A indústria têxtil pode estar à beira de uma revolução: em breve, as impressoras 3D vão permitir a produção de tecidos inovadores. Um vislumbre do que está para vir foi revelado na Techtextil, a feira mundial que reúne as inovações do setor. Realizada em Frankfurt, na Alemanha, a iniciativa atribui prémios às ideias mais originais, conta o jornal El Mundo. Conheça-as:

Na categoria de “Novas Tecnologias” a vencedora foi a empresa Sosa Fresh, criadora da 3DWeaver, uma impressora 3D que permite o fabrico de tecidos tridimensionais. A máquina consegue moldar a lã, dando-lhe volume, e misturando-a posteriormente com silicone, para que mantenha a forma e o tecido adquira flexibilidade. A máquina permite, por exemplo, a produção de solas de sapatos.

Conheça a 3DWeaver neste vídeo:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O prémio de “Novo Produto” foi atribuído ao Empa Research Institute pelo desenvolvimento de um bordado eletrónico, de prata ou titânio, que pode ser utilizado para visualizar eletrocardiogramas.

Na categoria de “Novo Conceito”, a Switch Embassy levou para casa o prémio. A empresa criou um display de LED lavável que pode ser utilizado em várias circunstâncias, desde roupa à decoração de interiores. Mas o segundo lugar também surpreendeu: o ITV Denkendorf Research Institute criou a BioGlizz, uma alternativa biológica para a neve artificial, fabricada à base de algas.

A “Melhor Aplicação” foi ganha pelo Instituto Hohenstein para a Inovação Têxtil, que criou o Artus, um tecido que se incorpora num protótipo de útero artificial para bebés prematuros. Os movimentos da mãe são reproduzidos pelo material e como o tecido não incorpora um circuito elétrico, não há risco de radiação para o bebé.

O prémio “Indústria e Sustentabilidade” foi atribuído à TU Dresden que criou uma tecnologia que permite tecer peças de fibra armada em diferentes formatos, para fabricar por exemplo, peças de automóveis mais leves.
Finalmente, o prémio “Novo Material” foi entregue à Sioen Industries por ter inventado um tecido marítimo que permite cultivar algas e biomassa alternativa.