A China vai construir o maior terminal de aeroporto do mundo. Aquele que ficará conhecido como o Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Pequim vai abranger uma área de 2,3 milhões de metros quadrados e irá receber cerca de 45 milhões de passageiros por ano, conta o Telegraph. O maior terminal de aeroporto foi projetado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid e desenvolvido em parceria com a ADPI.

A arquiteta responsável pelo projeto foi a primeira mulher a receber o Prémio de Arquitetura Pritzker, em 2004.

As imagens do terminal divulgadas pela Zaha Hadid Architects mostram um extenso núcleo central de onde saem seis estruturas curvas mais estreitas. O design do edifício foi projetado com o intuito de proporcionar uma deslocação rápida entre as diferentes zonas do aeroporto. Segundo a Zaha Hadid Architects, o tamanho do terminal vai preservar uma “escala humana” apesar da sua grande dimensão.

Prevê-se que a construção do edifício fique terminada em 2018.

Este terminal será o mais movimentado do novo aeroporto de Pequim que se encontra neste momento em construção. Também conhecido como Daxing Airport, o novo aeroporto da capital chinesa localiza-se a cerca de 48 quilómetros do centro da cidade e começou a ser construído a 26 de dezembro de 2014.

Neste momento, o maior terminal de aeroporto do mundo é o Terminal 5 do Aeroporto de Heathrow em Londres, no Reino Unido. Abriu em 2008 e ocupa uma área de cerca de 1,26 milhões de metros quadrados. Ainda assim, a sua área corresponde apenas a um pouco mais de metade da área do novo Terminal 1 de Pequim. No ano passado, o Terminal 5 de Heathrow serviu cerca de 31,6 milhões de passageiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR