China

Animais

ONG denuncia comércio de burros para a China

264
Cerca de 2.000 burros são mortos por dia no Quénia. O objetivo é extrair da pele um material utilizado numa forma de medicina tradicional chinesa. Os animais são transportados em camiões durante dias.
China

Xangai. 5 mortos em desmoronamento de edifício 

A vítimas são trabalhadores que estavam a remodelar o edifício. 17 pessoas foram resgatadas dos escombros mas o número total de pessoas soterradas é ainda desconhecido. As operações continuam.
Timor-Leste

Ramos-Horta desdramatizou parcerias com a China

Ramos-Horta relativizou as preocupações sobre a presença económica chinesa em Timor-Leste, afirmando que "não é maior do que a presença indonésia ou da presença australiana".
China

China. Wikipedia foi bloqueada

131
O bloqueio dura desde de abril mas, inicialmente, apenas a versão da página em mandarim foi proibida. A Wikipedia não foi anunciada do bloqueio e fala em "mundo mais pobre" sem a enciclopédia.
China

China "lutará até ao fim" na guerra comercial

A China "não está assustada" e justificou o aumento das taxas alfandegárias sobre o equivalente a 60 mil milhões de dólares de bens importados dos EUA como retaliação às taxas impostas por Trump
Zimbabué

Zimbabué. Venda de 93 elefantes rende milhões 

O preço dos elefantes vendidos variou entre 13.500 e 41.500 dólares. O dinheiro recebido pelo país, que tem a maior concentração destes animais, será agora direcionado para a sua proteção.
China

37 focas bebés devolvidas ao mar

100 focas manchadas bebés foram recuperadas de traficantes de animais em fevereiro deste ano, na China. Apenas 61 sobreviveram. Esta sexta-feira, 37 foram devolvidas ao mar.
Bolsa de Nova Iorque

Conflito EUA-China. Wall Street com perdas pesadas

Agravamento das tensões entre os EUA e a China, por causa das relações comerciais, atingiu os principais índices. Nasdaq teve a pior queda num dia este ano.
Ambiente

Subsídios ao petróleo e carvão atingem 5,2 biliões

O Fundo Monetário Internacional afirma, num estudo, que os diferentes países subsidiam em cerca de 5,2 biliões de dólares os combustíveis tradicionais. China lidera, seguida dos EUA, Rússia e Europa.
Comércio

China retalia e impõe tarifas mais altas aos EUA

Pequim responde a Washington na mesma moeda e aumenta tarifas para produtos norte-americanos em 20% a 25%. O índice Dow Jones caiu de imediato em reação ao anúncio.
Universidades

Faculdade de português na China vai sofrer reforma

Faculdade de Estudos Hispânicos e Portugueses em Pequim vai sofrer uma reforma que reflete a necessidade da China em formar melhores quadros para trabalhar com países de língua portuguesa.
Hong Kong

Hong Kong abate 6.000 porcos por surto de peste

As autoridades de Hong Kong preparam-se para abater 6.000 porcos, depois de terem detetado o primeiro caso de pesta suína africana no território, num matadouro perto da fronteira com a China.
Estados Unidos da América

Tarifas. EUA e China continuam sem acordo

Donald Trump afirmou que o aumento das tarifas vai fortalecer o seu país. Em mais de 5.000 produtos chineses, as tarifas aplicadas aumentaram esta sexta-feira de 10% para 25%.
China

Trump dispara. China retalia. O que está em causa?

140
Negociações em Washington fracassaram e os EUA vão, mesmo, avançar com um aumento das taxas sobre importações chinesas. Pequim vai retaliar. Aonde nos pode levar a "guerra comercial" EUA-China?
Estados Unidos da América

EUA sobem taxas comerciais. China promete retaliar

Prevê-se agravar da guerra comercial entre os dois países, se não se chegar a acordo nos próximos dias. O aumento das taxas entrou em vigor no mesmo dia em que uma delegação chinesa chegou aos EUA.
Macau

Macau. Integração na China é "oportunidade ouro"

Chui Sai On diz que a crescente integração do território na China não deve ser temida pelos portugueses, cuja comunidade "deve ter ainda maior confiança nas perspetivas de desenvolvimento de Macau".
China

Vice-PM chinês nos EUA para negociações

Depois de Donald Trump anunciar que vai aumentar as taxas alfandegárias sobre o equivalente a 200 mil milhões de dólares (178,4 mil milhões de euros) de bens importados da China, Liu He está nos EUA.
Estados Unidos da América

EUA mais duros. Huawei em Portugal mudará relação

196
Embaixador norte-americano não vê outra hipótese: se Portugal fizer acordo com Huawei para as redes 5G a partilha de informação secreta vai ter de mudar. Como? "Vai ter de mudar".
Donald Trump

Tarifas? "Bom para nós, não tanto para a China"

Trump provocou a China dizendo que está satisfeito com as tarifas que "enchem os cofres" dos EUA. o vice-primeiro-ministro chinês vai a Washington para procurar soluções.
China

Rapaz salva 14 pessoas de incêndio com grua

268
Lan Junze, de 19 anos, salvou 14 pessoas de um incêndio em Xinbin, na China. Operava uma grua quando se apercebeu das chamas. Em menos de 30 minutos conseguiu retirar todas as pessoas do prédio.
Fundo Monetário Internacional

FMI: Tensões comerciais China-EUA

Christine Lagarde considera imperativo que as tensões "sejam resolvidas de forma satisfatória para todos". Bruno Le Maire afirmou também que "o risco de guerra comercial" é "a principal preocupação".
Contrabando

Condenado por tráfico de escamas de pangolim

Um homem chinês foi detido em Hong Kong pelo tráfico de 48 quilos de escamas de pangolim, uma espécie em risco de extinção, o contrabando poderia chegar ao valor de cerca de 21,5 mil euros.
China

Vice-primeiro-ministro chinês vai a Washington

Apesar de Donald Trump ter anunciado novas taxas alfandegárias sobre os bens importados da China, o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, vai aos EUA na quinta-feira.
Wall Street

Wall Street fecha em baixa após ameaças de Trump

Existe atualmente uma tensão comercial entre China e EUA devido às ameaças do presidente Trump. O Dow Jones Industrial Average cedeu 0,25%, o Nasdaq recuou 0,50% e o S&P500 desvalorizou 0,45%.
Estados Unidos da América

EUA condenam manobras de China e Rússia no Ártico 

O secretário de Estado norte-americano considera o Ártico um espaço de poder mundial e de concorrência e condena a militarização russa no oceano e os objetivos expansionistas de Pequim.
Venezuela

Os passos em falso da oposição venezuelana /premium

107
Russos e chineses têm boas fontes de informação no seio da oposição e há muito trabalho conjunto de conselheiros militares e mercenários russos e cubanos com as chefias das forças armadas venezuelanas
China

China. Diplomacia inclui direitos humanos

O ministro dos Negócios Estrangeiros explicou que o tema dos direitos humanos fazem parte do diálogo entre Portugal e a China e também entre a UE e a ONU e o país asiático.
China

Marcelo diz adeus com "a Flor de Lotús no coração"

249
Em menos de 12 horas, Marcelo passeou pelo centro histórico, contactou portugueses e elite política. Sai com a promessa de voltar em breve e deixou boas notícias para a Escola Portuguesa de Macau.
China

O tufão que chegou mais cedo a Macau

190
Um pastel de nata, vários doces chineses, duas farmácias, beijos, selfies e segurança apertada. Em Macau, Marcelo admitiu voltar para os 20 anos da transição e pede que se mantenha a língua portuguesa
Bloco de Esquerda

BE. China é "roda onde não há direitos humanos"

4.029
O Bloco não visitou a China por considerar que o país não respeita os direitos humanos. Marcelo Rebelo de Sousa referiu que a ausência do BE na visita "é um sinal da liberdade que existe em Portugal".
Macau

Macau avalia criação de bolsa de valores

O projeto visa reforçar a livre circulação de capitais e o relacionamento com os países lusófonos. O Governo procura averiguar se o território dispõe de condições para garantir um mercado bolsista.
China

As noivas e o Cristiano Ronaldo de Xangai 

Antes de partir para Macau, o Presidente da República pediu aos empresários para irem "mais longe e mais depressa". Ouviu fado e um Cristiano Ronaldo chinês. Surpreendeu, e foi surpreendido.
Macau

Macau. Ian Fok assume presidência da STDM

Ian Fok, filho do empresário Henri Fok, assume o poder do maior império do jogo em Macau. A família Fok detém agora 53% das ações da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau.
Macau

Macau. Taxa de ocupação hoteleira acima dos 90%

Entre janeiro e março, 117 hotéis e pensões de Macau em atividade receberam 3.516.000 hóspedes. Em 2018, Macau acolheu em unidades hoteleiras 14 milhões de pessoas.
China

Marcelo sobre BE e PAN: "Dança quem está na roda" 

135
BE e PAN não quiseram ir à China e Marcelo desvalorizou: "Dança quem está na roda". Entretanto o PAN elogiou a postura do Presidente em relação aos direitos humanos e criticou o Governo.
China

"Este ano tem sido um começo mais difícil" /premium

111
A China quer ser uma potência em muitos domínios, mas no futebol vai ter de esperar. Quem o diz é Vítor Pereira, o treinador português que levou o Shanghai SIPG à vitória logo à primeira tentativa.
China

Curiosidades da receção da China a Marcelo

Houve música portuguesa tocada no banquete oficial, houve sopa de pato e dim sum. Marcelo e Xi Jinping subiram o nível das relações e Portugal e a China assinaram novos acordos
Marcelo Rebelo de Sousa

Liberdade religiosa num templo "patriótico"

Começou a visita de Estado à China, onde Marcelo se encontrou com o primeiro-ministro e com o Presidente chinês. Pelo meio visitou um templo budista para defender a liberdade individual e de religião.
Economia

Riscos e conselhos para entrar no mercado chinês

133
O Observador pediu a alguns dos maiores exportadores nacionais para a China que partilhassem a sua experiência e identificassem o mapa a seguir para ter sucesso na segunda maior economia do mundo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Um não-imperador reflete sobre exposição mediática

437
Que Marcelo é o contrário dos poderosos que fogem dos olhares públicos, já se sabia. Mas na Cidade Proibida, o Presidente surpreendeu ao mostrar-se preocupado com o excesso de exposição mediática.
China

Marcelo quer investimentos na "economia real"

Presidente português convidou para jantar líderes das maiores empresas chinesas em Portugal, agradeceu-lhes e pediu mais investimentos nos diversos setores da "economia real"
Marcelo Rebelo de Sousa

A noiva, os Direitos Humanos e a foto com Putin

Antes do arranque da visita de Estado à China, Marcelo participou no Fórum Faixa e Rota. E lembrou ao Presidente chinês que Portugal também trouxe na agenda a questão dos Direitos Humanos.
China

Presidente chinês pede consenso para Faixa e Rota

Xi Jinping abriu a 2ª edição do Fórum Faixa e Rota, em Pequim, um projeto polémico mas que conta com a participação de vários países, incluindo Portugal.
Autoeuropa

Autoeuropa. Exportações para a China reduzem

O presidente da AICEP refere que os novos modelos desenvolvidos na Autoeuropa "não são voltados para a China". As exportações de bens portugueses para a China caíram 21,8% em 2018.
Huawei

Polémica 5G: "Portugal está muito à vontade"

Foi com uma declaração a duas vozes que Presidente da República e MNE responderam na China sobre as pressões e desconfianças sobre o 5G e a Huawei. Há regras a cumprir e trabalho a ser feito, dizem.
Angola

Angola acredita na ajuda de Macau e China

O diretor nacional do Ministério do Turismo de Angola acredita que Macau e a China podem ser bons parceiros para fomentar a indústria do jogo e do turismo angolano.
China

A Muralha, as metáforas e um momento stand-up

315
Na Grande Muralha, Marcelo trocou piadas com o MNE, anunciou um novo patamar na relação bilateral, pediu outro tipo de investimento aos chineses e aos portugueses que deixem de ter preconceitos.
China

Guterres elogia iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota"

O secretário-geral da ONU afirmou que a Organização "apoiará plenamente" os processos daquele gigantesco projeto internacional de infraestruturas lançado pela China que considerem o meio ambiente.
China

Presidente chinês promete aumentar importações

O Presidente chinês, Xi Jinping, prometeu que a China vai aumentar em "larga escala" a importação de bens e serviços, numa altura em que Estados Unidos e Europa exigem acesso recíproco ao mercado.
China

Marcelo na China para visita "descomplexada" /premium

246
O Presidente deu aulas em Macau mas nunca tinha posto os pés em Pequim. Nesta 6ª feira já foi à Muralha da China. Depois há-de tratar de política, negócios e cultura. Sem complexos ou ingenuidades.
Zona Euro

BCE alerta para impactos da tensão EUA/China

Economistas do BCE falam no "risco de uma guerra comercial" entre os dois países e dizem que "se as tensões comerciais se intensificarem podem gerar efeitos negativos" na zona euro.
EDP

Como e porque falhou OPA ao maior grupo português

Quase um ano depois, os acionistas da EDP recusaram alterar o fim do limite aos direitos de voto. Foi o golpe final numa oferta que estava condenada há meses. Veja como e porque falhou a OPA chinesa.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR já tem "mala feita" para viagem à China

Para o Presidente da República, Portugal e China conhecem-se "há 500 anos" e, portanto, já não há surpresas entre os dois países. Na China, Marcelo será recebido pelo homólogo Xi Jinping.
PAN

PAN rejeita convite para visita à China

O PAN decidiu não integrar a comitiva da visita de Estado do Presidente da República à China, por ser um país de "constantes restrições à liberdade" e "violação dos direitos humanos".
China

BE recusa integrar comitiva de Marcelo na China

Partido invoca as posições que tem assumido sobre as restrições à liberdade e violação dos direitos humanos naquele país asiático. Marcelo segue para a China na quinta-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR visita China e começa na Grande Muralha 

341
Marcelo Rebelo de Sousa visita a China a convite do seu homólogo e para participar na segunda edição do fórum "Faixa e Rota". A visita decorre entre 26 de abril e 1 de maio.
EDP

EDP. OPA pode cair na assembleia de acionistas 

A China Three Gorges anunciou que não renuncia à desblindagem dos estatutos da EDP, uma das condições sine qua non que tinha imposto ao lançar a OPA. Decisão é tomada nesta quarta-feira.
Samsung

Samsung adia lançamento do smartphone dobrável

O primeiro smartphone com ecrã dobrável da Samsung ainda não saiu e o visor já tem várias críticas. A quatro dias de chegar ao mercado, as polémicas levaram a empresa a adiar o lançamento.
Diplomacia

Filipe Nyusi inicia visita oficial à China

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, vai encontrar-se com o presidente chinês, Xi Jinping, no segundo Fórum de Cooperação Internacional Uma Faixa, Uma Rota.
Moçambique

Presidente moçambicano visita a China

Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, efetua de segunda-feira a sábado visita de trabalho à China em que vai encontrar-se com o seu homólogo chinês e participar num fórum de cooperação internacional.
China

Líderes de 37 países discutem projetos na China

A China anunciou a participação de 37 chefes de Estado ou de Governo, incluindo o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, no segundo Fórum "Uma Faixa, Uma Rota", em Pequim.
Vistos Gold

Vistos Gold. Chineses investem menos 41%

O investimento oriundo da China captado através dos 'Vistos Gold' caiu 41% no primeiro trimestre, face a igual período de 2018, para 59,6 milhões de euros.
China

Economia chinesa mantém-se estável e cresce 6,4% 

O ritmo de crescimento da economia chinesa atingiu o seu nível mais baixo mas ainda assim mantém o ritmo de crescimento entre os mais rápidos do mundo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)