829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

China

China

China quer defender crianças da Internet

A China anunciou o lançamento de uma campanha 'online' contra as aplicações de partilha de vídeos e as redes sociais que difundem conteúdos "que são perigosos" para as crianças.
Noticiário

10h. Cruz Vermelha. Classe Média pede mais ajuda

A vice-presidente da Cruz Vermelha, Madalena Ramalho destaca o novo cartão social do Governo e diz que os pedidos de ajuda da classe média "estão a aumentar". Ainda, Israel em protesto.
Noticiário

8h. Advogados. Escritórios rejeitam estagiários 

Os estagiários recém-licenciados estão a ser rejeitados nos escritórios de advogados.A solução pode passar pelo "financiamento público", de acordo com a Bastonária.Neste jornal, Joe Biden não desiste.
China

Exportações da China superam expectivas 

As exportações da China cresceram 8,6%, em junho, acima das expectativas dos analistas, depois de terem aumentado 7,6%, em maio. Os economistas preveem que as exportações da China se mantenham fortes.
Militares

Ambições militares da China são o "maior desafio" 

As ambições militares de Pequim são "o maior desafio estratégico" para o Japão já que Pequim envia regularmente navios para zonas próximas de ilhas disputadas no Mar do Leste da China.
China

Homem tenta passar com 104 cobras nas calças

Homem levava 104 cobras vivas de 5 espécies diferentes em sacos dentro das calças ao tentar atravessar a fronteira entre Hong Kong e a China continental. Autoridades não revelaram se foi detido.
China

Inundações. Mais de 30 rios passam nível de alerta

Intensa precipitação fez subir o nível das águas de 34 rios chineses e já provocou a morte de pelo menos seis pessoas na cidade de Chongqing. Inundações causaram 408 milhões de euros em estragos.
Taiwan

Incursões chinesas igualam recorde de 2021

Exatamente o mesmo número de aviões violaram a linha que divide os dois estados em 2021: 56 aviões incluindo caças e bombardeiros bem como um porta-aviões operaram na zona.
Guerra na Ucrânia

“Profundas preocupações” com aliança Rússia-China

Considerando que a China é "um facilitador decisivo da invasão russa", os líderes da NATO consideraram que o país asiático "continua a colocar desafios sistémicos à segurança euro-atlântica".
China

China: exportações de carros aumentam

As exportações ajudaram a compensar as vendas mais fracas de veículos a gasolina na China, uma vez que os compradores chineses passaram a preferir os veículos elétricos e híbridos.
Diplomacia

China e Guiné-Bissau formam "parceria estratégica"

Os dois países assinaram, em 2021, um memorando de entendimento no âmbito da Faixa e Rota, designado pelo Presidente chinês como o "projeto do século" e que mais de 150 países já aderiram.
China

Tailândia deve estar atenta à "expansão da NATO"

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês reiterou a "elevada consideração" que a China tem pela Tailândia, que considera um "parceiro fiável" e um "fator de paz e estabilidade na região".
China

Presidente da Guiné-Bissau visita China

A China financiou algumas infraestruturas no país, como o Palácio Presidencial e várias instalações hospitalares. A Guiné-Bissau também faz parte da Faixa e Rota, uma nova Rota da Seda mundial.
A História do Dia

Viktor Orbán está ao serviço da paz ou da guerra?

O primeiro-ministro hungaro fez visitas-surpresa a Kiev, Moscovo e Pequim. O que move o presidente em exercício da UE? O major-general Vieira Borges, da SEDES, é o nosso convidado.
Guiné-Bissau

China financia centro de conferências na Guiné

Pequim vai financiar "grande centro de conferências" para a presidência da Guiné-Bissau da CPLP, tendo o Presidente guineense dito que Moscovo também aceitou construir um campus universitário.
Comércio

BYD vai fabricar veículos elétricos na Turquia

O acordo prevê um investimento de mil milhões de dólares para inaugurar a fábrica que permitir a empresa chinesa "driblar" as taxas impostas pela UE nos veículos elétricos chineses.
Gabinete de Guerra

Europa está pouco preparada para Donald Trump

Bloco comunitário está a baixar a guarda em relação a um eventual regresso do ex-presidente norte-americano. Para Bruno Cardoso Reis, a Europa devia definir estratégias de defesa independente dos EUA.
Guerra na Ucrânia

Xi apela a potências para diálogo Kiev-Moscovo

A China e a Hungria "partilham" fundamentalmente as mesmas ideias e o cessar-fogo só será possível quando as grandes potências demonstrarem "energia positiva", garantiu o Presidente chinês.
Guerra na Ucrânia

Orbán em Pequim, "peça-chave" para a paz

Primeiro Kiev, depois Moscovo, agora Pequim. Líder húngaro foi à China, "peça-chave" para a paz, apesar das críticas de Bruxelas. Xi pediu ajulda às potências mundiais para diálogo Ucrânia-Rússia.
Microsoft

Microsoft: funcionários na China devem usar iPhone

Dentro de dois meses, os funcionários da Microsoft na China só poderão usar iPhone. O facto de a Play Store, da Google, não estar disponível no país contribuiu para a decisão.
Noticiário

10h. Gabriel Attal vai anunciar demissão a Macron

Neste jornal, destaque para as eleições francesas. Gabriel Attal vai anunciar demissão em breve. Ainda as jornadas parlamentares do PS e a semana de quatro dias de trabalho.
China

Cheias. 700 militares em operações de salvamento

A rutura de uma barragem no centro da China inundou 47 quilómetros quadrados e obrigou à retirada de 5.000 pessoas. O exército foi destacado para o salvamento, não tendo sido registadas vítimas.
Noticiário

9h. Órban já se reuniu com líder chinês

Viktor Orbán encontrou-se com Xi Jinping em Pequim. Ainda este jornal, Emmanuel Macron vai aguardar para tomar as "decisões necessárias" após as eleições francesas.
Noticiário

8h. Esquerda apresenta nome de PM esta semana

Em França, a Nova Frente Popular deve apresentar uma candidatura ao cargo de primeiro-ministro dentro de uma semana. Ainda este jornal, arrancam hoje as jornadas parlamentares do Partido Socialista.
Noticiário

4h. Orbán já está em Pequim para visita surpresa

Viktor Orbán já está em Pequim para visitar surpresa à China. Ainda, Ucrânia procura entendimento com Reino Unido para acordo de cooperação.
China

Para uma relação Portugal-China mais sustentável 

Em Portugal, as relações com a China ou a própria segurança económica não são ainda temas priorizados, ficando, consistente e lamentavelmente, ausentes do debate público e político.
China

Inundações afetam mais de 1,5 milhões de pessoas

Nas últimas semanas, fortes chuvas causaram a retirada de centenas de milhares de pessoas e a inundação de mais de 160.000 hectares de terras agrícolas.
União Europeia

Marcas chinesas de elétricos vão manter preços

A Xpeng tem planos para entrar nos mercados britânico e italiano. A Nio, uma das maiores rivais da Tesla no país asiático, espera "chegar a uma solução com a União Europeia" face às taxas impostas.
Elétricos

Elétricos. Empresas chinesas mantêm-se na Europa

XPeng e NIO garantiram a sua continuação na Europa. A NIO mantém os seus preços e talvez os ajuste posteriormente. A XPeng prometeu "encontrar formas de minimizar o impacto nos consumidores".
União Europeia

Elétricos: ACAP alerta para retração de mercado

A Associação Automóvel de Portugal garantiu que as reações às taxas europeias sobre veículos chineses foram "pouco favoráveis" e que "haverá certamente um impacto" no mercado português.
União Europeia

China cumprirá regras ao investigar carne de porco

Pequim aumentou a pressão à UE com investigação antidumping sobre a carne de porco oriunda da Europa, numa altura em que taxas alfandegárias adicionais vão ser aplicados a carros elétricos chineses.
China

UE taxa carros elétricos chineses 

A Comissão argumentou que os "subsídios injustos" que beneficiam as estatais de carros elétricos chinesas "estão a colocar sob ameaça" os produtores destes veículos na União Europeia.
Conselho Europeu

Xi Jinping felicita Costa por nomeação para o CE

O Presidente chinês diz estar pronto para trabalhar com António Costa para garantir que a China e a União Europeia "permaneçam firmes como parceiros" e "aprofundem a comunicação estratégica".
Cazaquistão

Cazaquistão em "período dourado" com a China

A China é o maior parceiro comercial e de investimento do Cazaquistão, com o comércio entre os dois países atingindo um recorde de 38 mil milhões de euros no ano passado.
CPLP

CPLP. Exportação para a China atinge novo recorde

Trocas comerciais entre os países da CPLP e a China alcançaram 86 mil milhões de euros em maio, desde janeiro. Portugal é o segundo maior importador, comprando 2,37 mil milhões ao mercado chinês.
Guerra na Ucrânia

China e Rússia realizam exercício militar conjunto

Este foi o primeiro exercício antiterrorista conjunto dos países vizinhos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. As duas partes também discutiram o aprofundamento da cooperação fronteiriça.
Elétricos

Veículos: Stellantis alerta para bolha na Europa

Carlos Tavares desvalorizou as taxas europeias sobre veículos elétricos, garantindo que a única possibilidade é "combater os chineses" e pediu ao Governo ajudas para o "consumidor final".
Guerra na Ucrânia

UE. Orbán quer evitar guerra comercial com a China

Numa guerra contra o Leste, a União Europeia "só pode perder", explicou Orbán, garantindo um pacto de competitividade para "reforçar relações e um comércio mais vigoroso" em vez do isolacionismo.
China

China facilita entrada de estrangeiros no país

De acordo com as autoridades chinesas, a medida visa promover a integração das regiões no "desenvolvimento nacional global". Cidadãos não residentes não poderão exceder os 90 dias por estadia.
Energia Renovável

Energias renováveis. China perto de alcançar meta

A China, o maior emissor de gases com efeito de estufa do mundo, foi responsável por quase 60% do aumento da capacidade de produção de energias renováveis a nível mundial no ano passado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas