Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Os amantes de Game of Thrones não ficaram indiferentes ao último episódio da quinta série que terminou no último domingo. Bastaram alguns minutos para choverem comentários de indignação e surpresa nas redes sociais. É que ninguém esperava a morte de tantas personagens nem explicar alguns desenlaces.

Os criadores David Benioff e D. B. Weiss decidiram explicar tudo, segundo relata o ABC. Se quer conhecer os motivos dos autores, continue a ler. Caso não queira ter o desapontamento de ficar a conhecer os pormenores, talvez seja melhor passar para outro artigo.

Jon Snow é uma das personagens que morre no final desta temporada. Kit Harrington, que interpreta o filho ilegítimo do Guardião do Norte, tem um papel fundamental em Game of Thrones. Então, porquê este destino? “John Snow fez-nos amar os livros e a série. Não se trata só do bem contra o mal, é sobre personagens com boas intenções que chocam por terem visões diferentes do mundo”.

Outra morte que espantou os espetadores de Game of Thrones foi a de Stannis Baratheon, Lorde de Dragonstone e outra personagem essencial para a série. O desaparecimento de Stannis acontece por vingança de Brienne, algo que não estava nos livros, mas que os autores da série pensam que acabaria por acontecer. “A vingança de Brienne é quase um alívio”, dizem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Daenerys também é capturada, numa cena difícil de compreender por quem segue Game of Thrones. Mas tranquilizem-se: os autores explicam. “A sua relação com Drogo é especial, mas ela sabe que naquele momento não pode contar com ele. Ela sabe que se passa alguma coisa estranha, por isso tira o anel. É inteligente. O anel é uma espécie de migalha de pão que vai deixar mostrar o seu paradeiro”. Entendido?

E sobre a perda de visão de Arya às mãos dos Faceless Men? É o pagamento de ela ter usado os poderes do deus que a está a treinar para levar a cabo uma morte que ela própria desejava. “Eles matam porque a morte é uma prenda. A ideia é uma morte sem dor, deixar as pessoas irem. Mas esse não é o estilo de Arya”, acrescentam.

Com o último episódio da quinta temporada explicada pelos autores, resta esperar pelo primeiro da sexta temporada, que está a ser gravada em Espanha.