África

África

África. BAD investe 35 mil milhões na indústria

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, anunciou que vai investir até 35 mil milhões de dólares na industrialização do continente.
Nações Unidas

ONU quer África a debater questões de médio prazo

A reunião do Banco de Africano de Desenvolvimento começa esta segunda-feira e tratará de temas como "a inovação na indústria, o desenvolvimento da agricultura ou a mobilização de recursos doméstico".
Meteorologia

Cabo Verde. Água quente traz caravelas-portuguesas

O aumento da temperatura da água fez com que nos últimos meses centenas de caravelas-portuguesas aparecessem nas ilhas de Santa Luzia e São Vicente. Espécie aquática é perigosa para banhistas.
História

Angola é nossa! /premium

286
Angola é nossa porque é da nossa língua, como nossa é também porque, na sua imensa maioria, é católica.
Futebol

Rui Águas volta a ser selecionador de Cabo Verde

O treinador português Rui Águas está de regresso ao comando da seleção cabo-verdiana de futebol, cargo que deixou há mais de dois anos por causa de salários em atraso, informou a federação local.
República do Congo

OMS avança com vacinas contra o Ébola no Congo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a vacinação contra a epidemia do Ébola na República Democrática do Congo começa no domingo e afastou para já cenário de emergência internacional.
Angola

Correios de Angola com dificuldades financeiras

A administração dos Correios de Angola admitiu que "dificuldades financeiras" estão a "atrasar a implementação dos 33 projetos estruturantes e emergenciais", que constam do Plano Diretor do setor.
Diplomacia

Costa confirma contactos para visita a Angola

António Costa disse que, depois de ter desaparecido o obstáculo às relações luso-angolanas, estão neste momento a ser efetuados os contactos diplomáticos e políticos para que se realize a sua visita.
Ébola

Ébola. Sobre para 25 número de mortos na RD Congo

O número de mortos na epidemia de febre hemorrágica Ébola na República Democrática do Congo subiu para 25, num total de 45 casos, segundo um balanço da Organização Mundial da Saúde.
Angola

Angola. Ministro descarta encorajamento ao aborto

O ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola considerou "um equívoco" a perceção de que a proposta de Lei do Código Penal encoraja o aborto.
Ébola

OMS reúne comité para analisar Ébola na RD Gongo

O Comité de Emergência da OMS vai reunir-se esta sexta-feira por teleconferência. O diretor-Geral da organização divulgará posteriormente os resultados das deliberações e decisões científicas tomadas.
Miguel Relvas

Velhos amigos ofereceram a Relvas emprego 4.0

537
Ex-ministro dos Assuntos Parlamentares de Passos Coelho vai liderar uma empresa norte-americana de tecnologia blockchain que foi fundada pelos dois sócios com quem tentou comprar o Banco Efisa
Moçambique

Moçambique: 70 milhões com receitas com madeira

Depois de a Operação Tronco ter sido implementada para combater ao contrabando e corte ilegal de madeira, a receita anual da exploração de madeira em Moçambique subiu de sete mil euros para 70 milhões
Moçambique

Moçambique reforça combate a raptos e assassínios

O primeiro-ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, afirmou que o combate aos raptos e assassínios será uma prioridade para o Governo.
Mundo

Angola já nomeou embaixador em Portugal

Carlos Alberto Fonseca já estava escolhido, mas a sua nomeação oficial só se confirmou esta quinta-feira. Mal estar diplomático devido ao processo de Manuel Vicente terá contribuído para a demora.
Ébola

Caso de Ébola em zona urbana descoberto no Congo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a descoberta de um primeiro caso de Ébola em zona urbana na República Democrática do Congo (RDC).
Moçambique

Recenseamento eleitoral termina em Moçambique

O recenseamento eleitoral para as eleições autárquicas de 10 de outubro, em Moçambique, termina esta quinta-feira. Os últimos dados apontavam para um registo de 80% dos potenciais eleitores.
Sonangol

Sonangol afasta diretor da empresa de combustíveis

A empresa distribuidora de derivados do petróleo exonerou Osvaldo dos Santos Vaz do conselho de administração e do cargo de diretor-geral. A decisão foi tomada pelo presidente do conselho.
Moçambique

Extração de gás natural em Moçambique em 2022

O consórcio liderado pela ENI e ExxonMobil vai iniciar a extração e liquefação de gás natural na bacia do Rovuma, em Moçambique, no último trimestre de 2022.
Moçambique

Moçambique negoceia pagamento das dívidas ocultas

O ministro da Economia de Moçambique referiu que o país continua a tentar renegociar os encargos com as designadas "dívidas ocultas", visando tornar sustentáveis as suas obrigações com os credores.
Burla

Angolanos acusam empresa brasileira de burla

Mais de mil angolanos denunciaram uma alegada "burla" da empresa brasileira Build Angola, em investimentos, para construção de residências, em que passados dez anos "nenhuma foi entregue".
Maputo

Marfim apreendido veio de armazéns estatais

Quase um terço das três toneladas de presas de marfim apreendidas durante uma operação da polícia, em abril, em Maputo, foram roubadas de armazéns estatais das autoridades.
Angola

Banco Nacional injeta 183,7 milhões em divisas

O Banco Nacional de Angola vendeu 183,7 milhões de euros em divisas a 19 bancos comerciais. Este montante destinou-se à abertura de cartas de crédito, para" assegurar a importação de mercadorias".
Angola

Angola. Produção de petróleo volta a cair em abril

A produção petrolífera angolana caiu em abril: menos 7.800 barris por dia, face ao mês anterior. Produção de petróleo já tinha registado uma quebra em março, superior a 18 mil barris diários.
VIH

Moçambique. AR incentiva à circuncisão masculina

Assembleia da República comprometeu-se a mobilizar a população. Compromisso tem como objetivo ajudar a reduzir a propagação do HIV/SIDA.
Diplomacia

Visita de Costa a Angola já está a ser preparada

Os chefes da diplomacia portuguesa e angolana falaram esta terça-feira para iniciar a preparação da visita do primeiro-ministro português, António Costa, a Luanda.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e as exonerações do Supremo

O presidente da república de São Tomé reconheceu que o parlamento tem legitimidade na exoneração de três juízes do Supremo Tribunal, salientando que o país vive numa democracia parlamentar.
Juízes

Sindicato contra escritor-fantasma de Sócrates

233
Sindicato dos Magistrados do Ministério Público critica escolha de Domingos Farinho para o júri que avalia candidatos a juízes. Está a ser investigado por peculato e falsificação de documento.
São Tomé e Príncipe

Governo são-tomense acusa ex-presidente do Supremo

O Governo são-tomense acusou o ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça de irregularidades, incluindo a criação de um juízo cível ou a alteração de notas atribuídas a juízes.
Colonialismo

África, África...

Só após as exigências da Conferência de Berlim (1884-85) o governo de Lisboa foi constrangido à ocupação efectiva dos territórios coloniais, inicialmente por meios militares devido à resistência local
Angola

Banco Mundial investe 92 milhões na saúde angolana

O Banco Mundial vai financiar com 110 milhões de dólares (92 milhões de euros) um projeto para melhorar o desempenho de 300 estabelecimentos de cuidados primários de saúde em Angola.
Cabo Verde

Cabo Verde. Polícia não estava acusado de tráfico

Entre os crimes imputados a um dos arguidos estava "trafico de menor gravidade, agravado" e não "tráfico de menor", como foi noticiado. O primeiro-ministro de Cabo Verde esclareceu a acusação.
África do sul

África do Sul retira embaixador em Israel

381
A África do Sul retirou o seu embaixador de Israel na sequência dos protestos que mataram dezenas de pessoas na Faixa de Gaza e que o presidente sul-africano condenou em "termos mais enérgicos".
Angola

MPLA vai votar favoravelmente "exceções" no aborto

Proposta prevê "exceções sobre a penalização do aborto". Algumas igrejas cristãs já criticaram o documento, considerando que este "encobre uma lei de legalização do aborto".
Moçambique

Exportações. EUA vão apoiar Moçambique

Os EUA vão apoiar Moçambique no âmbito do African Growth and Opportunity Act e darão prioridade à exportação de têxteis, vestuário, metais preciosos e especialidades alimentares e agrícolas.
República do Congo

OMS disponibiliza 4 mil vacinas contra o Ébola

Depois da OMS ter alertado para o elevado risco de propagação de Ébola no Congo, a organização assegurou esta segunda-feira que tem quatro mil vacinas preparadas para disponibilizar.
Angola

Ministro angolano elogia parceria com Portugal

Ministro da Defesa de Angola elogiou a relação entre militares angolanos e portugueses, referindo-se à parceria entre os dois países como "sã e profícua". Azeredo Lopes está em visita oficial ao país.
São Tomé e Príncipe

Juízes exonerados abandonam os cargos

Juízes do Supremo Tribunal são-tomense tinham prometido não abandonar os cargos depois de ter sido aprovada em Parlamento a sua exoneração, mas acabaram por não aparecer no trabalho esta segunda-feira
Angola

Uma “irritante” falta de espinha direita /premium

238
Para um país em que a corrupção é combatida sem tréguas, deixar que lhe dobrem a espinha não é uma hipótese em cima da mesa. Foi isso que Angola tentou fazer a Portugal no caso Manuel Vicente.
Assunção Cristas

Cristas em Luanda. Palestra e encontros políticos

135
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, vai estar na segunda e na terça-feira em Luanda para proferir uma palestra na Universidade Agostinho Neto e ter encontros com partidos políticos angolanos.
Moçambique

O homem que fazia tremer o chão

867
Afonso Dhlakama era um político sem filtros, sem subterfúgios, sem artimanhas e isso tornava-o diferente dos demais políticos. Era, sem dúvida, um one man show.
Operação Fizz

Mandar processo para Angola é "perturbador"

A líder do Bloco de Esquerda aponta o dedo a António Costa e a Marcelo Rebelo de Sousa quando critica "expressões de felicidade" após o envio do processo de Manuel Vicente para Angola.
Operação Fizz

A separação dos pudores

162
A relação do poder político com os casos de grande corrupção continua a ser tática – e imprópria para estômagos: muita vergonha quando há muito a perder, pouca vergonha quando ainda há algo a ganhar.
Cabo Verde

Cabo Verde. Justiça acusa polícia de vários crimes

O Ministério Público de Cabo Verde acusou dois agentes da Polícia Nacional de vários crimes, como roubo, sequestro, tráfico de menor, crime de armas, passagem de moeda falsa e lavagem de capitais.
UNICEF

UNICEF alerta para a fome na RDCongo

106
Cerca de 400 mil crianças "correm o risco de morrer" de fome na região de Kasai no centro da República Democrática do Congo , alertou esta sexta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância.
CPLP

CPLP apoia projetos de TV na lusofonia 

Na segunda edição do programa serão apoiados nove projetos inéditos de documentários de televisão. Os projetos terão apoio de coprodução no valor de 50 mil euros.
Cabo Verde

Cabo Verde. Oposição questiona negociações com FMI

O maior partido da oposição de Cabo Verde quer saber se as negociações com o FMI estão ligadas a algum programa de estabilização e de austeridade.
Angola

Angola. INE pede a empresas que arrumem as contas

O diretor-geral do Instituto Nacional de Estatística Angolano disse que o facto de as empresas não arrumarem " as contas trimestralmente" tem influência no resultado dos dados estatísticos.
Cabo Verde

Fundo Soberano. Oposição questiona entrada da CGD

O líder do maior partido da oposição cabo-verdiana disse que o anúncio da entrada da Caixa Geral de Depósitos no Fundo Soberano causa interrogação e que o seu partido quer explicações sobre o negócio.
Operação Fizz

O juiz que mandou o processo Vicente para Angola

173
Cláudio Ximenes esteve 14 anos em Timor, onde se demitiu após um caso que envolveu uma ex-ministra. Na Relação de Lisboa, antes deste caso Manuel Vicente, livrou Bárbara Guimarães de ir a julgamento.
Angola

Marcelo rejeita interferência na esfera judicial

Marcelo Rebelo de Sousa disse que os seus comentários sobre a transferência de Manuel Vicente não foram uma intromissão na esfera judicial, em resposta às declarações de Francisco Louçã à TSF.
Defesa

Azeredo Lopes visita Angola a partir de segunda

149
No encontro que decorre entre segunda e sexta-feira, o ministro da Defesa vai visitar diversas unidades militares e assinar o novo Programa-Quadro de Cooperação para 2018-2021.
Angola

Luanda. Sonangol vai ajudar hospital pediátrico

A petrolífera estatal vai disponibilizar 200 mil dólares por mês, durante um ano. Hospital Pediátrico de Luanda atende diariamente, só no banco de urgência, mais de 300 crianças.
Ébola

OMS alerta para risco elevado de Ébola no Congo

Segundo a OMS há elevado risco de propagação de Ébola na República Democrática do Congo. A organização está preocupada e prepara-se para o pior cenário.
Operação Fizz

Transferência para Angola é "boa notícia", diz Rio

Rui Rio afirma que a transferência do processo que envolve Manuel Vicente para Angola é "boa notícia" para relações com o país e reforça que nessa decisão é matéria do foro judicial e não político.
Operação Fizz

João Lourenço falou com Marcelo sobre "cooperação"

Presidente angolano anunciou "a vontade" de Angola e Portugal seguirem com a cooperação, como consequência da decisão de enviar para Luanda o processo que envolve o ex-vice-Presidente Manuel Vicente.
Angola

Presidente nomeia 62 generais e exonera 42

João Lourenço nomeou 62 generais e almirantes para cargos de chefia nas Forças Armadas e exonerou das mesmas funções um total de 42 generais e almirantes.
Angola

Angola negoceia 16.500 milhões em financiamento

Angola está a negociar mais de 16.500 milhões de euros em linhas de financiamento internacionais para projetos no país, principalmente na China, mas também na Europa.
Moçambique

Moçambique. 66 pessoas linchadas em 2017

Em 2017, registaram-se 66 linchamentos em Moçambique, um número que reduziu relativamente ao ano anterior mas que ainda assim, revela "desrespeito pelos mais elementares direitos humanos".
Operação Fizz

É preciso "fé" para encarar decisão de Portugal

Luaty Beirão diz que é preciso uma "grande dose de fé" para encarar a decisão da Justiça portuguesa, de transferir para Angola o processo judicial que envolve Manuel Vicente.
Operação Fizz

Angola diz que terminou "politização" da PGR

O ministro da Comunicação Social angolano considera que a transferência do processo que envolve o ex-vice-Presidente Manuel Vicente, terminou a "politização do caso feita pela PGR portuguesa".
Operação Fizz

Angola satisfeita com transferência do processo

Ministro angolano manifestou agrado por a Justiça portuguesa ter decido a transferência para Angola do processo que envolve o ex-vice-Presidente Manuel Vicente, arguido na 'operação Fizz'.
Cabo Verde

PR de Cabo Verde defende a língua portuguesa

O Presidente da República de Cabo Verde considera que é preciso "acarinhar e preservar" o português, uma língua que considera tem uma "riqueza singular", que está em "franca expansão"

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)