O Instagram é muito mais do que selfies, fotografias de comida ou de tardes bem passadas na praia. A prova disso é o Getty Images Instagram Grant, uma parceria entre a Getty Images e o Instagram que visa impulsionar e premiar vozes emergentes.

O que é que tem de fazer? Documentar, através do Instagram, histórias de comunidades pouco representadas à volta do mundo. Isto porque, como diz a Getty Images, “o Instagram veio trazer novas oportunidades às vozes emergentes, que não pertencem a meios de comunicação, de criarem e partilharem projetos de cariz social”.

Além dos três prémios monetários que vão ser atribuídos, no valor de dez mil dólares (cerca de nove mil euros) cada, os vencedores vão ainda ter a oportunidade de aprender ao lado de fotógrafos galardoados da Getty Images e vão ser incluídos no festival de fotografia New York’s Photoville, que acontece em setembro.

Os fatores a serem avaliados passam pela qualidade das imagens e a capacidade de contar uma história através da fotografia. Se conseguirem juntar todos estes pré-requisitos, depois só têm de impressionar os cinco jurados, que contam com Kira Pollack, diretora de fotografia da revista Time e David Guttenfelder, fotógrafo da National Geographic.

As candidaturas já estão abertas e prolongam-se até 4 de junho. A inscrição online é obrigatória para ser considerado pelos jurados e, após fazê-la, só tem de tirar as fotografias e publicá-las com a hashtag #gettyimagesinstagramgrant. Para saber se é um dos sortudos vencedores, terá de esperar até setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR