África

Angola

Angola recebe presidentes africanos em cimeira

O encontro visa assinar e reforçar os entendimentos alcançados entre o Uganda e o Ruanda, que contaram com o apoio dos chefes de Estado angolano e da RDCongo. Cimeira foi organizada por João Lourenço.
Acidentes e Desastres

Angola. Morre português em acidente de viação

Português Luís Vicente, gerente da empresa agrícola Angopri, tinha 28 anos e morreu num acidente de viação em Malanje, quando o carro em que seguia com mais outro ocupante se despistou.
Moçambique

Moçambique vai aderir ao Banco Africano

Foi autorizado que o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, assinasse a adesão do país ao Banco Africano de Importação e Exportação, de capital social superior a 9,9 mil milhões de euros.
Angola

TAAG dialoga com pilotos sobre greve em setembro

Pilotos da transportadora angolana TAAG reclamam da "perda do poder de compra dos salários", mas administração admitiu um "possível consenso" entre as partes. Greve está marcada para o próximo dia 5.
Moçambique

Moçambique. Presidente afasta três candidatos 

A "dispensa" dos três governadores, cabeças-de-lista da Frelimo, partido do Presidente da República Filipe Nyusi, visa aparentemente permitir que se concentrem na campanha eleitoral.
Angola

Angola. Sindicato questiona contratação de médicos

Angola possui 6 mil médicos, entre nacionais e estrangeiros, para cerca de 30 milhões de habitantes. Sindicato não é contra a contratação, mas frisa que existem especialistas angolanos sem trabalho.
Diplomacia

Relações de Angola com EUA "são excelentes"

O ministro angolano das Relações Exteriores garantiu que "as relações político diplomáticas, e de cooperação bilateral nos vários domínios entre Angola e os Estados Unidos são excelentes".
Angola

Mulher de 110 anos morta por suspeita de bruxaria

184
Mulher angolana acusada de bruxaria foi assassinada por dois vizinhos. Tinha 110 anos. Segundo a polícia, "basta que se seja velho no bairro" e é-se acusado de prática de feitiçaria.
Angola

Angola. Ministro pede fim da "impunidade"

"Ainda pensam em Angola como um país de guerra e de petróleo", diz Manuel Augusto. O ministro destaca também o investimento "altamente desejável" dos Estados Unidos em áreas como comércio e saúde.
Diplomacia

Presidente de Moçambique faz visita à Rússia

Filipe Nyusi vai reunir com Putin, que o convidou, participar na abertura do Fórum Empresarial Moçambique-Rússia e reunir-se com a comunidade moçambicana no país. Visita termina na sexta-feira.
Diplomacia

Presidente de Cabo Verde faz visita a Moçambique

O também presidente em exercício da CPLP diz que não toma partido e não se pronuncia sobre divergências no interior de forças políticas, mas apelou ao diálogo e a que desavenças sejam "ultrapassadas".
Segurança

Cabo Verde. Ataque obriga a ponderar segurança

"É um facto que nos obriga a todos a ponderar coisas sobre aspetos que têm a ver com a segurança de titulares de certo tipo de cargos, sem esquecermos a segurança geral", disse Jorge Carlos Fonseca.
Moçambique

Dívidas ocultas. Mais 9 arguidos detidos em Maputo

Entre as pessoas detidas está Renato Matusse, antigo conselheiro político de Armando Guebuza, Presidente da República de Moçambique entre 2005 e 2015. Apenas um dos 20 arguidos continua em liberdade.
Escravatura

Angola. 400 anos da chegada de escravos aos EUA

157
Angola pretende demonstrar "a sua importância histórica no desenvolvimento dos Estados Unidos da América". Comemorações também acontecem no Museu Nacional da História Afro-Americana, em Washington.
Moçambique

Moçambique aumenta endividamento interno

O Banco Standard só antevê consolidação orçamental a partir de 2020. O departamento salienta ainda a importância da paz no Moçambique, um processo que considera "irreversível".
Elefante

ONU proíbe venda de elefantes africanos para zoos

1.707
É agora proibida a captura de elefantes para manutenção em jardins zoológicos ou parques de diversões. Medida é decisão de vários países. Conferência sobre proteção animal vai continuar.
Moçambique

Dívida oculta só volta a ser negociada em março

A consultora Eurasia considera que o Governo de Moçambique só vai voltar à mesa das negociações sobre a dívida oculta em março do próximo ano, o que atrasa um eventual programa do FMI.
Angola

Privatizações são um teste à confiança em Angola

O programa de privatizações lançado em Angola vai ser um teste ao executivo de João Lourenço e à confiança mútua entre investidores e Governo, defende advogado da PLMJ
Moçambique

Braço armado da Renamo escolhe "novo presidente"

A autoproclamada Junta Militar da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) reúne-se na Gorongosa, em Moçambique, com o objetivo de eleger um novo presidente do maior partido da oposição.
Moçambique

Presidente da Segurança Social moçambicano detido

O Ministério Público moçambicano considera que Francisco Mazoio e outros quadros de direção do INSS violaram a lei na aprovação de um financiamento para a compra de quatro aeronaves da CR Aviation.
Angola

Angola. Autoridades preocupadas com "falsos sobas"

"Tenho dito que autoridades tradicionais até podem ser, mas da linhagem de Luanda não", frisou o secretário das Autoridades Tradicionais de Luanda, João Adão, que preocupa-se com "invasão de sobas".
África do sul

África do Sul. Isenção de vistos para 4 países

O ministro do Interior anunciou que a medida foi tomada "unilateralmente" e contempla um total de sete países. O objetivo é incrementar o turismo para o país.
Angola

Angola gasta 1,9 milhões mensais com subsídios

Angola gasta cerca de 1,9 milhões de euros por mês com subsídios para mais de 40 mil autoridades tradicionais, e cresce preocupação com a regulamentação da atividade quando existem "muitos fantasmas".
Cabo Verde

Cabo Verde. Autarca volta ao trabalho após ataque

O presidente da Câmara Municipal da Praia, na ilha de Santiago, fora atacado à porta de um ginásio que frequenta e atingido com um tiro por encapuzados, que fugiram do local, sofrendo fratura.
Ébola

Epidemia de Ébola chega a uma terceira província

Foram registados dois casos confirmados em Kivu Sul, tendo um dos pacientes morrido. A República Democrática do Congo registou 257 novas infeções pelo vírus do Ébola nas últimas três semanas.
Cabo Verde

Ajuda externa a Cabo Verde aumentou 15% 

Mais de metade da ajuda externa recebida no primeiro trimestre -11,1 milhões de euros - foi proveniente de governos "parceiros", totalizando 834,6 milhões de escudos (7,5 milhões de euros).
Moçambique

Governo moçambicano reduziu défice para 8,9%

"O défice orçamental passou de 9,7% do PIB, em 2016, para uma previsão de 8,9% em 2019", confirmou o ministro da Economia e Finanças moçambicano, Adriano Maleiane.
Cabo Verde

Começa a concessão dos transportes em Cabo Verde

A concessão do serviço público, por 20 anos, entrou em vigor na quinta-feira mas apenas nesta sexta-feira se fazem as primeiras ligações, com o recurso a quatro navios.
Energia

Moçambique lança concurso para rede elétrica

O Governo moçambicano vai lançar um concurso público para a aquisição de material elétrico destinado a garantir o acesso de 260 mil famílias à rede elétrica em várias províncias moçambicanas.
Benfica

Vieira vai levar taça da Reconquista a Cabo Verde 

Em setembro, o Benfica vai inaugurar no país africano a Casa do clube na Praia. O presidente encarnado vai estar presente na cerimónia acompanhado de Luisão e prometeu levar o troféu.
Angola

Angola com 14 mortos por engenhos explosivos

País registou durante este ano 37 incidentes, que resultaram em 14 mortes e 28 feridos. Províncias de Bié, Cuando Cubango e Moxico são as que preocupam mais as autoridades.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Quase 1.900 mortes em confrontos

Nos últimos dois anos, nas zonas de Kivu Norte e Kivu Sul, duas das mais problemáticas da RDCongo, ocorreram uma média de quatro incidentes violentos por dia. 73 'capacetes azuis' da ONU morreram.
Angola

Economist prevê recessão económica em Angola

Documento prevê inflação de 17,8% para este ano "devido ao enfraquecimento do kwanza [moeda angolana] e às descidas das taxas de juro". Analistas dizem que "ambiente operacional ainda é desafiante".
Moçambique

Moçambique recebeu 80% da ajuda internacional 

Dos 1,1 mil milhões de euros prometidos para a reconstrução das infraestruturas destruídas pelos ciclones, o governo moçambicano reuniu 940 milhões de euros. Verba corresponde a 80% da ajuda.
Moçambique

PIB moçambicano cresceu 2,5% no primeiro semestre

A porta-voz do Conselho de Ministros, Ana Comoana, disse que a inflação atingiu 3,83%, de janeiro a junho, contra 6,5% de igual período do ano passado.
Cabo Verde

Cabo Verde. José Neves quer candidatar-se a PR

O ex-primeiro-ministro, durante os anos de 2001 a 2016, e ex-líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) está "a trabalhar para transformar essa possibilidade em certeza".
São Tomé e Príncipe

São Tomé. PR pede apoio financeiro à Guiné

Evaristo Carvalho deslocou-se esta terça-feira para a Guiné Equatorial. Vai pedir ao Presidente da Guiné Equatorial para ajudar o país "no domínio financeiro e energético".
Marrocos

Rei de Marrocos deixa de celebrar aniversário 

"O Rei Mohammed VI deu a ordem para que a partir deste ano não volte a ser realizada a cerimónia oficial de aniversário do soberano no Palácio Real", informa um comunicado do Ministério da Casa Real.
Angola

Angola não sabe quanto ganha com privatizações

O ministro das Finanças angolano diz que o Governo "ainda não tem estimativa de receitas" que terá com a privatização de 195 empresas públicas e admitiu possibilidade de "branqueamento de capitais".
Rep Democrática do Congo

Ébola. Dois medicamentos reduzem número de mortos

Dois dos quatro medicamentos em teste na República Democrática do Congo mostraram bons resultados no tratamento dos doentes. Vão poder seguir para uma nova fase de ensaios clínicos.
Moçambique

Acordo é transformado em Lei da Paz em Moçambique

O debate da proposta da Lei da Paz visa a transformação em lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado no dia 6 de agosto.
Cabo Verde

Cabo Verde Airlines em parceria com portugueses

A parceria liderada pela CVA envolve a Lease-Fly, uma empresa registada em Portugal. Esta empresa vai disponibilizar os aviões ATR42-300, em regime de locação.
Angola

Angola quer privatizar 195 empresas até 2022

175 destas empresas serão alienadas através do sistema de concurso público, 11 por leilão em bolsa e nove através de oferta pública inicial. Sonangol e TAAG são duas das empresas que constam na lista.
São Tomé e Príncipe

Parlamento são-tomense elege três novos juízes

O parlamento são-tomense elegeu novos juízes conselheiros do Tribunal Constitucional, que devem ser investidos nas novas funções esta terça-feira.
África do sul

África do Sul. Audiência de Chang adiada 

Ainda não foi definida uma data para a nova audiência. Extradição do ex-ministro das Finanças moçambicano está "nas mãos da justiça [sul-africana]", diz representante do governo.
Moçambique

Moçambique: menos funcionários fantasma poupa 45ME

O Estado moçambicano poupou cerca de três mil milhões de meticais (45 milhões de euros) em salários retirados de falsos funcionários, nos últimos quatro anos.
Cabo Verde

SIC entre os três canais mais vistos em Cabo Verde

Um estudo do Instituto Nacional de Estatística cabo-verdiano aponta a Televisão de Cabo Verde como o canal mais visto, numa lista que coloca a SIC no terceiro lugar, seguida da Sport TV.
Moçambique

Moçambique/Dívidas Ocultas: liberdade negada 

O Tribunal Superior de Recurso de Maputo chumbou recursos contra a detenção de três arguidos no âmbito das dívidas ocultas de Moçambique, mas o último pedido de 'habeas corpus' está por decidir.
Moçambique

Moçambique. Forças Armadas vão respeitar acordo

Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M'tumuke apoiou acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado pelo Presidente da República e pelo líder da Renamo, principal partido da oposição.
Moçambique

Febre aftosa. Moçambique vacina 450 mil animais

Mais de 450 mil animais foram vacinados contra o surto de febre aftosa em Moçambique, no âmbito das medidas preventivas de proteção do gado bovino contra uma eventual ocorrência da febre.
Moçambique

Renamo pede que muçulmanos apoiem acordo de paz

"Aproveitamos este momento para pedir aos nossos irmãos muçulmanos que tenham presente nas suas preces a benevolência de Alá pelos acordos de cessação das hostilidades", disse Ossufo Momade.
Cabo Verde

Cabo Verde. Investimento aumenta mais de 50%

163
Em apenas três meses de 2019, o investimento direto português em Cabo Verde já representa metade do registado em todo o ano de 2018, totalizando 4,9 milhões euros.
África

62 mortos em explosão de camião na Tanzânia

Morreram 62 e mais de 70 ficaram feridas na explosão de um camião-cisterna acidentado nos arredores de Morogoro, no leste da Tanzânia. Vítimas morreram quando tiravam petróleo de camião acidentado.
Ébola

Ébola. Número de mortos aumenta para 1.868

Entre 17 de julho e 6 de agosto foram registados 257 novos casos em 18 zonas de saúde, elevando para 2.787 o número de casos e para 1.868 as mortes ligadas à doença.
África

Mais de 500 milhões de africanos não registados

111
A Comissão Económica para África das Nações Unidas diz que "mais de 500 milhões de pessoas em África não têm cartão de identidade". Desse número, 120 milhões são crianças.
Cabo Verde

Unicef lança campanha de combate à anemia

A campanha pretende recolher donativos para conseguir distribuir suplementos de minerais e vitaminas que compensem "as carências de uma alimentação pouco variada e pobre em carne e peixe".
Cabo Verde

Cabo Verde vende seis empresas públicas até maio

A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, a Inpharma, a única fábrica de medicamentos de Cabo Verde, e a Electra, empresa pública de eletricidade e água, são algumas das privatizações previstas.
Moçambique

Havia um plano de fuga em massa da prisão

Segundo o diretor nacional dos Serviços Penitenciários as autoridades tinham conhecimento de um plano para uma evasão em massa. Três reclusos acabaram por ser baleados mortalmente.
Moçambique

Moçambique. MP deduz acusações nas dívidas ocultas

Entre os arguidos estão Ndambi Guebuza, filho do ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza, e antigos dirigentes dos Serviços de Informação e Segurança do Estado.
Moçambique

Ex-ministra moçambicana em novo caso de corrupção

A ex-ministra do Trabalho moçambicana Helena Taipo está agora a ser acusada pelo Ministério Público de envolvimento no desvio de verbas dos trabalhadores moçambicanos no estrangeiro
Cabo Verde

Reino Unido lidera turismo em Cabo Verde

Das 1.357.216 dormidas registadas por turistas estrangeiros no primeiro trimestre de 2019, quase 30% correspondem a turistas do Reino Unido. Portugal surge no quinto lugar da lista.
Moçambique

Petrolífera estatal moçambicana com financiamento

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos de Moçambique vai concluir o seu financiamento em setembro para participar no projeto de exploração de gás liderado pela norte-americana Anadarko.
Angola

PGR de Angola não teve em conta imunidade

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola reconheceu que a notificação enviada ao ex-Presidente do país José Eduardo dos Santos não teve em conta a imunidade de que este goza.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)