África

Angola

Angola. Dívida atinge valor mais alto de sempre

O valor da dívida pública do país africano atingiu os 65.500 milhões de euros no final de 2018. João Loureço diz que valor elevado se deve ao saldo primário das contas fiscais.
Ébola

Epidemia de Ébola já fez 1.223 mortos na RD Congo

Desde o início da epidemia, em agosto de 2018 na República Democrática do Congo, o número de infetados é de 1.847, dos quais 1.135 foram confirmados laboratorialmente e 88 são suspeitos.
Moçambique

Dívidas ocultas: Moçambique diz respeitar decisões

O ministro da Justiça sul-africano anunciou que face aos pedidos de extradição dos EUA e Moçambique, optou pelo país de origem de Chang. José Pacheco disse que o governo respeita qualquer decisão.
Moçambique

Moçambique. 85 mil milhões de euros em gás natural

Moçambique deverá receber cerca de 85 mil milhões de euros nos próximos 25 anos que resultam da soma dos 46 mil milhões de dólares de receitas do consórcio liderado pela Exxon Mobil.
Nações Unidas

ONU apoia combate às alterações climáticas

As Nações Unidas vão financiar com 4,1 milhões de euros um projeto em São Tomé e Príncipe destinado a promover a funcionalidade dos ecossistemas e a mitigação das alterações climáticas
Moçambique

Manuel Chang será extraditado para Moçambique

O antigo ministro das Finanças de Moçambique detido na África do Sul desde dezembro no âmbito do caso das dívidas ocultas, vai ser extraditado para o seu país, anunciou o Governo da África do Sul.
Angola

Sonangol garante combustíveis para 12 meses

A petrolífera estatal indicou ter garantido o fornecimento de combustíveis para os próximos 12 meses em Angola, depois de concluída contratação para a importação de produtos refinados.
Angola

Presidente angolano assinala biodiversidade ímpar

Foi apresentado o livro "Biodiversidade de Angola - Ciência e Conservação: Um Síntese Moderna"sobre biodiversidade, com informações dos últimos dois séculos sobre a flora e fauna angolana.
Cabo Verde

Cabo Verde recompra 40% da CV Telecom

Cabo Verde recomprou 40% da CV Telecom por 23,3 milhões de euros. Para Olavo Correia, este foi o melhor acordo possível e retirou o país do risco de uma perda de cerca de 107,6 milhões de euros.
Angola

Moeda angolana bate mínimos face a euro e dólar

A moeda angolana transaciona-se esta terça-feira a 368,628 kwanzas/euro e 330,519 kwanzas/dólar, ultrapassando os anteriores mínimos de 368,533 kwanzas/euro e a 328,256 kwanzas/dólar registados.
Moçambique

Dívidas ocultas: ex-banqueira dá-se como culpada

122
Subeva, antiga banqueira, diz ter feito pagamentos ilícitos, tornando-se a primeira pessoa culpada de um esquema financeiro que a acusação norte-americana diz que chega aos 1,79 mil milhões de euros.
Angola

Angola. PR exonera administração da EPAL

Diógenes Diogo, presidente do Conselho de Administração da EPAL, é substituído por Fernando João Cunha. Na EPAL mantêm-se os administradores Manuel Silva Lopes da Cruz e Armando João.
Moçambique

Padre assassinado em casa em Moçambique

1.129
Landry Ikwel terá sido esfaqueado na barriga e pescoço na sua própria residência e ainda envenenado por desconhecidos. Chegou com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Angola

Angola. Existência de vala comum desmentida 

Um homem de 35 anos foi morto a tiro e encontrado enterrado. O Governo diz que as informações sobre a existência de um local onde estão enterrados vários corpos são "caluniosas".
Mali

Mali. 7 mortos em ataques armados 

As vítimas são dois guardas militares, um funcionário da alfândega e quatro civis. Foram detidos quatro suspeitos. Os ataques ocorrem no posto de Kouri e na subprefeitura de Boura.
Mar

Portugal e Angola reforçam cooperação no mar

As ministras das Pescas e do Mar de Portugal e Angola assinaram um acordo que prevê parcerias em áreas como a investigação técnico-científica ou a transformação de pescado.
São Tomé e Príncipe

Dentistas levam projeto solidário a São Tomé 

1.143
A Associação de Beneficência para a Saúde Oral de Torres Vedras iniciou um projeto solidário para dar consultas e formação e melhorar as condições de saúde daquele país durante cinco anos
Moçambique

Hidroeléctrica de Cahora Bassa lança OPV

A HCB vai realizar uma Oferta Pública de Venda de 2,5% do capital através de 680 milhões de ações a quatro cêntimos de euro. A operação vai ser liderada por um consórcio constituído pelo BCI e o BIG.
Moçambique

Moçambique e Seicheles debatem exploração marítima

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, recebe esta segunda-feira o chefe de Estado das Seicheles, Danny Faure, para discutirem a exploração sustentável dos oceanos.
Angola

Angola quer legalizar taxistas e vendedores de rua

O Governo angolano quer retirar, entre outros grupos-alvo, taxistas, empregadas domésticas e vendedores de rua, do mercado informal, que absorve cerca de 9 milhões de pessoas, um terço da população.
Moçambique

Reserva Especial de Maputo salva elefante bebé

716
Dar leite de biberão a uma elefante bebé não estava nos planos de Graeme Madsen, mas passou a fazer parte da rotina diária dele e de três colegas desde há 10 dias na Reserva Especial de Maputo (REM).
Angola

Projeto da Marginal da Corimba vai mesmo avançar

João Lourenço defendeu que o projeto vai avançar, "independentemente dos construtores". Sobre a anulação do concurso disse apenas ter acontecido por razões de peso.
Moçambique

Moçambique. Português encontrado morto em casa 

251
Alexandre Pamplona tinha sido visto pela última vez no domingo e o corpo foi encontrado na quarta-feira, na habitação no Bairro do Triunfo, com sinais de agressão com uma arma branca.
História

Alemanha devolve padrão português à Namíbia

2.528
Diogo Cão ergueu o monumento na costa do território que hoje é a Namíbia em 1486. Reclamou para Portugal o terreno, mas tropas alemãs roubaram o padrão em 1893. Vai agora voltar à ex-colónia alemã.
Angola

Anulado contrato que envolvia Isabel dos Santos

557
O contrato referia-se ao Projeto da Marginal da Corimba, que envolvia também Isabel dos Santos. João Lourenço diz que foram encontradas no contrato sobrefaturações e violações de moralidade.
Moçambique

Ciclones. EUA ajuda Moçambique com 97 milhões

Com esta assistência financeira, a ajuda norte-americana a Moçambique sobe para 257,8 milhões de euros. Verbas que contribuem para a "jornada de desenvolvimento" depois dos ciclones Idai e Kenneth.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM pede exoneração de ministros

Aristides Gomes acusa o ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos, de desviar arroz doado pela China e o ministro do Interior de ter impedido a execução da ordem de detenção de Santos.
São Tomé e Príncipe

"Amfitriti". Prisão preventiva para três suspeitos

O navio "Amfitriti" naufragou quando transportava 212 toneladas de cargas diversas e 72 passageiros, incluindo os cinco membros da tripulação.
Angola

Angola. Companhia TAAG volta a ser acompanhada 

A medida foi aprovada pelo Programa de Auditorias de Segurança. A TAAG volta assim a ser acompanhada, uma garantia que, segundo o ministro dos Transportes angolano, implica maior responsabilidade.
Moçambique

Moçambique. Seca e pragas assolam famílias 

182
Grande parte das culturas em Moçambique foram destruídas, o setor pecuário perdeu milhares de animais e infraestruturas cruciais foram destruídas. As mudanças climáticas acentuam os problemas.
Moçambique

Moçambique. Apoiadas vítimas de ciclones e guerra

A campanha "Cabo Delgado chama por nós" já reuniu um contentor de alimentos para as vítimas dos ciclones e ataques. Vai ainda ajudar nas áreas de habitação, saúde, educação e produção agrícola.
Moçambique

Moçambique espera decisão europeia sobre pescas 

O impasse sobre o acordo dura desde 2015. "O que posso dizer é que estamos sempre em prontidão à espera da União Europeia para fecharmos isso", disse o ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas.
Angola

Agência prevê crescimento económico de Angola 

A agência Moody's frisa que os esforços do Governo para limpar a dívida, melhorar a liquidez em dólares e uma melhor implementação do Orçamento vão ajudar a economia do país.
Angola

Angola denuncia chantagem de empresa dos EUA

Duas empresas privadas, uma angolana e outra norte-americana, envolveram-se num negócio que falhou. A empresa norte-americana pede a Angola o reembolso do negócio, avaliado em 42,5 milhões de euros.
Animais

ONG denuncia comércio de burros para a China

265
Cerca de 2.000 burros são mortos por dia no Quénia. O objetivo é extrair da pele um material utilizado numa forma de medicina tradicional chinesa. Os animais são transportados em camiões durante dias.
Cabo Verde

Caravelas-portuguesas chegam a Cabo Verde

131
O aumento da temperatura no mar e as fortes correntes dos últimos dias podem explicar o aparecimento da espécie na praia de Kebra Canela. Ambientalistas alertam para cuidados a ter.
Moçambique

Moçambique evita responder sobre valor da ajuda

129
O Governo moçambicano tentou contornar, no parlamento, uma questão sobre o montante exato da ajuda que recebeu do movimento de solidariedade para com as vítimas dos ciclones Idai e Kenneth
Moçambique

ONG acha declarações de PR moçambicano infelizes 

Filipe Nyusi disse que os investigadores das agressões a Ericino de Salema e a José Macuane estariam relacionadas com "causas sociais e outras explicações" e não com os seus pronunciamentos públicos.
Moçambique

Nyusi não se pronuncia sobre dívidas ocultas

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi ao ser questionado sobre se recebeu ou não dinheiro no caso das dívidas ocultas respondeu que "as coisas serão explicadas. O tempo é responsável".
Moçambique

Moçambique. Presidente teme mais violência armada 

O Presidente moçambicano referiu que dificilmente poderiam ter acontecido mais desgraças no seu mandato, mostrando preocupação que a violência armada que assola o Norte do país se possa alastrar.
Angola

Fitch Solutions alerta sobre reformas em Angola

A Fitch Solutions vinca que os esforços sobre a reforma de João Lourenço "são cruciais para melhorar o crescimento económico a médio e longo prazo, limitando o risco de perturbações sociais".
Angola

Inflação angolana atinge acumulado mais baixo

Segundo o INE angolano o IPCN baixou face aos 1,07% registados em março e a variação acumulada desde janeiro é de 4,40%, com este registo, a inflação nos últimos 12 meses passou de 17,56% para 17,36%.
Cabo Verde

Cabo Verde. Há mais telemóveis que habitantes 

Há ainda 379.076 assinantes da internet e quase dez mil de televisão por assinatura. A população passou 1.109 milhões de minutos em tráfego nas redes móveis, em 2018.
Moçambique

Ciclones. Moçambique pede 2,8 milhões a doadores

O Governo moçambicano vai apresentar aos doadores um pedido de ajuda de 3,2 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) para a reconstrução das áreas afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth.
Sociedade

O adeus ao pau de Cabinda. Mito ou mezinha eficaz? /premium

157
Proibido pela UE 26 anos depois de ter chegado a Portugal, ninguém sabe dizer se o pau de Cabinda funciona ou se faz mal à saúde. Quem tomou também se divide: entre uma noite de prazer ou um fracasso.
Zimbabué

Zimbabué. Venda de 93 elefantes rende milhões 

O preço dos elefantes vendidos variou entre 13.500 e 41.500 dólares. O dinheiro recebido pelo país, que tem a maior concentração destes animais, será agora direcionado para a sua proteção.
Angola

Angola. Lourenço exonera diretor das secretas

Despacho presidencial mantém um dos diretores adjuntos do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado e exonera o outro. Medida é justificada com pela nova orgânica do Sinse.
Angola

Angola quer parcerias com São Tomé e Príncipe 

Representantes de ambos os países falaram em vantagens para os dois lados e sublinharam a relação de irmandade que os unes. São Tomé oferece ainda a Angola acesso a território nacional.
Angola

UNITA: Crítica de Tchizé indica "declínio" do MPLA

'Tchizé' dos Santos, deputada do MPLA e filha de Eduardo dos Santos, defendeu a destituição do atual Presidente angolano, João Lourenço. Oposição fala em "declínio" do partido no poder.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente escolhido em novembro

A nomeação do primeiro-ministro e a formação de um novo Governo no país africano têm sido condicionadas pelo impasse político. O mandato do atual chefe de Estado termina a 23 de junho.
CPLP

Guiné Equatorial. Nova missão da CPLP agendada

A missão da CPLP pretende avaliar o nível de ensino do português no país e conferir a abolição da pena de morte. O organismo diz que não reuniu condições para o executar da missão.
Moçambique

Dois mortos em ataques no Norte de Moçambique

Duas pessoas morreram num ataque e um terceira conseguiu escapa. A suspeita recai sobre grupos armados que têm atacado a região Norte moçambicana.
África do sul

Presidente promete combate à corrupção

Cyril Ramaphosa prometeu em Joanesburgo melhorar os níveis de emprego e erradicar a corrupção no país, um dia depois de ter sido confirmado como chefe de Estado do país.
Desastres Naturais

Moçambique. Nuno Gomes visita Beira

O ex-futebolistas vai participar numa série de eventos solidários numa das zonas mais afetadas pelo ciclone Idai. A visita da FIFA Foundation segue depois para o Malawi e Zimbabué.
Terrorismo

Burkina Faso. 6 mortos em ataque a igreja católica

8.281
20 a 30 homens armados mataram um padre e cinco outras pessoas a tiro antes de pegarem fogo à igreja, a lojas e a um café próximo. Não há detenções e o atentado não foi reivindicado.
Cabo Verde

Jogos Africanos de Praia querem mais envolvimento

A presidente do Comité Organizador dos Primeiros Jogos Africanos de Praia (COJAP), que se realizam em junho na ilha do Sal, lamentou o "fraco" envolvimento das entidades cabo-verdianas.
Angola

São "muito graves" declarações sobre João Lourenço

O porta-voz do MPLA considerou "muito graves" as declarações da deputada angolana Tchizé dos Santos, que disse que defende a destituição do Presidente de Angola, João Lourenço.
África do sul

Ramaphosa confirmado Presidente da África do Sul

O atual Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, foi confirmado como chefe de Estado do país, com 57,5% dos votos, depois de ter terminado a recontagem dos boletins.
Angola

Lourenço fala em nova era de transparência

O Presidente de Angola diz que o país atravessa uma "nova era" na área do petróleo e gás que resulta da implementação de uma "gestão totalmente transparente nos concursos públicos".
Angola

João Lourenço exonera três secretários de Estado

Os secretários de Estado das Águas e das Obras Públicas foram exonerados por "conveniência de serviço". Loureço nomeou para os cargos José Maria de Lima, Lucrécio da Costa e Carlos dos Santos.
Mota-Engil

Mota-Engil expande-se em África 

A construtora portuguesa vai construir e preservar redes de estradas no país africano e as fases de projeto e construção durarão 720 dias. A empresa procura assim aumentar a sua carteira em África.
Angola

Presidente quer mais rapidez em novas refinarias

João Lourenço comparou o combustível ao sangue que "nos faz viver" e alertou para a necessidade de investir em refinarias nacionais. Lourenço afirmou que a crise de combustível está já ultrapassada.
Petróleo

Exxon Mobil prepara nova prospeção em Moçambique

A Exxon Mobil prevê começar a explorar "dois poços de prospeção (com uma estimativa de 45 dias por poço), mais um poço opcional" ao largo de Moçambique já a partir de 2020.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)