“Ladies and gentlemen, dogs and bitches, welcome to Palm Dog Awards 2015!” Foi assim que começou a cerimónia de entrega da Palm Dog, que premeia a melhor interpretação por parte de um cão nos filmes exibidos em Cannes. A coleira dourada foi entregue a Lucky, o Poodle Maltês espanhol que interpreta Dixie, no segundo volume do filme do realizador português Miguel Gomes, “As Mil e Uma Noites”.

lucky-palm-dog

Lucky tem uma participação de meia hora na história que Xerazade conta na 497ª noite: “Os Donos de Dixie”, a história que fecha o volume II, O Desolado, foi filmada em Santo António dos Cavaleiros. Dixie é um cão abandonado, que foi passando de dono em dono até chegar à torre 15 de Santo António dos Cavaleiros. Xerazade apresenta Dixie como uma máquina de amar tanto quanto uma máquina de esquecer. No final do episódio, Dixie confronta-se com o seu próprio fantasma.

“Entra em meia hora de filme e ainda aparece como fantasma!”, disse a apresentadora do prémio, numa cerimónia marcada por muito humor e muitos “ooohhhhhssss” de cada vez que Dixie aparecia no pequeno trailer que foi exibido na sala.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform 7T5Ugzqu][jwplatform 7T5Ugzqu]

Lucky esteve em Portugal durante as rodagens acompanhado do seu treinador, Rafael Casado, dono da Escola de Cães para Cinema. O Poodle Maltês é já um cão-ator consagrado, “a sua versatilidade enquanto actor já foi comprovada em papéis de drama, comédia e acção”, pode ler-se na página de facebook da produtora O Som e a Fúria. Lucky já participou em várias longas-metragens, como por exemplo “Os fantasmas de Goya” de Milos Forman.

“O Dixie/Lucky agradece”, através da produtora portuguesa do filme As Mil e Uma Noites. Foi aliás o produtor Luís Urbano que recebeu a coleira da Palm Dog, que lhe foi entregue numa almofada dourada, na cerimónia que teve lugar em Cannes esta sexta-feira.

Dixie concorria com outros cães participantes em filmes de peso como The Lobster (em competição), os cães do filme de animação Divertida Mente e o labrador de Mountains May Depart.

O Palm Dog é um prémio não oficial apresentado no decorrer do festival de Cannes desde 2000, criado por Toby Rose, que premeia a melhor interpretação canina (imagem real ou animada), entre todos os amigos caninos (ou grupo de cães) em todos os filmes, de todas os certames, apresentados no decorrer do Festival.