476kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Evolução

Estranha Natureza

Pica-pau tem cabeça de martelo, não de amortecedor

A ideia de que o pica-pau tinha um sistema amortecedor entre o bico e o crânio tem cerca de 50 anos. Agora um grupo de investigadores diz que o cérebro pequeno é a melhor proteção contra traumatismos.
Economia

Meios de pagamento: o futuro está aí e é digital

Das trocas diretas aos pagamentos digitais, a evolução foi enorme e hoje é possível viver sem tocar em dinheiro. Tudo graças aos pagamentos digitais que vieram revolucionar a forma como compramos.
Ciência

Cadernos de Darwin devolvidos 20 anos depois

Embora o desaparecimento remonte a 2000, a situação só foi reportada à polícia em 2020 pela diretora da biblioteca. Pensou-se que estivessem perdidos no local, que tem cerca de 10 milhões de livros.
Estudo Científico

A árvore genealógica mais completa de sempre

O estudo criou "uma gigantesca árvore genealógica humana que reconstrói tanto quanto é possível a história que gerou toda variação genética que se encontra hoje nos seres humanos".
Estranha Natureza

Fêmeas de golfinho podem sentir prazer sexual

Os encontros sexuais nos golfinhos não servem apenas para a reprodução, mas para fortalecer laços sociais, mesmo entre fêmeas. Estas têm um clítoris que pode ser erétil e sensível como nas mulheres.
Evolução Humana

Projeto português MATRIX recebe bolsa europeia

O projeto de Vera Aldeias pretende analisar as dinâmicas de transição para o "Homo Sapiens" e baseia-se numa nova abordagem: o uso de biomoléculas preservadas nos sedimentos dos sítios arqueológicos.
Coronavírus

África pode tornar-se o "continente da covid"?

90% da população africana continua por vacinar. Sem vacinas, a probabilidade de novas variantes é maior e a solução dos países ricos foi fechar as fronteiras — mesmo sem saberem nada sobre a Ómicron.
Coronavírus

Ómicron em destaque mas primeiro problema é AY.4.2

A preocupação para este inverno será a sublinhagem AY.4.2 da Delta, defende Vasco Ricoca Peixoto. A variante está a tomar o lugar da Delta no Reino Unido e está espalhada em Portugal e na Europa.
Coronavírus

AY.4.2 tem transmissão comunitária no Algarve

A variante Delta domina Portugal, o Reino Unido e muitos outros países, mas é agora analisada pelas sublinhagens e a AY.4.2, mais infecciosa, está a crescer nos dois países.
Coronavírus

Sub-linhagem AY.4.2 da Delta triplicou em outubro

A sub-linhagem AY.4.2 está a causar preocupação no Reino Unido pelo aumento do número de casos. Em Portugal, de 24 de agosto a 4 de outubro, foram analisadas nove amostras, mas no total já são 28.
Evolução Humana

Homo bodoenis: uma nova espécie humana ancestral

Os paleo-antropólogos dizem que o anúncio do Homo bodoensis, antepassado direto dos humanos, pode ajudar a compreender um capítulo da evolução humana que é ainda mal compreendido.
Coronavírus

O que se sabe sobre a AY.4.2, a nova variante?

AY.4.2 é um novo ramo de uma sublinhagem (AY.4) da variante Delta. Pode ser um pouco mais transmissível, mas não se espera que tenha grande impacto. As autoridades estão, ainda assim, vigilantes.
Coronavírus

9 casos da nova variante em Portugal desde agosto

A variante Delta com duas novas mutações, provisoriamente chamada AY.4.2, também já foi identificada em Portugal, segundo o Insa. São nove das 9.544 amostras da variante Delta já analisadas.
Coronavírus

Mutações: da capacidade de infeção aos anticorpos

Nem todas as mutações são favoráveis ao vírus, tudo depende da combinação em que aparecem. A E484K é a mais resistentes aos anticorpos e a K417N a mais suscetível.
Alterações Climáticas

Alterações climáticas mudam fisionomia dos animais

Muitos animais, em especial as aves, estão a sofrer mudanças na sua fisionomia para se adaptarem ao clima mais quente, resultado das alterações climáticas, e conseguirem regular melhor a temperatura.
Evolução Humana

ADN em fósseis revela nova linhagem humana

A Bessé, como foi apelidada, foi enterrada há mais de 7.200 anos e tem uma mistura de origens numa combinação nunca antes identificada. É a primeira vez que foi encontrado ADN humano naquela região.
Sociedade

Inovação exponencial

As sociedades mais educadas, conectadas e adaptáveis às mudanças serão as vencedoras. Sobretudo se conciliarem a inovação tecnológica com a melhoria da qualidade de vida das suas populações.
Coronavírus

Vacinando globalmente seria viável erradicar vírus

Entre os maiores desafios, defendem os autores do comentário científico, é conseguir vacinar globalmente. Segundo os cálculos, a Covid-19 não será tão fácil de erradicar como a varíola.
Evolução Humana

Neandertais podiam fazer "tudo o que fazemos"

O investigador português é um dos autores da grande revelação de que os homens desta espécie, muito estigmatizada como um "beco sem saída da evolução humana", pintaram cavernas.
Ciência

Homens Neandertal terão mesmo pintado uma caverna

Os pigmentos da caverna de Ardales foram aplicados com salpicos e sopros por parte destes homens do paleolítico, de acordo com um novo estudo, que sustenta que o fizeram de forma propositada.
Coronavírus

Manter medidas mesmo durante a vacinação

Quanto maior a transmissão na comunidade, maior a probabilidade de uma pessoa vacinada ser infetada. E isso aumenta a probabilidade de surgir uma variante capaz de contornar o efeito das vacinas.
Coronavírus

Delta é variante "com esteroides". Vacina dá luta

As vacinas parecem ser eficazes a prevenir a doença grave com as novas variantes, mas não se sabe o que acontecerá no futuro. Enquanto houver pessoas vulneráveis, haverá margem para o vírus mudar.
Coronavírus

Porque é a Curevac menos eficaz do que outras?

A farmacêutica justificou os maus resultados com as variantes, mas nenhuma outra vacina se mostrou tão pouco eficaz contra a Alpha. O problema pode estar na dose, na molécula de mRNA ou no veículo.
Evolução Humana

Descoberta pode mudar história da evolução humana

Os fósseis pertencem a um grupo misterioso "de humanos extintos" e de "novo tipo de Homo". A origem dos neandertais passará assim pelo sudoeste asiático. Investigação foi publicada na revista Sicence.
Coronavírus

A variante indiana mais do que quadruplicou

Numa semana, passámos de 10 para 46 casos da variante indiana. Se for mais infecciosa que a inglesa pode vir a substituir aquela que agora é dominante. É mais prevalente que a variante de Manaus.
Coronavírus

Discussão continua: SARS-CoV-2 foi fabricado?

A doença dos investigadores antes de ter sido registado oficialmente o primeiro caso de Covid-19 na China reacendeu a discussão sobre a origem do vírus e a possibilidade de ter saído do laboratório.
Coronavírus

Brasil: uma fábrica de variantes para o mundo

A ausência de confinamento, a falta de medidas de prevenção e uma campanha de vacinação muito lenta potenciam o aparecimento de variantes e de preocupação que facilmente se espalham por outros países.
Coronavírus

Anticorpos contra variante sul-africana eficazes

Vacinas em teste na África do Sul são menos eficazes contra a nova variante do vírus que se tornou dominante no país. Cientistas dizem que uma vacina reformulada podia servir para todas as variantes.
Coronavírus

Confinamento permite reduzir Rt de nova variante

A variante B.1.1.7 teve origem em Inglaterra e em menos de 3 meses representava 50% dos casos. O índice de transmissibilidade é maior do que para as variantes anteriores, mas diminui com confinamento.
Coronavírus

Índia identifica nova variante com duas mutações

A combinação das duas mutações, que afetam a proteína spike, não tinham sido identificadas na Índia. Mas ainda não foi encontrada relação com o aumento do número de infeções no país.
Coronavírus

Nova variante do Uganda detetada em Espanha

A variante vem de uma linhagem diferente da das variantes britânica, sul-africana ou brasileira, mas as mutações que apresenta conferem ao vírus características semelhantes.
Sociedade

Milagres e simbioses

É tempo de, na política, acabar com a tendência de optar sempre por soluções construídas a partir de cima, e, em vez disso, privilegiar decididamente os cidadãos e as instituições independentes.
Sociedade

O homem das cavernas digitais

A manter-se este divisionismo crescente, corremos o risco de ver a humanidade pisar Marte enquanto se afunda numa caverna digital, embrutecida como um símio que luta pelo seu charco de água.
Coronavírus

Brasil pode ter nova variante do coronavírus

A análise de 195 sequências genéticas permitiu identificar a origem da variante de Manaus (P.1), ver a diversificação da variante do Rio de Janeiro (P.2) e detetar uma potencial nova variante.
Coronavírus

Variante sul-africana dominante em poucas semanas

A variante terá surgido em agosto, estava presente no início da segunda vaga em outubro e até meados de novembro tornou-se dominante em três províncias. É preciso estudar melhor as suas 8 mutações.
Coronavírus

Covid-19. Que riscos corremos com novas variantes?

Se os vírus são mais contagiosos, infetam mais pessoas e aumentam os internamentos. Se isso acontecer muito rápido, os hospitais não aguentam. É preciso vacinar rapidamente, defendem investigadores.
Coronavírus

Identificada nova variante em Nova Iorque

A variante de Nova Iorque tem um conjunto de mutações que afetam a proteína spike e permitem ao vírus ligar-se melhor às células humanas e escapar aos anticorpos gerados pelas vacinas existentes.
Coronavírus

Covid. Os mistérios da variante de Manaus

Que motivos podem explicar a 2.ª vaga em Manaus? A imunidade de grupo já desapareceu ou nunca existiu e o vírus pode ter-se tornado mais eficaz a fugir do sistema imunitário e a infetar as pessoas.
Coronavírus

Mutações Erik e Nelly: o risco das novas variantes

Tornaram o vírus mais eficaz a atacar as nossas células ou a escapar-se dos anticorpos. Duas das três variantes já estão em Portugal, mas a forma de combater o vírus mantém-se a mesma.
Coimbra

Somos Coimbra quer "grande área metropolitana"

Líder do movimento Somos Coimbra, José Manuel Silva, disse que pretende tornar a cidade de Coimbra num polo "nuclear e acelerador" de uma grande área metropolitana.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.