Desde as 05h30 locais (04h30 em Lisboa), que uma centena de controlos policiais vigiam as entradas na cidade, para garantirem que os automóveis de matrícula par não entram na capital. Já nas ruas de Paris, 750 agentes da polícia garantem o cumprimento da limitação e podem autuar os infratores com uma multa de 22 euros.

Medidas idênticas de limitação à circulação foram implementadas na capital francesa em 1997 e, mais recentemente, em março do ano passado.

A circulação alternada, que afeta Paris e 22 localidades em seu redor, foi decidida domingo depois de vários dias de tensão entre as autoridades municipais, que queriam aplicar a medida, e o executivo, mais cauteloso.

Excluídos da limitação estão os veículos híbridos ou a gás, bem como aqueles que transportam, pelo menos, três pessoas, o que levou a uma redução do número de engarrafamentos na cidade.

Por outro lado, os transportes públicos são hoje gratuitos, bem como os serviços municipais de aluguer de veículos elétricos e de bicicletas.

Se forem mantidas as restrições, na terça-feira apenas os veículos de matrícula par poderão circular.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR