África

Moçambique

Ciclone já provocou 446 mortes em Moçambique

Em atualização
O balanço da passada sexta-feira apontava para 293 mortes, mas as autoridades avisaram que o número ia subir. Em dois dias, já aumentou para 446. Sete portugueses voltam este domingo para Portugal.
República Centro Africana

Guterres pede aceleração da paz na RC Africana

O secretário-geral da ONU instou os signatários do acordo de paz na República Centro-Africana "a acelerar a sua aplicação", um dia após a formação de um novo Governo.
Terrorismo

Ministro entre as 5 vítimas de ataque terrorista

O ministro do Trabalho da Somália é uma das cinco vítimas mortais contabilizadas até agora em consequência do ataque levado a cabo contra um edifício do governo na capital, Mogadíscio.
Música

Música do Duo Ouro Negro recordada em abril

Vários músicos juntam-se no dia 20 de abril, no Casino Estoril para celebrar a música e o legado de Duo Ouro Negro, constituído em 1956 em Angola, e que foi "pioneiro no multiculturalismo".
Somália

Duas explosões e troca de tiros em Mogadíscio

Duas explosões, seguidas de tiros, foram ouvidos numa rua em Mogadíscio, onde estão localizados os ministérios do governo somali, revelaram fontes policiais e testemunhas.
Angola

Angola recuperou mais de 2 milhões de euros

A Procuradoria-Geral da República angolana disse que o Estado recuperou mais de 2 milhões de euros do Fundo Soberano de Angola sob gestão do empresário Jean-Claude Bastos de Morais e da sua empresa.
Futebol

Wilson Eduardo põe Angola na fase final da CAN2019

Um golo do futebolista do Sporting de Braga Wilson Eduardo colocou hoje Angola diretamente na fase final da Taça das Nações Africanas (CAN2019), ao vencer 1-0 a seleção do Botsuana em Francistown.
Moçambique

Moçambique. Vinte acusados por dívidas ocultas

Procuradoria-Geral da República de Moçambique remeteu ao tribunal acusações contra 20 arguidos por prática de crime na operação de contração de dívidas ocultas a favor de três empresas do Estado.
Argélia

Argélia. Protesto contra Bouteflika enche as ruas

As manifestações sem precedentes contra Bouteflika, no poder há 20 anos, têm sido pacíficas, com exceção de confrontos isolados em Argel à margem dos protestos. Presidente argelino não se recandidata.
Moçambique

Papa nomeia missionário português como bispo

891
O papa Francisco nomeou Diamantino Guapo Antunes como bispo da diocese moçambicana de Tete. Este é o primeiro missionário português do Instituto Missionário Consolata a ser eleito bispo.
Angola

UNITA critica propaganda sobre batalha de Cuito

o líder da UNITA referiu que o Dia da Libertação da África Austral constitui "um elemento de referência propagandístico" que "não faz sentido celebrar" num contexto de reconciliação nacional.
Moçambique

Concerto solidário com Selma Uamusse e Gisela João

1.076
Vários artistas juntam-se este domingo na Galeria Zé dos Bois, no Bairro Alto, para uma tarde solidária. O lucro reverterá na íntegra para o auxílio da população moçambicana.
Gana

Gana. 60 mortos em colisão entre 2 autocarros

O acidente aconteceu por volta das 02h desta sexta-feira na região Bono Leste, a 430 quilómetros da capital do Gana. os autocarros seguiam em direções opostas e cada um transportava 50 pessoas.
Moçambique

Moçambique. Número de mortes sobe para mais de 400 - como aconteceu

218
A contagem de vítimas mortais do ciclone tropica Idai não pára de subir. Este sábado, o número voltou a subir: há já registo de mais de 400 vítimas mortais, anunciou o governo local.
Moçambique

Beira. Primeiro avião C-130 chega esta sexta-feira

169
O primeiro de dois aviões C-130 com apoio português às vítimas do ciclone Idai, chega esta sexta-feira a Moçambique. O avião transporta fuzileiros, elementos do Exército, e da Força Aérea.
Moçambique

Idai. ONG denuncia aproveitamento da tragédia

10.778
Os alimentos custam o dobro e há empresas externas a exigir o triplo pelo aluguer de um helicóptero, denuncia a Organização Não Governamental Esmabama, que apoia cerca de 500 mil pessoas em Moçambique
Moçambique

Moçambique. Saiba como ajudar vítimas do ciclone

2.183
Há várias organizações que estão a recolher fundos e bens para ajudar as vítimas do ciclone Idai, que matou pelo menos 242 pessoas em Moçambique e que afetou milhões de pessoas. Saiba como ajudar.
Angola

Acordo sobre transporte aéreo com Angola aprovado

O Conselho de Ministros aprova acordo sobre transporte aéreo entre Portugal e Angola. O acordo fixa o "enquadramento jurídico e formal" à exploração de rotas entre os dois países.
Angola

Banco central admite falhas em bancos angolanos

O Banco Central de Angola admitiu que algumas instituições bancárias do país não têm mecanismos suficientes para avaliar e monitorar o risco do cliente.
Angola

Angola. 21.500 menores separados das famílias

Quase metade fugiu da violência na República Democrática do Congo: 725 registadas como abandonadas pelos familiares, 158 que se perderam, 76 acusadas de feitiçaria e 348 discriminadas por VIH.
Moçambique

O que tornou o ciclone Idai tão devastador? /premium

605
Idai levantou a água do oceano e despejou-a em cima de Moçambique durante uma semana seguida. Já não é ciclone, mas ainda não deu tréguas. É um fenómeno raro que o aquecimento global está a piorar.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos perde poder na Unitel

Empresária angolana mantém-se na administração da empresa e como acionista de referência, mas fica sem qualquer pelouro. Unitel tem novo diretor-geral, o português Miguel Geraldes.
Moçambique

Ciclone Idai faz 242 mortos em Moçambique - como aconteceu

1.933
O escritor defendeu que a tragédia, maior do que a de 2000, está a deixar a nu as "fragilidades" do país. Na Beira, centenas queixaram-se da fome. Rio Save transbordou e pôe em risco 5.000 famílias.
Fundo Monetário Internacional

Economia de São Tomé e Príncipe enfrenta pressão

O Fundo Monetário Internacional advertiu que a economia de São Tomé e Príncipe está "sob uma imensa pressão", com uma "subida vertiginosa" da despesa e quebras da receita.
Moçambique

Os perigos que se seguem em Moçambique  /premium

403
O país tenta recuperar da destruição deixada pelo ciclone Idai mas a previsão de novas chuvas aumenta o risco de colapso de barragens. Os centros de saúde não funcionam e não há água potável.
Unitel

O novo diretor da Unitel promete "transição suave"

O novo diretor-geral da Unitel, Miguel Geraldes, pretende promover uma "transição suave" na maior operadora de telecomunicações em Angola, que desde terça-feira tem um novo conselho de administração.
Moçambique

Vídeo. Sobreviventes esperam resgate nos telhados

670
Mais de 350 mil pessoas estão bloqueadas em áreas inundadas, de acordo com o presidente de Moçambique. Aguardam socorro em todo o tipo de superfícies altas. O ciclone Idai já fez perto de 350 mortos.
Angola

Privatização da angolana TAAG ainda este ano

Angola quer lançar privatização parcial da companhia aérea este ano. Ministro dos transportes admite que plano de renovação de frota previa modelo da Boeing suspenso por razões de segurança.
Resolução do BES

Faltava informação para garantia de Angola ao BES

O Tribunal Administrativo de Lisboa diz ficou provado que "o BES não forneceu ao Banco de Portugal as informações necessárias à elegibilidade da mesma para efeitos prudenciais".
Angola

Pelo menos 3 pessoas morreram nas chuvas em Luanda

Das 3 vítimas, 2 fora arrastadas pela corrente da água e uma morreu por eletrocussão. Residências, igrejas, instituições de saúde e ensino estão inundadas devido às chuvas que caíram sobre Luanda.
Ébola

RD Congo. Ébola já matou mais de 600 pessoas

De acordo com os números oficiais, entre os 606 óbitos por ébola, 541 foram confirmados positivos em laboratório, enquanto nos casos de contágio, de entre os 968 registos, 903 foram laboratorialmente.
Moçambique

Moçambique. Há 30 portugueses por localizar - como aconteceu

522
Governo diz que há 30 pedidos de localização de portugueses na Beira que estão incontactáveis. Santos Silva afirma que não há, para já, registo de vítimas e vai enviar militares. Acompanhe ao minuto.
Moçambique

Equipa portuguesa a caminho da Moçambique

472
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas viajou para Moçambique para fazer um "diagnóstico rigoroso" sobre as condições da comunidade portuguesa naquele país.
Moçambique

Idai: Pessoas em cima das árvores com frio e fome

460
"Muitas pessoas morreram", uns levados pela corrente, "outros com frio", por não conseguirem sair totalmente da água enquanto esperavam por socorro, fosse em cima de árvores ou do teto de escolas.
Macau

Consulado recolhe fundos para apoiar Moçambique

A angariação de dinheiro deverá ter início na próxima semana e é provável que também sejam pedidos bens para enviar para Moçambique, adiantou o cônsul-geral.
Moçambique

Idai. Portugueses em alerta: "Vão abrir barragens"

3.064
Uma mensagem de voz está a circular entre a comunidade portuguesa dando conta de que as barragens do Zimbabué vão ser abertas e apelando à evacuação imediata. PM moçambicano fez alerta semelhante.
Moçambique

"Não há socorro". Moçambique desespera por ajuda

231.102
Mais de 200 pessoas morreram só em Moçambique, na sequência da passagem do ciclone Idai. O Programa Alimentar Mundial está a ter dificuldades para atender às inúmeras emergências.
Moçambique

CPLP pede apoio da lusofonia para Moçambique

O secretariado-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa apelou à concertação de esforços dos países da organização no apoio às populações afetadas pelo ciclone em Moçambique.
Angola

Isabel dos Santos reeleita para a Unitel

Isabel dos Santos foi reeleita por unanimidade para o conselho de administração da operadora angolana Unitel, para o período 2019/21, entrando a equipa em funções até 6 de maio próximo.
Angola

Governo detetou 148 cursos superiores ilegais

O governo angolano detetou cinco universidades e 148 cursos superiores ilegais desde 2018, legalizou 104 e deu um prazo às instituições para criarem condições para os restantes 44.
Brasil

Bolsonaro apoia Trump no muro com o México

Para o Presidente brasileiro "a maioria dos imigrantes não tem boas intenções" e, por isso, manifestou-se favorável à intenção de Donald Trump de construir um muro na fronteira com o México.
Desastres Naturais

Ciclone Idai, "o pior desastre do hemisfério sul"

7.119
Cerca de 50 quilómetros de território ficaram submersos após a passagem do ciclone Idai. UNICEF estima que há 260 mil crianças entre a população afetada. Há, pelo menos, 200 mortos, só em Moçambique.
Cabo Verde

Cabo Verde e Portugal assinam acordo de cooperação

Portugal e Cabo Verde assinaram um acordo de cooperação técnica que prevê 32 ações no próximos dois anos em diversas áreas. A primeira será já nas cerimónias de preparação do 25 de abril.
Desastres Naturais

Moçambique: Portugal mobiliza apoios

427
Em consonância com diversas entidades públicas e privadas moçambicanas, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que Portugal está a fazer um levantamento das capacidades de apoio a Moçambique.
Moçambique

Ex-embaixadora condenada a 10 anos de prisão

A ex-embaixadora Amélia Sumbana foi condenada pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo por ter desviado cerca de 440 mil euros entre 2009 e 2015, quando estava à frente da embaixada nos EUA.
Cabo Verde

Corredor vai levar produtos a Cabo Verde

O secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima de Cabo Verde sublinhou que corredor "irá permitir o acesso ao mercado regional e vice-versa, e também a nível cultural e social".
Angola

Direitos Humanos. EUA elogia avanços de Angola

Governo de Trump enalteceu os passos dados contra a corrupção, a favor da liberdade de expressão e a descriminalização da homossexualidade e referiu que Angola pode ser um exemplo na região.
Desastres Naturais

Idai. UE destina 3,5 milhões a países afetados

Do total, dois milhões serão fornecidos a Moçambique, um milhão ao Maláui e 500 mil euros ao Zimbabué. Bruxelas refere que a verba "será usada para fornecer apoio logístico para as pessoas afetadas".
Argélia

Milhares de argelinos protestam contra Presidente

Estudantes, professores universitários, médicos e enfermeiros manifestam-se no centro de Argel para pedirem, uma vez mais, o afastamento do Presidente Abdelaziz Bouteflika.
Navigator

Navigator rejeita dívidas da Portucel Moçambique

Em causa está a notícia da intenção de um consórcio de empresas que se diz credora da Portucel em avançar com um processo-crime contra a Navigator por prejuízos de mais de 44 milhões de euros.
Moçambique

Ciclone em Moçambique. Imagens e testemunhos /premium

456
José, Manuel, Rui ou Mehul não têm notícias da família há quatro dias. Telecomunicações estão inoperacionais. Números oficiais apontam para 84 mortes, mas presidente Nyusi fala em "mais de mil".
Moçambique

Marcelo diz que Portugal pode ajudar Moçambique

153
O Presidente refere o "balanço bem mais trágico e dramático do que inicialmente estimado, quer em enormes perdas de vidas humanas e de feridos, quer em destruições e perdas de bens", do Idai.
Desastres Naturais

Índia envia ajuda humanitária para Moçambique

163
A Índia vai enviar três navios com "alimentos, roupa e medicamentos" para a cidade portuária da Beira. A ONU estima que sejam precisos 35 milhões de euros para ajudar as vítimas do ciclone Idai.
Futebol

Rui Águas: Cabo Verde "podia ter feito melhor"

O treinador Rui Águas reconheceu que Cabo Verde "podia ter feito melhor" no apuramento para a Taça das Nações Africanas, mas ainda tem esperanças de marcar presença na prova.
Acidentes e Desastres

Idai. Secretário de Estado viaja para Moçambique

José Luís Carneiro viaja na terça-feira para o centro de Moçambique, devastado pelo ciclone Idai. O chefe de Estado moçambicano diz que poderá ter causado a morte de cerca de mil pessoas.
Moçambique

Moçambique. ONU pede ajuda para vítimas do ciclone

401
A agência que coordena a resposta humanitária da ONU em Moçambique pediu 35 milhões de euros para vítimas do ciclone Idai em Moçambique. Podem ter morrido mil pessoas.
Moçambique

Vídeo: Idai faz mais de 80 mortos só em Moçambique

415
O ciclone Idai destruiu 90% da cidade da Beira, em Moçambique, e deixou mais de 200 mortos por onde passou, afetando também o Zimbabué e Malaui.
Angola

Estado angolano deve milhões a empresa de água

Segundo o diretor da Empresa Pública de Águas de Luanda, a dívida acumulada da empresa ascende a cerca de 167 milhões de euros e, deste valor, 100,2 milhões de euros "são dos organismos do Estado".
Angola

Angola. UNITA reclama sobre nomeação de juízes

Em causa está a nomeação de pelo menos quatro juízes de tribunais superiores, realizada por João Lourenço há um ano. A UNITA considera que a nomeação viola a lei e a Constituição.
Moçambique

Idai: Presidente admite que pode haver mil mortos

8.951
Filipe Nyusi diz que Moçambique está a sofrer uma catástrofe. Ciclone Idai já provocou 84 mortos, mas presidente admite que pode haver mil óbitos e mais de cem mil pessoas em risco de vida.
Angola

Angola. Cientistas e financiamento são prioridades

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação angolana adiantou ainda que o país quer aproveitar "a mais valia que Portugal tem" para "reforçar a capacitação humana" na investigação.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Acidente faz 32 mortos e 78 feridos

A maioria das vítimas eram passageiros clandestinos menores de idade que viajavam no comboio que descarrilou no domingo na província do Kasai Central. As buscas foram suspensas durante a noite.
Angola

Buscas suspensas na mina da Huíla

A operação de resgate para encontrar garimpeiros que possam estar soterrados numa mina de ouro em Angola estão suspensas e não há previsão de quando serão retomadas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)