Se julga que as nádegas femininas são um atributo de especial apreço por parte da comunidade masculina, saiba que não é bem assim. Um estudo da Universidade de Texas em Austin, publicado na Evolution and Human Behavior, vem esclarecer que o lugar onde recai a atração dos homens é na curvatura lombar. Algo que está na genética desde a Pré-História.

Uma curvatura acima das nádegas de 45,5º tornaria as mulheres pré-históricas mais aptas para carregar e parir um bebé. E isso é fundamental para a proliferação da espécie. “O que é fascinante nesta investigação é que se trata de mais uma ilustração científica da estreita coincidência entre as características morfológicas que diferenciam os dois géneros e a evolução do que é considerado atraente na raça humana”, considera David Buss, professor de Psicologia e co-autor do estudo. Ao que parece, a beleza depende, para quem aprecia, de uma adaptação biológica adequada.

Para chegar a estas conclusões, o estudo passou por duas fases. A primeira analisou o arqueamento da coluna vertebral: pediu-se a 100 homens que classificassem várias imagens em função do grau de atração em relação a elas. E a maioria demonstrou maior interesse pela mesma “curvatura ótima” que era preferida nos nossos antepassados.

A segunda parte do estudo passou por apresentar a 200 homens imagens de mulheres com nádegas de diferentes formatos e tamanhos, com diferentes curvaturas vertebrais. E concluiu-se que a preferência foi para as mulheres com a “curvatura ótima”, independentemente do tamanho das nádegas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR