271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

África

Moçambique

Mandato aprova "força" para travar violência

O documento não avança detalhes sobre a força que será enviada ao país nem datas, reiterando apenas que a "missão" é apoiar as forças governamentais moçambicanas contra o terrorismo.
Moçambique

MNE espera aprovação de missão a Cabo Delgado

Augusto Santos Silva adiantou aos deputados que o processo de decisão em relação ao "desenho da missão europeia de apoio em formação e treino a Moçambique" está, "neste momento, a ser concluído".
Angola

Angola simplifica processos dos serviços públicos

Na apresentação pública do "Simplifica 1.0", Adão de Almeida salientou que o projeto "é também um instrumento ao serviço do combate à corrupção na administração pública".
São Tomé e Príncipe

Ex-PM são-tomense candidata-se às presidenciais

Maria das Neves manifestou-se "indignada com milhares de histórias de tantos são-tomenses que lutam todos os dias" pela sobrevivência e anunciou formalmente a sua candidatura.
Rep Democrática do Congo

PR do Congo oferece carros de luxo a deputados

"Estes jipes não são dados aos deputados de graça. Serão deduzidos dos seus emolumentos", disse Eliezer Thambwe, deputada pró-Tshisekedi. O "presente" do Christophe Mboso está a gerar indignação.
Nações Unidas

Presidente angolano reuniu com António Guterres

O chefe de Estado angolano trabalhou também com a embaixadora dos Estados Unidos da América junto da ONU, Linda Thomas-Greenfield. João Lourenço esteve reunido com António Guterres.
Mali

Grupo de católicos raptado no centro de Mali 

O grupo religioso deslocava-se para San, na segunda-feira, para participar nas exéquias do padre local Oscar Thera, marcadas para esta terça-feira. Razões do sequestro são desconhecidas.
Angola

Parlamento angolano aprova revisão constitucional

UNITA e CASA-CE abstiveram-se na votação. Governador do Banco Central de Angola será nomeado pelo Presidente angolano "após audição na comissão de trabalho especializada da Assembleia Nacional".
Angola

Revisão constitucional votada por entre críticas /premium

Oposição acusa o MPLA de ignorar as suas propostas, particularmente a de criação de círculos eleitorais no estrangeiro. Alteração constitucional é votada esta terça-feira.
Exploração Sexual

Queixa-crime por alegada rede de exploração sexual

A cadeia feminina de Ndlavele, em Maputo, foi acusada de manter uma rede de exploração sexual em que guardas prisionais forçam mulheres reclusas a sair da cadeia para se prostituírem.
Moçambique

Moçambique. Deslocados e ONU relatam violência

Quase três meses volvidos, apesar de as autoridades terem anunciado em abril que era seguro regressar à vila de Palma, "os tiros continuam" e "já houve mortes", denuncia um deslocado chegado a Pemba.
Crise em Moçambique

Cimeira africana discute terrorismo em Moçambique 

Luta contra o terrorismo no norte de Moçambique é um dos temas abordados esta quarta-feira em cimeira com vários chefes de Estado e de governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola

Angola. Mil casos de violência contra crianças

400 casos são de fuga à paternidade, 380 de violência física e psicológica e 150 de crianças perdidas ou desaparecidas. Os casos de violações sexuais no país são uma preocupação das autoridades.
Brasil

Bolsonaro não deu atenção ao conflito IURD Angola

Deputado da Frente Parlamentar Evangélica diz que falou om Bolsonaro sobre os problemas que a instituição religiosa enfrenta em Angola, mas que o Presidente brasileiro disse que nada podia fazer.
Marrocos

Tribunal trava "Habanos" em charutos de Marrocos

O Tribunal de Comércio de Casablanca invalidou esta semana a pretensão do empresário marroquino Mohamed Zehraoui de usar o nome 'Habanos' em charutos produzidos em Marrocos.
Moçambique

Canonização de testemunhas da guerra civil 

A diocese de Tete vai iniciar o processo de canonização de dois jesuítas, um português e um moçambicano, mortos na missão de Chapotera em 1985 por serem "testemunhas incómodas" da guerra civil
Angola

Jovens desempregados de Luanda tentam biscates 

Jovens angolanos desempregados, muitos qualificados, queixam-se das dificuldades de arranjar trabalho e até biscates para sobreviver. Continuam a lutar com mais fé em Deus que nas políticas públicas.
Coronavírus

Cabo Verde. Banco Mundial aprova 10 milhões

Banco Mundial aprovou financiamento adicional de 10 milhões de dólares (8,4 milhões de euros) para apoiar a agenda governamental de reestruturação e privatização das empresas públicas de Cabo Verde.
Migração

Portugal com pedidos de asilo recorde em 2019

Em 2019, Portugal recebeu 1834 pedidos de asilo. Apesar de ser um novo máximo, é o país da UE com menos solicitações. Gâmbia, Angola, Guiné-Bissau, Marrocos e Guiné é de onde vem maioria de pedidos.
Angola

Media portugueses acusados de ingerência em Angola

Após um órgão noticioso português ter veiculado que o Ministério Público abriu um inquérito ao ministro angolano da Energia, o canal angolano TPA acusou os media portugueses de "ingerência abusiva".
Moçambique

Moçambique. Crise não vai desaparecer "depressa"

Nações Unidas temem que o próximo mês de julho seja "crítico". Mais de 900.000 pessoas estão sob insegurança alimentar severa em Cabo Delgado.
Angola

Tchizé dos Santos quer lançar canal em Portugal

4684
Empresária acusa o Estado angolano de ser responsável por "boicotes e perseguição financeira" contra si. Revela que gostaria de lançar um canal em Portuga devido a "razões familiares e não só".
Corrupção

Rafael Marques acusa MPLA de perseguir militante /premium

Ativista fala em "sabotagem" e "bipolaridade poiítica" do MPLA em caso concreto de combate à corrupção. Partido acusa militante que denunciou situações que deram origem a processos criminais.
Angola

Suécia rejeita ação contra Estado angolano

Empresário luso-angolano perde frente de batalha na Suécia. PGR angolana diz que tribunal decidiu contra o genro de Agostinho Neto, advogados de defesa dizem que não foi apreciado mérito.
África

Morreu o primeiro Presidente da Zâmbia com 97 anos

Kenneth Kaunda tinha sido internado na segunda-feira no hospital Lusaka, com pneumonia. Será especialmente lembrado pelo papel na luta anticolonial. Foram declarados 21 dias de luto nacional.
Angola

Angola: 4.221 casos de violações de menores

O diretor-geral do Instituto Nacional da Criança sublinha que o número registado não demonstra a realidade da situação, revelando que parte das denúncias vêm das próprias crianças e dos vizinhos.
Universidades

Universidade atribuiu título ao PR de Cabo Verde

A universidade referiu tratar-se de "um insigne estadista, distinto jurista nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional, reconhecido professor universitário".
África

Campanha quer dar identidade a crianças em África

A pandemia "teve efeitos negativos gritantes" no registo de nascimento devido aos confinamentos. Por isso, a União Africana e a Unicef exortam os países a tomarem medidas adicionais.
Forças Armadas

Força Aérea na missão das Nações Unidas no Mali

Em 2021, Portugal honra, uma vez mais, os compromissos assumidos com a ONU, tendo empenhado no Mali, desde 15 de maio e por seis meses, uma aeronave de transporte C295M e 65 militares da FAP.
Moçambique

Investigada alegada exploração sexual de reclusas

A denúncia partiu da organização não-governamental Centro de Integridade Pública, que alertou para a existência de uma alegada rede de exploração sexual a partir da cadeia.
Marrocos

Marrocos quer ligação marítima com Portimão /premium

344
Marrocos quer reforçar ligações marítimas para a Europa e Portimão é uma das hipóteses em estudo. Porém, ficam de fora os portos espanhóis devido à crise diplomática entre os dois países.
África do sul

Polícia sul-africana descobre 20 corpos em mina

O porta-voz da polícia disse acreditar que se trata de mineiros ilegais, conhecidos localmente por "Zama-Zama", salientando que a nacionalidade das vítimas está por verificar na investigação policial.
Cabo Verde

Avião da TAP atingido por ave na Praia

Fontes do setor explicaram que o incidente deu-se durante a aterragem no aeroporto da Praia do voo comercial proveniente de Lisboa, e que durante a madrugada deveria regressar à capital portuguesa.
Moçambique

Motards portugueses ajudam hospital moçambicano

343
"Eles não têm colchões, monitores cardíacos, lençóis, secretárias. Não têm um esgoto em condições, as paredes pintadas", disse Rafael Paulino, um dos fundadores do movimento.
Angola

Angola poupa mais de 300 milhões de dólares

"O que temos feito é tirar partido da disponibilidade dos países que fazem parte da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida do G20 (DSSI) em estendê-la", explica a ministra das Finanças.
Moçambique

Ciclones. Famílias rebem 2ª tranche de subsídio 

O subsídio no valor de 198 euros foi dividido em duas partes, uma entregue aos beneficiários em 2020 e outra a entregar nos próximos dias. Destina-se às vítimas ciclone Idai de 2019.
Moçambique

Maputo. ONG denuncia rede de exploração sexual 

Uma ONG moçambicana denuncia uma rede de exploração sexual em que reclusas, de uma cadeia de Moçambique, são obrigadas, pelos guardas, a sair da prisão para ter relações sexuais com desconhecidos.
Mota-Engil

Mota-Engil ganha contrato de mineração no Mali

A Mota-Engil adiantou esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que ganhou um contrato de mineração avaliado em 294,7 milhões de euros no Mali.
África

Senegal anuncia tomada de cinco bases rebeldes

A última intervenção, iniciada em 30 de maio na floresta de Bayottes -- utilizada como base pelos rebeldes -- desencadeou uma operação de segurança em grande escala para melhor controlar a fronteira.
Moçambique

Bispo de Pemba pede ajuda para deslocados e locais

As intervenções "devem integrar aspetos de boa convivência entre deslocados e os locais" e os apoios não devem "ser canalizados" apenas para o que chegam, "ignorando" a população total.
Guiné-Bissau

Dissidência de deputados. PAIGC quer explicações

O PAIGC divulgou esta segunda-feira que quer ouvir o vice-presidente daquela formação partidária e presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, sobre a dissidência de cinco deputados.
Galp

Angola com "todo interesse" na aliança com a Galp

A "preservação e consolidação" com a Galp "não deve em circunstância alguma ser ignorada", diz ministro angolano. País reduz previsão de produção de petróleo em 27 mil barris/dia para 2021.
Angola

João Lourenço condena discriminação de albinos

O Presidente angolano condenou "energicamente" a discriminação dos albinos e enviou um "abraço de solidariedade "para os que sofrem "apenas por que nasceram sem a camada protetora da pele".
Papa Francisco

Etiópia: Papa pede garantia de ajuda alimentar

O Papa Francisco pediu o fim da violência e a garantia de assistência alimentar e sanitária na região de Tigray, no norte da Etiópia, afetada por uma grave crise humanitária.
Moçambique

ACNUR preocupado com civis em Cabo Delgado

O ACNUR revelou esta quarta-feira que está "seriamente preocupado" com a segurança no norte de Moçambique, onde o "conflito armado e a insegurança" em Palma "continuam a deslocar milhares de pessoas".
10 de junho

Nyusi felicita Marcelo pelo Dia de Portugal

O Presidente moçambicano endereçou esta quarta-feira felicitações ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, pela passagem do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.
Conselho de Segurança

Conselho de Segurança da ONU ganha novos membros

Albânia, Brasil, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos ganharam esta sexta-feira lugares no Conselho de Segurança da ONU para os próximos dois anos, juntando-se aos cinco membros permanentes.
Moçambique

Tanzânia recusa campo de refugiados por segurança 

Ficou acordado entre dos dois governos que os cidadãos moçambicanos que fogem para a Tanzânia serão transportados com proteção das autoridades tanzanianas até à fronteira de Negomano.
África do sul

South African Airways privatizada a 51% 

O consórcio Takatso terá uma participação maioritária, e o Estado sul-africano manterá uma participação de 49% da companhia aérea — que não regista quaisquer lucros desde 2011.
Cabo Verde

Cabo Verde quer cativar 4 mil estrangeiros 

Os estrangeiros passarão a viver em Cabo Verde por longas estadas onde "passarão a trabalhar, juntando o trabalho ao lazer e permitindo injetar dinheiro nas economias locais", diz governo.
República Centro Africana

RCA. Primeiro-ministro anuncia demissão no Twitter

Primeiro-ministro da República Centro-Africana anunciou a demissão do Governo, mas o Presidente ainda pode renomear. Decisão foi anunciada no Twitter esta quinta-feira.
Maputo

Maputo. Ex-autarca condenado por "abuso de cargo"

David Simango foi acusado dos crimes de "aceitação de oferecimento ou promessa e abuso de cargo e função" e acabou condenado a uma pena de 15 meses de multa e 18 meses de prisão, convertidos em multa.
Angola

FMI aprova fundos a programa de ajuste de Angola

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou esta quarta-feira a quinta revisão ao programa de ajustamento financeiro de Angola, permitindo o desembolso imediato de 772 milhões de dólares.
Angola

Angola retira-se de mercados e reavalia fundos

Ministra das Finanças de Angola garante que o Governo está a "trabalhar muito" para cumprir as metas do programa acordado com o FMI, e não descarta um novo programa no final do ano.
Atualidade

Etiópia. Guerra deu lugar a crise humanitária

A região do Tigray, no norte da Etiópia, vive um clima de guerra desde novembro de 2020. A pandemia e um surto de gafanhotos contribuíram para que mais de dois milhões de pessoas não tenham alimentos.
Moçambique

ONG: ajudas a Moçambique foram para elites

Adriano Nuvunga acusa governo moçambicano de perpetuar a corrupção, mesmo durante a pandemia. "Recursos públicos são usados para o enriquecimento das elites e empobrecimento das populações", aponta.
África do sul

Mulher dá à luz 10 bebés na África do Sul

Médicos já tinham falado em pelo menos oito bebés, nasceram 10 e os pais estão a fazer apelos por ajuda. Depois de uma mulher ter dado à luz nove filhos, Gosiame Thamara Sithole quebrou o recorde.
Rep Democrática do Congo

Milhares regressam a Goma depois de erupção

Esta terça-feira, centenas de pessoas encheram 34 autocarros e 12 camiões a caminho de Sake, a 26 quilómetros de Goma, numa altura em que regressam à região depois da erupção do vulcão Nyiragongo.
Burkina Faso

Governo condena atentados no Burkina Faso

O Ministério dos Negócios Estrangeiros refere que estes ataques, ocorridos na sexta-feira e no sábado, "inserem-se num contexto de elevada instabilidade e violência no país e na região do Sahel".
Moçambique

Cruz Vermelha questiona listas de beneficiários

"Quem elaborou a lista? Queremos que deixem a Cruz Vermelha fazer as suas atividades", com levantamentos no terreno, porque a organização "ajuda as pessoas de forma transparente", diz delegado.
Burkina Faso

Milhares de deportados após ataque no Burkina Faso

Cerca de 7.000 famílias fugiram das suas casas depois do ataque à aldeia de Solhan, no nordeste do Burkina Faso, que matou, oficialmente, 132 pessoas, anunciou esta terça-feira o Governo burkinabé.
Coronavírus

Cabo-Verde já recebeu vacinas doadas pela Hungria

Cabo-Verde já recebeu as 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 doadas pela Hungria. É a maior doação feita a Cabo-Verde, até ao momento, e é suficiente para vacinar 15% da população elegível.
Luanda

Luanda. Doença desconhecida já matou 10 crianças 

A situação foi relatada pelos coordenadores de dois bairros afetados pela doença ainda desconhecida, que as autoridades suspeitam tratar-se de febre amarela. Pelo menos 10 crianças já morreram.
Burkina Faso

Oposição do Burkina Faso pede investimentos à UE

O líder da oposição no Burkina Faso deverá encontrar-se com deputados da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República esta terça. Pede investimentos no país.
Coronavírus

Governo angolano renova situação de calamidade

As regras do novo decreto presidencial da situação de calamidade relativa à Covid-19 entram em vigor a 9 de junho, prolongando-se por mais 30 dias. A cerca sanitária vai manter-se em Luanda.
Moçambique

UE promete "apoio concreto" a Moçambique

A UE tem manifestado abertura para apoiar o país, tendo estado em Moçambique entre 19 e 28 de maio, uma missão técnica que visitou a província de Cabo Delgado para avaliar necessidades.
Acidentes de Aviação

Queda no Mali. Swiftair julgada por homicídio

A espanhola Swiftair, que tinha alugado o AH5017 e a tripulação, é acusada de "negligência" na formação dos trabalhadores em causa. Os juízes investigadores decidiram que empresa deveria ser julgada.
França

Rep Centro-Africana. França suspende financiamento

No final de abril, os militares franceses que tinham sido destacados para o Ministério da Defesa da RCA foram chamados a Paris, e o treino fornecido às forças deste país foi interrompido.
Moçambique

EUA terminam formação de soldados e médicos

Foram formados 26 médicos, enfermeiros, e profissionais em cuidados médicos de emergência durante situações de conflito. Noutro programa de treino, 14 soldados moçambicanos também receberam formação.
Moçambique

Moçambique. Insurgentes usam mulheres em combates

O estudo apurou que os grupos rebeldes que atuam na província de Cabo Delgado contam com mulheres em tarefas de recrutamento, observação (espionagem) e ações armadas.
Angola

Benguela regista 2 mil casos de malária por dia

Devido ao surto de malária que está a assolar a província de Benguela, em Angola, as unidades sanitárias estão com uma taxa de ocupação três vezes acima da capacidade. Há um óbito em cada 400 casos.
Coronavírus

Hungria entrega 100 mil doses de vacinas na Praia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, numa visita a Cabo-Verde, vai entregar 100 mil doses da vacina da AstraZeneca, tornando-se a Hungria no maior doador de vacinas do arquipélago.
Óbito

Morreu ex-chefe de Segurança Militar de Angola

Apolinário José Pereira, ex-chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança Militar de Angola, faleceu no domingo "por morte súbita". O Governo salienta que se destacou "no cumprimento do seu dever".
Fernando Pessoa

Pessoa em língua cabo-verdiana por José Tavares 

A escolha do poema passa pelas suas "características que o tornam perfeito para a elaboração duma alta dicção poética em língua cabo-verdiana", diz José Luiz Tavares.
Moçambique

Dívidas ocultas: PR deve responder em Londres 

Em causa está o facto de o grupo naval Privinvest ter sido autorizado a notificar o Presidente da República na qualidade de parte que interessará ouvir no âmbito do processo das dívidas ocultas.
Coronavírus

Angola com mais 178 casos e 3 mortes desde sábado

Angola acumula, desde o início da pandemia 35.772 casos, dos quais 28.880 recuperados, 797 óbitos e 6.095 ativos.
Coronavírus

Moçambique com 32 novos casos e sem mortes

Moçambique tem um total acumulado de 837 mortes e 71.114 casos, dos quais 98% recuperados e 18 internados.
Burkina Faso

Número de mortos no Burkina Faso sobe para 160

Número de óbitos do ataque de homens armados no Burkina Faso tem estado a subir e são as próprias populações que estão a remover e a sepultar os corpos depois de os terem recolhido e transportado".
Burkina Faso

Burkina Faso. 138 civis mortos em ataque

Ataque desta sexta-feira a aldeia no norte do Burkina Faso, fez pelo menos 138 mortos, todos civis. Foi o ataque mais mortal desde que o país começou a ser assolado pela violência jiadista, em 2015.
Petróleo

Sonangol adia início da venda de participações

A petrolífera estatal angolana adiantou em comunicado que adiou o lançamento da alienação parcial das suas participações em blocos petrolíferos para o dia 14 de junho.
África

África precisa de Estados democráticos "fortes"

O ex-chefe de Estado do Níger considerou que a situação de segurança no Sahel e no seu próprio país "continua muito difícil" mais de uma década depois da intervenção internacional na Líbia.
Angola

Escritório Amaral Gourgel abandona IURD e TVRecord

"Vamos deixar de representar os interesses da IURD e da TV Record", afirmou João Amaral Gourgel, criticando os comentários ofensivos e depreciativos sobre primeira-dama que têm sido feitos na Record.
Cabo Verde

Cabo Verde: 46 crianças em centros de emergência

Cabo Verde conta com 46 crianças institucionalizadas nos dois centros de emergência infantil do país avançou esta sexta-feira a presidente do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente.
Coronavírus

Banco Mundial apoia vacinação em Moçambique

Os fundos serão também utilizados para fortalecer a preparação e a capacidade do Sistema Nacional de Saúde, bem como para garantir a continuidade dos serviços essenciais de saúde.
Moçambique

Comunidades com maioria dos apoios da UE

Os projetos nas comunidades mais afetadas pela guerra em Moçambique vão receber a maioria dos 62 milhões de apoios da UE. Os objetivos a curto prazo são desmilitarização, desarmamento e reintegração.
Moçambique

Tanzânia nega asilo a 3800 refugiados moçambicanos

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados anunciou esta sexta-feira, que a Tanzânia recusou asilo a 3.800 moçambicanos em fuga dos ataques em Palma, Cabo Delgado, durante o mês de maio.
São Tomé e Príncipe

TAP. 3º voo semanal recusado devido a testagem

As autoridades são-tomenses recusaram a realização de um terceiro voo semanal da TAP entre Lisboa e São Tomé, devido à falta de capacidade de realização de testes à Covid-19.
Angola

O que escondem as exonerações de João Lourenço? /premium

Presidente afastou chefe da Casa de Segurança, mas não o responsabilizou pelo desvio de milhões de kwanzas. Críticas sobem e aumentam dúvidas sobre compromisso de João Lourenço no combate à corrupção.
Angola

Angola entrega certidões de óbito de Nito e Saidy

O coordenador da comissão do Plano de Reconciliação disse que, com este processo, Angola vira uma página da sua história, frisando que o ambiente agora é de "irmãos e filhos da mesma pátria".
Coronavírus

Angola regista mais 180 novos casos positivos

Angola registou 180 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, período em que somou mais quatro óbitos e recuperou 382 pacientes.
Coronavírus

OMS defende que África deve fabricar vacinas

Diretor da OMS defende que África deve deixar de depender da importação de vacinas contra a Covid-19 e desenvolver capacidade de produção de vacinas e outros produtos médicos.
Moçambique

Agricultura de Moçambique tem "pilares sólidos"

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural moçambicano disse que o setor vai continuar a impulsionar o crescimento da economia do país, apontando a aposta em "grandes investimentos".
Angola

Banco de Angola. UNITA pede demissão do governador

O grupo parlamentar da UNITA, maior partido da oposição, exigiu a demissão do governador do Banco Nacional de Angola devido ao escândalo financeiro com oficiais da Casa de Segurança do Presidente.
Angola

Lucros do banco BAI em Cabo Verde caem mais de 75%

Os lucros do Banco Angolano de Investimentos (BAI) Cabo Verde, participado pela petrolífera Sonangol, caíram 75,1% em 2020, face ao ano anterior, para 280 mil euros.
Moçambique

Moçambique. Maioria sem ensino à distância

A maioria dos alunos moçambicanos não teve acesso ao ensino à distância em 2020, uma situação que vai ter impacto no desempenho escolar, refere o Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Cabo Verde

Portugal envia ajuda médica para Cabo Verde

Governo anunciou que duas novas equipas médicas portuguesas chegam nos próximos dias às ilhas de São Vicente e Santiago, em Cabo Verde, para dar formação em tratamento de doentes críticos Covid-19.
Coronavírus

Cabo Verde fecha 635 estabelecimentos num mês

Para além dos 635 estabelecimentos comerciais fechados, foram fiscalizados ainda 887, por violar o horário de funcionamento do serviço, que está estipulado por lei até às 21h locais.
Mali

União Africana suspende Mali

A União Africana "decidiu suspender a República do Mali de participar em todas as atividades da União, órgãos e instituições, até que a ordem constitucional normal seja restabelecida no país".
Moçambique

Nampula acolhe 16 mil alunos deslocados

O acolhimento de cerca de 16 mil crianças e jovens, do primeiro ao 12º ano, que fugiram de Cabo Delgado devido à violência naquela província, faz com que Nampula precise de 89 novas salas de aula.
Espanha

Líder da Frente Polisário já abandonou Espanha

"El País" escreve que o líder da Frente Polisário, Brahim Gali, voou para a Argélia esta madrugada, depois de 44 dias em que esteve hospitalizado em Espanha enquanto recuperava da Covid-19.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Mais de 500 mil pessoas sem água potável

"Há uma necessidade urgente de fornecer água potável segura à população, porque a cólera é endémica na área e representa uma grande ameaça para todas as pessoas que vivem aqui", afirma coordenadora.
Angola

João Lourenço quer fim de oficiais "fantasmas"

João Lourenço afirma que todos aqueles que recebem salários do Estado têm necessariamente de responder presente, a não acontecer isto "devemos concluir" que estamos perante um efetivo "fantasma".
Espanha

Espanha: líder da Polisário pode abandonar o país

Um juiz recusou-se a enviar o líder da Polisário para a prisão como medida cautelar, considerando que não há elementos circunstanciais para acreditar que seja "responsável por qualquer crime".
Alimentação

Produtos para UE e China privam África 

Cerca de 500 mil toneladas de peixe que poderiam acabar nos pratos de 33 milhões de pessoas são transformadas anualmente em farinha de peixe e óleo de peixe.
Moçambique

Crianças entre os grupos mais afetados por ataques

"As crianças estão entre as mais afetadas pelo conflito" em Cabo Delgado, afirma a embaixada da Suécia reforçando que a ajuda sueca irá assegurar "a resposta imediata às necessidades destas crianças".
Rep Democrática do Congo

Ataques na RDCongo: mortes sobem para 50

Os assaltantes atacaram o centro de deslocados de Rubingo, não muito longe do centro de Boga. Um líder da sociedade civil atribuiu as mortes aos rebeldes das Forças Democráticas Aliadas Ugandesas.
Angola

Dia de Portugal assinalado com doação de sangue

O dia de Portugal, em Angola, vai ser assinalado com uma campanha de doação de sangue, nos hospitais. Segundo a embaixada, esta ação vai demonstrar a "solidariedade dos portugueses".
Escravatura

Angola quer aproximação aos EUA para sarar passado

O ministro da Cultura angolano declarou que tudo indica que as relações diplomáticas entre Angola e EUA iniciadas em 1993 "ainda não exploraram aspetos histórico-culturais que unem estes povos".
Moçambique

A ignorância é muito atrevida 

129
Penso e rezo pelos grandes Portugueses que, tendo tonalidades de cor de pele diferentes, foram abandonados à sua sorte depois de terem lutado bravamente pela bandeira verde rubra.
Migrantes

Marrocos impede 10 pessoas de entrar em Ceuta

Pelo menos uma dezena de marroquinos entraram na água com o intuito de nadar até ao lado espanhol, mas todos eles foram intercetados pela polícia marroquina, junto ao gradeamento de Tarajal.
CPLP

Cabo Verde quer transição tranquila da assembleia

O presidente do parlamento de Cabo-Verde quer uma "transição tranquila e serena" da presidência da assembleia parlamentar da CPLP. Jorge Santos diz que está em contacto com a Guiné-Bissau.
Angola

João Lourenço exonera chefe da Casa de Segurança

É mais um efeito da "Operação Caranguejo". Agora, Presidente angolano demitiu não só o ministro de Estado Pedro Sebastião, como mais dois militares com lugares de topo na segurança e defesa do país.
Moçambique

2 mil crianças passam dia da criança sem famílias 

Há, pelo menos, 364 mil crianças entre os cerca de 700 mil deslocados devido aos conflitos em Cabo Delgado. O número de crianças deslocadas preocupa a Unicef.
CPLP

UE e CPLP pretendem reforçar cooperação 

O secretário-executivo da organização lusófona explica que o objetivo é "atualizar o memorando de entendimento de 2007" para que a cooperação das duas entidades fique mais reforçada.
Ceuta

Identificados 920 menores que entraram em Ceuta

Entre os menores estão 67 meninas, que entraram ilegalmente nos dias de 17 e 18 de maio neste enclave espanhol no norte de África. Menores estão espalhados por três alojamentos
Moçambique

O 'poupa-lenha' é amigo do ambiente

Fátima Jaquete precisava percorrer 17 quilómetros, há um ano, para apanhar lenha para preparar as refeições diárias num bairro do centro de Moçambique.
Cabo Verde

Investigadora estuda feijões cabo-verdianos

Os feijões congo, o mais conhecido, e pedra, o mais resistente, podem ser a chave para a segurança alimentar em Cabo Verde, onde a importação massiva de alimentos alterou a dieta local.
Moçambique

Cabo Delgado recebe 100 artigos desportivos

Decathlon da Amadora promoveu evento que juntou mais de duas dezenas de pessoas ligadas ao desporto, cultura e política e doou mais de uma centena de equipamentos desportivos a Cabo Delgado.
Moçambique

PR moçambicano vai reconstruir linha para Maláui

Filipe Nyusi lançou as obras de reconstrução da linha férrea que liga a província de Tete ao vizinho Maláui, interrompida há décadas devido à guerra civil.
Moçambique

Moçambique. MDM quer diálogo para travar conflito

Movimento Democrático de Moçambique sugeriu a criação de um novo "espaço de diálogo" para pôr fim ao conflito armado no centro de Moçambique.
Migrantes

Espanha acusa Marrocos de usar menores

"Uma coisa é clara, é inaceitável usar menores como instrumento para violar as fronteiras territoriais de Espanha", disse a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles.
Moçambique

Apreendidas 9 toneladas de pedras semipreciosas

Foram apreendidas nove toneladas de granada e outras "pequenas quantidades" de quartzo rutilado e ágata, extraídos de forma ilegal e em via de contrabando.
Moçambique

CPLP vai debater apoio a Moçambique

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa deverá debater, na cimeira em julho, "um apoio mais efetivo" a Moçambique quanto à violência em Cabo Delgado.
Angola

Exportação de petróleo recua para níveis de 2008

As exportações de petróleo em Angola vão cair em junho para o valor mais baixo desde pelo menos 2008, com 991 mil barris diários, em resultado da falta de investimento no setor.
Moçambique

Portuguesa libertada por raptores em Moçambique

A vítima, cônjuge de um empresário com atividade na área da hotelaria, regressou a casa, em Nampula, após 45 dias de cativeiro, desconhecendo-se detalhes da libertação.
Moçambique

França está pronta para combater terrorismo

Macron diz que França "está ciente" de que Moçambique enfrenta "grupos 'jihadistas'" que "ameaçam" a segurança regional e sublinha que o país está disponível para contribuir com operações da Marinha.
Rep Democrática do Congo

Vulcão. 1.800 crianças refugiam-se no Ruanda

Pelo menos 3.000 pessoas, das quais 1.800 crianças, refugiam-se no Ruanda devido à erupção vulcânica na República Democrática do Congo. Esperam-se mais cerca de 10.000 pessoas nos próximos dias.
República do Congo

Vulcão. Retiradas 400 mil pessoas na RDCongo 

Os fortes tremores que continuaram na quinta-feira, um deles medindo 4,9 na escala de Richter, poderiam causar mais lava e escapar por fendas na montanha. Pelo menos 30 pessoas morreram no sábado.
União Europeia

UE-África "funciona mal" ou "não funciona e todo"

A maioria dos mais de 360 representantes de organizações da sociedade civil africana e europeia que participaram no inquérito reconhecem "elevada" importância, mas avaliam negativamente.
Moçambique

Deslocados de Palma ultrapassam os 60.000

Só na última semana (de 19 a 27 de maio) o número de deslocados registados foi de 8.500, sendo que o número de pessoas em fuga deverá ser maior. Haverá ainda famílias escondidas nas matas da região.
Moçambique

Portugal anuncia missão de formação militar da UE

O ministro da Defesa anunciou o envio de uma missão técnica a Moçambique para definir as necessidades da missão europeia que partirá com o objetivo de dar formação às Forças Armadas moçambicanas.
Angola

27 de maio. Famílias falam em desculpas "genuínas" /premium

Ao Observador, irmão de duas vítimas reconhece "importância histórica" do discurso de João Lourenço, em que pede desculpa pela execuções sumárias após o alegado golpe de Estado de 27 de maio de 1977.
Refugiados

África enfrenta as piores crises de deslocados

O Conselho Norueguês de Refugiados diz que a República Democrática do Congo tem "mais de cinco milhões" de deslocados internos. África enfrenta "as piores crises", salienta.
Mali

Presidente e primeiro-ministro do Mali libertados 

Os dois homens tinham sido acusados de formar um novo governo sem consultar o vice-presidente encarregado das questões de segurança. Ambos já voltaram para casa.
Desastres Naturais

RD Congo. Cidade evacuada devido a gases do vulcão

A atividade contínua do vulcão Nyiragongo está a ameaçar os cidadãos da cidade. Há a possibilidade de acontecer "uma erupção em terra ou debaixo do Lago", disse o governador.
Liberdade de Expressão

O verdadeiro Grande Irmão /premium

É em nome do Eu – Eu, Eu, Eu – que a liberdade do discurso (“expressão” é um conceito mais ambíguo) é limitada dia após dia, num enclausuramento progressivo. Já estivemos mais longe do 1984 de Orwell.
Rep Democrática do Congo

269 sismos em 3 dias em cidade afetada por vulcão

"De sábado até terça-feira de manhã, foram registados 269 sismos". O maior foi sentido na terça-feira com uma "magnitude de 5,2 na escala de Richter". Os sismos deverão diminuir de intensidade.
Moçambique

Testemunhas registam mortes em Palma

A agitação foi provocada por um grupo de rebeldes armados que entrou na zona baixa de Palma na noite de sábado para domingo e incendiou 14 casas no bairro Quelimane.
Angola

Presidente pede desculpas por execuções sumárias

O Presidente angolano pediu publicamente desculpas e demonstrou um "sincero arrependimento" pelas execuções sumárias que decorreram após o alegado golpe de Estado em 27 de maio de 1977.
África do sul

Jacob Zuma declara-se inocente no julgamento

Julgamento decorre depois de vários recursos do antigo Presidente sul-africano do caso de corrupção pública de aquisição de armamento com mais de 20 anos e que envolve o grupo francês Thales.
Mali

Conselho da ONU reúne-se de emergência sobre Mali

O secretário-geral da ONU apelou, na terça-feira, à "calma" no Mali e pediu a "libertação incondicional" dos seus líderes civis. O conselho de segurança vai discutir "a grave situação" do país.
Moçambique

ONU lança campanha de angariação de fundos

"Nós podemos trazer os recursos limitados que cada um tem para minimizarmos o sofrimento das mulheres em Cabo Delgado", justifica subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora da ONU Mulheres.
África

África e Europa são indispensáveis um ao outro

"Temos uma responsabilidade em associarmo-nos a África neste dia porque os dois continentes são vizinhos, parceiros e indispensáveis um ao outro", afirmou Santos Silva a propósito do Dia de África.
União Europeia

UE quer levar produção de vacinas para África

A Europa vai ajudar o continente africano a implementar uma Agência Africana de Medicamentos, aumentar a capacidade de produção de vacinas, incluindo com a tecnologia de mRNA.
Mali

Mali. Vice-presidente depõe Presidente

Após várias horas de expectativa desde a detenção de Ndaw e Ouané, o comunicado do vice-presidente Goita explica que as razões desta ação resultam de uma "crise de muitos meses a nível nacional".
Fact Check

Marcelo dançou na Guiné-Bissau sem máscara?

Imagem mostra o Presidente da República a dançar sem qualquer máscara de prevenção contra a Covid-19, alegando que o momento aconteceu na visita à Guiné-Bissau. Não é verdade.
Mali

UE condena "rapto" de Presidente e PM do Mali

O Conselho Europeu condena "o que se passou no Mali nas últimas horas, o rapto do Presidente e do primeiro-ministro, e apoiamos a comunicação que foi feita pela CEDEAO e pela União Africana".
Angola

Oficiais detidos por tentar tirar milhões do país

Na ação "foram apreendidos valores monetários em dinheiro sonante, guardados em caixas e malas, na ordem de milhões em dólares norte-americanos, euros e kwanzas, bem como residências e viaturas".
Golpe de Estado

Presidente e primeiro-ministro do Mali detidos

O Presidente e o primeiro-ministro do Mali estão detidos no campo de Kati, a maior instalação militar maliana. Os dois foram detidos por um grupo que está a levar a cabo um aparente golpe de Estado.
Desastres Naturais

Pelo menos 23 mortes devido a vulcão Nyiragongo

Pelo menos mais oito pessoas morreram na sequência da erupção do vulcão Nyiragongo. Sete delas morreram ao tentarem atravessar uma estrada com lava e outra morreu sufocada no banho com gases tóxicos.
Migração

Ceuta. Menores marroquinos esperam por uma solução

A falta de documentos de identificação de mais de 800 menores, que entraram em Ceuta na passada segunda e terça-feira, está a dificultar o início do seu processo de repatriamento.
Isabel dos Santos

"Estou a dedicar-me o mais possível só à família" /premium

453
Isabel dos Santos, investigada na sequência do escândalo “Luanda Leaks”, deu uma entrevista a dois influencers angolanos onde diz que mudou de vida e agora está dedicada à família.
Mundo

Marrocos nega contacto com Espanha

O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros garantiu que não estão a ser feitos contactos com Espanha para resolver a crise gerada pela entrada no país de Brahim Ghali para ser hospitalizado
Rep Democrática do Congo

RDCongo: 150 crianças separadas, 170 desaparecidas

Pelo menos 150 crianças foram separadas das suas famílias e 170 podem ter desaparecido durante a fuga de milhares de pessoas após a erupção do vulcão Nyiragongo, alertaram as Nações Unidas.
Crise em Moçambique

Moçambique. "Fomos todos apanhados desprevenidos" /premium

Controlar o terrorismo em Cabo Delgado pode demorar 2 a 5 anos, admite em entrevista Jacinto Veloso, membro do Conselho de Defesa e Segurança do presidente moçambicano. "Temos de contra-atacar".
Crise em Moçambique

De piloto desertor a chefe dos espiões e ministro /premium

718
A saga de Jacinto Veloso, ex-piloto da Força Aérea Portuguesa: em 1963 desertou com um avião, para se juntar à luta da Frelimo; chegou a ministro; e é conselheiro de Defesa do presidente moçambicano.
Marrocos

Autoridades devolvem a Marrocos 7.500 pessoas

Mais de 8.000 marroquinos conseguiram entrar em Ceuta nos primeiros dias da semana passada, entre os quais 800 menores, após o que Espanha e Marrocos chegaram a um acordo para o regresso dos migrantes
Angola

A estrela empalidecida de João Lourenço

A corrupção é o mal dos males, de par com outros, como a burocracia e a limitada independência da justiça, reveladores de que as reformas pecaram por falta de profundidade ou não foram tomadas.
Mundo

O flagelo dos migrantes de Ceuta

Chegará o dia em que a situação nos países tampão será insustentável. Não é a atirar dinheiro para o Norte de África nem para a Turquia, que estas pessoas se vão fixar naqueles territórios.
Vulcões

RDC. Evacuação em Goma após erupção vulcânica

A erupção do vulcão do Monte Nyiragongo, este sábado, gerou o pânico na cidade de Goma. Apesar não ter sido considerada perigosa, o fenómeno já fez pelo menos 15 mortes.
Marrocos

Brahim Ghali: Marrocos espera resposta espanhola

A hospitalização do líder da Frente Polisário em Espanha continua a ser um motivo de discórdia entre Rabat e Madrid. Marrocos pede "investigação transparente" e ameaça com "grave crise".
Moçambique

PR moçambicano acusa "terroristas" de assassínio

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse que os grupos armados que atuam no norte do país "assassinaram" cinco membros dos insurgentes durante um ataque falhado à aldeia de Olumbe.
Moçambique

Comité central da Frelimo reúne-se em Matola

Os 250 membros do comité central da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder em Moçambique, reúnem-se no primeiro encontro desde as eleições de 2019.
Moçambique

Cabo Delgado. Riscos da intervenção internacional

Raul Domingos alerta para o risco de intensificação da violência na província de Cabo Delgado com uma intervenção militar estrangeira, defendendo a remoção da "raiz socioeconómica" do conflito.
Espanha

6 relatos que explicam a crise migratória em Ceuta /premium

199
São jovens, procuram melhores condições de vida na Europa e não querem voltar a Marrocos. Outros pensavam que iam para uma excursão. E até houve um reencontro de uma mãe com as suas filhas menores.
A página está a demorar muito tempo.