China

Irão

Irão descarrega petróleo em portos chineses

EUA afirmam que qualquer país que comprar petróleo ao Irão será punido. Mas desde janeiro, a China recebeu cerca de 12 milhões de toneladas de petróleo iraniano. Barris ainda aparecem na alfândega.
Presidente Trump

Afeganistão? Ganhava guerra numa semana, diz Trump

Donald Trump disse, sentado ao lado do primeiro-ministro do Paquistão, que não quer matar "dez milhões de pessoas". Caso contrário, podia vencer a guerra no Afeganistão "numa semana".
Aviação

Beijing Capital Airlines lança ligação a Lisboa

Beijing Capital Airlines inaugura em 30 de agosto a ligação entre Lisboa-Xi'an-Pequim, uma rota aérea que resultou do esforço diplomático entre os dois países, diz secretário de Estado.
Exército

Hong Kong. China fez exercícios antiterrorismo  

Após manifestações em Hong Kong contra a lei da extradição, o exército chinês preparou-se para uma possível intervenção no território. Exercícios antiterrorismo foram realizados esta segunda-feira.
Vistos Gold

Vistos Gold. Investimento chinês recua 28,5%

Por comparação, nos primeiros seis meses de 2018 registaram-se 168,9 milhões de euros em investimento que se traduziram na atribuição de 302 vistos dourados.
Espionagem

Espionagem. Professor diz ter provas contra Huawei

Um académico norte-americano, que foi despedido de uma prestigiada universidade chinesa, disse à Lusa ter provas de os serviços de inteligência chineses têm funcionários na Huawei.
China

China. Explosão em fábrica faz vários feridos

A explosão provocou danos materiais num raio de três quilómetros. Número de vítimas ou pessoas afetadas ainda não foi confirmado. Trata-se de uma fábrica de gaseificação.
VIH

Vacina viva contra VIH testada em humanos

287
A vacina já passou pelos ensaios clínicos de fase I para verificar a segurança e, na segunda fase II, pretende testar a melhor forma de vacinação. É uma vacina preventiva, não é uma cura.
Crime

China. Mistério envolve rapto e morte de menina

Durante uma semana, foi a pergunta mais feita no país: onde está Zhang Zixin? A menina de 9 anos, raptada por um casal que arrendava casa aos avós, apareceu agora morta. O casal que a raptou também.
Comércio Externo

Comércio entre China e países lusófonos sobe 11,9%

Entre janeiro e abril, as importações da China de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste cifraram-se em 33,73 mil milhões de dólares.
China

Oposição em Taiwan escolhe candidato pró-China

O principal partido da oposição em Taiwan escolheu um autarca populista e pró-China para ser o candidato à corrida presidencial de 2020, em detrimento de um governante que costuma.
Estados Unidos da América

Disputas com EUA fazem economia abrandar na China

A redução das restrições ao crédito e o aumento da despesa pública, visando evitar a destruição de empregos, foram alguns dos estímulos lançados para reavivar a economia, mas que não tiveram sucesso.
Airbus

Air China encomenda 20 aviões à Airbus

A Air China anunciou esta sexta-feira a compra de 20 aeronaves à construtora europeia Airbus, do modelo A350-900. A companhia aérea detalhou que os aparelhos serão entregues entre 2020 e 2022.
Sporting de Braga

SC Braga anuncia transferência de Dyego Sousa

Depois dos rumores, confirma-se a mudança do internacional português para a China. O negócio rende 5,4 milhões de euros aos cofres bracarenses. Informação foi oficializada pelo Braga à CMVM.
Huawei

Huawei. Fim de embargo não a tira de "lista negra"

O bloqueio dos EUA à Huawei pode ter acabado e as negociações para o fim da guerra comercial com a China estão a decorrer, mas a empresa chinesa continua numa "lista negra" para os norte-americanos.
China

Macau não é como Hong Kong. Pois não

177
Embora ambos fossem entrepostos de comércio, em Macau havia cooperação por parte de Portugal com a China, enquanto em Hong Kong havia apenas o dizer dos britânicos.
China

Hong Kong, Macau e cultura democrática

209
Os portugueses que foram colocados em Macau durante a administração portuguesa trataram em primeiro lugar da sua vidinha. O que deixaram foi uma cultura de subserviência e aproveitamento oportunista.
INTERPOL

Mulher do ex-chefe da Interpol processa organismo

A mulher do ex-presidente da Interpol Meng Hongwei, detido na China por corrupção, moveu um processo contra a organização policial internacional, noticiou o jornal South China Morning Post.
Elétricos

China promete lítio nove vezes mais barato

2.442
A China, país onde os veículos eléctricos são reis e cujas baterias dependem de lítio, entre outros materiais, surpreendeu a indústria mundial ao garantir que consegue produzir lítio a 1/9 do custo.
China

China separa crianças de minoria étnica dos pais

1.228
Mais de um milhão de membros da etnia uigur são fechados em campos de doutrinação, onde são forçados a criticar o islão e a sua própria cultura e a jurar lealdade ao Partido Comunista Chinês.
Hong Kong

Manifestantes de Hong Kong contabilizados com IA

116
Universidade de Hong Kong usou sistema de inteligência artificial para contar manifestantes. Vídeo no NYT mostra como pode ser feito. Contagem ficou entre a estimativa da polícia e dos organizadores.
China

China põe app secreta em telemóveis de turistas

211
Uma aplicação está a ser instalada nos Android de visitantes na região de Xinjiang para espionar as informações dos turistas. Os iPhone são ligados a um leitor. Só são devolvidos uma hora depois.
Hong Kong

Vídeo. Assembleia de Hong Kong invadida

Depois de algumas semanas de protestos, nesta segunda-feira os manifestantes conseguiram invadir a Assembleia Legislativa de Hong Kong. Querem que a lei da extradição não seja aplicada no país.
Diplomacia

China quer EUA a abrandar sanções contra Pyongyang

O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, pediu a Donald Trump para demonstrar flexibilidade e “abrandar de forma oportuna” as sanções contra a Coreia do Norte.
Hong Kong

China. Manifestações são "totalmente intoleráveis"

O governo chinês reage à invasão do parlamento, por parte dos manifestantes de Hong Kong, considerando os protestos "totalmente intoleráveis".
China

Hong Kong. Governo disposto ao diálogo 

Situação mais calma em Hong Kong. Governo disponível para dialogar com representantes dos manifestantes, que tinham invadido Assembleia Legislativa.
Futebol

Shangai SIPG vence fora e aproxima-se da liderança

A equipa orientada pelo português Vítor Pereira venceu a partida deste domingo, num encontro da 15.ª jornada do campeonato chinês de futebol, e está mais perto da liderança.
Hong Kong

Hong Kong. Milhares mostram apoio à polícia 

Milhares de pessoas manifestaram-se em Hong Kong em apoio à polícia, que enfrenta críticas pelo uso de gás lacrimogéneo e balas de borracha contra as manifestações das últimas semanas.
Angola

Angola quer mais investimento privado

Ministro do Comércio angolano afirmou que espera mais investimento privado chinês no seu país, reconhecendo excesso de intervenção estatal nas relações comerciais com a China.
China

Dívida da China nos 1,7 biliões de euros

O crescimento da dívida externa chinesa abrandou em março, fixando-se nos 1,7 biliões (milhões de milhões) de euros. Desde o final do ano cresceu 0,3% (6,5 mil milhões de dólares).
Huawei

Trump. Empresas americanas podem vender à Huawei

281
Casa Branca vai permitir que as empresas norte-americanas vendam produtos à gigante chinesa das telecomunicações Huawei, anunciou o Presidente dos Estados Unidos.
Comércio

Guerra comercial. China e EUA relançam negociações

Os presidentes chinês e dos EUA concordaram em relançar as negociações económicas e comerciais para travar a guerra de tarifas entre as duas maiores potências mundiais.
China

O crescimento económico da China

É muito improvável que num país governado por uma clique cujo poder tem poucas limitações funcione o princípio da "destruição criativa" indispensável para que uma economia realmente avançada progrida.
Aviação

Ligação áerea entre Hangzhou e Lisboa retomada

100
Voo arranca a 30 de agosto. Ligação direta, entre Hangzhou, costa leste da China, e Lisboa, com paragem em Pequim, tinha sido suspensa em outubro do ano passado.
China

China proíbe importações de carne do Canadá

Suspensão surge depois de as autoridades alfandegárias da cidade de Nanjing encontrarem vestígios de ractopamina em carne de porco oriunda do Canadá. Esse aditivo é proibido na China.
Nações Unidas

ONU. Qu Dongyu eleito diretor da agência alimentar

Qu Dongyu é a primeira pessoa de um país comunista a ocupar o cargo de diretor-geral da FAO e sucede, para um mandato de quatro anos, ao brasileiro Graziano da Silva.
Coreia do Norte

Kim Jong-un diz que relação com China é invencível

Kim Jong-un considerou a visita de Xi Jinping a Pyongyang "uma oportunidade importante" para os dois países mostrarem ao mundo a sua relação "invencível" e amizade "imutável".
Telecomunicações

Polémicas, riscos e conflitos: o 5G em 8 respostas /premium

168
O 5G provoca cancro? Foi por isto que Donald Trump bloqueou a Huawei? O que é que a empresa chinesa diz? Não há concorrentes? Em 8 respostas, fique a par da rede para o futuro das telecomunicações.
Macau

"Não é possível" repetir Hong Kong em Macau

Presidente da Associação de Advogados de Macau, Neto Valente, assegura que mobilização semelhante à que aconteceu em Hong Kong nunca se repetiria em Macau. "Nem pagando", ironiza.
Direitos Humanos

Google pondera regresso à China, apesar da censura

Acionistas pediram relatório sobre o impacto nos direitos humanos de um possível regresso da Google à China, que teria de atuar em versão censurada.
Monumentos

China. Os primeiros homens a percorrer a muralha

269
Dong, Wu e Zhang passaram 17 meses a percorrer uma das secções da muralha. Foram registando os estragos e escreveram um livro. A expedição tornou-se numa causa de sensibilização.
Entrevista

O português que baniu (durante dias) a Huawei /premium

José Moura está nos EUA à frente de uma das maiores associações de tecnologia, a IEEE. Suspendeu a Huawei durante dias, mas voltou atrás. Em entrevista, explica a decisão e fala sobre o 5G.
China

China. Presos executados para tráfico de orgãos

167
Tribunal de Londres garante ter provas de que a China continua a matar prisioneiros para transplantes de órgãos. Entre as vítimas estão seguidores de um movimento religioso.
China

China pede contenção a EUA e Irão

China pede "cabeça fria" depois de os EUA anunciarem o envio de cerca de mil soldados para o Médio Oriente. Medida surgiu após Washington acusar o Irão de atacar petroleiros no Mar de Omã.
Sismo

China. Sismo com magnitude 5,9 atinge sul do país

O sismo atingiu uma zona num raio de 19 quilómetros da cidade de Changning, em Sichuan. Seguiram-se réplicas e há relatos de feridos e estragos. Bombeiros estão no local para ajudar vítimas.
Huawei

Huawei perdeu 26 mil milhões de receitas

O fundador da Huawei admitiu uma quebra de receitas 26.760 milhões de euros e previu que a faturação das vendas cairá para 89.200 milhões neste ano e no próximo, uma queda de 10%, face a 2018.
Hong Kong

Trump quer falar das manifs em Hong Kong com China

Presidente dos EUA pretende abordar a questão das manifestações em Hong Kong com o seu homólogo chinês, Xi Jiping, no âmbito da cimeira do G20.
Hong Kong

“Se lei passa em Hong Kong, também passa em Macau"

273
Se for passada a lei que está a levar os cidadãos de Hong Kong para as ruas, "o impacto será brutal. Deixaríamos de poder gozar de liberdade expressão", diz advogado português em Macau.
Banca

"Porco chinês". UBS decide suspender economista 

Horas depois de o banco chinês Haitong ter dito que iria "suspender toda a colaboração com o UBS", o banco suíço decidiu suspender Paul Donovan pelo comentário sobre o "porco chinês".
China

China declara apoio à polícia de Hong Kong

A China apoia a forma como Hong Kong lidou com a manifestação contra a proposta de lei que permite extradições para o continente chinês, após a polícia usar gás lacrimogéneo e balas de borracha.
Europa

“Puff the Magic Dragon…”

A Europa tem vivido num regime egocêntrico e aburguesado, subestimando ameaças e dando-se muitas vezes ao luxo do escárnio e maldizer sobre aqueles que sempre lhe deram a mão quando precisaram.
Hong Kong

Hong Kong. 5 respostas para perceber os protestos /premium

Um milhão de pessoas protestaram em Hong Kong no domingo. Esta quarta-feira, bloquearam o acesso ao parlamento. Querem impedir a aprovação da lei da extradição. 5 respostas sobre o que está em causa.
Comércio Externo

EUA dizem que acordo com a China não será no G20

O secretário do Comércio norte-americano indicou que Estados Unidos e China não vão anunciar um tratado comercial durante a cimeira do G20. No entanto, é possível chegar a um entendimento.
Comboios

Novo comboio chinês flutua a 600km/hora 

14.996
A China apresentou o protótipo de um comboio de alta velocidade para levar passageiros a 600 quilómetros por hora. O comboio vai levitar magneticamente em carris especiais.
Hong Kong

Extradições. Milhares protestam em Hong Kong

Nova lei admite que suspeitos de crimes possam ser extraditados e julgados na China. Críticos dizem que põe a população à mercê de sistema judicial opaco e politizado. Centenas de milhares nas ruas.
Cultura

Ministra da Cultura de Portugal visita a China

256
Visita oficial de três dias começa este domingo em Pequim, no âmbito do Festival de Cultura Portuguesa na China. Programa incluiu cerimónia para assinalar o Dia de Portugal.
Huawei

Huawei. Google diz que há riscos com bloqueio

A Google avisou o executivo de Donald Trump que o bloqueio norte-americano imposto à Huawei compromete a segurança nacional por não poder atualizar os smartphones, avança o Financial Times.
Comunismo

Isto já não é cegueira ideológica, mas senilismo /premium

2.131
O PCP ainda não deu conta que a República Popular da China é um país com uma economia capitalista selvagem, mesmo que dirigido por um partido irmão que matou milhões desde 1949 em nome do comunismo?
Jean-Claude Juncker

Conflito EUA-China preocupa Juncker

Para o presidente da Comissão Europeia, o conflito entre EUA e China vai levar à diminuição do crescimento da economia a nível mundial. Para Jucker, o conflito "é desnecessário" e deve ser resolvido.
Huawei

Huawei. China vai desenvolver 5G na Rússia

210
A Huawei vai desenvolver a rede 5G na Rússia em 2020 pela operadora MTS. Acordo foi celebrado na quarta-feira entre Putin e Xi Jinping depois de os EUA colocarem a empresa chinesa numa lista negra.
China

Portugal não está à venda. Ou está? /premium

500
O comportamento interno e externo chinês não parece incomodar toda a gente. Caso contrário, para que estaria o governo português a emitir títulos da dívida em yuans?
Poluição

Plástico. Mundo produziu 359 milhões de toneladas

A Ásia produz mais de metade do plástico do mundo, revela um estudo. Só a China é responsável por 108 milhões de toneladas. Também os EUA estão no topo dos produtores de plástico.
Brasil

Brasil. Governo quer aumentar parcerias com China 

A China é já o maior parceiro comercial do Brasil, mas o ministro das Relações Exteriores brasileiro afirmou que quer desenvolver ainda mais laços para aumentar exportações e investimentos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)