458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Dinheiro

Boa moeda, má moeda

Todos prevêem que inflação continua a subir

Consumidores e empresários da construção, comércio e serviços prevêem subidas de preços nos próximos meses. É meio caminho para que inflação suba.
Dinheiro

Quase 6.700 milhões enviados para paraísos fiscais

Cerca de 6,7 mil milhões de euros foram transferidos para "offshores" em 2021, abaixo do valor registado no ano anterior, com o dinheiro a ter por principais destinos a Suíça e Hong Kong.
Boa moeda, má moeda

Salários na banca muito aquém da inflação

O BCP fechou acordo com três sindicatos para aumentos salariais de 0,5% em 2021 (rectoactivos) e de 1,1% este ano. Valores muito abaixo da inflação, o que levará a perda de poder de compra.
Boa moeda, má moeda

Retroactivos no aumento de assistentes técnicos

O governo deverá pagar retroactivos a Janeiro de 2022 no aumento de 48 euros que está a ser proposto como entrada nas carreiras gerais para assistentes técnicos do Estado.
Boa moeda, má moeda

Inflação sobe, poupança cai

No primeiro trimestre a poupança dos portugueses caiu para 8,3% do rendimento disponível. O aumento de preços reduz a margem de manobra das famílias.
Boa moeda, má moeda

Importou carro? Veja se não pagou imposto a mais

A Autoridade Tributária já pagou 57,3 milhões de euros que tinha exigido indevidamente aos contribuintes que importaram carros usados.
Lifestyle

O segredo para umas férias perfeitas

O orçamento é um dos itens que se pode pôr no caminho entre si e as férias com que sempre sonhou, mas há uma forma de resolver este potencial problema.
Boa moeda, má moeda

Imobiliário já subiu 10% este ano

Os preços continuam a subir num mercado que pode estar já muito aquecido. O Confidencial Imobiliário diz que os preços dos imóveis já subiram 10% desde Janeiro.
Boa moeda, má moeda

Pensões podem subir entre 6% e 7%

O aumento regular das pensões está definido por lei e depende de dois indicadores: PIB e inflação. Com os dados disponíveis, o “aumento histórico” de que falou Costa deverá estar entre os 6% e os 7%.
Fact Check

Investimento estrangeiro em Portugal caiu 42%?

Investimento Direto Estrangeiro não caiu no ano passado. Pelo contrário, aumentou 7,19%, num total de mais de 10 milhões de euros. O que realmente caiu 42% foi o investimento estrangeiro global.
Boa moeda, má moeda

Continua a sangria nas criptomoedas

Em Novembro cada bitcoin valia 69 mil dólares. Agora vale 20 mil, reflectindo a enorme queda do mercado de criptoactivos. Bill Gates deu uma ajuda, dizendo estamos perante um logro.
Tecnologia

Co-fundador da Google avança com divórcio

Foi de forma discreta que Sergey Brin, co-fundador da Google, pôs fim a um casamento de quatro anos. O sexto mais rico do mundo avançou com os papéis do divórcio em janeiro.
Semáforo Político

Financiamento. "Festa do Avante é evento de risco"

Ex-presidente da Associação Transparência e Integridade explica que aumentar donativos particulares dificulta controlo das finanças. "É possível alguém com interesse fazer entrar malas de dinheiro".
Boa moeda, má moeda

Preços contidos na saúde, educação e roupa

A inflação está alta mas os preços das várias classes de produtos e serviços não andam todos ao mesmo ritmo. No cabaz analisado pelo INE há até quedas de preços no vestuário e calçado.
BCE

BCE reúne-se de emergência para reagir a mercados

Com o euro muito perto da paridade face ao dólar e os juros da dívida de Itália, Portugal e outros sob pressão, BCE convocou reunião extraordinária para esta quarta-feira.
Boa moeda, má moeda

Economia com prognóstico reservado

No Reino Unido, o PIB caiu em Abril contrariando as previsões dos analistas. As perspectivas económicas são cada vez mais pessimistas.
Três Toques

NBA, futebol e golfe: O que não falta é dinheiro

Negócios milionários de Darwin e Haaland. No golfe, Tiger Woods entrou na lista de bilionários da revista Forbes. Depois de LeBron James, lenda da NBA, ter sido o 1.º atleta no ativo a entrar na lista
Boa moeda, má moeda

Os juros sobem depressa. Faça as contas

O ritmo de subida das taxas de juro está a ser muito rápido. Para evitar surpresas, o melhor é fazer já simulações para cenários mais duros.
Boa moeda, má moeda

Poupança: investir ou amortizar créditos?

Com as taxas de juro perto dos zero e com a inflação em alta, é importante fazer contas para perceber de que forma se defende melhor a perda de poder de compra.
Boa moeda, má moeda

Salário mínimo fez quase metade dos aumentos 

O salário mínimo foi responsável por 40% do aumento das remunerações médias entre 2006 e 2019.
Economia

O maravilhoso mundo das criptomoedas

Viagens, almoços, carros, roupa e até mesmo casas. Já (quase) tudo se pode comprar com dinheiro virtual. Descubra tudo sobre este admirável mundo novo.
Boa moeda, má moeda

Água não aumenta este ano, garante AdP

A empresa grossista do sector da água diz que há um entendimento no sector para que não haja aumentos devido à seca e à inflação.
Boa moeda, má moeda

Contas para a semana de quatro dias

Troca 20% do salário pelo terceiro dia de folga na semana? É boa ideia concentrar as mesmas horas de trabalho semanais em quatro dias?  Vamos ter que fazer muitas contas.
Crime

Prisão preventiva para suspeito de enganar idosos

Atguido "abordava pessoas com idades compreendidas entre os 80 e os 90 anos, apresentando-se como funcionário do banco onde as vítimas tinham conta".
Boa moeda, má moeda

Energia e agrícolas já contaminam os outros preços

A inflação está nos 8%. Quando olhamos com detalhe para o cabaz, verificamos que quando retiramos os preços da energia e alimentares não transformados das contas os restantes preços já sobem 5%.
Boa moeda, má moeda

Idade da reforma chega mais cedo em 2023

A idade legal de reforma vai recuar quatro meses em 2023 e será aos 66 anos e quatro meses. Esta mudança deve-se à quebra da esperança de vida na sequência da pandemia.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quem vai executar a bazuca?

O Estado não consegue recrutar pessoas para a estrutura que irá gerir o dinheiro da UE. Se nem isso conseguimos fazer, não há milagres. Ao que parece, nem a gastar o dinheiro somos bons.
Boa moeda, má moeda

Casas cada vez mais caras

As avaliações das casas feitas pelos bancos não param de subir e bateram um novo recorde em Abril. No concelho de Lisboa o valor atribuído é superior ao dobro de alguns concelhos vizinhos.
Boa moeda, má moeda

Qual o rendimento médio de um AirBnB em Portugal?

A plataforma mais utilizada para o aluguer temporário de casas fez as contas: o anfitrião típico do Airbnb tira uma média de 4900 euros anuais.
Economia

Combater a inflação: uma luta de gigantes

A pandemia e guerra na Ucrânia fizeram disparar a inflação, e a carteira dos portugueses já está a sofrer. Não está nas nossas mãos travar a inflação, mas existem estratégias para diminuir o impacto.
Boa moeda, má moeda

Preços sobem até 15% na maioria dos restaurantes

Um inquérito da AHRESP (Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal) indica que a larga maioria dos associados já aumentou preços até 15%.
Boa moeda, má moeda

Carga fiscal do trabalho acima da média da OCDE

Os descontos de IRS e para a Segurança Social pesam 41,8% dos rendimentos do trabalho em Portugal, contra 34,6% na média da OCDE. Os cálculos referem-se a 2021 e foram feitos pela própria organização.
Boa moeda, má moeda

Cuidado com as multas. Estado quer mais 57%

O Orçamento do Estado prevê um forte aumento das receitas com multas de trânsito. Novos radares de velocidade vão ajudar a cumprir esta meta.
Boa moeda, má moeda

Consumidores já estão a comprar menos

Um terço das categorias de produtos de supermercado já perderam compradores na sequência do aumento de preços, de acordo com um estudo da consultora Kantar para a Centromarca.
Boa moeda, má moeda

Recordes no trigo, mais pressão sobre alimentos

O trigo de moagem atingiu no início desta semana uma nova cotação máxima de sempre depois da Índia ter decidido interditar as exportações do cereal.
Boa moeda, má moeda

Principais bolsas quase todas negativas em 2022

Este ano está a ser mau para as acções. Nos Estados Unidos, as perdas chegam aos 25% no Nasdaq. Incerteza, inflação e juros estão a levar à saída para outros investimentos.
Economia

Meios de pagamento: o futuro está aí e é digital

Das trocas diretas aos pagamentos digitais, a evolução foi enorme e hoje é possível viver sem tocar em dinheiro. Tudo graças aos pagamentos digitais que vieram revolucionar a forma como compramos.
Boa moeda, má moeda

Importou carro? Veja se pagou ISV a mais

Dois contribuintes reclamaram e o fisco vai devolver-lhes imposto que cobrou a mais e contra as regras europeias.
Boa moeda, má moeda

Alimentos e gás menos caros

Em Abril, os preços dos produtos alimentares caíram ligeiramente em termos globais. E em Portugal e Espanha vai avançar a nova fórmula de cálculo para baixar o preço do gás.
Boa moeda, má moeda

Rating positivo, juros menos pressionados

A Fitch manteve a nota de rating dada à dívida portuguesa mas subiu a perspetiva para “positiva”. Boas notícias para os juros do financiamento do Estado.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.