Cinema Português

Festivais de Cinema

Anna Karina cancela presença no IndieLisboa

A eterna musa de Jean Luc-Godard negou o convite para participar no festival de cinema português IndieLisboa. Anna Karina cancelou a sua visita devido a "razões de saúde" que não a deixam viajar.
Festivais de Cinema

Indie estreia documentário sobre Mia Couto

214
Antes do furacão Idai, a realizadora sueca levou Mia de volta à Beira da sua infância para nos contar a história de um herói com nome de gato. O filme estreia-se este domingo no Indie Lisboa.
Cinema Português

"Reconhecimento é incentivo a continuar"

Realizadora Rita Azevedo Gomes, do filme "A Portuguesa" premiado no festival de Las Palmas, diz que reconhecimento é "animador" e distingue todos os que trabalharam na longa-metragem.
Cinema Português

Filme de João Salaviza em cineclubes portugueses

"Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora, fará esta semana um percurso por cineclubes portugueses, uma semana depois de ter estreado no circuito comercial.
Cinema Português

Mais de 10 novos filmes portugueses vão estrear

Os premiados "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos" e "Diamantino", as histórias biográficas sobre Snu Abecassis e António Variações são alguns dos filmes portugueses a estrearem-se este ano.
Cinema Português

Leonor Teles: é preciso "fazer sucesso fora"

Questionada sobre a opção de estrear primeiro em França, a realizadora, que esteve, na quarta-feira, na estreia em Argenteuil, nos arredores de Paris, respondeu: "É assim que o mercado funciona".
Cinema Português

70 anos da Cinemateca convocam cinema português

383
"Uma viagem livre" por mais de um século de cinema português, de 1896 até à atualidade, é o que propõe a Cinemateca Portuguesa, na sexta-feira, numa sessão para celebrar o 70.º aniversário.
Cinema Português

Obra de Teresa Villaverde passa por Serralves

Obra de Teresa Villaverde vai ser mostrada este mês em Serralves numa retrospetiva integral sobre uma cineasta que "nunca deixou de estar atenta à urgência do tempo, contraditório e incómodo".
Cinema Português

Cinema português em festival no Rio de Janeiro

O filme "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", de Renée Nader Messora e João Salaviza, compete em novembro no Festival do Rio de Janeiro.
Cinema Português

Abertas inscrições para Prémio Sofia Estudante 

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou a abertura das inscrições para o Prémio Sofia Estudante 2018, que terá os três primeiros classificados anunciados a 13 de dezembro.
Cinema Português

Novo Cinema Português em 25 cidades italianas

Mostra Itinerante do Novo Cinema Português, que irá passar por mais de 25 cidades italianas, arranca no sábado, em Roma, com a presença do realizador Marco Martins.
Cinema Português

Filmes portugueses nomeados para Festival de Viena

Os filmes "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora, e "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, foram selecionados para o festival.
Festivais de Cinema

Filme português em Festival de Cinema de Toronto

A longa-metragem "O Caderno Negro", uma coprodução luso-francesa, vai ser apresentada em estreia mundial na secção de cinema internacional contemporâneo do Festival de Toronto (Canadá).
Condecorações

PR condecorou atriz Carmen Dolores

152
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a atriz Carmen Dolores, de 94 anos, com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.
Festival de Cannes

João Salaviza premiado em Cannes

"Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora, recebeu o Prémio Especial do Júri Un Certain Regard. É o segundo filme português a ser premiado nesta edição de Cannes.
Festival de Cannes

Cristiano Ronaldo e os cachorrinhos gigantes

O novo filme de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt estreia esta sexta-feira na Semana da Crítica do Festival de Cannes. “Diamantino” é uma trágico-comédia da vida pós-futebol de um jogador-divindade.
Cinema Português

"Ou Botelho plagiou ou tive premonição paranormal"

192
Deana Barroqueiro queixa-se de "ameaças" da produtora Ar de Filmes e sustenta que a “tentaram calar”. A autora responde nesta terça-feira a João Botelho, que acusa de plágio no filme "Peregrinação".
Cinema

Plataforma do Cinema alinhada com Marcelo

A associação que representa profissionais do setor reagiu à promulgação (com críticas) da nova lei do cinema, percebendo os motivos que levaram o PR a não vetar o diploma e insistindo na sua revisão.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR não concorda mas promulga nova lei do cinema

O novo decreto-lei do Governo, submetido após contestação, foi promulgado com reservas por Marcelo. Não é ideal, sublinha, mas é "um passo" na redução do poder decisório das "entidades empresariais".
Cinema Português

João Botelho acusado de adaptação não autorizada

448
Realizador diz que adaptou "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto, mas Deana Barroqueiro contesta. “Fiquei siderada, era o meu romance plasmado na tela." Botelho e a produtora admitem inspiração.
Cinema Português

Nuno Lopes: subsídios dados de "forma pouco clara"

Chegou à gala dos Prémios Sophia a polémica sobre concursos de financiamento do cinema. Nuno Lopes deu voz a críticas. Realizadores e produtores são recebidos por Marcelo nesta terça-feira.
Cinema Português

Nova Lei do Cinema é "totalmente insatisfatória"

Associação Portuguesa de Realizadores não aceita que um órgão consultivo continue a ter um papel na indicação de nomes para concursos de financiamento. Novas regras já foram aprovadas pelo Governo.
Cinema

"Aires Mateus: Matéria em Avesso" em estreia

107
O documentário "Aires Mateus: Matéria em Avesso" estreia esta quarta-feira no Cinema São Jorge. O filme, do realizador Henrique Pina, é dedicado à obra do atelier Aires Mateus.
Cinema Português

"A fábrica de nada" vence prémio Fénix

O filme português venceu o prémio Fénix do cinema ibero-americano na categoria de melhor montagem. "A fábrica de nada" é do realizador Pedro Pinho.
Cinema Português

Filme sobre Al Berto apaga imagem de poeta maldito

1.283
Relação amorosa entre o poeta e o irmão do realizador, nos anos 70, cruza-se com a história de um grupo de jovens esclarecidos de Sines, deslumbrados com a liberdade. Estreia a 14 de setembro.
Festivais de Cinema

Festival de Locarno vai ter cinema português

123
O Festival de Cinema Locarno começa esta quarta-feira na Suíça. O festival recebe vários filmes de produção nacional que vão estar em competição.
Cinema Português

A arte de vender atores portugueses

Dezenas de diretores de casting estão em Lisboa para conhecer atores portugueses. A iniciativa chama-se Passaporte e é organizada por Patrícia Vasconcelos. O Observador assistiu às audições.
Festivais de Cinema

"Curta" de Pedro Gonçalves vence festival Córtex

O filme 'Onde foi a Minha Sorte', de Pedro Gonçalves, é o vencedor da edição de 2017 do Córtex -- Festival de Curtas-Metragens de Sintra na categoria de Competição Nacional, anunciou a organização.
Festivais de Cinema

'Curta' portuguesa vence urso de ouro em Berlim

2.216
A curta-metragem Cidade Pequena, do português Diogo Costa Amarante, venceu este sábado o prémio Urso de Ouro para curta-metragem.
Cinema Português

Cineastas de todo mundo defendem cinema português

181
Profissionais do cinema português estão contra a forma como são escolhidos os júris dos concursos públicos e obtiveram agora o apoio de centenas de figuras do cinema internacional.
Cinema Português

"Estilhaços" distinguido em festival francês

229
O filme de animação português "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, foi distinguido no prémios do Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand
Festivais de Cinema

Berlim. Festival de Cinema começa hoje

O Festival de Cinema de Berlim começa esta quinta-feira com a estreia do filme "Django", sobre o guitarrista Django Reinhardt, mas ao longo dos próximos dias haverá cinema português em competição.
Cinema Português

Júris de concursos no cinema: nem todos são contra

279
Polémica divide setor do cinema em Portugal. "No passado, presidentes do Instituto do Cinema ligavam a pedir nomes de jurados”, acusa Pandora da Cunha Telles.
Cinema

Três filmes portugueses estreiam-se hoje

A ficção biográfica "Zeus", de Paulo Filipe Monteiro, e os documentários "As cartas do rei Artur", de Cláudia Rita Oliveira, e uma versão restaurada de "Autografia", de Miguel Gonçalves Mendes.
Óbito

Morreu o realizador Alberto Seixas Santos

Cineasta do Cinema Novo Português tinha 80 anos. Estava doente há cerca de um ano e morreu em sua casa, avança o jornal Público.
Cinema

Muvi: filmes sobre bandas portuguesas premiados

Uma longa-metragem sobre o grupo rock português The Parkinsons e uma curta sobre os Capitão Fausto estão entre os filmes premiados do Muvi, que termina esta segunda-feira no cinema São Jorge.
Cinema Português

Júris. "Há promiscuidade e pouca transparência"

Produtores e realizadores querem alterar as regras de escolha dos júris que decidem a atribuição dos subsídios do Estado. O modelo atual, dizem, é promíscuo e pouco transparente.
Cinema Português

Filme de Marco Martins no Festival de Veneza

429
"São Jorge", do realizador português Marco Martins, irá integrar a seleção oficial do 73º Festival Internacional de Cinema de Veneza. O filme, sobre um boxeur desempregado, conta com Nuno Lopes.
Cinema Português

Um documentário sobre as Caxinas, 39 anos depois

"E do Mar Nasceu" é um documentário de 1977 do realizador Ricardo Costa. Foi exibido pela primeira vez em Portugal no Curtas Vila do Conde. Este domingo, há uma nova sessão.
Realizador

Realizador André Marques nomeado para Cannes 2017

608
André Marques foi selecionado para o Lebanon Factory de Cannes 2017, tornando-se o primeiro realizador português a consegui-lo.
Cinema

"Mil e uma noites" nomeado para os Goya

O segundo volume de "As mil e uma noites", de Miguel Gomes, "O desolado", encontra-se entre os 14 filmes nomeados para Melhor Filme Iberoamericano, dos Prémio Goya.
Óbito

José Fonseca e Costa: recordando os seus filmes

240
O realizador de "Kilas, o Mau da Fita" e "Balada da Praia dos Cães" sempre procurou fazer filmes populares que não transigissem com a qualidade. Recorde aqui alguns deles.
Cinema

Cinemas já tiveram 10,8 milhões de espectadores

Cerca de 10,8 milhões de espectadores foram ao cinema em Portugal entre janeiro e setembro deste ano, o que representa um aumento de mais de dois milhões de entradas, comparando com 2014.
Cinema

"As Mil e Uma Noites" candidato português aos Goya

Depois de uma candidatura aos Óscares, a Academia Portuguesa de Cinema anunciou hoje que propõe o mesmo filme de Miguel Gomes para os Goya, que serão entregues em Espanha.
Óscares

"As Mil e Uma Noites" candidato aos Óscares

1.257
O segundo volume da trilogia de Miguel Gomes foi escolhido pelo júri da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas para representar Portugal na 88.ª gala dos Óscares, em 2016.
Estreia da Semana

As Mil e Uma Noites: cinema português das arábias

264
Em “O Inquieto”, o primeiro filme da desmesurada, extravagante, polifónica e mutante trilogia de Miguel Gomes, convivem Xerazade, exterminadores de vespas, desempregados, galos em tribunal e a Troika.
Cultura

Festival vai homenagear Manoel de Oliveira

"Um Amor Português" é o tema da segunda edição da mostra Cinemagosto, que decorre entre hoje e domingo, em Berlim, com a apresentação de dez filmes portugueses, legendados em inglês, e uma homenagem a Manoel de Oliveira.
Cinema

Pátio das Cantigas é o filme mais visto de sempre

360
As receitas de bilheteira ascendem aos dois milhões de euros, o que faz também de "O Pátio das Cantigas" a película portuguesa mais lucrativa de sempre.
Cinema

"O pátio das cantigas" entre os 10 filmes mais vistos

A comédia "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, somou na primeira semana de exibição mais de 134.000 espectadores, o que o coloca entre os dez filmes portugueses mais vistos da década.
Leonel Vieira

"Pátio das cantigas" é o 2º filme mais visto 

269
A comédia "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, foi o segundo filme mais visto no fim-de-semana de estreia, entre quinta-feira e domingo, com mais de 80.000 espectadores.
Leonel Vieira

O guionista que pôs Evaristo no século XXI

Pedro Varela ainda não viu a versão final de "O Pátio das Cantigas", que estreia agora no cinema. O filme retrata a Lisboa dos hostels e dos tuk-tuk sem esquecer as cenas que mais marcaram o original.
Estreia da Semana

O Pátio da Cantigas: Ó Evaristo, mas o que é isto?

3.993
A comédia lisboeta realizada em 1942 por Francisco Ribeiro (Ribeirinho) é um clássico perene do cinema português. O “remake” assinado por Leonel Vieira nunca o será.
Cinema

Vem aí o novo "Pátio das Cantigas"

468
Sete décadas depois da estreia, "O Pátio das Cantigas" volta no fim do mês às salas de cinema, uma comédia do realizador Leonel Vieira, a primeira de três "homenagens" aos clássicos portugueses.
Prémios e Galardões

Miguel Gomes vence Festival de Cinema de Sidney

1.106
O presidente do júri destaca o "novo filme extraordinário" que nos relembra "que o cinema continua a ser um veículo poderoso para examinar a condição humana".
Cinema Português

"As Mil e Uma Noites" estreiam em Vila do Conde

O filme foi recebido com entusiasmo pela imprensa internacional. Uma recolha de avaliações de críticos de todo o mundo apontam esta obra como o melhor filme a ser exibido em Cannes na edição de 2015.
Festival de Cannes

Cão de "As Mil e Uma Noites" vence Palm Dog

439
Desde 2000 que os críticos de cinema elegem o melhor cão em cena nos filmes que passam em Cannes. Este ano ganhou Lucky, o cão que interpreta Dixie, no segundo volume do filme "As Mil e Uma Noites".
Festivais de Cinema

Miguel Gomes aplaudido em Cannes

244
A primeira de três partes de "As Mil e Uma Noites" passou este sábado na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes. Miguel Gomes e a equipa receberam forte ovação do público.
Cinema

Vídeo: "Pátio das Cantigas" está de regresso

683
A recriação atualizada da icónica comédia portuguesa já tem um trailer. "O Pátio das Cantigas" deve estrear a 30 de julho e conta com alguns dos atores mais famosos de Portugal.
Cinema Português

Novo filme de Miguel Gomes estreia-se em Cannes

O novo filme de Miguel Gomes, "As Mil e Uma Noites", foi selecionado para a Quinzena de Realizadores de Cannes.
Manoel de Oliveira

8 personagens marcantes dos filmes de Oliveira

Simão Botelho e Teresa Albuquerque, Carlos e Teresinha ou Ema são personagens marcantes dos filmes do realizador português.
Manoel de Oliveira

O cineasta que passou dois séculos a filmar

664
Hoje, Manoel de Oliveira será pela segunda vez um cineasta de consenso. O maior cineasta português merece um olhar objetivo e desapaixonado da sua obra, "sentida, sincera e significativa".
Manoel de Oliveira

O que ele disse: "A vida é uma derrota".

203
São pensamentos escolhidos para relembrar Manoel de Oliveira, cineasta português, único no mundo a ter feito a transição do cinema mudo para o cinema sonoro.
Prémios e Galardões

Prémios Sophia do cinema português entregues hoje

Para melhor filme estão nomeados “Os gatos não têm vertigens”, “Os Maias”, “A vida invisível” e “O grande Kilapy”.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)