África

Angola

Aprovada passagem da TAAG em sociedade anónima

O Presidente de Angola aprovou a transformação de companhia aérea angolana TAAG em sociedade anónima, primeiro passo para a provável privatização da empresa.
Angola

Angola tem de investir mais na formação no turismo

Angola considera que tem de aumentar o financiamento para melhorar e aumentar a oferta formativa nas instituições de ensino superior e de formação profissional nas áreas da hotelaria e turismo.
Música

O silêncio de Aline Frazão deu-lhe o disco certo /premium

Nasceu em Angola, viveu em Lisboa e Barcelona, voltou a morar em Luanda e foi gravar um disco ao Brasil. "Dentro da Chuva" chega agora. "Sinto que os álbuns perderam muito a alma", diz em entrevista.
Angola

Angola. Nova escassez de combustível afeta Cabinda

A província petrolífera angolana de Cabinda está novamente a enfrentar uma escassez de combustível, depois de situação igual há uma semana.
Emigração

Cabo Verde e Portugal com benefícios de emigração

Os trabalhadores cabo-verdianos e portugueses vão poder usufruir de mais benefícios sociais caso emigrem para estes países, em resultado de um acordo hoje assinado em Cabo Verde por governantes dos dois Estados.
União Europeia

UE mantém suspensão do apoio ao Orçamento

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique refere que a suspensão do apoio direto da União Europeia (UE) ao Orçamento do Estado continuará até à resolução das dívidas ocultas.
Moçambique

Governo moçambicano espera apoio da UE

O Governo moçambicano espera receber o apoio da União Europeia e de outros parceiros internacionais no processo de desarmamento e reintegração social do braço armado da Renamo.
Acidente Rodoviário

Angola. 8 mortos e 14 feridos em colisão

Oito pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas na sequência da colisão de duas viaturas na província angolana do Huambo, disse esta quinta-feira à agência Lusa o porta-voz da polícia local.
Moçambique

Moçambique quer mais impostos no turismo

O ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Silva Dunduro, disse este mês que o país quer criar um setor "mais organizado, apostado em resultados, como em qualquer outra parte do mundo".
Saúde

Médicos de países lusófonos reúnem-se em Maputo

Os médicos de países lusófonos reúnem-se esta quinta e sexta-feira em Maputo, capital de Moçambique, para estudar formas integradas de melhorar o trabalho no setor.
Cabo Verde

Cabo-Verde ratifica acordo de segurança com EUA

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, ratificou o acordo de defesa e segurança com os Estados Unidos da América, uma decisão há muito aguardada.
Angola

Filho de José Eduardo dos Santos acusado de burla

293
José Filomeno dos Santos é acusado de enganar o Estado angolano para conseguir 500 milhões de dólares, quando o próprio pai era o Presidente. José Eduardo dos Santos não é parte no processo.
Angola

Remessas dos portugueses em Angola caem 17,3%

As remessas dos emigrantes portugueses em Angola caíram 17,3%, para 26,5 milhões de euros em julho, enquanto que as remessas dos angolanos a trabalhar em Portugal desceram 3,4%, para 830 mil euros.
Moçambique

Parlamento moçambicano regressa a 18 de outubro

A próxima sessão do parlamento moçambicano vai decorrer de 18 de outubro a 20 de dezembro, tendo como temas de fundo a informação anual do chefe de Estado e a aprovação do Orçamento do Estado.
Renamo

Renamo diz-se vítima de perseguição em Maputo

Na terça-feira, o Conselho Constitucional de Moçambique negou o recurso interposto pela Renamo e pelo seu cabeça-de-lista a Maputo à rejeição da sua candidatura pela Comissão Nacional de Eleições.
Moçambique

Moçambique. Abate de elefantes sobe para 16 mil

1.381
O abate ilegal de elefantes em Moçambique ascende a 16 mil animais mortos em sete anos, numa só reserva, Niassa, norte do país, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo diário O País.
Maputo

Maputo investe 1,5 milhões em máquinas pesadas

Maputo vai investir 1,5 milhões de euros no aluguer de máquinas pesadas para carregar e compactar resíduos na lixeira de Hulene, onde o desabamento de um monte de lixo matou 16 pessoas, em fevereiro.
Moçambique

Febre aftosa. Moçambique realiza 2.ª vacinação

A febre aftosa afeta a produção animal, mas não tem repercussões na saúde pública, e é endémica em vários pontos do Mundo, nomeadamente no Médio Oriente, África, Ásia e América Central e do Sul.
Recursos Naturais

Moçambique aprova plano para gestão sustentável

O governo moçambicano aprovou o Plano de Gestão de Recursos Hídricos, um projeto orçado em 13 mil milhões de dólares (11 mil milhões de euros).
Angola

Os altos e baixos da viagem de Costa a Angola

O primeiro-ministro esteve dois dias em Angola e voltou com 11 acordos de cooperação assinados e com a fé nas relações com Luanda redobrada. Mas nem tudo foram pontos altos.
Angola

Angola admite "mau estar" ultrapassado com Lisboa

O Presidente angolano admitiu que houve "mal-estar" nas relações entre Angola e Portugal devido ao "caso Manuel Vicente", mas sublinhou que o diálogo nunca foi interrompido.
Angola

Costa diz que Marcelo deve ir a Angola em 2019

O primeiro-ministro diz ter atingido os "objetivos centrais" na sua visita oficial a Angola e considerou provável que Marcelo Rebelo de Sousa realize uma visita de Estado ao país em 2019.
Renamo

Rejeitado segundo recurso da Renamo

O Conselho Constitucional de Moçambique negou o recurso interposto pela Renamo, principal partido da oposição, e pelo seu cabeça-de-lista ao município de Maputo, Venâncio Mondlane.
Moçambique

Apenas 6% da população faz descontos em Moçambique

Apenas 6% da população economicamente ativa de Moçambique desconta para o Instituto de Nacional de Segurança Social.
Moçambique

Nyusi criticado por negociar com empresa da filha

O Centro de Integridade Pública assinalou que 90 mil carteiras escolares entregues publicamente no domingo pelo Presidente da República foram fabricadas por uma empresa detida em 50% pela filha.
Angola

Jornal de Angola: acabou "divórcio temporário" 

Em editorial, o Jornal de Angola sublinha o fim do "divórcio temporário" entre Portugal e Angola e diz que caso de Manuel Vicente faz parte do "passado".
Angola

Angola assume 90 milhões em dívida certificada 

Archer Mangueira falou na abertura do Fórum Empresarial Angola-Portugal e adiantou que tenciona fechar a parte maioritária do processo de certificação de dívidas a empresas portuguesas até novembro.
Nações Unidas

ONU. Proteção de migrantes em Moçambique

O Comité da ONU de Trabalhadores Migrantes considera que Moçambique registou avanços na proteção dos direitos deste grupo, mas aponta a prevalência de abusos, incluindo a crianças.
António Costa

Costa sublinha confiança com João Lourenço

Costa considerou "ultrapassado" o obstáculo que existia nas relações entre Portugal e Angola e que se relacionava com o processo judicial contra o antigo vice-presidente angolano Manuel Vicente.
Caixa Geral de Depósitos

Cabo Verde não recebeu pedido de alienação da CGD

O Banco de Cabo Verde ainda não recebeu "qualquer pedido de autorização" do Grupo Caixa Geral de Depósitos para alienação da sua participação num dos dois bancos de que é acionista maioritário.
Agricultura

Portugal quer Câmara de Agricultura Luso-Angolana

Ideia foi anunciada pelo ministro da Agricultura português, durante a visita a Luanda, como uma forma de fomentar o contacto entre empresários do setor dos dois países.
Angola

"O irritante está ultrapassado", diz Costa

134
António Costa diz que caso Manuel Vicente está "ultrapassado" e que o "irritante" desapareceu de vez, depois de o processo judicial do ex-vice presidente angolano ter sido transferido para Angola.
Angola

Costa almoça com ministros e governador do BNA

No primeiro diz de visita a Luanda, o primeiro-ministro teve um almoço informal com sete ministros do Governo angolano e com o governador do Banco Nacional de Angola.
António Costa

António Costa usa jeans e mocassins em Angola

9.750
António Costa chegou a Angola para uma visita oficial a usar roupa e calçado mais descontraídos. A escolha está a valer-lhe críticas, mas fonte do executivo garante que foi uma "chegada informal".
António Costa

Costa anuncia aumento do crédito às exportações

109
O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que o Governo português vai aumentar a linha de crédito de apoio às exportações para Angola de mil para 1.500 milhões de euros.
Cimeiras

Cimeira UE-África marcada para dezembro

"Vamos organizar uma cimeira Europa-África em dezembro, esperamos o apoio de França. Queremos concentrar-nos sobre o desenvolvimento económico de África", declarou Sebastian Kurz.
Economia

Moçambique. Crescimento de 3,5% com Standard Bank

A unidade de estudos económicos do Standard Bank considera que Moçambique deverá chegar ao final deste ano com um crescimento económico de 3,5%.
António Costa

António Costa já em Luanda para pensar o futuro

O primeiro-ministro português, António Costa, defendeu esta segunda-feira, em Luanda, que Portugal e Angola têm uma história “longa” e que o foco tem de estar centrado no futuro e não no passado.
África

Afreximbank garante pagar exportações para África

O Banco Africano de Exportações e Importações vai assumir os riscos de incumprimento das cartas emitidas pelos bancos a garantir o pagamento das exportações para África.
Angola

Independentes de Cabinda fazem convite a Costa

O movimento independentista da província angolana de Cabinda convidou o primeiro-ministro português, que chega na segunda-feira a Luanda, a visitar o território encravado na RDCongo.
Angola

Facilitar a circulação nos países lusófonos

De acordo com o último relatório do observatório da emigração teriam entrado em Angola, em 2016, 3.908 portugueses, segundo dados do consolado de Lisboa e Porto.
Angola

António Mota avisa Costa sobre Angola

Presidente da Mota-Engil defende que as empresas, nomeadamente as de construção, precisam de estabilidade no mercado angolano.
Angola

Relação entre Portugal e Angola imune à diplomacia

Nas ruas de Luanda, as relações entre os dois países que se encontram esta segunda-feira a nível oficial são vistas como inevitáveis: "Estão condenados a viver juntos".
Cabo Verde

Mar destrói orla marítima na Cidade Velha

Tempestade que atingiu Cabo Verde destruiu um muro de pedras com 17 anos na Cidade Velha, na ilha de Santiago.
Angola

Turismo em Angola em queda no ano de 2017

Receitas do turismo em Angola renderam ao Estado 10.000 milhões de kwanzas (30,3 milhões de euros) em 2017, menos seis milhões face a 2016.
África

Ruanda. Libertada uma dirigente da oposição

Uma das principais figuras da oposição no Ruanda, Victoire Ingabire, foi libertada da prisão ao abrigo de um indulto presidencial que abrange mais de 2.000 presos.
Angola

PM confia em rápida retoma nas relações com Angola

António Costa realiza segunda e terça-feira uma vista oficial a Angola. Governo português acredita que contribuirá para rápida retoma nas relações político-económicas.
Angola

Portugal e Angola assinam fim da dupla tributação

Portugal e Angola vão fechar dois importantes acordos na visita oficial do primeiro-ministro português a Luanda: fim da dupla tributação e processo para regularização de dívida.
Angola

Sete anos depois, um PM português aterra em Luanda

Primeiro-ministro viaja amanhã para Luanda para visita oficial de dois dias. Pela primeira vez em democracia, um líder português vai encontrar-se com um Presidente que não é José Eduardo dos Santos.
Atropelamento

Djaló recorda irmã: "Ainda não consigo acreditar"

556
A jovem de 17 anos e mais cinco pessoas foram atropeladas numa zona de acesso restrito ao trânsito. O condutor foi detido no local, foi ouvido em tribunal e detido preventivamente.
Angola

Costa vai encontrar-se com João Lourenço em Luanda

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se na terça-feira, em Luanda, com o Presidente da República angolano, João Lourenço.
Moçambique

Moçambique altera cálculo da taxa de juro

O Banco de Moçambique e a associação do setor anunciaram alterações ao cálculo da taxa de juro de referência do país e à divulgação do 'spread'.
África

Governo valoriza nova Aliança África-Europa

O Governo português considera "do maior interesse" a nova "Aliança África-Europa" proposta esta semana pela Comissão Europeia e está pronto a dar o seu contributo.
Conselho de Segurança

África do Sul defende "reforma alargada" na ONU

O Presidente da África do Sul defendeu uma "reforma alargada" do Conselho de Segurança das Nações Unidas que dê maior representatividade ao continente africano.
Ébola

Surto de ébola na RD Congo já matou 92

O número de mortos causados pelo surto de ébola na República Democrática do Congo subiu para 92, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, que apontou para 137 casos de contágio no país.
Moçambique

Papa Francisco poderá visitar Moçambique em 2019

O Papa Francisco poderá visitar Moçambique no próximo ano em resposta a um convite formulado esta sexta-feira no Vaticano pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, noticiou a Rádio Moçambique.
África do sul

África do Sul promete solução para reforma agrária

"Acredito que nesta questão, seremos capazes de encontrar o nosso próprio consenso (nacional) como país tal como o fizemos em 1994 sob a liderança capaz de Nelson Mandela", afirmou Cyril Ramaphosa.
BESA

PGR angolana pode investigar denúncias de Sobrinho

O Procurador-Geral angolano admite a possibilidade de investigação das denúncias tornadas públicas pelo ex-presidente da comissão executiva do Banco Espírito Santo Angola (BESA).
Angola

Angola e Portugal preparam fim da dupla tributação

Medida há muito reclamada pelos empresários pode finalmente passar a lei depois da visita de António Costa a Angola, agendada para a próxima semana. É também um sinal de desanuviamento político.
Angola

Crédito vencido em Angola aumenta para 40,2% 

O rácio do crédito mal parado em Angola registou um aumento significativo para os 40,2%, em 2017, e o total de crédito líquido a clientes registou uma diminuição em comparação ao ano anterior.
UNITA

UNITA elogia regresso do corpo do general Ben Ben

O presidente da UNITA considerou que o regresso do corpo do general "Ben Ben" a Angola representa "mais um passo" na remoção dos obstáculos para a reconciliação nacional dos angolanos.
Conversas à Quinta

Angola, os segredos de uma ruptura na continuidade

José Eduardo dos Santos saiu por fim da liderança do MPLA e o poder de João Lourenço é agora indiscutível. Em Angola vive-se uma delicada, complexa mas decisiva espécie de "ruptura na continuidade".
Angola

Angola. Banco Central defende falência do BESA

O governador do Banco Nacional de Angola disse que o processo de declaração de falência do Banco Espírito Santo Angola foi "absolutamente transparente" e "visou salvaguardar" o sistema financeiro.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)