Eleições no Brasil

Eleições no Brasil

Haddad acusado de corrupção e lavagem de dinheiro

712
O candidato do PT terá recebido cerca de 3 milhões de reais da UTC, uma empresa brasileira de engenharia, para pagar despesas relativas à campanha de 2012. Esta é a primeira vez que é constituído réu.
Eleições no Brasil

Dilma Rousseff promete "aliança até com o diabo"

948
A ex-presidente brasileira Dilma Rousseff classifica o governo de Jair Bolsonaro de "neofascista", defendendo alianças políticas amplas e um programa claro de combate às políticas de Bolsonaro.
Redes Sociais

Twitter e Facebook negam acordo com Bolsonaro

421
As redes sociais Twitter e Facebook informaram o Tribunal Superior Eleitoral que a campanha do Presidente brasileiro eleito, não contratou empresas para disseminação de conteúdos na internet.
Eleições no Brasil

Maitê Proença sugerida para Ministério do Ambiente

261
O nome da atriz foi sugerido a Bolsonaro por um grupo de ambientalistas, economistas e investigadores brasileiros. Ao Globo, disse ser "apenas uma ideia". Proença apoiou Marina Silva nas eleições.
Brasil

FHC "disse que Bolsonaro tinha aroma a fascismo"

Em entrevista ao El País, o antigo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso afirma que a "eleição de Bolsonaro não põe em perigo a democracia" e garante que se manteve neutro na campanha.
Mundo

A propósito de uma suposta conspiração /premium

No seu entusiasmo negativo contra Trump, Bolsonaro e outros, Sousa Tavares supõe-lhes uma miraculosa coordenação e um desígnio comum planeado com uma extravagante antecedência.
Eleições no Brasil

O Joaquim, o António e o Manuel

520
Ao contrário dos que berraram que os brasileiros que vivem cá e votaram esmagadoramente no candidato vencedor deveriam voltar para o Brasil, não somos todos imbecis e temos mais que dois neurónios.
Eleições no Brasil

Brasil: Fernando Henrique Cardoso em Lisboa /premium

FHC defende que, em vez de um "centro amorfo", é necessário "recolocar nos trilhos o sistema eleitoral e partidário, que afundou na corrupção, na fragmentação e na perda de conteúdo programático".
Brasil

Michel Temer recebe hoje Presidente eleito

O chefe de Estado brasileiro, Michel Temer, reúne-se hoje, em Brasília, capital do país, com o Presidente eleito, Jair Bolsonaro, segundo a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto.
Eleições no Brasil

O povo não gosta de casamentos à primeira vista? /premium

A seu tempo, com o recuo e a mediação de formas adequadas de filtragem dos factos, a democracia regenerar-se-á graças ao poder da Internet e do digital. O que não se fará contra as elites, ou sem elas
Eleições no Brasil

Bíblia e bala

As raízes da criminalidade são demasiado complexas e é simplista pensar que se enfrentam apenas com o endurecimento de penas, com a prisão sistemática, com a difusão de armas ou atirando a matar.
Eleições no Brasil

Rússia e China: apreensão com vitória de Bolsonaro /premium

133
Os governos de Lula e Dilma apostaram em fazer dos BRICS (organização que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul) num pólo de influência mundial. Agora Bolsonaro prefere os Estados Unidos.
Brasil

Braço-direito de Bolsonaro ministro de transição

Onyx Lorenzoni foi nomeado ministro extraordinário pelo Presidente do Brasil, Michel Temer, para coordenar a transição para o futuro Governo de Jair Bolsonaro, segundo o Diário Oficial da União.
Eleições no Brasil

Segurança de Bolsonaro será inédita no Brasil

359
O esquema de segurança para um presidente que já sofreu um atentado será muito mais severo. Declarações a vários jornalistas e desfiles em carro aberto estarão fora de questão.
Eleições no Brasil

O problema dos superjuizes como Sérgio Moro /premium

117
Como Garzon e Di Pietro já provaram na Europa quando passaram das magistraturas para a política, os homens providenciais não costumam acabar bem. Muito menos com um líder como Bolsonaro.
Eleições no Brasil

O melhor é mesmo dissolver o povo e eleger outro /premium

2.963
Chegou o momento de assumir que há muito jornalismo e muito comentário emproado que partilha com as elites políticas o mesmo tipo de complexo de superioridade que tem aberto o caminho aos populistas.
Eleições no Brasil

A parcialidade da informação

228
Raras vezes como nestas eleições se viu como os meios que nos deviam informar de forma verdadeira e transparente estão, no fundo, a moldar a nossa opinião e a direccioná-la para um caminho único.
Brasil

Quem são os homens do Presidente Bolsonaro? /premium

364
Três super-ministros, um pastor evangélico e um ideólogo que prefere ficar na sombra são as figuras que dão respaldo a Bolsonaro. Mas, entre tantos homens fortes, adivinham-se também focos de tensão.
Eleições no Brasil

As fraquezas e os fantasmas do David Dinis /premium

249
A eleição de um político como Bolsonaro para Presidente do Brasil obriga-nos a procurar explicações e é mais útil estudar as razões dessa ruptura do que integrar o coro que se limita a gritar fascista
Crónica

A propósito de ditaduras /premium

2.292
Não há que enganar, embora o engano seja língua franca: fala-se na ditadura que aí vem para dissimular a ditadura que deveria vir. Agitar tiranos hipotéticos é estratégia típica de tiranos comprovados
Conversas à Quinta

Vamos ter um governo Bolsonaro ou um governo Moro?

Será que Sérgio Moro, o juiz que prendeu Lula, vai ter poder como ministro da Justiça para combater a corrupção e o crime? É difícil. Mas também não é claro que o PT possa tirar partido desta escolha.
Eleições no Brasil

Juiz do caso Lula vira ministro do rival. E agora? /premium

628
Ao aceitar ser ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro beneficia das decisões que tomou, que levaram à detenção de Lula, principal rival. "O rei vai nu", acusa Dilma. O PT pede para Lula sair da cadeia.
Democracia

A geringonça vai inventar um Bolsonaro em Portugal /premium

3.671
A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar.
Eleições no Brasil

Bolsonaro confirma embaixada em Jerusalém

565
Presidente eleito do Brasil confirmou esta quinta-feira que, à semelhança do que fez Donald Trump em maio, pretende transferir a embaixada em Israel de Telavive para Jerusalém.
Brasil

"Nenhum país está livre do extremismo", diz Rio

392
O presidente do PSD considera que a vitória de Jair Bolsonaro nas presidenciais brasileiras é o resultado da "corrupção e a insegurança" no país. E avisa que nenhum país está livre de extremismos.
Eleições no Brasil

Brasil. Sérgio Moro aceita ser ministro da Justiça

4.298
O novo presidente do Brasil reuniu-se esta quinta-feira com o juiz Sérgio Moro, que mandou prender Lula, e convidou-o para ministro da Justiça. Magistrado aceitou.
Eleições no Brasil

Radicalismos e radicalismos. Aprender com o Brasil /premium

772
O radicalismo alimenta-se de radicalismo. Quem é mais radical? Quem convida os brasileiros em Portugal que votaram Bolsonaro a voltarem para o seu país ou o novo presidente do Brasil?
Eleições no Brasil

Nada perceberam

550
Podemos não concordar com a escolha dos brasileiros, mas ridicularizarmos o seu voto é, mais do que um erro tremendo, uma profunda injustiça.
Eleições no Brasil

Bolsonaro em culto: "Não sou o mais capacitado"

1.121
O Presidente eleito do Brasil foi a um culto evangélico esta terça-feira, onde admitiu não ser o mais "capacitado" para a função. "Mas Deus capacita os escolhidos", acrescentou.
Eleições no Brasil

Bolsonaro, Trump e a alma da direita /premium

530
Esta nova direita pode ter sucesso eleitoral, mas é bom lembrar o que Santo Inácio de Loyola disse a São Francisco Xavier para o levar a ser jesuíta: o que te vale ganhares o mundo se perderes a alma?
Eleições no Brasil

O Brasil é uma lição

415
O Brasil é uma lição que nos mostra até onde o desânimo é capaz de levar uma nação. Até onde vai a capacidade de revolta das pessoas quando nenhuma solução as faz acreditar que a mudança é possível.
Eleições no Brasil

De como Bolsonaro pode salvar o mundo

3.464
Onde não se fala explicitamente de “Farenheit 541”, mas onde se defende, nas entrelinhas, que ler continua a ser das melhores ideias para matar fascistas.
Eleições no Brasil

Brasil. O "Chicago boy" que vai gerir a economia /premium

349
Um "Chicago boy", ultra-liberal e defensor de um Estado mínimo, Paulo Guedes é o "super-ministro" em quem Bolsonaro confia para compensar o seu conhecimento "superficial" sobre economia.
Eleições no Brasil

Bolsonaro: Armas para todos. E não houve ditadura

1.758
Na primeira entrevista após a eleição, Bolsonaro insiste no acesso generalizado às armas. Vai convidar Sérgio Moro para ministro da Justiça. E garante que o período militar (1964-85) não foi ditadura.
Eleições no Brasil

O Brasil em busca de si mesmo /premium

Aquilo a que estamos a assistir no Brasil é à dificuldade que há em pôr termo a um longo regime convencido de possuir a verdade, como é o caso do PT, e identificar as forças capazes de o substituir.
Eleições no Brasil

Michelle Bolsonaro. "Ele não é o que dizem"

105
Bolsonaro gabou-se por a ter seduzido. A nova primeira-dama do Brasil apareceu poucas vezes mas defendeu sempre o marido. Religiosa e ligada a causas sociais, diz que "agora está nas mãos de Deus".
Donald Trump

Donald Trump dá os parabéns a Bolsonaro no Twitter

423
Depois de Jair Bolsonaro ter revelado que Donald Trump lhe ligou a dar os parabéns, foi a vez de o presidente dos Estados Unidos falar sobre o novo presidente do Brasil. "Excelente chamada", referiu.
Eleições no Brasil

"Salto no escuro": os editoriais brasileiros

109
Folha, Estado de S. Paulo e Globo recordam que "ninguém sabe" o que fará Jair Bolsonaro quando chegar ao Planalto. E lembram que, mais do que uma vitória do PSL, esta foi uma derrota do PT.
Eleições no Brasil

"Bolsonaro Presidente": as capas dos jornais

119
A Folha de S. Paulo escolhe um simples "Bolsonaro Presidente", os portugueses destacam o primeiro discurso e italianos falam no "ex-militar xenófobo". As capas dos jornais após as eleições no Brasil.
Eleições no Brasil

Bolsonaro não é Trump. Antes fosse. /premium

475
Trump e Bolsonaro até podem ter semelhanças nos métodos de chegar ao poder, na forma politicamente incorreta e insultuosa como se comportam em público. Mas na substância são muito, muito, diferentes.
Eleições no Brasil

A lição de democracia dos brasileiros /premium

1.018
A direita liberal e conservadora é a mais ameaçada pela direita populista e radical. Como se viu no Brasil, a solução não é o centrismo, antes a afirmação de um liberalismo e conservadorismo sem medo.
Eleições no Brasil

Ordem, progresso e um inimigo da liberdade /premium

580
Espero que a crise intelectual no centro-direita não se deixe vencer pelo discurso do presidente eleito brasileiro. Bolsonaro não é um democrata. E, sim, isso não é tudo – mas, sem isso, não há nada.
Eleições no Brasil

O filme da noite em que o Brasil virou

Fechado em casa “por segurança”, Jair Bolsonaro pegou na “caixa de ferramentas” e prometeu consertar o Brasil. Haddad garantiu que não vai parar de lutar “contra o medo”. As ruas insultaram Lula.
Eleições no Brasil

Bolsonaro, um tiro no escuro /premium

1.078
O Brasil elegeu um Presidente que, no espaço de uma semana, insinuou a execução dos seus adversários políticos e depois apelou à democracia e à liberdade. Afinal, qual dos dois vai ser Presidente?
Eleições no Brasil

O discurso de Haddad nas entrelinhas /premium

381
Longe de conceder a derrota, Haddad lançou a luta do PT para os próximos quatro anos: ganhar "as mentes e os corações" dos brasileiros. Um discurso para descodificar em cinco pontos.
Eleições no Brasil

Os discursos de Bolsonaro nas entrelinhas /premium

118
Via Facebook e perante as câmaras, o recém-eleito Presidente apresentou duas versões de si mesmo: a de um estadista responsável para o mundo e a do candidato que não desilude os seus apoiantes.
Eleições no Brasil

Afinal, em quem votou Fernando Henrique Cardoso?

A dúvida foi mantida pelo próprio, que não declarou apoio formal a qualquer um dos candidatos. Agora, nas redes sociais, muitos analisam o vídeo do momento do voto – e juram que a escolha foi Haddad.
Eleições no Brasil

A máquina de fazer fascistas já não funciona /premium

3.189
A lição da eleição brasileira é que a direita liberal só será alternativa se recusar compromissos com essas misturas de socratismo e Bloco de Esquerda como a que o PT corporiza no Brasil.
Eleições no Brasil

Quem é Michelle, a primeira-dama do Brasil?

509
Sabe língua gestual porque tem um tio surdo, já se vestiu de palhaço em voluntariados e fez com que Bolsonaro desfizesse a vasectomia. Quem é Michelle de Paula, a discreta primeira-dama do Brasil.
Eleições no Brasil

Bolsonaro promete pacificar e cumprir Constituição

260
Primeiro, surgiu no Facebook para agradecer ao "exército" de apoiantes. Depois, entrou em direto nas televisões para prometer um país "livre" e respeitador das "leis". Diz querer "pacificar" o Brasil.
Eleições no Brasil

Haddad: "Não vamos deixar esse país para trás"

1.309
O candidato derrotado nas presidenciais brasileiras voltou a falar de Lula e de Dilma, prometeu defender a liberdade dos 45 milhões que votaram nele e pediu coragem aos apoiantes: "Não tenham medo."
Eleições no Brasil

Eleições no Brasil: Quem lê hoje Macaulay? /premium

122
A ideia de que a democracia consiste simplesmente na “soberania do povo” é um equívoco vulgar, em regra associado a ditaduras, revoluções e guerras civis — não a democracias pluralistas e civilizadas.
Eleições no Brasil

O Brasil celebra (e chora) a eleição de Bolsonaro

188
A euforia dos apoiantes de Bolsonário constrasta com a deceção de quem votou Haddad. As imagens mostram a festa de uns, a lágrimas dos outros. E os confrontos entre ambos os lados em São Paulo.
Eleições no Brasil

Os 5 desafios do novo Presidente do Brasil /premium

314
Bolsonaro assume a liderança de um país dividido, com uma economia em dificuldades e violência nas ruas. Terá de governar com um Congresso com pouca experiência de negociação e muito fragmentado.
Eleições no Brasil

Bolsonaro presidente. Os memes das eleições

911
Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil. Nas redes sociais, um lado da barricada celebra pela vitória; o outro diz temer o futuro e espera mais violência. Veja os memes das eleições brasileiras
Eleições no Brasil

Nas urnas: tshirts de Bolsonaro, livros por Haddad

Depois uma campanha muito atribulada, a divisão manteve-se até nas urnas. Os apoiantes de Bolsonaro vestiram tshirts com a cara do candidato, os de Haddad levaram livros em sua honra.
Eleições no Brasil

Fernando Haddad votou entre livros e rosas

155
O candidato do PT votou em São Paulo na companhia da mulher. Os apoiantes responderam ao pedido dele e levaram livros para as urnas. Muitos levavam rosas vermelhas. E houve discussão.
Eleições no Brasil

Beijo, colete, caixão. A ida de Bolsonaro às urnas

289
Bolsonaro chegou à mesa de voto rodeado por polícias armados, vestia um colete anti-balas por baixo do casaco e beijou a mulher antes de votar. Os apoiantes levaram um caixão com o PT no interior.
Eleições no Brasil

Análise preliminar das eleições brasileiras

117
Bolsonaro irá herdar um país muito polarizado, dividido entre #elenão e #elesim. Não será fácil governar sem um projeto económico de produção de riqueza e sem um projeto unificador, social e político.
Eleições no Brasil

Bolsonaro à frente, mas Haddad reduz diferença

Últimos estudos de Ibope e Datafolha, publicados na véspera da eleição, confirmam tendência de vitória para o candidato da extrema-direita — mas também mostram recuperação do homem do PT.
Eleições no Brasil

Brasil. As 10 frases que marcaram a campanha /premium

105
A campanha eleitoral mais polémica de que há memória no Brasil foi feita de frases controversas e que só deixam dúvidas sobre o futuro. Da violência, às fake news, passando pelo indulto a Lula.
Eleições no Brasil

Já se vota no Brasil (e em Portugal)

123
Os brasileiros dos estados mais orientais, alinhados com o fuso da capital (Brasília), começaram a votar às 08:00 locais (11:00 em Lisboa), num processo que junta 147,3 milhões de eleitores.
Eleições no Brasil

Bolsonaro venceu: "Vamos juntos mudar o Brasil" - como aconteceu

7.420
Jair Bolsonaro é o novo Presidente, com 55,1%, e diz que vai respeitar a Constituição. Fernando Haddad, o candidato derrotado, com 44,9%, promete oposição, a pensar nas próximas eleições.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)