Histórico de atualizações
  • Kuwait: Identificado bombista suicida

    Segundo a Lusa, o bombista suicida responsável pelo ataque terrorista a uma mesquita xiita do Kuwait é um cidadão saudita. Num comunicado divulgado pela agência de notícias oficial KUNA, o ministro do Interior do Kuwait identificou o suicida como sendo Fahd Suleiman Abdulmohsen al-Qaba’a. Entretanto, a polícia daquele país já prendeu mais duas pessoas pelo alegado envolvimento no ataque — o motorista do atacante e o dono da casa onde este se escondia. O ataque de sexta-feira, já reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, fez 26 vítimas mortais e feriu 227 pessoas.

  • Kuwait: Detido motorista de autor de atentado

    A polícia do Kuwait deteve o motorista do homem que se fez explodir numa mesquita na capital. Do atentando já reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico resultaram 26 mortos e 227 feridos. A notícia é avançada este domingo, 28 de junho, pelo Ministério do Interior. Mais informações aqui.

  • Tunísia: Relatos de quem viveu o ataque

    Algumas histórias de quem sobreviveu ao ataque, aqui.

  • Tunísia: o que já se sabe sobre Seifeddine Rezgui

    Seifeddine Rezgui, o responsável pelo ataque terrorista de sexta-feira, tinha 23 anos e era estudante de aviação na Universidade de Kairouan, na Tunísia. Segundo o que foi divulgado pela imprensa internacional, Rezgui disfarçou-se de turista e escondeu a arma num guarda-sol. Só depois começou a disparar. Há relatos de que se estaria a rir ao mesmo tempo que disparava. O estudante foi abatido pelas forças de segurança depois do ataque. Rezgui não era conhecido pelas autoridades antes do ataque.

  • Turistas deixam a Tunísia

    Centenas de turistas estão a deixar a Tunísia na sequência do ataque ocorrido a 26 de junho.

    https://twitter.com/Pachacooker/status/614810777212596224

  • Tunísia: EI divulga fotografia do atirador

    Entretanto, o Estado Islâmico divulgou uma imagem daquele que diz ser o responsável pelo ataque terrorista que vitimou 38 pessoas.

  • Tunísia: 15 britânicos morreram

    O Telegraph escreve que há 15 britânicos entre as vítimas mortais — a confirmação é dada pelo ministério dos negócios estrangeiros britânico. O número pode ainda subir.

  • Viagens de Portugal para a Tunísia canceladas

    Num comunicado enviado às redações, a Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo garante o cancelamento das viagens entre Portugal e Tunísia. “Os operadores turísticos com programas em voo charter à partida de Portugal para a Enfidha-Hammamet (Tunísia) – Viajar Tours, Travellers, Travelplan e Soltrópico – cancelam todas as suas operações, com efeitos imediatos, assegurando, contudo, o regresso de todos os clientes que ali permanecem.”

    A associação explica ainda que os operadores turísticos acima referidos vão permitir aos seus clientes cancelar as reservas sem despesas, “bastando para tal que as agências de viagens enviem o pedido de cancelamento apresentado pelo cliente”.

  • Tunísia: Identificada a única vítima portuguesa

    A SIC identificou a única vítima portuguesa do atentado de sexta-feira, na Tunísia. Maria da Glória tinha 76 anos, estava reformada e era viúva. Pode ler mais sobre o assunto aqui.

  • O primeiro-ministro da Tunísia declarou também que vai encerrar pelo menos 80 mesquitas que acusa de estarem a promover o terrorismo.

    “Algumas mesquitas continuam a espalhar a sua propaganda e o seu veneno para promoverem o terrorismo”, disse, acrescentado que “todas as mesquitas que não respeitem a lei não serão toleradas”.

    (Nota: esta entrada foi corrigida, uma vez que anteriormente dizia que todas as mesquitas na Tunísia iam ser fechadas. Essa informação era errada. Pelo erro, as nossas desculpas.)

  • Suspeito de decapitação em França foi interrogado durante a madrugada

    Eram 5h00 quando as autoridades francesas interrogavam o homem de 35 anos suspeito de ter decapitado o seu patrão e de ter tentado provocar uma explosão de uma fábrica de gases industriais em Saint-Quentin-Fallavier, nos Alpes franceses.

    O suspeito tem 35 anos e está a ser descrito como tendo origem no Norte de África. Chama-se Yassim Salhi.

  • Estado Islâmico reivindicou atentado em Sousse, na Tunísia

    O autoproclamado Estado Islâmico reivindicou o atentado que levou à morte de 38 pessoas na estância balnear de Sousse, na Tunísia. O anúncio foi feito por parte deste grupo terrorista nas redes sociais.

  • Para já, a contagem de vítimas mortais na Tunísia é de 38. Foi isso que adiantou o primeiro-ministro tunisino, Habib Essid, numa conferência de imprensa na madrugada de sábado. O número sobe para 39 se for considerado o atirador, que foi abatido pelas forças de segurança.

    Essid avançou ainda que a maior parte das vítimas são do Reino Unido. “Depois há alemães, belgas e franceses“, disse, ainda antes de ter sido confirmado que havia uma turista portuguesa entre as vítimas.

  • “A embaixada portuguesa em Tunes acabou de nos confirmar, infelizmente, que há uma cidadã nacional entre as pessoas que foram mortas ontem [sexta-feira] em Sousse”, adiantou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, à agência Lusa.

  • Morreu uma cidadã portuguesa no atentado na Tunísia

    Morreu uma mulher portuguesa no atentado na Tunísia. A informação foi avançada à agência Lusa pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. A vítima tem 76 anos e estava hospedada no hotel Riu Imperial Marhaba na altura do ataque.

    A informação foi confirmada pela embaixada de Portugal em Tunes.

  • Sete turistas portugueses em Sousse (Tunísia), uma ainda por contactar

    “Identificamos sete turistas portugueses. Destes, seis estão contactados e não apresentam qualquer problema. Permanece por contactar uma turista, mas de acordo com as informações oficiais não há cidadãos portugueses entre as vítimas”, avançou o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Pedro Costa Ferreira, à TSF.

    Segundo o mesmo responsável, a estância de Sousse não é das mais procuradas pelo público português.

  • Bom dia. Reiniciamos agora este liveblog, para lhe dar conta de mais notícias sobre os três atentados que ontem chocaram o mundo. França, 8h00. Kuwait, 12h30. Tunísia, 13h30. Foi esta a ordem cronológica dos ataques que somaram pelo menos 64 mortos e centenas de feridos.

  • Por agora é tudo. Voltamos daqui a umas horas com mais informações. Obrigada por nos seguir.

  • Tunísia: Presidente tunisino diz que é precisa uma "estratégia global"

    O presidente tunisino, Beji Caid Essebsi, falou esta sexta-feira aos jornalistas, à saída do Hotel Imperial Marhaba, e disse que a Tunísia não pode enfrentar a ameaça jihadista sozinha. “Notamos que a Tunísia está perante um movimento internacional. Não podemos responder sozinhos a isto. No mesmo dia, ao mesmo tempo, a França foi alvo de uma operação semelhante, bem como o Kuwait. Isto prova a necessidade de uma estratégia global.” Acrescentou ainda: “Espero que esta seja a última vez, porque estamos determinados a tomar as medidas mais dolorosas para lidar com um flagelo ainda mais doloroso”.Para o presidente tunisino, o ataque foi “pior que horrível”.

  • Tunísia: 38 mortos e 36 feridos

    O ministro da Saúde tunisino fez uma recontagem dos números: são 38 mortos e 36 feridos, dos quais oito estão em estado crítico.

1 de 4