África

Moçambique

Diálogo com credores influenciado por investigação

O primeiro-ministro moçambicano espera soluções no interesse dos moçambicanos, no âmbito do caso das dívidas ocultas, no valor de 2 mil milhões de dólares a favor de três empresas do Estado.
Maputo

Maputo estende prazo para realojar famílias

A extensão do prazo deve-se a atrasos na construção das novas casas das 139 famílias, cujas residências estavam localizadas nas imediações da lixeira de Hulene, e que agora vivem em casas arrendadas.
Angola

Angola aposta no reequipamento da Força Aérea

As Forças Armadas vão apostar no planeamento de programas de preparação para combate, em exercícios e treinos de comando e na correta manutenção do armamento com vista à modernização.
Moçambique

Polícia manda despir t-shirts de contestação

247
A campanha foi lançada na sexta-feira e consiste na oferta de camisolas em que se lê "Eu não pago" a quem as quiser envergar e acrescentar a sua própria mensagem em vídeos nas redes sociais.
Economia

Moçambique não superou impacto da dívida oculta

A ONU prevê que Moçambique cresça 3,4% neste ano, mas o facto de ainda não ter recuperado do impacto da dívida pública causou uma diminuição do investimento público e ajuda externa ao desenvolvimento.
Moçambique

Moçambique. Comerciante assassinado por grupo

153
Um grupo de desconhecidos invadiu a propriedade da vítima para depois a matar e incendiar o estabelecimento no distrito de Palma. Os assaltantes atearam fogo ainda 2 viaturas e roubaram alimentos.
Moçambique

Moçambique. Banco apoia projetos de agricultura

BAD diz que o projeto "concentra-se na construção de infraestruturas hidráulicas para regular o escoamento de água e controlar inundações" e as ações já "beneficiaram 240 mil pessoas".
Angola

Angola expulsa 2 mil cidadãos estrangeiros

Segundo o relatório do Serviço de Migração e Estrangeiros, foram "recusados" a entrar no país 26 cidadãos de diversas nacionalidades. A maioria por "falsificação" de documentos de viagem.
Angola

Luanda. Greve nos Caminho-de-Ferro continua

Os trabalhadores exigem um aumento salarial de 80%, além da atribuição de subsídios de alimentação, transporte e instalação. A circulação de 2 comboios exigidos por lei está parada desde sábado.
Angola

Político angolano apresenta queixa de difamação

O processo foi instaurado no seguimento de uma notícia da Rádio Despertar, onde Chivukuvuku era acusado de ter "desviado fundos" afetos ao partido a que pertence, acusações "recusadas" na altura.
Moçambique

Moçambique. Ataques de grupos radicais aumentam

O Governo não tem controlo em alguns municípios. O território tem sido palco de ataques de extremistas que causaram mais de 100 mortos em ano e meio.
Forças Armadas

Militares portugueses em novos confrontos na RCA

127
Paraquedistas na República Centro-Africana estiveram, entre quinta-feira e sábado, envolvidos em confrontos em Bambari, a 400 quilómetros da capital, anunciou Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Rep Democrática do Congo

União Africana cancela missão a Kinshasa

União Africana cancelou missão à República Democrática do Congo, agendada para segunda-feira, após ter sido anunciada a vitória de Felix Tshisekedi nas eleições presidenciais da RDCongo.
Moçambique

Terrorismo, dívida e paz desafios em Moçambique

106
Consultora diz que estes são os principais problemas para resolver antes das próximas eleições de 15 de outubro. Ainda assim, o país é considerado um dos 5 melhores países para investir em África
Cabo Verde

109 mil ninhos de tartaruga em Cabo Verde

1.270
Registo foi feito na última época da desova. Em três anos, houve um grande aumento do número de ninhos de tartaruga em Cabo Verde. Especialistas dizem que se deve à boa condição das praias
Cabo Verde

Amílcar Cabral recordado em Cabo Verde

Cerimónias na ilha do Sal e no Tarrafal evocarão memória do fundador do PAIGCV, que liderou o processo independentista de Cabo Verde e foi assassinado em 1973.
Moçambique

Três suspeitos tiveram vistos falsos nos EAU

Três suspeitos moçambicanos receberam autorizações de trabalho falsas nos Emirados Árabes Unidos, em 2012, no caso das dívidas ocultas, com a ajuda de Jean Boustani, cidadão libanês.
Angola

Burla. Cheque de 50 mil milhões "é verdadeiro"

Raveeroj Ritchchoteanan, arguido no caso da burla que começou a ser julgada na quinta-feira, diz que cheque apresentado ao Estado é verdadeiro. Arguido tailandês está detido desde fevereiro em Luanda.
Forças Armadas

Missão na RCA está entre as mais arriscadas

579
O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas afirmou que a missão na República Centro-Africana é muito importante e exigente e tem sido objeto de grande atenção e de grande relevo.
Moçambique

Presidente moçambicano saúda novo líder da Renamo

Filipe Nyusi saudou a eleição de Ossufo Momade como líder da Renamo, enaltecendo a vontade de continuar com as negociações para uma paz definitiva. A Renamo é a principal força de oposição do país.
Nações Unidas

34 Mortos e 59 feridos após as eleições no RDCongo

Devido à gravidade da situação a União Africana recomenda a suspensão do anúncio dos resultados finais. A porta-voz da ONU do RDCongo não vai anunciar a data dos resultados finais e pede "calma".
Angola

Sonangol tem novas posições no 'offshore' angolano

Decretos executivos foram assinados pelo ministro dos Petróleos de Angola. Sonangol pagou a totalidade da dívida acordada com a norte-americana Cobalt.
São Tomé e Príncipe

S. Tomé. Eleição do presidente da federação adiada

A eleição para o cargo de presidente da FSF tinha três candidatos: Nino Monteiro, Idalécio Pachire e Jocy Barros. Ainda assim, uma comissão da FSF decidiu chumbar a candidatura dos 2 últimos.
Angola

Fim da dupla tributação entre Portugal e Angola

A proposta que pretende pôr fim à dupla tributação em Portugal e Angola foi esta sexta-feira aprovada pelo parlamento português e vai a votação na quarta-feira na Assembleia Nacional angolana.
Moçambique

Moçambique prepara membros da CNE para as eleições

A formação abrange 102 distritos e pretende qualificar os membros da CNE para se familiarizarem com todo o processo eleitoral. As eleições gerais deste ano serão as sextas na história de Moçambique.
Angola

Angola. Seca perdura há quase dois anos

As alterações climáticas têm afetado os meios de subsistência da população rural no país. Segundo um estudo do FRESAN, a situação de seca afeta pelo menos um milhão de angolanos.
Moçambique

Adiada extradição e de ex-ministro moçambicano

Os advogados da defesa de Manuel Chang e do Ministério Público da África do Sul solicitaram o adiamento da audição do caso para avaliar os pedidos de extradição dos Estados Unidos e de Moçambique.
Cabo Verde

Seleções de Cabo Verde e Portugal defrontam-se 

As seleções de sub-19 dos dois países vão realizar dois jogos particulares, o primeiro a 28 de janeiro e o segundo a 30 deste mês, ambos no Estádio Municipal de Ponta de Sor, com início às 15h.
União Africana

RD Congo. UA quer suspender resultados eleitorais

Reunidos na capital da Etiópia, chefes de Estado e de governo africanos consideraram "existirem sérias dúvidas sobre a conformidade dos resultados provisórios".
Moçambique

Manuel Chang ouvido num tribunal sul-africano

Manuel Chang vai ser ouvido no tribunal de Joanesburgo sobre os pedidos de extradição de Moçambique, o seu país de origem, e dos EUA. Em causa está o envolvimento no processo das dívidas ocultas.
Angola

Defesa pede absolvição em caso de burla em Angola

O julgamento do caso conhecido por "burla tailandesa", uma alegada tentativa de burla ao Estado angolano de 50 mil milhões de dólares, começou esta quinta-feira. A defesa pediu absolvição dos réus.
Moçambique

Renamo. Momade defende a paz na tomada de posse

Ossufo Momade garantiu o compromisso pela paz e a coesão dentro do partido com vista à vitória nas próximas eleições. O novo presidente da Renamo dirigia o partido interinamente há oito meses.
Angola

Produção de petróleo tem 2.ª maior quebra em 2018

Angola registou uma diminuição de 7,7% na produção de petróleo em 2018. Entre os países que integram a OPEP, aquele que registou maior crescimento na produção diária foi a Arábia Saudita.
Jornalismo

Gana. Mataram jornalista que denunciou corrupção

Ahmed Hussein-Suale investigou corrupção que envolve a federação do Gana, árbitros e empresários. Um deputado do partido no poder chegou a oferecer uma recompensa na televisão a quem o espancasse.
Africa Ocidental

Golfo da Guiné. Pirataria mais do que duplicou

No ano passado, a pirataria marítima aumentou a nível mundial, tendo sido registados 201 ataques contra os 180 ocorridos em 2017. No Golfo da Guiné, na África Ocidental, o aumento foi significativo.
Crime

Cabo Verde. 43% dos presos condenados por roubos

Censo prisional aponta que 43% dos presos foram condenados por roubos e 28% por homicídios, na sua maioria homens. As 46 mulheres presas estão condenadas, na sua maioria, por tráfico de droga.
Angola

Angola lança plataforma eletrónica para comércio 

O Governo angolano lançou uma plataforma eletrónica com o intuito de melhorar o controlo das exportações, com base num sistema informático único para o comércio internacional, anunciou o executivo.
Moçambique

Moçambique pediu extradição de Manuel Chang

229
O Estado moçambicano junta-se aos Estados Unidos e pediu a extradição do antigo ministro das finanças para ser julgado no país. Chang está detido em Joanesburgo desde 29 de dezembro.
África

Banco Africano prevê crescimento de 4% para África

O Banco Africano de Desenvolvimento considera que "o desempenho económico geral de África continua a melhorar", com o crescimento do PIB a atingir 2,5% em 2018, uma estabilização relativa a 2017.
China

China financia projeto agrícola em Angola

O diploma aprovado menciona que os 13 milhões investidos são parte de um montante global destinado à implementação de vários projetos. O acordo de cooperação foi assinado a 9 de outubro em Pequim.
Turismo

Turismo vai receber 10% das receitas de vistos

O diploma aprovado prevê que 10% dos 21.350 kwanzas (cerca de 60 euros) cobrados pelo visto de turismo, emitido à entrada de Angola, sejam atribuídos ao Fundo de Fomento Turístico.
Angola

Supremo angolano julga 14 pela "burla tailandesa"

O caso "burla tailandesa" envolve 14 pessoas de várias nacionalidades. Os arguidos são acusados pela falsificação de documentos, imigração ilegal e tráfico de influências.
Moçambique

Moçambique. Eleito novo presidente da Renamo

Ossufo Momade venceu as eleições, com 410 votos, para a presidência do principal partido da oposição, Renamo. O político assumira a liderança interina desde a morte do histórico Dhlakama.
Terrorismo

11/9. Sobrevivente morre em atentado no Quénia

7.722
Jason Spindler sobreviveu ao ataque às torres gémeas de 2001 e ajudou a retirar vítimas dos escombros. Morreu esta semana, no ataque terrorista em Nairobi.
Angola

Petróleo rendeu a Angola quase 10 mil milhões

Angola ficou, ainda assim, aquém da meta traçada pelo Governo relativamente às receitas fiscais com a venda de petróleo. Em 2018, o país exportou mais de 536 milhões de barris de crude.
Transportes Aéreos

Angola negoceia com Boeing e Bombardier

A TAAG vai negociar a compra de novos aviões com Boeing e a Bombardier, no âmbito do processo de renovação da frota. O Presidente angolano destaca a transformação e modernização da empresa com medida.
Renamo

Votação para presidente da Renamo adiada para hoje

A votação para novo presidente do partido, inicialmente marcada para quinta-feira, foi antecipada um dia. Cinco militantes formalizaram a candidatura depois da abertura do 6.º Congresso.
Nações Unidas

ONU no combate ao HIV nos países africanos 

O apelo foi lançado após uma reunião da ONISUDA em Dacar, Senegal. Cerca de 67 mil crianças até aos 9 anos e 69 mil adolescentes até aos 19 anos são infetados pelo HIV.
Al-Shabab

Quénia. O momento em que terroristas atacam hotel

Terroristas do grupo Al-Shabab mataram dezenas de pessoas num ataque a um hotel no Quénia, esta terça-feira. Imagens de uma câmara de segurança revelam o momento em que os homens entram no local.
Moçambique

Moçambique recebe nove novos embaixadores

362
Áustria, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Egito, Gabão, Gana, Paquistão e Seychelles, são as nove novas representações em Moçambique.
VIH

ONU. Países africanos têm de travar VIH em jovens

Só este ano, cerca de 67 mil crianças (até aos 9 anos) e 69 mil adolescentes (dos 10 aos 19 anos) foram infetados com VIH, sendo que mais de metade dos adolescentes (46 mil) eram raparigas.
Renamo

Moçambique. Cinco candidatos a líder da Renamo

O congresso junta 700 delegados e convidados e deverá debater, além da sucessão do presidente Dhlakama, as negociações de paz no país, a revisão dos estatutos e a eleição de um novo secretário-geral.
Angola

Angola. Polícia quer reduzir os índices criminais 

Os desafios para 2019 foram apresentados pelo Comandante-Geral da Polícia Nacional, Paulo de Almeida. A Polícia vai continuar a "pôr ordem" na cidade, com a retomada da "Operação Resgate", garante.
Cabo Verde

Cabo Verde. Incêndio deixa 11 famílias desalojadas

484
Uma criança de 5 anos morreu no seguimento do incêndio que deflagrou esta terça-feira à noite no Bairro da Esperança. O fogo foi provocado por uma vela acesa numa habitação e alastrou a outras casas.
Museus

Exposição. Obras públicas em Angola e Moçambique

"Colonizando África: Relatórios das Obras Públicas em Angola e Moçambique (1875-1975)". É o título da exposição que vai estar no Arquivo Histórico Ultramarino e que revela documentos inéditos.
Angola

Angola pede apoio aos empresários dos Emirados

O presidente angolano manifesta-se “otimista” em relação ao futuro de África. Acrescenta que o sonho do desenvolvimento “é realizável” se houver apoio dos outros países.
Moçambique

Moçambique. Porto de Maputo com mais capacidade

O aumento da capacidade do porto resulta de um investimento de 64 milhões de dólares. As obras no Porto de Maputo estão a cargo da empresa portuguesa Mota-Engil.
Moçambique

Moçambique. Petróleo e gás valem 587 milhões

Amélia Nakhare, presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, afirma que as receitas vão resultar da contratação de serviços pelas multinacionais que estarão envolvidas na prospeção.
Cabo Verde

Portugal financia projeto de agência de notícias

O projeto da agência cabo-verdiana, Inforpress, com duração de 20 meses e custo de 59.386 euros, terá um financiamento de 32.579 euros por Portugal. A agência Lusa irá ministrar as formações.
Angola

PR angolano: África tem de vencer três desafios

150
João Lourenço diz que África precisa de vencer 3 grandes desafios para se desenvolver, sendo eles acabar com o analfabetismo, eletrificar-se e industrializar-se, e fala em modelo sustentado como base.
Cabo Verde

Ministro assume culpa no caso dos quadros eróticos

O ministro da Cultura cabo-verdiano afirma que o culpado é quem promoveu a exposição e, por isso, assume a responsabilidade da polémica da retirada de quadros eróticos de uma exposição no parlamento.
Angola

Angola desmina pólo turístico com doação britânica

A província angolana do Cuando Cubango recebeu verba de 1,3 milhões de dólares para desminar a zona de implementação do pólo turístico KAZA. O projeto abrange cinco países africanos.
Rating

Moody's não muda ratings na África subsaariana

A agência de notação financeira não espera melhorar a qualidade do crédito em nenhum dos 21 países na África subsaariana. A Perspetiva de Evolução é, de forma geral, negativa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)