África

MPLA

PCP diz que mudança no poder do MPLA é "exemplar"

O PCP classifica como "exemplar" a transição em curso no poder no MPLA, em Angola, com João Lourenço a preparar-se para suceder a José Eduardo dos Santos na presidência do partido.
Angola

Especialistas dos EUA realizam cirurgias em Maputo

Uma equipa de 18 especialistas dos EUA, Brasil e El Salvador estão a partir de a realizar cirurgias oncológicas no Hospital Central de Maputo e no Hospital Geral de Mavalane, na província de Maputo.
Cabo Verde

"Todas as condições" para uma boa cimeira da CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, considerou hoje estarem criadas "todas as condições e o quadro político" para uma boa cimeira da CPLP.
Angola

Angola. Mais 35 milhões para manuais escolares

A decisão surge na sequência da abertura de um concurso público, por prévia qualificação, lançado pelo Ministério da Indústria, para a aquisição de material escolar, no valor de 219 milhões de euros.
Angola

Angola quer cortar subsídios às empresas públicas

O Governo angolano pretende cortar para metade os subsídios anuais às empresas do SEP e concluir a privatização de pelo menos 20 unidades não estratégicas, nos próximos quatro anos.
Cabo Verde

Cabo Verde. 30 mil com alimentação em risco

O diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, estimou em cerca de 30 mil as pessoas cuja segurança alimentar será afetada pela seca em Cabo Verde, menos que as previsões iniciais.
Cabo Verde

UE vai apoiar Cabo Verde com mais 10 milhões

O diretor-geral da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento da Comissão Europeia vai formalizar, na próxima semana, na ilha do Sal, o reforço de 10 milhões de euros de apoio orçamental.
Cabo Verde

Cabo Verde Airlines retoma normalidade em breve

Sem aviões desde o início do mês, a Cabo Verde Airlines estima regressar à normalidade na próxima semana. Sábado chegou um Boeing 757, adquirido em regime de lease operacional de longo termo.
Angola

Angola prevê dívida pública nos 60% do PIB em 2022

O Governo angolano prevê reduzir o rácio da dívida pública para 60% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2022, meta inicialmente inscrita nos objetivos governamentais para este ano.
Angola

Taxistas em Luanda contra preços dos combustíveis

Mais de 200 taxistas marcharam, em Luanda, em protesto contra a possível subida dos preços dos combustíveis no país, considerando que a medida poderá "encarecer ainda mais" a vida dos cidadãos.
Angola

Afreximbank avança com 500 milhões para Angola

O Afreximbank vai avançar com cerca de 500 milhões de dólares para Angola até final do ano nos setores da aviação e banca, anunciou o diretor do departamento de análise de crédito do banco.
Isabel dos Santos

Empresa associada a Isabel dos Santos fora de obra

115
O Presidente angolano excluiu duas empresas, uma das quais associada a Isabel dos Santos, do consórcio encarregue da construção, por mais de 4.500 milhões de dólares, da barragem de Caculo Cabaça.
África

Presidente da Eritreia já chegou à Etiópia

O Presidente da Eritreia, Isaias Afwerki, chegou este sábado à Etiópia para a primeira visita em 22 anos e na sequência da recente deslocação histórica do primeiro-ministro etíope a Asmara.
Moçambique

Seguradoras com medo de trabalhar em Moçambique

O diretor de operações da Agência Africana de Seguros Comerciais em África diz que instituições que fizeram seguros sobre os empréstimos a empresas públicas estão "muito relutantes" em voltar ao país.
Petróleo

Luanda acolhe conferência de petróleo em novembro

O diretor executivo da AMEDTrade diz que Luanda vai acolher em novembro um encontro sobre o desenvolvimento dos conteúdos locais na produção de petróleo, repetindo a reunião de há dois anos.
Moçambique

Governo moçambicano quer importar sete mil animais

O Governo moçambicano aguarda pela transferência de sete mil animais selvagens de países vizinhos para os parques e reservas nacionais até 2019, diz a Administração Nacional das Áreas de Conservação.
RD Congo

ONU preocupada com a "violência bárbara" no Congo

Segundo Charlie Yaxley, o retorno à província de cerca de 150.000 pessoas que tinham sido obrigadas a fugir devido aos confrontos intercomunitários foi feito sob condições difíceis.
Angola

Angola já é autossuficiente em bebidas

Segundo a Associação das Indústrias de Bebidas de Angola, o setor continua a ser um dos mais desenvolvidos em Angola, contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento social e económico do país.
Angola

Província da Huíla pede medidas para combater seca

O governador da província da Huíla apelou ao Presidente angolano para a construção de represas e barragens como forma de minimizar as consequências da seca que afeta o sul de Angola.
Moçambique

Tabaco pode vir a apodrecer por falta de mercado

Produtores de tabaco dos distritos de Angónia e Macanga, na província de Tete, centro de Moçambique, arriscam-se a ver grandes quantidades de excedentes de tabaco a deteriorar-se.
Moçambique

Parlamento moçambicano discute leis eleitorais

A Assembleia da República de Moçambique marcou esta sexta-feira para os dias 18 e 19 de julho uma sessão extraordinária, adiada desde junho, para discutir nova legislação eleitoral.
Angola

Suíça desbloqueia 60 milhões de fundo angolano

As autoridades suíças desbloquearam 60 milhões de dólares do Fundo Soberano de Angola , de um montante total de 210 milhões de dólares bloqueados desde abril por suspeitas de lavagem de dinheiro.
Moçambique

Governo acusado ocultar operações financeiras

O Centro de Integridade Pública, organização da sociedade civil moçambicana, acusou o Governo de ocultar operações financeiras importantes, assinalando que tem comprometido a política fiscal.
Angola

Inflação em Angola no valor mais baixo desde 2016

A taxa de inflação mensal em Angola caiu ligeiramente em junho, para 1,26%, colocando o acumulado dos últimos 12 meses nos 19,5%, o mais baixo dos últimos dois anos, indicam dados do INE.
Mundial 2018

Deputados usam fundos públicos para ir ao Mundial

Um grupo de 14 deputados e seis senadores do Quénia usaram fundos públicos em deslocações à Rússia onde assistirem aos jogos do campeonato mundial de futebol, noticiou o jornal The Star, de Nairobi.
Angola

Professores angolanos com horário de 37 horas

Os professores do ensino geral em Angola vão ser obrigados a ter um regime de exclusividade e a um horário de trabalho de 37 horas semanais, de acordo com o novo estatuto da carreira docente.
Angola

Angola introduz IVA em 2019

O Governo angolano propõe aplicar uma taxa única de 14% na introdução no país do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) a partir de 2019, mas prevê a isenção para alguns produtos.
Angola

Governo angolano quer 25 mil professores até 2022

Cerca de 25 mil professores angolanos deverão frequentar e concluir, entre 2018 e 2022, programas de formação contínua para melhoria e atualização de competências.
CPLP

Nova presidência pode ser "momento de viragem"

A próxima cimeira da CPLP vai acolher pelo menos seis novos membros observadores, o que, para o chefe da diplomacia cabo-verdiana, significa um momento de viragem para a consolidação da organização.
Angola

Angola. Responsável do fisco em prisão preventiva

Nickolas Neto negou que tivesse sido ele a dar a orientação sobre como deveria ser distribuído o dinheiro às pessoas, que supostamente participaram do processo de redução da dívida fiscal da TECNIMED.
Renamo

UE felicita presidente de Moçambique e Renamo

A UE entende que o consenso entre Filipe Nyusi, e o coordenador da Comissão Política da Renamo, em matéria de assuntos militares, mostra "vontade de realizar progressos tangíveis".
Renamo

Portugal saúda acordo para desarmamento da Renamo

Para o executivo português, este entendimento "marca uma etapa decisiva no processo de paz sabiamente iniciado pelo Presidente Nyusi e pelo falecido presidente da Renamo, Afonso Dhlakama".
Moçambique

Entrada de estrangeiros aumenta 24% em seis meses

A entrada de estrangeiros em Moçambique aumentou 24% durante o primeiro semestre deste ano face ao mesmo período de 2017, anunciou esta quinta-feira o Serviço Nacional de Migração.
Moçambique

Linhas aéreas assinam acordo e prolongam rotas

A linha aérea Air Botswana assinou um acordo com as Linhas Aéreas de Moçambique, prolongando a sua rede de rotas, segundo anunciou um responsável de comunicação da transportadora moçambicana.
São Tomé e Príncipe

Presidente quer mais observadores nas eleições

O Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho prometeu "fazer tudo" para que as próximas eleições marcadas para 7 de outubro sejam supervisionadas por um "maior número de observadores externos".
Moçambique

Moçambique. CNE admite autárquicas a 10 de outubro

A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique considera que será possível realizar as eleições autárquicas a 10 de outubro deste ano, caso a Assembleia da República aprove a nova legislação eleitoral.
Angola

Angola. Nova quebra na produção de petróleo

A produção petrolífera angolana voltou às quebras em junho, equivalente a 88.300 barris diários no espaço de um mês, afastando-se da Nigéria, que consolidou a liderança entre os produtores africanos.
Angola

Angola. Reservas do banco central voltam a cair

O volume de depósitos em moeda nacional e estrangeira dos bancos comerciais angolanos sob reserva do Banco Nacional de Angola caiu em junho, cerca de 3%, a segunda quebra mensal em 2018.
Moçambique

Estado moçambicano condena ataques armados

O Conselho de Estado de Moçambique condenou os ataques que têm sido protagonizados por homens armados no norte de Moçambique, defendendo ser necessário um estudo profundo sobre as causas da violência.
Angola

Angola prepara pagamentos a empresas portuguesas

Segundo Eurico Brilhante Dias há um compromisso do Banco Nacional de Angola, nos valores de maior montante a transferir para Portugal e de um "acompanhamento personalizado de cada caso" e empresa.
Moçambique

Graça Machel no Conselho de Estado de Moçambique

O Presidente moçambicano deu posse a Graça Machel e também a Isac Chande e Rahil Kan como novos membros do Conselho de Estado. Continua livre o lugar deixado vago pelo ex-líder da Renamo.
Religião

Ismailis: a fé que chegou via Moçambique /premium

308
No final da década de 70 a comunidade ismaelita que estava em Moçambique rumou a Portugal, por indicação de Aga Khan. Malik e Cheinaz voltaram para Maputo que não conheciam, mas era lá tinham raiz.
Diplomacia

Angola e Portugal: é tempo de "relação de amor"

O Jornal de Angola publicou um editorial onde refere que portugueses e angolanos têm interesse numa boa relação entre os dois países e que podem agora estabelecer "uma relação de amor".
Angola

75 detidos e dezenas de apreensões em Luanda

O Serviço de Investigação Criminal de Angola anunciou a detenção de 75 suspeitos por vários crimes, no âmbito de operações de combate à criminalidade violenta realizadas nas últimas três semanas.
Angola

Angola retirou 6% do dinheiro de circulação

Angola retirou mais de 6% do dinheiro em circulação física no país entre maio e junho, equivalente a 28.870 milhões de kwanzas (quase 100 milhões de euros), indicam dados oficiais.
Angola

Angola. Sindicato dos professores denuncia pressão

O Sindicato dos Professores Angolanos (Sinprof) denunciou alegadas pressões dos governos provinciais no processo de recrutamento de 20 mil docentes.
Cabo Verde

Cabo Verde. Companhia aérea TACV cancela 52 voos

A companhia aérea cabo-verdiana TACV cancelou 52 voos desde a semana passada, por falta de aviões, afetando cerca de 7.550 passageiros, divulgou a empresa.
Angola

Angola e Portugal acertam fim da dupla tributação

O Governo angolano anunciou que está em fase de conclusão uma convenção para acabar com a dupla tributação entre Angola e Portugal, considerado essencial pelos empresários dos dois países.
África

Afreximbank anuncia apoio ao comércio africano

O presidente do Banco Africano de Exportações e Importações, Benedict Oramah, anunciou uma verba de 25 mil milhões de dólares para promover o comércio entre os países africanos.
Moçambique

Criança albina no norte de Moçambique

Uma criança albina, de 10 anos, foi raptada por desconhecidos na cidade de Lichinga, província de Niassa, norte de Moçambique, noticiou o diário Notícias de Maputo.
Moçambique

Moçambique. Polícia reforça controlo de circulação

A Polícia da República de Moçambique em Nampula, norte do país, reforçou o controlo de circulação de pessoas nas fronteira com a província de Cabo Delgado, onde aldeias têm sido atacadas.
Angola

António Costa em Angola a 17 e 18 de setembro

Confirmação da data para a deslocação do primeiro-ministro a Luanda foi feita em Bruxelas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.
Moçambique

Duas pessoas mortas no norte de Moçambique

Um grupo armado matou duas pessoas, feriu dois agentes das autoridades e roubou armamento na noite de terça-feira em Quisingule, aldeia remota do norte de Moçambique.
Direitos Humanos

O pesadelo da prisão de Ogaden

328
Na Etiópia, a prisão de Ogaden foi alvo de um relatório da Human Rights Watch que denunciou o terror vivido dentro das celas. São testemunhos de mutilação e atos sádicos contra a integridade humana.
Cabo Verde

CPLP. Cabo Verde quer avanços na mobilidade

Cabo Verde sucede ao Brasil na presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), posição que será assumida na próxima conferência da organização, que se realiza na Ilha do Sal.
Paz

África. Abraço histórico de líderes define paz 

Depois de 20 anos de conflitos e de famílias separadas, os líderes da Eritreia e Etiópia partilham um abraço que define a paz nos dois territórios da região do Corno de África.
Angola

Luanda. Empresas portuguesas esperam o melhor ano

O clima em Angola é de mudança, economicamente mais favorável com o aumento das receitas da exportação de petróleo, e isso, garantem as empresas, vive-se nos negócios.
País

Portugal vê relações com Angola num "momento novo"

O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, iniciou o primeiro de dois dias de visita a Angola. Reuniões com vários membros do Governo angolano na agenda.
Moçambique

Maputo isenta petrolíferas de inscrição na bolsa

O Governo moçambicano decidiu isentar as multinacionais petrolíferas da obrigatoriedade de inscrição na Bolsa de Valores de Moçambique.
República Centro Africana

General português será 2º comandante da ONU na RCA

O major-general do Exército Marco Serronha vai assumir cargo de 2.º comandante da missão militar da ONU na República Centro Africana. Contingente português conta com 159 militares.
África

África Ocidental em apuros para pagar dívida

Segundo a Moody's, o Quénia é o país que tem o maior peso da dívida face à riqueza do país, enquanto o Ruanda foi o que teve a acumulação mais rápida de dívida.
África do sul

África do Sul. Queda de avião faz pelo menos morto

Uma pessoa morreu e 19 outras ficaram feridas na queda de uma avião em Pretória, perto do aeroporto de Wonderboom. Desconhecem-se, para já, as causas da queda.
TAP

TAP prestes a recuperar divisas retidas em Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que Angola está a tomar medidas para permitir o acesso de empresas portuguesas a divisas internacionais, devendo resolver "brevemente" o problema da TAP.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)