China
Paquistão

600 jovens vendidas como noivas para a China

2798
A AP obteve uma lista com o nome de 629 jovens mulheres, todas elas vendidas a homens chineses, num país onde a população é maioritariamente masculina. Os casos de tráfico estão a aumentar.
Pequim

Pequim retira taxas sobre produtos dos EUA

Pequim vai desagravar parte das taxas alfandegárias a dois produtos alimentares — carne de porco e soja — importados dos EUA. China tinha imposto, em julho de 2018, taxas de 25% a estes dois produtos.
Pequim

Pequim: unilaterismo dos EUA ameaça países da NATO

O governo de Pequim afirmou que unilateralismo norte-americano ameaça os países da NATO, garantindo que "o crescimento da potência chinesa é o crescimento de uma potência pacífica".
Macau

Fraca liquidez em Macau motiva "swap" de moeda

O Banco Popular da China e a Autoridade Monetária de Macau assinaram acordo de "swap" de moeda chinesa. O acordo terá a duração de três anos e tem como objetivo combater falta de liquidez em Macau.
BMW

BMW investe milhões para fazer eléctricos

O Grupo BMW anunciou fortes investimentos para fabricar veículos eléctricos. Na Alemanha, Dingolfing recebe 400 milhões para se adaptar à produção do topo de gama iNext. China vai produzir Mini e iX3.
Huawei

Huawei recorre de decisão norte-americana

A Huawei foi excluída de um programa federal de subsídios, alegando que a empresa representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA. Empresa chinesa recorreu da decisão.
Economia

China. Banco quer abrir novas delegações

O presidente do Conselho de Supervisores do Banco da China, Wang Xiquan, quer abrir delegações em todos países de língua portuguesa. Esta entidade deverá ajudar na cooperação entre a China e Portugal.
Gás Natural

Rússia e China: irmãos para sempre? /premium

150
A construção do novo gasoduto reforça as relações entre a China e a Rússia, mas é difícil imaginar que se volte a gritar a palavra de ordem de Estaline e Mao: “Russos e chineses, irmãos para sempre!”
Macau

Pequim destaca sucesso de "um país, dois sistemas"

O diretor do Gabinete de Ligação de Pequim considera que o "patriotismo" estabeleceu uma "base sólida" para o Executivo local "garantir a prática bem-sucedida da fórmula 'um país, dois sistemas'".
Vistos Gold

Vistos Gold. China investe mais de 2.500 milhões

Ao fim de sete anos, o investimento chinês captado através dos vistos gold somou 2.529 milhões de euros. Já o brasileiro totalizou 678,6 milhões de euros.
China

Hong Kong. China impõe sanções aos EUA

O governo chinês diz que vai impor sanções a várias organizações não-governamentais norte-americanas e impedir a Marinha dos EUA de visitar Hong Kong. Decisão foi anunciada esta segunda-feira.
China

China acusa comissária da ONU de interferência

A China acusou a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, de interferência "inadequada" nos seus assuntos internos, por causa da situação em Hong Kong.
China

Fake News: China proíbe utilização de tecnologia

A China proibiu os fornecedores de vídeo e áudio na internet de utilizarem tecnologias de inteligência artificial e de realidade virtual para produzir informações falsas.
China

Hong Kong. China convoca embaixador dos EUA

O vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros considerou a Lei dos Direitos Humanos e Democracia em Hong Kong um ato "totalmente hegemónico", e pediu aos EUA que não implementem a normativa.
China

Hong Kong. China ameaça retaliar contra EUA

A China ameaçou retaliar a decisão de Donald Trump de assinar a proposta de lei que apoia os direitos humanos e a democracia em Hong Kong, acusando-o de "se intrometer" nos seus assuntos internos.
China

Hong Kong. Trump assina lei que apoia protestos

Congresso já tinha aprovado proposta com apoio dos dois partidos. Presidente promulga agora proposta de lei, que pode complicar relações com a China na chamada guerra comercial.
China

Adolescente usa maquilhagem para criticar China

Adolescente de 17 anos usou rede social TikTok para partilhar vídeo que parecia ser tutorial de maquilhagem. Na realidade, quis alertar para a forma como os muçulmanos Uyghur são tratados na China.
Angola

Angola procura apoio da China no combate ao crime

O ministro do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, deslocou-se à China para avaliar a implementação do CISP — uma estrutura que vai auxiliar os órgãos de defesa e segurança pública no país angolano.
Diplomacia

Missões diplomáticas. China ultrapassa EUA

"Com 276 representações em todo o mundo, a China excedeu pela primeira vez os Estados Unidos", revelou o estudo, cujos números revelam as mudanças geopolíticas ocorridas nos últimos anos.
Macau

Monjardino critica Macau "fraca" face à China

O diretor da Fundação Oriente defende que Macau nunca passará pelo que Hong Kong passou porque a sociedade macaense "é fraca". A diferença está no país colonizador e sente-se na justiça.
Daimler

Chineses da BAIC querem fatia maior na Daimler

A Daimler está cada vez mais chinesa. Depois da Geely, que controla 9,7%, agora é a BAIC que pretende fazer crescer os 5% que já detém na Daimler, a casa-mãe da Mercedes.
Huawei

Huawei processou jornalista francês por difamação

A Huawei processou por difamação um jornalista, um investigador e um "perito em telecomunicações", em França, por terem afirmado que a empresa é controlada pelo governo chinês.
Hong Kong

Ministro: Hong Kong "é parte da China"

O ministro chinês afirmou que Hong Kong "é parte da China", independentemente do resultado das eleições locais de domingo, que deram vitória aos candidatos pró-democracia.
China

"Lavagem cerebral" em prisões chinesas

439
"Campos de reeducação" que se assemelham a prisões, onde se proíbem fugas, promovem castigos e se doutrina muçulmanos a abandonarem a sua religião. São as novas revelações sobre Xinjiang.
Espionagem

Alegado espião chinês pede asilo na Austrália

Wang Liqiang afirma que participou em operações como infiltrado em Hong Kong e que trabalhou para influenciar eleições em Taiwan. Pede agora asilo aos australianos: "Se regressar, sou um homem morto."
Hong Kong

China critica apoio dos EUA aos protestos

O Congresso dos EUA aprovaram uma resolução que apoia a democracia e os direitos humanos em Hong Kong e ameaça agora levantar regalias da ex-colónia britânica. Pequim não gostou nada.
Macau

20 anos de Macau. O primeiro bebé da nova cidade

Foi há precisamente 20 anos que Macau deixou de ser território administrado por Portugal e entrou numa fase de transição de 50 anos. Vinte anos depois, o primeiro bebé não português quer ser padeiro.
China

Torturado ex-funcionário de consulado em Hong Kong

Ex-funcionário do consulado britânico em Hong Kong denuncia em entrevista à BBC ter sido torturado na China. Agressões, privação do sono e confissões forçadas for alguns dos métodos praticados.
Angola

Comissão Mista Angola-China vai reunir

O Processo Verbal que deverá ser assinado na quinta-feira estabelece as linhas orientadoras para o reforço da cooperação económica, técnica e comercial.
Huawei

Huawei: suspensão do embargo não cessa "injustiça"

A Huawei defendeu que a extensão de 90 dias da autorização para as empresas dos EUA negociarem com a chinesa mostra que continua a ser tratada "de forma injusta".
Hong Kong

Hong Kong. China condena lei anti-máscara

O Parlamento Chinês afirmou que a decisão do Supremo Tribunal de Hong Kong, que decretou anticonstitucional a proibição de máscaras em protestos, só pode ser tomada pelo Supremo chinês.
Hong Kong

Manifestantes escondidos devem render-se, diz Lam

O governo de Hong Kong avisa que esta é a única solução pacífica para resolver o caos que se vive no Politécnico de Hong Kong onde 100 manifestantes estão ainda barricados.
China

Documentos do governo chinês revelam repressão

Xi Jinping aconselhou recurso a "armas da ditadura democrática popular" para conter minoria muçulmana na região autónoma de Xinjiang. Fuga de informação inédita revela diretivas repressivas.
Música

Conan Osiris vai tocar em Macau e na China

Conan Osiris, DJ Kitten e Surma são os portugueses que vão a Macau e à cidade chinesa de Zhuhai no fim de novembro tocar no festival This is My City. Surma vai tocar em colaboração com Wu Tiao Ren.
Huawei

Embargo à Huawei foi prorrogado (mais uma vez)

O embargo à empresa chinesa Huawei foi adiado mais uma vez por três meses, anunciou o departamento de Comércio dos EUA.
Hong Kong

Exército chinês saiu para limpar Hong Kong

É raro os militares chineses saírem da caserna, desta vez foram destacados em Hong Kong para ajudar a limpar as ruas das barricadas e destroços deixados pelos manifestantes pró-democracia.
Bolsa de Nova Iorque

Perspetiva de acordo comercial anima Wall Street

O otimismo em Wall Street surge na sequência das declarações do conselheiro económico da Casa Branca, Larry Kudlow, dando conta de progressos nas negociações entre Washington e Pequim.
Futebol

Marcello Lippi demite-se de selecionador da China

O ex-treinador da seleção italiana Marcello Lippi demitiu-se do cargo de selecionador da China depois de uma derrota por 2-1 frente à Síria.
Hong Kong

Hong Kong arrisca princípio um país, dois sistemas

São declarações do Presidente da China, Xi Jinping, que condena as atividades ilegais e violentas praticadas nos protestos contra a administração de Carrie Lam.
China

China avisa EUA: ou reduzem taxas ou não há acordo

A China advertiu Washington de que suspender parte das taxas alfandegárias é uma "condição importante" para um acordo preliminar que permita avançar com as negociações para pôr fim à guerra comercial.
China

Dois casos de peste pneumónica na China

650
A forma mais perigosa e transmissível da doença foi detetada em duas pessoas em Pequim. É a segunda vez que se deteta peste na China este ano. OMS diz que é uma doença reemergente.
Macau

Macau pode impulsionar relações da China

O avanço de Macau "contribui para acelerar a construção" do território como plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países lusófonos, diz chefe de governo.
Mundo

Grécia ao lado da China na Rota da Seda

Os líderes dos dois governos encontraram-se para discutir o projeto chinês da "Nova Rota da Seda" e um total de 16 acordos que passarão pelo setor bancário, agricultura, energia e expedição comercial.
China

Crianças só podem jogar hora e meia de videojogos

294
O governo chinês vai limitar as horas que crianças e jovens passam a jogar videojogos. Durante a semana podem jogar durante uma hora e meia, já ao fim-de-semana o tempo é alargado para o dobro.
China

China. Pera Rocha do Oeste em feira 

“Vamos promover a pera neste mercado e começar a fazer os primeiros contactos comerciais para adiantar trabalho para quando for autorizada", afirmou o presidente da Associação Nacional de Produtores.
Mundo

China anuncia acordo com EUA para o comércio

Os dois países que deram início a uma "guerra comercial" anunciaram finalmente um acordo que parece pôr fim ao braço de ferro. As taxas alfandegárias serão retiradas progressivamente.
Segurança

Chineses sacrificaram porcos em “crash-tests”

331
A China não é dos países mais preocupados com os direitos humanos. Sabe-se agora que também encara os animais de uma perspectiva peculiar. Em vez de “bonecos”, cientistas usaram porcos em crash-tests.
Clima

Macron e Jinping pedem 90 mil milhões para clima

Os presidentes de França e China querem que os países desenvolvidos invistam 90 mil milhões de euros até 2025 no combate às alterações climáticas e reafirmaram o apoio ao Acordo de Paris.
Mundo

China defende as suas políticas para Hong Kong

Os ministros da Defesa da China e Estados Unidos tiveram uma conversa telefónica onde abordaram os temas do Mar do Sul da China, Hong Kong, Xinjiang e os centros de doutrinação política.
EDP

China reduz posição na EDP com venda de ações

CNIC, empresa detida pelo Estado chinês, vai vender quase todas as ações que ainda tem na EDP. Chegou a ter 5% quando foi lançada OPA chinesa. China reduz posição na EDP para 23,27%.
Estados Unidos da América

Acordo de Paris: 4 países lamentam saída dos EUA

França, China, Alemanha e Rússia lamentaram a formalização da decisão anunciada por Trump em 2017. "O resto do mundo está unido na proteção do clima", disse num comunicado a ministra alemã.
França

Macron apela ao fim da guerra comercial China-EUA

O líder francês considerou que as disputas comerciais entre as duas maiores economias do mundo estão a afetar todos os países, incluindo a União Europeia: "O mundo inteiro está a ser prejudicado".
Hong Kong

Presidente chinês apoia executivo de Hong Kong

O presidente chinês Xi Jinping manifestou apoio a Carrie Lam depois de uma reunião com a chefe do executivo de Hong Kong e desfez os rumores de que Pequim estaria a considerar a sua substituição.
Moçambique

Xi Jinping saúda Filipe Nyusi pela reeleição

O Presidente da China, Xi Jinping, felicitou o seu homólogo de Moçambique, Filipe Nyusi, pela reeleição para mais um mandato de cinco anos.
Web Summit

A Web Summit vai azedar a relação com os EUA? /premium

De um lado, os perigos para as "democracia liberais". Do outro, uma tecnologia mais rápida que a diplomacia. No mesmo palco, as caras da Huawei e dos abusos dos EUA. Como fica Portugal, o anfitrião?
Tecnologia

Huawei teve impacto de 50 milhões em Portugal

A gigante da tecnologia chinesa Huawei gerou 900 postos de trabalho e pagou 90 milhões em impostos em Portugal, com um peso de 50 milhões no PIB do país.
Mundo

Pequim acusa EUA de semearem discórdia no Oriente

Esta segunda-feira de manhã os EUA tinham acusado a China de pretensões imperialistas na ASEAN. Pequim veio agora dizer que os EUA nada têm que ver com o assunto.
China

EUA acusam China de imperialismo

Donald Trump não esteve presente na Associação das Nações do Sudeste Asiático, mas nem assim abdicou do protagonismo e acusou a China de pretensões imperialistas relativamente ao Mar do Sul da China.
Ásia

Países da ASEAN querem acordo de aliança comercial

As Nações do Sudeste Asiático finalizaram as negociações da Parceria Económica Regional e estão dispostas a assinar o tratado em 2020. O projeto tem como objetivo fortalecer a influência da China.
Hong Kong

Hong Kong. Rixa entre manifestantes fez 6 feridos

Uma violenta discussão em Hong Kong fez este domingo seis feridos, incluindo um ativista pró-democracia que ficou sem uma orelha, no âmbito de uma manifestação pró-democracia.
Hong Kong

Imprensa de Hong Kong condena ataque a Xinhua

Delegação da agência de informação estatal chinesa Xinhua foi vandalizada por alguns manifestantes. Órgãos de comunicação social defendem que ninguém deve interferir no trabalho da imprensa.
Macau

Macau espera estudo sobre Pequim até dezembro

O chefe do executivo de Macau espera que o estudo sobre a semiautonomia de Pequim fique concluído até 20 de dezembro. Os resultados preliminares do estudo foram apresentadas esta quinta-feira.
Ténis

Frederico Silva nos quartos de final de Shenzhen

O português, 202.º do ranking mundial, venceu Tseng Chun-hsin, 340.º, qualificou-se esta quinta-feira para os quartos de final do challenger de Shenzhen, na China.
Comércio

Chineses põem em causa acordo comercial com EUA

A China não sabe se conseguirá chegar a um acordo alargado com os EUA. Chineses permanecem preocupados com a natureza impulsiva de Donald Trump e temem que presidente volte atrás com a palavra.
China

Xinjiang: direitos dos uigueres dividem ONU

Grupo de 54 países, liderado pela Bielorrússia, saudou "resultados do contraterrorismo" no Xinjiang, enquanto 23, centrados no Reino Unido, pediram respeito pela liberdade de religião.
Jogos Olímpicos

Brasil vai receber bronze de Pequim2008

A equipa de estafetas jamaicana, que contava com Usain Bolt, foi desqualificada devido a um controlo de doping positivo. O Brasil vai agora receber o bronze por ter sido terceira na final.
Comércio

Emmanuel Macron em visita à China em novembro

O presidente francês vai visitar a inauguração de uma feira de importações em Xangai. A visita ocorre numa altura em que empresas europeias reclamam mais acesso ao mercado chinês.
Exportações

Portugal exporta mais carne de porco para a China

Importador chinês prevê comprar mais 400 a 500 contentores com carne de porco a matadouro português até ao final de 2020, devido à peste suína.
WTA

Tenistas Halep e Svitolina entram a ganhar

A romena Simona Halep venceu a jovem revelação canadiana Bianca Andreescu. Já a ucraniana Elina Svitolina bateu a checa Karolina Pliskova em dois sets. Ambas na primeira jornada do grupo roxo.
Donald Trump

Acordo comercial EUA/China: fase um será assinada

"Penso que poderemos estar prontos para assinar uma parte importante do acordo. Chamemos-lhe Fase Um, mas é uma parte importante", disse Trump, que planeia que esta seja assinada no Chile.
Ténis

Gonçalo Oliveira na segunda ronda de Shenzhen

Gonçalo Oliveira ultrapassou esta segunda-feira o chinês Jie Cui, número 570 do ranking ATP, em três sets e segue assim para a próxima etapa do Shenzen Open.
Brasil

Bolsonaro dispensa parceria com a China

O Presidente brasileiro destacou a importância da parceria comercial com a China, mas absteve-se de participar na iniciativa chinesa "Uma faixa, uma rota".
Brasil

Até o presidente chinês já tem a camisola de Jesus

"Esse é o melhor time do Brasil na atualidade", afirmou Jair Bolsonaro. O Presidente brasileiro ofereceu ao homólogo chinês uma camisola do clube de futebol Flamengo, que é treinado por Jorge Jesus.
Prémio Sakharov

Ilham Tohti, defensor dos uigures, vence Sakharov

110
Ilham Tohti, condenado a prisão perpétua na China e grande defensor dos direitos da minoria uigur é o vencedor do Prémio Sakharov. O Parlamento Europeu exigiu a libertação imediata do vencedor.
Ténis

Frederico Silva eliminado na 3ª ronda de Liuzhou

O tenista português, 206.º do ranking mundial, perdeu com o sérvio Danilo Petrovic, 195.º, na terceira ronda do challenger de Liuzhou, na China.
EDP

EDP. EUA vão continuar a vigiar influência chinesa

Oferta chinesa falhou, mas EUA vão continuar a monitorizar "influência significativa" da China na EDP, avisa membro do Departamento da Energia que avalia investimentos estrangeiros no país.
Hong Kong

Hong Kong. China nega pensar substituir Carrie Lam

O Governo chinês desmentiu a informação avançada pelo Financial Times de que Pequim está a considerar substituir a chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, face aos protestos no território.
NBA

Televisão estatal chinesa não difunde jogo da NBA

"Luta pela liberdade. Força Hong Kong", escrito no Twitter pelo diretor-geral dos Houton Rockets, foi o comentário que levou à decisão. Parceiros comerciais chineses suspenderam negócios com o clube.
Ténis

Frederico SIlva nos oitavos de Liuzhhou

O tenista português, 206.º do "ranking" mundial, qualificou-se esta quarta-feira para os oitavos de final do "challenger" de Liuzhhou, ao vencer o japonês Rio Noguchi, 400.º do mundo.
China

Suspeito de fraude com ouro fugiu para Portugal

208
O esquema envolve empréstimos sobre ouro adulterado, que provocou perdas totais superiores a 2,4 mil milhões de euros em vários bancos do noroeste chinês.
Macau

Macau. FMI justifica previsão de recessão em 1,3%

Fim das licenças de jogo em 2020, introdução do jogo na China e crescimento lento são razões apontadas pelo FMI para a recessão que se deve registar em Macau este ano.
China

Banco central chinês injeta 27 mil milhões

O banco central chinês injetou esta quinta-feira 30 mil milhões de yuan (cerca de 27 mil milhões de euros) no sistema financeiro do país.
Caixa Geral de Depósitos

BNU. Mais negócios entre China e países lusófonos

O Banco Nacional Ultramarino quer aumentar o volume de negócios entre a China e os países lusófonos.
Ténis

Ténis. Frederico Silva nos 'oitavos' em Ningbo

O tenista português Frederico Silva conseguiu ultrapassar mais uma etapa no challenger chinês e está agora nos quartos de final da prova.
Hong Kong

HK. Discurso de líder na Assembleia interrompido

Carrie Lam ia fazer o discurso anual no Parlamento de Hong Kong, mas foi interrompida duas vezes por protestos de vários deputados. Líder da região acabou por sair e passar a mensagem via vídeo.
NBA

Da China com Amor /premium

Os Estados Unidos encontram-se, de facto, mergulhados numa profunda crise. Sabemos que a coisa está mesmo feia quando cabe a um indivíduo com o currículo de Donald Trump ser a reserva moral da nação.
Estados Unidos da América

EUA acusam Huawei de "teatro de transparência"

Robert Strayer, um dos responsáveis do governo dos EUA por Políticas e Comunicações Cibernéticas, afirma que nenhum país pode ter confiança numa empresa que está sediada na China.
China

Peste. China proíbe carne de porco de TImor-Leste

A China viu-se obrigada a proibir a carne de porco proveniente de Timor-Leste no país. A medida foi tomada pela Administração Geral da Alfândega da China depois de declarado um surto de peste suína.
Hong Kong

Hong Kong. Milhares de manifestantes voltam à rua

Milhares de manifestantes voltaram esta segunda-feira ao centro de Hong Kong para apelar aos Estados Unidos que votem um texto que permitiria sancionar os dirigentes chineses.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos continuam com menos adesão

Os protestos em Hong Kong, na China, continuam a decorrer, mas agora com uma menor adesão face às manifestações não autorizadas, que foram realizadas nas últimas semanas.
Estados Unidos da América

China e EUA chegam a acordo parcial

Donald Trump confirma que EUA e China chegaram a um acordo parcial para dar trégua à guerra comercial entre os dois países. Descreveu-o como "substancial" e admitiu que ainda há detalhes por acertar.
Ténis

Djokovic perde liderança para Nadal em Xangai

Djokovic eliminado esta sexta-feira por Stefanos Tsitsipas nos quartos de final do Masters 1.000 de Xangai. Nadal vai aproveitar os pontos não defendidos por Djokovic para alcançar liderança mundial.
Ténis

Djokovic perde em Xangai e vai perder o número 1

O tenista número um do ranking mundial foi esta sexta-feira afastado do Masters 1.000 de Xangai e vai perder o lugar cimeiro para o espanhol Rafael Nadal. Federer também perdeu.
China

Nacionalismo à Pequim /premium

Há dois elementos comuns a todos os nacionalismos. São a dignidade da nação e o facto de a dignidade da nação se medir em termos comparativos com outras nações – o grau de prestígio internacional.
Wall Street

Negociações EUA-China. Wall Street fecha em alta

A bolsa nova-iorquina fechou em alta, com os investidores esperançados sobre as negociações entre os representantes chineses e norte-americanos, que começaram esta quinta-feira em Washington.
Apple

Apple criticada pelo jornal oficial do PC Chinês

Diário do Povo, jornal oficial do PC Chinês, criticou Apple por disponibilizar aplicação "HKmap.live", que permite que os utilizadores divulguem coordenadas da polícia durante as manifestações.
Ténis

João Sousa eliminado do Masters 1.000 de Xangai

O tenista vimaranense, 63.º classificado do ranking mundial, perdeu com Pospisil. João Sousa continuará em Xangai, mas nos pares, competição em que faz dupla com o argentino Diego Schwaerzman.
Hong Kong

Exército chinês pode intervir se situação piorar

Carrie Lam admitiu que militares chineses podem vir a intervir em Hong Kong se a violência dos protestos piorar. O governo Chinês espera que ex-colónia britânica resolva o problema por conta própria.
Bolsa

Wall Street fechou em baixa

O resultado das negociações entre Washington e Pequim continua incerto. Os investidores da bolsa nova-iorquina demonstram prudência perante a situação e Wall Street fechou em baixa.
China

China. Vídeo parece mostrar prisioneiros vendados

186
Imagens de drone surgiram de forma anónima na internet. Tratar-se-á de um transporte de prisioneiros muçulmanos. Casa Branca acredita que vídeo é autêntico. A China ainda não fez qualquer declaração.
Hong Kong

ONU preocupada violência em Hong Kong

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou preocupação com o elevado nível de violência das últimas manifestações em Hong Kong e frisou polícia tem de respeitar a lei.
Donald Trump

Trump. China devia investigar negócios dos Biden

Donald Trump disse que a China devia investigar Hunter Biden, o filho do ex-vice-Presidente e candidato às eleições primárias Democratas Joe Biden, por causa dos seus negócios naquele país.
Conversas à Quinta

Como a China de Mao se fez a China de Xi Jinping

70 anos depois da fundação da República Popular da China, o sucesso económico do regime de Xi Jinping contrasta com os desastres do maoismo, mas não o suficiente para o regime renegar as suas raízes.
Smartphones

Telemóveis Samsung deixam de ser "made in China"

A Samsung vai deixar de vez de produzir telemóveis na China, país onde já ocupou 15% do mercado. Com apenas 1%, a empresa anuncia que vai sair, depois de já ter reduzido operações desde 2018.
Hong Kong

Hong Kong. Como um jovem de 18 anos foi baleado

Foi a vítima mais grave dos protestos desta terça-feira em Hong Kong. Um estudante de 18 anos foi alvejado por um agente. Vimos ao detalhe as imagens pouco claras do momento do incidente.
Hong Kong

Hong Kong quis estragar a festa da China

As imagens mostram Hong Kong virada do avesso. Protestos pró-democracia marcaram o 70º aniversário da República Chinesa. Um jovem foi baleado pela polícia e há mais de 50 feridos.
China

Drone encontra em caverna chinês fugido há 17 anos

O homem estava há 17 anos fugido, depois de ter sido preso por tráfico de crianças e mulheres. Através do drone, as autoridades detetaram um toldo azul e vestígios de que alguém vivia naquela caverna.
Rádio Observador

Polícia prende pássaro, mas protege-lhe identidade

O pássaro e o dono foram detidos na Holanda por assalto, mas a foto do animal foi divulgada com tarja preta nos olhos e com comida à frente; na China um drone descobriu um preso fugitivo há 17 anos.
Hong Kong

Hong Kong. Dezenas de feridos e jovem baleado - como aconteceu

110
Em dia de aniversário da República da China, protestos intensificam-se em Hong Kong. Já há mais de 60 feridos. Jovem de 18 anos baleado pela polícia está em estado grave. Há ainda mais de 180 detidos.
China

Que ambições tem a China para os próximos 70 anos? /premium

A China comunista faz 70 anos e é hoje um gigante, mas o seu projeto é continuar a crescer. Daqui a outros 70 anos, quer ser mais internacional e mais rica, mas também deverá ser menos livre.
China

O Oriente é vermelho: 70 anos da República Popular /premium

146
A 1 de outubro contam-se os 70 anos do dia em que Mao, em Beijing, proclamou a República Popular da China. Como é que a propaganda oficial tem tratado a data? Ensaio de Maria João Marques.
Hong Kong

China promete respeitar autonomia de Hong Kong

Xi Jinping prometeu continuar a respeitar o princípio "um país, dois sistemas", que garante à antiga colónia britânica um elevado grau de autonomia, a nível executivo, legislativo e judiciário.
China

China. 19 mortos em incêndio numa fábrica 

O incêndio deflagrou na cidade de Ningbo, numa fábrica. Há registo de pelo menos 19 mortos e três feridos. Oito pessoas foram resgatadas das chamas. Causas do fogo estão a ser investigadas.
China

Airbus. China nega ataques informáticos

A China negou que piratas informáticos chineses tenham realizado operações de espionagem industrial a empresas subcontratadas da Airbus. "A China é um forte defensor da segurança de rede."
Huawei

Huawei. Desconfiança da UE “pode ser ultrapassada”

Huawei acredita que a desconfiança da União Europeia relativa aos seus equipamentos móveis de 5G “pode ser ultrapassada” sem que os Estados-membros tenham de a excluir dos mercados.
Airbus

Airbus alvo de ataques informáticos da China

Quatro grandes ataques atingiram empresas subcontratadas da fabricante europeia nos últimos doze meses. fontes entrevistadas pela AFP apontaram que suspeitam de hackers que trabalham para a China.
Bolsa Chinesa

Bolsa de Xangai abre a subir 0,31%

A principal bolsa financeira da China abriu esta quinta-feira a subir 0,31%, para 2.964,48 pontos.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. PM defende cooperação com China

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, defendeu o apoio do país a África, considerando que este impulsiona a prosperidade do continente.
Diplomacia

China não quer destronar EUA como potência 

Wang Yi considera que "China e os EUA não podem avançar um sem o outro". Ministro pede respeito mútuo e lembra que uma desagregação das duas maiores economias do mundo não é realista.
Hong Kong

Hong Kong. Lojas vandalizadas e bandeira destruída

Manifestantes destroem propriedade e envolvem-se em agressões, no mesmo dia em que NY Times publica investigação que mostra violência policial. Aniversário da República chinesa está para breve.
Ambiente

China tem algo pior do que 21 milhões de carros

2466
Actualmente, a melhoria da qualidade do ar e a redução do CO2 está concentrada no combate aos veículos poluentes. Mas os chineses têm um tipo de empresa que polui mais do que 21 milhões de automóveis.
Donald Trump

Trump. Acordo com China só depois de 2020

Donald Trump quer um "acordo comercial total" com a China, rejeitando acordos parciais, mas acredita que esse entendimento apenas acontecerá depois das eleições presidenciais de 2020.
Huawei

Huawei com smartphone 5g, mas sem apps da Google

A chinesa Huawei divulgou esta quinta-feira os novos modelos Mate. Mesmo com o embargo dos EUA, vão ter por base o Android, mas não vem com as apps da Google instaladas.
Hong Kong

Hong Kong. Ativistas pedem por pressão dos EUA

Jovens líderes do movimento pró-democracia de Hong Kong pediram aos EUA para pressionarem Pequim, alegando possível imposição da China dos seus "valores comunistas" noutras partes do mundo.
Diplomacia

China confirma visita aos EUA para encontro

Pequim e Washington têm vindo a dar sinais de apaziguamento., depois de uma guerra comercial que dura há um ano. Donald Trump decidiu também adiar o aumento de taxas alfandegárias.
Estados Unidos da América

Fed vai decidir sobre novo corte nas taxas de juro

Reserva Federal dos Estados Unidos deve anunciar nova descida das taxas de juro, medida que visa contrariar os riscos de abrandamento ligados à 'guerra' comercial com a China e abrandamento na Europa.
China

China. Indústria cresce a ritmo mais lento 

A produção industrial aumentou 4,4% em agosto, face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se do menor crescimento homólogo desde fevereiro de 2002, quando subiu 2,7%.
Poluição

Pequim deixa de estar entre as 200 mais poluídas

Qualidade do ar em Pequim melhorou nos últimos anos ao ponto de a capital chinesa deixar de constar na lista das 200 cidades mais poluídas do mundo, sendo a 122º entre as cidades.
Ténis

Ténis. Gonçalo Oliveira eliminado em Xangai

O tenista português Gonçalo Oliveira, 16.º cabeça de série, foi eliminado do torneio de Xangai, ao perder com o indiano Prajnesh Gunneswaran, primeiro favorito, nos oitavos de final da prova chinesa.
Estados Unidos da América

Trump adia novas taxas sobre importações chinesas

Trump adiou por 15 dias o aumento de taxas alfandegárias de 25% para 30%, sobre 250.000 milhões de dólares de bens importados da China. Guerra comercial entre as duas nações começou há mais de um ano.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia proíbe manifestação de domingo

Polícia de Hong Kong proibiu a manifestação convocada para domingo pela Frente Cívica de Direitos Humanos (FCDH), que tem liderado os grandes protestos pró-democracia na antiga colónia britânica.
Relações Internacionais

China contra encontro de manifestantes e Alemanha

Governo chinês declarou ao embaixador alemão em Pequim o descontentamento por o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ter reunido com um ativista pró-democracia de Hong Kong.
Ténis

Ténis. Gonçalo Oliveira nos oitavos de Xangai

Tenista português venceu o francês Tak-Khunn Wang pelos parciais de 6-7 (3-7), 6-3 e 6-4, após uma maratona de 2h40 horas de confronto. Oliveira tem agora encontro marcado com Prajnesh Gunneswaran.
China

China investiu 20.000 milhões de dólares em Angola

O embaixador chinês referiu que Angola é um país com um "grande potencial para o desenvolvimento", realçando que o investimento no país é uma "medida muito importante" para esse efeito.
China

Jack Ma, que criou Alibaba, reforma-se aos 55 anos

Fãs penduram fotos de Jack Ma na parede, ao lado do Deus da Fortuna. Como tinha prometido, reforma-se aos 55 anos, para dar lugar aos mais novos, mas continua ligado à "gigante" do e-commerce.
Inflação

Inflação na China acelera com surto de peste suína

inflação na China cresceu ao ritmo mais rápido em 18 meses, impulsionada pela carne de porco, devido à peste suína que deverá ter efeitos inflacionários a nível mundial, incluindo em Portugal.
China

China. Livro de ex-secretário de Estado censurado

A publicação do livro "O despertar da Eurásia" de Bruno Maçães foi adiada devido à "censura" do regime chinês. "Este tipo de livro sempre foi publicado sem qualquer problema na China", diz o autor.
Venezuela

Venezuela condena manifestações em Hong Kong

Venezuela classificou protestos como "acontecimentos abertamente promovidos por interesses estrangeiros, com o objetivo de lesar a ordem interna, a segurança pública e a integridade territorial".
Hong Kong

Novos confrontos em Hong-Kong

Uma manifestação pró-democracia que começou pacificamente perto do consulado dos Estados Unidos em Hong Kong evoluiu para protestos junto à estação do metro central, que foi encerrada.
Comércio

Trocas comerciais entre China e EUA diminuem

As trocas comerciais entre a China e os EUA estão a cair de forma acentuada, refletindo as crescentes disputas entre os dois países e a incerteza sobre o desfecho da guerra de tarifas.
Hong Kong

Merkel pede proteção dos residentes de Hong Kong

"Os direitos e liberdades acordados na Lei Básica de Hong Kong devem ser salvaguardados", defendeu a chanceler alemã durante uma conferência de imprensa com o primeiro-ministro chinês.
Relações Internacionais

Trudeau condena detenções e China critica Canadá

Um ex-diplomata e um empresário, ambos canadianos, foram presos na China, numa aparente retaliação pela detenção no Canadá da diretora financeira do grupo Huawei, Meng Wanzhou.
Comércio

China e Europa têm "interesse comum" no comércio

O Presidente chinês, Xi Jinping, apontou à chanceler alemã, Angela Merkel, o "interesse comum" da China e da Europa em salvaguardar as regras básicas do sistema comercial multilateral.
Huawei

Huawei na IFA: "lista negra" foi tabu

O presidente executivo da Huawei, Richard Yu, foi o orador de abertura da feira de tecnologia IFA. Contudo, o interesse num auditório cheio era o embargo dos EUA. O que fez Yu? Não falou do assunto.
Angela Merkel

Merkel com encontros importantes na China

A chanceler alemã inicia uma visita de Estado à China. As preocupações pelos direitos humanos e os interesses económicos da Alemanha são dois pontos que Merkel terá atenção nesta deslocação.
China

O silêncio português sobre Hong Kong /premium

Portugal, um país onde a ecologia é praticamente unânime do ponto de vista político, assinou este ano um memorando que coloca em causa o maior compromisso ambiental do século. Não se ouviu uma palavra
Hong Kong

China persegue apoiantes de Hong Kong em Fátima

350
Cerca de 200 líderes políticos e religiosos estiveram reunidos em Fátima. Elementos da embaixada chinesa terão tentado condicionar a presença de três participantes críticos do regime de Pequim.
Mundo

Hong Kong. Lam fala em 1º passo para fim da crise

Carrie Lam acredita que o fim da lei da extradição é o primeiro passo para fim da crise. Manifestantes não desistem e exigem a cedência às restantes quatro reivindicações para acabar com protestos.
Tráfico de Droga

Macau e Hong Kong apreendem 5 milhões em drogas

Uma operação das autoridades de Macau e Hong Kong resultou na detenção de 19 pessoas e na apreensão de drogas com um valor estimado de mercado de cinco milhões de euros.
Estados Unidos da América

Guerra comercial. Nova ronda de tarifas em vigor

Sapatos, fraldas e fósforos são alguns produtos chineses que passam a pagar 15% de taxa nos EUA. Artigos eletrónicos só passarão a ser taxados em meados de dezembro para "não arruinar Natal".
Clima

Projeto chinês pode minar Acordo de Paris

Segundo um centro de investigação da Universidade Tsinghua, o projeto internacional de infraestruturas que visa dinamizar regiões pouco integradas na economia global pode minar os objetivos do acordo.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos com barricadas no aeroporto

Milhares de manifestantes pró-democracia bloquearam estradas que levam ao aeroporto de Hong Kong. Os confrontos têm escalado desde sábado.
Estados Unidos da América

EUA: novas tarifas sobre produtos chineses 

No total, desde domingo, mais de dois terços dos bens de consumo que os Estados Unidos importam da China passam a ser alvo de impostos mais elevados.
Donald Trump

China e EUA. Tarifas aduaneiras arrancam domingo

O Presidente dos EUA, Donald Trump, descartou a ideia de adiar tarifas adicionais sobre cerca de 300 mil milhões de euros de importações da China.
China

Banido jornalista que falou sobre primo de Jinping

108
O artigo publicado em julho sobre a riqueza do primo do presidente chinês desagradou ao governo. A China não renovou os documentos de Chun Han Wong, que tem agora de voltar aos Estados Unidos.
Tóquio

África. Tóquio alerta sobre investimentos chineses

Investidores estrangeiros em África devem ter cuidado para não sobrecarregarem países anfitriões, disse o PM japonês no encerramento da cimeira em África, em alusão aos gigantescos projetos chineses.
Hong Kong

Hong Kong. Líderes ativistas foram libertados

Os ativistas políticos Joshua Wong e Agnes Chow foram libertados e prometeram continuar a luta pela democracia em Hong Kong, depois de serem detidos e acusados de incitamento a protesto.
Economia

China vai crescer 4,6% na próxima década, diz S&P

A economia chinesa vai crescer a uma taxa média de 4,6%, ao longo da próxima década, segundo um relatório publicado pela agência de notação financeira Standard & Poor's.
China

Pequim rejeitou cedências propostas por Carrie Lam

Relatório revela que líder executiva de Hong Kong sugeriu retirar lei da extradição para acalmar protestos, mas China continental recusou proposta. E pediu a Lam mais "iniciativa".
China

China aperta a malha em Hong Kong

Manifestação de sábado foi cancelada, mas aeroporto prepara-se para cancelar voos à mesma. Ativistas pró-democracia foram detidos e entretanto libertados. Na fronteira, há novos exercícios militares.
A página está a demorar muito tempo.