Dark Mode 94,9 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

África

África

HIV. 4500 novas infeções em raparigas por semana

Uma média semanal de 4.500 adolescentes e jovens, entre os 15 e os 24 anos, ficaram infetadas com HIV, no ano passado, na África Subsariana, onde as mulheres representaram 59% das novas infeções.
Moçambique

Moçambique. Escolas secundárias vão aumentar

Moçambique anunciou a meta de aumentar em 35%, nos próximos quatro anos, o número de escolas do ensino secundário no país, que considera estar em "desequilíbrio" para com número de escolas primárias.
Cabo Verde

Cabo Verde corta três milhões na função pública

O overno cabo-verdiano prevê cortar 1,4% da massa salarial da função pública inicialmente orçamentada para este ano. Orçamento Retificativo para 2020 começa esta segunda-feira a ser discutido.
Moçambique

Moçambique terá inquérito a orçamentos familiares

Após circularem vídeos nas redes sociais de indivíduos a visitar residências, o INE moçambicano avisou a população de que trata das equipas do Inquérito aos Orçamentos Familiares.
Moçambique

Antigo deputado da Renamo julgado a 10 de julho

Sandura Ambrósio, antigo deputado da Renamo, é julgado por alegado apoio financeiro à dissidência do braço armado do principal partido da oposição e acusado de crime de conspiração.
Coronavírus

Angola. Pandemia "destapou debilidades" de escolas

O Sindicato Nacional dos Professores angolano alertou para a falta de condições das infraestrututas escolares do país, onde foram verificadas falta de condições de biossegurança.
Coronavírus

Luanda. Voos limitados a 75% da capacidade

Voos estão limitados a 75% da capacidade da aeronave e a um terço da frequência habitual. A frequência normal só será restabelecida quando for decretado o fim da quarentena obrigatória.
Luanda Leaks

Isabel dos Santos diz-se disponível para colaborar

126
A empresária desmente o procurador-geral da República angolano que afirmou ter dificuldades em notificá-la. Isabel dos Santos afirma que "está e sempre esteve disponível a colaborar com a justiça".
Coronavírus

Cabo Verde usa 3% do novo Orçamento para a Saúde

Cabo Verde prevê usar 3% do novo Orçamento para reforçar o Sistema Nacional de Saúde. Incluindo a aquisição de um avião para garantir evacuações médicas, atualmente feitas por voos comerciais.
Angola

Covid e pobreza. Jovens marcham em Luanda

147
"Queremos cesta básica, não queremos rebuçado", ouviu-se no arranque do desfile, numa alusão à frase do ministro angolano do Interior que disse que a polícia "não estava para distribuir rebuçados".
Câmara Municipal de Oeiras

Moçambique. CM Oeiras e AKDN oferecem ventiladores

A Câmara Municipal de Oeiras, o distrito de Lisboa, e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) ofereceram esta sexta-feira dois ventiladores e milhares de máscaras a Moçambique.
Isabel dos Santos

Pitta Grós não obtém resposta de Isabel dos Santos

PGR angolano assume dificuldades em notificar Isabel dos Santos e deixa em aberto hipótese de emitir mandado de captura, admitindo não saber de momento onde é o seu domicílio.
Luanda Leaks

PGR: Isabel dos Santos tem de reconhecer ilícitos 

O procurador-geral da República angolano admitiu uma eventual negociação se Isabel dos Santos reconhecer a ilicitude dos seus atos, no processo contra a empresária angolana.
EFACEC

Efacec. Angola não perde com nacionalização

Interesses do Estado angolano foram salvaguardados na nacionalização da participação de Isabel dos Santos na Efacec e Portugal teve "atitude soberana", disse o procurador-geral da República de Angola.
Atletismo

Fuga ao doming culmina em suspensão de 4 anos

Maratonista queniano Wilson Kipsang, foi suspenso por 4 anos por "falsificação" e "falha de localização" ao doping. As fugas ao doping têm sido recorrentes no âmbito do atletismo queniano.
Diplomacia

Angola: Regresso de expatriados em progresso

O embaixador português em Luanda disse que tem abordado com o Governo angolano o regresso de portugueses ao país e felicita a intervenção do estado angolano no combate à pandemia.
Jornalismo

RSF exige "investigação imparcial" à ONU

Repórteres Sem Fronteiras afirmou que pediu a um grupo de trabalho da ONU a realização de uma "investigação independente e imparcial" ao desaparecimento do jornalista Ibraimo Mbaruco, em Moçambique.
EFACEC

Efacec. Nacionalização relacionada com cooperação

"De alguma forma", a nacionalização da Efacec está relacionada com a cooperação judiciária entre Angola e Portugal, afirmou o Presidente angolano, garantindo defender a justiça e não o rosto.
Coronavírus

Angola. Pais querem início de aulas em setembro

A Associação de Pais e Encarregados de Educação Amigos da Criança angolana defende que as aulas só devem começar em setembro, considerando que ainda não existem condições suficientes para tal.
Cabo Verde

Baixar IVA no turismo custa 3,5 milhões

O governo cabo-verdiano vai reduzir para 10% a taxa de Imposto sobre o Valor Acrescentado nas empresas do setor do turismo, representando uma quebra de receita fiscal.
Coronavírus

Moçambique. PR critica violência policial

O chefe de Estado avançou que as autoridades estão a responsabilizar os agentes acusados de abusos na implementação das medidas durante a pandemia, criticando a violência que foi observada.
Cabo Verde

Cabo Verde. PR recusa desinteresse face a África

O Presidente cabo-verdiano defende uma política mais forte, mais ativa e mais interveniente em organizações regionais como a União Africana e CEDEAO, rejeitando haver desinteresse.
União Africana

ONU. União Africana saúda Cristina Duarte

1296
Moussa Faki Mahamat, presidente da União Africana, felicitou a ex-ministra das Finanças de Cabo Verde pela sua nomeação como conselheira para África do secretário-geral das Nações Unidas.
Moçambique

Moçambique. Maior feira de negócios cancelada 

A 57.ª edição da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM), a maior do país, foi cancelada devido ao novo coronavírus.
Cabo Verde

Cabo Verde. Caixa Económica com lucro histórico

A Caixa Económica registou um lucro histórico de 8,5 milhões de euros em 2019, um aumento recorde de 98,55% face a 2018, mas não vai distribuir dividendos aos acionistas.
Angola

João Lourenço conversou com Cyril Ramaphosa

Chefes de Estado de Angola e da África do Sul conversaram sobre vários temas da atualidade, incluindo a pandemia de Covid-19, anunciou a Presidência angolana.
Moçambique

Renamo anuncia desmilitarização de 11 elementos

A Renamo anunciou que 11 elementos do grupo dissidente do partido acusado de protagonizar ataques no centro do país vão entregar armas, no âmbito da desmilitarização, desarmamento e reintegração.
Isabel dos Santos

Efacec deverá ficar nacionalizada até 2021

525
Estado vai comprar os 71,73% que a angolana detém na Efacec. Valor ainda por determinar apenas será pago quando ficar determinado quem é o titular da participação.
Coronavírus

Angola. Bengo e Bué aptas para reinício de aulas

Maioria das escolas conta com infraestruturas reabilitadas, com casas de banho e compartimentos com água corrente. Numa segunda fase serão adquiridos sabão, álcool gel, máscaras.
Moçambique

Moçambique. Morto comandante das Forças Armadas

O confronto de sábado foi o maior de que há relato em Cabo Delgado desde a ocupação por insurgentes da vila de Macomia, entre 28 e 30 de maio. O comandante morreu em combate durante o ataque.
Coronavírus

União Europeia. 80 milhões para o Norte de África

Financiamento destina-se à proteção dos migrantes, estabilização das comunidades locais e resposta à Covid-19. A Líbia é o maior beneficiário, seguindo-se da Tunísia e do Egito.
Moçambique

Professores moçambicanos saúdam regresso às aulas

Na terça-feira, o governo moçambicano anunciou a reorganização das escolas para o reinício faseado das aulas, considerando que as prioridades são garantir distanciamento e reforçar a higiene.
Dívida Pública

Dívida pública de Cabo Verde no máximo histórico 

O rácio da dívida pública era de 117,3% do PIB em abril de 2019 e este agravamento é explicado com o acréscimo imprevisto com despesas para reforçar o Sistema Nacional de Saúde devido à pandemia.
Luanda Leaks

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Fonte da Procuradoria-Geral da República angolana afirmou que "poderá não haver a emissão de um mandado de captura" se Isabel dos Santos estiver disposta a colaborar com a justiça.
Coronavírus

Cabo Verde. Credores aceitam moratória da dívida

Pedidos de moratória de pagamento do serviço das dívidas têm efeitos previstos a partir de julho e resultam numa diminuição de 36,1% em relação ao valor aprovado para o Orçamento de Estado 2020.
África

350 elefantes encontrados mortos no Botsuana

2068
Especialistas falam em extinção em massa numa zona não muito longe de habitações. Primeiras mortes foram registadas em maio, mas as amostras ainda não foram analisadas por causa da Covid-19.
Cabo Verde

Cabo Verde Airlines discute nova administração

A Cabo Verde Airlines convocou os acionistas para "deliberar sobre a nomeação dos novos membros dos órgãos sociais" e a sua remuneração. Companhia foi privatizada em 2019.
Coronavírus

Banca em Moçambique "bem preparada" para impacto

O analista revela que a atividade económica vai continuar a desacelerar este ano e que "o Fundo Monetário Internacional continua a acreditar que Moçambique vai ter um crescimento económico positivo".
Moçambique

Moçambique pode negociar com apoiantes da 'Jihad'

João Bernardo Honwana acredita que Moçambique pode criar condições para "uma negociação entre o Estado moçambicano e os cidadãos moçambicanos" que apoiem iniciativa "jihadista" no país.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe vê progressos com cautela

Representantes dos órgãos de soberania de São Tomé e Príncipe falam em "progressos" no combate à Covid-19 no país, mas alertam para que se continue a seguir, meticulosamente, as regras sanitárias.
Moçambique

LAM e grupo Air France/KLM vão partilhar bilhetes

Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e grupo Air France/KLM vão passar a partilhar bilhetes, ou seja, as conexões entre os voos serão realizadas sem ser necessário trocar de bilhete.
Cabo Verde

Cabo Verde. Reabertura de praias tem de esperar

As autoridades de saúde de Cabo Verde recomendaram prudência na reabertura das praias e pediram paciência às pessoas no sentido de aguardarem "um bocadinho mais", sobretudo em Santiago.
Moçambique

Moçambique: 3ª queda consecutiva da "prime rate"

A taxa de juro de referência de Moçambique a vigorar no mês de julho vai descer de 16,9% para 16,7%, a terceira queda consecutiva. Após a descida de 100 pb em junho, em julho nova queda de 20 pb.
Luanda

Luanda: Luta a 5 por concessão do porto de Luanda

Quatro empresas estrangeiras e uma de origem angolana concorrem à concessão, exploração e gestão do terminal multiusos do porto de Luanda. O vencedor é conhecido dentro de 60 dias.
Angola

Angola colabora com Portugal no combate ao tráfico

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos angolano afirmou que Angola e Portugal "colaboram permanentemente" no combate ao tráfico de pessoas, sobretudo crianças.
Banco Mundial

Banco Mundial nomeia nova diretora para Moçambique

Idah Pswarayi-Riddihough vai ocupar o cargo de diretora da delegação do Banco Mundial em Moçambique, Madagáscar, Maurícias, Comores e Seicheles, substituindo Mark Lundell, no cargo desde 2014.
Coronavírus

Cabo Verde com défice orçamental de 0,7%

Cabo Verde fechou as contas públicas até abril com um défice de 11,1 milhões de euros, 0,7% do Produto Interno Bruto, que resulta de uma quebra homóloga de 3,4% nas receitas do Estado, até abril.
Maputo

Insegurança alimentar agravada em Maputo

"Aproximadamente 15% da população de Maputo e Matola (365.000 pessoas) estão a enfrentar um cenário de crise", concluiu um relatório da Rede de Sistemas de Alerta Antecipado de Fome.
Angola

Angola. Governo autoriza reinício de 13 obras 

Projetos são considerados prioritários para setores marítimo e portuário, aeroportuário e ferroviário. Obras estavam paradas desde que foi declarado o estado de emergência no país, no final de março.
Cabo Verde

Cabo Verde. Taxa de desemprego dispara para 20%

Governo estima que a crise económica provocada pela Covid-19 irá levar à perda de 19.800 empregos e a taxa de desemprego disparará para os 19,2%. A situação afeta sobretudo o turismo.
Fitch

Cabo Verde, Angola e Moçambique com maior dívida 

183
A Fitch Ratings disse que entre os cinco países com um maior rácio da dívida sobre o PIB na África subsaariana estão Angola, Cabo Verde e Moçambique, todos acima de 100%.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Oposição anuncia moção de censura 

A oposição acusou ainda o governo de "não saber lidar" com a pandemia da Covid-19 e de ter feito uma gestão pouco criteriosa dos apoios externos para evitar a propagação e no combate a doença.
Colonialismo

Rei da Bélgica "arrependido" da violência no Congo

501
Pela primeira vez um monarca da Bélgica admitiu os atos de "violência e crueldade" na República Democrática do Congo. Carta enviada ao presidente fala de "arrependimentos" do tempo colonial.
Moçambique

Mocímboa da Praia: cenário de "grande destruição"

Um empresário do ramo hoteleiro com interesses em Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, disse à Lusa que a vila está sem eletricidade, água e telecomunicações.
Angola

MPLA proibido de passar mensagens sobre corrupção

O presidente do MPLA afirmou que o partido "está proibido de passar mensagens erradas" sobre corrupção em Angola, deixando recados às vozes críticas da luta contra a corrupção.
Cabo Verde

TradeInvest prevê investimentos de 1.000 milhões

A Cabo Verde TradeInvest é a agência responsável pela tramitação dos projetos, uma espécie de front office do Estado e o investidor. A aprovação dos projetos é feita pelo governo.
Angola

Angola. Medidas de coação de "Kangamba" revogadas 

Apesar de "Kangamba" estar obrigado a apresentar-se à autoridades, em função das medidas de coação, teve as suas ausências justificadas por documentos médicos e carta que dirigiu à DNIAP.
Cabo Verde

Cabo Verde. Dívida pública aumenta 3,5%

Cabo Verde está a enfrentar a maior recessão económica do país. Vice-primeiro-ministro estima que a dívida pública do país chegue aos 150% do PIB até 2021, mas afasta medidas de austeridade.
Angola

Angola e General Electric com audiência nos EUA

Em causa está uma ação intentada pela empresa Aenergy, que acusa várias entidades angolanas de rescisão de contratos, violações da lei internacional, expropriação ilegal e enriquecimento ilícito.
Angola

Angola. Supremo retoma caso "500 milhões" 

O caso refere-se a uma suposta transferência ilegal de 500 milhões de dólares do BNA para uma conta no exterior. Entre os arguidos está o filho do ex-presidente angolano, José "Zenu" dos Santos.
Luanda Leaks

Sindika Dokolo assume desejo de acordo com Luanda /premium

188
Em entrevista a rádio angolana, o marido de Isabel dos Santos fala em apoio da UNITA ao sogro, ataca Lourenço e dá detalhes do negócio da Galp. E admite que o casal está a tentar negociar com Luanda.
Moçambique

Moçambique desmantela rede de tráfico de gemas

Autoridades moçambicanas desmantelaram redes de tráfico de pedras preciosas em Montepuez, província de Cabo Delgado, e apreenderam mais de quatro toneladas de vários minérios.
Coronavírus

África. FMI prevê quase 40 milhões na pobreza

189
O Fundo Monetário Internacional piorou a previsão de crescimento para a África subsaariana, antecipando uma recessão de 3,2% e prevendo quase 40 milhões de pessoas em pobreza extrema.
MPLA

Bureau do MPLA vai analisar calamidade pública

O Bureau Político do MPLA reúne-se na terça-feira, para analisar temas internos, bem como as implicações da calamidade pública declarada em Angola por causa da Covid-19.
Moçambique

Moçambique investe 6 milhões de euros em pontes

O governo moçambicano adquiriu 26 pontes metálicas móveis, no valor de seis milhões de euros, para responder a eventuais cortes de estrada no país durante a próxima época chuvosa.
Coronavírus

Moçambique. OMS reforça capacidade de diagnóstico

Um novo aparelho de testagem vai ser entregue esta segunda-feira para identificar e quantificar, numa única reação e em simultâneo, "múltiplos organismos patogénicos", incluindo vírus e bactérias.
Moçambique

Moçambique debate estado de emergência no país

Apenas os deputados dos círculos eleitorais estarão presentes no parlamento para a discussão da prorrogação do estado de emergência, os restantes irão participar através de videoconferência.
Rep Democrática do Congo

Congo. Detido ministro da Justiça

Célestin Tunda Ya Kasende está acusado do ato de "falsificação e recurso a falsificação" . Acabou por ser libertado poucas horas depois de ter sido detido em Kinshasa.
Moçambique

Cabo Delgado. População foge de novos confrontos

Militares moçambicanos estão a combater grupos armados que se supõe serem os mesmos que em 23 de março ocuparam a vila costeira durante um dia, numa ação depois reivindicada pelo Estado Islâmico.
Moçambique

Jornalistas acusados de violar segredo de Estado

Em causa está a publicação de um alegado acordo assinado entre os consórcios que vão explorar gás natural na bacia do Rovuma e o Governo moçambicano sobre a segurança das operações das multinacionais.
Cabo Verde

Cabo Verde prepara-se para o turismo

As duas principais ilhas turísticas de Cabo Verde, Sal e Boa Vista, vão contar com centros de tratamento para Covid-19, num projeto que envolve o Governo cabo-verdiano e os operadores turísticos.
Luanda

Isabel dos Santos diz não ter sido chamada

A empresária angolana Isabel dos Santos afirma nunca ter sido notificada nem chamada a comparecer pela Justiça portuguesa, denunciando que os pedidos de informação não tiveram resposta.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos: mandado é injustificado

Fonte oficial de Isabel dos Santos diz que tem havido "plena e absoluta disponibilidade" para estar em contacto com os tribunais, defendendo que a emissão de um mandado de captura "é injustificada".
Angola

Portugal preocupado com trabalhadores "essenciais"

309
Muitos portugueses que trabalham em Angola e viajaram para Portugal em março não conseguiram regressar a Luanda, depois de o país africano encerrar o espaço aéreo, a 20 de março, para conter o surto.
Coronavírus

Cerca sanitária de Luanda é prolongada

Retoma de voos entre Portugal e Angola está prevista para 30 de junho. Quarentena e exigência de testes que podem chegar aos 300 euros para quem regressa ao país africano inquieta portugueses.
Cabo Verde

PAICV retira confiança ao presidente do parlamento

O presidente da Assembleia Nacional deixou esta quinta-feira de ser reconhecido pela bancada do PAICV, que o acusou de falta de imparcialidade e de "tentar destruir" a imagem da presidente do partido.
Angola

Prisões. Angola perspetiva reduzir sobrelotação

As seis unidades prisionais em construção nas províncias de Luanda, Cuanza Sul, Malanje e Huambo, vão permitir o descongestionamento dos estabelecimentos penitenciários.
Coronavírus

Cabo Verde. Agências de viagens aplaudem layoff

Com esta medida, os trabalhadores recebem 70% do seu salário bruto, que será pago em partes iguais pela entidade empregadora e pelo Estado, através do Instituto Nacional de Previdência Social.
IURD

Angola. Processo-crime sobre pastores da IURD 

A polícia angolana foi chamada a intervir na madrugada de quarta-feira num dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda, tendo conduzido até à esquadra 5 pessoas, que foram libertadas.
Cabo Verde

Cabo Verde. Preventiva para 19 detidos em operação

17 homens foram detidos no sábado, na localidade de Achada Grande Trás, e mais dois na segunda-feira, no mesmo bairro, suspeitos da prática dos vários crimes, nomeadamente homicídios e motim.
Moçambique

Moaçmbique. Desarmamento da oposição num ano

O processo de desmobilização e reintegração na sociedade faz parte do acordo de paz assinado em 2019 entre o governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana, principal partido da oposição.
Cocaína

África. Apreensões sugerem expansão da cocaína

A ONU aponta que "apreensões significativas em países em África em 2019 sugerem que o total de cocaína apreendida pode ter alcançado um recorde histórico superior a 20 toneladas".
Cabo Verde

Cabo Verde. Crédito à economia atinge máximo 

Os bancos comerciais que operam no país registavam no final de 2019 um total de 126.437 milhões de escudos (1.142 milhões de euros) de crédito à economia, um crescimento de mais de 3%.
Luanda Leaks

Luanda Leaks. CMVM investigou 138 transações

124
Os restantes seis processos continuam em curso, cabendo ao Conselho de Administração do regulador decidir se seguem para ação sancionatória, para apuramento de contraordenações.
Migrantes

Mais de 70 migrantes chegaram a Lampedusa num dia

Mais de 70 migrantes tunisinos, de quatro embarcações, desembarcaram na quarta-feira na ilha italiana de Lampedusa, entre Malta e a Tunísia e situada na rota migratória do Mediterrâneo Central.
Angola

Cabinda. Exército acusado de matar 3 civis

A FLEC disse ainda ter informações de que as forças armadas estão a realizar atualmente "uma operação de grande envergadura contra a população civil cabindesa nas localidades fronteiriças".
Angola

Angola quer mais rapidez no bloqueio de contas

Ministro do Interior angolano afirma ser urgente ver ultrapassada a "demora na emissão de ofícios dirigidos às operadoras de telefonia móvel", bem como aos bancos, sobretudo em casos de defraudação.
Luanda Leaks

PGR admite mandado de captura a Isabel dos Santos

A Procuradoria-Geral da República admitiu a possibilidade de avançar, "em coordenação com as entidades judiciárias portuguesas", para a emissão de um mandado de captura contra Isabel dos Santos.
Coronavírus

Tribunais retomam atividade em Cabo Verde

A medida consta da lei publicada na terça-feira, que revoga a suspensão dos atos processuais no país, que entrou em vigor em abril, aplicando-se desde então o regime de férias judiciais.
Moçambique

Moçambique. Portugal apoia se Maputo pedir

1422
O ministro da Defesa Nacional admitiu o apoio de Portugal a Moçambique face à situação no norte do país e dos grupos armados.
Coronavírus

Layoff simplificado em Cabo Verde prolongado

O layoff simplificado vai ser prolongado até setembro para alojamento, restauração, agências de viagens, animação turística e transportes. Já a taxa de IVA no setor vai ser reduzida para 10%.
Angola

Angola quer diálogo com minorias religiosas

Angola quer "fomentar o diálogo" com as minorias religiosas, "particularmente com a comunidade muçulmana". O país africano conta atualmente com 84 igrejas registadas e mais de mil não reconhecidas.
Coronavírus

Cabo Verde investe no reforço de laboratórios

Os dois laboratórios em funcionamento em Cabo Verde têm processado mais de duas centenas de amostras diárias, devido ao aumento de casos de Covid-19 no arquipélago nos últimos dias.
Coronavírus

FMI duplica previsão de recessão para África

O FMI antevê que as economias africanas tenham uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,2%, devido aos impactos económicos e de saúde da pandemia da Covid-19.
Renamo

Renamo pede acolhimento dos guerrilheiros

O presidente da Renamo, principal partido da oposição moçambicana, pediu esta terça-feira o acolhimento nas comunidades dos guerrilheiros do braço armado da sua organização.
Coronavírus

Angola. Médicos acusam ministra de "tortura"

O Sindicato Nacional dos Médicos de Angola acusou a ministra da Saúde de promover "tortura psicológica", acrescentando que está a preparar "uma mega manifestação" pela integração de todos.
Coronavírus

África do Sul anuncia ensaio de possível vacina

A África do Sul vai começar a testar esta semana uma possível vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Esta é a primeira iniciativa do género em África.
Coronavírus

INE moçambicano regista quebras na economia

No primeiro trimestre deste ano, o fluxo de hóspedes decresceu 15,5% face ao mesmo período de 2019. O volume de negócios do setor da restauração decresceu 20,5%.
Moçambique

Seis membros dos grupos armados foram abatidos

122
As autoridades moçambicanas abateram seis membros dos grupos armados que têm protagonizado ataques em Cabo Delgado e identificaram uma vala comum com corpos dos insurgentes em Mocímboa da Praia.
África do sul

Julgamento de Jacob Zuma adiado novamente

O início do julgamento do antigo Presidente da África do Sul Jacob Zuma, acusado num caso de suborno com mais de 20 anos, foi adiado pela terceira vez, para dia 8 de setembro.
IURD

IURD em Angola diz xenófoba a ocupação dos templos

Na segunda-feira, um grupo de pastores angolanos da IURD tomou a direção de vários templos, incluindo 30 em Luanda, afastando a gestão brasileira com a qual rejeitam "qualquer tipo de negociação".
Migração

Migração. Governo mantêm contactos com Marrocos 

Portugal continua em contacto com Marrocos no sentido de avaliar eventuais fluxos migratórios irregulares que atinjam o território português, afirmou o ministro da Administração Interna.
Coronavírus

Cabo Verde. Telemóveis vão alertar sobre infetados

O aplicativo de rastreamento de casos e contactos por telemóvel foi desenvolvido por um consórcio internacional, que deixou o protocolo aberto para ser utilizado pela comunidade internacional.
Moçambique

Deslocados por causa de ataques precisam de abrigo

O abrigo é o maior desafio e a maior necessidade dos deslocados devido a violência armada em Cabo Delgado, norte de Moçambique, onde se contabiliza 211 mil pessoas deslocadas.
Coronavírus

Moçambique regista o quinto óbito. 733 infetados

Moçambique registou a quinta morte e 45 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de 688 para 733, anunciou o Ministério da Saúde.
Coronavírus

Mais 27 casos em Cabo Verde. Total sobe para 890

Cabo Verde registou mais 27 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, 25 dos quais na ilha do Sal, elevando o total acumulado nacional para 890, desde 19 de março.
Moçambique

AI acusa Moçambique de ter refugiados em prisão

A Amnistia Internacional (AI) acusou as autoridades moçambicanas de manterem em prisão e em condições desumanas, há 18 meses, 16 refugiados e requerentes de asilo.
Cabo Verde

Cabo Verde. 17 detidos por homicídio e motim

Uma megaoperação liderada pela Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde, com mais de 270 agentes e militares, levou à detenção, na Praia, de 17 suspeitos de vários crimes, nomeadamente homicídios e motim
Negócios

Terra de grandes oportunidades… para os outros

286
A propensão portuguesa, para a celebração de contratos ruinosos com estrangeiros parece estar a revelar-se de tal modo recorrente que, provavelmente, também é um novo normal, como a pandemia.
Coronavírus

Portugal prepara voo humanitário para Moçambique

124
Portugal já recebeu das autoridades moçambicanas a autorização necessária para realização de um voo humanitário com o apoio do Estado, de Lisboa para Maputo, informou o Governo.
Moçambique

Moçambique. Desmantelada base de grupos armados 

Durante a operação, as Forças de Defesa e Segurança neutralizaram um número não divulgado de insurgentes e apreenderam vários bens usados durante as suas incursões.
Sonangol

Quatro mortos em acidente na Sonangol

A colisão envolveu um camião que transportava combustível e um carro e terá provocado o despiste do camião para uma zona onde estavam a ser feitas queimadas, resultando num incêndio imediato.
Nações Unidas

Quénia eleito para o Conselho de Segurança da ONU

O Quénia foi eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas para ocupar o único lugar dos países africanos no Conselho de Segurança da ONU entre 2021-2022.
Costa do Marfim

Deslizamentos fazem 13 mortos na Costa do Marfim

Pelo menos 13 pessoas morreram e várias foram dadas como desaparecidas após um deslizamento de terras na cidade de Anyama, nos subúrbios de Abidjan, na Costa do Marfim.
Isabel dos Santos

Saída de Isabel dos Santos é "urgência absoluta" /premium

108
Cercada pela banca, a Efacec vive dias difíceis desde o Luanda Leaks. Ângelo Ramalho, CEO da empresa, diz que é urgente a saída de Isabel dos Santos. "Tudo se resolve a partir daí".
Coronavírus

EuroAtlantic Airways. Voo entre Lisboa e São Tomé

Além de passageiros, o voo esta quinta-feira anunciado vai também transportar sete toneladas de carga humanitária, médico-hospitalar e medicamentos.
Sob Escuta

Efacec asfixiada pela banca desde o Luanda Leaks

129
Ângelo Ramalho, o CEO da Efacec, diz que os bancos, credores da principal investidora na empresa, Isabel dos Santos, estão a negar qualquer financiamento. "É um quadro asfixiante".
Coronavírus

África. Dexametasona pode ser uma pequena vitória

"Não é a bala mágica. O que sabemos é que reduziu a mortalidade" e que é um medicamento barato, disponível em África e cuja segurança já foi testada, afirmou o diretor do África CDC.
Noticiário

7h. Luanda Leaks. "Efacec tem bloqueio bancário"

CEO da EFACEC diz que há "30 manifestações de interesse" para compra da participação de Isabel dos Santos. "Nada pior pode acontecer a uma organização do que ter um acionista fragilizado".
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos. Buscas chegam ao Porto

MP faz novas buscas no Porto e noutras localidades do Norte. Mário Leite da Silva e outros associados de Isabel dos Santos são os visados. Foram abertos 7 inquéritos contra a empresária angolana.
Moçambique

Portugal e as missões de manutenção de paz

186
Confesso ter dificuldade em compreender que, estando o povo de Moçambique a sofrer ataques terroristas, o Governo considere mais prioritárias missões em países com os quais temos remotas relações.
Cabo Verde

Cabo Verde. Novo hotel com mais de 100 quartos

840
O Ouril Hotel Mindelo vai ser o maior hotel privado 100% nacional. Ficará situado na avenida marginal, terá 107 quartos e uma sala de conferências com capacidade para 150 pessoas.
Coronavírus

África. China anuncia perdão de juros da dívida

758
A China vai trabalhar com a comunidade internacional para, "através de medidas como o prolongamento do período de suspensão da dívida", ajudar os países a superar dificuldades causadas pela pandemia.
EuroBic

Eurobic: Isabel dos Santos procura compradores

As empresas revelaram que darão "de imediato início à apreciação de outras propostas de interesse que já se manifestaram". As empresas elogiam ainda a "solidez e resultados positivos" do Eurobic.
Coronavírus

Falta de antirretrovirais em Angola é um problema

A questão da rotura de "stock" de antirretrovirais de segunda linha no país "é um problema real", mas a ONUSIDA e o governo angolano estão a trabalhar para encontrar uma resolução.
Coronavírus

Bispos católicos moçambicanos alertam para crise

A Conferência Episcopal de Moçambique considera que a pandemia de Covid-19 vai provocar uma "crise social profunda", agravando a pobreza entre a população, que vai enfrentar várias carências.
Cabo Verde

Travado desconfinamento no Sal face a novos casos

O primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou um plano de intervenção para a ilha do Sal, devido ao aumento de casos de Covid-19, que será coordenado localmente pelo ministro do Turismo.
EuroBic

Negociação do Abanca para comprar Eurobic falha

Eurobic confirma que negociações com banco espanhol terminaram sem sucesso. Isabel dos Santos continua a querer vender a sua participação de 42,5%. Outros acionistas abertos a vários cenários.
Moçambique

Moçambique. Jovens angariam fundos para deslocados

A campanha tem como objetivo angariar apoios para a população deslocada por causa de violência armada no norte de Moçambique, tendo sido criada uma central de apoio para coletar donativos.
Moçambique

Exploração de carvão a céu aberto preocupa ONG

A organização não governamental Sekelekani alerta para os impactos da exploração de carvão a céu aberto na província de Tete, que afeta a qualidade do ar, da água e do solo.
Angola

Angola. Médicos pedem mais investimento na malária

O Sindicato Nacional dos Médicos de Angola defende que os investimentos sejam os mesmos para a Covid-19 e para a malária, a doença que mais mata no país.
Coronavírus

8 mil pessoas vão fazer testes rápidos em Nampula

A escolha da cidade de Nampula deve-se ao facto de ser o primeiro local a registar transmissão comunitária em Moçambique e com uma propagação acelerada de casos de Covid-19.
Mali

Governo condena ataques terroristas no Mali

O Governo português condenou "veementemente" os ataques terroristas que ocorreram este fim de semana no Mali e vitimaram dois soldados egípcios da Missão das Nações Unidas.
Imigração Ilegal

Santos Silva afasta ideia de nova rota migratória

130
Santos Silva diz que "não se pode falar de uma rota" de migração para o Algarve e sublinhou a importância de criar canais legais de migração, que Portugal está a negociar com Marrocos.
Luanda Leaks

Isabel dos Santos recupera direitos de voto na NOS

Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa autorizou ZOPT, que detém 52% da NOS, a exercer direitos de voto. A metade correspondente a Isabel dos Santos tinha sido preventivamente arrestada.
Nicolás Maduro

Cabo Verde. Alegado testa-de-ferro de Maduro preso

A detenção do empresário Alex Saab Morán, que estará em prisão preventiva, terá sido concretizada na noite de sexta-feira pela Interpol em conjunto com as autoridades policiais cabo-verdianas.
Coronavírus

Moçambique. Oito mil pessoas fazem testes rápidos

A partir de terça-feira, oito mil pessoas vão fazer testes sero-epidemiológicos rápidos para a Covid-19 em Nampula. Objetivo é apurar a exposição ao vírus e travar a transmissão comunitária.
Moçambique

Moçambique com mais um milhão de pobres em 3 anos

222
O número de pobres em Moçambique aumentou um milhão no período 2015-2018, , passando de cerca de 21,3 milhões de pessoas para cerca de 22,2 milhões, num país com quase 30 milhões de habitantes.
África

Nilo: Egito, Sudão e Etiópia retomam negociações

Negociações entre Egito, Sudão e Etiópia sobre uma grande barragem no rio Nilo vão ser retomadas esta semana, apesar de o Cairo acusar os etíopes de impedirem progressos na resolução de diferendos.
Angola

Angola terá de pagar 5 mil milhões de dívida

153
A agência de notação financeira Fitch Ratings diz que Angola deverá ter de pagar cerca de 5 mil milhões de dólares este ano em pagamentos de dívida pública.
Coronavírus

Covid-19 em África está "sob-controlo"

Quatro meses após o primeiro caso de Covid-19 no Egito, o diretor-adjunto do África CDC traça um "cenário misto" da evolução da pandemia no continente africano.
Moçambique

Paz em Moçambique encerra base militar

Uma equipa de inspeção confirmou que na base situada nas proximidades de Dondo, província de Sofala, já não havia pessoal, nem armamento ou outros materiais perigosos. 
Angola

Exportações de petróleo caem para metade 

A queda da receita acompanhou também a descida da produção, com as exportações a caírem para 40,9 milhões de barris em maio.
Angola

Polícia Angola. 37 mortes por tiros em três anos

A Polícia Nacional angolana registou a morte de 37 efetivos, de um total de 129 agentes vítimas de disparos de armas de fogo, nos últimos três anos.
Jogos Olímpicos

Moçambique quer recorde de atletas nas Olimpíadas

O Comité Olímpico de Moçambique quer levar um número recorde de atletas aos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para o próximos ano. Serão mais de oito, segundo diretor executivo do comité.
Coronavírus

Ministro russo adia visita a Moçambique

As visitas de trabalho a Moçambique do ministro da Indústria e Comércio da Rússia e do presidente da República de Tartaristão foram adiadas para data a definir devido à pandemia da Covid-19.
Moçambique

Moçambique. Organização critica deflação enganosa

Centro para a Democracia e Desenvolvimento considera que o Índice de Preços no Consumidor de maio, com uma deflação de 0,6%, não reflete a "dinâmica do custo de vida" em Moçambique nos últimos meses.
Moçambique

Ataques. Reino Unido quer apoiar Moçambique

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, manifestou abertura do seu Governo para apoiar Moçambique no combate aos grupos armados.
Literatura

Angola. Vencedor de prémio literário admite plágio

103
Prémio foi retirado a obra copiada na internet por ser "plágio grosseiro, falta de honestidade intelectual e tentativa de burla". "Estou cá para pedir perdão ao público angolano", disse o autor.
Cabo Verde

Polícia de Cabo Verde apreende 3.450 munições

A Polícia Nacional de Cabo Verde apreendeu quase 3.450 munições no Porto da Praia, ilha de Santiago, que terão entrado no país a 31 de março, num navio proveniente dos EUA.
Moçambique

Moçambique: 13 camiões com madeira apreendidos

763
As autoridades moçambicanas apreenderam um total de 13 camiões transportando madeira em Dondo, na província de Sofala, centro do país.
Moçambique

Moçambique: jornalistas detidos alvo de encenação?

O Instituto da Comunicação Social da África Austral disse que os dois jornalistas detidos em Sofala, indiciados no crime de corrupção passiva, podem estar a ser alvo de "manipulação e encenação".
Angola

Covid-19: Portugal entrega medicamentos a Angola

O embaixador português em Angola procedeu à entrega de material de biossegurança e medicamentos contra a covid-19, num ato que substituiu a tradicional festa de comemoração do Dia de Portugal.
Cabo Verde

Equipamento da seleção feito com plástico

152
Treze garrafas de plástico dão para produzir uma camisola da seleção cabo-verdiana de futebol, cujo novo equipamento tem 75% desse resíduo retirado dos oceanos, praias e zonas costeiras.
Moçambique

Moçambique regista deflação de 0,6% em maio

Moçambique registou em maio uma deflação mensal de 0,6%, de acordo com os dados hoje publicados pelo boletim do Índice de Preços no Consumidor do Instituto Nacional de Estatística.
África

África do Sul. Portugueses têm futuro grande

O embaixador de Portugal na África do Sul, Manuel Carvalho, afirmou hoje que os portugueses "têm um passado e futuro grande" na economia mais industrializada do continente africano.
Angola

Museus angolanos reabrem sob "rígidas medidas"

Museus em Angola estão a ser reabertos sob "rígidas medidas" de biossegurança, como higienização das mãos à entrada e limitação da capacidade das salas a 50%.
Moçambique

Fuga de pescadores compromete metas na produção

Mais de sete mil pescadores artesanais fugiram das zonas atacadas por grupos armados na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, comprometendo a produção pesqueira deste ano.
Moçambique

Rejeição de recurso cria condições para julgamento

O Fórum de Monitoria do Orçamento considera que "estão criadas as condições" para o julgamento do processo das chamadas "dívidas ocultas".
Sida

Mortes por sida em Moçambique baixaram

O governo avançou que Moçambique conseguiu colocar "cerca de 1,3 milhões de pessoas em tratamento antirretroviral, dos cerca de 2,2 milhões que se estima que vivam com o HIV no país".
Coronavírus

Angola. Médicos cubanos asseguram algumas zonas

São os médicos cubanos que têm assegurado nas zonas mais recônditas do país, disse o ministro de Estado. Vinda de médicos cubanos e as condições salariais para os mesmos têm sido alvo de críticas.
A página está a demorar muito tempo.