Esqueça a bola. Alvalade vai ser palco de inúmeras iniciativas culturais e turísticas, entre 10 e 19 de abril, todas com um único objetivo: dar a conhecer o bairro lisboeta de Alvalade. Depois de ter passado por locais mais turísticos da capital, a terceira edição da LisbonWeek instala-se perto de espaços como a Biblioteca Nacional, o Hospital Júlio de Matos e o Jardim do Campo Grande. Como o programa é extenso, o Observador selecionou cinco momentos a não perder:

Faça um sightseeing pelo bairro

Não é todos os dias que há à disposição um autocarro turístico que não sai das fronteiras de Alvalade, por isso há que aproveitar agora. Ana Tostões criou a visita cultural de autocarro “Lisboa Moderna”, que leva os passageiros confortavelmente num passeio de 90 minutos por locais como a Praça de Londres, Bairro das Estacas, Edifícios Vává, cerâmica Menez e Biblioteca Nacional.

Para quem já conhece o bairro de olhos fechados há outro percurso disponível que permite ficar a saber mais sobre Porfírio Pardal Monteiro. A rota dedicada ao arquiteto lisboeta foi preparada por um familiar, também arquiteto, João Pardal Monteiro, e inclui no percurso o Hotel Ritz, o Instituto Superior Técnico, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a estátua da Av. António José de Almeida. Porquê estes locais? Para saber, o melhor é entrar no autocarro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando: Vários horários disponíveis nos dias 11, 12, 13, 17, 18 e 19 de abril
Preço: 10 euros

4 fotos

Và à Reitoria da Universidade de Lisboa ver os desenhos dos Urban Sketchers

Eles pegam no caderno e o que dali sai anda a ser falado de norte a sul do país. Para a LisbonWeek, os Urban Sketchers desenharam Alvalade. Captaram o ambiente, as cores e a vida do bairro, entre o final de janeiro e o final de fevereiro. São esses registos que vão estar expostos na Cidade Universitária, e que permitem ver e conhecer este bairro lisboeta de uma forma original.

Quando: Inaugura a 10 de abril. Aberto de segunda a sexta-feira das 10h00 às 19h00
Preço: Entrada gratuita

Veja uma peça de teatro no Hospital Júlio de Matos

“E Morreram Felizes Para Sempre” é a peça de teatro imersivo (ou seja, que leva o espectador a imergir no espaço da ação) que vai ter lugar num edifício de dois andares no Hospital Júlio de Matos. Este espetáculo, da autoria de Nuno Moreira e direção de atores de Ana Padrão, vai permitir ao visitante descobrir, durante 90 minutos, as estórias dentro da história, um cross over entre a tragédia amorosa de Pedro e Inês de Castro e a invenção da lobotomia, por Egas Moniz, e que lhe valeu um Prémio Nobel.

Quando: 10 a 19 de abril e depois de 22 a 30 do mesmo mês
Preço: Os bilhetes custam 35 euros

regata barcos a remo

Assista a uma regata de barcos a remo no lago do Jardim do Campo Grande

Sim, leu bem. O apresentador Fernando Alvim volta a fazer do lago do jardim do Campo Grande um local de competição renhida entre barcos a remo. A boa notícia é que quem quiser participar na mais irreverente e divertida competição náutica de Lisboa pode inscrever-se através do e-mail regatabarquinhosremos@gmail.com até 15 de abril, basta formar antes uma equipa até quatro elementos. Se cair do barco, não há problema. A água não é funda.

Quando: 18 de abril às 15h00
Preço: Entrada e participação gratuita

Veja obras de 93 artistas diferentes num armazém de Alvalade

A segunda edição da MOSTRA escolheu o número 2 da Rua do Centro Cultural para instalar uma exposição com 93 artistas plásticos de várias de áreas. Rui Sanches, Miguel Palma, Paulo Brighenti, José Pedro Cortes, António Júlio Duarte, Duarte Amaral Netto e Susana Anágua são alguns dos artistas — mais e menos experientes — que se juntam naquele armazém para mostrar diferentes abordagens, incluindo a da experimentação. Entre os eventos que acompanharão a MOSTRA estão agendadas conversas e visitas guiadas a cargo dos artistas e outros convidados, assim como programas didáticos para crianças e adultos ao longo da semana.

Quando: Entre 10 e 19 de abril, das 13h00 às 20h00, e ao fim de semana das 12h00 às 19h00
Preço: Entrada gratuita