China

Elétricos

A Europa vai ou não acordar para a ameaça chinesa?

A Europa captou 3,2 mil milhões de euros para o investimento na produção de veículos eléctricos. Sete vezes menos do que a China! Um quarto dos empregos na indústria está em risco, se a UE nada fizer.
China

Os chineses vestem Prada /premium

Depois de quatro décadas de crescimento, consolidação e expansão económica internacional não acreditar que Pequim veio para ficar como importante ator no sistema internacional só pode ser uma ilusão.
BCE

Na guerra que Trump acha fácil, todos perdem

Governadores dos bancos centrais que representam metade da economia mundial mostraram-se preocupados em Sintra. Mario Draghi preocupado com mudanças na ordem mundial. Todos vêem perdedores.
Comércio

Relação "positiva" entre Macau, China e Lusofonia

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, destacou a importância desta relação "triangular" com vários anos, "positiva e virtuosa" para os países envolvidos.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt desciam 0,66%, 1,18% e 1,49%, bem como as de Madrid e Milão, que recuavam 1,15% e 1,38%, respetivamente.
China

EUA. China ameaça retaliar contra taxas aduaneiras

A China denunciou hoje "a chantagem" dos Estados Unidos, na sequência das ameaças do Presidente de impor novas taxas aduaneiras sobre produtos chineses, e advertiu que tomará "contra-medidas".
China

China aumenta tarifas sobre produtos americanos

A China reagiu à disputa comercial com o presidente dos EUA e aumentou as tarifas de importação numa lista de produtos americanos, incluindo soja, peixe, carros elétricos e uísque.
China

Pequim vai ajudar acionista chinês da TAP

A Bloomberg revela que as autoridades chinesas vão apoiar uma solução para resolver os graves problemas de falta de liquidez do conglomerado chines que é investidor na TAP.
China

Trump anuncia tarifas a 25% para bens tecnológicos

As tarifas vão ser aplicadas a 50 mil milhões de dólares de produtos chineses de alta tecnologia. Em nota, Trump refere historial de roubo de propriedade intelectual. China anuncia relatiação.
Macau

Macau. Governo quer casos de segurança na China

Autoridades de Macau querem poder judicial na mão de chineses. Governo quer limitar investigação e julgamentos em casos que envolvam a segurança do Estado apenas a magistrados do MP e juízes chineses.
Estados Unidos da América

EUA. Sanções podem custar 47 mil milhões à China

Donald Trump aprovou um plano que prevê aumentar as taxas alfandegárias à importação de produtos chineses. Sanções podem custar 47 mil milhões à China. EUA já tinham imposto sanções a outros países.
Diplomacia

Mike Pompeo vai a Pequim após cimeira Trump-Kim

A China anuncia que o secretário de Estado norte-americano vai reunir-se na quinta-feira, em Pequim, com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi.
Exportações

Soja. Exportação do Brasil para China bate recorde

Depois das tensões com os Estados Unidos devido às sanções impostas, a exportação de soja do Brasil para a China atingiu novo recorde em maio.
Coreia do Norte

Os países que vão estar atentos à cimeira de longe

Kim Jong-un e Donald Trump sentam-se à mesa pela primeira vez, mas terão muitos olhos atentos a controlar todos os seus movimentos. Da China a Israel, estes são os principais interessados.
China

Taiwan condena militarização no mar da China

Taiwan condenou, esta segunda-feira, a militarização no mar do sul da China e defendeu a liberdade de navegação e sobrevoo nesse espaço. Governo apelou à imprensa para que não divulgue notícias falsas
Segurança

Viciados em smartphones já têm corredor especial

Problema resolvido. As pessoas que estão sempre agarradas ao telefone, nas redes sociais ou a enviar SMS, o que as leva a chocar permanentemente com outros peões, passam a ter uma faixa só para si.
Hackers

Hackers chineses roubam Marinha norte-americana

Piratas informáticos ligados ao governo chinês roubaram informação sensível sobre armamento de submarinos norte-americanos. Marinha e FBI estão a investigar falha de segurança.
EDP

Preço é baixo e EDP tem dúvidas sobre execução 

Comissão executiva da EDP, liderada por António Mexia, diz que preço oferecido na OPA da China Three Gorges é baixo e tem dúvidas sobre execução do plano proposto.
Investimento

Cabo Verde recetivo a investimento da China

A ministra das infraestruturas cabo-verdiana disse estar recetiva aos planos de investimento da China e ao aumento da parceria com o país, mas defendeu uma maior proatividade dos investidores.
China

Ataque sónico a diplomatas americanos na China?

Sentem dores de cabeça, insónias, náuseas e ouvem algo como berlindes a cair no chão. Funcionários consulares dos EUA em Guangzhou, foram enviados para casa. Os americanos suspeitam de ataque sónico.
EDP

OPA chinesa. EDP não pode tomar medidas de defesa

A gestão de António Mexia não tem poderes para adotar medidas de defesa da OPA lançada pelo seu maior acionista, a China Three Gorges, sem passar por outros órgãos da EDP, avisa supervisor do mercado.
Estados Unidos da América

China pede ambiente "justo" para empresas nos EUA

A China pediu aos EUA que facilitem "um ambiente justo e transparente para que as empresas chinesas operem e invistam", em resposta à denúncia de acesso a dados do Facebook por grupos chineses.
EDP

Chineses "dão" barragens e eólicas fora da China

China Three Gorges está disposta a passar para a gestão da EDP os negócios renováveis que tem fora da China. Segundo a Bloomberg, proposta pretende compensar o preço baixo da OPA.
China

Moçambique. China apoia infraestruturas e educação

A China vai apoiar quatro projetos nas áreas de infraestruturas e educação em Moçambique, com um valor de 85,3 milhões de euros. Ainda não há datas para o arranque das atividades.
Petróleo

Angola. China é o principal comprador de petróleo 

Angola vendou 180 mil milhões de euros em barris de petróleo nos últimos cinco anos, negócio cada vez mais concentrado com a China, que gastou mais de metade do valor total.
China

China investiga evasão fiscal no cinema

O Governo chinês anunciou estar a investigar alegados casos de evasão fiscal na indústria do cinema, incluindo a conhecida atriz Fan Bingbing, noticiou esta segunda-feira o jornal China Daily.
Mundo

China. Com aumento de tarifas "não há acordo"

A Casa Branca colocou a reunião em causa na terça-feira, ao renovar a ameaça de impor tarifas de 25 por cento sobre produtos chineses de alta tecnologia no valor de 50 mil milhões de dólares.
Tecnologia

Big data atrai gigantes tecnológicos para a China

Situada no sudoeste da China, esta cidade converteu-se nos últimos anos no centro da indústria de big data do país asiático, atraindo firmas como a Apple, Huawei, Tencent ou Alibaba.
Mundo

EUA acusam Pequim de "intimidação" no mar da China

Responsável do Pentágono disse que Pequim implantou armamento, incluindo baterias de mísseis antiaéreos e antinavios, assim como sistemas de interferência eletrónica em ilhas artificias.
EDP

OPA chinesa não vai limitar gestão da EDP

China Three Gorges entregou pedido de registo da oferta pública de aquisição sobre a EDP. A gestão de Mexia fica livre das restrições previstas em caso de OPA. Pode comprar e vender ativos.
Lamborghini

Vem aí um Urus muito barato. Só tem um problema...

O Lamborghini Urus é um SUV fabuloso e um desportivo magnífico. Porém, tem um preço que se inicia nos 250.000€. E que tal se lhe dissermos que é possível ter um "Urus" por 13.300€? Só tem um problema…
Comércio

China contesta taxas alfandegárias americanas

A China assegurou que a decisão dos EUA de impor taxas alfandegárias de 25% a vários produtos tecnológicos chineses vai contra o acordado entre os dois países para evitar uma guerra comercial.
China

Elas andaram de saltos altos a 1.400 m de altura

Com saltos de cinco centímetros, três mulheres tentaram desafiar a gravidade. Missão: caminhar sobre uma corda a 1.400 metros de altura, na China. Um desafio vertiginoso e que não é para todos.
China

3 meses, 13 marcas Ivanka Trump aprovadas na China

A China aprovou na segunda-feira mais uma marca de Ivanka Trump. É a 13ª em três meses, contabiliza a Associated Press. As marcas comercializam desde cobertores para bebé até caixões.
Liberdade Religiosa

China proíbe estátuas religiosas ao ar livre

As novas regras fazem parte de uma campanha anti-religião promovida pelo Partido Comunista das China. Além do ateísmo, o governo quer promover o patriotismo e lealdade partidária.
PSD

Rio enviou apoiantes à China a convite do PCC

147
Novo líder da distrital de Santarém e um dos maiores caciques de Lisboa, que já tinham ido à China com Huawei, integram comitiva liderada por David Justino à China. Todos apoiaram Rio.
EDP

Conselho da EDP quer esclarecer conflitos na OPA

Conselho geral e supervisão da EDP perguntou se maior acionista, a China Three Gorges, pode votar em matérias relacionados com a OPA que lançou. CMVM remeteu para o código das sociedades comerciais.
China

Novo caso de ataque sonoro "anormal" a americano

Um funcionário norte-americano queixou-se de sintomas semelhantes aos que já tinham sido reportados por elementos do corpo diplomático em Havana. Autoridades dos EUA lançam alerta de saúde.
Crianças

Vídeo. Criança salva após queda do sexto andar

Quando as pessoas que passavam na rua na China perceberam que um rapaz de 6 anos estava em risco de cair do 6º andar, agarraram em lençóis para amparar a queda. O salvamento ficou filmado.
África

China e África têm "parceria estratégica"

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o ministro das Finanças da Coreia do Sul consideram que a China não é concorrente no financiamento do desenvolvimento em África.
Coreia do Sul

12 "desertoras" norte-coreanas viajaram enganadas

As 12 mulheres que em 2016 viajaram da China para a Coreia do Sul não sabiam para onde estavam a ir. Foram enganadas pelo gerente do restaurante onde trabalhavam.
Conservação da Natureza

Salamandra-gigante está em risco de extinção

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco, revela uma nova investigação. A má notícia é que estas espécies estão em risco de extinção pela má gestão da conservação.
China

China reduz taxas sobre carros importados

A China vai reduzir as taxas alfandegárias sobre carros importados, de 25% para 15%, beneficiando o setor com maior peso nas exportações portuguesas para o país.
Comércio

EUA satisfeitos com acordo comercial com a China

O secretário do Tesouro dos EUA mostrou-se satisfeito sobre os progressos nas negociações comerciais com a China, mas não afastou o recurso a novas tarifas se não for cumprido o acordado.
Importações

EUA e China: "Consenso" sobre tarifas de aço

Steven Mnuchin, secretário americano do Tesouro, anunciou a suspensão das tarifas aduaneiras sobre as importações de aço e alumínio da China. Há um "consenso" entre as partes envolvidas, disse.
Comércio

China e EUA renunciam a guerra comercial

O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, anunciou que os dois países chegaram a um consenso e decidiram não aumentar as taxas comercias. Decisão surgiu num encontro bilateral em Washington.
Presidente Trump

EUA e China com acordo comercial

Washington e Pequim concordaram em reduzir "significativamente" o défice comercial dos Estados Unidos, avançaram as duas partes num comunicado conjunto.
EDP

EDP. Ministro recebeu ex-clientes antes da OPA

Ministro-adjunto pediu escusa de temas relacionados com energia, mas, antes, chegou a reunir-se com a China Three Gorges, cliente do seu antigo escritório de advogado. Reunião foi antes da OPA à EDP.
Bolsa

Bolsa. Nova Iorque atenta a conversações EUA-China

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje mista no início da sessão, com os investidores à espera de avanços nas conversações comerciais entre Estados Unidos e China.
EDP

Governo mudou lei que ajuda chineses na OPA à EDP

266
Programa Capitalizar, onde participava o agora ministro Pedro Siza Vieira (que pediu escusa do dossiê China/EDP), promoveu uma alteração legislativa controversa que vai ter influência na OPA à EDP.
Conversas à Quinta

Maio de 1968, a revolução que não foi, mas venceu /premium

Maio de 1968 não chegou a ser uma revolução, até porque não tinha revolucionários, tinha contestatários. Talvez por isso mesmo ainda seja o ícone de uma geração saudosista dos tempos em que era jovem.
EDP

Chineses da CNIC fora das contas da OPA sobre EDP

Grupo chinês CNIC, que tem 5% da EDP, não entra na contagem de votos atribuídos à China Three Gorges na OPA sobre elétrica. Isto apesar dos direitos de voto dos dois serem imputáveis ao Estado chinês.
China

GAP vende t-shirt com mapa "errado" da China

A marca de roupa GAP pediu desculpa por vender uma t-shirt com um mapa da China sem os territórios reivindicados pelo país.
Futebol

Paulo Sousa nos "quartos" da Champions asiática

O Tianjin Quanjian, orientado pelo português Paulo Sousa, qualificou-separa os quartos de final da Liga dos Campeões Asiática de futebol, ao empatar 2-2 no terreno do Guangzhou Evergrande.
China

Ex-Presidente de Taiwan condenado

O ex-Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, foi condenado a quatro meses de prisão pelo Supremo Tribunal de Justiça do país, que o considerou culpado de divulgar informações confidenciais.
EDP

OPA/EDP. Elétrica considera baixo o preço

A EDP considera que o preço oferecido pela China Three Gorges (Europe) para adquirir a elétrica portuguesa é baixo, numa nota enviada hoje à Comissão do Mercado do Valores Mobiliários.
China

EDP: um intrigante silêncio /premium

Ficou célebre a máxima de Xi Jinping: “Governo, militares, sociedade e escolas — Norte, Sul, Este e Oeste — o partido é o líder de todos”. Portugal estará incluído?
EDP

Os obstáculos à ofensiva chinesa sobre a EDP

Uma maratona de autorizações regulatórias, entraves quase certos em Bruxelas, uma gestão com vontade própria e um preço baixo. Muito pode falhar na OPA chinesa à EDP. O jogo ainda agora começou.
Angola

Angola negoceia 16.500 milhões em financiamento

Angola está a negociar mais de 16.500 milhões de euros em linhas de financiamento internacionais para projetos no país, principalmente na China, mas também na Europa.
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão rescinde acordo com canal chinês

262
A organização do Festival Eurovisão rescindiu "com efeitos imediatos", a parceria com o canal chinês Hunan TV, por este ter censurado a exibição de duas atuações durante a primeira semifinal.
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão. China censurou algumas atuações

As atuações dos representantes da Albânia e da Irlanda, na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção foram censuradas na China pela televisão que tem os direitos de emissão.
Estados Unidos da América

Chineses "apavorados" com guerra comercial

Trump quer taxas alfandegárias equivalentes às praticadas pelos EUA e que Pequim ponha fim a subsídios estatais para certos setores. Empresários estão "apavorados" com possível guerra comercial.
Diplomacia

Tóquio, Seul e Pequim comprometem-se a cooperar

Os três vizinhos do nordeste da Ásia concordaram em unir esforços e concentrar-se no diálogo aberto com o líder do regime norte-coreano, Kim Jong-un, com vista à desnuclearização.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)