angolanas começam a chegar ao país, a uma semana das eleições. O porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral diz que o painel é "é muito diversificado".
Angola

Angola. Sindicato condena retenção de repórter

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos condenou a retenção por algumas horas de um repórter que iria cobrir um protesto. As autoridades angolas terão justificado que se tratou de um equívoco.
Comentário

"Bandeiras do MPLA, mas apoio na rua é UNITA"

O relato da enviada especial do Observador a Angola, Dulce Neto. Em Luanda, acredita-se em violência no pós-eleições de 24 de agosto, mas não no regresso da guerra. 
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo adia deslocação a Moçambique

Marcelo Rebelo de Sousa adiou a deslocação à província de Zambézia, por ocasião da reabertura da catedral de Quelimane, em Moçambique, "mas sempre posterior à Cimeira de Maputo".
São Tomé e Príncipe

Portugal dá 5,08 milhões para SNS são-tomense

O Instituto Camões aponta como objetivo principal o "acesso universal da população da República Democrática de São Tomé e Príncipe a cuidados de saúde de qualidade".
José Eduardo dos Santos

Corpo de Eduardo dos Santos entregue à ex-mulher

Tribunal espanhol entregou custódia do corpo de José Eduardo dos Santos à antiga mulher e confirmou morte por causas naturais . Filha Tchizé já disse que vai recorrer.
Contra-Corrente

Chamaram-lhes retornados

Começaram a chegar em 1974. Muitos não eram brancos, outros nunca tinham saído de África. Retornados, desalojados, espoliados, refugiados... Muitos nomes para um acontecimento que mudou Portugal.
360º

Sérgio Figueiredo desiste e sai. Medo em Angola

O ex-diretor de Informação da TVI diz que é o “ex-futuro consultor” de Medina. Desiste perante “tamanha afronta, tantos insultos e insinuações.” Em Angola há receios sobre o dia seguinte às eleições.
Noticiário

8h. Serra da Estrela. 1.200 bombeiros no fogo

Neste jornal, um ponto de situação do incêndio. Vamos ainda em direto até Orjais, uma das aldeias mais afetadas pelas chamas. Ainda nesta edição, a campanha eleitoral em Angola.
Ajuda Humanitária

EUA doam 66,8 milhões em trigo a países pobres

As 150 mil toneladas de trigo serão compradas e enviadas para países no Corno de África, que sofrem de "fome severa e subnutrição", através do Programa Alimentar Mundial da ONU.
UNITA

Angola. Ex-PM do MPLA declara apoio à UNITA

Declaração do antigo dirigente, primeiro-ministro do Governo MPLA entre 1992 e 1996, foi feita durante o tempo de antena da UNITA, em que considerou ser este "um momento para mudar de vida".
Angola

UNITA vence? Transição será "difícil"

O diretor do Programa África da Chatham House duvida de um cenário de "transição política suave" no caso da UNITA, o maior partido da oposição angolana, vencer as eleições em 24 de agosto.
Moçambique

Renamo: desarmamento "caminha para o fim"

Secretário-geral da Renamo assume que processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) do braço armado da organização caminha para o fim.
UNITA

UNITA. "Desconformidades vão ser ultrapassadas"

Comissão Nacional Eleitoral deu 48 horas à UNITA para substituir os seus delegados de lista no exterior por não constarem no registo dessas circunscrições tornando públicas as irregularidades.
Guiné-Bissau

Bissau. Governo quer eleições a 18 de dezembro

Nuno Nabiam reafirmou o "empenhamento total do Governo" para que as eleições legislativas ocorram a 18 de dezembro e revelou que será aprovado o orçamento para custear o processo eleitoral.
Moçambique

Moçambique propõe alargamento de visto de turismo

O governo moçambicano propôs o alargamento do tempo do visto de turismo e a autorização de residência para empresários estrangeiros. As propostas visam a atração de turismo e investimento no país.
Eleições em Angola

Campanha angolana tensa, cresce medo do day after

Angola entrou na última semana da campanha eleitoral com uma forte mobilização pacífica nas ruas, mas em clima de tensão. Há avisos de um "provável conflito violento pós-eleitoral".
Conselho Europeu

Quénia. Charles Michel pede resoluções pacíficas

Charles Michel apelou a que qualquer disputa do resultado eleitoral no Quénia seja resolvida pelos mecanismos existentes. O derrotado Raila Odinga ter classificado as eleições como "uma farsa".
Moçambique

Polícias detidos por facilitarem fuga de reclusos

Quatro agentes da Polícia de Moçambique estão detidos por suspeitas de facilitar a fuga de oito reclusos. "Não podemos ficar alheios a esta situação", diz procurador-chefe da cidade da Beira.
Eleições

Quénia. Odinga diz eleições foram "uma farsa" 

Raila Odinga quer recorrer a "todas as opções legais" possíveis para contestar o resultado das eleições no Quénia. William Ruto foi eleito Presidente com 50,49% dos votos, contra 48,85 para Odinga.
Eleições em Angola

Angola. UNITA "segura na sua vitória inapelável"

A UNITA diz estar "segura na sua vitória inapelável" nas eleições e pede que João Lourenço "aceite os resultados eleitorais". A oposição acusa o MPLA de querer manter o seu poder "a todo o custo".
Eleições em Angola

Eduardo dos Santos na campanha ajuda a unir MPLA

O ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, se for tratado como tema de campanha nas próximas eleições em Angola, servirá para unir o partido no poder, dizem analistas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.