China
China

Banco central chinês injeta 27 mil milhões

O banco central chinês injetou esta quinta-feira 30 mil milhões de yuan (cerca de 27 mil milhões de euros) no sistema financeiro do país.
Caixa Geral de Depósitos

BNU. Mais negócios entre China e países lusófonos

O Banco Nacional Ultramarino quer aumentar o volume de negócios entre a China e os países lusófonos.
Ténis

Ténis. Frederico Silva nos 'oitavos' em Ningbo

O tenista português Frederico Silva conseguiu ultrapassar mais uma etapa no challenger chinês e está agora nos quartos de final da prova.
Hong Kong

HK. Discurso de líder na Assembleia interrompido

Carrie Lam ia fazer o discurso anual no Parlamento de Hong Kong, mas foi interrompida duas vezes por protestos de vários deputados. Líder da região acabou por sair e passar a mensagem via vídeo.
NBA

Da China com Amor /premium

Os Estados Unidos encontram-se, de facto, mergulhados numa profunda crise. Sabemos que a coisa está mesmo feia quando cabe a um indivíduo com o currículo de Donald Trump ser a reserva moral da nação.
Estados Unidos da América

EUA acusam Huawei de "teatro de transparência"

Robert Strayer, um dos responsáveis do governo dos EUA por Políticas e Comunicações Cibernéticas, afirma que nenhum país pode ter confiança numa empresa que está sediada na China.
China

Peste. China proíbe carne de porco de TImor-Leste

A China viu-se obrigada a proibir a carne de porco proveniente de Timor-Leste no país. A medida foi tomada pela Administração Geral da Alfândega da China depois de declarado um surto de peste suína.
Hong Kong

Hong Kong. Milhares de manifestantes voltam à rua

Milhares de manifestantes voltaram esta segunda-feira ao centro de Hong Kong para apelar aos Estados Unidos que votem um texto que permitiria sancionar os dirigentes chineses.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos continuam com menos adesão

Os protestos em Hong Kong, na China, continuam a decorrer, mas agora com uma menor adesão face às manifestações não autorizadas, que foram realizadas nas últimas semanas.
Estados Unidos da América

China e EUA chegam a acordo parcial

Donald Trump confirma que EUA e China chegaram a um acordo parcial para dar trégua à guerra comercial entre os dois países. Descreveu-o como "substancial" e admitiu que ainda há detalhes por acertar.
Ténis

Djokovic perde liderança para Nadal em Xangai

Djokovic eliminado esta sexta-feira por Stefanos Tsitsipas nos quartos de final do Masters 1.000 de Xangai. Nadal vai aproveitar os pontos não defendidos por Djokovic para alcançar liderança mundial.
Ténis

Djokovic perde em Xangai e vai perder o número 1

O tenista número um do ranking mundial foi esta sexta-feira afastado do Masters 1.000 de Xangai e vai perder o lugar cimeiro para o espanhol Rafael Nadal. Federer também perdeu.
China

Nacionalismo à Pequim /premium

Há dois elementos comuns a todos os nacionalismos. São a dignidade da nação e o facto de a dignidade da nação se medir em termos comparativos com outras nações – o grau de prestígio internacional.
Wall Street

Negociações EUA-China. Wall Street fecha em alta

A bolsa nova-iorquina fechou em alta, com os investidores esperançados sobre as negociações entre os representantes chineses e norte-americanos, que começaram esta quinta-feira em Washington.
Apple

Apple criticada pelo jornal oficial do PC Chinês

Diário do Povo, jornal oficial do PC Chinês, criticou Apple por disponibilizar aplicação "HKmap.live", que permite que os utilizadores divulguem coordenadas da polícia durante as manifestações.
Ténis

João Sousa eliminado do Masters 1.000 de Xangai

O tenista vimaranense, 63.º classificado do ranking mundial, perdeu com Pospisil. João Sousa continuará em Xangai, mas nos pares, competição em que faz dupla com o argentino Diego Schwaerzman.
Hong Kong

Exército chinês pode intervir se situação piorar

Carrie Lam admitiu que militares chineses podem vir a intervir em Hong Kong se a violência dos protestos piorar. O governo Chinês espera que ex-colónia britânica resolva o problema por conta própria.
Bolsa

Wall Street fechou em baixa

O resultado das negociações entre Washington e Pequim continua incerto. Os investidores da bolsa nova-iorquina demonstram prudência perante a situação e Wall Street fechou em baixa.
China

China. Vídeo parece mostrar prisioneiros vendados

186
Imagens de drone surgiram de forma anónima na internet. Tratar-se-á de um transporte de prisioneiros muçulmanos. Casa Branca acredita que vídeo é autêntico. A China ainda não fez qualquer declaração.
Hong Kong

ONU preocupada violência em Hong Kong

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou preocupação com o elevado nível de violência das últimas manifestações em Hong Kong e frisou polícia tem de respeitar a lei.
Donald Trump

Trump. China devia investigar negócios dos Biden

Donald Trump disse que a China devia investigar Hunter Biden, o filho do ex-vice-Presidente e candidato às eleições primárias Democratas Joe Biden, por causa dos seus negócios naquele país.
Conversas à Quinta

Como a China de Mao se fez a China de Xi Jinping

70 anos depois da fundação da República Popular da China, o sucesso económico do regime de Xi Jinping contrasta com os desastres do maoismo, mas não o suficiente para o regime renegar as suas raízes.
Smartphones

Telemóveis Samsung deixam de ser "made in China"

A Samsung vai deixar de vez de produzir telemóveis na China, país onde já ocupou 15% do mercado. Com apenas 1%, a empresa anuncia que vai sair, depois de já ter reduzido operações desde 2018.
Hong Kong

Hong Kong. Como um jovem de 18 anos foi baleado

Foi a vítima mais grave dos protestos desta terça-feira em Hong Kong. Um estudante de 18 anos foi alvejado por um agente. Vimos ao detalhe as imagens pouco claras do momento do incidente.
Hong Kong

Hong Kong quis estragar a festa da China

As imagens mostram Hong Kong virada do avesso. Protestos pró-democracia marcaram o 70º aniversário da República Chinesa. Um jovem foi baleado pela polícia e há mais de 50 feridos.
China

Drone encontra em caverna chinês fugido há 17 anos

O homem estava há 17 anos fugido, depois de ter sido preso por tráfico de crianças e mulheres. Através do drone, as autoridades detetaram um toldo azul e vestígios de que alguém vivia naquela caverna.
Rádio Observador

Polícia prende pássaro, mas protege-lhe identidade

O pássaro e o dono foram detidos na Holanda por assalto, mas a foto do animal foi divulgada com tarja preta nos olhos e com comida à frente; na China um drone descobriu um preso fugitivo há 17 anos.
Hong Kong

Hong Kong. Dezenas de feridos e jovem baleado - como aconteceu

110
Em dia de aniversário da República da China, protestos intensificam-se em Hong Kong. Já há mais de 60 feridos. Jovem de 18 anos baleado pela polícia está em estado grave. Há ainda mais de 180 detidos.
China

Que ambições tem a China para os próximos 70 anos? /premium

A China comunista faz 70 anos e é hoje um gigante, mas o seu projeto é continuar a crescer. Daqui a outros 70 anos, quer ser mais internacional e mais rica, mas também deverá ser menos livre.
China

O Oriente é vermelho: 70 anos da República Popular /premium

146
A 1 de outubro contam-se os 70 anos do dia em que Mao, em Beijing, proclamou a República Popular da China. Como é que a propaganda oficial tem tratado a data? Ensaio de Maria João Marques.
Hong Kong

China promete respeitar autonomia de Hong Kong

Xi Jinping prometeu continuar a respeitar o princípio "um país, dois sistemas", que garante à antiga colónia britânica um elevado grau de autonomia, a nível executivo, legislativo e judiciário.
China

China. 19 mortos em incêndio numa fábrica 

O incêndio deflagrou na cidade de Ningbo, numa fábrica. Há registo de pelo menos 19 mortos e três feridos. Oito pessoas foram resgatadas das chamas. Causas do fogo estão a ser investigadas.
China

Airbus. China nega ataques informáticos

A China negou que piratas informáticos chineses tenham realizado operações de espionagem industrial a empresas subcontratadas da Airbus. "A China é um forte defensor da segurança de rede."
Huawei

Huawei. Desconfiança da UE “pode ser ultrapassada”

Huawei acredita que a desconfiança da União Europeia relativa aos seus equipamentos móveis de 5G “pode ser ultrapassada” sem que os Estados-membros tenham de a excluir dos mercados.
Airbus

Airbus alvo de ataques informáticos da China

Quatro grandes ataques atingiram empresas subcontratadas da fabricante europeia nos últimos doze meses. fontes entrevistadas pela AFP apontaram que suspeitam de hackers que trabalham para a China.
Bolsa Chinesa

Bolsa de Xangai abre a subir 0,31%

A principal bolsa financeira da China abriu esta quinta-feira a subir 0,31%, para 2.964,48 pontos.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. PM defende cooperação com China

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, defendeu o apoio do país a África, considerando que este impulsiona a prosperidade do continente.
Diplomacia

China não quer destronar EUA como potência 

Wang Yi considera que "China e os EUA não podem avançar um sem o outro". Ministro pede respeito mútuo e lembra que uma desagregação das duas maiores economias do mundo não é realista.
Hong Kong

Hong Kong. Lojas vandalizadas e bandeira destruída

Manifestantes destroem propriedade e envolvem-se em agressões, no mesmo dia em que NY Times publica investigação que mostra violência policial. Aniversário da República chinesa está para breve.
Ambiente

China tem algo pior do que 21 milhões de carros

2466
Actualmente, a melhoria da qualidade do ar e a redução do CO2 está concentrada no combate aos veículos poluentes. Mas os chineses têm um tipo de empresa que polui mais do que 21 milhões de automóveis.
Donald Trump

Trump. Acordo com China só depois de 2020

Donald Trump quer um "acordo comercial total" com a China, rejeitando acordos parciais, mas acredita que esse entendimento apenas acontecerá depois das eleições presidenciais de 2020.
Huawei

Huawei com smartphone 5g, mas sem apps da Google

A chinesa Huawei divulgou esta quinta-feira os novos modelos Mate. Mesmo com o embargo dos EUA, vão ter por base o Android, mas não vem com as apps da Google instaladas.
Hong Kong

Hong Kong. Ativistas pedem por pressão dos EUA

Jovens líderes do movimento pró-democracia de Hong Kong pediram aos EUA para pressionarem Pequim, alegando possível imposição da China dos seus "valores comunistas" noutras partes do mundo.
Diplomacia

China confirma visita aos EUA para encontro

Pequim e Washington têm vindo a dar sinais de apaziguamento., depois de uma guerra comercial que dura há um ano. Donald Trump decidiu também adiar o aumento de taxas alfandegárias.
Estados Unidos da América

Fed vai decidir sobre novo corte nas taxas de juro

Reserva Federal dos Estados Unidos deve anunciar nova descida das taxas de juro, medida que visa contrariar os riscos de abrandamento ligados à 'guerra' comercial com a China e abrandamento na Europa.
China

China. Indústria cresce a ritmo mais lento 

A produção industrial aumentou 4,4% em agosto, face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se do menor crescimento homólogo desde fevereiro de 2002, quando subiu 2,7%.
Poluição

Pequim deixa de estar entre as 200 mais poluídas

Qualidade do ar em Pequim melhorou nos últimos anos ao ponto de a capital chinesa deixar de constar na lista das 200 cidades mais poluídas do mundo, sendo a 122º entre as cidades.
Ténis

Ténis. Gonçalo Oliveira eliminado em Xangai

O tenista português Gonçalo Oliveira, 16.º cabeça de série, foi eliminado do torneio de Xangai, ao perder com o indiano Prajnesh Gunneswaran, primeiro favorito, nos oitavos de final da prova chinesa.
Estados Unidos da América

Trump adia novas taxas sobre importações chinesas

Trump adiou por 15 dias o aumento de taxas alfandegárias de 25% para 30%, sobre 250.000 milhões de dólares de bens importados da China. Guerra comercial entre as duas nações começou há mais de um ano.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia proíbe manifestação de domingo

Polícia de Hong Kong proibiu a manifestação convocada para domingo pela Frente Cívica de Direitos Humanos (FCDH), que tem liderado os grandes protestos pró-democracia na antiga colónia britânica.
Relações Internacionais

China contra encontro de manifestantes e Alemanha

Governo chinês declarou ao embaixador alemão em Pequim o descontentamento por o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ter reunido com um ativista pró-democracia de Hong Kong.
Ténis

Ténis. Gonçalo Oliveira nos oitavos de Xangai

Tenista português venceu o francês Tak-Khunn Wang pelos parciais de 6-7 (3-7), 6-3 e 6-4, após uma maratona de 2h40 horas de confronto. Oliveira tem agora encontro marcado com Prajnesh Gunneswaran.
China

China investiu 20.000 milhões de dólares em Angola

O embaixador chinês referiu que Angola é um país com um "grande potencial para o desenvolvimento", realçando que o investimento no país é uma "medida muito importante" para esse efeito.
China

Jack Ma, que criou Alibaba, reforma-se aos 55 anos

Fãs penduram fotos de Jack Ma na parede, ao lado do Deus da Fortuna. Como tinha prometido, reforma-se aos 55 anos, para dar lugar aos mais novos, mas continua ligado à "gigante" do e-commerce.
Inflação

Inflação na China acelera com surto de peste suína

inflação na China cresceu ao ritmo mais rápido em 18 meses, impulsionada pela carne de porco, devido à peste suína que deverá ter efeitos inflacionários a nível mundial, incluindo em Portugal.
China

China. Livro de ex-secretário de Estado censurado

A publicação do livro "O despertar da Eurásia" de Bruno Maçães foi adiada devido à "censura" do regime chinês. "Este tipo de livro sempre foi publicado sem qualquer problema na China", diz o autor.
Venezuela

Venezuela condena manifestações em Hong Kong

Venezuela classificou protestos como "acontecimentos abertamente promovidos por interesses estrangeiros, com o objetivo de lesar a ordem interna, a segurança pública e a integridade territorial".
Hong Kong

Novos confrontos em Hong-Kong

Uma manifestação pró-democracia que começou pacificamente perto do consulado dos Estados Unidos em Hong Kong evoluiu para protestos junto à estação do metro central, que foi encerrada.
Comércio

Trocas comerciais entre China e EUA diminuem

As trocas comerciais entre a China e os EUA estão a cair de forma acentuada, refletindo as crescentes disputas entre os dois países e a incerteza sobre o desfecho da guerra de tarifas.
Hong Kong

Merkel pede proteção dos residentes de Hong Kong

"Os direitos e liberdades acordados na Lei Básica de Hong Kong devem ser salvaguardados", defendeu a chanceler alemã durante uma conferência de imprensa com o primeiro-ministro chinês.
Relações Internacionais

Trudeau condena detenções e China critica Canadá

Um ex-diplomata e um empresário, ambos canadianos, foram presos na China, numa aparente retaliação pela detenção no Canadá da diretora financeira do grupo Huawei, Meng Wanzhou.
Comércio

China e Europa têm "interesse comum" no comércio

O Presidente chinês, Xi Jinping, apontou à chanceler alemã, Angela Merkel, o "interesse comum" da China e da Europa em salvaguardar as regras básicas do sistema comercial multilateral.
Huawei

Huawei na IFA: "lista negra" foi tabu

O presidente executivo da Huawei, Richard Yu, foi o orador de abertura da feira de tecnologia IFA. Contudo, o interesse num auditório cheio era o embargo dos EUA. O que fez Yu? Não falou do assunto.
Angela Merkel

Merkel com encontros importantes na China

A chanceler alemã inicia uma visita de Estado à China. As preocupações pelos direitos humanos e os interesses económicos da Alemanha são dois pontos que Merkel terá atenção nesta deslocação.
China

O silêncio português sobre Hong Kong /premium

Portugal, um país onde a ecologia é praticamente unânime do ponto de vista político, assinou este ano um memorando que coloca em causa o maior compromisso ambiental do século. Não se ouviu uma palavra
Hong Kong

China persegue apoiantes de Hong Kong em Fátima

350
Cerca de 200 líderes políticos e religiosos estiveram reunidos em Fátima. Elementos da embaixada chinesa terão tentado condicionar a presença de três participantes críticos do regime de Pequim.
Mundo

Hong Kong. Lam fala em 1º passo para fim da crise

Carrie Lam acredita que o fim da lei da extradição é o primeiro passo para fim da crise. Manifestantes não desistem e exigem a cedência às restantes quatro reivindicações para acabar com protestos.
Tráfico de Droga

Macau e Hong Kong apreendem 5 milhões em drogas

Uma operação das autoridades de Macau e Hong Kong resultou na detenção de 19 pessoas e na apreensão de drogas com um valor estimado de mercado de cinco milhões de euros.
Estados Unidos da América

Guerra comercial. Nova ronda de tarifas em vigor

Sapatos, fraldas e fósforos são alguns produtos chineses que passam a pagar 15% de taxa nos EUA. Artigos eletrónicos só passarão a ser taxados em meados de dezembro para "não arruinar Natal".
Clima

Projeto chinês pode minar Acordo de Paris

Segundo um centro de investigação da Universidade Tsinghua, o projeto internacional de infraestruturas que visa dinamizar regiões pouco integradas na economia global pode minar os objetivos do acordo.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos com barricadas no aeroporto

Milhares de manifestantes pró-democracia bloquearam estradas que levam ao aeroporto de Hong Kong. Os confrontos têm escalado desde sábado.
Estados Unidos da América

EUA: novas tarifas sobre produtos chineses 

No total, desde domingo, mais de dois terços dos bens de consumo que os Estados Unidos importam da China passam a ser alvo de impostos mais elevados.
Donald Trump

China e EUA. Tarifas aduaneiras arrancam domingo

O Presidente dos EUA, Donald Trump, descartou a ideia de adiar tarifas adicionais sobre cerca de 300 mil milhões de euros de importações da China.
China

Banido jornalista que falou sobre primo de Jinping

108
O artigo publicado em julho sobre a riqueza do primo do presidente chinês desagradou ao governo. A China não renovou os documentos de Chun Han Wong, que tem agora de voltar aos Estados Unidos.
Tóquio

África. Tóquio alerta sobre investimentos chineses

Investidores estrangeiros em África devem ter cuidado para não sobrecarregarem países anfitriões, disse o PM japonês no encerramento da cimeira em África, em alusão aos gigantescos projetos chineses.
Hong Kong

Hong Kong. Líderes ativistas foram libertados

Os ativistas políticos Joshua Wong e Agnes Chow foram libertados e prometeram continuar a luta pela democracia em Hong Kong, depois de serem detidos e acusados de incitamento a protesto.
Economia

China vai crescer 4,6% na próxima década, diz S&P

A economia chinesa vai crescer a uma taxa média de 4,6%, ao longo da próxima década, segundo um relatório publicado pela agência de notação financeira Standard & Poor's.
China

Pequim rejeitou cedências propostas por Carrie Lam

Relatório revela que líder executiva de Hong Kong sugeriu retirar lei da extradição para acalmar protestos, mas China continental recusou proposta. E pediu a Lam mais "iniciativa".
China

China aperta a malha em Hong Kong

Manifestação de sábado foi cancelada, mas aeroporto prepara-se para cancelar voos à mesma. Ativistas pró-democracia foram detidos e entretanto libertados. Na fronteira, há novos exercícios militares.
Huawei

Huawei vai lançar topo de gama mesmo sem Google 

Mesmo com embargo dos EUA e sem a Google, os novos smartphones da Huawei, os Mate, vão ser divulgados em setembro. A empresa diz quer continuar a utilizar o Android, mas continua com restrições.
China

China. Morreu o autor dos retratos de Mao

Poucos o conheciam. Nunca pôde assinar a sua obra e nunca o quis fazer. Foi castigado por retratar Mao só com uma orelha, mas continuou a pintar o quadro do "grande timoneiro". Morreu com 88 anos.
Relações Internacionais

EUA. China rejeita acordo sobre mísseis nucleares

"Pedimos aos EUA que abandonem a sua mentalidade da Guerra Fria, moderem o desenvolvimento de armamento e façam mais pela estabilidade no mundo", disse o porta-voz do ministério chinês da Defesa.
China

Exército chinês muda tropas em Macau e Hong Kong

Exército de Libertação Popular chinês realizou em Macau e em Hong Kong a rotação das suas tropas, aumentando receio de uma intervenção na ex-colónia britânica para travar os protestos pró-democracia.
Relações Internacionais

Hong Kong. China descontente com declaração do G7

Declaração emitida após cimeira "reafirma a existência e importância da Declaração Conjunta Sino-Britânica de 1984" e pede que "seja evitada a violência". China diz que Hong Kong é "assunto interno".
Tráfico Humano

PJ apanha rede que escravizava chineses em Cascais

164
PJ desmantelou rede de tráfico humano que mantinha "sob coação e em regime de escravidão" 17 chineses. Os dois arguidos são também chineses e obrigavam vítimas a extorquir dinheiro a pessoas na China.
Comércio

Preço do ouro negoceia em máximos de 2013

O preço do ouro chegou a cotar-se a 1.565 dólares, mais 1,8% em relação a sexta-feira, situando-se em máximos desde 2013, impulsionado pelos receios sobre as tensões comerciais entre os EUA e a China.
China

Moeda chinesa cai para nível mais baixo desde 2008

Nesta segunda-feira, um dólar norte-americano valia 7,15 yuan no mercado interno, o valor mais baixo da moeda chinesa em 11 anos.
China

China "em sintonia" com o novo chefe de Macau

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Macau Ho Iat Seng foi no domingo eleito o chefe do Executivo do território e vai tomar posse no dia 20 de dezembro, substituindo Fernando Chui Sai On.
Mercado

BMW, Ford, Mercedes e Tesla vão pagar mais 25%

A guerra comercial entre EUA e China provocou mais vítimas. Desta vez, são os fabricantes de automóveis que exportam para a China a partir dos EUA, cujos veículos vão passar a pagar 25% de imposto.
Teatro

Rui Paixão, um português no Cirque du Soleil /premium

1981
Aos 23 anos, Rui Paixão é a estrela da nova produção do Cirque du Soleil, na China. É palhaço, profissão que Portugal insiste em desvalorizar. Ainda assim, sonha com o regresso a casa.
Presidente Trump

Trump recua em relação à China. "Porque não?"

1834
Dois dias depois de ter ordenado às empresas norte-americanas que abandonassem a China, o Presidente diz que teve dúvidas e pensou melhor. "Agora estamos a dar-nos muito bem e a falar", explicou.
Macau

Macau. "Investimento norte-americano é bem-vindo"

O chefe do Governo de Macau diz que empresas norte-americanas são bem-vindas a expandirem os seus negócios no território. As declarações do responsável surgem em plena guerra comercial EUA-China.
Bolsa de Nova Iorque

Tensão entre EUA e China agrava. Wall Street cai

A bolsa de Nova Iorque assim como as bolsas europeias fecharam a semana em queda. Esta sexta-feira a tensão comercial entre os Estados Unidos e a China agravou-se.
Presidente Trump

Trump "ordena" empresas dos EUA a saírem da China

1120
Numa sequência de tweets, o presidente norte-americano disse que os EUA não precisam da China e afirmou que "as empresas americanas estão ordenadas a procurar uma alternativa" ao país asiático.
China

China anuncia tarifas a produtos norte-americanos

131
É a resposta aos mais recentes anúncios de tarifas dos EUA: a China vai cobrar taxas de 5% e 10% a produtos norte-americanos. E as medidas entram em vigor nas mesmas datas agendadas por Trump.
Língua Portuguesa

Macau. China quer programas em português

935
China propõe centro de tradução e produção de programas de rádio e TV em português. Propõe também iniciativas de cooperação e intercâmbio de conteúdo audiovisual com os países de língua portuguesa.
Hong Kong

China deteve funcionário que estava desaparecido

China diz que o jovem está detido na fronteira com Hong Kong por ter violado uma lei chinesa de segurança pública. Funcionário desaparecera depois de mandar sms à namorada: "Reza por mim".
China

China. Cheias fazem mais de 200 mortos

Só em julho morreram 154 pessoas, enquanto mais de um milhão e trezentos mil foram realojadas. No total, já morreram 201 pessoas. Há ainda dezenas de desaparecidos.
Twitter

Twitter bane propaganda do Estado Chinês

O Twitter diz que não aceitará mais "propaganda de órgãos de imprensa controlados pelo Estado" garantindo que os conteúdos "violam os princípios fundamentais" da rede social.
China

Twitter. China usou contas falsas contra Hong Kong

Twitter e Facebook descobriram e desativaram uma rede organizada pelo governo chinês para espalhar desinformação nas redes sociais contra os manifestantes em Hong Kong.
Tecnologia

Huawei. Prorrogação não muda "tratamento injusto"

A empresa reagiu vincando que "a extensão da licença geral temporária não altera o facto de a Huawei ter sido tratada injustamente", e exigiu o fim das anunciadas barreiras da administração.
Huawei

Huawei. Suspensão do embargo prorrogada 90 dias

O conflito entre a China e os EUA continua a afetar a Huawei. Suspensão do embargo foi alargada, mas Donald Trump diz que não quer que o país faça "de todo" negócios com a empresa chinesa.
Donald Trump

Natal faz Trump adiar taxas aos produtos chineses

Trump anunciou o adiamento de tarifas para alguns produtos chineses para dezembro, depois de inicialmente previstas para setembro. Equipa aconselhou presidente a fazê-lo para "não arruinar o Natal".
China

Trump: "outra Tiananmen" prejudicaria China

101
Presidente dos EUA avisa China que repressão violenta dos protestos em Hong Kong poderia por em causa as negociações sobre um acordo comercial entre os dois países.
Volkswagen

Conhece esta estrada? É a nova aposta da VW

Tem 11,3 km mas 99 curvas, com as rectas a terem, em média, 110 metros. Simultaneamente, a Estrada do Dragão sobe 1.100 metros, o que a torna difícil e retorcida. A VW pretende enfrentá-la com o ID.R.
Hong Kong

Hong Kong. Trump apela à China para dialogar

"Estou preocupado, não quero ver violência. Aposto que o Xi Jinping resolvia isto em 15 minutos", disse Trump. Estão previstos novos protestos para este fim de semana. Polícia proibiu marcha.
Manifestações

Hong Kong. Tribunal proíbe protestos no aeroporto

Um tribunal de Hong Kong proibiu a presença de manifestantes no aeroporto. Mais 5 pessoas foram detidas em novo protesto, e Ministério com nota apenas de “casos pontuais” de portugueses afetados.
China

China investe 22 mil milhões de euros em São Paulo

Investimento será feito ao longo de dez anos. Sobre o conflito EUA-China, o governador do estado de São Paulo diz que o Brasil vai manter-se neutro. "América Latina é prioridade" da China, diz Dória.
Estados Unidos da América

EUA adiam tarifas para produtos chineses

Taxas dos EUA visam telemóveis, computadores portáteis, consolas para jogos, calçado e roupa. Medidas vão entrar em vigor em dezembro e não em setembro, como estava previsto.
China

China. Vendas de automóveis voltam a cair em julho

As vendas de veículos ligeiros diminuíram 3,9%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 1,5 milhão de unidades. Taxa cresce em relação à venda de híbridos e elétricos, que desceram para 4,7%.
Hong Kong

Hong Kong. Interesse nos vistos gold cresce

Consultora chinesa observou um pico em pesquisas recentes em Hong Kong, com um aumento de 260% em junho em relação ao ano anterior na procura aos vistos decorrentes de compra de imóveis.
Hong Kong

Hong Kong cancela voos no quarto dia de protestos

Os manifestantes deviam ter deixado o aeroporto no domingo à noite, mas não abandonaram o local onde estão há três dias. Desde junho que os cidadãos se manifestam contra a lei da extradição.
Acidentes e Desastres

Tufão. Sobe para 44 os mortos no leste da China

O tufão Lekima atingiu na madrugada de sábado a cidade de Wenling, em Zhejiang, e no mesmo dia, à noite, chegou a Qingdao, na província de Shandong, afetando 6,68 milhões de habitantes.
Moda

Polémica. Versace e Coach pedem desculpa à China

Uma t-shirt da Versace com uma lista de cidades e países indicava Hong Kong e Macau como independentes. Na Coach, foram as referências territoriais no site que levantaram polémicas.
China

Nós de Férias, em Hong Kong luta-se pela liberdade

Enquanto o Ocidente está em férias, em Hong Kong luta-se pela liberdade. E de Macau ouve-se apenas um silêncio ensurdecedor.
PSA

PSA e Dongfeng despedem milhares na China

A PSA e os seus sócios e parceiros chineses, a Dongfeng Motors, acordaram fechar duas fábricas e despedir milhares de trabalhadores na China, para fazer frente à quebra do mercado local.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia volta a lançar gás lacrimogéneo

A polícia voltou a disparar granadas de gás lacrimogéneo dentro de uma estação de comboios e em vários bairros de Hong Kong, onde manifestantes ocuparam estradas.
China

Tufão Lekima, na China: pelo menos 28 mortos 

O número de vítimas causadas pelo tufão Lekima, no leste da China, subiu para 28, enquanto equipas de resgate continuam a procurar pelo menos 20 pessoas.
Estados Unidos da América

EUA "não estão preparados" para acordo com China

China e Estados Unidos estão envolvidos num braço-de-ferro comercial, disputa que fez aumentar exponencialmente as taxas aduaneiras aplicadas mutuamente. Trump diz que EUA "detêm todas as cartas".
Hong Kong

China detetou forças estrangeiras em Hong Kong

O ministro conselheiro da embaixada da China em Espanha, Yao Fei, acusou diplomatas norte-americanos de se reunirem com líderes da oposição de Hong Kong.
China

China em alerta devido à passagem de tufão

O tufão Lekima deverá chegar à região no sábado de manhã. O alerta vermelho, emitido para as áreas costeiras da província de Zhejiang, é o mais alto do sistema de alertas.
Huawei

Agências dos EUA proibidas de comprar à Huawei

Além da Huawei, a medida abrange outra empresa de telecomunicações, a ZTE, os fabricantes de câmaras de vigilância Hikvision e Dahua, e o grupo Hytera, que produz rádios bidirecionais.
Comércio Externo

Disputa China-EUA volta a prejudicar comércio

Exportações e importações entre os dois países continuam em queda. Taxas alfandegárias ascendem já a centenas de milhares de dólares. Acordo entre Pequim e Washington parece cada vez mais difícil.
Hong Kong

Hong Kong: a pior crise desde 1997, admite China

Um representante do governo chinês em Hong Kong afirmou que o Governo central está "muito preocupado" com os protestos que há dois meses abalam Hong Kong e que está a considerar tomar medidas.
Acidentes e Desastres

"Piscina Tsunami" faz 40 feridos na China

Vários banhistas foram arrastados por uma onda mecânica gigante no parque aquático Yulong Shuiyun, na China. Dezenas de pessoas ficaram feridas. Apesar dos rumores, a causa ainda está por apurar.
China

China ameaça retaliar caso EUA instalem mísseis

A China garante que a decisão terá um "impacto negativo direto na estabilidade estratégica global". Mas não detalhou quais são as contra-medidas que está a considerar contra os EUA.
China

"Criminosos" de Hong Kong serão punidos, diz China

"Nunca subestimem a forte determinação e o imenso poder do governo central" e "não confundam contenção com fraqueza", disse o porta-voz do Gabinete de Assuntos de Hong Kong e Macau.
Divisas

Estados Unidos acusam a China de manipular a moeda

Cresce a guerra comercial entre EUA e China. Washington acusa Pequim de manipular moeda e chineses reagem falando em "destruição da ordem internacional". Bolsas caíram, mas estão a recuperar.
Hong Kong

Como ser David numa batalha perdida contra Golias? /premium

149
Em Hong Kong, as ruas enchem-se de manifestantes há dois meses. Bastou uma faísca para que milhões se juntassem contra o domínio da China. Mas Pequim já avisou: "Quem brinca com fogo queima-se".
Hong Kong

China diz que ocidente "atiça chamas" em Hong Kong

O conselheiro de Estado da China acusou os ocidentais de se reunirem com altos funcionários e líderes dos protestos. China "exige que parem imediatamente de interferir nos assuntos de Hong Kong".
Donald Trump

Trump anuncia novas tarifas aos produtos chineses

As negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos ainda não terminaram, mas Trump já fez saber que irá taxar a mais 10% os produtos chineses que equivalem a 300 mil milhões de dólares.
Telecomunicações

NOS vai vender smartphone 5G da Huawei em Portugal

A NOS vai vender em Portugal o Huawei Mate X 20 5G, um dos primeiros smartphones 5G do mundo. Operadora fala em "passo decisivo no caminho para o 5G".
China

Populares salvam criança que caiu de um 6º andar

249
O rapaz estaria a tentar trepar para a varanda mas escorregou. Multidão juntou-se na rua e preparou-se para a queda. Esticaram um cobertor e a criança foi apanhada em segurança. Veja as imagens.
China

China/EUA. Delegações reúnem-se em setembro

As delegações da China e Estados Unidos, que negoceiam um acordo comercial, concordaram em voltar a reunir-se em setembro, depois do diálogo "franco, eficaz e construtivo", revelou imprensa chinesa.
Donald Trump

Trump diz que China muda acordos a seu favor

139
Donald Trump ameaçou Pequim com uma posição mais dura no comércio bilateral. "Eles deveriam começar a comprar os nossos produtos agrícolas agora e não há sinal de que estejam a fazer isso", disse.
Huawei

Vendas da Huawei sobem apesar de pressão dos EUA

O ritmo de crescimento da Huawei nos primeiros seis meses do ano é superior ao registado na totalidade de 2018. No entanto, a empresa admite impacto nas vendas depois das restrições de Washington.
Língua Portuguesa

China. Universidade cria disciplina de português

491
Universidade Qinghua, onde formaram-se o atual Presidente chinês, Xi Jinping, e o antecessor, Hu Jintao, vai oferecer português como disciplina opcional aos alunos de todos os cursos de licenciatura.
China

Deslizamentos na China. Mortos sobem para 38

Número de mortos em deslizamentos de terra na China sobe para 38. 13 pessoas continuam desaparecidas. As derrocadas enterraram 21 casas na passada terça-feira.
Hong Kong

China diz que manifestantes "excederam limites"

Governo chinês condena as ações dos manifestantes: "Se Hong Kong continuar no caos, terá um custo para a sociedade". "Violência é violência" e "quebrar a lei é infringir a lei".
Hong Kong

Polícia lança gás lacrimogéneo sobre manifestantes

A polícia de Hong Kong lançou gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes que se concentraram junto ao Gabinete de Ligação da China em mais uma ação de um protesto contra a lei da extradição.
Hong Kong

Polícia reforça segurança antes de novo protesto

A polícia de Hong Kong instalou proteções e reforçou a segurança na zona central da cidade, onde vai decorrer mais um protesto contra o Governo de Carrie Lam. 23 pessoas ficaram feridas este sábado.
China

China. 26 mortos em deslizamento de terra 

O deslizamento de terra na província de Guizhou, China, provocou 26 mortos já confirmados. As chuvas fortes foram apontadas como principal causa do desastre.
Diplomacia

China é "essencial" para o Brasil

O ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro diz que o país quer ganhar "capacidade tecnológica e industrial avançada" e que, para tal, "a aliança com a China é essencial".
Fact Check

Nenhum chinês morreu em Portugal até hoje?

282
Há várias notícias a afirmar que o Instituto Nacional de Estatística não tem registo de mortes de cidadãos chineses a viver em Portugal. É mentira e os dados do INE comprovam-no.
Web Summit

Web Summit 2019. Presidente da Huawei é orador

Guo Ping, presidente executivo e do conselho de administração da Huawei, junta-se à lista de oradores da Web Summit 2019 que tem nomes como Brad Smith (Microsoft) ou Nikolay Storonsky (Revolut).
Daimler

Mercedes cada vez mais chinesa. Baic compra 5%

402
A Daimler, o grupo que detém a Mercedes, está cada vez menos alemão e mais chinês. Depois do dono da Geely, Li Shufu, ter adquirido cerca de 10% da Daimler, eis que agora é a Baic a comprar 5%.
China

Morreu Li Peng, ex-primeiro-ministro chinês

Li Peng morreu esta segunda-feira, em Pequim. Pertencente á ala dura do Partido Comunista chinês, mandou o exército pôr fim aos protestos da praça Tiananmen.
Irão

Irão descarrega petróleo em portos chineses

314
EUA afirmam que qualquer país que comprar petróleo ao Irão será punido. Mas desde janeiro, a China recebeu cerca de 12 milhões de toneladas de petróleo iraniano. Barris ainda aparecem na alfândega.
Presidente Trump

Afeganistão? Ganhava guerra numa semana, diz Trump

662
Donald Trump disse, sentado ao lado do primeiro-ministro do Paquistão, que não quer matar "dez milhões de pessoas". Caso contrário, podia vencer a guerra no Afeganistão "numa semana".
Aviação

Beijing Capital Airlines lança ligação a Lisboa

Beijing Capital Airlines inaugura em 30 de agosto a ligação entre Lisboa-Xi'an-Pequim, uma rota aérea que resultou do esforço diplomático entre os dois países, diz secretário de Estado.
Exército

Hong Kong. China fez exercícios antiterrorismo  

Após manifestações em Hong Kong contra a lei da extradição, o exército chinês preparou-se para uma possível intervenção no território. Exercícios antiterrorismo foram realizados esta segunda-feira.
Vistos Gold

Vistos Gold. Investimento chinês recua 28,5%

Por comparação, nos primeiros seis meses de 2018 registaram-se 168,9 milhões de euros em investimento que se traduziram na atribuição de 302 vistos dourados.
Espionagem

Espionagem. Professor diz ter provas contra Huawei

Um académico norte-americano, que foi despedido de uma prestigiada universidade chinesa, disse à Lusa ter provas de os serviços de inteligência chineses têm funcionários na Huawei.
China

China. Explosão em fábrica faz vários feridos

A explosão provocou danos materiais num raio de três quilómetros. Número de vítimas ou pessoas afetadas ainda não foi confirmado. Trata-se de uma fábrica de gaseificação.
VIH

Vacina viva contra VIH testada em humanos

291
A vacina já passou pelos ensaios clínicos de fase I para verificar a segurança e, na segunda fase II, pretende testar a melhor forma de vacinação. É uma vacina preventiva, não é uma cura.
Crime

China. Mistério envolve rapto e morte de menina

Durante uma semana, foi a pergunta mais feita no país: onde está Zhang Zixin? A menina de 9 anos, raptada por um casal que arrendava casa aos avós, apareceu agora morta. O casal que a raptou também.
Comércio Externo

Comércio entre China e países lusófonos sobe 11,9%

Entre janeiro e abril, as importações da China de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste cifraram-se em 33,73 mil milhões de dólares.
China

Oposição em Taiwan escolhe candidato pró-China

O principal partido da oposição em Taiwan escolheu um autarca populista e pró-China para ser o candidato à corrida presidencial de 2020, em detrimento de um governante que costuma.
Estados Unidos da América

Disputas com EUA fazem economia abrandar na China

A redução das restrições ao crédito e o aumento da despesa pública, visando evitar a destruição de empregos, foram alguns dos estímulos lançados para reavivar a economia, mas que não tiveram sucesso.
Airbus

Air China encomenda 20 aviões à Airbus

A Air China anunciou esta sexta-feira a compra de 20 aeronaves à construtora europeia Airbus, do modelo A350-900. A companhia aérea detalhou que os aparelhos serão entregues entre 2020 e 2022.
A página está a demorar muito tempo.