20 orquestras nacionais começam, esta sexta-feira, uma viagem musical por 30 localidades portuguesas. Os cinco concertos inaugurais da “Estação das Orquestras” acontecem sexta-feira, no Porto, Aveiro, Lisboa e Évora.

Até 30 de setembro, véspera do Dia Mundial da Música, há 100 concertos para ver em todo o país. Orquestra Metropolitana de Lisboa, Casa da Música/Orquestra Sinfónica do Porto, Orquestra Jazz de Matosinhos, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica de Espinho e Orquestra Filarmonia das Beiras são algumas das escolhidas para atuar em 30 localidades de norte a sul do país, menos 11 do que na edição anterior. O programa completo pode ser consultado na página da “Estação das Orquestras”.

O fim de semana inaugural começa com cinco concertos em simultâneo, todos às 21h30, em diferentes localidades no dia 3 de julho: Orquestra Sinfónica Portuguesa no Festival ao Largo, em Lisboa; Orquestra Sinfónica do Porto, na Casa da Música; Orquestra do Norte no Centro Hospitalar Conde de Ferreira, ambos no Porto; a Orquestra Clássica do Sul, no Templo de Diana, em Évora e a Orquestra Filarmonia das Beiras, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro. Sábado e domingo há mais sete espetáculos para ver.

De acordo com informação da Secretaria de Estado, que organiza a “Estação das Orquestras”, não existe um padrão definido de entradas pagas ou gratuitas, sendo que o acesso aos espetáculos decorre da programação específica de cada uma das orquestras envolvidas no programa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR