Na praia de Supertubos, ‘Kikas’ conquistou 10,46 pontos (4,93 e 5,53), insuficientes perante Simpson, 34.º do ‘ranking’ mundial, que somou 10,54 (6,17 e 4,37), na segunda bateria dos quartos de final do Moche Rip Curl Pro Portugal, da 10.ª e penúltima etapa do circuito.

Frederico Morais esteve praticamente todo o ‘heat’ na dianteira, mas Simpson conseguiu a reviravolta ao surfar uma onda pontuada em 4,37. Na resposta, ‘Kikas’, que precisava de 5,62, parecia ter recuperado, tendo ainda esboçado o festejo no fim da onda, mas esta acabou por ser avaliada em 5,53.

Com este resultado, o surfista de Cascais termina a etapa de Peniche entre os quintos classificados, tal como o australiano Joel Parkinson, que foi eliminado no ‘heat’ anterior pelo brasileiro Filipe Toledo.

Após a qualificação de Simpson para as meias-finais, a organização do Moche Rip Curl Pro Portugal voltou a interromper a competição, agendando uma nova chamada para as 13:45.

Vasco Ribeiro nos ‘quartos’ da etapa 

O ‘wild-card’ português Vasco Ribeiro qualificou-se esta sexta-feira para os quartos de final da etapa portuguesa do circuito mundial de surf, em Peniche, ao vencer Michel Bourez, da Polinésia Francesa, na repescagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de ter estado interrompida desde terça-feira, o Moche Rip Curl Pro Portugal foi retomado na praia de Supertubos, com a terceira bateria da quinta ronda, em que o campeão do mundo de juniores levou a melhor sobre Bourez.

Vasco Ribeiro conquistou 10,43 pontos (3,93 e 6,50), superiores aos 9,77 (4,67 e 5,10 ) de Bourez, juntando-se nos ‘quartos’ da prova penicheira a Frederico Morais, que tinha conquistado o apuramento direto e pelo menos um quinto lugar, no domingo.

‘Kikas’ vai disputar a presença nas meias-finais frente ao norte-americano Brett Simpson, 34.º do ‘ranking’ mundial, enquanto Vasco Ribeiro vai defrontar o francês Jeremy Flores, nono do mundo.

O período de espera do Moche Rip Curl Pro Portugal decorre até sábado.

Quando for reatada, o ‘wild-card’ Vasco Ribeiro, campeão do mundo de juniores e estreante em provas do circuito mundial, vai disputar o acesso às meias-finais frente ao francês Jeremy Flores, nono do mundo, no terceiro ‘heat’. A outra bateria dos ‘quartos’ vai opor os brasileiros Italo Ferreira a Gabriel Medina, atual campeão do mundo.