China

China

Chineses fazem brotar semente de algodão na Lua

847
A missão espacial chinesa, que conseguiu chegar ao lado oculto da lua, fez brotar uma semente de algodão no satélite natural. Esta é a primeira "mini experiência" na biosfera realizada com sucesso.
China

China. Ataque faz 1 morto e 19 feridos

Uma pessoa morreu e 19 ficaram feridas na sequência de um ataque com faca a um grupo de pedestres, em Fuzhou, no sudeste da China. O ataque ocorreu esta segunda-feira e o suspeito está em fuga.
Huawei

China defende reputação da Huawei após detenção

Após a detenção do diretor da Huawei, o governo chinês defende a reputação da empresa, dizendo que se trata de "um caso individual" e que "as partes relevantes possam parar de difamar" a mesma.
China

Crescimento do comércio externo chinês recua

Segundo dados das alfândegas da China, as exportações subiram 7,1%, depois de terem aumentado 7,9%, em 2017. As importações avançaram 12,9%, após um aumento de 15,9%, no ano anterior.
China

Desmoronamento em mina na China 21 causa mortos

O número de mortos após a derrocada do teto numa mina de carvão na província de Shaanxi, no noroeste da China, subiu de 19 para 21, informaram autoridades citadas pela agência Xinhua.
Polónia

Trabalhador da Huwaei acusado de ser espião chinês

O responsável de vendas da gigante de telecomunicações na Polónia foi detido na quinta-feira por suspeitas de trabalhar para o governo chinês. Polaco que trabalhava na Orange também foi detido.
Bolsa

Bolsas cautelosas com acordos entre EUA e China

No final das negociações entre EUA e China, não foram anunciadas medidas concretas, levando os investidores à cautela. Os investidores estão pendentes da publicação dos pedidos de desemprego nos EUA.
Tecnologia

Apple corta produção de novos iPhone em 10%

Depois de começar o ano com perdas de 10%, a Apple pediu aos seus fornecedores para produzir menos iPhone. O pedido foi feito antes de Tim Cook avisar que as receitas iam ser inferiores ao esperado.
China

População chinesa entra em declínio "imparável"

A população chinesa terá uma população ativa cada vez menor nos próximos dez anos. Relatório prevê que a população do país atingirá um pico de 1.440 milhões, em 2029.
Coreia do Norte

Kim Jong-un acerta estratégias com China em visita

O líder norte-coreano chegou esta terça-feira a Pequim para uma visita oficial, num esforço para acertar estratégias com o único grande aliado, antes de uma segunda cimeira com o Presidente dos EUA.
Poluição

China afirma que qualidade do ar melhorou em 2018

Estudo conclui que a qualidade do ar na China melhorou em 2018. Nas áreas abrangidas pelo estudo, 79,3% dos dias registaram níveis "bons" de qualidade do ar, num acréscimo homólogo de 1,3%.
Coreia do Norte

Kim Jong Un faz nova visita-surpresa à China

A passagem de um comboio especial pela fronteira entre a China e a Coreia do Norte tinha levantado suspeitas de que poderia transportar Kim, como fez no passado. A informação foi agora confirmada.
China

Forças armadas chinesas prontas para a guerra

636
A China quer a "reunificação" entre o país e Taiwan e não exclui o uso da força para a obter. A presidente de Taiwan já reagiu: Esperamos que a comunidade internacional leve a sério e nos ajude".
Lua

Rover chinês já circula no lado oculto da Lua

O veículo que a China enviou para o lado oculto da Lua na nave que pousou na quinta-feira já saiu da rampa do módulo e está a mover-se na superfície lunar.
China

China testa a sua "Mãe de Todas as Bombas"

115
Menos de um dia depois de ter alunado uma sonda no lado oculto da Lua, a China revela que testou a sua bomba não-nuclear mais poderosa. O explosivo pode servir para destruir construções subterrâneo.
África

MNE chinês reafirma prioridade de África

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, afirmou a prioridade de África na política externa chinesa. A diplomacia chinesa escolheu África para a primeira visita do ano há 29 anos consecutivos.
Huawei

Huawei sanciona funcionários que utilizaram iPhone

Dois funcionários utilizaram um iPhone para desejar um bom ano novo numa publicação na conta do Twitter da empresa. Um dos funcionários será despromovido e vai ter o salário reduzido.
Diplomacia

Tensão com Otava: China já deteve 13 canadianos

No início de dezembro, Pequim ameaçou Otava com "graves consequências" caso não libertasse a diretora financeira da gigante chinesa das telecomunicações Huawei, Meng Wanzhou.
Relações Internacionais

China e EUA pretendem acabar com guerra comercial

Haverá uma delegação norte-americana de alto nível em Pequim, na próxima semana, para negociar um acordo que permita apaziguar as disputas comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
Lua

As primeiras imagens enviadas pela sonda chinesa

A China tornou-se o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais "oculto" da Lua. A Chang’e 4 -- nome da deusa chinesa da Lua -- pousou no satélite natural da Terra esta quinta-feira.
Exploração Espacial

Lua. O momento da chegada ao lado "oculto"

Eram três da manhã em Portugal quando a Chang e'4 enviou uma foto inédita: mostrava o hemisfério desconhecido da Lua. Veja o momento da chegada ao Polo Sul, que foi captado pela sonda chinesa.
Relações Internacionais

Jinping felicita Bolsonaro e pede respeito

O Presidente chinês felicitou o novo chefe de Estado brasileiro e reforça que China e Brasil têm a responsabilidade de melhorar as suas economias, preservar a paz mundial e promover o desenvolvimento.
Exploração Espacial

China aluna no lado "oculto" da Lua

148
A China tornou-se hoje o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais afastado da Lua, a Chang'e-4, informou a televisão estatal, ilustrando os ambiciosos planos espaciais do país.
China

Taxa de natalidade volta a cair na China

Em 2016, o primeiro ano desde a abolição da política de filho único, o número de nascimentos aumentou para 17,86 milhões. Desde então, a taxa de natalidade caiu sucessivamente na China.
Taiwan

Taiwan rejeita reunificação pacífica com China

Pequim defende a "reunificação pacífica", mas ameaça "usar a força" caso a ilha declare independência. Taiwan rejeitou o apelo da China comunista, sob a política "um país, dois sistemas".
Ambiente

China vai cortar 30% dos incentivos aos eléctricos

O Governo chinês deverá começar a baixar as ajudas com que incentiva a aquisição de veículos eléctricos, já a partir de 2019. Espera-se um corte de 30% em subsídios que chegam a superar 7.500€.
Taiwan

Taiwan pede à China respeito pela democracia

No discurso de ano novo, a presidente disse que a China "deve respeitar a insistência de 23 milhões de pessoas em terem liberdade e democracia" e apelou a mais "racionalidade e pragmatismo de Pequim".
China

Xi Jinping quer acordo com os EUA "rápido"

O presidente da China esteve ao telefone com Donald Trump e pediu um acordo "o mais rápido possível" com os EUA. Xi Jingping falou em "progresso" nas relações bilaterais entre os países.
China

Escritor chinês ironiza sobre confusão com espião 

O escritor exilado Ma Jian ironizou a utilização uma foto sua para retratar uma notícia da condenação a prisão perpétua de um ex-espião. A comunicação social confundiu os dois por terem o mesmo nome.
Wall Street

Wall Street negoceia em baixa no início da sessão

A bolsa de Nova Iorque negociava esta quinta-feira em baixa ao início da sessão, no mesmo dia em que a China acertou com Washington a realização de um diálogo sobre o comércio entre as duas potências.
China

Pequim. Explosão em universidade faz 3 mortos

Três estudantes morreram na sequência de uma explosão num laboratório da Universidade de Jiaotong, em Pequim. O fogo foi rapidamente contido e no local estiveram 30 veículos de bombeiros.
China

China. Surto faz suspender abastecimento de suínos

Cerca de 20 explorações de suínos na China suspenderam o abastecimento para Macau e Hong Kong devido ao surto de peste suína que continua a alastrar-se no país. Até agora foram registados 92 surtos.
Direitos Humanos

China. Polícia condiciona julgamento de ativista

Mais de 20 polícias à paisana cercaram o tribunal no norte da China onde está a ser julgado um conhecido advogado dos Direitos Humanos, afastando jornalistas, diplomatas estrangeiros ou apoiantes.
China

Pelo menos cinco mortos em atropelamento na China

Pelo menos cinco pessoas morreram e 21 ficaram feridas, na cidade de Longyan, sudeste da China, depois de um homem ter roubado um autocarro e conduzido contra pedestres.
China

Reformas de Xi Jinping "cercam" Natal na China

123
Pelo menos quatro cidades e um condado na China restringiram este ano as celebrações de Natal, testemunhando a supressão religiosa levada a cabo pelo líder chinês, Xi Jinping.
China

Mao: de líder revolucionário a ícone fluorescente /premium

126
Nasceu há 125 anos e ainda hoje Xi Jinping e a liderança chinesa usam a sua figura tutelar para manter o poder. Mao passou de líder revolucionário a ícone fluorescente. Ensaio de Maria João Marques
Diplomacia

Libertação de presos. Tensão aumenta na China

"Questiono o que tem isto a ver com a UE e o Reino Unido. Onde estavam quando o Canadá e os EUA detiveram uma executiva chinesa?", questionou a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros.
China

EUA e China voltam a negociar por telefone 

O Ministério assegurou que os dois países alcançaram "novos progressos", sem avançar com mais detalhes, e que definiram os assuntos a abordar nos próximos diálogos e visitas mútuas.
Auto

Toyota chama mais de 5 mil carros na China

A Toyota, fabricante japonesa de carros, vai chamar para revisão mais de cinco mil viaturas a circular na China devido a defeitos nos 'airbags'.
Espionagem

China nega acusações "difamatórias" dos EUA

A China classificou hoje de "difamatórias" e "sem fundamento" as acusações dos Estados Unidos contra dois piratas informáticos chineses ao serviço da principal agência de inteligência de Pequim.
Relações Internacionais

MNE contesta submissão de Portugal à China

No âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", Santos Silva contesta a submissão de Portugal à China, justificando a longa relação "clara e madura" entre os dois países e uma "constante" em Portugal.
China

Canadá recusa relacionar detenção com caso Huawei

Os dois casos anteriores terão servido de retaliação pela detenção da diretora financeira da empresa chinesa Huawei. Justin Trudeau considera que o caso "parece" ser diferente.
Huawei

Huawei fechou 25 contratos 5G no mundo

A Huawei chega ao final de 2018 com 25 contratos para 5G, mais 3 do que o anunciado em novembro. A empresa abriu as portas na China e reiterou que "não há provas" de que afete a segurança dos países.
Xi Jinping

Xi Jinping: "Ninguém dita" a conduta da China

As declarações de Jinping surgem numa altura em que Pequim enfrenta pressões dos Estados Unidos para realizar "mudanças estruturais" na economia.
China

Comércio entre China e países lusófonos a crescer

As trocas comerciais entre a China e os países lusófonos chegaram aos 95 mil milhões de euros entre janeiro e setembro deste ano. Este valor representa um aumento de 21,22% face ao período homólogo.
China

China impulsiona 'drones' armados no Médio Oriente

Um relatório britânico indica que a utilização de 'drones' armados cresceu significativamente no Médio Oriente nos últimos anos e em grande parte são vendidos pela China a preços mais baixos.
China

Xi Jinping elogia trabalho do governo de Macau

Durante o balanço da ação governativa deste ano, o presidente chinês, Xi Jinping, elogiou o trabalho desenvolvido pelo governo de Macau na defesa da segurança nacional e diversificação da economia.
China

A Terra É De Quem a Trabalha

178
Preocupa-me menos o facto de os chineses serem os “donos disto tudo” do que quando os “donos disto tudo” eram outros. O que me preocupa é o facto de termos feito zero para não haver “donos disto tudo”
Tesla

China corta taxas a carros dos EUA. Tesla agradece

As tréguas na guerra comercial entre os EUA e a China, acordadas a 1 de Dezembro, já se fazem sentir. Nos automóveis, a China reduziu os impostos e todos os construtores agradecem. Sobretudo a Tesla.
Pequim

Pequim anuncia suspensão de sobretaxas aduaneiras

A partir do dia 1 de janeiro as taxas aduaneiras aplicadas pela China aos veículos importados dos Estados Unidos serão suspendidas, no âmbito da paz comercial com os EUA.
China

Dois canadianos detidos na China

Um dos detidos desapareceu na China, tendo sido depois identificado como sendo o empresário Michael Spavor, que visita frequentemente a Coreia do Norte.
Huawei

CFO da Huawei paga 6,6 milhões pela fiança

122
A diretora financeira da Huawei, que foi detida no Canadá a pedido dos EUA, saiu após pagar uma fiança de valores históricos. Trump admite "intervir" no caso para ajudar acordo comercial.
Relações Internacionais

China e EUA discutem calendário de negociações

O comunicado de Pequim indica que foi discutido o calendário de negociações, mas não precisa onde ou quando estas terão lugar. Também não consta informação sobre se o caso Huawei foi abordado.
Política Externa

O Imperador vai nu /premium

198
A situação geográfica de Portugal coloca-o numa posição estratégica privilegiada para os interesses das grandes potências. Pelo que o Estado terá que tomar decisões muito sérias quanto ao nosso futuro
Auto

Toyota recolhe 13 mil carros na China

A fabricante japonesa vai recolher mais de 13 mil carros na China devido a defeitos no software da unidade de controle eletrónico para faróis, de acordo com o órgão regulador do mercado chinês.
China

China exige libertação imediata de CFO da Huawei

Meng Wanzhow foi detida no passado dia 1 de dezembro e pode ser acusada pelos EUA de fraude e de violar sanções contra o Irão. Ministro dos Negócios Estrangeiros da China alerta para "consequências".
Huawei

Huawei, confiar ou não confiar? Eis 6 respostas /premium

A comissão europeia diz “cautela”. A Altice reitera protocolos. O governo não se pronuncia. Os EUA dizem "não". A China pede a libertação de Wanzhou. Em 6 perguntas, explicamos o novo caso Huawei.
Exploração Espacial

China lança nave espacial ao lado oculto da Lua

139
A China lançou uma nave espacial para aterrar no lado menos explorado da Lua e leva consigo, entre outras coisas, sementes de batata para plantar.
China

Açores: Pedra Angular da Amizade Sino-Portuguesa?

Não é seguro que a festejada amizade luso-chinesa não evolucione no sentido de uma interesseira relação sino-portuguesa que transforme a República Popular da China na nova Dona Disto Tudo (DDT)
China

Mariquinhas da Inquisição e histórias de encantar /premium

1.795
Da anexação do Ritz e do trânsito lisboeta à tomada da EDP, do BCP e etc., é natural notar-se quem manda e quem obedece. Mas o prof. Marcelo escusava de tornar a diferença de estatuto tão evidente.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE:"Não podemos ser ambíguos sobre autoritarismo"

982
Três dias depois de receber Xi Jinping, MNE diz que socialistas não podem "ser ambíguos" na hora de combater regimes autoritários, sejam eles de esquerda ou de direita, asiáticos ou sul-americanos.
Huawei

Huawei. Como uma detenção simboliza uma guerra

272
EUA pediu extradição da diretora financeira da Huawei, que foi detida no Canadá. Governo chinês exigiu a libertação. Quem é a empresária chinesa e como simboliza a guerra comercial com os EUA.
China

Polícia chinesa solucionou 1,18 milhões de casos 

A polícia chinesa solucionou 1,18 milhões de casos de roubo, furto e fraude em 2018 e recuperou ativos ilícitos no valor de 838 milhões de euros, noticiou o jornal local China Daily.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)