Os centros de emprego tinham, no final de abril, 20.849 ofertas de emprego por preencher, segundo os dados divulgados pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), citados esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias. Segundo o periódico, é nos setores do turismo, da restauração, do comércio e do imobiliário que se concentra a maioria destas ofertas.

Destas 20 mil ofertas há que descontar aquelas em que as empresas já têm um candidato escolhido e precisam de fazer passar o processo pelo IEFP para terem direito aos benefícios concedidos a empregadores (o Estado pagar parte do ordenado, por exemplo). Ainda assim, escreve o JN, continuam a existir muitas vagas por preencher, o que João Vieira Lopes, da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal, atribui a um “desfasamento entre a oferta e a procura”.

Nos primeiros quatro meses do ano, chegaram aos centros de emprego mais de 63 mil ofertas e mais de 41 mil delas foram preenchidas. Ambos os números representam uma subida face ao mesmo período do ano passado. Abril foi mesmo o mês que registou mais ofertas (17.197), 41% das quais vieram dos setores da restauração, do turismo e da imobiliário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR