Na praia de Supertubos, ‘Kikas’ conquistou 10,46 pontos (4,93 e 5,53), insuficientes perante Simpson, 34.º do ‘ranking’ mundial, que somou 10,54 (6,17 e 4,37), na segunda bateria dos quartos de final do Moche Rip Curl Pro Portugal, da 10.ª e penúltima etapa do circuito.

Frederico Morais esteve praticamente todo o ‘heat’ na dianteira, mas Simpson conseguiu a reviravolta ao surfar uma onda pontuada em 4,37. Na resposta, ‘Kikas’, que precisava de 5,62, parecia ter recuperado, tendo ainda esboçado o festejo no fim da onda, mas esta acabou por ser avaliada em 5,53.

Com este resultado, o surfista de Cascais termina a etapa de Peniche entre os quintos classificados, tal como o australiano Joel Parkinson, que foi eliminado no ‘heat’ anterior pelo brasileiro Filipe Toledo.

Após a qualificação de Simpson para as meias-finais, a organização do Moche Rip Curl Pro Portugal voltou a interromper a competição, agendando uma nova chamada para as 13:45.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vasco Ribeiro nos ‘quartos’ da etapa 

O ‘wild-card’ português Vasco Ribeiro qualificou-se esta sexta-feira para os quartos de final da etapa portuguesa do circuito mundial de surf, em Peniche, ao vencer Michel Bourez, da Polinésia Francesa, na repescagem.

Depois de ter estado interrompida desde terça-feira, o Moche Rip Curl Pro Portugal foi retomado na praia de Supertubos, com a terceira bateria da quinta ronda, em que o campeão do mundo de juniores levou a melhor sobre Bourez.

Vasco Ribeiro conquistou 10,43 pontos (3,93 e 6,50), superiores aos 9,77 (4,67 e 5,10 ) de Bourez, juntando-se nos ‘quartos’ da prova penicheira a Frederico Morais, que tinha conquistado o apuramento direto e pelo menos um quinto lugar, no domingo.

‘Kikas’ vai disputar a presença nas meias-finais frente ao norte-americano Brett Simpson, 34.º do ‘ranking’ mundial, enquanto Vasco Ribeiro vai defrontar o francês Jeremy Flores, nono do mundo.

O período de espera do Moche Rip Curl Pro Portugal decorre até sábado.

Quando for reatada, o ‘wild-card’ Vasco Ribeiro, campeão do mundo de juniores e estreante em provas do circuito mundial, vai disputar o acesso às meias-finais frente ao francês Jeremy Flores, nono do mundo, no terceiro ‘heat’. A outra bateria dos ‘quartos’ vai opor os brasileiros Italo Ferreira a Gabriel Medina, atual campeão do mundo.